Ver Versão Completa : Como especificar um radiador
All,
Estou instalando um motor VW 1.9 diesel em meu jeep, mas agora surgiu uma nova dúvida.
Como faço para especificar um radiador (que possa encontrar com facilidade no mercado), para que não tenha problemas de aquecimento no futuro?
Ouvi falar que o radiador tem que possuir o volume de água associado com o volume do motor, mas não faço nem idéia se isso é real, e se for, qual o volume do AP 1.9 diesel?
Alguém saberia me dizer qual radiador posso utilizar?
Abraços,
Dirceu
José Augusto
20/11/2006, 19:54
Djunior, em parte vc tem razão, mesmo a forma, o modelo e a disposição bem como os materiais empregados além do volume são as variáveis que compõem esse problema.
Sem os dados específicos e na dúvida superdimensione, quanto maior o volume melhor.
José Algusto,
Na verdade, já pensei em superdimensionar o radiador. Tentei procurar em tudo que é lugar a especificação deste motor, mas nem por milagre achei.
Pensei no radiador do AP 2.0, mas continuo na dúvida quanto a problemas de aquecimento??????
Para variar, adaptações sem quebrar a cabeça não tem graça.
Abraços,
Dirceu
GuTo_Cerulli
21/11/2006, 00:45
duplo post
GuTo_Cerulli
21/11/2006, 00:48
Dirceu,
Tô com o José Augusto: na dúvida superdimensione, ainda mais em um jeep, veículo que vive com o radiador entupido de barro na trilha, sendo o super aquecimento "comum".
Agora, se você procura um radiador de linha, minhas sugestões são: os da kombi diesel (que usavam estes motores originalmente), os do Golf podem servir como referência, pois, na Alemanha estes carros usam motores VW 1.9 diesel ou o radiador das Marea 2.0 ou 2.4.
Já vi uma adaptação que utilizava radiadores destes Fiat; era uma Samirai com motor 1.9 TDI eletrênco, não super aquecia, mas também não era utilizado em trilhas, em todo caso, é uma opção, mas ainda acho meio furada, pois a colméia é muito junta, o que propicia ainda mais um aquecimento em trilha.
Acho que o mais sensato é "fazer um radiador do zero", ou procurar um radiador grande com colméias bem separadas e com o maior volume de capacidade de água possível, mas ainda sim é tentativa e erro.
[]'s
lucciano amaral
21/11/2006, 13:34
All,
Estou instalando um motor VW 1.9 diesel em meu jeep, mas agora surgiu uma nova dúvida.
Como faço para especificar um radiador (que possa encontrar com facilidade no mercado), para que não tenha problemas de aquecimento no futuro?
Ouvi falar que o radiador tem que possuir o volume de água associado com o volume do motor, mas não faço nem idéia se isso é real, e se for, qual o volume do AP 1.9 diesel?
Alguém saberia me dizer qual radiador posso utilizar?
Abraços,
Dirceu
D Junior meu socio usa esse motor ap 1.9 num niva e usa o radiador do tempra, com duas ventoinas, original do tempra mesmo, o radiador é um pouco comprido mas acredito que caiba no seu cj3b. Se vc quiser depois posso postar umas fotos aqui. me avisa. abraços
Fernando César Ximenes
21/11/2006, 16:09
Pessoal,
Ainda sobre a especificação de um radiador, existem aqueles q têm tampa (L 200)e os q ñ têm tampa(JPX), ambos ligados a um vaso de expansão.Ouvi dizer q num desses sistemas o nível do vaso de expansão deve estar acima do radiador e no outro sistema ñ é necessário esse procedimento. Alguém poderia esclarecer isso explicando o por que? Grato, Fernando.
D Junior meu socio usa esse motor ap 1.9 num niva e usa o radiador do tempra, com duas ventoinas, original do tempra mesmo, o radiador é um pouco comprido mas acredito que caiba no seu cj3b. Se vc quiser depois posso postar umas fotos aqui. me avisa. abraços
Lucciano, como vai você...
Cara, as fotos são bem vindas. Comprei este motor de um cara que ia fazer a mesma coisa, colocar em um Niva, mas ele teve que vender o carro e me vendeu o motor.
No mais, a reforma do jeep tá ficando muito boa. Se você olhar na foto do meu avatar, vai ver que o jeep hoje está bem diferente de quando comprei de você.
Bom falar com você novamente.
Abraços,
Dirceu
lucciano amaral
21/11/2006, 19:30
Djunior amanha posto as fotos por aqui, um grande abraço
leopoldo
21/11/2006, 20:51
Especificar um radiador é um termo mais correlato à engenheria de refrigeração onde determina-se as características do radiador por uma especificação técnica.
No seu caso, é mais correto o termo: selecionar um radiador.
Quer uma dica?
Parta de um radiador de volume compatível com o do radiador de onde este motor veio.
Acrescente mais uns 20% em volume devido ao fato que será colocado no jeep, então compensaremos menores velocidades de ar de impacto, maiors cargas de trabalho pois o jeep é + pesado.
Como SELECIONAR o radiador?
procure nos catálogos técnicos dos fabricantes.
Aproveita e faz o sistema selado
pcervieri
21/11/2006, 20:55
Poe um radiador bem "bruto", ai ta solucionado o problema.
Especificar um radiador é um termo mais correlato à engenheria de refrigeração onde determina-se as características do radiador por uma especificação técnica.
No seu caso, é mais correto o termo: selecionar um radiador.
Quer uma dica?
Parta de um radiador de volume compatível com o do radiador de onde este motor veio.
Acrescente mais uns 20% em volume devido ao fato que será colocado no jeep, então compensaremos menores velocidades de ar de impacto, maiors cargas de trabalho pois o jeep é + pesado.
Como SELECIONAR o radiador?
procure nos catálogos técnicos dos fabricantes.
Aproveita e faz o sistema selado
Leopoldo, bom dia...
Aí está o grande problema em "SELECIONAR UM RADIADOR" para o meu jeep. Não acho nem a pau a especificação técnica deste motor. Já procurei em tudo que é lugar e só acho dos motores AP (1.6 e 2.0) a gasolina/alcool fabricados aqui no Brasil. Estou tentando fechar as opções para não ter que partir para a tentativa e erro.
Aproveitando, o que um sistema selado?
Abraços,
Dirceu
Fala Dirceu, blz ?? O que eu acho bom vc fazer é comprar um radiador original do CJ, e mandar colocar a colméia do 608, que é o que o pessoal costuma colocar nos motores de silverado. . . acredito que resolva seu problema, visto que o 608 tb tem motor a diesel. . . e taca uma ventoinha elétrica e pronto. . se for preciso coloca uma ventoinha pela frente tb . . .
[ ]´s
Dias
leopoldo
22/11/2006, 12:38
Já procurei em tudo que é lugar e só acho dos motores AP (1.6 e 2.0) a gasolina/alcool fabricados aqui no Brasil
Vc já tentou falar com o atendimento ao consumidor da VW?
lucciano amaral
22/11/2006, 12:49
Djunior ai vao as fotos que te prometi, abraços
ah o niva do meu socio roda com esse motor ap 1.9 e o radiador mencionado a mais de 4 anos e nunca teve nenhum problema de aquecimento.
José Augusto
22/11/2006, 18:34
Melhor do que comprar um pronto é mandar fazer e como disse o Leopoldo, selado com vaso de expansão.
Mas antes procure saber o volume do radiador original desse motor, faça suas contas (acrescente o que julgar necessário), na hora que for fazer o pedido, veja o que o sujeito da casa de radiadores vai sugerir, se for de menor volume vc retruca e fala que tem que ter no mínimo ..., se ele sugerir mais aí pode até ficar com a sugestão dele (o que abunda não prejudica).
Thiago Rodeghel
22/11/2006, 19:12
:-D Pelo q já vi dentro da VW...
O radiador dos motores diesel, possue o mesmo comprimento e largura, apenas a expessura muda... deve ser 10mm maior q um radiador do AP 2.0.
Com certeza um radiador do Jeep, com mais aletas, dá conta.:concordo: Pegue o seu radiador original, e só manda trocar as colméias.
Esse motor vai pra muitos lugares da America do Sul... Argentina, Uruguai, Chile, etc...
Pra te ajudar. http://www.vw.com.ar/_modelos_tecnica.asp?vModeloNAV=gol
[s]
p.peleje
22/11/2006, 19:17
Não sei se vou ajudar muito, mas vai aqui minha mísera contribuição.
Uso AP 2.0 M.I com radiador original do jeep (só que selado e com vaso de expansão) e ventuinha estupidamente gigante do Passat VR6. A ventuinha demora pra caramba pra ligar, ou seja, o radiador está super dimensionado.
[]s
Peleje
:-D Pelo q já vi dentro da VW...
O radiador dos motores diesel, possue o mesmo comprimento e largura, apenas a expessura muda... deve ser 10mm maior q um radiador do AP 2.0.
Com certeza um radiador do Jeep, com mais aletas, dá conta.:concordo: Pegue o seu radiador original, e só manda trocar as colméias.
Esse motor vai pra muitos lugares da America do Sul... Argentina, Uruguai, Chile, etc...
Pra te ajudar. http://www.vw.com.ar/_modelos_tecnica.asp?vModeloNAV=gol
[s]
Thiago,
Muito obrigado pelo link que você me mandou. Procurei em todo o site e não diz nada sobre o volume do radiador. Porém acabei descobrindo o torque deste motor que também não achava 12,4 Kgf a 2600 RPM.
Nas minhas procuras do dia de hoje, acabei achando uma foto de um gol com este motor e pude verificar que o radiador é bem pequeno. Sei que muitos vão jogar pedra, pois a condição de uso é bem diferente de um jeep, mas me deixa confortável em superdimensionar o radiador (segue a foto).
Conversei também com um cara que faz radiador aqui no ABC. O mesmo me explicou mais ou menos um resumo de todos os comentários aqui deste tópico, ou seja:
Pegar a máxima dimensão do espaço físico do local de instalação no jeep, montar um radiador selado com aletas largas, utilizar tubos internos ovais para uma maior troca de calor (segundo ele o redondo tem menos eficiência), utilizar a ventoinha do motor e uma elétrica em stand by, instalar na saída do radiador uma cebolinha do chevette (aí segundo ele, essa cebolinha pode ligar a ventoinha eletrica automaticamente, ou ligar ela a um led no painel e quando for necessário eu ligo a ventoinha eletrica com uma chave on-off de dentro do jeep). Resumindo acho que foi isso. Achei o cara bem sério, mas espero a opinião de vocês.
Abraços,
Dirceu
pmarcell
22/11/2006, 20:22
Amigo, se levares em consideração que em uma trilha o jeep não desenvolve velocidade para que exista refrigeração natural (frontal), opte por um radiador quanto maior, melhor. Mas há limitações de tamanho. Dois radiadores que deves avaliar. Um é o do santana com ar condicionado. Ele é grande e com duas ventoinhas, refrigera bem. Para não errar, eu te sugeriria um radiador da S10. Mais uma ventoinha elétrica grande e ponto final. É fácil encontrar. No meu eu instalei o de um ALFA ROMEO 164, com sua ventoinha (Ventoinha não, ventoão) original. O motor do alfa era V6 então dá conta do GM 2.0 Flexpower que estou instalando.
Não poupe no radiador, vá de S10. Um abraço.
Thiago Rodeghel
22/11/2006, 20:42
Thiago,
Muito obrigado pelo link que você me mandou. Procurei em todo o site e não diz nada sobre o volume do radiador. Porém acabei descobrindo o torque deste motor que também não achava 12,4 Kgf a 2600 RPM.
Nas minhas procuras do dia de hoje, acabei achando uma foto de um gol com este motor e pude verificar que o radiador é bem pequeno. Sei que muitos vão jogar pedra, pois a condição de uso é bem diferente de um jeep, mas me deixa confortável em superdimensionar o radiador (segue a foto).
Conversei também com um cara que faz radiador aqui no ABC. O mesmo me explicou mais ou menos um resumo de todos os comentários aqui deste tópico, ou seja:
Pegar a máxima dimensão do espaço físico do local de instalação no jeep, montar um radiador selado com aletas largas, utilizar tubos internos ovais para uma maior troca de calor (segundo ele o redondo tem menos eficiência), utilizar a ventoinha do motor e uma elétrica em stand by, instalar na saída do radiador uma cebolinha do chevette (aí segundo ele, essa cebolinha pode ligar a ventoinha eletrica automaticamente, ou ligar ela a um led no painel e quando for necessário eu ligo a ventoinha eletrica com uma chave on-off de dentro do jeep). Resumindo acho que foi isso. Achei o cara bem sério, mas espero a opinião de vocês.
Abraços,
Dirceu
Então Dirceu... Como trampo lá, consigo ver umas coisas:lol: :lol: :lol:
Eu tbm tenho um AP, mas do Gol GTI. O meu radiador, não selei. O q fiz foi, radiador com mais colméias, e coloquei uma tampa sem valvula do radiador do Gol mesmo. E tbm uso o reservatório. O q acontece, vc pode verificar o nível por 2 lugares. Na Blazer por exemplo, é assim:concordo: ... Eu acho q fica mais seguro:concordo:
Com relação, ao volume de água, naum sei se consigo descobrir, mas o q vai de água no radiador do Jeep, deve ser suficiente pra 2 APs:lol: :lol: :lol: Mas tenho certeza, o radiador do motor diesel, é uns 10mm mais expesso... O do Jeep ainda vai dar conta.
Cebolão, use do Gol mesmo, o q é o correto para seu motor. Ventoinha eletrica, pode usar do A/C do Vectra:concordo: Qto a chave no painel, é uma boa mesmo:wink:
[s]
Então Dirceu... Como trampo lá, consigo ver umas coisas:lol: :lol: :lol:
[s]
Você queria dizer que trabalha lá na VW, quando disse: - "Trampo Lá".
Trabalhei na VW por 5 anos desenvolvendo fornecedores de suspensão. Foi onde aprendi o pouco que sei sobre carro e mecânica. Já liguei para os picaretas que conheço da VW, mas nenhum conseguiu as especificações técnicas deste motor. Na época que "TRAMPAVA LÁ", estes motores eram montados em São Carlos para o gol exportação, mas infelizmente não conheço mais ninguém de lá. Acho que lá seria o local mais indicado para conseguir tais informações, mas meus contatos ou deixaram a VW ou a VW deixou eles...
Abraços,
Dirceu
Thiago Rodeghel
22/11/2006, 21:29
Você queria dizer que trabalha lá na VW, quando disse: - "Trampo Lá".
Trabalhei na VW por 5 anos desenvolvendo fornecedores de suspensão. Foi onde aprendi o pouco que sei sobre carro e mecânica. Já liguei para os picaretas que conheço da VW, mas nenhum conseguiu as especificações técnicas deste motor. Na época que "TRAMPAVA LÁ", estes motores eram montados em São Carlos para o gol exportação, mas infelizmente não conheço mais ninguém de lá. Acho que lá seria o local mais indicado para conseguir tais informações, mas meus contatos ou deixaram a VW ou a VW deixou eles...
Abraços,
Dirceu
Isso mesmo, eu já estou lá naquela doidera faz 7 anos:lol: :lol: :lol: . Realmente saiu muita gente já, tem q achar o pessoal certo.
[s]
pmarcell
22/11/2006, 22:21
Pessoal, não consigo entender como um motor diesel 1.9 pode ter apenas 12,7 kg te torque? Alguem teria um valor mais correto. Ou ele é "manco" assim mesmo? Acredito não ser o torque correto. Um abraço à toda comunidade.
José Augusto
23/11/2006, 01:07
pmarcell, o torque deve ser esse mesmo para ele aspirado, motores diesel maiores e mais parrudos só atingem grande torque quando são turbinados, acredito que um sprint MWM 2.8 sem turbo teria por volta de 20 kgfm de torque se não fosse a turbina, o S4T (da maxion 38 kgfm ou 47 kgfm na versão plus) conhecido pelo seu torque sem turbina tem 28 kgfm sem turbina.
O Maxion HS 2.5 tem torque de 22.4, 27, 29 e 30.5 kgfm dependendo da aplicação nas versões já turbinadas, com 22.4 kgfm de torque equipou S10 e Blazer até 2001.
No caso do VW 1.9, acredito que turbinado e intercoolado atinja os 19/20 kgfm de torque, pois o Sinval que é um mecânico aqui de São Bernardo do Campo, tem um cara de cavalo com um motor desses turbinado e intercoolado e pelo que se sabe o desempenho do jeep ficou bom.
pmarcell
23/11/2006, 08:21
Valeu José Augusto!! Mais essa que eu não sabia. Mas se os AP diesel tinham "fama" de não aguentarem, imagina turbinado e interculado? Aí o radiador tem que ser do SCANIA com etileno glicol puro? Obrigado pela informação e um abraço.
p.peleje
23/11/2006, 10:03
AP 1.9 TDI, (turbo e intercooler) tem 22 kgf/m.
[]s
Peleje
p.peleje
23/11/2006, 10:08
Valeu José Augusto!! Mais essa que eu não sabia. Mas se os AP diesel tinham "fama" de não aguentarem, imagina turbinado e interculado? Aí o radiador tem que ser do SCANIA com etileno glicol puro? Obrigado pela informação e um abraço.
Vc está falando do AP diesel na kombi. Esta aplicacão não foi nenhum um pouco feliz por causa da posição do motor (traseiro) e com isso tinha problemas de refrigeração e outros mais.
Estes AP's diesel modernos que saem no golf por exemplo não tem nem comparação.
[]s
Peleje
José Augusto
23/11/2006, 13:28
AP 1.9 TDI, (turbo e intercooler) tem 22 kgf/m.
[]s
Peleje
Informação assimilada, não querendo ser chato mas só uma pequena correção torque (é momento, força * braço) kgfm e não kgf/m.
p.peleje
23/11/2006, 16:42
Informação assimilada, não querendo ser chato mas só uma pequena correção torque (é momento, força * braço) kgfm e não kgf/m.
Vc tá dizendo que o certo é Kgfm ao invés de Kgf/m?
Se for isso meus manuais de unidades de medida do Inmetro e da ABNT estão errados ou desatualizados.
[]s
peleje
All,
Hoje conversei com o pessoal da crestana, uma loja que vende motores AP 1.9 diesel TDI zerado e eles me disseram para colocar o radiador do Santana com ar condicionado que dá e sobra.
Minha unica dúvida é: trocar ou não a colmeia?????
Abraços,
Dirceu
Fala Dirceu, blz ?? Cara, compra um radiador 0km com a ventoinha elétrica e mete bronca. . . sempre de olho no marcador da temperatura. . . se vc vir que começa a esquentar muito ou troca a colméia ou taca uma ventoinha pela frente do radiador. . .
[ ]´s
Dias
José Augusto
23/11/2006, 20:01
Vc tá dizendo que o certo é Kgfm ao invés de Kgf/m?
Se for isso meus manuais de unidades de medida do Inmetro e da ABNT estão errados ou desatualizados.
[]s
peleje
É certo que vc não prestou a devida atenção no manual, kgf é unidade de força, kgf/m é unidade de carga linear assim como kgf/m2 é unidade de pressão.
Normalmente os manuais da ABNT estão no sistema internacional de unidades (SI), aí as unidades serão N (newton), e o torque normalmente será em Nm, na gringolândia onde se usa para força a libra (lb) e para distância se usa pé (ft) o torque fica lbft.
Não querendo ser chato é que já percebi que o forum é visitado por estudantes e as vezes uma informação dessas para os menos avisados pode levar a uma falsa interpretação.
pmarcell
23/11/2006, 22:47
Djunior, isso vai de encontro ao que lhe escrevi anteriormente. O radiador do santana com ar condicionado é mais largo que os que não tem ar, e vem originalmente com duas ventoinhas. Um amigo meu usava esse radiador num jipe com ap 2000 turbo, com 300 CV. Mas vai de S10. O radiador é grande, cabe bastante água. Mete uma ventoinha grande e acaba com o assunto. Ë preferível que sobre radiador do que falte. Um abraço.
p.peleje
24/11/2006, 10:37
É certo que vc não prestou a devida atenção no manual, kgf é unidade de força, kgf/m é unidade de carga linear assim como kgf/m2 é unidade de pressão.
Normalmente os manuais da ABNT estão no sistema internacional de unidades (SI), aí as unidades serão N (newton), e o torque normalmente será em Nm, na gringolândia onde se usa para força a libra (lb) e para distância se usa pé (ft) o torque fica lbft.
Não querendo ser chato é que já percebi que o forum é visitado por estudantes e as vezes uma informação dessas para os menos avisados pode levar a uma falsa interpretação.
VC está correto em corrigir estas nomenclaturas, não é admissível que alguém que conheça o certo não ensine alguém que está fazendo algo errado, digo isso por experiência própria, pois sou professor de Pesquisa de Marketing e não permito que meus alunos escrevam nomenclaturas erradas.
Agora qto ao manual da ABNT as unidades estão sim em SI, porém o manual que tenho tb faz referência em Kgf, por isso que agora fiquei sem entender:? :pensativo:. Para mim era a capacidade que um determinado motor tem em "arrastar" uma determinada carga por metro linear, ou seja, quilograma força por metro. Então acho que entendi errado, porém não podemos nos extender mais ainda neste assunto, já que o tópico é de outro assunto, mas gostaria de dar uma sugestão: pq não abrir um tópico para exclarecer as unidades de medida mais utilizada no fórum.
Copiei do Ipem:
grandeza: MOMENTO DE UMA FORÇA, TORQUE
nome: newton-metro
plural do nome: newtons-metros
símbolo: N.m (repare que eles colocam o ponto, que é a mesma
coisa que barra)
definição: Momento de uma força de 1 newton, em relação a um
ponto distante 1 metro de sua linha de ação.
[]s querendo entender mais do assunto:concordo:
Peleje
Jimmy Offroad
21/12/2006, 03:26
Peleje
Ponto neste caso é multiplicação a barra é divisão.
Nós estamos acostumados com o sistema mks (metro, kilo, segundo) e a unidade de força é kgf então torque = kgf.m
Abaixo um anexo que mostra a distância do ponto de aplicação no caso ""d""
[]´s jimmy
Xavier4x4
21/12/2006, 06:53
Amigos... Estava a procura de um radiador maior para o meu jeep tambem que esta com motor de ranger diesel turbo preparado, queria colocar um radiador "maior" que o original pois meu jeep esta sendo feito para andar baixa RPM e baixa velocidade (resultando assim em pouca ventilação para o radiador), e durante a procura conheci um cara que segundo informantes (indicação de varias pessoas), o cara é muito bom e vem gente do Brasil inteiro (sou de Itaborai-RJ), fazer radiadores com ele, fui conversar com ele e gostei muito do papo, a loja dele era bem simpes nada de muita "tecnologia", mas quando cheguei lá tinham varios radiadores sendo feitos, reparados e preparados. Ele falou que faz qualquer tipo de radiador sobre encomenda, e ele usa colmeia nova ou usada, vai do bolso do comprador. Falei para ele de minha necessidade e um radiador que me atendesse(sobre encomenda) ficaria em torno de 250 reais com colmeia usada e uns 350 reais com colmeia nova (mas a garantia é a mesma) pois ele garante que não tem diferença entre eles depois de feito e reformado. Esqueci de pegar o telefone dele pois so vou fazer o radiador depois que o motor tiver no lugar para ver o espaço que sobra para o radiador mas se alguem quiser falar melhor com ele me fala que volto lá e pego o tel. Um abraço a todos