PDA

Ver Versão Completa : HILUX - oleo da transmissão



Elmer_Jeep
21/11/2006, 13:48
Pessoal, to com uma Hilux 2.8 aqui na oficina precisando trocar o óleo do cambio e t-case, no manual informa a capacidade e a especificação do óleo que é um tal de 75W90.

O problema é que não estou encontrando esse óleo na cidade então queria saber se existe outro que pode ser utilizado.

Obrigado,

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
21/11/2006, 16:02
Elmer vai ate uma concessionaria toyota,e ve com o chefe da oficina se tem outro oleo que possa substitui esse que vc nao esta encontrando.

Elmer_Jeep
21/11/2006, 16:05
Fala João, se tivesse a concessionária aqui na cidade seria mais fácil, heheh.

[]'s

Alexandre Couto
21/11/2006, 18:03
Elmer,

Na minha Sw4 uma vez coloquei um óleo 80-90 e depois de algum tempo rodando na estrada quando parava e ia arrancar novamente o diferencial traseiro ficava dando uns estalos. Coisa meio tenebrosa! Foi só colocar o óleo recomendado e o barulho parou. Portanto, procure o 75-90 sintético e vai precisar 2,5 litros para o diferencial traseiro. Em Porto Velho custa 26,00 o litro da Marca Tutela, que é o que eu tenho usado sem problemas. Existem outros dessa viscosidade mais caros, como Castrol e outros que chegam a custar até 60 pilas o litro. Se tá muito difícil achar procure outros proprietários de Hilux que provavelmente você vai chegar na fonte. Todos os modelos com diferencial LSD precisam desse tipo de óleo...

[]s

Alexandre

Elmer_Jeep
21/11/2006, 18:27
Fala Alexandre, não sei se o diferencial aqui é autoblocante, agora encontrei uma contradição no manual do proprietário.

No verso da capa tem uma etiqueta colorida da ESSO informando os tipos de óleo.
Para o cambio e caixa de transferencia o óleo indicado é o ESSO GEAR OIL GX 75W90.

Para os diferenciais a indicação está assim:
Convencional: ESSO GEAR OIL GX 75W90
Autoblocante: ESSO AWS 728.

Agora vem a contradição, no final do manual na seção de Especificações fala sobre a quantidade e tipos de óleo. Informando que a Viscosidade Recomendada para diferencial dianteiro e trazeiro é SAE 90...

Agora surgiu a dúvida, sobre o tipo de óleo correto, por isso abri o tópico pra saber de quem já está acostumado a dar manutenção nessas viaturas.

Acho q vou mandar um email pra Toyota informando esse vacilo deles no manual do proprietário...

[]'s

Gabrielpol
21/11/2006, 20:11
Ola Elmer, por experiencia propria te aconselho a procurar o oleo correto.
Eu ja fiz 4 trocas na minha hilux e sempre uso oleo da SHELL 75-90, e nos diferenciais oleo 90.(a minha nao tem LSD)
Como vc. mesmo pode ler no manual, e o recomendado pela toyota.
Referente a esta etiqueta da esso, deve ter sido colada no manual pelo antigo proprietario, nada que reflita nas recomendacoes da montadora.
Se nao tiver este oleo na cidade, tenta nos postos da estrada, com certeza vas encontrar ja que e utilizado em caminhoes.
Boa sorte.

Leonardo Dic
22/11/2006, 00:34
Elmer, sempre usei no cambio, transferencia e diferencial dianteiro o Castrol Dynadrive 80W90 API GL5, é um óleo caro mais muito bom, totalmente sintético, usamos ele também nas maquinas aqui da fazenda. Quando desmonta-se alguma cx ou diferencial, vc precisa ver as engrenagens. Parece q nem rolamento quebra mais. O balde de 20 litros esta na faixa de 300,00. Troco a cada 50.000 km, ele é recomendado pela Castrol para a Hilux, pode ligar no depto tecnico q eles AGARANTEM. No diferencial traseiro como o meu é LSD, tem que morrer no ESSO AWS 728, e a esso não comercializa ele no mercado, (25,00/litro na Toyota)que só tem na concessionaria, não existe (pelo menos nunca achei) um 75W90 ou 80W90 GL5 que seja indicado para diferencial LSD no mercado. Na concessionaria aqui eles me vendem de 2,5 litros é só levar o garrafão de coca cola. Uma vez coloquei o dynadrive no diferencial traseiro e nas primeiras curvas dava pra sentir q ficava travado, querendo cantar pneu no asfalto, troquei pelo AWS no mesmo dia. Portanto se for LSD, coloque oleo pra LSD.
Agora se a sua for argentina, quase certeza que é diferencial traseiro comum, aí é só alegria, pode colocar ele tb no traseiro.

Com esse óleo a minha cabrita ta com 300.000 km e nunca nem sonhei em abrir cxs e diferenciais, ta tudo tinindo como veio do Japão.

Abraço

GH
22/11/2006, 10:05
Leonardo,

No dif. traseiro com LSD não podemos usar o óleo vendido nas revendas GM, marca AC DELCO, para tração positiva?

Elmer_Jeep
22/11/2006, 10:51
Como vc. mesmo pode ler no manual, e o recomendado pela toyota.
Referente a esta etiqueta da esso, deve ter sido colada no manual pelo antigo proprietario, nada que reflita nas recomendacoes da montadora.
O carro foi comprado 0km pelo proprietário e a etiqueta da esso tem a logomarca TOYOTA e vem escrito A TOYOTA RECOMENDA O USO DE LUBRIFICANTES ESSO...

De qualquer forma obrigado pelas dicas, já pude constatar aqui que o diferencial é convencional, vai ser o noventão mesmo.
Já no cambio e tcase vou na dica do Leonardo.

[]'s

Gabrielpol
22/11/2006, 14:19
Oi de novo Elmer, engracado que no meu manual do proprietario tambem tem uma etiqueta colada da SHELL e coincidencia ou nao a toyota tambem recomenda o uso dos oleos da shell.
Inclusive na concessionaria que frequento em Sao Jose dos Campos eles so vendem os oleos da shell, deve ser coisa que muda em cada concessionaria.
O Leonardo nao teve problemas com o uso do oleo 80-90, eu ja tive, por isso escrevi na minha mensagem anterior "por experiencia propria", ja coloquei este oleo e tive que retiralo em menos de um mes, porque nao conseguia engatar a primeira, estava cada vez mais dificil, fui na concessionaria pedir um diagnostico, ate pensei na embreagem...quando o mecanico de la viu a etiqueta da troca do oleo e o tipo utilizado, nao deu outra, trocamos pelo 75-90 e rodei mais de 40.000 ate a outra troca sem nemhum problema, ate hoje...
A minha e Argentina, a do Leonardo acho que e Japonesa, nao sei se tem alguma coisa a ver.
Fora isto todos os manuais de mecanica especificos de toyota que conheco so indicam o uso do oleo 75-90 na caixa de transmissao.

Boa sorte.

Gabriel.
Hilux CD SR5 - 1997.

Elmer_Jeep
22/11/2006, 16:05
Pessoal, como posso identificar se essa Hilux é Japa ou Argentina ?

[]'s

Caio Rivetti
22/11/2006, 17:53
Elmer,
se for pickup apos 96 é argentina, caso contrario são made in japan,
as 4x2 argentinas tambem tem lsd

Aurélio
22/11/2006, 21:20
no dif. traseiro com LSD não podemos usar o óleo vendido nas revendas GM, marca AC DELCO, para tração positiva?

Pode sim.
Não só da GM como da Ford, desde que tenho a viscosidade recomendada pelo Manual do Proprietário.
A HighBlue (SW4 - Japonesa, graças a Deus:concordo: ), conforme o MP, usa na caixa de marchas, de transferência e diferencial dianteiro, 75W90. Para o diferencial traseiro que é bloqueado, 15W140.
Comprei todos numa concessionária Ford.


[]'s

Aurélio

Alexandre Couto
23/11/2006, 13:33
Agora fui eu que fiquei confuso... qual é o oleo certo para diferenciais traseiros com LSD? No meu caso prá uma sw japonesa.

Aurélio, dá uma luz aí, que oleo é esse 15-140 (qual marca tem ele)? Nunca ouvi nem falar disso... desculpe a ignorância.

[]s
Alexandre

Aurélio
23/11/2006, 14:14
Agora fui eu que fiquei confuso... qual é o oleo certo para diferenciais traseiros com LSD?

Alexandre,
O conforme o Manual da SW4/93, deve-ser usar "Óleo para engrenagem hipóide para escorregamento limitado API GL-5".


(...) que oleo é esse 15-140 (qual marca tem ele)? Nunca ouvi nem falar disso...

Comprei numa concessionária Ford óleo para "diferencial tração positiva" da F1000 e como o MP fala no API GL-5, usei o 15W140 :concordo:

[]'s

Aurélio

Leonardo Dic
24/11/2006, 04:41
All, no manual da minha Hilux no diferencial traseiro LSD manda colocar:
óleo de engrenagem hipóide para diferencial de escorregamento limitado API GL5, com viscosidade:
Mais de -18graus C: 90
Menos de -18graus C: 80W; 80W90

Portanto acho que esse 85W140 LSD, (deve ser isso e não 15W140, como o Aurélio escreveu, pelo menos nunca vi esse. *Aurélio, manifeste-se se eu estiver errado)que deve ser o Texaco, eu não colocaria no diferencial LSD, deve ser bem mais grosso.

*VAI A FICHA DO TEXACO:

Multigear LS SAE 85W140

Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.


Rev.: 15/04/2005
Embalagens:
caixa c/ 24 unidades 1 lt.



*AQUI A FICHA DO ESSO AWS 728

Óleos para Caixas de Mudança, Diferenciais, e Caixas de Transferência


Oferecemos ainda:

Esso AWS 728
Esso AWS 728 é um óleo de alta qualidade, formulado com aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito, para a lubrificação de diferenciais de deslizamento limitado.

Classificação API GL-5.
Grau de viscosidade SAE 90.
Proteção contra o desgaste.
Aplicável a vários tipos de diferenciais de deslizamento limitado.


Gabrielpol, não tive problemas com o 80W90, acho q talvez por se tratar de um oleo TOP sintetico com referencias a melhoria dos engates. Em anexo a ficha dele.

GH: Me parece q o oleo recomendado pela GM é esse 85W140. Aí eu não colocaria, tem muita diferença de viscosidade. Se de 75 para 80 o Gabriel ja achou problema, imagina de 90 pra 140....

É isso aí vamos trocando as figurinhas.

Abração

Gabrielpol
24/11/2006, 07:20
Obrigado Leonardo pela dica, sempre gostei dos oleos da Castrol.
Na proxima ida a Sao Jose dos Campos vou falar com o chefe da oficina toyota de la so para saber se nao tem "contraindicacao" e se algum dos clientes esta usando.
Tal vez por ser sintetico, como vc. diz tenha melhor circulacao pelo sistema.
Esta pequena diferenca de 75 para 80 me deu muita dor de cabeca, especialmente com o carro frio, mas so com a primeira marcha.
Tenho certeza que tem comentarios deste tipo em outros topicos, comigo aconteceu faz mais de 4 anos, e o oleo colocado na epoca era um americano nao lembro o nome.
Agora te pergunto se pra pasar de oleo mineral para sintetico ...tem que fazer a primeira troca com quantos KM ?...

Valeu Leonardo,

Gabriel.

Aurélio
24/11/2006, 09:45
All, no manual da minha Hilux no diferencial traseiro LSD manda colocar: óleo de engrenagem hipóide para diferencial de escorregamento limitado API GL5, com viscosidade:Mais de -18graus C: 90
Menos de -18graus C: 80W; 80W90

Leonardo,
No manual da SW4 esses valores de temperatura, e consequentemente de escolha da viscosidade são para os diferenciais comuns, sem LSD.


85W140 LSD, (deve ser isso e não 15W140, como o Aurélio escreveu, pelo menos nunca vi esse. *Aurélio, manifeste-se se eu estiver errado)

Obrigado pela correção.

Errei ao digitar a primeira vez :parede: E continuei errando depois....:parede:


eu não colocaria no diferencial LSD, deve ser bem mais grosso.

O manual da SW4 diz exatamente o que transcrevi na msg anterior, ou seja, óleo para engrenagem hipóide para escorregamento limitado API GL-5.
Portanto se o grau API é GL-5 eu uso sem susto :concordo:


Esso AWS 728 é um óleo de alta qualidade, formulado com aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito, para a lubrificação de diferenciais de deslizamento limitado.Classificação API GL-5.

Se é API GL-5, ok ! :concordo:

Por fim, O Dynadrive não é para diferencial de escorregamento limitado !

[]'s

Aurélio
SSPFOA

Leonardo Dic
24/11/2006, 10:18
Gabriel, quando coloquei a primeira vez, troquei com 20.000 km, mais foi por minha conta mesmo, não perguntei pra ninguem, achei que teria residuos do outro oleo e da maior limpeza das engrenagens também. Vai anexado a tabela da recomendação Castrol para Toyota, como já disse só coloco porque eles garantiram, e como temos aqui na Agropecuaria uma parceria com eles uso sem medo, as vezes mando amostra para o Labcheck, e sempre deu ok, inclusive sempre mostrando q poderia ter rodado muito mais.

Aurélio, pelo q entendi no meu manual, ele fala sobre a recomendação API GL5 para os diferenciais convencional (hipóide) e LSD (hipóide+LSD) e ADD (Top gear oil), e em baixo as viscosidades recomendada para eles:

Para o convencional e LSD:
Mais de -18graus C: 90
Menos de -18graus C: 80W; 80W90

Para o ADD: 75W90

Abraço

Aurélio
24/11/2006, 18:05
pelo q entendi no meu manual, ele fala sobre a recomendação API GL5 para os diferenciais convencional (hipóide) e LSD (hipóide+LSD) e ADD (Top gear oil), e em baixo as viscosidades recomendada para eles:
Para o convencional e LSD:
Mais de -18graus C: 90
Menos de -18graus C: 80W; 80W90
Para o ADD: 75W90


Leonardo,

Acho que as informações dos nossos Manuais são diferentes, pois no caso do MP da SW4 consta apenas recomendação de viscosidade para o diferencial convencional e o ADD.

[]'s

Aurelio
SSPFOA

Gabrielpol
24/11/2006, 20:48
Obrigado Leonardo pelas informacoes e pelo anexo.
Pegando carona neste, sei que tem muita gente usando oleo sintetico e esticando muito o periodo de troca.
Gostaria de esclarecer que este procedimento pode prejudicar a vida util dos componentes, principalmente se tratando do motor do carro.
Citando o teu anexo da CASTROL " (5) - Os períodos de troca dos lubrificantes estão definidos nos Manuais dos Proprietários do Veículo e/ ou Boletins de Serviço da Montadora."
Isto significa que a montadora atraves de testes determinou a quantidade de contaminantes producidos pelo motor que irao se juntar ao oleo e diminuir sua eficacia.
Por exemplo, a quantidade de combustivel nao queimado que desce para o carter, vapores de agua ( a agua e muito presente no diesel ), solventes misturados a gasolina (caso destes motores) e outros contaminantes que vem misturados no nosso diesel.
O oleo sintetico com certeza ira diminuir a quantidade de particulas metalicas geradas pelo atrito ou desgaste das engrenagems.
Lembrando que o filtro so retem particulas solidas, qualquer oleo, seja de base sintetica ou de ouro nao ira eliminar estes liquidos, vai se contaminar por estes que descem ao carter, e perdera boa parte da sua eficacia.
O oleo sintetico e sem duvida superior ao mineral em termos de poder detergente, suporta melhor as temperaturas, mantem mais a viscocidade nao oxida tao facil e sem duvida e a melhor opcao para prolongar a vida do motor.
Mas...temos que trocar ele no mesmo periodo de tempo.
Este periodo e cada vez mais longo nos motores mais modernos, pois a tecnologia vem avanzando neste sentido.
Na minha toyota 97 e a cada 5.000, no carro do meu filho, um palio 2002 ja e a cada 10.000.
Vale lembrar que devemos seguir as recomendacoes do fabricante do motor e nao as do fabricante do oleo, pois alguns nao tem a conciencia que tem a castrol de colocar este tipo de aviso nos seus produtos.

Valeu Leonardo.
Abracos.
Gabriel.
Hilux CD SR5 1997.

vinicius milagres
24/11/2006, 23:31
salve amigos hoje troquei as correias da minha hilux sr5 97 tdi c/s que ja entrou nos 201mil , acontece que o mecanico trocou as correias e a luz tbelt não apagou no painel ,alguem pode da uma luz pra poder apagar o t-belt.
quanto ao oleo minha engrenagem da 5 moeu e tive que trocar fui numa casa especializada em caixas de marcha e recomendaram o tutela 75w90 ou o w80 da castrol.ate agora ta indo tudo bem. so não consequi apagar o T-BELT.
vinicius milagres.

Gabrielpol
25/11/2006, 07:07
Oi Vinicius, isso ahi esta facil, se olhar no "vidro " do painel de instrumentos vc. vai ver um pequeno furo na parte inferior, mais ou menos no meio.
Tem uma "tampinha" de borracha, retira ela e com um palito de dentes ou algo parecido aperta o botaocinho preto (bem fininho) que esta no fundo, dai a luz apaga.

Boa sorte.
Gabriel.
Hilux CD SR5 1997.

Aurélio
25/11/2006, 14:05
e a luz tbelt não apagou no painel ,alguem pode da uma luz pra poder apagar o t-belt.

Vinícius,

The Procurar button is yours friend :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=277041#post277041

[]'s

Aurélio
SSPFOA

Alexandre Couto
27/11/2006, 13:35
Aurelio, ja que ta falando de button, o que eh aquele no assoalho a esquerda da embreagem com uma especie de protetor?

[]s

Alexandre

J.Carlos
16/02/2007, 10:44
Olá toyoteiros,

Efetuei pela primeira vez a substituição dos óleos da minha SW4 (câmbio e diferenciais), constatando que ela requer menos óleo do que a pick-up SR5 que possuía anteriormente.

Na cx. de transmissão (aprox. 2,3 lts), cx. transferência ( 1,0 lt) e diferencial dianteiro ( 1,2 lt) utilizei o óleo da Tutela ( da FL - Fiat Lubrificantes), de base sintética 75W90, pagando R$ 25,00 o litro.

Já no diferencial trazeiro (2,0 lt.), para minha surpresa, encontrei um adesivo com a inscrição " Only LSD ", e graças aos conhecimentos adquiridos neste site, vim saber que tal sigla "LSD", refere-se a veículo que possui diferencial auto-blocante ( o mesmo que diferencial anti-derrapante ou diferencial de deslizamento limitado). É um plus a mais no veículo, fazendo com que acaso uma das rodas perca a aderência com o solo, toda a força motriz seja automaticamente transferida para a roda oposta, proporcionando maior segurança ao motorista. Pois bem, para o tal diferencial autoblocante, após muito pesquisar, encontrei os seguintes óleos:

1) Texaco Multigear LS85W140 (observem que a inicial LS, refere-se a diferencial LSD). Comprei este, pagando R$ 13,60 em uma firma distribuidora de lubrificantes;

2) Esso AWS728 (apenas por encomenda em embalagens de 20 lts, aqui em Ctba);

3)Tutela WM/DA (ver se atende as especificações W90/M-DA). Não cheguei a procurar deste óleo, mas existe embalagem de 1,0 lt, e com certeza deve ser encontrado a preço bem acessível nas lojas especializadas (auto-peças e distribuidoras de lubrificantes)


Espero assim estar colaborando com os demais proprietários das SW4.

Abçs a todos.

Engels Kbça
03/12/2007, 07:17
Companheiros, A BR também tem óleo que atende essa especificação. olha aí a ficha que encontrei no site da BR.:concordo::concordo:

LUBRAX GOLD - Óleo a base sintética para engrenagens hipóides que exijam lubrificantes com nível de desempenho API GL-5, GL-4 e MT-1.

Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antiferrugem, agente de extrema pressão, abaixador do ponto de fluidez, dispersante, melhorador do índice de viscosidade e corante laranja

Classificação - API GL-5, GL-4 e MT-1, MIL-L-2105D, MIL-L PRF-2105E, SCANIA STO 01, Volvo 97310, MAN 341/342 e ZF TE-ML

Grau - SAE 75W/90, 80W/90 e 85W/140

Gil-RJ
28/10/2021, 14:02
Amigos,

Eu estou querendo trocar o óleo do diferencial dianteiro e traseiro e caixa de transferência da minha Hilux 3.0 4x4 2011, mas, não consigo encontrar, nem na concessionário Toyota, o óleo recomendado no manual, que é o Genuíno Toyota com ADD SAE 75W-90.

Alguém sabe me dizer qual óleo eu poderia usar sem riscos de danificar o carro ?

Agradeço antecipadamente,