PDA

Ver Versão Completa : Esguicho do lavador de pára-brisa Fase I



LuirRR
11/03/2004, 16:05
Alguem sabe de que carro é o esguicho usado no Fase I ? Tenho de repor o meu e nao tenho o original....

Grato
Luirr

Luiz Claudio
11/03/2004, 16:39
LuirRR,

Até onde eu sei, o lavador de pára-brisa nunca foi original do Engesa (pelo menos do F-I). Os Engesas que tem esse sistema foram adaptados.
Esse "esguicho" a que você se refere acredito que seja o "brucutu", certo?
O ideal pra você que já tem a furação no capô seria tirar a medida do furo, ir até uma auto peças e tentar comprar um que caiba no lugar do velho. Falo isso porque desse modo você não vai precisar fazer uma nova adaptação, pois existem brucutus de inúmeros formatos e tamanhos.
Os mais usados para esse tipo de adaptação são os que tem o jato de água duplo (não sei se é o seu caso), um para cada lado do pára-brisa.

Engeseiros de plantão, por favor me corrijam se estiver errado!!!

[]'s tentando ajudar...
:D :D :D

Pedro
11/03/2004, 23:23
Luiz e Luir,
O sistema é original de fabrica. O meu é um fase 1 dos primeiros e possui o esguicho conforme catálogo de peças....Sugiro ao Luir instalar/adaptar o brucutu do Uno, que tem 3 bicos e é mais eficiente.
[]'s

Luiz Claudio
12/03/2004, 14:37
O sistema é original de fabrica. O meu é um fase 1 dos primeiros e possui o esguicho conforme catálogo de peças....

Ops,

Falei besteira então... :oops:

Valeu a informação Pedro!!!

[]'s aprendendo cada vez mais...
:D :D :D

Valdir
12/03/2004, 16:30
Luiz e Luir,
O sistema é original de fabrica. O meu é um fase 1 dos primeiros e possui o esguicho conforme catálogo de peças....Sugiro ao Luir instalar/adaptar o brucutu do Uno, que tem 3 bicos e é mais eficiente.
[]'s

voce tem certeza ??
no meu e de alguns colegas não existe isso !!
ou então esqueceram de colocar

Luiz Claudio
12/03/2004, 17:15
voce tem certeza ??
no meu e de alguns colegas não existe isso !!
ou então esqueceram de colocar

Pois é Valdir,

Meu engesa também não tem!!!
E também não tem nenhum sinal que indique uma possível retirada desse sistema.

[]'s curiosos...
:D :D :D

Eduardo Chaves
12/03/2004, 20:36
PessoALL,

O reservatório eu vi no esquema, no meu tem apenas o suporte dele, mas e o brucutu, onde era instalado ???

[]'s sem reservatório e sem brucutu mas com o suporte... :lol: :lol: :lol:

Pedro
13/03/2004, 03:00
São Tomés!! :lol: :lol: :lol:
Achei uma 4x4&pickup de 1984,,ano de lançamento do F1. Dá para identificar
o brucutu no capô da viatura.
Espero que na imagem escaneada vcs consigam ver...

haundrich
14/03/2004, 11:17
O meu também é um esguicho só, central, com dois bicos. Mas acho fraco.
O do Uno é mais interessante porque tem 3 bicos.

Estou com vontade de colocar o da Ford Ranger. Muito bom e são dois esguichos e o bico deles abre aquele leque de água.

[ ]'s
Flávio

Alemão/ F II
14/03/2004, 13:40
Fala All.
No meu Engesa F II veio um esguicho no centro do capo , mas muito fraquinho , estava todo ressecado e velho , portanto acho que seria este original como foi dito .
A minha solução que encontrei foi instalar o brucutu do Fiat Tipo que fazem um par e com 2 jatos cada um . Fechei aquele buraco central do capo e furei outros 2 quase na mesma direção dos limpadores . Quanto ao resevatório comprei um novo com motor e tudo mais ...hehehehe, sem barro nos zóio....

Eduardo Chaves
14/03/2004, 16:02
PessoALL,

Agora entendi pq o Jericó veio de Manaus com uma verruga bem nesse lugar no centro do capô, um milha redondo colorido... Arghhh!!!... :?

Foi a 1a coisa que arranquei ao colocá-lo na garagem... hehehe...
O cara deve ter aproveitado a furação do Brucutu e deu asas à imaginação...

[]'s procurando um brucutu... :wink:

LuirRR
15/03/2004, 10:11
Oi, pessoal,

Agradeco a colaboracao de todos, em especial ao do colega que indicou o do Uno. De fato, apos experimentar alguns tipos de carros nacionais , o do Uno foi o que melhor se adaptou à funcao exigida.

A peca original teve de sofrer alguns cortes nas aletas de plastico que permitem a fixacao no capo do Uno, pois o meu Engesa possui apena um furo circular no capo, ao centro (d=1 cm).

Vou postar algumas fotos da adaptacao, que ficou muito boa.

Abraco
Luirr

cassiolm
17/03/2004, 09:44
Fala All.
No meu Engesa F II veio um esguicho no centro do capo , mas muito fraquinho , estava todo ressecado e velho , portanto acho que seria este original como foi dito .
A minha solução que encontrei foi instalar o brucutu do Fiat Tipo que fazem um par e com 2 jatos cada um . Fechei aquele buraco central do capo e furei outros 2 quase na mesma direção dos limpadores . Quanto ao resevatório comprei um novo com motor e tudo mais ...hehehehe, sem barro nos zóio....

A maioria dos carros hoje em dia parece que usam um par. Deve ser mais eficiente mesmo.

Mas eu não queria ter que fazer mais furos no capo então talvez use mesmo o que já existe.
Este furo aí da foto tem 1,6 cm de diametro e era usado pelo antigo dono para a antena do PX.
Minha dúvida é se ele não está muito afastado. Alguém tem ideia qual deveria ser a distancia ideal para coloação do brucutu?
Se esse furo não servir então vou usar mesmo a ideia do nosso amigo Ronaldo Alemão! :D
E os dois Engesas vão ficar cada vez mais parecendo irmãos gemeos! :wink:

Valeu.

haundrich
17/03/2004, 11:16
Cassio

A distância entre o centro do furo até o final do capô, entre a entrada de ar e o início do parabrisa, é 27 centímetros.
Confira o desenho.

[] 's

Flávio

cassiolm
17/03/2004, 12:50
Flavio,

Na realidade no meu caso sao 27 cm do furo até a borracha do para-brisa e não como vc editou na foto. Até o fim da entrada de ar dá alguns cm a menos. Não sei se isso vai afetar alguma coisa, acho que deve ser possivel regular o angulo do jato na hora de instalar....


-----

Eduardo Chaves
17/03/2004, 19:37
Cassio,

Acho que o furo original foi alargado para a instalação da antena, e com isso o buraco foi mais para próximo do para brisa...

[]'s...

LuirRR
22/03/2004, 10:07
Seguem as fotos da adpatacao do brucutu do Uno, basta cortar com uma pequena faca nas linhas amarelas, incidadas na segunda foto.
O furo original (ao menos na minha viatura) tem cerca de 1 cm de diametro, o que foi perfeito para adaptar a peca.

Luiz Claudio
22/03/2004, 14:17
Luir,

Esse brucutu já está instalado no Engesa?
Ele sozinho no centro consegue dar conta do pára-brisa inteiro ou o ideal seria instalar um par (um em cada lado do capô)?

[]'s...

LuirRR
08/04/2004, 12:23
Sim, ja instalado ao centro. Fica bom, da pra pegar bem os dois lados, mas se fosse repintar o capo, botaria um em cada lado pra ficar perfeito.