PDA

Ver Versão Completa : Melhorar conforto na ranger

Joseph paulo
20/11/2006, 12:07
A ranger é uma picape muito confortavel o problema é o banco traseiro não tem quase inclinação alguem tem alguma solução pra esse problema?

Walter L. L. Casitta
20/11/2006, 13:22
A ranger é uma picape muito confortavel o problema é o banco traseiro não tem quase inclinação alguem tem alguma solução pra esse problema?

O pessoal da http://www.rallyedesign.com.br/ tem uma solução pra isso, mas não deve ser barato não...

carioca10
20/11/2006, 14:01
Link: http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/ReformasientoRanger.htm

Uma solução mais em conta.

Mostre a um capoteiro de sua confiança, e, depois conte os resultados e nos mande fotos.

Antes - 1

http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/ReformasientoRanger_archivos/image005.jpg

Depois - 1

http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/ReformasientoRanger_archivos/image009.jpg

Antes - 2

http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/ReformasientoRanger_archivos/image007.jpg

Depois - 2

http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/ReformasientoRanger_archivos/image011.jpg

O pessoal da http://www.rallyedesign.com.br/ tem uma solução pra isso, mas não deve ser barato não...

carioca10
20/11/2006, 16:33
As imagens parecem não estar sendo visualizadas, assim estou corrigindo:

Antes - 1

http://img520.imageshack.us/img520/430/image005hx5.jpg

Depois - 1

http://img479.imageshack.us/img479/7458/image009bl4.jpg

Antes - 2

http://img53.imageshack.us/img53/4746/image007dj1.jpg

Depois - 2

http://img508.imageshack.us/img508/6205/image011eh9.jpg

Felipe

Edintruder
20/11/2006, 23:51
Essa modificação nos bancos é feita através da alteração da posição das dobradiças do encosto e assento, empurrando o conjunto cenca de 5cm para frente.

Joseph paulo
21/11/2006, 15:44
edintruder com as proprias dobradiças posso rebater o banco? vc sabe como fazer?

Pequeno jr
22/11/2006, 18:09
Edi,

Tu não quer fazer isso ai e depois mostrar para a gente?? T pago uma lata de cerveja na beira da praia.

Edintruder
22/11/2006, 19:12
Estou bem a fim de tentar. Vou olhar e estudar uma opção simples e eficiente.

Pequeno jr
22/11/2006, 19:26
Estou bem a fim de tentar. Vou olhar e estudar uma opção simples e eficiente.

Eu pago a cerveja .. pode ter certeza.

Walter L. L. Casitta
22/11/2006, 19:30
Tem um tempão que estou querendo melhorar os bancos traseiros. Essa idéia ta na minha caça a quase 5 anos.:rolleyes: Vamos ver se eu consigo fazer isso nesse findi...

Pequeno jr
22/11/2006, 19:38
Qto esta a cerveja na cidade dos senhores hein!? Tenho q ver minhas economias.

Edintruder
22/11/2006, 19:49
É mais fácil do que parece! Com 6 chapas de metal de 8 x 8cm, 19 parafusos 1/4 x 1/2" com porca, uma furadeira com broca 6,5mm , cerca de 1 hora e meia e muita boa vontade tá pronto!
Vou fazer!!! Até porque entre o encosto e a cadeira do meu filho sobram os 5cm de espaço entre a base e o encosto, e assim a cadeirinha se adaptará melhor.
Dobradiças do assento: São presas pela frente com apenas um parafuso. Tem que tirar o pino da base para girar ao contrário e fazer a base ser presa na face de cima. Colocando uma chapinha 8x8 consegue-se reposicionar a dobradiça 5 cm a frente, fixando a chapa na carroceria com 2 parafusos e a dobradiça com um parafuso.

Dobradiças do encosto. Se instala as outras chapas para fazer o reposicionamento das dobradiças 5 cm a frente, sendo que se aproveita um parafuso para fixar as dobradiças laterais, apenas furando a dobradiça original ao lado do furo mais de trás, pois tem exatos 5 cm.

Trava do encosto. TALVEZ seja necessário dar uma baixada na posição dos pinos trava. Com uma furadeira dá para alargar o furo original e fazer a peça descer um pouco, porém só se não der curso para travar o encosto.

Walter L. L. Casitta
22/11/2006, 20:26
Edi,
Eu acho que é um pouco mais complicado. O acento não tem nenhuma estrutura e tem que ficar apoiado em alguma coisa pra não deformar. Também, pra que fique realmente confortável, o acento alem de ir pra frente tem que ficar mais inclinado pra trás, tem que levantar um pouco a parte da frente.
O encosto eu concordo que é moleza pra modificar...

Edintruder
22/11/2006, 20:34
nas fotos na primeira página não parece que a inclinação do assento foi alterado. Como eu carrego um monte de tralhas debaixo do banco, ele irá ficar retinho....

Edintruder
25/11/2006, 21:37
Com uma 1:15hs de trabalho ficou pronta a modificação do banco traseiro. Na verdade usei apenas uma chapa de metal, o resto foi apenas refuração das chapas.

Edintruder
25/11/2006, 21:51
Continuando...
Há! A moto vermelha estou vendendo. Suzuki Intruder (daí que saiu o EdINTRUDER!, que dizer Eduardo da Intruder!!!) ano 2002, 250cc, 23.000km, minha desde zero e modificada por mim. Está com a tx de compressão elevada. Banco único para sair sem levar a mulher, o ronco faz até surdo escutar!
alonguei 7 cm na balança, 23 na cambagem da roda pelo quadro, baixei 8 cm, placa e sinaleira traseira no lado esquerdo, com sinaleira e freio em uma só lâmpada, quadro galvanizado, sem detalhes!
Muito boa!
R$6000,00. Financio!

Edintruder
25/11/2006, 21:53
Não sei se alguém já se incomodou pela falta de luz interna que acenda com as portas fechadas na Ranger XL. Então instalei duas luminárias do Gol (devia ter colocado do Santana que são mais bonitas) que se acendem individuais ou quando abre as portas.

Minhocas
28/11/2006, 12:11
Eu acho bem legal aquele negócio que vai no teto das S10, com as luminarias... tinha vontade de ver se dava para adaptar na Ranger....

O negócio do banco trazeiro realmente foi uma boa coisa, vou ver eu consigo fazer algo assim também, a minha esposa com a minha filhotinha que sempre andam no banco trazeiro reclamam um pouco da posição do encosto...

Valeu pelas dicas!

Não sei se alguém já se incomodou pela falta de luz interna que acenda com as portas fechadas na Ranger XL. Então instalei duas luminárias do Gol (devia ter colocado do Santana que são mais bonitas) que se acendem individuais ou quando abre as portas.

edubelem
30/11/2006, 16:17
Com uma 1:15hs de trabalho ficou pronta a modificação do banco traseiro. Na verdade usei apenas uma chapa de metal, o resto foi apenas refuração das chapas.

Ed, 5 cm foi o ideal ou precizaria de mais? Ou pode ser menos?

IGORFROTA
30/11/2006, 18:34
Edin,

Não entendi como vc utilizou apenas uma chapa !!!

Na verdade, não consegui nem entender direito as fotos, ficaram bem escuras...

Pode dar uma breve descricao de todo o processo e adicionar fotos mais nítidas do alteração já concluída ?

Abraço
Vlw

Edintruder
30/11/2006, 18:50
Edu, pode ser menos, uns 3 cm já deve dar uma diferença boa. Mas com os 5 ficou bem melhor do que o original, ficou com uma inclinação semelhante aos carros da GM no banco traseiro. Porém eu não entro mais confortavelmente com o banco dianteiro todo pra trás. Fico com os joelhos encostados no encosto dianteiro.

Pequeno jr
30/11/2006, 18:56
Se eu entendi direito, vc so mexeu no assento mas não mexeu no encosto, correto?

Se for isso, acho q no caso do argentino ele mexeu foi na inclinação do encosto.

Pequeno jr
30/11/2006, 18:58
Edu, pode ser menos, uns 3 cm já deve dar uma diferença boa. Mas com os 5 ficou bem melhor do que o original, ficou com uma inclinação semelhante aos carros da GM no banco traseiro. Porém eu não entro mais confortavelmente com o banco dianteiro todo pra trás. Fico com os joelhos encostados no encosto dianteiro.

Vc tem q conciliar. Se vc for andar no banco de trás, coloque pessoas mais baixas que vc para andar no banco da frente. Rs!

Edintruder
30/11/2006, 19:16
Mexi no assento e no encosto, e justamente o encosto é que te empurra mais para a frente. Nessa nova posição, o banco traseiro está com o mesmo espaço da S-10. O bom da Ranger é que mesmo com 1,90 e o banco dianteiro todo pra trás, eu entrava legal, agora apertou um pouco, porém para a maioria das pessoas entram muito confortáveis mesmo assim.

Edintruder
30/11/2006, 19:18
Vc tem q conciliar. Se vc for andar no banco de trás, coloque pessoas mais baixas que vc para andar no banco da frente. Rs!

Normalmente só ando eu e a minha esposa, e quando tem mais alguém sou eu quem dirige. Conto nos dedos as vezes que andei no banco traseiro! Na verdade andei mais na caçamba do que no banco traseiro.

Joseph paulo
30/11/2006, 21:15
Edintruder vc somente refurou as chapas originais? melhorou bem a postora do banco, será que haverá alguma deformidade no assento do banco

Marcello Ladeira
30/11/2006, 22:37
Poxa agora fiquei com inveja, se mandar meu banco trazeiro os 5 cm pra frente ele vai esbarrar no banco da frente.

Parabéns pela solução, realmente a Ranger é muito mais confortável que a L200.

[]s,

IGORFROTA
01/12/2006, 11:21
Edin,

Não entendi como vc utilizou apenas uma chapa !!!

Na verdade, não consegui nem entender direito as fotos, ficaram bem escuras...

Pode dar uma breve descricao de todo o processo e adicionar fotos mais nítidas do alteração já concluída ?

Abraço
Vlw

Pô Edin,

Respondeu td mundo e esqueceu de mim :(
Da mais detalhes da tua transformações...e fotos tb.
Vlw

edubelem
01/12/2006, 11:54

Poisé ed, eu estava bolando mecher apenas no encosto, pois o acento do meu carro é maior que o seu (a ford melhorou um poquinho), e acredito que apenas 3 cm não afetaria na abertura do asento, e mais especificamente eu etava pensando em colocar uma espuma de 4 cm apenas na parte lonbar (em baixo) do encosto ou colocar um extensor no parafuso do encosto, ao inves de faser furos. Pois o encosto não rebate mais.

Marcelo, realmente a ranger tem muito espaço atras, a Ford não ageita isso só de sacanagem. Pois o cara fica sentado c/ a costa reta e o joelho a uns 10 - 15 Cm do banco da frente. Ou seja é um banco ridículo no meio de um salão.

Edintruder
01/12/2006, 20:17
Poxa agora fiquei com inveja, se mandar meu banco trazeiro os 5 cm pra frente ele vai esbarrar no banco da frente.

Parabéns pela solução, realmente a Ranger é muito mais confortável que a L200.

[]s,

A postura e conforto do assento traseiro da L200 é bem melhor, o problema é apenas falta de espaço.

Edintruder
01/12/2006, 20:29
Pô Edin,

Respondeu td mundo e esqueceu de mim :(
Da mais detalhes da tua transformações...e fotos tb.
Vlw

Pô Igor, foi mal, eu não tinha visto mesmo!
Vou descrever o que eu fiz.
Dobradiças do Assento: Removi os parafusos de fixação e forcei as dobradiças contra o próprio assento, desfazendo a dobra original. Fiz um furo na ponta dessa dobradiça para ganhar os 5cm, assim como fiz um furo na face superior da chapa que prende as dobradiças. Prendi com um parafuso por chapa, usando parafusos 1/2" de comprimento x 1/4 de diâmetro de rosca e cabeça sextavada.

Encosto: Soltei as dobradiças do assoalho e removi tudo, fiz um furo apenas em cada dobradiça lateral, ao lado do furo original para ficarem deslocadas os 5cm da frente, e usei assim a furação e o parafuso original da caminhonete, lembrando que sobra assim um parafuso de cada dobradiça. Na dobradiça central, usei uma chapinha 8x8cm e fiz uma base nova para a dobradiça, fazendo ela ficar presa os 5 cm a frente da posi~ção original. Na fixação dessa base, usei os parafusos originais da dobradiça e prendi a mesma à base nova usando os parafusos removidos do assento que possuem porca (02).

Trava do encosto: Apenas fiz furos novos logo acima dos originais, fazendo eles ficarem mais baixos que antes.

Dessa forma gastei uma chapa 8 x 8cm, três parafusos 1/2 x 1/4" com porcas e arruelas, e ainda sobraram três parafusos originais da caminhonete, que podem ser usados no lugar dos novos, porém precisam apenas as porcas que tenham o mesmo passo de rosca... As duas tiras que limitam o movimento de abertura do assento ficaram soltas mesmo, porém é barbada desfazer tudo, pois mesmo com as dobradiças retas elas ficam numa posição próxima à original não prejudicando o movimento.

IGORFROTA
03/12/2006, 22:07
Vlw Edin,

Agora deu para entender o "milagre"....

IGORFROTA
01/10/2007, 07:19
Resolvi ressucitar o tópico pois finalmente farei a modificação.
To trocando o meu amplificador do sistema de som, e o novo apesar de ser menor é 2 cm mais espesso.
Dessa forma vou unir o últil ao agradável.

Edin, após esse tempo todo haveria alguma nova consideração a fazer sobre a modificação ?
Apareceu algum rangido ?
Sera que mandar fazer peças alongadoras não seria mais correto ?
Sera que eu ganho os 2cm na parte mais superior do enconto ?

Vlw

ojaneri
01/10/2007, 08:54
IGOR,
Eu fiz na minha Ranger essa modificação no começo do ano, e deu para perceber algum conforto. Acredito que dá para ganhar os 2cms sim, mas não na parte mais superior, que continua encostada na lata, e inclusive mais baixo que o banco original.

Peças alongadoras seria mais caro e mais fácil de retornar ao original, mas nem por isso quer dizer que é o 'mais correto'.

IGORFROTA
01/10/2007, 09:51
Osvaldo, como você fez sua adaptação ?
Copiou identico ao do Edin ?
Quanto à distancia na parte superior...tava pensando... se eu conseguir uma boa inclinação no banco, posso colocar calços na ponto de ancoragem do encosto e assim afastar um pouco o banco da lata.

Meu amplificador fica instalado na parte de abaixo do banco, onde existe um recuo na lata. Mesmo assim, quando o banco está encostado, o amplificador fica no limite já encostando na lata.

Acho que com o caço na peça de fixacao do encosto e a alteração de inclinação, consigo espaço sem perder o conforto. Se eu colocasse apenas o caço, até daria, mas o conforto ficaria terrível.

alexborba
01/10/2007, 11:07
consegui este tutorial no fórum da comunidade ranger (http://comunidaderanger.com.br/)
não me lembro mais o link direto, mas o texto dizia:

"Shimomoto, vc pode melhorar bastante o comforto no bc traseiro, basta
vc modificar a posição do fixador do banco, na parte inferior tem uma
peça que fixa o banco, basta desaparafusa-la e voltar a fixar com
apenas um parafuso,fixando o orifício de tras no parafuso da frente,
com isto vc afasta a região lombar em aprox. 3-4cm melhorando bastante
a inclinação."

e nas fotos que tiraram:

fiz isso pois não aguentava mais minha sogra reclamar de dor nas costas... um dia, voltando de campos, eu mesmo sofri no banco de trás e achei que já era hora de botar pra funcionar...
uma hora para tirar o banco naquele aperto onde nem cabe o braço, umas pauladas para o fixador ir para frente e mais uma hora para pôr de volta deram certo!
o banco ficou mais pra frente e o conforto melhorou mesmo!
mas ficou batendo lata, uma vez que os ganchos-suporte que vão presos à lataria ficaram meio soltos...
então tomei coragem e mais uma hora depois para desmontar, coloquei uns calços de borracha maciça entre os ganchos-suporte do banco e da lataria. fiz uma força braba para pôr o banco de volta sozinho com aquela borracha toda e mais uma hora parafusando, boa, deu certo!!
agora vou fazer frilas para o acabamento da ford: melhorou 200%, nunca mais ouvi um rangidinho nem batida no banco e minha sobra não reclama mais: só alegria!

boa sorte a quem for tentar e tenha paciência e parafusadeira...
abs
b

Edintruder
01/10/2007, 15:12
Na minha já faz bastante tempo que mudei e não apareceu nenhum rangido e nem nada de anormal. Apenas a anotação a respeito do conforto pelos passageiros.

MarBO
01/10/2007, 15:46
Ola Pessaol

Tambem ja fiz na minha mas por ter os bancos da frente maiores ( a partir de 2005) o ganho no conforto fica mais para os pequenos pois encosta logo no banco da frente

edubelem
01/10/2007, 16:00
consegui este tutorial no fórum da comunidade ranger (http://comunidaderanger.com.br/)
não me lembro mais o link direto, mas o texto dizia:

"Shimomoto, vc pode melhorar bastante o comforto no bc traseiro, basta
vc modificar a posição do fixador do banco, na parte inferior tem uma
peça que fixa o banco, basta desaparafusa-la e voltar a fixar com
apenas um parafuso,fixando o orifício de tras no parafuso da frente,
com isto vc afasta a região lombar em aprox. 3-4cm melhorando bastante
a inclinação."

e nas fotos que tiraram:

fiz isso pois não aguentava mais minha sogra reclamar de dor nas costas... um dia, voltando de campos, eu mesmo sofri no banco de trás e achei que já era hora de botar pra funcionar...
uma hora para tirar o banco naquele aperto onde nem cabe o braço, umas pauladas para o fixador ir para frente e mais uma hora para pôr de volta deram certo!
o banco ficou mais pra frente e o conforto melhorou mesmo!
mas ficou batendo lata, uma vez que os ganchos-suporte que vão presos à lataria ficaram meio soltos...
então tomei coragem e mais uma hora depois para desmontar, coloquei uns calços de borracha maciça entre os ganchos-suporte do banco e da lataria. fiz uma força braba para pôr o banco de volta sozinho com aquela borracha toda e mais uma hora parafusando, boa, deu certo!!
agora vou fazer frilas para o acabamento da ford: melhorou 200%, nunca mais ouvi um rangidinho nem batida no banco e minha sobra não reclama mais: só alegria!

boa sorte a quem for tentar e tenha paciência e parafusadeira...
abs
b

Essas fotos foram postadas por mim, e não sentí tb nem um rangido.

[]'s,

IGORFROTA
02/10/2007, 16:04
Como meu maior propósito é ganhar espaço para colocar os amplificadores, vou primeiro colocar calços no ponto de trava do banco, dessa forma devo ganhar uns 2,5 cm de espaço atras.

Com certeza ficará mais desconfortável, mas eu nao ando atras mesmo...

Caso fique muito esquisito e feio, dai eu faáo o upgrade completo.

Vlw moçada.

alexborba
02/10/2007, 17:04
Essas fotos foram postadas por mim, e não sentí tb nem um rangido.

[]'s,

pois é, na minha os engates de trás do banco não fixavam corretamente, ficaram mais altos que o normal, sobrando um espaço mínimo de folga (o banco subiu uns centímetros), mas fatal no batuque...
depois do calço de borracha, beleza, mas o braço ficou torto de tanto ficar espremido no parafusa/desparafusa entre o banco e a cabine...

e valeu pelas fotos, muito úteis por sinal!

Edintruder
02/10/2007, 22:24
Na minha eu refiz os furos dos suportes e desloquei-os mais para baixo tudo que deu. Para travar tenho que bater mais forte que antes, mas ainda assim ficou muito melhor. Até ganhei mais espaço para carregar o guarda chuvas, esconder bolsas ou presentes da mulher. (dela mesma em aniversários e datas comemorativas) Nada de fogão! Se uma mulher já dá um prejuízo danado, imagina duas...

ederrech
13/10/2010, 15:17
me corrijam se eu estiver enganado mas nos modelos até 2004 os bancos tem aquele pino que segura o banco traseiro podendo ser facilmente aberto para utilizar o compartimento.. a partir de 2005 o encosto dos bancos vem parafusados..