Ver Versão Completa : Arquear com jumelo revolver
Nilsinho
20/11/2006, 17:02
All,
Sei que já foi discutido muitas vezes e tmb já li, mas queria a opinião dos mestres (Stephan, Bill, Leopoldo e etc) tendo em vista o seguinte:
1) Aqui em Campos 90% da trilha é erosão :shock:
2) as molas do CJ já estão cansadas :(
3) meu jeep só é usado pra trilha (estabilidade no asfalto ñ é problema) :dance:
diante disso, para naum entrar em outras discussões de 200 pgs vamos simplificar:
1) tiro as molas mando arquear
2) Coloco os Jumelos revolver na traseira
3) Coloco amortecedores do 608
4) aumento a luva e estria do cardan traseiro
Simples assim né ?:mrgreen:
Como vantagens terei
1) maior curso da suspensão traseira
Desvantagens:
1) Pessima estabilidade no asfalto
2) Tendencia a cair de frente em decidas acentuadas
Tem algo que esqueci ? Tem alguma alternativa custo beneficio mais adequada ?
[]´s (esperando pauladas)
GuTo_Cerulli
20/11/2006, 17:54
Meus dois cents...
Deixa as molas sem arquear, aliás, deixa elas quase planas...faz spoa, coloca uns amortecedores cavalos, e os jumelos revolver...fica um setup interesante e funciona muito bem!
[]'s
Pedro Freitas
20/11/2006, 18:00
Meus dois cents...
Deixa as molas sem arquear, aliás, deixa elas quase planas...faz spoa, coloca uns amortecedores cavalos, e os jumelos revolver...fica um setup interesante e funciona muito bem!
[]'s
se não for trocar o eixo, fazer spoa seria bobagem.
axo que os amortecedores da ranger vão aguentar o curso.
pq vc não compra os revolvers com o pino que trava eles pra andar no asfalto?
arquear as molas vai fazer outra bobagem.
[]'s
GuTo_Cerulli
20/11/2006, 18:31
Pedro,
Concordo com você, tal adaptação justifica a troca dos eixos por outros de Rural ou F-75, mas...
Deixar as molas planas faz com que diminua a altura total do jeep deixando seu centro de gravidade mais baixo, o que é muito interessante, ainda mais em trilhas com erosão. Além disso, tem um fenômeno considerável: as molas planas trabalham em ambos os sentidos, ou seja, não só proporcionam uma abertura da suspensão com maior eficácia, como também é verdadeiro o contrário, curioso né?
Amortecedores de Ranger vão aguentar o curso com toda certeza...mas ainda podem ser melhorados posteriormente.
Jumelos revólver com trava? Não conheço estes ainda...já vi articulados com trava, além disso acho os revolver mais interessantes por pouparem as buchas.
Arquear as molas são uma perda de dinheiro e tempo, realmente. Por isso, manter as molas "cansadas" e fazer o spoa trazem muitos benefícios.
A ressalva fica na questão cultural...tem gente que gosta de jeeps altos e duros, como se não tivessem molas entre o chassi e o eixo, que ao subirem na sarjeta tombam com um empurrão mais forte; outros, preferem jeeps mais funcionais, com centro de gravidade mais baixo, com o maior curso de suspensão possível. Tudo é uma questão de bolso, disponibilidade de tempo e o mais importante: o uso do jeep.
Nilsinho,
Fazer um setup com molas originais nos dois eixos, jumelos originais na dianteira e revólver na traseiro, junto com amortecedores de maior curso, comprovadamente funcionam, estabilidade e funcionalidade já foram vistos no Jeep do Rodrigo da Garra 4x4.
[]'s
Elmer_Jeep
20/11/2006, 19:18
Pedro,
Concordo com você, tal adaptação justifica a troca dos eixos por outros de Rural ou F-75, mas...
Deixar as molas planas faz com que diminua a altura total do jeep deixando seu centro de gravidade mais baixo, o que é muito interessante, ainda mais em trilhas com erosão. Além disso, tem um fenômeno considerável: as molas planas trabalham em ambos os sentidos, ou seja, não só proporcionam uma abertura da suspensão com maior eficácia, como também é verdadeiro o contrário, curioso né?
Amortecedores de Ranger vão aguentar o curso com toda certeza...mas ainda podem ser melhorados posteriormente.
Jumelos revólver com trava? Não conheço estes ainda...já vi articulados com trava, além disso acho os revolver mais interessantes por pouparem as buchas.
Arquear as molas são uma perda de dinheiro e tempo, realmente. Por isso, manter as molas "cansadas" e fazer o spoa trazem muitos benefícios.
A ressalva fica na questão cultural...tem gente que gosta de jeeps altos e duros, como se não tivessem molas entre o chassi e o eixo, que ao subirem na sarjeta tombam com um empurrão mais forte; outros, preferem jeeps mais funcionais, com centro de gravidade mais baixo, com o maior curso de suspensão possível. Tudo é uma questão de bolso, disponibilidade de tempo e o mais importante: o uso do jeep.
Nilsinho,
Fazer um setup com molas originais nos dois eixos, jumelos originais na dianteira e revólver na traseiro, junto com amortecedores de maior curso, comprovadamente funcionam, estabilidade e funcionalidade já foram vistos no Jeep do Rodrigo da Garra 4x4.
[]'s
X2, falou tudo. :concordo:
Nilsinho
21/11/2006, 08:45
Vê se entendi
Faço tudo igual, só troco os amortecedores pelos traseiros da ranger e NÃO arqueio as molas ?!
Pedro Freitas
21/11/2006, 11:02
Vê se entendi
Faço tudo igual, só troco os amortecedores pelos traseiros da ranger e NÃO arqueio as molas ?!
testa colocando os revolver nos traseiros (ops, :twisted: hehe) no bom sentido, depois olha os resultados, se nao ficar satisfeito vai mudando algumas coisas.. vc pretende oque? mais curso na suspensão?
Nilsinho
21/11/2006, 13:35
Exakitamenti !!!!
pretendo ter o máximo possivel de curso de suspensão!
(é claro sem ter que gastar uma fortuna)
Garra4x4
21/11/2006, 22:39
Antes de comprar os amortecedores faz todo serviço.
Mede o curso minimo ( calculando o Eixo indo até o Batente ) e maximo .
Eu não sei qual curso do amortecedores traseiro da Ranger. Mas eu tenho quase certeza que vai arrebentar ou no fechamento ou abertura. Ai vai depender de como vc vai fazer o suporte do amortecedor no chassi.
No meu jeep eu fiz isso. Mola arreada, SPOA e jumelo revolver no feixe traseiro. Gostei do resultado.
Abraços.
Paulo Eduardo
22/11/2006, 00:42
Mola arreada, spoa e jumelo revólver ou articulado com certeza vai agradar.
Se o amortecedor da ranger for curto, oque pode acontecer, ainda mais se não estudar bem a fixação, os traseiros da dakota são os maiores disponíveis no comércio. É meio ruim de achar, mas acha e a gás da monroe, muito bom. São os que eu uso por enquanto.
[]´s
GustavoRisso
22/11/2006, 09:41
Curso de suspensão barato = bloqueio 100%
Nilsinho
22/11/2006, 09:41
Agora fú....
E ai? arqueio ou naum ?
pq eu naum vou fazer SPoa (meus eixos são de CJ).....
GustavoRisso
22/11/2006, 10:07
Nilsinho,
Coloquei isto pois os gringos já falam... "cheap flex = buy a locker"...
Não sei como pode se comportar as molas do CJ arqueadas pois se não me engano são 12 na frente e 10 atraz.... é mola pacas! Naturalmente as molas do CJ não são feitas para torcer e sim para carga... por isso que o chassis to CJ torce...
Qual pneu (medida) você está usando?
Quanto pretende mexer e gastar?
[]'s
Elmer_Jeep
22/11/2006, 11:42
Gustavo, os Venezuelanos dizem: Los revolveres se valen su peso en oro.
http://www.jeeperos.com/foros/showthread.php?t=37703
[]'s
Nilsinho
22/11/2006, 11:43
Cara to usando 750 X 16, mas pretendo colocar 265/75, pelo fato de ter motor e cambio orig fico limitado neste max de pneus, pois mais q isso aqui em Campos, fico limitado por falta de motor...
Qnto a gastar pretendo é lógico o menos possível, mas acho que uns mir conto (sem contar mdo)...
p.peleje
22/11/2006, 12:09
Curso de suspensão barato = bloqueio 100%
Gustavo, desculpe a ignorância, mas vc poderia ser um pouco mais didático, pq eu não entendi muito bem e como esse tópico muito me interessa.....
Eu sempre pensei em usar essa configuração no meu, porém como era pouco convencional acabei esquecendo, só que penso em usar 8 lâminas na frente e 8 atrás, pois meu CJ é leve.
Outra questão: pra quem quer usar os feixes originais e revolver na frente tb, será que não seria necessário fazer a reversão dos jumelo?
Valeu
Peleje
Elmer_Jeep
22/11/2006, 12:33
pra quem quer usar os feixes originais e revolver na frente tb, será que não seria necessário fazer a reversão dos jumelo?
Vai começar tudo denovo...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3
Paulo Eduardo
22/11/2006, 12:48
Opa...
Peleje, nada de jumelo articulado ou qualquer dispositivo móvel na frente do Cj não acho seguro. No máx você pode seguir alguns gringos e usar 1/4 eliptica, e com os jumelos na parte de trás do feixe. Usar 8 láminas atrás pode ficar macio, mas creio que vai dar axle wrap, provavelmente vai precisar fazer um dispositivo pra controlar isso.
O que o Risso quis dizer, é que em termos de custo benefício, uma suspensão para curso barata, (mesmo valor de um bloqueio 100%) vale mais o bloqueio.
Minha opinião é que: Depende. De onde você vai andar com o jeep, e do que você quer a um prazo um pouco maior. Eu creio que todos sonham em ter uma boa suspensão e também um bom bloqueio 100%. Começaria com a susp. depois vem o bloq. depois vem isso e mais aquilo :):)
O correto eu acho, pra não gastar a toa, é visualizar como quer o jeep a longo prazo, fazer um projeto das mudanças e um cronograma, mudanças estruturais primeiro. Vai seguindo ele conforme o tempo$$ deixar, de uma forma coerente, sempre deixando tudo pronto pra próxima pegada.
Nilsinho, por que não fazer SPOA só por que os eixos são originais?
[]´s
Elmer_Jeep
22/11/2006, 13:01
Esse aqui tem muita coisa reunida sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19378&page=5
Paulo Eduardo
22/11/2006, 13:04
bom... apesar de que agora é que fui ver a foto do jeep do Elmer com articulado na frente. A opnião de quem ja testou pode ser bem melhor.
[]s
Nilsinho
22/11/2006, 13:20
Paulo,
Mas com penus relativamente pequeno e eixos originais, ele não vai ficar o "tomba Tomba da estrela" nas trilhas daqui (erosões)?
p.peleje
22/11/2006, 13:38
Vai começar tudo denovo...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3
Eu sei Elmer, vc esqueceu que eu e vc quase espancamos o Beto Lacerda com essa discussão?
Só que na época os feixes em questão eram os da band que já trabalham assim na band e qdo fosse adaptados no jeep teriam que ser colocados a frente. Pq no caso, acho que eu só colocaria no eixo traseiro mesmo.
Em relação ao custo ser igual ao preço do bloqueio, o bloqueio eu já tenho, o próximo upgrade seria a suspensão, por isso queria estudar o melhor custo benefício para o meu uso.
[]s
Peleje
Paulo Eduardo
22/11/2006, 13:38
tomba tomba depende do teu pé, tem muita gente que usa SPOA com eixo original, mais até do que com eixo de F-75 ($$), e ta aí andando. Eu já montei uns 8 jipes spoa com eixos origs que usam pneu 750-16 ou 267-75, e a diferença na erosão pros originais é boa. Se o teu jeep já ta com as molas arreadas, não vai ficar muito mais alto do que se arquear elas novamente, oque vc não deve fazer por n motivos (vai ficar muito duro, vai arrear denovo rapidinho, vai judiar das molas, vai perder em curso, etc).
Acho que na trilha é mais fácil um jeep tombar por não encontrar o fundo da erosão.
[]´s
p.peleje
22/11/2006, 13:40
Opa...
8 láminas atrás pode ficar macio, mas creio que vai dar axle wrap, provavelmente vai precisar fazer um dispositivo pra controlar isso.
[]´s
pra isso basta usar o kit da TT4.
[]s
Peleje
p.peleje
22/11/2006, 13:51
Paulo,
Mas com penus relativamente pequeno e eixos originais, ele não vai ficar o "tomba Tomba da estrela" nas trilhas daqui (erosões)?
Sim, existe uma relação complexa que envolve tamanho de pneus (que altera altura), entre-eixos e largura do jeep. Isso os mais experts podem explicar melhor.
Pro meu caso, eu não vou ganhar muito em altura, pretendo usar uns feixes arriados porém com as lâmina não muio finas. Meus pneus são pequenos, meu motor é leve e está baixo (garantido um CG bem equilibrado).
Tô estudando, mas acho que pro meu uso seria o suficiente.
[]s
Peleje
p.peleje
22/11/2006, 13:57
Já que está com a mão na massa, fazendo um monte de alterações na suspensão, vou levantar uma questão:
Pq não colocar um suporte fixo pros feixes (dianteiros) ao invés de manter a fixação do jumelo diretamente no chassi? Pra quem for fazer a reversão dos jumelos já vão ser obrigados a fazer tal coisa. Será que vai alterar a geometria de trabalho do feixe? Alguém poderia esclarecer?
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
22/11/2006, 16:07
Já que está com a mão na massa, fazendo um monte de alterações na suspensão, vou levantar uma questão:
Pq não colocar um suporte fixo pros feixes (dianteiros) ao invés de manter a fixação do jumelo diretamente no chassi? Pra quem for fazer a reversão dos jumelos já vão ser obrigados a fazer tal coisa. Será que vai alterar a geometria de trabalho do feixe? Alguém poderia esclarecer?
[]s
Peleje
Na moral, não entendi p... nenhuma. :oops:
Pode perguntar de uma forma mais simples :?:
Nilsinho
22/11/2006, 17:35
Paulo e all,
:roll: Juro q achei q esse tópico ia ser mais direto...:putz:
Intão vamos lá, cheguei a essa simples conclusão:
1) Desarquear as molas até deixa-las retas
2) SPOA
3) Jumelo revolver na traseira
com essa config 6 acham q fica + ou - :twisted: ?
p.peleje
22/11/2006, 19:02
Na moral, não entendi p... nenhuma. :oops:
Pode perguntar de uma forma mais simples :?:
Bem simplista: como é feita a instalação de jumelo revolver no feixe original dianteiro do CJ?
Eu sempre ví revolver na frente com suspensão adaptada, por isso que fiz a pergunta, portanto desculpem se a pergunta é cretina demais.
[]s
Peleje
Sergio Rocha
22/11/2006, 21:00
Bem simplista: como é feita a instalação de jumelo revolver no feixe original dianteiro do CJ?
Eu sempre ví revolver na frente com suspensão adaptada, por isso que fiz a pergunta, portanto desculpem se a pergunta é cretina demais.
[]s
Peleje
Agora até eu entendi.:mrgreen: Vc fala em feixe na frente.Com o jumelo atrás.:mrgreen:
Normalmente.Do mesmo modo que no jumelo na frente.
Cuidado com jumelo no feixe dianteiro, requer alguns conhecimentos quanto ao uso na cidade.
O ideal é inverter a posição do jumelo, vc vai ter problemas com o cardan.
[]´
rafaelsouza
22/11/2006, 23:56
Peleje é o seguinte: é perfeitamente possivel fazer a reversão, mas tem que ter muito cuidado, podemos observar o caso dos CJ3 que tem o jumelo do feixe dianteiro na frente, deve se colocar um suporte fixo logo abaixo do furo onde ia o jumelo, até ai tá fácil, na frente tem que extrair o suporte fixo e colocar um suporte daqueles onde vai o jumelo, (todos estes suportes existem para venda são vendidos normalmente como suportes do CJ3),mas é aí que mora o perigo pois caso ocorra algum erro vc vai mudar o angulo do caster, por isso tem que mandar fazer em algum lugar onde saibam oque estão fazendo, esta nova opção dos jumelos revolver a preço acessivel é fantástica, pois o investimento é realmente pequeno perto do resultado, acho que a receita mais economica seria realmente, os jumelos revolver + amortecedores reposicionados, se fazer spoa vai gastar um pouco + principalmente se resolver fazer na dianteira, Nilsinho se eu estivesse no teu lugar apenas colocava os revolvers na traseira e reposicionada os amortecedores (da ranger) e via os resultados, se achar legal gasta um pouco mais e reverte a dianteira e põe os revolvers tbm,
Quando, o Gustavo falou sobre suspenção barata=bloqueio, acho que a melhor tradução seria: quer suspenção (com grande curso)barata ? compre um bloqueio !!, os gringos dizem isso porque: é só pensar na principal vantagem de uma suspenção de grande curso...a vantagem é que vc tem na maior parte do tempo as duas rodas no chão tracionando! então se vc não tem grana para fazer uma suspenção legal, compre um bloqueio!! porque dai vc vai ter as duas rodas tracionando do mesmo jeito. entendeu??
Bom, ta aí minha contribuição
Boa sorte
[]s:concordo:
Paulo Eduardo
23/11/2006, 00:27
Sim, existe uma relação complexa que envolve tamanho de pneus (que altera altura), entre-eixos e largura do jeep. Isso os mais experts podem explicar melhor.
Pro meu caso, eu não vou ganhar muito em altura, pretendo usar uns feixes arriados porém com as lâmina não muio finas. Meus pneus são pequenos, meu motor é leve e está baixo (garantido um CG bem equilibrado).
Tô estudando, mas acho que pro meu uso seria o suficiente.
[]s
Peleje
opa...
é oque eu quero dizer, como os feixes tão arriados (arriado pra mim é reto), mesmo com spoa, não vai ficar significantemente mais alto do que se arquear as molas. Nesse caso, não precisa complicar. É fazer o serviço bem feito e ser feliz. Só o spoa, já vai dar diferença, spoa + revólver, muita diferença.
Agora, botar o revólver na frente, eu não aconselho se for andar muito direto com o jipe, ainda mais na estrada, é opinião minha e só, mas se for colocar, é na frente do feixe. Na trilha fica muito bom, se for feito direito.
Usar revolver só atrás (opss):), ta, tudo bem. Mas adianta ter um belo curso de suspensão só pra traseira do carro? O que conta é o equilíbrio do conjunto.
É melhor ter um curso rasoável nos dois eixos, do que um enorme só em um.
Nilsinho,
o passo um teu aí, desearquear as molas... então vc já mandou bater elas?
[]´s
Nilsinho
23/11/2006, 13:06
Paulo,
Naum ainda não "marretei" as molas falei pq as traseiras estão curvas e as dianteiras retas....
Paulo Eduardo
24/11/2006, 13:13
ah ta,
menos mal hehe, marreta em mola é f!! numa dessas você só diminui umas lâmias atrás e ja fica tudo igual. Só tem que decidir oque vai fazer, você já vui que tem várias opções e opiniões. Qualquer coisa estamos aí.
[]´s
Nilsinho
24/11/2006, 15:58
Paulo,
só estou esperando chegar os revolvers, vou instalar e depois posto aqui...
[]´s
GustavoRisso
24/11/2006, 16:50
Mais um... :palmas:
[]s
Paulo Eduardo
25/11/2006, 21:54
é isso aí...
hehehe
p.peleje
27/11/2006, 19:50
Galera, vou aproveitar este tópico pra levantar uma questão.
Tô vendo a galera falar de spoa, revolver, e claro discutindo o acerto do ângulo do eixo trabalhar.
Aí pergunto: se usar junta CV não acabaria com o trabalho de mudar o angulo do diferencial?
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
27/11/2006, 20:04
se usar junta CV não acabaria com o trabalho de mudar o angulo do diferencial?
Somente o cv não resolve.
Paulo Eduardo
28/11/2006, 01:51
sim, e dependendo do "tamanho" da suspensão, pode precisar dos dois.
galera, falando em jumelos revólver, eu acabei me empolgando e estou fabricando um jogo (4), hoje montei as buchas e fiz o gabarito pra solda acho que até sexta deve ficar pronto e se alguém tiver interesse boto umas fotos aí dos bixinhos terminados... :)
[]´s
p.peleje
28/11/2006, 11:15
Somente o cv não resolve.
Na boa, sem querer falar que vc tá errado, mas o problema principal não é o ângulo de trabalho das cruzetas?
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
28/11/2006, 12:00
Pelé, o cv serve pra eliminar a vibração do cardã e também pra permitir uma maior angulação das cruzetas durante o movimento da suspensão.
Se for usar apenas porque o cardâ tá trabalhando inclinado vc perde outros benefícios que o cv proporciona.
[]'s
GustavoRisso
28/11/2006, 12:26
Senhores,
Devemos lembrar que os angulos de saida da transferencia e do diferencial precisam se anular, e isto a cv ajuda tanto no angulo de trabalho das cruzetas quanto na vibração do cardã. Estes 2 itens são importantíssimos!
[]s tentando ajudar...
Pedro Freitas
28/11/2006, 12:41
Esses revolvers usando com um conjunto de feixes e diferencial original consegue mostrar alguma eficiencia?
alguem usa dessa forma?
FernandoRisso
28/11/2006, 13:35
Pessoal,
Só pra esclarecer o lance da CV. Vejam as fotos abaixo para entender como uma CV deve ser montada e como um cardãn com cruzetas convencionais pode ser montado.
[]'s
Pessoal,
Só pra esclarecer o lance da CV. Vejam as fotos abaixo para entender como uma CV deve ser montada e como um cardãn com cruzetas convencionais pode ser montado.
[]'s
Moral da estória.. precisa da T-case no lugar pra montar a CV pra dai saber o quanto girar a "bola" do diferencial...
bom saber isso...
[]´s
FernandoRisso
28/11/2006, 13:52
Fugger,
É isso msm e não queira fazer o contrário pq vai dar m@rda !!! Experiência própria.
O ideal é que esses ângulos sejam considerando tração nos eixos, ou seja, qdo vc acelera a ponta do pinhão tende a subir (eixo traseiro, para o dianteiro é o contrário), isso é mais acentuado em jeeps com feixes de molas e principalmente SPOA. Desta forma, qdo montar a CV no eixo traseiro não a monte completamente alinhada, mas 1 ou 2 graus abaixo do ideal para quando em aceleração não ocorrer vibração.
[]'s cautelosos com cardãn
Fernando
Volto a escrever "bom saber. isso.."
Não sabia que os ânglos tinham que se anular... só conhecia aprimeira figura...
[]´s agradecidos pela dicas e tentando achar uma CV
p.peleje
28/11/2006, 14:31
Senhores,
Devemos lembrar que os angulos de saida da transferencia e do diferencial precisam se anular, e isto a cv ajuda tanto no angulo de trabalho das cruzetas quanto na vibração do cardã. Estes 2 itens são importantíssimos!
[]s tentando ajudar...
Ou seja, pra quem tá spoando, deixando o ângulo do cáster em 0 por exemplo, o CV resolveria todos os outros problemas certo?
Ou tô viajando?
[]s
Peleje
p.peleje
28/11/2006, 14:32
Fernando
Volto a escrever "bom saber. isso.."
Não sabia que os ânglos tinham que se anular... só conhecia aprimeira figura...
[]´s agradecidos pela dicas e tentando achar uma CV
mesmo sem comissão: www.garra4x4.com.br
essa não funciona...
[]´s
FernandoRisso
28/11/2006, 15:48
Ou seja, pra quem tá spoando, deixando o ângulo do cáster em 0 por exemplo, o CV resolveria todos os outros problemas certo?
Ou tô viajando?
Peleje, tá viajando, se for usar CV tem que manter 0º na saída do pinhão e pra isso tem que girar a bola ou o munhão.
Qto a CV vendida pela garra, há um tempo atrás liguei lá e parece que naum estava pronto ainda e somente em fase de teste. Precisa ligar pro Rodrigo e perguntar como está esse negócio.
[]'s
p.peleje
28/11/2006, 16:04
Peleje, tá viajando, se for usar CV tem que manter 0º na saída do pinhão e pra isso tem que girar a bola ou o munhão.
Qto a CV vendida pela garra, há um tempo atrás liguei lá e parece que naum estava pronto ainda e somente em fase de teste. Precisa ligar pro Rodrigo e perguntar como está esse negócio.
[]'s
Ou seja tem que manter 0º na saída do pinhão e 0º na tcase, certo?
[]s
Peleje
FernandoRisso
28/11/2006, 16:19
Peleje,
Não. Se tiver 0º na t-case e 0º na saída do pinhão vc naum precisa de CV, afinal estariam completamente alinhados.
Usando uma CV vc tem que ter 0º na saída do pinhão somente, na t-case vai ficar todo o ângulo do cardãn. Para não estrangular as cruzetas e a própria CV vc pode usar uma cinta limitadora do curso da suspensão para baixo.
[]'s
Elmer_Jeep
28/11/2006, 16:28
essa não funciona...
[]´s
X 2 :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14308&page=7
[]'s
p.peleje
28/11/2006, 16:55
X 2 :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14308&page=7
[]'s
Saquei.
[]s
Peleje
Paulo Eduardo
29/11/2006, 00:21
Fotos!!! Fotos!!!
[]´s
opa... vou colocar fotos, mas quando estiverem prontos. As buchas já estão todas prontas, os suportes que vão no chassis também. Amanhã vou montar o sistema de giro do jumelo e se der tempo começar a soldar o conjunto.
[]´s
Carlos Alberto da Silva
29/11/2006, 23:59
manda as fotos
Paulo Eduardo
30/11/2006, 00:57
Ok, amanhã tem fotos já...
[]´s
Nilsinho
30/11/2006, 18:51
all,
Chegaram os "Canos" :twisted:, e to assustado com o tamanho das crianças :shock:, são enormes !
vou instalar aminhã :wink: !!!! e posto aqui !!!
e aproposito, as buchas que vieram são de ferro, e as que estão no jeep são de PU, quais eu coloco :pensativo:
leopoldo
30/11/2006, 19:38
nos 2 eixos:
cuidado com os flexíveis de freio.
Adicionalmente:
cuidado com os angulos de trabalho dos terminais da direção
Nilsinho
30/11/2006, 21:01
Leopoldo,
Agora vou colocar somente no eixo traseiro, no dianteiro sõ em janeiro...
Mas aproveitando, qunto aos angulos dos terminais de direção eu não tinha pensado nisso...:pensativo:
Pode me ajudar....:mrgreen:
PS: o Hélinho Fernandes dq de Campos, mandou um abraço.
leopoldo
30/11/2006, 21:17
quando vc for montar, dependure o chassis num cavalete deixando a suspensão toda aberta.
ai vc verá que os terminais de direção já estarão quebrados antes do eixo dar fim de curso.
provávelmente, com a instalação dos revolvers vc verá que terá de limitar com cinta de nylon, se os jumelos estiverem colocados na frente.
se forem colocados atrás, o cardan vai escapar e provávelmente as cruzetas quebram antes da suspensão abrir toda.
Nilsinho
30/11/2006, 22:19
Leopoldo,
MAs atrás eu resolvo com luvas e estrias do cardan maiores, não é isso
Mas na frente basta delimitar
(meu tecrado ta fudi&¨% enaum acho o interrogação)
cristiano
30/11/2006, 23:48
Leopoldo,
MAs atrás eu resolvo com luvas e estrias do cardan maiores, não é isso
Mas na frente basta delimitar
(meu tecrado ta fudi&¨% enaum acho o interrogação)
se forem colocados atrás, o cardan vai escapar e provávelmente as cruzetas quebram antes da suspensão abrir toda.
Segundo o leopoldo, ainda tem a possibilidade da cruzeta quebrar... e aí?
AE !!!
Eu coloquei em meu CJ5 com eixos de rural os revolvers na traseira, nunca escapou o cardã, e eu testei bem testado a abertura total do jumelo...
Gostaria de entender o porque em alguns casos ele se solta e em outros não...
Agora me preocupa porque como reposicionei os feixes./eixo 10 polegadas será que terei problemas.?
PS o cardã foi devidamente dimensionado...
[]´s esticados
FernandoRisso
01/12/2006, 09:21
Pagani,
O ideal em suspensões com curso grande é medir o cardãn com a suspensão totalmente comprimida e totalmente estendida, desta forma vc evita que haja algum imprevisto.
Parece que no seu caso vc dimensiou o cardãn da forma certa e não vai ter problemas com isso, vc viu o ângulo das cruzetas tb ?
[]'s
Opa !!!
Segui estes procedimentos sim, mas como sou marinheiro de primeira viagem sempre eh melhor confirmar...
Quanto ao angulo, depois que vi sua CV ja estou olhando aqui no cofrinho pra garantir a minha...
Quanto saiu a peça.?
[]´s
leopoldo
01/12/2006, 12:29
eu falei jumelos revólver no feixe dianteiro
e
quis dizer : jumelos atrás ... não jumelos atrás no feixe traseiro.
Lá não dá problema mesmo, mas no dianteiro ...... é outra coisa
Nilsinho
01/12/2006, 20:43
All,
Coloquei os "canos":dance:, ficou blz:dance:, e nem precisou mexer no cardan !:dance:, apenas vou ter q trocar os amortecedores, qnd a susp abre toda o amort orig aberto até o final falta uns 4 dedos... acho que os da ranger vão ficar perfect, mas surgiu um problema, quando na gangorra a suspensão não abre toda, mas se alguem "pendura na roda" ela desce o restante. Como resolvo isso:pensativo:
Paulo Eduardo
01/12/2006, 23:07
opa...
ta aí umas fotos do andamento do processo... ainda não terminei porque tive que correr atrás de material e perdi muito tempo...
falta fazer os batentes e terminar de soldar.
[]´s
Elmer_Jeep
01/12/2006, 23:20
All,
...quando na gangorra a suspensão não abre toda, mas se alguem "pendura na roda" ela desce o restante. Como resolvo isso:pensativo:
Tentou fazer isso sem os amortecedores??
Nilsinho
02/12/2006, 09:49
Elmer,
ai é que esta o problema, isso acontece sem os amortecedores, qndo coloca-los acho que vai piorar...
leopoldo
02/12/2006, 09:59
Paulo:
1- Cade as luvas nas mãos do soldador?
Olha o cancer de pele !!!!!!!!
2 - Porque o furo no material na foto 1 está daquele jeito? foi vibração no escareado ??? ou foi dado acabamento na lima ????
Nilsinho:
- Oque é isso de gangorra ????
Nilsinho
02/12/2006, 10:03
Leo,
Coloquei o carro em X, uma roda dianteira em lugar alto, e a traseira inversa tmb.
Elmer_Jeep
02/12/2006, 10:05
Nilsinho, os turbogás abrem sozinhos então já facilita. Quando instalar eles vc vai ver.
Outra coisa, vc tá com eixos originais?
Qual a largura das rodas (pneu/aro) ?
Nilsinho
02/12/2006, 10:09
Elmer,
Uso eixos originais, com pneus 750 frontiera:oops:
Elmer_Jeep
02/12/2006, 10:17
tranquilo, o problema aí é a falta do "efeito alavanca" pois o wms(largura) dos teus eixos é pequeno, outra coisa que influi também na abertura dos revolver é o peso do conjunto aro+pneu.
Pra vc ter idéia já tive que fazer isso no meu uma vez que eu tava testando o rti, botei o pé na roda pra suspensão abrir mais e olha q eu uso eixos de rural com rodas 15x10...
Mas antes de vc instalar os amortecedores faz o teste novamente mesmo empurrando com o pé pra ter uma idéia da distancia entre os pinos de instalação do amortecedor. Aí vc pode ter certeza que a suspensão vai trabalhar sem que o posicionamento do amortecedor atrapalhe.
Tem fotos aí do bixo fazendo o X ?
[]'s
Paulo Eduardo
02/12/2006, 16:38
Opaa... Fala Leopoldo...
tava só dando uns pontinhos de amarração, mas você tem razão, eu tenho que tomar mais cuidado, mesmo quando é pouca coisa assim. Os furos tão daquele jeito por que furei com broca 14mm e aumentei para 9/16 com um alargador, ainda não estão acabadas as peças... ;)
conforme eu for progredindo eu vou postando novas fotos, se alguém tiver alguma sugestão ou crítica, são bem vindas, de repente o troço fica bom mesmo e eu faço mais uns aí. Reforçado está ficando.
[]´s
Nilsinho
02/12/2006, 17:12
Elmer,
vc tem razão, é falta de peso mesmo.
Qnt as fotos vou ver se descolo uma maquina e posto aqui.
[]´s
p.peleje
04/12/2006, 11:52
Elmer,
vc tem razão, é falta de peso mesmo.
Qnt as fotos vou ver se descolo uma maquina e posto aqui.
[]´s
Pode ser que não tenha relação com esse problema, mas será que seu feixe não está com as lâminas meio travadas? Fazendo com que ele não flexione.
[]s tentando ajudar e imaginando que eu talvez tenha o mesmo problema.
Peleje
Nilsinho
04/12/2006, 21:35
p.peleje,
Acredito q naum, pois está faltando flexão no jumelo, por isso acho q é falta de peso.........
Vc colocou na dianteira tmb :?:
Paulo Eduardo
05/12/2006, 00:58
opa...
ta aí mais umas fotinhos do processo... lembrando que ainda falta: fazer a solda e o acabamento no tecnil dos batentes e o batente oposto (de abertura), fazer o resto dos acabamentos e ir pra pintura, que vai ser eletrostática. Ah, assim melhorou o aspecto dos furos das primeiras fotos??
Uma questão, para talvez o Leopoldo responder, a fixação dos suportes no chassis, que parafusos eu devo usar? Vão ser Allen, penso em algo entre 16 e 18mm, dois por suporte, e dois pontos de solda, bem dados, (usando as luvas ;) ) em cada extremidade.
[]´s comentários construtivos são bem vindos!! :concordo:
p.peleje
05/12/2006, 10:19
p.peleje,
Acredito q naum, pois está faltando flexão no jumelo, por isso acho q é falta de peso.........
Vc colocou na dianteira tmb :?:
Mas então, feixes de CJ é comum acontecer isso, pq tem muitas lâminas.
Pq se vc for pensar bem, não faz muito sentido ele não abrir todo. Ele só não abriria todo se tivesse algo segurando ele. Ou só se o jumelo está meio preso, pois até onde sei tem uma regulagem.
Na dúvida não custa desmontar os feixes e lubrificar. É ruim pq fica juntando sujeira, porém...
Só vou colocar na traseira, já encomendei pro Rodrigo da Garra. Meus feixes estão modificados, estão com 6 lâminas e mais uma progressiva. E nas pontas de cada lâmina coloquei um calço de borracha.
[]s
Peleje
Pedro Freitas
06/12/2006, 20:06
Pq se vc for pensar bem, não faz muito sentido ele não abrir todo. Ele só não abriria todo se tivesse algo segurando ele. Ou só se o jumelo está meio preso, pois até onde sei tem uma regulagem.
o amortecedor poderia estar limitando a abertura total.
sempre é bom verificar o curso completo dele aberto e feixado. :concordo:
[]'s
leopoldo
06/12/2006, 20:22
Sobre os parafusos:
1º - via de regra de adaptação, use de preferência uma medida maior em relação ao original ... mm ou polegada.
2º- Se possível opte por rosca fina.
3º - Veja o que tem disponível nas casa de parafusos .... só depois disso saia furando ..... já paguei mico em casa de parafusos por descobrir que uma tal medida não tem ou simplesmente não fazem mais .... aí acaba adaptação em cima de adaptação.
- isso vale especialmente no interior, onde os recursos são mais escassos OU inexistentes -
4º - se possível, opte por parafusos e porcas em inox.
5º - use porcas parlock.
6º - se vai soldar, use um parafuso meia boca só para posicionar, nunca o parafuso que vai usar no final, pois o calor da solda estraga o parafuso ... e a parlock.
e
ainda bem que não está pensando em colocar na frente.
Haja entalhado de cardan, Ângulo de cruzeta, Ângulo de terminal de direção e Flexível de freio !
Nilsinho
06/12/2006, 21:51
pior que ficou tão bom que tò pensando em por na frente.....
leopoldo
06/12/2006, 22:01
vai dar KAKA !
não é para eixo dianteiro!
pcervieri
07/12/2006, 01:05
vai dar KAKA !
não é para eixo dianteiro!
não é para eixo dianteiro! ( estava se referindo ao jumelo revolver??)
Nilsinho
07/12/2006, 09:07
Leo,
intaum como melhorar a suspensão sianteira :?:
Galera, terça-feira coloquei os jumelos revólver na trazeira, do feixe original SPUA, tá um pouco arqueado, mas ficou bem legal!!!
agora oq vamos precisar mexer são nos amortecedores!!!
com o jumelo fechado tá estrangulando o amortecedor!!!
só abre se tirar o amortecedor!!!
segue fotinha do danado!!
[]'s
leopoldo
07/12/2006, 12:26
agora oq vamos precisar mexer são nos amortecedores!!
que dúvida !
pode procurar um amortecedor com pelo menos 50% a mais de curso.
MAS MAS MAS ....
antes disso, verifiquem o angulo de trabalho da cruzeta/flange.
solta a cruzeta, uma vez de cada lado e com a suspensão completamente aberta, tenta encaixar na flange, primeiro no diferencial e depois a mesma coisa no cambio, não esquecendo de girar o cardan e ver em várias posições !
pq não adianta ter um curso estelar se a cruzeta travar.
e vc pode escolher o amortecedor pelo angulo de trabalho máximo da cruzeta.
tudo que for a mais, limite com coxim e cinta de nylon.
que dúvida !
pode procurar um amortecedor com pelo menos 50% a mais de curso.
MAS MAS MAS ....
antes disso, verifiquem o angulo de trabalho da cruzeta/flange.
solta a cruzeta, uma vez de cada lado e com a suspensão completamente aberta, tenta encaixar na flange, primeiro no diferencial e depois a mesma coisa no cambio, não esquecendo de girar o cardan e ver em várias posições !
pq não adianta ter um curso estelar se a cruzeta travar.
e vc pode escolher o amortecedor pelo angulo de trabalho máximo da cruzeta.
tudo que for a mais, limite com coxim e cinta de nylon.
Ok, ótima orientação!!!
vou fazer isso!!!!
depois posto mais fotos!!
Paulo Eduardo
07/12/2006, 13:48
opa...
já peguei os parafusos, felizmente aqui apesar de ser interior, estamos bem servidos de material desse tipo. São allen 16mm grau 12.9, com porcas parlock, infelizmente, rosca fina, não tinha a porca parlock.
Agora vou lidar com outras coisas e colocar o jeep pra andar - tá só nas longarinas. Tava fazendo as preparações pra um outro projeto de suspensão que vem por aí, mas vou montar com os feixes e os revolveres pra andar no verão. O Jeep usa molas de F-250, 3 por feixe, na frente e atrás.
Na frente?? Com certeza que vai ter revolver na frente tb, com os jumelos na frente do feixe, junto ao pára-choques. Que por sinal já estão prontos.
Ficou assim:
Distância entre pinos fechado: 110mm
Distancia máxima entre pinos aberto 250mm limitada por batente em 160º
Todas as soldas na MIG, pintura eletrostática, todas as peças em aço 1020, menos o eixo em 1045 e a bucha interna do sistema de giro em bronze com uma graxeira.
Os parafusos são em aço, 9/16 e porcas parlock.
Tomara que aguente bem, mas acho que vai sim, ta bem reforçado.
[]´s
leopoldo
07/12/2006, 18:39
aguenta sim.
com certeza.
Elmer_Jeep
07/12/2006, 21:57
Paulo, parabéns pelo trampo :dance: :palmas:
[]'s
opa...
[]´s
atende encomendas??? :)
[]´s
Paulo Eduardo
07/12/2006, 23:51
ooo galera...
nem sei o que dizer... eu fiz o trabalho com os recurssos que tenho aqui na minha ofina e o conhecimento que possuo no momento. Acho que o mais prudente seria testar bem antes, com minha própria cara pra bater ( no volante) ;) e depois, se aprovar, ou após as mudanças nescessárias, sim. Com certeza posso fazer outros. Com os interessados me passando os dados certinhos faço sob medida, mas vamos ver se aprova antes né?
Valeu pela força aí! E assim que estiver andando eu posto fotos e os resultados! Se alguém tiver um maior interesse acho que por mp seria melhor pra não desviar muito do tópico.
Valeu!
[]´s na maior expectativa
p.peleje
08/12/2006, 10:13
Galera, terça-feira coloquei os jumelos revólver na trazeira, do feixe original SPUA, tá um pouco arqueado, mas ficou bem legal!!!
agora oq vamos precisar mexer são nos amortecedores!!!
com o jumelo fechado tá estrangulando o amortecedor!!!
só abre se tirar o amortecedor!!!
segue fotinha do danado!!
[]'s
Ribon, ta com amortecedor original do CJ? Os amortecedores estão dando fim de curso fechado é isso?
VC quis dizer arreado ou arqueado?
Já estou com os revolver e os amortecedores da ranger, falta tempo pra instalar. Vou usar essa configuração (com SPUA) segundo indicações do Elmer. Assim que tiver instalado posto fotos.
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
08/12/2006, 10:15
ooo galera...
nem sei o que dizer... eu fiz o trabalho com os recurssos que tenho aqui na minha ofina e o conhecimento que possuo no momento.
Humilde esse rapaz né... :pensativo: :rolleyes:
Olha os recursos que o cara tem na mão: :twisted: :lol:
Todas as soldas na MIG, pintura eletrostática, todas as peças em aço 1020, menos o eixo em 1045 e a bucha interna do sistema de giro em bronze com uma graxeira.
[]'s
Herbert Lima
08/12/2006, 10:47
All,
Sei que já foi discutido muitas vezes e tmb já li, mas queria a opinião dos mestres (Stephan, Bill, Leopoldo e etc) tendo em vista o seguinte:
1) Aqui em Campos 90% da trilha é erosão :shock:
2) as molas do CJ já estão cansadas :(
3) meu jeep só é usado pra trilha (estabilidade no asfalto ñ é problema) :dance:
diante disso, para naum entrar em outras discussões de 200 pgs vamos simplificar:
1) tiro as molas mando arquear
2) Coloco os Jumelos revolver na traseira
3) Coloco amortecedores do 608
4) aumento a luva e estria do cardan traseiro
Como vantagens terei
1) maior curso da suspensão traseira
Desvantagens:
1) Pessima estabilidade no asfalto
2) Tendencia a cair de frente em decidas acentuadas
Tem algo que esqueci ? Tem alguma alternativa custo beneficio mais adequada ?
[]´s (esperando pauladas)
Vou me manifestar também um pouco sobre esse assunto...
Ando ocasionalmente no asfalto com jumelo revolver e é possivel, tem somente que acostumar (nada de assustar).
Uso molas de Toyota bandeirantes em meu suzuki (3 lâminas nas 4 rodas), levemente arqueadas.. rodo tranquilo.
Meu jipe hoje com pneus 35 esta marcando em máxima com velocímetro não aferido 100 Km/h, talvez a real esteja perto dos 120 (ou mais)...
De certo nas curvas, vc nào pode abusar. Senão......
Optaria por essas alterações sem medo..
Abraços..
Paulo Eduardo
08/12/2006, 12:25
Humilde esse rapaz né... :pensativo: :rolleyes:
Olha os recursos que o cara tem na mão: :twisted: :lol:
[]'s
:lol: :lol: hahaha ta de sacanagem né Elmer??
eu tenho uma tornearia só isso... e a eletrostática é do meu amigo Altmayer que fabrica umas paradas pra bike. Ele fez a pintura pra mim:dance:
agora falta testar e aprovar né?
[]´s
leopoldo
08/12/2006, 12:38
......De certo nas curvas, vc nào pode abusar. Senão......
coloca barra estabilizadora com desengate rápido.
assim vc dirige tranquilo no asfalto e barbariza nas erosões depois de desconectá-las.
Herbert Lima
08/12/2006, 12:49
Gostaria de ve as fotos de seu carro.
Deve ter ficado bem bacana.
Abraços...
Nilsinho
08/12/2006, 21:55
Herbert,
Você utiliza revolver´s na dianteira também :?:
Quais são as alterações necessárias :?:
[]´s
Elmer_Jeep
08/12/2006, 22:27
vou compartilhar minha experiencia porque uso os revolver na dianteira do meu CJ5.
Tem algo de útil nesses dois tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23242
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=23
[]'s
Nilsinho
08/12/2006, 22:47
vou compartilhar minha experiencia porque uso os revolver na dianteira do meu CJ5.
Tem algo de útil nesses dois tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23242
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=23
[]'s
Elmer,
Valeu !!!!!! :concordo: :D
leopoldo
09/12/2006, 11:46
Nilson,
Perceba que o Elmer colocou o revolver no feixe dianteiro, mas .... na frente.
e perceba que nas fotos, êle verifica:
1- os ângulos de trabalho do terminal de direção junto ao pitman, que é o caso crítico.
2- os ângulos de trabalho das cruzetas X curso do entalhado.
3- o comprimento do flexível de freio.
E veja que o sistema de direção X barramento não é original do jeep.
Nilsinho
09/12/2006, 17:04
Leopoldo,
1- os ângulos de trabalho do terminal de direção junto ao pitman, que é o caso crítico.
Irei verificar ! :concordo:
2- os ângulos de trabalho das cruzetas X curso do entalhado.
Esse acho que vai dar trabalho.... :pensativo:
3- o comprimento do flexível de freio.
Moleza ! :wink:
E veja que o sistema de direção X barramento não é original do jeep.
Moleza ! :wink: (o meu já tem hidraulica e esta com as barras igual as do elmer)
Valeu pelas dicas ! :concordo:
[]´s
pcervieri
11/12/2006, 18:24
Elmer,
Voce montou esse seu revolver na dianteira??
Ficou bom?
Que modificacoes teve de fazer?
Comprei as molas da toyota e os jumelos articulados (os 4) pra colocar no meu jeep, vou usar um pneu agricola, mais ou menos equivalente ao 39".
Que modificacoes vc acha que eu deva fazer?
p.peleje
12/12/2006, 10:32
Elmer,
Ficou bom?
Comprei as molas da toyota e os jumelos articulados (os 4) pra colocar no meu jeep, vou usar um pneu agricola, mais ou menos equivalente ao 39".
neste tópico e em alguns mais está td bem explicado.
Pelo jeito vai ficar show seu jeep.
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
12/12/2006, 11:53
Elmer,
Ficou bom?
1 - Tenho apenas na dianteira e na configuração dessa suspensão foram montados na parte frontal do feixe. Mas no CJ6 que to fazendo os jumelos dianteiros estão na posição original dos CJ5 brasileiros conhecida como reversal shackle e vou usar revolver na suspensao trazeira tambem. Isso exige bastante pesquisa, critério na adaptação e coragem pra correr o risco de não dar certo...
2 - ficou ótimo.
3 - Recomendações:
Ler bastante o fórum;
Feixes Band (eu já usava desde 2001);
Eixos de Rural + Spoa + Correção de Cáster + Reposicionar amortecedores + High-Steer(fiz em novembro de 2005);
Amortecedores Ranger;
Luva e estria do cardâ da C10 (tem o código da spicer em algum lugar aqui do forum);
E pra vc que tem motorzão e pneuzão vale a pena instalar uma barra anti rolagem no eixo trazeiro.
[]'s
Nilsinho
13/12/2006, 22:36
All,
Depois de pronto acho q fiz cagada.... :parede:
Por favor alguem me diga que estou errado mas....
Coloquei os J. revolver nos feixes originais, agora tava pensando em trocar por feixes de band, naum vai sevir né : :parede:
Vou ter q compra outros j. revolver´s ??
AE !!!!
Pra variar o que nos falta é planejamento...
Ficamos empolgados e ai já era...
No meu CJ usei os jumelos revolver com feixes originais...
Na fotinho abaixo , o q limita a suspenção é a garagem :)
p.peleje
14/12/2006, 00:41
AE !!!!
Pra variar o que nos falta é planejamento...
Ficamos empolgados e ai já era...
No meu CJ usei os jumelos revolver com feixes originais...
Na fotinho abaixo , o q limita a suspenção é a garagem :)
Não vejo a hora de colocar os revolver e os amortecedores novos.
Pagani, que medida tem seus pneus?
Achou que não tem nada limitando o curso? Fora o telhado é claro.
Os feixes estão abrindo direitinho? Quais sãos seus amortecedores?
[]s
Peleje
AE !!
Aparentemente so a garagem mesmo limita... :)
É claro que colocarei um batente pra não comprometer alguns componentes..
Os amortecedores serão os da ranger mesmo com os suportes em novas posições...
Os pneus são os TORK em carcaças 33'' que estao com um total de 34,5'' , mas ja estou achando eles pequenos...
[]´s
Afff esqueci de outro limitador, mas esse ja era tb.. :)
Nilsinho
14/12/2006, 17:36
Afff esqueci de outro limitador, mas esse ja era tb.. :)
Pagani,
Seus pneus estão montados ao contrario, estão tracionando pra traz >>>>> o certo é pra frente <<<<<<<< (pelo menos eu acho).
[]´s
HEHEHE...
Vc esta correto, é que tinha q montar correndo pra colocar os eixos logo...
Antes de andar vou acertar isso...
[]´s
p.peleje
15/12/2006, 10:44
Pagani,
Estou enganado ou vc mudou a posição dos amortecedores?
[]s
Peleje
AE !!
Ainda vou mudar ele esta sem amortecedores ainda...
Na verdade aumentei i entre eixo em 14 polegadas ai os suportes antigos ja eram...
Qdo tudo estiver no lugar ai vou fazer as medições para instalar o melhor amortecedor e os suportes em locais corretos...
[]´s
pcervieri
16/12/2006, 02:13
1 - Tenho apenas na dianteira e na configuração dessa suspensão foram montados na parte frontal do feixe. Mas no CJ6 que to fazendo os jumelos dianteiros estão na posição original dos CJ5 brasileiros conhecida como reversal shackle e vou usar revolver na suspensao trazeira tambem. Isso exige bastante pesquisa, critério na adaptação e coragem pra correr o risco de não dar certo...
2 - ficou ótimo.
3 - Recomendações:
Ler bastante o fórum;
Feixes Band (eu já usava desde 2001);
Eixos de Rural + Spoa + Correção de Cáster + Reposicionar amortecedores + High-Steer(fiz em novembro de 2005);
Amortecedores Ranger;
Luva e estria do cardâ da C10 (tem o código da spicer em algum lugar aqui do forum);
E pra vc que tem motorzão e pneuzão vale a pena instalar uma barra anti rolagem no eixo trazeiro.
[]'s
Esqueci de dizer...
Os eixos que vou utilizar sao do troller e a barra anti rolagem vai ser colocada tambem.
semana passada resolvi aumentar o chassi do jeep, cortei bem proximo ao suporte original do cambio e aumentei 22cm, fiz bem ou fiz cagada??
Me desculpa a inguinorança" mas o que e high-steer???
Como reposicionou os amortecedores?
Paulo Eduardo
16/12/2006, 16:14
Opa...
high-steer é quando você muda a fixação do barramento da direção pra parte de cima do munhão, tem algumas maneiras de se fazer, e poucas que ficam boas. Eu não tenho fotos aqui hoje, mas alguém deve ter com certeza, e você deve achar coisa sobre isso com a pesquiza.
quanto ao aumento do chassis, se você fez bem feito, ótimo. fica bom com o entre eixos maior.
[]´s
ae !!
o meu cj foi aumentado o entre eixo em 14 polegadas, porem o que alterei foi o posicionamento das modas traseiras e dianteiras, aumentando somente o final do chassi para soldar os novos suportes..
[]´s alongados
Elmer_Jeep
17/03/2007, 13:00
opa...
já peguei os parafusos, felizmente aqui apesar de ser interior, estamos bem servidos de material desse tipo. São allen 16mm grau 12.9, com porcas parlock, infelizmente, rosca fina, não tinha a porca parlock.
Agora vou lidar com outras coisas e colocar o jeep pra andar - tá só nas longarinas. Tava fazendo as preparações pra um outro projeto de suspensão que vem por aí, mas vou montar com os feixes e os revolveres pra andar no verão. O Jeep usa molas de F-250, 3 por feixe, na frente e atrás.
Na frente?? Com certeza que vai ter revolver na frente tb, com os jumelos na frente do feixe, junto ao pára-choques. Que por sinal já estão prontos.
Ficou assim:
Distância entre pinos fechado: 110mm
Distancia máxima entre pinos aberto 250mm limitada por batente em 160º
Os parafusos são em aço, 9/16 e porcas parlock.
[]´s
Paulo, tava observando esses revolver e tenho algumas duvidas, abaixo vai uma das suas fotos indicando o que pretendo saber.
Como é feita a montagem entre a parte indicada na seta amarela com a parte indicada na seta verde:?: Na maioria dos que já vi existe um parafuso onde marquei com a seta branca.
Outra coisa, o graxeiro que vc instalou lubrifica as duas partes (articulação e torção) :?:
[]'s
elmestizo
18/03/2007, 12:07
Pessoal,
Alguém tem fotos de spua+arituclado ou revolver? o resultado é bom?
abrass
p.peleje
19/03/2007, 11:05
só pra ilustrar
Paulo Eduardo
20/03/2007, 19:15
opaa...
nossa pessoal só vi agora que o Elmer tinha feito uma pergunta pra mim...
lá vai: a articulação ali nesse da foto, que foi o primeiro que eu fiz e ta no meu jeep, é um tubo dentro de outro. O mais fino que vai por dentro tem parede bem grossa e eu torneei um resalto. Pra prender um no outro, fiz uma bucha que vai prensada e soldada dentro do tubo maior, entre um e outro fiz uma buchinha de bronze mas já abandonei a idéia.
No segundo jogo, que fabriquei pro Fugger, fiz diferente. É um tubo parede bem grossa 8mm com o ressalto, dentro de outro tubo parede 8mm feito o ressalto ao contrário tipo macho e fêmea, sem soldas, superfícies de contato polidas. Ambos tubos mecânicos DOM ( trefilados ).
Em ambos, existe canal espiral para lubrificação do eixo. A bucha de articulação do jumelo é de borracha no 1º e de nylon no 2º. Não precisa de graxadeira.
Sugestões são bem vindas...
[]´s
Elmer_Jeep
27/03/2007, 17:22
opaa...
nossa pessoal só vi agora que o Elmer tinha feito uma pergunta pra mim...
lá vai: a articulação ali nesse da foto, que foi o primeiro que eu fiz e ta no meu jeep, é um tubo dentro de outro. O mais fino que vai por dentro tem parede bem grossa e eu torneei um resalto. Pra prender um no outro, fiz uma bucha que vai prensada e soldada dentro do tubo maior, entre um e outro fiz uma buchinha de bronze mas já abandonei a idéia.
No segundo jogo, que fabriquei pro Fugger, fiz diferente. É um tubo parede bem grossa 8mm com o ressalto, dentro de outro tubo parede 8mm feito o ressalto ao contrário tipo macho e fêmea, sem soldas, superfícies de contato polidas. Ambos tubos mecânicos DOM ( trefilados ).
Em ambos, existe canal espiral para lubrificação do eixo. A bucha de articulação do jumelo é de borracha no 1º e de nylon no 2º. Não precisa de graxadeira.
Sugestões são bem vindas...
[]´s
Bom, agora eu q demorei... :parede:
Acho q entendi, os tubos da torção são montados(um transpassando o outro até encostarem os ressaltos) antes de soldar o garfo, correto :?:
Perguntei porque esses dias desmontei os meus pra detectar um problema que encontrei, o graxeiro lubrificava somente a parte da Articulação (nas buchas), na parte da torção as peças trabalhavam à seco... então adaptei outro graxeiro.
fotos abaixo
[]'s
Paulo Eduardo
27/03/2007, 19:18
Opa...
exatamente.
cara, quanto tem de diametro esses tubos desse jumelo? parace tão pouco.
ah tem um esquema de direção ficando pronto por aqui, logo vou botar umas fotos.
[]´s
ah tem um esquema de direção ficando pronto por aqui, logo vou botar umas fotos.
[]´s
Opa!!!
Olha os direitos autorais aí!!! :):):)
[]´s
Paulo Eduardo
28/03/2007, 12:08
opa...
hehehe, to fazendo 3 já. esse acho que pode ter mais gente interessada. além de ser uma única peça, ainda dá um reforço na travessa do radiador.
[]´s
Herbert Lima
07/10/2007, 23:43
Professor Elmer.
Tive problema idêntico com os meus.
O platinado abriu, trocou as buchas e lubrificou tudo..
Este tópico tirou 80% das minhas dúvidas sobre Jumelo Revolver.
Informações preciosas!!
:palmas:
{}'s cada vez mais convencido de Jum. Rev.!