PDA

Ver Versão Completa : freio no cardã

mpribeiro
20/11/2006, 19:06
Olá pessoal,

Estou querendo colocar um freio de mão no meu CJ-5 e ouvi falar que existe um freio de mão no cardã.

Alguém já ouviu falar neste tipo de freio? Será que compensa instalar este tipo de freio?

José Augusto
20/11/2006, 19:47
mpribeirol, tenho freio de mão no cardãn na Rural (tcase de band) e no CJ5 (tcase original).
O maior problema é encontrar as peças em bom estado para esse freio, pois são de CJ anteriores ao CJ5.
Já vou alertando, esse sistema a tambor deve-se tomar muito cuidado na montagem, pois um vazamento de óleo por mínimo que seja na saída traseira e vc fica sem freio de mão.
No meu caso, a luva onde vai o retentor teve que ser trocada por uma nova, como ela é dificil de se achar (nova), tentamos diversas opções de reaproveitamento, demos um passe e alteramos a dimensão, para receber retentores maiores, embuchando para usar retentores do tamanho dos originais, cola e uma série de providências mas um pingo de óleo condena o serviço.
Depois de resolvido o problema do vazamento, estou usando no CJ a pouco mais de 1 ano e funciona muito bem, segura o CJ mesmo com os 35" em ladeira. Há de se lembrar que o tambor não é auto ajustável e que o cardãn gira muito mais que a roda, portanto se esquecer o freio "preso" e sair andando bastam poucos metros para se ter que regular "manualmente" os mesmos, isso vale para o tambor da tcase da Band. Além disso o sistema tem as mesmas deficiências dos freios a tambor originais quando, estiver na lama, na água, ..., etc.
Na gringolândia existem empresas que fazem freio a disco de cardãn e me parece que são bem mais práticos.
A Super Break Disk, estava desenvolvendo este sistema de freio a disco para cardãn, mas não sei "em que pé está".

ariel kleinubing
21/11/2006, 10:14
Mpribeiro

O berga, torneiro aqui de Santa Rosa, já fabricou freio de mão a disco de cardã para toyotas. Estava desenvolvendo para o Jeep também. A qualidade dos seus produtos é comprovada aqui no fórum, pois ele vende para todo o Brasil Kit de freios a disco normais. Tenho um dele instalado na traseira do jeep, já com o freio de mão e é show.
Se tiver interesse, entra em contato com ele: 55 3512 3991

Abraços - Ariel