Ver Versão Completa : Carburador DFV original que não regula!
Alexandre Targino
21/11/2006, 12:04
Possuo motor BF ORIGINAL 6cc com carburador DFV tambem original, o mesmo funcionava uma maravilha! Era só dar um toque na chave e ele pegava!! Como a bomba de gasolina apresentou defeito troquei por uma nova e daí então não consegui mais regular meu carburador, troquei bóia, válvula e agulha e nada.........ou dava falta de gasolina ou excesso (saía gasolina pelo pé do carburador)..............depois de muita luta consegui que o mesmo trabalha-se "normal", só que para colocar ele para pegar é um sacrificio....chega a arriar a bateria!!!!
Hoje em dia estou usando uma garrafa de refrigerante com gasolina dentro da viatura.....de manhã para colocar para pegar tiro o filtro de óleo e despejo a gasosa direto no carbura, é só passar a chave e pronto! A viatura funciona perfeitamente.........
Solicito dicas e sujestões!
Alexandre Targino
22/11/2006, 10:59
Pessoal! Help!!!!
Alguém tem alguma suspeita do que pode estar acontecendo? Já estou desesperado pois estou pensando em ir fazer umas trilhas em Porto de Galinhas mas com o Jeep desta maneira não estou confiante....
O que vocês acham de adquirir um carburador original recondicionado na Donatti ? Meu carburador aparentemente (aspecto) esta bom!! Se tiver que mudar o carbura qual vcs aconselham (motor original bf 6cc!!)...2 estágios? Qual carburador dá para este motor?
Agradeço a atenção e ajuda!!!!!
acaetano
23/11/2006, 12:17
Alexandre
Tb estou com o mesmo problema estou com dificuldade de regular a boia que acredito ser a solução do nosso problema,vaza gasolina no pe do bura precisamos achar como regular a boia que acredito ser a soluçaõ...
Abraço
Caros amigos!
O bura sempre é um problema regulá-lo, portanto, deve-se seguir uma tabela para deixa-lo ok.
Neste site http://ruralwillys.tripod.com/ há uma tabela que deve ajuda-los.
O problema que relatam, é devido a boia que não está devidamente regulada, causando exesso de combustível.
Verifiquem o espaço de curso da agulha ou se não há impuresa na mesma, ocasionando o exesso.
Abraços.
Kim.
Alexandre Targino
23/11/2006, 17:09
Obrigado, Kim pela dica!
Entrei no endereço indicado (manual do mecânico do Wyllis) e li o tópico referente a manutenção/regulagem do carburador que é bastante esclarecedor......só que para regular a boia existe um empecilho que é a necessidade de um calibre (calibre nº 280.013) que serve para centralizar e calibrar a boia......como este calibre deve ser mosca branca.....já estou pensando em levar o jeep a algum meca especialista em carburador...ih lá se vão mais $$$$$$$$$$$$$$$$
Outra opção é trocar o carbura.........alguem conhece / indica um carburador para o motor bf 6 cc original????? Duplo estágio é uma boa???????
Saudações desreguladas!!!!!
Caro Alexandre Targino!
O cálibre não é mosca branca!
Deve custar uns 20 "real" em uma casa de ferragens (aqui na minha região é onde encontramos).
A vantagem é que terá uma ferramenta que poderá regular as vávulas do motor, abertura de borboleta do bura e, tudo mais que necessáriamente tem que ter folga.
O único problema é que no Jeep é tudo em polegadas e, o cálibre nacional é em mm.
Existe uma tabela de conversão na sessão de dowloads.
Segue umas fotos da ferramenta.
Abraços.
Kim.
Para completar!
O bura não se troca por qualquer coisa, mesmo que há folga na aste da borboleta, pode-se embuchar que fica zerado.
Examine com paciência, calma que tudo se resolve.
Abraços.
Kim.
Alexandre,
Meu CJ tambem é 6cc. Uma vez aconteceu alo parecido, só que nào havia nada de errado. Tirei o carbura e limpei 3 vezes e nào pegava. Fiquei de saco tào cheio que mandei limpar na oficina. O cara pegou e trouxe de volta 4 vezes.
Já estava anoitecendo quando começamos a verificar tudo o que tem a ver com dar partida. Para meu espanto, o condensador do distribuidor tinha ido pro saco. Coloquei o novo e ficou bala.
Verifica o condesador e o platinado mesmo que vc ache que tá legal.
abraço Bob.
Alexandre Targino
24/11/2006, 14:46
Obrigado Amigos Kim e Bob!!
Este sábado vou começar "o serviço" cedo.....já marquei e vou levar o jeep numa oficina para desmontarmos o carburador!!!! Com paciência tudo se resolve.............vou aproveitar e dar uma revisada geral, tirar as rodas, lubrificação geral, olhar o nível da cx, reduzida, diferencial..........
**A viatura tem ignição eletrônica e aposentei o platinado.....
*** Kim, estes calibres que você fala eu conheço...estes calibres são para aferir folgas em geral......o calibre que estou falando é uma espécie de gabarito que serve para nivelar a boia com a base do carburador (ná pagina 62 e 67 do manual tem a figura).....com certeza meu meca não deve ter e pelo jeito teremos que nivelar na base da tentativa e erro.........
Assim que descobrir o problema posto a resposta..........
Alexandre Targino
24/11/2006, 14:50
Segue figura com a ferramenta (Nº 280013) que acredito ser mosca branca....
Se preucupa não!!:putz:
A medida da bóia é a seguite::shock:
Tem que ficar em paralelo com a tampa do bura, assim a agulha fecha o comb. sem exesso.
O nome da ferramenta é olhometro.:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Alexandre Targino
25/11/2006, 19:49
Valeu Kim!!
Pessoal,
Hoje cedo acordei literalmente o mecanico...........passei a manhã toda de sábado ....depois de conseguir colocar o jeep para pegar com o artificio de colocar a gasosa diretamente na boca do carburador fui até o meca que fica uns 15 km de casa sem o jeep nem falhar, funcionando bem na baixa e alta...desmontamos o carbura e descobrimos que o problema era no sistema de bomba e posta do carburador mais precisamente no pistão da bomba e no orificio tipo pé de galinha entupido...acionava no pedal e o carburador não recebia aquela "mijada"......limpamos o carbura,desentupimos o orificio e trocamos o pistão (R$ 8,00) e regulamos a boia, depois montamos tudo e regulamos a marcha lenta!!!! Pronto! Saí do meca feliz da vida.........
Até que: na volta para casa depois de andar uns 9km....a viatura em 4 marcha falhou e morreu......empurrei até um local e depois de uns 10 min passei a chave e a viatura pegou prontamente e parti novamente para casa...até que perto de casa a viatura apresentou o mesmo sintoma....depois de mais uns 5 min e de pensar mil coisas na cabeça (quem já ficou na mão com a viatura num transito de cidade grande com fome e sem tomar uma no sábado sabe do que estou falando....), até em vender a viatura pensei ....passei a chave e pronto voltou a funcionar novamente!!! Pensei é f*&%! Me livro de um problema e me aparece outro.... deve ser a bobina que esta esquentando.....Levei num meca perto de casa e ele falou que tinha que trocar a resistencia da bobina.....Resultado mais $$$$$ para trocar a resistencia da bobina, depois de trocar consegui chegar em casa....
Mas ficou a questão: Será que era a bobina mesmo? Como andei até a oficina e ela não apresentou defeito?
Quanto tempo a viatura tem que ficar ligada para ver se a bobina ficou boa?
** OBS: Minha viatura tem ignição eletrônica e com o kit que comprei veio tambem a bobina (vermelha)
Agradeço opiniões!
Saudações!
leopoldo
25/11/2006, 23:14
Anda e para
anda e para
parece falta de gasolina por tampa de tanque que não tem respiro
faça um dos testes:
1- anda com o jeep e quando parar...motor morrer, abra o tanque. Se ele descomprimir, é a maledeta da tampa
2- remova a tampa, ponha a boca no rasgo onde vai a chave e tente chupar AR. Se vc não consegue, a tampa não tem respiro
3- Olhe bem a tampa. Olhe com cuidado o rasgo onde entra a chave. Tem mancha de gasolina ( meio marrom, como um verniz? .... deve ter respiro. Tá muito limpo? ... pode não ter respiro.
OU
Não parece bobina, mas .... vc precisa ver se a bobina necessita do fio resistivo, que não tem originalmente no chicote do jeep.
Também pode ser nível de boia incorreto. Muito baixa.
É difícil advinhar, sem estar ai na frente do jeep.
Alexandre Targino
27/11/2006, 12:27
Grande Leopoldo!
Vou seguir as suas dicas quanto ao respiro e darei retorno....
Quanto a resistência na bobina acabei colocando-a vou testar e rezar que a viatura não pare......Neste Sábado estou indo para Porto de Galinhas (+- 100 km) e estou receoso da viatura me deixar na mão.....Outra opção seria levar rebocando com um ASTRA 2.0 no townbar, mas tambem estou receoso depois de várias histórias de capotagem.....já reboquei anteriormente e não tive problema...mas depois destas histórias..........
Mesmo depois do Carburador Regulado, trocar engrenagem/mola do motor de arranque, bateria nova a viatura continua com o motor pesado no arranque......com aquele sintoma/barulho de bateria arriada (só que a bateria 60a é nova!!!).......ESTOU SUSPEITANDO DO TEMPO!!! (andando ele não apresenta aqueles pipocos mas tá ruim para pegar.....)Tenho que passar a chave diversas vezes e tenho medo de arriar a bateria!
SERÁ QUE É O MOTOR FORA DE TEMPO?
Estou com receio de tentar colocar no tempo (girar o distribuidor) e fazer com que ele não funcione mais.......
O que mais me encuca é que jogando gasolina diretamente na boca do carbura ele continua com o motor pesado mais pega mais facilmente!!
Agradeço opiniões!!!!
lucasnassif_offroader4x4
27/11/2006, 20:05
Até que: na volta para casa depois de andar uns 9km....a viatura em 4 marcha falhou e morreu......empurrei até um local e depois de uns 10 min passei a chave e a viatura pegou prontamente e parti novamente para casa...até que perto de casa a viatura apresentou o mesmo sintoma....
Alexandre, se ele tem ign eletr, não descarte a possibilidade de ser o módulo (uma caixinha prata) de ta com defeito, que quando ela esquenta, o Jeep pára! Ande no jeep e se ele parar novamente, tire o cabo de vela que vai para o distribuidor e verifique se chega centelha! Pode ser problema de falta de combustivel (vaporização no sistema) ou pode ser falta de centelha!!
Abss
Alexandre Targino
29/11/2006, 12:19
Leopoldo, Lucas,
Estou devendo as respostas quanto a possibilidade de ser a tampa, o módulo......assim que testar posto a resposta.....
Continuando a minha saga de regular a viatura, notei que mesmo depois da limpeza e regulagem do carbura a viatura continuou com dificuldade de dar partida.....como falei anteriormente já tinha trocado motor de partida(arranque), revisado induzido, bateria nova e nada.....aquela velha partida que parecia com bateria arriada.....estava tirando meu sono....pensei só pode ser: Fora de ponto, pois tinha colocado a ignição eletrônica e por consequência substitui o distribuidor e desde então tinha dificuldade na partida e coloquei no ponto no "ouvidometro".....Hoje acordei cedo e reboquei o Jeep até um meca (outro!) perto de casa e pedi para ele dar uma olhada no ponto....só foi dar uma atrasada e pronto o Jeep pegava fácil! fácil!! ´
Só que na hora de andar ele estava sem força...........
Deixei o jeep no meca para ele achar o ponto ideal e a tarde irei busca-lo , espero que ele tenha conseguido!!!!
Saudãções a todos!!
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