PDA

Ver Versão Completa : Alargadores de roda x alargadores de feixes



Cacá
20/11/2006, 17:00
Olá, gente. Desculpe se é uma dúvida tosca, mas estive olhando por um longo tempo o conjunto de suspensão e pensando nos kits alargadores dos feixes que estão vendendo por aí e em sua funcionalidade.

1) Qual o 'princípio ativo' do kit alargador de feixes? Mudança do centro de gravidade ou algo que o valha?
2) Se é assim, o uso de alargadores de rodas também exerceria a mesma função?
3) Essa alteração realmente melhora o ataque da viatura em curvas?


Abraços, pensando no que fazer pra miorá o que jébão :pensativo:

Sergio Rocha
20/11/2006, 18:41
Olá, gente. Desculpe se é uma dúvida tosca, mas estive olhando por um longo tempo o conjunto de suspensão e pensando nos kits alargadores dos feixes que estão vendendo por aí e em sua funcionalidade.

1) Qual o 'princípio ativo' do kit alargador de feixes? Mudança do centro de gravidade ou algo que o valha?
2) Se é assim, o uso de alargadores de rodas também exerceria a mesma função?
3) Essa alteração realmente melhora o ataque da viatura em curvas?


Abraços, pensando no que fazer pra miorá o que jébão :pensativo:

Poderia me dizer o que vem a ser`um kit alargador de feixe.

[]´:pensativo:

lucciano amaral
20/11/2006, 18:47
Poderia me dizer o que vem a ser`um kit alargador de feixe.

[]´:pensativo:

Sergio, eu tambem nao conheço o kit alargador de feixe. O que seria isto?

PRK porfavor nos posicione sobre o que compoem tal kit. abraços

DJunior
20/11/2006, 18:49
PRK-JEEP,

Se eu entendi bem, alargadores de feixe = deslocar os feixes de mola para a lateral do chassi?????

Se eu estiver correto, este artificio só pode ser feito se você utilizar eixos mais largos, como o da rural. Não tem lógica deslocar os feixes de mola se você estiver utilizando os eixos originais do CJ!!!!!

Mas como o Sergio perguntou, explica melhor este "KIT Alargador de Feixe".

Abraços,

Dirceu

Cacá
20/11/2006, 19:09
Sergio, Luciano, Dirceu, como vão???

Trata-se de uma traquitana mais ou menos assim:
http://www.001shop.com.br/lojas/zezo4x4.com.br/produtos.asp?produto=317&categoria=124&inf=2&a1=PEÇAS&a2=suspens%E3o

Eu também não sei mais detalhes, por isso postei o tópico.

Abraços, boa semana pra todos:concordo:

DJunior
20/11/2006, 19:14
PRK-JEEP,

Como comentei, este KIT serve para deslocar o feixe de molas para fora do chassi, mas não vejo vantagens colocar este KIT com os eixos originais. Acredito que não existe vantagens de estabilidade neste caso.

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
20/11/2006, 19:40
Mais um produto fútil no mercado off-road.

O ganho de estabilidade é ilusão, a perca do curso de suspensão é verdadeira...

Tem um tópico antigo que fala sobre esse assunto com boas explicações, to sem tempo agora pra procurar.

[]'s

Cacá
20/11/2006, 19:43
Olá, Dirceu,

PRK-JEEP,
Como comentei, este KIT serve para deslocar o feixe de molas para fora do chassi, mas não vejo vantagens colocar este KIT com os eixos originais. Acredito que não existe vantagens de estabilidade neste caso. Dirceu

No anuncio diz "este kit utiliza os mesmos feixes de molas originais,apenas afasta os molejos mais próximos da roda e seu objetivo é dar mais estabilidade na suspensão do jeep." Balela, então? :?

[s],

Cacá
20/11/2006, 19:45
Olá, Elmer :concordo:

Mais um produto fútil no mercado off-road.

Só vem a reforçar: é balela mesmo. :putz:

[s],

DJunior
20/11/2006, 19:52
PRK-JEEP,

Aí está a grande vantagem da existencia de um forum. Se a gente acreditar em tudo que está a venda no mercado, a preços muito elevados, estaremos gastando muito dinheiro e não existe vantagem prática após instalação.

Já vi muitos jeep com esse tal "KIT Alargador de Feixe de Molas", com molas do Toy e eixos de rural que a estabilidade ficou bem melhor, mas pense no custo benefício desta modificação!!!!!!!

Abraços,

Dirceu

Cacá
20/11/2006, 19:58
Dirceu,
concordo com vc. Fórum é pra isso mesmo. Veja, a minha intenção não é incrementar, e sim otimizar mantendo a originalidade do CJ que, afinal, chama-se Lineu e tem que fazer jus à sua carinhosa graça.

Um grande abraço a vc e obrigado pelo papo :concordo:.

José Augusto
20/11/2006, 21:03
Alterar essa posição de apoio dos feixes implica em esforços grandes de torção no chassi, para evitar esse novo esforço seria necessário novas travessas de modo a "segurar" essa tendência e neste kit só ví uma nova travessa e pouco rígida.

Isso poderia ser interessante no caso de eixos largos SPOAdos para melhorar a condição da sapata e do grampo do feixe, mas sem prejudicar o ângulo esterço.

Esse tipo de alteração, o que muda no comportamento, como disse o Elmer o curso fica menor, por outro lado como o braço aumenta, para combater o mesmo momento de tombamento lateral, a força tem que ser menor, para uma força menor a suspensão deforma menos (f=k*x), ou seja, o veículo tende a inclinar menos em curvas, resumindo privilegia o comportamento em velocidade e menor curso de suspensão, indicado para onroad, provas de rally de velocidade ou indor.

Elmer_Jeep
20/11/2006, 23:09
Pronto, acessei agora a noite só porque eu tava invocado com esse assunto, aqui vai o tópico que falei muito bom com ótimos comentários do Mauro B. e Mestre Leopoldo.
Suspensão por fora do chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205)

[]'s e boa leitura.

Cacá
20/11/2006, 23:20
Oi, Elmer

Pronto, acessei agora a noite só porque eu tava invocado com esse assunto, aqui vai o tópico que falei muito bom com ótimos comentários do Mauro B. e Mestre Leopoldo.

Nesse topico o Leopoldo discorre sobre o CG e diz: "Só o aumento de bitola ou rebaixamento podem diminuir o valor limite de aceleração que causa a rolagem.". Ou seja, espaçadores nas rodas resolvem, alargadores de feixes :discordo: .


[s],

Sergio Rocha
21/11/2006, 10:44
Alargadores de rodas, ou eixo de Rural melhoram a estabilidade e aumentam um pouco o curso da suspensão( a alavanca fica maior).Qualquer aumento na bitola melhora a suspensão.

[]'

Cacá
21/11/2006, 10:49
Oi Sérgio,

Alargadores de rodas, ou eixo de Rural melhoram a estabilidade e aumentam um pouco o curso da suspensão( a alavanca fica maior).Qualquer aumento na bitola melhora a suspensão.

Mais um voto pra Dona Bitola :concordo:

[s],

José Augusto
21/11/2006, 12:43
Li o tópico, até a entrada do Wallace, todos os argumentos não levaram em conta as forças de movimento (inercia) e o fato dos feixes não se desligarem como as suspensões com molas helicoidais, ele (Wallace) até esboçou comentário sobre as implicações mas não foi até o fim o que foi uma pena, depois disso nada se acrescentou.

Cada vez mais fica patente que suspenção não é coisa para amador.