PDA

Ver Versão Completa : Recall "Branco" L200 Sport 2004 e 2005 - IMPORTANTE!!!

Marcello Ladeira
19/11/2006, 19:57
Caros, saiu este final de semana (sábado, 18 de novembro de 2006) uma reportagem no caderno de veículos do Estado de Minas sobre problema nos motores da L200 Sport 2004 e 2005. Para quem não conhece este caderno é altamente respeitado e seus editores possuem grande capacidade técnica.

Transcrevo abaixo na integra a reportagem de 1 página.

----------------------------------------------------------------------------------------

LEGAL, MAS CONDENÁVEL

Rafael Bozzolla

Quem tem picape Misubichi L200, anos 2004 e 2005, que se cuide, pois o motor corre o risco de fundir. Fábrica está substituindo as bronzinas, sem avisar os proprietários

De Acordo com a lei, o recall (convocação dos proprietários para a substituição gratuita de peças) obrigatório de componetes defeituosos só precisa ser feito quando a segurança do veículo fica comprometida. Neste caso, o fabricante deve comunicar de forma ampla a convocação para que todos os proprietários interessados fiquem sabendo que seu carro deve ser reparado sem custo.

Aproveitando a brecha da segurança, não é de hoje que as montadores fazem o chamado "recal branco", que funciona da seguinte forma: as marcas detectam alguma falha de projeto ou fabricação e, para evitar um contingente de clientes insatisfeitos ou de processos judiciais, fazem a troca da peça na surdina. For o caso dos motores 2.0 do Chevrolet Monza ou da malfadada versão a diesel da Kombi, no qual nem a troca de todo o conjunto propulsor resolvia o problema.

SILENCIOSA

Agora é a vez da Mitsubishi que está fazendo, de forma silenciosa, a troca das bronzinas do virabrequim da picape L200 Sport ano modelo 2004 e 2005 (até abril). A peça funciona como um rolamento e é responsável por reduzir o atrito entre o eixo e o bloco. Se o componente estiver com defeito, pode fazer com que o eixo virabrequim venha a fundir, necessitando de retífica. A informação sobre a troca doi confirmada pelo Caderno de Veículos, que pesquisou em seis revendas da marca em Minas Gereais. Apenas uma negou o reparo sem custo.

Procurada pela reportagem, a Mitsubishi confirmou a orientação feita para as concessionárias de consertar, mas sem cobrar dos donos. de acordo com Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da montadora, o desgaste da peça doi constatado quando os motores estavam com cerca de 50.000 km rodados. Consultando a matriz no Japão, onde são produzidos, o defeito foi confirmado nas peças vendidas por um dos 3 fornecedores. Como não era possível identificar o fornecedor das bronzinas de cada motor, a Mitsubishi resolver trocar as peças de todos os carros.

De acordo com o engenheiro mecânico, advogado e ex-perito Fernando Martelleto, a prática da Mitsubishi não é ilegal, já que o defeito não implica em risco à segurança, mas é questionável. "Quando não há convocação, existe o risco de desconhecimento e o proprietário pode ficar prejudicado, pois a durabilidade do motor do carro pode ser reduzida", conclui.

INFORMAÇÃO

É exatamento no quesito informação que a Mitsubishi coloca "os pés pelas mãos". De acordo com a Muratori, não foi feita convocação para não transformar o reparo em recall. À medida que os proprietários levassem as picapes para as revisões programadas, o problema seria corrigido. "É um procedimento simples, o dono nem se dá conta", explica. Mas o procedimento em si já é um problema, já que o proprietário fica sem a informação à qual tem direito. em seguida, o diretor coloca panos quentes: "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu", tenta corrigir.

Mas, como nem todos os donos fazem a manutenção de seus veículos nas autorizadas, há a possibilidade de alguns modelos não terem as bronzinas trocadas. "Nesse caso, se a picape estiver entre as unidades envolvidas, cobrimos qualquer conserto que se faça necessário devido ao desgaste da peça", garante.

ANÁLISE DA NOTÍCIA

É preocupante a postura da ViaJap, concessionária Mitsubishi de Belo Horizonte (Av. Raja Gabáglia 3.157). Nossa reportagem detector, em agosto, que a empresa vendia um chip, não homologado, que supostamente aumentaria a potência dos motores. Dessa vez, de todas as concessionárias Mitsubishi procuradas por nossa reportagem em Minas Gerais, a empresa foi a única a negar a orientação da fábrica de trocar as bronzinas. Omissão ou mentira?

Boris Feldman

----------------------------------------------------------------------------------------

[]s,

Marcello Ladeira
19/11/2006, 20:03
Qual a opinião de vocês? Seria esta a única causa dos problemas de motores aos 50Mkm já relatados por alguns colegas do forum aqui?

Será que a substituição apenas das bronzinas não deixa o motor "estranho" pois o eixo e as bielas já estavam usadas? Ou sera que eles estão substituíndo eixos e bielas também?

Não tenho conhecimento de mecânica suficientes para afirmar se há relação direta ou indireta entre as bronzinas problemáticas e o aquecimento, qual a opinião de vocês?

Bom amanhã meu carro entra na Via Jap (Lanternagem e pintura), vou tentar cavar mais informações lá, mas como vocês leram na reportagem o pessoal de lá é dureza.

O comentário "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu" descreve o tipo de cliente que a Via Jap gosta... eles não gostam de mim... heheheh.

[]s,

Walter L. L. Casitta
19/11/2006, 20:57
Eles tão fazendo isso em segredo porque a troca das bronzinas exige a retífica do eixo. E isso pode pegar muito mal com os clientes. Imaginem a cara do cliente ao saber que o eixo do motor da sua picape teve que ser retificado em virtude de um recall.
Os mais exigentes vão querer um motor novo.

Também já tinha visto um comentário do Boris Feldman no programa Auto Papo a respeito do chip e da ViaJap. Eu acho isso um bobagem.

Homero
19/11/2006, 21:24
Por menos que eu goste da Mitsubishi , esse tipo de procedimento infelizmente ocorre com todas as montadoras.Minha Hilux veio desnivelada , reparada por inconformismo meu perante a Toyota , mas 14 meses depois do lançamento determinaram a troca da mola dianteira esquerda por terem descoberto que precisava ser reforçada, mas , tanto quanto sei somente para quem reclamava .Na minha opinião deveriam chamar todas e trocar .

Quanto a troca somente da bronzina , se o problema é o caso de desgaste prematuro por ser muito macia(que deve ser esse o caso)então me parece adequado , pior era o monza que eles retificavam o motor o que limitava o número de retificas posteriores que o consumidor poderia vir a fazer(teoricamente um virabrequim aceita 2 retíficas de 0,10" cada uma , apesar de ter gente que faz até 4...)

Agora a postura desse jornal me parece muito honesta (ou eles não gostam da Mitsubishi) pois principalmente revistas (4 rodas , autoesporte etc) vivem dos anúncios e nunca vão se indispor com seus anunciante , então só se pode esperar mentiras e meias verdades nas suas matérias.Voces já repararam que nos comparativos das revistas , se por exemplo o veiculo ganhador recebe nota 9 , o perdedor re cebe 8,8? ou algo parecido? É uma maneira de não se indispor com nenhum anunciante e representa a meu ver total desrespeito para com o leitor , que merece ser desrespeitado pois continua comprando a revista.Isso já foi diferente: na área de download aqui do forum se não me engano , um dia achei um teste 4 rodas do jeep de 1962 ou algo assim .Tinha uma quantidade enorme de informações , inclusive marcas de vazamento de óleo no chão .Testavam capacidade de subida com e sem reduzida e montes de outras coisas.por isso só compro revista exporádicamente (2 por ano) para saber de eventual lançamento ou teste do carro que acabei de comprar , no mais no fórum (este, de Marea , Astra ,Vectra,Celta etc)) por mais que seus donos adorem seus carros seus problemas reais acabam sempre aparecendo ... basta ler atentamente

murilloaquino
19/11/2006, 21:31
Pra isso q existe o forum..pra gente trocar ideias sobre os carros e sobre o real comportamento no dia a dia

Marcello Ladeira
20/11/2006, 12:55
Acabei de ligar para o 0800 da Mit, a atendente pediu que levasse o carro à uma concessionária Mit que ela verificaria pelo no. do Chassi se minha pkp está ou não envolvida nesta "campanha" e ainda frisou... "isso é uma campanha e não recall"... é mole?!?!?

Como meu carro já tá na Via Jap vou ligar após o almoço para ver se estarei nesta campanha.

Agora uma coisa me chamou a atenção!!! Será que a L200 quadradinha não entra nessa "campanha" não? Porque será?

[]s,

Pequeno jr
20/11/2006, 14:08
Galera,

Lembra-se daquele Teste Drive que fiz aqui em BRasília quando Lancou a OutDoor?? Olha so o que eu escrevi no dia 21/08/2006:

*********** 21/08/2006 ******************
Como o que importa aqui no Tópico é a L-200 OutDoor, vamos as informações que obtive com o Rodrigo Técnico da Mit que foi enviado ao evento. Minha primeira pergunta é claro .. ja foi ela, Aquecimento das L-200. O camarada me respondeu o seguinte, primeiro que alguns fornecedores de peças dos Motores da Mit foram trocados. Depois ele comentou que até as bronzinas nesse carro são diferentes da Sport Hpe 2006, O radiador, e outras peças do sistema de arrefecimento (válvula termostática, da OutDoor é diferente e pode-se notar já na Ventoinha da frente do Radiador que é diferente dos outros modelos Mit. Enfim, a Mit já estava trabalhando para acabar de vez esse problema a um certo tempo e com certeza não vai haver esse problema no novo veículo Mit. Dizendo ele que o sistema de arrefecimento da Pajero foi o utilizado nesse carro. Ele disse que realmente existem alguns casos de aquecimento mas que todos eles foram resolvidos nas concessionárias da marca. Os casos que ainda continuam acontecendo, é porque o cliente leva o carro para fora da concessionária. Ai nesse momento comentei da L-200 GL do meu pai que so é feita na autorizada e ele falou para levar o carro na Nara Veículos (concessionária do DF) na quarta-feira dessa semana para fazerem uma nova inspeção no carro. “Boa essa né, o foda que o carro já saiu da garantia e se levar la iremos deixar uns R$ 2.000,00 no mínimo. Rs!!”

Depois perguntei o pq de continuar nos motores 2.5 e se havia algum estudo em se trocar por algum outro. A frase foi, Time que se mexe não se ganha. Não existe nenhum estudo e nada por esse lado na Mit. Eles estão mais do que satisfeitos com o motor, até tentei argumentar que como se coloca num motor originalmente com 67cv colocar 141cv.. ai o camarada diz q os carros q andam nos sertões andam com mais de 200Cv e sem problema algum. No final ele disse que a tecnologia que a Mit tem nos motores dela é invejado por tdos.

A terceira e última pergunta, foi sobre o restante do motor e do carro .. se realmente tinha ou não common rail ... e a resposta é não tem common rail. O motor da OutDoor é o motor da Sport Hpe Melhorado e muito. O motor da Sport Hpe já atendia os padrões EuroIII desde 2003 (é verdade isso?) O resto do carro houve apenas recalibragens do carro campeão Sport HPE.
****************** Final do Texto de 21/08/2006 ***********

Em Tese, esse tal de Rodrigo, que é da Fábrica da Mit, realmente então falou a verdade, se formos olhar por esse tal de Recall Branco. OU seja, as Sport HPE tem sim um problema mas a Mit não informava, não informa e tão pouco não ira fazer como outras montadoras colocar nos veículos de comuniucação o que realmente está acontecendo.

Agora, será que o problema acabou? Será que esse problema é so nas SPORT HPE? Se é o mesmo motor para todas as Mit não iria acontecer com as outras? Como postei no forum, e a L-200 outdoor do nosso amigo aqui q vez em outra acende a luz da injeção, será que o camarada de Goiania não falou a verdade que poderia ser aquecimento tbm?

O ruim de muitos aqui é que ficam defendendo a MIT sem que ela não tenha feito nada pelo camarada e isso sim é para deixar qualquer um puto(ops!). Eu imagino uma pessoa vender o carro para alguem que entenda de mecânica e ao observar o carro vai olhar que o Carter ja foi mexido, num carro com 100.000km/rodados, ou seja, é muito pouco. Eu pelo menos ja ficaria com um pé atrás.

Tomara que o seu carro não seja um desses marcelo, mas se for, tomara que esse tal de recall branco resolva.

[]'s

Marcello Ladeira
20/11/2006, 14:38
Liguei na Via Jap, todas as L200 Sport até o chassi 17078 devem passar pela "adequação", nas palavras do gerente de assistência técnica. "esse problema entre aspas" foi outra frase que ouvi dele... eles não podem falar dejeito nenhum em problema, é mole?!?!

Ele olhou no computador e lá consta que meu carro, na revisão que fiz em maio/2006, já teve as bronzinas trocadas... é mole... nem me avisaram, um absurdo isso!!!

Pequeno Jr, visualmente não há nenhuma diferença entre o sistema de arrefecimento do meu carro e da Outdoor não, já comparei estes itens com bastante detalhe e não vi nada de diferente. É claro que uma inspeção visual sempre carrega algo subjetivo.

Não sei se só isso resolve o problema do aquecimento relatado por alguns aqui no fórum não, afinal não vejo relação direta entre aquecimento e as malfadadas bronzinas.

Outra coisa que me deixou grilado foi o fato de ter um Virabrequim com 30Mkm rodando em casquilhos 0Km, será que isso assentou bem? Não seria mais adequados eles abrirem o jogo para os proprietários e pedir que "amassiassem" novamente as "viaturas"?

[]s,

Pequeno jr
20/11/2006, 14:59
Liguei na Via Jap, todas as L200 Sport até o chassi 17078 devem passar pela "adequação", nas palavras do gerente de assistência técnica. "esse problema entre aspas" foi outra frase que ouvi dele... eles não podem falar dejeito nenhum em problema, é mole?!?!

Ele olhou no computador e lá consta que meu carro, na revisão que fiz em maio/2006, já teve as bronzinas trocadas... é mole... nem me avisaram, um absurdo isso!!!

Pequeno Jr, visualmente não há nenhuma diferença entre o sistema de arrefecimento do meu carro e da Outdoor não, já comparei estes itens com bastante detalhe e não vi nada de diferente. É claro que uma inspeção visual sempre carrega algo subjetivo.

Não sei se só isso resolve o problema do aquecimento relatado por alguns aqui no fórum não, afinal não vejo relação direta entre aquecimento e as malfadadas bronzinas.

Outra coisa que me deixou grilado foi o fato de ter um Virabrequim com 30Mkm rodando em casquilhos 0Km, será que isso assentou bem? Não seria mais adequados eles abrirem o jogo para os proprietários e pedir que "amassiassem" novamente as "viaturas"?

[]s,

Marcelo,

Se fosse os carros que a gente utiliza aqui nas arrancadas eu iria t falar, ferro amacia é com fogo, ou seja, eu não amacio coisa nenhuma é motor fechado e pé embaixo. Mas como é um carro que teoricamente se usa até os 300.000km eu ja ficaria com receio sim.

Flávio Mendonça
23/11/2006, 21:37
Pessoal,

Só para constar, eu tenho uma L200 SPORT 2005/2005 e após ler este tópico, mandei um e-mail para a MIT perguntando se a minha picape já tinha passado pelo recall. Adivinhem a resposta da MIT: Sim, desde 30/08/2006, quando fiz a revisão dos 20.000 km.
Este recall não devia ser chamado de "branco" e sim "transparente", porque se não leio o tópico, nem ia ficar sabendo.
Valeu pela dica.

edubelem
23/11/2006, 22:40
Vai ver que no valor absurdo das rev., está embutido a troca.

Pequeno jr
24/11/2006, 07:28
Pessoal,

Só para constar, eu tenho uma L200 SPORT 2005/2005 e após ler este tópico, mandei um e-mail para a MIT perguntando se a minha picape já tinha passado pelo recall. Adivinhem a resposta da MIT: Sim, desde 30/08/2006, quando fiz a revisão dos 20.000 km.
Este recall não devia ser chamado de "branco" e sim "transparente", porque se não leio o tópico, nem ia ficar sabendo.
Valeu pela dica.

Flávio,

Como comentamos em outro tópico que falamos das L-200, este tópico do recall Branco com certeza é um dos mais importantes e esclarecedores que existem na área pick-up. É uma pena uma empresa que vem de fora não ser transparente com seus clientes.

Pequeno jr
24/11/2006, 08:50
Para quem quiser ver o link da notícia:
Postado originalmente por RezendeDF
Para os que sempre criticam sobre o aquecimento das L200 deve tá aí a solução dos problemas.
De acordo com o site do CORREIO BRAZILIENSE a mitsubishi vem fazendo o recall branco nas bronzinas. Dêem uma olhada .....

http://noticias.vrum.com.br/veiculos...noticias.shtml

Marcello Ladeira
24/11/2006, 08:59
Pessoal,

Valeu pela dica.
Fávio a idéia aqui do Fórum é exatamente esta... compartilhar conhecimento e não ficarmos degladiando um com os outros a respeito de que pkp é melhor. Caso tenha alguma dúvida ou solução interessante a respeito de qualquer assunto relativo a 4x4 poste aqui pragente.

[]'s,

Flávio Mendonça
25/11/2006, 20:25
Pessoal,

mais uma só para constar:

o recall não resolveu o problema de aquecimento da L200 SPORT HPE AT (que é o meu caso), porque no feriado de 7 de setembro, ou seja, na semana seguinte ao recall da minha L200, fui pegar umas trilhas na região de Senhora do Carmo - MG e a "danada" iria esquentar se eu não tomasse cuidado.

Descrevendo por situações de subida (independente de ser seco ou barro):

1) Extrema - Subida forte de trilha pesada, utilizando 4x4, reduzida somente de primeira marcha (Low): não esquenta, ponteiro nem sai do meio. Porque não tem jeito de correr e o giro fica abaixo de 2000 RPM quase o tempo todo.

2) quase extrema - Subida forte de trilha moderada, utilizando 4x4, reduzida, segunda ou terceira marcha (drive): esquenta. O que eu faço é engatar a segunda marcha (2) e não deixar o giro passar de 2000 RPM. Não adianta querer correr e deixar o giro subir (desse jeito não esquenta).

3) Moderada - Subida forte de trilha leve ou asfalto, utilizando 4x4 ou 4x2, sem reduzida, segunda ou terceira marcha (drive): esquenta. Esta eu considero a pior situação, pois a tentação de acelerar é grande. dependendo acelero ou não, mas não tiro o olho do marcador de temperatura. Se a subida for muito longa, engato a segunda (2) e controlo o giro em 2000 RPM.

4) Leve - Subida mderada, leve ou plano, de trilha ou asfato, utilizando 4x4 ou 4x2, sem reduzida, cambio no drive: não esquenta.

OBS: antes que alguém pergunte, não sei opnar sobre dunas porque nunca dirigi neste terreno.

Pessoal, o que foi escrito acima é somente minha opinião e como eu faço para dirigir minha L200. Podem até haver procedimentos melhores que o meu.

murilloaquino
25/11/2006, 20:37
na ranger, ligo a 4x4 h e 3500, 4000 rpm e a bixinha sobe q é uma beleza
Concerteza necessita d outras mudanças...

Marcello Ladeira
27/11/2006, 08:18
Flávio em todas as condições descritas acima a minha não esquenta.

Fiquei sabendo de um procedimento da MitCar (aqui de BH) que é a colocação de 80% de cooler no radiador e 20% de água. Sabe se seu radiador está com esta proporção?

Outra coisa que valeria a pena tentar pelo baixo custo é retirar provisóriamente a válvula termostática, submeter o carro aos esforços descritos por você e ver o que acontece. Caso não superaqueça procure em uma concessionária da marca se a Válvula das Outdoor são iguais às do seu carro. Como já foi dito pelo Pequeno Jr parece que esta foi uma das mudanças da Outdoor em relação à Sport. Já ouvi dizer também que está válvula restringe muito a passagem de água do radiador.

Caso experimente algum dos itens acima não se esqueça de postar aqui pragente os resultados.

[]s,

edubelem
27/11/2006, 10:35
As condições que o Flavio sitou, tem um nome, teste de explosão, as fabricas p/ testarem o sistema de arrefecimento, submetem o carro a subidas íngrimes, rebocando outro carro similar, e provavelmente a L-200 não passaria neste teste, e o pior que não adianta colocar nem um radiador de scania, pois a água não chega nem a entrar no cabeçote, (por isso que muitar vezes o radiador esta frio e o motor está quente), é como colocar água numa frigideira quente, nos casos das AT é mais sucessivel devido ao esforço maior, e do regime de trabalho c/ maior giro.

É por tudo isso que eu acho que a MIT já tirou tudo que podia e não podia deste motor, e se ela não trocar urgentemente, vai quimar mercado.

Pois todos os artifícios p/ dar mais potencia ao conjunto já foi feita, o motor já foi envenenado, encurtáram o diferencial, por tanto p/ concorrer c/ os 3.0 e mesm os 2.8 do mercado e visando pricipalmente o futuro, pois a international já tem motor c/ 185Cv, provavelmente não entrou por limitação do câmbio, a MWM tem um 3.0 eletronico de 180CV, a toyota provavelmente se houver necessidade, melhora o dela tb. Por tanto a MIT tem que pensar em gastar u pouco c/ motor e não só em propaganda.

[]s

MarBO
27/11/2006, 18:36
Pessoal

Isso so vem a confirmar o que eu passei, adquiri no final de 2004 uma L200 sport hpe at show de bola com 20 mil km o maximo diesel com automatico e 4x4. Pois bem esta na rua e me parou um conhecido dizendo ter estourado seu motor com 60 mil km e que a Mit trocou pra ele o motor pois ele tinha feito todas as revisões com eles. Putz nunca gastei tanto, fazendo revisões na Mit ate que logo apos a revisão dos 50 mil km no final de 2005 no meio da estrada descendo a serra o carro começa a falhar e paro e ele começa a soltar a maior funaça branca. Pois bem resumindo me cobraram mão de obra falando que eu ja estava fora de garantia mas como a Mit e boasinha iria pagar a bomba injetora. Trocaram 3 Tres Tres Tres vezes a e fiquei conhecido dos mecanicos que me confideciaram que realmente existe muitos problemas neste carro e que eles vão arrumando conforme vai entrado e o resto que não faz revisão com a Mit que se exploda.
Pois passaram 3 meses eles não resolveram o problama e eu com o saco na lua não confiando mais na bixinha (pois ela parava sem mais nem menos no meio da rua soltando a maior funaça sem força nenhuma e com criança no carro) troquei por uma SW4 ano 2000.
A Mit pode ter o melhor produto do mundo mais esta pisando na bola do modo com esta tratando seus clientes e imagina o pessoal que não passa pelas concessionarias, é a maior falta de respeito.
Bem um abraço a todos
Marcelo

RegisCandeia
27/11/2006, 20:11
Vou apenas dar meu testemunho de um ano com a Mitsubishi, até hoje só andei com uma (a minha).
Tenho uma Savana 2006, agora com 30 mil km. Não tenho intercooler nem HPE (é uma GLS, a única diferença é que o motor 2.5 sai de fábrica com 100 cv)
Ando bastante fora de estrada, faço apoio em rallyes, uso 4x4 e reduzida e já fiz bastante quilometragem em areia, com a camionete carregada com todas as tralhas de acampamento (umas 200 mil latas de cerveja e 18 toneladas de gelo, mais ou menos).
A temperatura da minha NUNCA saiu da parte de baixo do marcador. Prováveis hipóteses:
1) o marcador de temperatura está com defeito
2) o radiador está cheio de uma mistura de mais ou menos 100% de cooler e 0% de água
3) as aberturas que fizeram nas laterais do cofre do motor funcionam (sempre me perguntei por que aqueles rasgos, pensei que fosse prá sair a água...)

Tive problemas com ela, é claro. Com 6000 km troquei o retentor traseiro do motor (vazava óleo, pouca coisa). Com 29000 pifou o alternador. Tudo foi trocado na Mitsubishi. Ao contrário do que acontece com o resto do pessoal, aqui em Caxias sou muito bem atendido pela Scapini. Os mecânicos são atenciosos e responsáveis, e até o pessoal da equipe de vendas desce na oficina toda vez que um cliente dá entrada, para saber como estão indo as coisas.

Compraria outra Mitsubishi, sem dúvida. Pode não ser um carro com muito torque, como eu estava acostumado (tinha uma F-1000 4x4), mas a gente reaprende a dirigir rapidinho...

Maranguas
27/11/2006, 20:46
Resumindo todas a críticas do forum sobre as L200 acho q já se pode concluir que: Não comprem L200 a/t !!!! Porém, oq as automáticas tem de ruim, as mecânicas têm de muito boa.

Charles Noronha
27/11/2006, 23:31
Eu fico pensando em quem teve o motor seriamente prejudicado, por causa desse defeito de "fabrica".

Aki na minha cidade as quadradas estão com um ótimo valor de revenda, enquanto as sport, estão com alta desvalorização.

A mitsubishi, deveria ter anunciado esse recall, pois essa estoria vai cair na boca do povo e vão dizer que qualuqer motor batido de l200, foi defeito de fabricação.

edubelem
28/11/2006, 17:23
Vou apenas dar meu testemunho de um ano com a Mitsubishi, até hoje só andei com uma (a minha).
Tenho uma Savana 2006, agora com 30 mil km. Não tenho intercooler nem HPE (é uma GLS, a única diferença é que o motor 2.5 sai de fábrica com 100 cv)
Ando bastante fora de estrada, faço apoio em rallyes, uso 4x4 e reduzida e já fiz bastante quilometragem em areia, com a camionete carregada com todas as tralhas de acampamento (umas 200 mil latas de cerveja e 18 toneladas de gelo, mais ou menos).
A temperatura da minha NUNCA saiu da parte de baixo do marcador. Prováveis hipóteses:
1) o marcador de temperatura está com defeito
2) o radiador está cheio de uma mistura de mais ou menos 100% de cooler e 0% de água
3) as aberturas que fizeram nas laterais do cofre do motor funcionam (sempre me perguntei por que aqueles rasgos, pensei que fosse prá sair a água...)

Tive problemas com ela, é claro. Com 6000 km troquei o retentor traseiro do motor (vazava óleo, pouca coisa). Com 29000 pifou o alternador. Tudo foi trocado na Mitsubishi. Ao contrário do que acontece com o resto do pessoal, aqui em Caxias sou muito bem atendido pela Scapini. Os mecânicos são atenciosos e responsáveis, e até o pessoal da equipe de vendas desce na oficina toda vez que um cliente dá entrada, para saber como estão indo as coisas.

Compraria outra Mitsubishi, sem dúvida. Pode não ser um carro com muito torque, como eu estava acostumado (tinha uma F-1000 4x4), mas a gente reaprende a dirigir rapidinho...

RegisCandeia, com esse motor gerando 100Cv ou até mesmo 121CV não ha relatos de problemas, o seu motor provavelmente ta rodando ainda dentro do limite do projeto, porem tão colocando 140 Cv em um motor que começou (aqui no Brasil) c/ 87 Cv, motor este, que deve ter sido projetado para concorrer com os das toyotas 2.5 aspirado (excelentes apesar de fracos), isso faz me lembrar dos Del Rey c/ ar e aut c/ aquele motorzinho CHT, quem tem a minha idade ou mais sabe o que estou falando, com este carro a Ford queimou todo o mercado, até algum tempo atrás as pessoas diziam que motor Ford não prestava.

Maranguas
28/11/2006, 19:57
Acho q tem alguns participantes do forum que estao se perdendo profissionalmente e deveriam estar desenvolvendo motores. Eles sao tao convictos que o motor da L200 eh "sobrecarregado" que esquecem q esse motor foi desenvolvido por vários engenheiros selecionados e ainda possui a assinatura de uma marca reconhecida no mundo todo pela sua durabilidade, confiabilidade e eficiencia. Se eles decidiram aumentar a potencia de 87cv para 141cv, lembrando q foram feitas varias modificaçoes para isso, com certeza amigos, eles sabiam o que estavam fazendo. E como tudo na mecanica eh passivel de erros, o importante eh q se corriga se necessario, como nesse caso do recall branco q acontece nao so com as L200, mas com todas as marcas e com muito mais frequencia do que nos imaginamos. Portanto, nada de outro mundo. Chega a ser infantil todas essas criticas e na verdade, nao sei aonde querem chegar com essa disputa da melhor pick-up, baseando-se em mitos... quem tem ranger, tem essa necessidade? Morro sem entender isso :P

Temos todo o direito de critica-la, mas devo lembrar pela 1954364643 vez que esse problema do motor esquentar estar restrito as automaticas que no meu ponto de vista, nao teve como proposta enfrentar morros ingrimes, dunas e atoleiros pesados... para isso veio a versao mecanica q dah muito bem conta do recado.

Qual o carro nao requer manutençao? Nao conheço nenhum...

murilloaquino
28/11/2006, 20:18
O caso nao é esse nao maranguas.O caso é que a l-200 TEM SIM o defeito de esquentar o motor e alguns fanaticos pelo carro nao assumem.
Como a ranger TEM problema do motorzinhu da traçao e todos nos sabemos q tem.Agora a diferença e a gravidade.Uma coisa e vc trocar um motor d 3000, outro e trocar um de 10.000.Todos nos sabemos q existe esse problema do super-dimensionamento.
Cunhece uma coisa q chama custo?PODE ser q a mit resolveu aumentar os lucros(tenhu certeza) e reduzir gastos.O custo pra implantar uma nova motorizaçao q envolve alteraçoes na estrutura, como suspensao, caixa de marcha, freios, dentre outros.
EU mesmo, nao quero denegrir a imagem da L-200.Acho q vcs q tem l-200 devia reclamar mais, fazer valer seus direitos de ganhar um motor novo.Inda mais q pagaram quase 100 mil num carro?
NUm e pra qualquer 1 comprar um carro desse preço.Acho q inves de ficar brigando aqui com os rangeiros, brigue com a souza ramos,que é dona da mit aqui no brasil e está lucrando mais doque nunca nas revisoes e a venda dos carros.
A ranger por exemplo, antes d 01 tinha o prob das rodas livres.Num foi sanado?
entao, brigue por seus direito...
faça valer o seu poder de consumidorr...

é isso ai

murilloaquino
28/11/2006, 20:42
So para completar, A mit produz otimos motores, como essa 3.2 da pajero full,q tem o mesmo consumo do 2.5 mais com 195 cv e ainda 48.7 kgfm de torque...
ai é inveja d motores...
mais enquanto tiver esse motor...
:/

Walter L. L. Casitta
28/11/2006, 21:50
Acho q tem alguns participantes do forum que estao se perdendo profissionalmente e deveriam estar desenvolvendo motores. Eles sao tao convictos que o motor da L200 eh "sobrecarregado" que esquecem q esse motor foi desenvolvido por vários engenheiros selecionados e ainda possui a assinatura de uma marca reconhecida no mundo todo pela sua durabilidade, confiabilidade e eficiencia. Se eles decidiram aumentar a potencia de 87cv para 141cv, lembrando q foram feitas varias modificaçoes para isso, com certeza amigos, eles sabiam o que estavam fazendo. E como tudo na mecanica eh passivel de erros, o importante eh q se corriga se necessario, como nesse caso do recall branco q acontece nao so com as L200, mas com todas as marcas e com muito mais frequencia do que nos imaginamos. Portanto, nada de outro mundo. Chega a ser infantil todas essas criticas e na verdade, nao sei aonde querem chegar com essa disputa da melhor pick-up, baseando-se em mitos... quem tem ranger, tem essa necessidade? Morro sem entender isso :P

Maranguas,

Isso foi a mais de 20 anos atrás. Esse motor foi lançado pela Mit em 1986 e esses engenheiro nem lembram mais desse motor.
A Mit do Brasil tira esse motor la do fundo do quintal da Mit japonesa, na verdade da Mit tailandesa a preço de banana. Dos 87CV aos 141CV estão por conta da Mit brasileira e esse deve ser o motivo de tantos problemas e é também por isso que ele não sai dos 2.5.
Precisa ser muito ingênuo pra acreditar nessa estória da Mit japonesa montar o motor com peças defeituosas. Logo a Mit japonesa? Isso é conto de fadas. Isso é na verdade coisa de economia porca de empresário brasileiro.

Maranguas
28/11/2006, 22:52
murilo, nao tou brigando com ninguem... longe de mim :P

Soh nao concordo com todas essas criticas, pois tenho HPE m/t e jah forçei o motor dela em: Serras, dunas, lamas e subidas ingrimes e inclusive em estradas longas com a rotação em 4000 rpm constantes e o ponteiro nunca saiu do meio e soh fiz isso por causa do forum, pq eu queria saber se era verdade. Nao tenho pq mentir, pq se ela esquentasse mesmo, eu era o primeiro a dizer e a vende-la o quanto antes. Ate pq, jah disse aqui q meu sonho de consumo nao eh a L200 e muito menos a ranger, mas um nova hilux. Agora vcs ficam naquela de que "o primo distante do cunhado de um amigo meu disse" eh de lascar...

Problema de esquente soh ouvi falar de a/t.

E por fim Walter, vc me dizer q a Mit nao assinou e autorizou o uso desse motor eh demasss viu... A L200 seria entao um carro pirata nao autorizado? Nao sabia que tem brasileiro com essa corda toda naum huauha :P Sem comentarios...

Walter L. L. Casitta
28/11/2006, 23:14
A L200 seria entao um carro pirata? huauha :P Sem comentarios...

Pirata não. É a sobra da Mit. Dever ser isso também que eles pensam que é o mercado brasileiro.

Marcello Ladeira
29/11/2006, 06:43
Bom motor de idade o Brasil tá é cheio. Exemplos? AP da VW e o FlexPower da da GM, todos eles são com certeza mais velhos que o da nossa L200.

Acho que na Europa nosso modelo sai com este mesmo motor. Teve outro dia aqui no Fórum um colega com uma Automática na Ilha da Madeira reclamando de aquecimento, portanto não é coisa só de Brasil.

[]'s,

Ric Mac
29/11/2006, 09:31
quem tem a minha idade ou mais sabe o que estou falando, com este carro a Ford queimou todo o mercado, até algum tempo atrás as pessoas diziam que motor Ford não prestava.

Alias, existia ate uma brincadeira com o proprio nome FORD:
Fabrica
Ordinaria
Reparacao
Diaria

Alguem se lembra?

Pequeno jr
29/11/2006, 09:58
Fabrica
Ordinaria
Reparacao
Diaria

Alguem se lembra?

Epoca de 83 a 88 com aqueles CHT ruim q até doiam, so meu pai deve ter tido umas 3 ou 4 belinas, fora meus tios e amigos.... ja sabiamos durante o mês qual carro estaria na oficina. rs!!!

Marcello Ladeira
29/11/2006, 10:12
Poxa cês são mais velhos que eu? Lá em casa tinha estes carros e eles não eram problemáticos não, ou seja, já deviam ter sido resolvidos os problemas anteriormente!!! hehehehe

[]s,

wagnerf
29/11/2006, 10:43
Turma só uma informação, não são só as A/T que esquentam, pois já aconteceu comigo, numa ex L200 sport 2005 do meu sogro, na chegada da fazenda dele, tem um bosteiro, fudido, e em dezembro e janeiro, lá fica osso, num tentativa de passar que foi bem sucedida, ( ai os rangeiros e toyoteiro vão ter de dar o braço a torcer, pois o bloqueio resolve, e meu sogro teve ranger antes e teve muitas toyotas banbeirantes e nem uma passava lá na epoca das aguas. ), a L200 que era M/T super aqueceu por duas vezes comigo, uma meu cunhado estava dirigindo e eu estava de carrona, na outra eu estava dirigindo, mas que ela passou isto ela passou. dia 8/12 se tiver chuvendo eu relato aqui se a Frontier passa.

Abraço a todos, e acho que todos que tem L200, deve reclamar este fato junto a Mit, pois se isto vier a tona na midia, seria muito ruim para a marca, então eles tem de dar uma solução.
Outra coisa acredito, que mesmo com muitos engenheiros juntos pode sair merda, só todos lembrarem do motor 2.4 da marea desenvolvido e importada da italia. ( eu tive uma posso falar ) um puta motor que não aquenta nada.

Maranguas
29/11/2006, 10:54
Nesse caso ai o melhor seria um Trator do que um carro. E outra coisa, o bloqueio eh recomendado usar em casos extremos e em baixa velocidade... deve ter sido por isso q aqueceu. Cada caso eh um caso. Posso falar pela minha q jah fiz varias coisas q ranger nao conseguiu fazer. Lembrando que o ponteiro da temperatura nem se mexeu, quem tem l200 m/t sabe q ela aguenta muuiito.

Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 11:04
Fabrica
Ordinaria
Reparacao
Diaria

Alguem se lembra?

La no USA eles dizem: Fix Or Repair Daily

Marcello Ladeira
29/11/2006, 11:45
Wagner vamos tentar identificar as variáveis do momento e quem sabe tentar repetir com meu carro quando ele for liberado do conserto...

Velocidade que vocês estavam quando passaram no sufoco?
Rotação do Motor aproximada durante o percurso:
A rotação foi uniforme ou variável?
Marcha utilizada?
Estava de reduzida ou normal?
As rodas giravam muito em falso ou não?
Tamanho do percurso?

Com tendo isso em mão podemos por a bichinha no pau e ver se ela vai ou não esquentar em situação semelhante. O que você acha?

[]s,

Ric Mac
29/11/2006, 11:54
Wagner,

No ultima FDS fiz uma trilha perto de Miguel Pereira e em um dos trechos exisita um atoleiro apos a saida de um rio. Olha, neste ponto ficaram atoladas:
Suzuki Vitara ,
Dodge RAM nova (apesar da enorme cavalaria) com pneu street,
L200 sport (com o bloqueio ligado) com pneu BF AT,
Xterra e Frontiers com pneu street,
Agora as Xterras, e Frontiers com pneu BF AT ou MUD nao ficaram uma, bastou manter a aceleracao, em 1a reduzida e movimentar o volante para buscar apoio e todos passamos.
Agora que foi um perrengue tirar a RAM do atoleiro isto foi, precisamos puxa-la por 2 Frontiers para que a monstrenga conseguisse se mover.

Agora, cada atoleiro e um atoleiro e cada bosteiro e um bosteiro (bem pior pq fede pakas)!!!!!

Abs

wagnerf
29/11/2006, 12:01
Marcello, já havia de contado este caso, mas vamos la para a turma entender.
Nos dois casos estava reduzido e em alto giro de 3, pois se trata de muita lama misturado a bosta de vaca, quase um brejo, então a unica maneira e alto giro para ir limpando os pneus. ( lembrando que não se trata de pneus mud e sim de AT) o basico para passar lá é embalo 3 ou 4 reduzida e pé embaixo.
Lembro que vc me relato que uma vez a sua deu isto la na trilha do lair.
Maranguas, a L200 permite o uso do bloqueio até 60 km/h aonde ela mesmo desliga o bloqueio automaticamente, e em situações de muita lama, o bloqueio é fundamental.

wagnerf
29/11/2006, 12:11
Wagner,

No ultima FDS fiz uma trilha perto de Miguel Pereira e em um dos trechos exisita um atoleiro apos a saida de um rio. Olha, neste ponto ficaram atoladas:
Suzuki Vitara ,
Dodge RAM nova (apesar da enorme cavalaria) com pneu street,
L200 sport (com o bloqueio ligado) com pneu BF AT,
Xterra e Frontiers com pneu street,
Agora as Xterras, e Frontiers com pneu BF AT ou MUD nao ficaram uma, bastou manter a aceleracao, em 1a reduzida e movimentar o volante para buscar apoio e todos passamos.
Agora que foi um perrengue tirar a RAM do atoleiro isto foi, precisamos puxa-la por 2 Frontiers para que a monstrenga conseguisse se mover.

Agora, cada atoleiro e um atoleiro e cada bosteiro e um bosteiro (bem pior pq fede pakas)!!!!!

Abs

Ric, o cara do Vitara era muito ruim de roda hehe, ou tinha muita dó do bichim.

Marcello Ladeira
29/11/2006, 12:12
Pôxa Wagner estamos fazendo trilha nos locais errados... Veja o nível dos carros que estavam nesta trilha que o Ric Mac tava? Não encontramos isso aqui não... hehehe

Ric este negócio de passar ou não passar depende de diversos fatores sendo que o principal é o braço e por isso mesmo fica difícil comparar as qualidades/defeitos dos carros.

Acredito que o cara da L200 Sport não tinha as mesmas manhas que vocês da Frontier tinham. Os 2 carros se igualam no offroad, talvês o bloqueio faça no final alguma diferença a favor da L200, mas no final tudo acaba sendo braço.

[]s,

Marcello Ladeira
29/11/2006, 12:16
Sim Wagner passei um perrengue na descida do Lair mas como tentei voltar de ré o pessoal aqui alertou que o carro não devia estar capitando ar frio, como foi no seu caso.

Difícil tentar simular esta situação sua aqui neh... achei que era em menor velocidade, no máximo em 2a. reduzida.

[]s,

wagnerf
29/11/2006, 12:31
Marcello, imagina aquele brejo, la na lama do boi preto no morro da skol, numa reta, aonde da para enfiar o pé. mas posso garantir que em situação parecidas ( guardada as devidas proporções de quantidade le lama e dificuldade ), uma parati que eu tinha esquentava, toda vez que eu ia para minha terra na epoca das chuvas com muita lama. aonde para passar só de segunda em alto giro ou de ré. hehehe eita que era bom.
Então quando a L200 aqueceu eu achei que era normal, hoje tenho como base a Frontier e o Vitara, vejo que carro 4x4 não devia aquecer sobre esforço, pois tem propositos diferentes, e são projetados para sofrerem maior esforço mesmo. Dia 8 to indo bora para lá se tiver chovendo, vai ser diversão garantida.

Ric Mac
29/11/2006, 13:28
Wagner,

Acho que o camarada do Vitara realmente estava com do do bichin ou deu aquela pequena amarelada e aliviou demais o pe antes de entrar.

Agora na boa, tanto voce quanto o Marcello sao felizes, eu morei em BH ate 98 e as trilhas dai sao fantasticas, Brumadinho, Marcinho, Morro da Skol, Serra do Cipo, entre tantas. Me faz sentir saudade!!!!! Mas fica um pko longe do Rio.....

abs

edubelem
29/11/2006, 14:11
Marcelo, o motor CHT é muito bom, o problema é que colocarão DH , AC e transm aut. e ai fd tudo, um motorsino de (se não me engano) de 65 Cv aumentado p/ 80 (me parece) com carburador de corpo duplo, p/ comcorrer c/ os diplomatas 6 cil, quimava tudo. Só p/ vc ter uma idéa, o compresor do ar era quase do tamanho do motor.

Maranguas, qual marca que vc tá se referindo, que produs motores duráveis?

Seria a MWM, VOLVO, SCANIA, INTERNATIONAL, MERCEDES, CAT, BMW ou MTU.

Charles Noronha
29/11/2006, 14:22
Respondendo ao maranguas:

O problema eh que a fabrica pode ter trabalhado no motor e investindo todo o orcamento e no final descobrir que o motor esta +ou-, mais pra não perder tempo, dinheiro e clientes, resolve lançar o motor assim mesmo.

Por que carros que precisam de pouca manutenção e outros vivem nas oficinas???

É isso a fabrica sabe que o carro não é bom, mais pra naum perder dinheiro o lança mesmo assim.

A l200 ta com muitos problemas, e se a mit não mudar isso, vai acabar com a imagem de durabilidade das l200 hpe (se ainda tem).

Marcello Ladeira
29/11/2006, 15:05
Ok Edu, essa fama dos CHT eu sabia... aqui em BH ela era ainda mais forte pois o que não falta são as subidas. Tem até uma lenda de uma noiva que ficou na mão pois o DelRey Ghia automático que a estava levando para a cerimônia não conseguiu vencer uma destas subidas... hehehe

[]'s,

Maranguas
29/11/2006, 15:22
Acho entao que as L200 que sao feitas para o resto do Brasil sao diferentes das que vem para o Ceara. Aqui tem milhares rodando e jah ouvi falar (nunca presenciei) de a/t esquentar. Jah as m/t as pessoas procuram para comprar seminovas e nao existe para vender... jah ranger tem aos montes, e com preço muito abaixo das L200... nao sei dizer o pq, pois o carro eh bom tb.

Como jah disse, quem procura offroad e compra uma automatica esta fazendo uma compra errada.

A coisa mais dificil do mundo, eh eu ver uma l200 em uma oficina... e olha que aqui esses carros 4x4 sao muito exigidos pq temos tres climas (praia, sertao e serra) e quem compra eh pra brincar. Quem conhece o Ceara sabe o tanto de L200 e hilux que tem aqui.

Alias, tem um boato rolando aqui q Ranger tem um problema cronico no eixo cardan, nas cruzetas e na suspençao. Tanto eh, q aqui, tem um monte pra vender... desde revendas ate as concessionarias. Acho q o publico daqui nao aprovou muito esse carro

FlavioLouveira
29/11/2006, 15:54
Respondendo ao maranguas:

O problema eh que a fabrica pode ter trabalhado no motor e investindo todo o orcamento e no final descobrir que o motor esta +ou-, mais pra não perder tempo, dinheiro e clientes, resolve lançar o motor assim mesmo.

Por que carros que precisam de pouca manutenção e outros vivem nas oficinas???

É isso a fabrica sabe que o carro não é bom, mais pra naum perder dinheiro o lança mesmo assim.

A l200 ta com muitos problemas, e se a mit não mudar isso, vai acabar com a imagem de durabilidade das l200 hpe (se ainda tem).

Talvez eles deram uma ``azeitada´´ (como se diz por aqui) no motor, pois sabiam que o modelo vai passar por drasticas mudancas (a L200 nova lá de fora) e por isso resolveram que não compensava investir tanto no modelo atual. Ai nesse cenario, faz sentido pensar que no ano de 2008 a Mit traga a nova L200 para cá...

Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 15:57
Alias, tem um boato rolando aqui q Ranger tem um problema cronico no eixo cardan, nas cruzetas e na suspençao. Tanto eh, q aqui, tem um monte pra vender... desde revendas ate as concessionarias. Acho q o publico daqui nao aprovou muito esse carro

Maranguas,

Ford quer dizer: Fix Or Repair Daily

csirani
29/11/2006, 16:38
Acho entao que as L200 que sao feitas para o resto do Brasil sao diferentes das que vem para o Ceara.

Eu colocaria de diferente forma: O Ceara é diferente do resto do Brasil.

Já tentou se colocar no lugar de um engenheiro que tem que projetar ou adaptar um veículo para o território brasileiro.

Nossa extensão territorial é muito grande, por isso temos uma diversidade de situações climáticas e de topografia, que acho que é impossível conseguir um meio termo para tudo isso, por isso as empresas focam o seu produto em determinado nicho de mercado. Na minha cidade natal, temos dentro do município regiões planas e extremamente acidentadas, em uma área de aproximadamente 300 km², imagine a nível de Brasil então.

Assim como temos uma infinidade de fatores geográficos, temos também diferentes aplicações que dar-se-ão ao veículo. Se você adquire um veículo cujo projeto foi destinado ao seu uso e bem adaptado a sua região, provavelmente você não enfrentará muitos problemas com eles.

Por exemplo, aqui na minha região quem dominou o mercado por um bom tempo foi a S10, tendo perdido bastante terreno para a nova hillux. O motor MWM e a relação de marchas se adequaram bem a topografia extremamente acidentada e como o pessoal dava mais uso em rodovias e estradas de terra ela adquiriu uma boa reputação aqui. Mas fale de S10 nas regiões de Mato Grosso, Amazonas, Pará, por exemplo pra ver o que eles vão te dizer.

Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 17:01
Eu colocaria de diferente forma: O Ceara é diferente do resto do Brasil.

Já tentou se colocar no lugar de um engenheiro que tem que projetar ou adaptar um veículo para o território brasileiro.

Nossa extensão territorial é muito grande, por isso temos uma diversidade de situações climáticas e de topografia, que acho que é impossível conseguir um meio termo para tudo isso, por isso as empresas focam o seu produto em determinado nicho de mercado. Na minha cidade natal, temos dentro do município regiões planas e extremamente acidentadas, em uma área de aproximadamente 300 km², imagine a nível de Brasil então.

Assim como temos uma infinidade de fatores geográficos, temos também diferentes aplicações que dar-se-ão ao veículo. Se você adquire um veículo cujo projeto foi destinado ao seu uso e bem adaptado a sua região, provavelmente você não enfrentará muitos problemas com eles.

Por exemplo, aqui na minha região quem dominou o mercado por um bom tempo foi a S10, tendo perdido bastante terreno para a nova hillux. O motor MWM e a relação de marchas se adequaram bem a topografia extremamente acidentada e como o pessoal dava mais uso em rodovias e estradas de terra ela adquiriu uma boa reputação aqui. Mas fale de S10 nas regiões de Mato Grosso, Amazonas, Pará, por exemplo pra ver o que eles vão te dizer.

Também na região de Cuiabá MT o pessoal gosta mais de S10 e Hilux do que de Ranger ou L200.

Marcello Ladeira
29/11/2006, 17:25
No Pará a proporção é de 5 L200 para cada outra pickup.

[]s,

edubelem
30/11/2006, 09:55
No Pará a proporção é de 5 L200 para cada outra pickup.

[]s,

No sul do Pará L-200(quadrdinha chamada de "girico") e hilux (antiga), e agora tá comesando a aparecer ranger, L-200 Sport só em Belém e com proporções bem equivalente as outras, antes S-10 dominava o mercado agora a ranger e a Nova Hilux estam tomando o lugar, eu já viajei de estrada p/ fortaleza e já fui ao rio, curitiba, floripa, brasilia e são paulo, e em nem um destes lugares tem a mesma proporção (alta) de picapes como aqui.
esta proporção de 5:1 é equivocada, só se a garera decha seus carros na garagem ou na oficina:mrgreen:

Pequeno jr
30/11/2006, 10:41
No sul do Pará L-200(quadrdinha chamada de "girico") e hilux (antiga), e agora tá comesando a aparecer ranger, L-200 Sport só em Belém e com proporções bem equivalente as outras, antes S-10 dominava o mercado agora a ranger e a Nova Hilux estam tomando o lugar, eu já viajei de estrada p/ fortaleza e já fui ao rio, curitiba, floripa, brasilia e são paulo, e em nem um destes lugares tem a mesma proporção (alta) de picapes como aqui.
esta proporção de 5:1 é equivocada, só se a garera decha seus carros na garagem ou na oficina:mrgreen:

Qdo estive ai no Pará o que achava em tdo que era cantos eram as quadradinhas, normalmente as GLS.. as sport foram poucas que dava até para contar nas mãos. Como o camarada da oficina falou no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23151&page=3

Os carros que mais vi la eram na ordem:
L-200 quadrada
Hilux antiga
Ranger
S-10
Sport HPE

Frontier não vi nenhuma.

Marcello Ladeira
30/11/2006, 11:49
Bom eu falei L200, não falei se eram do modelo bolinha ou quadradinha. E em Carajás posso garantir que é na proporção de 5:1.

[]s,

Maranguas
30/11/2006, 12:45
Quem jah veio em Fortaleza ou no Ceara pode confirmar, de cada 100 pick-ups 4x4:

40 L200 HPE
40 Nova hilux
15 Frontier
05 S10 ou Ranger

A tendencia eh q a L200 perderá a liderança para a nova hilux, mas mesmo assim ganha de todas as outras disparada. Mas entre 2003 ate 2005 a L200 liderava com folga

edubelem
30/11/2006, 13:23
Qdo estive ai no Pará o que achava em tdo que era cantos eram as quadradinhas, normalmente as GLS.. as sport foram poucas que dava até para contar nas mãos. Como o camarada da oficina falou no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23151&page=3

Os carros que mais vi la eram na ordem:
L-200 quadrada
Hilux antiga
Ranger
S-10
Sport HPE

Frontier não vi nenhuma.

Pois é Pequeno, vc deve ter ido au sul do Pará (abaixo de tucuruí), e lá realmete é só l-200 e toyota, pois existe concessionária Mit (Marabá e Altamira)e Toy. Só agora que abriram da GM e Ford (Marabá), Nissan parece que só em Belém (Nordeste do estado 600Km de Marabá), portanto só dava Mit. e Toy, outra marca teria que rodar até Palmas ou Belém p/ fazer manutenção.

Marcelo, Carajás fica bem pertinho de Marabá

[]s

edubelem
30/11/2006, 13:38
Quem jah veio em Fortaleza ou no Ceara pode confirmar, de cada 100 pick-ups 4x4:

40 L200 HPE
40 Nova hilux
15 Frontier
05 S10 ou Ranger

A tendencia eh q a L200 perderá a liderança para a nova hilux, mas mesmo assim ganha de todas as outras disparada. Mas entre 2003 ate 2005 a L200 liderava com folga

Eu já fui 2 x à fortaleza, ultima vez em julho de 2006, em 2 semanas rodei 2500Km, e ví muito pouca picape ( em relação ao Pará), e como foi dito anteriormente, cada região tem as suas preferências ou picape que melhor se adapta, aí eu notei um transito lento demais (nas estradas e cidade), provavelmente por ter estradas sinuosas, por tanto correr por aí é andar a 120, e talvez por isto que as L-200 são queridas, porem aqui é só retão e o pessoal anda c/ o pé em baixo. Por isto aqui é mais disputado, as S10, Ranger, Frontier e Nova Hilux, são mais estradeiras e com um bom desempenho no off e a L-200 só tem bom desempenho no off. Hoje tá prevalecendo Hilux, Ranger, S-10, L-200 e Frontier, nesta ordem, as três ultimas estão disputando.

Maranguas
30/11/2006, 15:13
Edu, me desculpe mas vc esta enganado... Pelos dados do Denatran, a frota de camioneta do Ceará ate Junho de 2006 é de 54.537 unidades, enquanto no Pará, é de 31.008 (quase a metade)

Pode conferir: http://www.denatran.gov.br/download/Estatisticas/Frota%20Regiões%20UF%20Jun2006%20Internet.zip

edubelem
30/11/2006, 16:52
Edu, me desculpe mas vc esta enganado... Pelos dados do Denatran, a frota de camioneta do Ceará ate Junho de 2006 é de 54.537 unidades, enquanto no Pará, é de 31.008 (quase a metade)

Pode conferir: http://www.denatran.gov.br/download/Estatisticas/Frota%20Regiões%20UF%20Jun2006%20Internet.zip

Interesante, pois mesmo proporcionalmente, o Pará fica com 5,9% e o ceara 5,4% da frota, porem eu não ví tanta picape. Nos números a diferença é pequena.

Maranguas
30/11/2006, 17:19
Edu,

Aonde vc viu esses dados ?

edubelem
30/11/2006, 17:41
Edu,

Aonde vc viu esses dados ?

Tirando o percentual em cima do total da frota.

Maranguas
01/12/2006, 08:59
Bom, agora tocamos no meu forte... Números!! :P

Vou fazer esses cálculos de acordo com aqueles dados do link do Denatran (ate Jun/06):

Total da Frota de Automóveis no Brasil: 43.578.352 (100%)
Total da Frota no Ceará: 1.005.550 (aprox 2,31% do total nacional)
Total da Frota no Pará: 523.195 (aprox 1,2% do total nacional)

Agora falando das nossas Pick-ups:

Total da Frota de caminhonetes no Brasil: 1.778.228 (100%)
Total da Frota de caminhonetes no Ceará: 43.118 (aprox 2,42% do total)
Total da Frota de caminhonetes no Pará: 27.227 (aprox 1,53% do total)

Esses cálculos que vc deve ter feito, deve ter sido a relação percentual do número de pick-ups sobre a frota de cada Estado, certo? Nesse caso o Ceara tem aprox. 4,3% de pick-ups da sua frota total de automóveis e o Pará fica com aprox. 5,2%. Mas creio que essa relação não tenha muita importância pq o que discutimos aqui é o número de pick-ups rodando em cada Estado. Sem falar que o Ceará, apesar de ter mais pick-ups, é muito menor em território do que o Pará. Logo se ver pick-up aqui em todo lugar :P

Os números que eu citei no último post estavam errados. Eram referentes a frota de camionetas mas nossos carros estão na categoria de Caminhonetes.

edubelem
01/12/2006, 09:55
5,2% da frota paraense, é de camionetES.
4,6 % da frota cearense, é de camionetES.

Dieselboy
01/12/2006, 11:00
Pessoal

Que tal convocar o Oswald de Sousa para "mediar' esta "peleja"??? :lol: :lol:

Bricadeirinha pessoal, só para descontrair :mrgreen:

Maranguas
01/12/2006, 11:15
Precisa não Dieselboy... isso é soh um pouco de "cultura inútil" :P

Marcello Ladeira
01/12/2006, 11:16
E o pior é que mesmo sem ter a intensão de polemizar fui eu quem começou o assunto... heheheh.

[]s,

csirani
01/12/2006, 11:19
Pessoal

Mas deveriam também tirar a S10 da categoria de camionetes e passar para Barca com rodas.

edubelem
01/12/2006, 11:21
Pessoal

Rapas, eu nem sei como foi sair esta discurção boba, só sei que eu tenho a minha camionete e o maranguas tem a dele e estamos felizes c/ os nossos carros.:lol: um aqui no Pará e outro lá no Ceara.:concordo:
Porem, é comun ter mais carros a diesel em locais em que não existe gás.

Marcello Ladeira
01/12/2006, 11:35
Edu vc costuma frequentar a praia de Salinas?

[]s,

Maranguas
01/12/2006, 11:44
Edu, o Pará nao tem GNV !?

edubelem
01/12/2006, 12:06
Edu vc costuma frequentar a praia de Salinas?

[]s,

Vou a cada 15 dias, agora faz um mês que não vou, estou doido p/ dar esta escapada. Vc conhece?

Maranguas, aqui não tem nem projeto p/ implantação de GNV.

Marcello Ladeira
01/12/2006, 13:39
Conheço sim, a família da minha esposa mora em Imperatriz e tem negócios aí em Belém... no reveillon de 2004 para 2005 fiquei conhecendo Salinas... Muito legal, diferente de qq praia que já tinha visto.

Ano que vem devo dar uma chegada por aí.

[]'s,

Maranguas
01/12/2006, 15:00
Não é todo mundo que guarda boas recordações de salinas... isso aconteceu no carnaval....

ADVERTÊNCIA: As cenas a seguir, são fortes e desesperadoras!

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia02.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia02.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia03.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia04.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia05.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia06.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia07.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia08.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia09.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia10.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia11.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia12.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia14.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia15.jpg

http://media.ueba.com.br/cars/beira_de_praia/beira_de_praia13.jpg

Walter L. L. Casitta
01/12/2006, 15:41
Putz, eu to achando que o Maranguas ta tentando mostrar aquelas fotos de novo aqui no forum. E no tópico errado ainda! http://images.google.com.br/images?client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial_s&hl=pt-BR&q=beira_de_praia&btnG=Pesquisar+imagens.

edubelem
01/12/2006, 16:23
Putz, eu to achando que o Maranguas ta tentando mostrar aquelas fotos de novo aqui no forum. E no tópico errado ainda! http://images.google.com.br/images?client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial_s&hl=pt-BR&q=beira_de_praia&btnG=Pesquisar+imagens.

Isto foi no reveillon deste ano as 06:00 da matina, a galera não acreditou nos avisos de resaca e a noite não viram que estavam ficando ilhados, quando amanheceu não dava p/ fazer mais nada, e como em qq práia se bobiar dança. Eu, por exemplo nunca fiquei. É só respeitar a água, se mantendo a pelomenos a 4 m de distância.

Marcelo, se vc voltar por aqui, me avisa terei maior praser em te receber.

[]s

Marcello Ladeira
01/12/2006, 17:16
Blz Edu aviso sim... mudando o assunto do tópico... que já tá virando um Off... vc sabe se o pessoal deu conta de receber dos seguros?

Pra quem não conhece Salinas digo que vale a pena conhecer viu moçada. Agua quentinha, bem limpa, nada funda, mar calmo e ainda por cima sem franelinhas para tomar conta do carro... hehehehe. Conheço muitas praias no Brasil mas esta é uma das que mais gostei.

[]s,

edubelem
02/12/2006, 09:24
Blz Edu aviso sim... mudando o assunto do tópico... que já tá virando um Off... vc sabe se o pessoal deu conta de receber dos seguros?

Marcelo, foi uma khda, ti seguradora comprando fotos do ocorrido p/ identificar placas, na ora do ocorrido tinha um galera correndo atras de chave de fenda p/ tirar as placas. A maioria não recebeu alguns tiveram sorte.

...sem franelinhas para tomar conta do carro...

E se vacilar, ainda sai com o carro lavado he he he.

nelsonnrc
03/12/2006, 01:46
Já tivemos aqui em casa um Lancer, Pajero, Pajero iO e agora um TR4, posso dizer o seguinte

Mitsubishi bom é/era Mitsubishi importado...

Todo maquinário da MMC Brasil foi trazido de fábricas que estavam fechando e são da década de 80, todas as plataformas/projetos são de veículos que deixaram de ser fabricados e trouxeram pro Brasil como o
Pajero Pinin - iO - Tr4, os L200 Sport são os L200 modelo 96 (no Brasil com essa frente parecida com as de onibus) e o Pajero Sport não é mais comercializado no exterior desde 2001 assim como o L200, no US Pajero Full só se encomendar, pois não tem mercado...

Sim!
-Fazem carros muito bons, mas não no Brasil...

Marcello Ladeira
04/12/2006, 08:44
Já tivemos aqui em casa um Lancer, Pajero, Pajero iO e agora um TR4, posso dizer o seguinte

Mitsubishi bom é/era Mitsubishi importado...

Todo maquinário da MMC Brasil foi trazido de fábricas que estavam fechando e são da década de 80, todas as plataformas/projetos são de veículos que deixaram de ser fabricados e trouxeram pro Brasil como o
Pajero Pinin - iO - Tr4, os L200 Sport são os L200 modelo 96 (no Brasil com essa frente parecida com as de onibus) e o Pajero Sport não é mais comercializado no exterior desde 2001 assim como o L200, no US Pajero Full só se encomendar, pois não tem mercado...

Sim!
-Fazem carros muito bons, mas não no Brasil...

Putz cara comentário mais nada a ver...

A L200 Sport deixou de ser fabricada este ano na Europa então não estamos muito defazados não. Quanto a Pajero Sport de uma olhada no Site http://www.mitsubishi-motors-europe.com/models/pajerosport/, acho que o site deve estar desatualizado neh?

A Full é vendida no EUA e o preço começa por cerca de 36mil doletas, se é por encomenda ou não eu não faço a mínima idéia. Lá o carro se chama Montero pois Pajero em espanhol se parece muito com Pajaro - que se você não sabe o significado mas tiver interesse procure!!! Realmente vender um carro destes no país dos Ranger's, Wrangler's e Hummer's não deve ser uma tarefa fácil não.

Agora acredito que você considere as 11 vitórias da Mit no Dakar mera coincidência neh? E antes que fale alguma coisa não me considero iludido achando que meu carro tenha mais que 5% do que se testa no carro do Dakar não, mas se ele já tiver isso me dou por satisfeito.

A única informação sua que aparentemente se confirma é a do TR4. Mas não podemos crucificar plenamente a Mit não, afinal a GM está relançando o Tracker no Brasil, o outro concorrente do TR4 é o "Eca"sport. A VW produz um Gol chamado de G-IV que na verdade é um G-II e ainda por cima tem motor em posição normal e não transversal... A Toyota até bem pouco tempo atrás produzia uma Hilux mais velha que a serra. E a S-10? A própria Nissan ficou defasada este ano... A Ranger é um projeto mais antigo que a própria L200 Sport, mas tem o mérito de ainda ser produzida nos EUA com praticamente a mesma cara que tem aqui.

Os demais companheiros de fórmum que me desculpem mas to cansado desta galera que chega no nada, não agrega nada ao tópico e ainda por cima fica malhando. Que saco!!! Me considero no direito de desabafar pois fui eu quem abriu este tópico e acho que quem escrever alguma coisa aqui tem de se basear em informações verídicas, o que não foi o caso.

[]s,

Ric Mac
04/12/2006, 09:51
X2.

Acredito que carro, gosto e outras coisas, cada um tem o seu.
Se formos procurar, como ja discutido em outro topico, todos os carros tem qualidades e defeitos, agora o que vale e a utilizacao que voce vai dar ao carro e se sentir satisfeito.

ABS

Pequeno jr
04/12/2006, 12:02
Voltando ao Assunto do Tópico,

Marcelo,

Quando você postou essa informação, eu peguei a matéria, e enviei via e-mail, para os amigos que eu me recordava que tinham Sport HPE, dai começou aquele um envia e-mail para o outro que conhecia....

..resultado, todos que enviaram os e-mails ao entrarem em contato com a concessionária falaram que seus carros ja haviam feito o recall sem eles saberem. Agora o que esta diferente é o que uma concessionária diz ter feito em relação a outra.

Exemplo:
- Uma pessoa ligou na Concessionária Crisanto de Belem do Pará e la disseram que haviam trocado Virabrequim, bronzinas e bomba d oleo no recall.
- Ja um que levou na Riama no Mato Grosso so foi trocado apenas as bronzinas.

Pergunto, qual o procedimento correto desse recall? MArcelo o que eles falaram que foi trocado no seu carro??

Marcello Ladeira
04/12/2006, 13:06
No meu falaram que trocaram apenas as bronzinas, o que eu no meu pouco conhecimento não concordo muito, pois um Virabrequim já usado rodar sobre bronzinas novas já não é aconselhável quando se retifica o motor imagine no nosso caso.

A matéria fala somente em bronzinas, pena eles não terem entrado no mérito do desgaste dos demais componentes que giram sobre as ditas cujas. Será que alguém aqui tem conhecimento a respeito desse lance que falei. O que vocês acham de um virabrequim rodado girar sobre bronzinas 0km?

Vou ligar para o 0800 e bater pesado nessa história, ver se consigo uma informação segura deste negócio.

Dieselboy
04/12/2006, 13:17
"... Agora acredito que você considere as 11 vitórias da Mit no Dakar mera coincidência neh? E antes que fale alguma coisa não me considero iludido achando que meu carro tenha mais que 5% do que se testa no carro do Dakar não, mas se ele já tiver isso me dou por satisfeito ..."
Já que você mencionou o rali:

Com certeza a Mit direciona um pouco desta tecnologia empregada no Dakar às suas linhas de montagem, contudo na competição em si a disputa é absurdamente desigual em favor da Mit.

Assisto todos os anos o Rali (pela tv, óbvio) e sempre vejo que a equipe da Mit concorre num nível muito acima dos seus adversários, pois esbanja infra-estrutura e dinheiro para tal.

Se dão ao luxo de montar equipes "separadas" para cada competidor da Mit cada uma em suas respectivas oficinas ambulantes que contém cada uma o equivalenete em peças a 2 veículos iguais aos que estão disputando o rali :shock: :shock: este é um dos fatores que explicam a imbatível saga de vitórias da Mitsubishi.

Pois é, enquanto as equipes "gigantes" disponibilizam orçamentos astronômicos na busca de perpetuar ou auto-afirmar sua imagem diiante de seus fãs e potenciais consumidores, os "nanicos" da competição e outras equipes menores disputam com a própria sorte sua permanência diária na competição, vejam por exemplo o caso do francês Jean Schlesser pelo qual tenho admiração :palmas: :palmas: pois com uma equipe infinitamente menor tanto em recursos humanos quanto fianceiros conseguiu anos atrás desbancar o papa-troféus do Dakar que até então era representado pela Mitsubishi.

Enquanto a organização do evento (Rali Dakar) não impuser normas claras e restrições orçamentárias e infra-estruturais para as equipes participantes da categoria montadoras o rali anual continuará sendo uma competição de uma equipe só.

Ótimo para a marca, péssimo para os fãs e espectadores que como eu torcem por uma disputa justa.:evil: :evil:

Marcello Ladeira
04/12/2006, 13:36
Concordo com você Diesel Boy mas vamos deixar claro que entre os perdedores estão equipes do naipe de: BMW, VW, Toyota, Nissan... só para citar os mais recentes.

[]'s,

Marcello Ladeira
04/12/2006, 13:42
Pequeno acabei de ligar novamente para o 0800 da Mit e novamente pediram que entre em contato com a concessionária para saber mais a respeito deste "recall". Nem sob muita insistência consegui informações a respeito do procedimento adequado para tal correção. É mole? Nem depois de ter relatado que gostaria de ter noção precisa do que foi feito, sem meu conhecimento, no meu carro. Um desrespeito!!!

Alguém aqui conseguiu a informação sobre o recall ter ou não sido feito a partir do 0800 da Mit ou todos tiveram de ir atrás da concessionária?

[]s,

Pequeno jr
04/12/2006, 14:27
Pequeno acabei de ligar novamente para o 0800 da Mit e novamente pediram que entre em contato com a concessionária para saber mais a respeito deste "recall". Nem sob muita insistência consegui informações a respeito do procedimento adequado para tal correção. É mole? Nem depois de ter relatado que gostaria de ter noção precisa do que foi feito, sem meu conhecimento, no meu carro. Um desrespeito!!!

Alguém aqui conseguiu a informação sobre o recall ter ou não sido feito a partir do 0800 da Mit ou todos tiveram de ir atrás da concessionária?

[]s,

Marcelo,
O Jaime que tem aquela L-200 Sport HPE que deu problema na semana passada, conseguiu pelo 0800 que o serviço a ser feito é para resolver o problema de uma possível falta de lubrificação nas bronzinas, podendo resultar problemas com o eixo(virabrequim) não tem nada haver com aquecimento (Por isso eles estão falando que é um recall preventivo). A partir dai eles falam que tem que procurar a concessionária para saber de mais detalhes.

Marcello Ladeira
04/12/2006, 14:47
Moral da história, quem avalia o estado das coisas são os funcionários das concessionárias, e aí ficamos sugeitos a 2 pesos e 2 medidas, bem como à capacidade ou até mesmo o grau de paciência destes mecânicos no dia.

Não gostei nada disso não, acho que tinha de envolver profissionais da fábrica neste momento.

Sem contar que examinar um Eixo Virabrequim no olho, e não acredito que eles estão se dando ao trabalho de usar instrumentos adequados, não garante simplesmente nada!!!

[]s,

Pequeno jr
04/12/2006, 14:54
Já que você mencionou o rali:

Com certeza a Mit direciona um pouco desta tecnologia empregada no Dakar às suas linhas de montagem, contudo na competição em si a disputa é absurdamente desigual em favor da Mit.

Assisto todos os anos o Rali (pela tv, óbvio) e sempre vejo que a equipe da Mit concorre num nível muito acima dos seus adversários, pois esbanja infra-estrutura e dinheiro para tal.

Se dão ao luxo de montar equipes "separadas" para cada competidor da Mit cada uma em suas respectivas oficinas ambulantes que contém cada uma o equivalenete em peças a 2 veículos iguais aos que estão disputando o rali :shock: :shock: este é um dos fatores que explicam a imbatível saga de vitórias da Mitsubishi.

Pois é, enquanto as equipes "gigantes" disponibilizam orçamentos astronômicos na busca de perpetuar ou auto-afirmar sua imagem diiante de seus fãs e potenciais consumidores, os "nanicos" da competição e outras equipes menores disputam com a própria sorte sua permanência diária na competição, vejam por exemplo o caso do francês Jean Schlesser pelo qual tenho admiração :palmas: :palmas: pois com uma equipe infinitamente menor tanto em recursos humanos quanto fianceiros conseguiu anos atrás desbancar o papa-troféus do Dakar que até então era representado pela Mitsubishi.

Enquanto a organização do evento (Rali Dakar) não impuser normas claras e restrições orçamentárias e infra-estruturais para as equipes participantes da categoria montadoras o rali anual continuará sendo uma competição de uma equipe só.

Ótimo para a marca, péssimo para os fãs e espectadores que como eu torcem por uma disputa justa.:evil: :evil:

Estrutura é uma coisa que pesa seja la qual categoria.

So colocar um exemplo o Palmeirinha no Rally dos Sertões deste ano. No Início da prova o carro e a equipe BMW que veio toda de fora ainda não estava toda pronta devido a problemas na alfândega, passaports e etc... para entrar equipamentos e mecânicos... a partir se não me engano da 4º etapa o material e pessoal dele chegou e a partir dai começou a andar no pelotão da frente, chegando até em uma das etapas em 1º da classificação do dia.

Mas pudera, o gasto total de se montar tudo era digna do Dakar, a um custo barato de R$ 1.300.000,00 ... o maior valor gasto nos sertões em toda a história para um único carro.

Próximo ano a organização dos sertões esta esperando diversos competidores na categoria carros vindos de fora principalmente nas categorias production FIA e Protótipos. Na categoria Motos ja é certo a participação do dobro de gringos que vinheram em 2006. De certa forma isso "abrilhanta" a prova.

Marcello Ladeira
04/12/2006, 15:27
É mas o lance é começar a trabalhar com categorias diferentes, assim quem tiver poder e $$$ de sobra entra pra brigar com os grandes... os pobres, que são ricos perto de nós continuam, na disputa, numa categoria mais "dupinikin".

[]s,

nelsonnrc
04/12/2006, 20:57
Putz cara comentário mais nada a ver...

A L200 Sport deixou de ser fabricada este ano na Europa então não estamos muito defazados não. Quanto a Pajero Sport de uma olhada no Site http://www.mitsubishi-motors-europe.com/models/pajerosport/, acho que o site deve estar desatualizado neh?,

Não sei se leu, mas oq disse é que o nosso modelo na realidade é o L200 que já era vendido desde 1996 em Portugal...
Realmente não sabia sobre o Pajero Sport na Europa, my bad!

A Full é vendida no EUA e o preço começa por cerca de 36mil doletas, se é por encomenda ou não eu não faço a mínima idéia. Lá o carro se chama Montero pois Pajero em espanhol se parece muito com Pajaro - que se você não sabe o significado mas tiver interesse procure!!! Realmente vender um carro destes no país dos Ranger's, Wrangler's e Hummer's não deve ser uma tarefa fácil não.,

Exatamente, chama-se Montero Full/Limited ou antigamente Montero Sport, pela comunidade hispânica que mora no US...
E se não vende tão bem tem algum motivo.

Agora acredito que você considere as 11 vitórias da Mit no Dakar mera coincidência neh? E antes que fale alguma coisa não me considero iludido achando que meu carro tenha mais que 5% do que se testa no carro do Dakar não, mas se ele já tiver isso me dou por satisfeito.,

Ainda bem que tem está idéia e é louvável oq a MMC fez pelo Rally, realmente acreditou e tirando o WRC que não participa mais, hj é a maior equipe de rally; mas sejamos realistas um MMC de rua pouco tem de um preparado pela Ralliart...
E voltando pro Brasil, sinto muito, mas oq a "HPE" mais faz são mudanças estéticas, como tascar acessórios(teto solar, luzinhas, viva voz, pintura em dois tons, etc)...

A única informação sua que aparentemente se confirma é a do TR4. Mas não podemos crucificar plenamente a Mit não, afinal a GM está relançando o Tracker no Brasil, o outro concorrente do TR4 é o "Eca"sport. A VW produz um Gol chamado de G-IV que na verdade é um G-II e ainda por cima tem motor em posição normal e não transversal... A Toyota até bem pouco tempo atrás produzia uma Hilux mais velha que a serra. E a S-10? A própria Nissan ficou defasada este ano... A Ranger é um projeto mais antigo que a própria L200 Sport, mas tem o mérito de ainda ser produzida nos EUA com praticamente a mesma cara que tem aqui.

Queria deixar claro que minha "bronca" não é com a MMC, mas sim com os carros que nos empurram no mercado...só o Tracker/Vitara mudou faz quase 2 anos e agora vão trazer essa merlin da ARG!

O duro é que o brasileiro aceita tudo que é empurrado pra ele...

Não é uma visão restrita a MMC, mas o mercado de uma forma geral, sei lá peguei o Pajerinho sexta feira da revisão programada(garantia) e fiquei puto com a nota de R$1,4mil pra trocar oleo, filtros, velas e "regular" carro...Nem no Full tivemos essa conta quando mandava fazer revisão, to meio revoltado...

Abraço

Jorge T
10/01/2007, 19:15
Srs. recebi hoje uma carta da Mit referente ao recall que o Marcelo comentou. Vou transcrever o texto da carta.

"São Paulo, 20 de dezembro de 2006

Prezado Cliente,

REF.: INSPEÇÃO DE BRONZINA DE BIELA DO MOTOR

Em atendimento às leis de proteção e defesa do consumidor, a MMC Automotores do Brasil Ltda. convoca V.Sa. a comparecer à Concessionária mais próxima para que seja verificada a existência de avaria nas bronzinas de biela do motor( peça que reduz o atrito entre o vira-brequim e a biela) de seu veículo L200, e, se for o caso, efetuada gratuitamente a respectiva troca.
Informamos, outrossim, que embora o problema apontado não coloque em risco a segurança e a saúde dos usuários dos veículos, o reparo é recomendado para garantir a longevidade do motor.
A inspeção poderá ser realizada gratuitamente na Rede de Concessionárias Mitsubishi mais próxima, até junho de 2007, tendo duração de aproximadamente 5 horas, podendo, ainda ser realizada durante a execução da manutenção preventiva periódica do seu veículo.
Caso V.Sa.já tenha realizada a referida inspeção, solicitamos a gentileza de desconsiderar a presente comunicação.
Dúvidas ou esclarecimentos adicionais poderão ser obtidospelo telefone 0800 7020404.
Certos de seu comparecimento no período mencionado, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
MMC AUTOMOTORES DO BRASIL LTDA. "

Espero ter ajudado.

Abs,

Jorge T.
L200 MEC 04/04 BF

Pedro Freitas
10/01/2007, 20:51
comprei minha L200 ontem dia 09. :dance:

cambio manual 05/05 121cv com 37 mil km.
a primeira coisa que fiz foi levar numa autorizada mais próxima, e adivinha.
ela passou por 3 revisões e não fizeram o recall. :parede:
ainda bem que esse forum existe, senão eu não saberia nunca disso.

está chegando a revisão de 40 mil km.
Marcelo o preço "sugerido" no site da mit é mais em conta que o da autorizada?

[]'s

Marcello Ladeira
10/01/2007, 21:13
Pedro bom saber que temos mais um integrante de L200 aqui pelas nossas bandas... hehehe... Gastei 1600 nesta revisão dos 40, que fiz com 30 mil km pelo tempo. Olhe nas 2 concessionárias... mas pelo preço que o Jorge tem pago no Rio lhe falo que com a diferença dá pra fazer uma viagem pra la, ficar em um bom hotel 2 dias, alugar um carro e deixar a pkp na revisão.

Meu carro agora está com 40, mas não vou fazer a revisão em concessionária. Levarei em um amigo meu. A de 50 gostaria de fazer para ter o carimbo, mas não sei como. Outro dia tinha um cara na ViaJap p da vida pois tava pagando 2800,00 na de 50.

Ligue para as duas concessionárias e veja o valor das revisões. Eles são ruins em informar isso viu. E o serviço também não tem nada demais.

Vai fazer "passeios" com ela?

[]'s,

Pedro Freitas
10/01/2007, 21:50
Entendi, mas Marcello me explica esse negócio do carimbo.
nem deu tempo de ver o manual dela direito, peguei e fui direto pra MitCar.

Aonde vai fazer essa revisão de 40 mil km?

"passeios" :dance: to dentro. Só chamar.
[]'s

Marcello Ladeira
11/01/2007, 08:14
Pedro o Clécio que organiza alguns passeios aqui em BH está com uma oficina. Esta minha revisão será relativamente simples, pois não tem nada pra fazer no carro, só verificar e trocar os itens básicos. Farei na oficina dele.

O lance dos carimbos indica quais revisões foram feitas em concessionária e para manter a garantia vc tem de fazer todas elas lá. Observe que as revisões são determinadas pelo tempo (como foi no meu caso) e pela Km, o que vencer primeiro. Você perde a garantia do carro caso não faça uma das revisões a cada 6 meses ou 10mkm.

[]'s,

Pedro Freitas
11/01/2007, 09:57
Me ligaram da Mit ontem, fui lá hoje ver o que era.
vi que as buchas dos amortecedores dianteiros e traseiros nao estavam boas e da suspensão traseira estavam bem desgastas no jumelo.
a barra de tração tambem estava com as buxas comidas.
esse desgaste é normal nas L200?
prejuízo: 740,00 lts.

cbridi
11/01/2007, 11:13
Então tá pessoal...

Com 40 mil Km a suspensão dianteira da minha Ranger - o ponto fraco dela - estava inteira. Fui trocar buchas, balança superior e pivôs bem mais tarde, depois dos 90 mil Km. Hj, com 156 mil Km ainda não mexi na suspensão traseira, em compensação a dianteira tá pela hora da morte...
Sempre ouvi dizer que suspensão era o ponto forte da L200, inclusive cogito a compra de uma Savana ou GLS 121CV em virtude da precariedade das estradas de terra que preciso enfrentar. Agora fiquei com uma pulga atrás da orelha...

[]'s

Marcello Ladeira
11/01/2007, 14:40
Pedro estranho estes problemas seus. Meu carro tá com 42mkm e não precisei mecher em nada da suspensão até hoje.

[]'s,

wagnerf
11/01/2007, 14:47
Me ligaram da Mit ontem, fui lá hoje ver o que era.
vi que as buchas dos amortecedores dianteiros e traseiros nao estavam boas e da suspensão traseira estavam bem desgastas no jumelo.
a barra de tração tambem estava com as buxas comidas.
esse desgaste é normal nas L200?
prejuízo: 740,00 lts.

Pedro realmente estranha esta informação, minha Frontier esta com 47000, muitas estradas ruins no lombo, e 100% a suspenção.

Aqui a L200 que vai rebocar o Silver Tape agora ou vai continuar usando a Silverado?

Pedro Freitas
11/01/2007, 17:49
Wagner

Vou vender a Silverado 25k :parede:
Tá com os 33" cabe na frontier? :concordo:

[]'s

Ric Mac
12/01/2007, 16:21
Comentario que ouvi dentro de uma concessionária Nissan ontem:

"A Frontier e X-terra não trazem retorno de oficina, os proprietários as trazem aqui somente para revisões ou garantia, nem se compara com a Fiat onde ganhamos muito com oficina. Igual a aquele carro Twingo - Renault, o carro não dava retorno, fica difícil assim."

Abs

Ronaldo Andrade
12/01/2007, 19:04
Pedro estranho estes problemas seus. Meu carro tá com 42mkm e não precisei mecher em nada da suspensão até hoje.

[]'s,

Por mais que o Marcello defenda a L200 (tem de ser assim mesmo - valorizar o que tem), a cada tópico que leio aqui sobre esta droga, mais me arrependo de ter comprado. E quem fez todos os consertos desta m... foi aí na sua terra Marcello, na Via Jap. Sabem cobrar direitinho.
A minha L200 Sport HPE 141 cv (bonito nome), fica em Lavras e Carrancas, na fazenda, apesar de ter sido comprada por mim aqui em SP. Está hoje com 36000 km e vou tratar de vender logo antes que saia da garantia.
Ainda bem que tem muitos fãs, então tem bom mercado. (Pobres incautos, eu inclusive)

A maioria que opta pela L200 em relação a Toyota, por mais que diga o contrário, que argumente, é pela questão preço.
Qdo fui comprar em Abr/05, tinha espera de 3 meses para a Toyota, além de ser 16,000 mais cara. (92.000,00 contra 108.000,00)

Esta estória de ganhar competições é uma ótima propaganda, que tambem me enganou. Não tem nada a ver um veículo com outro.
Já assisti a duas largadas do Dakar, e os Mits de lá são protótipos hiper preparados.
Em menor escala, tbem o são os carros do Sertões.

Por que será que nos EUA quase não vende Mit?

[s]

Marcello Ladeira
12/01/2007, 20:12
Ronaldo nenhum carro eh perfeito e o seu ainda é pior que a média. Você traz seu carro para as revisões na ViaJap, onde eu não volto se estiver com um problema mecânico.

Defendo a minha pkp pois atende meus anseios, mas ela poderia ser melhor e muito viu, muito mesmo. Não gosto do Câmbio, do acabamento interno, do espaço interno, dos faróis, do tamanho da caçamba, etc.

No seu caso você comprou um carro defeituoso, assim como existem de todas as marcas rodando por ai... GM, VW, Fiat, etc.

[]'s,

Ronaldo Andrade
13/01/2007, 09:21
Pois é Marcello,

Pode ser. Mas de todos o carros que já tive e tenho foi o único a me dar tantas dores de cabeça, com bx kilometragem e não assumidos pelo fabricante.
Somente a bba injetora foi trocada em garantia, com 15.000 km.
Barulhos na suspensão, desgaste prematuro dos amortecedores (18.000 km), embreagem, agora dura, depois do conserto pago, duas vezes .... etc etc
E agora ainda fico sabendo por aqui desta troca de bronzinas, que provavelmente deve ter sido trocado na minha na surdina.
Enfim, "azares"' da vida.
Mas eu sei que Mit, nunca mais quero um.
Até estava cogitando de um TR4 para meu filho, mas agora ... Nem pensar.

Abraços
Ronaldo A.

Rogério Silva
13/01/2007, 17:33
Pois é Marcello,

Pode ser. Mas de todos o carros que já tive e tenho foi o único a me dar tantas dores de cabeça, com bx kilometragem e não assumidos pelo fabricante.
Somente a bba injetora foi trocada em garantia, com 15.000 km.
Barulhos na suspensão, desgaste prematuro dos amortecedores (18.000 km), embreagem, agora dura, depois do conserto pago, duas vezes .... etc etc
E agora ainda fico sabendo por aqui desta troca de bronzinas, que provavelmente deve ter sido trocado na minha na surdina.
Enfim, "azares"' da vida.
Mas eu sei que Mit, nunca mais quero um.
Até estava cogitando de um TR4 para meu filho, mas agora ... Nem pensar.

Abraços
Ronaldo A.

Po Ronaldo, isso é muito escroto mesmo, dizem q carro é sorte, as vezes da um azar e se pega um carro cheio de defeitos. Na boa, não curto falar mal de coisas q não conheço. nunca andei nas L200, mas po, fico puto da vida com essas queixas referentes as mit pq quase ia comprando uma hpe aut devido a diferença de preço em relação a hilux at. Pelo q to vendo, mit só presta as importadas, pelo menos não se lê tantas reclamações com as pajero sport ou full.

Pequeno jr
13/01/2007, 21:25
Rogerio,
Andar no Pará com L-200 AT é pedir para se Fu#$%. (Endenteu)? è uma alegria no máximo até a primeira revisão, apos isso, ja era.

Ronaldo Andrade
13/01/2007, 23:42
pq quase ia comprando uma hpe aut devido a diferença de preço em relação a hilux at.

Rogério,

É o que escrevi por aí.
(A maioria dos donos de L200 não admite isto, mas...)

Só compramos as Mit por serem mais baratas que as Toyota, mas não tem comparação. E por propaganda enganosa com estas competições que ele promovem.

Abraços

Rogério Silva
14/01/2007, 10:35
Rogerio,
Andar no Pará com L-200 AT é pedir para se Fu#$%. (Endenteu)? è uma alegria no máximo até a primeira revisão, apos isso, ja era.

Pequeno, em alguns interiores do Pará de ser f... mesmo, mas moro em Belém e por isso preferi o aut, dirigir com o anda e pára das cidades tbm é f...hehe, pra andar no barro, talvez as mt sejam melhor mesmo.

Walter L. L. Casitta
14/01/2007, 10:46
Pequeno, em alguns interiores do Pará de ser f... mesmo, mas moro em Belém e por isso preferi o aut, dirigir com o anda e pára das cidades tbm é f...hehe, pra andar no barro, talvez as mt sejam melhor mesmo.

Se for compra Hilux, tem que comprar automática. Manual a Ranger é mais barata, tem um motor tão bom quanto (com a possibilidade de ser até melhor), tem peças e manutenção muito, mas muito mais barata, seguro mais barato, e ainda é a picape mais fácil de personalizar com body lift e pneus 33”

Marcello Ladeira
14/01/2007, 10:53
Ontem eu, o Wagner e o Pedro aqui da lista fomos fazer uma trilhinha básica. Pegamos um local de baixa aderência e em subida...

- Eu de L200 consegui subir 2 vezes (mérito dos BF's e do bloqueio - usado na 2a tentativa)
- O Wagner de Frontir conseguiu uma vez (mérito dos recém colocados BF's)
- Já o pedro com a L200 Sport sendo estreada e os pneus Scorpion AT prá lá de meia vida ficou só na vontade... hehehe, esta semana ele já vai por os BF's

O bom disso tudo é que foi um teste de esforço para 2 L200 uma de 121 e outra de 141 cavalos junto com uma Frontier e em nenhum momento o ponteiro da temperatura saiu da metade. Cada vez fica mais claro que isso é um problema das L200 Auto.

[]'s,

Pequeno jr
14/01/2007, 13:31
Ontem eu, o Wagner e o Pedro aqui da lista fomos fazer uma trilhinha básica. Pegamos um local de baixa aderência e em subida...

- Eu de L200 consegui subir 2 vezes (mérito dos BF's e do bloqueio - usado na 2a tentativa)
- O Wagner de Frontir conseguiu uma vez (mérito dos recém colocados BF's)
- Já o pedro com a L200 Sport sendo estreada e os pneus Scorpion AT prá lá de meia vida ficou só na vontade... hehehe, esta semana ele já vai por os BF's

O bom disso tudo é que foi um teste de esforço para 2 L200 uma de 121 e outra de 141 cavalos junto com uma Frontier e em nenhum momento o ponteiro da temperatura saiu da metade. Cada vez fica mais claro que isso é um problema das L200 Auto.

[]'s,

MArcelo,
Ontem no campo de testes aqui do lado de casa ocorreu o mesmo comigo. Meus pneus ja estão bem gastos e não consegui subir uma rampa que além de barro estava com grama molhada. Um Amigo com uma Ranger 2.8 com BF 31 Subiu até sem a tração ligada, so a base do diferencial anti-deslizante que agora sim deu para ver que ajuda d++++ em relação a minha Ranger.

murilloaquino
14/01/2007, 13:39
Eu sempre axei isso..
a minha frontier nao tinha nenhum ´´bloqueio``...
Ate esses simples, q bloqueiam 30% a resolve bastanteee

Pequeno jr
14/01/2007, 19:09
Eu sempre axei isso..
a minha frontier nao tinha nenhum ´´bloqueio``...
Ate esses simples, q bloqueiam 30% a resolve bastanteee

Qual o percentual de bloqueio da Ranger a partir de 2002 e das S-10?? Alguem sabe?

Walter L. L. Casitta
14/01/2007, 19:43
Eu tive uma Cherokee Sport com track lock. O mesmo da Ranger e S10. Na mesma época tive um Samurai com um LockRight (automático 100%) no eixo traseiro.
O Samurai passava na maioria dos obstáculos sem precisar ligar a tração.
A Cherokee era como se não tivesse nada. Parava na primeira graminha.

A Ford usa o track lock na Ranger apenas pra atender a legislação. Sem o track lock e com todo aquele torque do motor a cada virada de esquina ou nas arrancadas morro acima seria acompanhada de uma cantada de pneu. Se isso acontecer próximo de alguma autoridade transito pode ser interpretado com uma infração de transito prevista na legislação.

murilloaquino
14/01/2007, 20:26
Eu tive uma Cherokee Sport com track lock. O mesmo da Ranger e S10. Na mesma época tive um Samurai com um LockRight (automático 100%) no eixo traseiro.
O Samurai passava na maioria dos obstáculos sem precisar ligar a tração.
A Cherokee era como se não tivesse nada. Parava na primeira graminha.

A Ford usa o track lock na Ranger apenas pra atender a legislação. Sem o track lock e com todo aquele torque do motor a cada virada de esquina ou nas arrancadas morro acima seria acompanhada de uma cantada de pneu. Se isso acontecer próximo de alguma autoridade transito pode ser interpretado com uma infração de transito prevista na legislação.

Concordo plenamenamente walter...
Principalmente no off-road, é muito paliativo...Mais vc vai concordar comigo q é beem melhor q com o diferencial aberto...

Pequeno jr
14/01/2007, 21:19
Concordo plenamenamente walter...
Principalmente no off-road, é muito paliativo...Mais vc vai concordar comigo q é beem melhor q com o diferencial aberto...

Como eu disse, eu com pneus ruins para não dizer péssimos + tração 4x4 sem o track lock não consegui subir na nossa pista de testes aqui.

Meu amigo com Track lock + BF 31 zerados subiu em 4x2.

Ronaldo Andrade
14/01/2007, 23:15

Eu sofro com isto da Ram 2500.
Tem dif. aberto e a frente pesa prá caramba, parece uma âncora.
Então qdo arranco numa subida em curva, parece boyzinho cantando pneu.
Deveria ter pelo menos um Limited Slip, como o track lock.
Mais para frente vou ver se coloco um.
Preciso pesquisar.

[s],

Ronaldo

Fabio Viterbo
21/10/2008, 23:05
Hoje, realizei um sonho, adquiri uma L-200 Sport Hpe, mas o mais importante disso tudo sem dúvida alguma foram as informações aqui postadas.

Com elas pude rastrear todo o historico do veículo e saber se ele havia passado pelo "RECALL BRANCO" e pude verificar que as bronzinas haviam sido trocadas na revisão dos 20.000 km. Isso me deu mais segurança para que eu pudesse comprar o carro e não ter surpresas futuras.

Marcelo-HPE
21/10/2008, 23:22
Parabéns para pela aquisição meu Amigo !!
Se Deus quiser ela vai te trazer muita felicidade asim como a minha trz para mim .
abs

Fabio Viterbo
22/10/2008, 01:20
Outro detalhe que me chamou a atenção, foi a Péssima qualidade das revisões realizadas pela YEN e NOVA YEN (autorizadas Mitsubishi) ontem mesmo estava namorando uma L-200 HPE 2004/2005 automática com 82.000 km, na consessionária Raion - Barra-RJ , que também fez muito feio.

Ao abrir o capô, o veículo apresentava "diversos vazamentos de óleo" (intercooler, turbina, motor, etc) e me veio na cabeça " MEU DEUS!!! COMO ELES COLOCAM UM CARRO DESSES A VENDA NUMA AUTORIZADA MITSUBISHI SEM AO MENOS FAZER UMA REVISÃO DE ROTINA?"

Pedi ao vendedor o caderno de revisões do carro e fiquei perplexo, pois o mesmo havia feito TODAS as revisões até o momento (90.000 km) na Yen e Nova Yen!!!!

O que não consegui entender é como aquele carro com tanta revisão, estava com tanto ajuste a ser feito, e outra autorizada tbm estava se lixando!!! só pude perceber com isso que a qualidade das autorizadas Mitsubishi precisam se adequar urgentemente a realidade do mercado, que é altamente competitivo e buscam uma qualidade cada vez maior.

Já tive uma Toyota Hillux SR 2002, e posso afirmar que a Toyota prima pela qualidade!

Quem estiver no Rio/RJ pode constatar o veículo de chassi 93XPRK7405C410607 PLACA-LVD0583 a venda, e seu péssimo estado, exposto na RAION VEÍCULOS.

walterlima
04/12/2009, 10:21
Ola Marcello Ladeira e assinantes deste tópico.

Vc postou um título que ao meu ver não foi devidamente respondido aqui:
No "recall branco" somente a troca das bronzinas é correto? e como fica o virabrequim usado?

Comprei em 2005 uma L200 HPE AT (2004/2005) com 30.000 km e fiz a revisão na concessionária R7 em Blumenau-SC.
De lá pra cá fiz mais algumas (não todas) inclusive a famigerada dos 50.000 km (troca das correias) com 60.000 km.
Até a revisão dos 40.000 (feita na R7) nunca tive problemas de aquecimento ou da bomba injetora acender constantemente.
Foi ela sair da garantia em nov/2005 os 2 problemas começaram.
Nunca fiz trilha com o carro. Como pratico parapente, subo uns morros nos fds e quando carrego mais de 4 pessoas com os nossos equipamentos (cada um pesa 20kg) a L200 esquenta.

Ontem, 02/12/2009, com 115.000km ela bateu a biela quando transitava em asfalto somente comigo a uns 120 km/h as 5:00 hs. Parei e chamei o Guincho que a transportou para a R7.

Agora vem o espeto...
Fui a R7 e informaram que cobrariam para abrir e fazer o orçamento caso não quisesse fazer o serviço com eles e que pela experiência deles neste defeito, passaria dos R$12.000.
Sai e busquei informação neste fórum, com seus excelentes relatos, sinto não tê-lo conhecido antes.

Mais esclarecido por aqui, tornei a ligar na R7 e perguntar quais os recall a minha L200 havia passado durante as revisões que lá fiz e fui informado que nenhum.
Estariam fazendo hoje a troca do link (do cabo do freio)....???### não entendi... pois este ainda não havia lido nada por aqui sobre isto e nem constava no site da Mit.

Perguntei sobre os recall do site da Mit:
1) Substituição das porcas da suspensão
2) Fecho do capo traseiro
3) Parafuso da trava do cubo da roda
Resposta da R7 : não precisa fazer

Após, perguntei das bronzinas e foi um "Deus nos acuda", transfere ligação, respostas sem nexo, então pedi para falar com o gerente da concessionária no que fui atendido por um outro que se dizia gerente.

Marcamos para abrir o motor (agora sem custo) na segunda-feira, 07/12 e verificar se o motivo do barulho no motor foi ocasionado pela não troca da bronzina.
Se ficar comprovado isto, eles vão se responsabilizar pelo conserto.
Se não foi, eu deveria arcar com os custos do conserto.
Me pareceu razoável, mas surgiram algumas dúvidas e tomara que vcs do 4X4 possam me ajudar.
Como o motor funciona e bate forte, provável é a terceira biela.

Dúvidas:
1) Como verificar se o que ocasionou o defeito foram as bronzinas?
2) O que seria razoável exigir que eles se responsabilizem caso o problema seja da bronzina? Somente a troca delas? Sem trocar o virabrequim? Aceitar dar um passe no virabrequim por conta de um descuido de não realizarem as trocas das bronzinas? Pelo defeito crônico deste modelo e omissão da concessionária, exigir tudo novo?
3) Sobre a luz do painel da bomba injetora e perda de potência, algum conselho?

Me desculpe a extensão do email, se puderem contribuir com suas experiências ficarei agradecido.

Walter Lima
Blumenau-SC
47 – 9602-2223
MSN esquablu@hotmail.com (esquablu@hotmail.com)

Marcelo-HPE
04/12/2009, 13:47
Olá Wlater , quando abrir o motor verifique se não há muita limalha (particula (pó) de algum material metálico) no fundo do carter e tb pegue todas as bronzinas e verifique o desgaste que se for acentuado da pra notar visualmente .
o certo é colocar um viarabrequim novo , mas o antigo aceita passe mas dentro da tolerância para com as novas bronzinas . vá até uma retifica de motores e troque umas informações com os técnicos e explique a situação .

A Luz da bomba injetora pode ser algum sensor ( mande passar o scanner ), ou tem haver tb com aquecimento , pois a válvula EGR entra em ação para recircular gas para os cilindros e cortar a injeção do motor , para não aquecer ao extremo . igual nos troller´s 3.0

Sobre aquecimento tem um KIT de refrigeração que a mIT vende sob o n° CA140019 , eles instalam e resolvem o problema. Vai na MIT- R7 explique a eles que a cachorrada lá já sabe o que é .
Boa sorte .

Dguedes
04/12/2009, 14:35
Marcelo, o que é este kit de refrigeração?
Porque quase todas as l200 só apresentam esse problema de aquecimento depois dos 90 mil Km?8-)

Marcelo-HPE
04/12/2009, 14:48
As l200 que apresentavam esse problema eram em sua maioria as automáticas quando forçadas ao extremo e não tinham km certa para apresentar esse problema .
Com esse KIT o sistema de refrigeração é moficado aumentando assim o volume de água e baixando um pouco a temperatura do motor. Possui hélice do radiador de 11pas, reservatório de expansão e outros acessórios .
abs

Dguedes
04/12/2009, 16:17
Caro Marcelo,

Desde os meus 2 anos já andava em cima de Rural 4X4 com meu avô e meu tio avô. Meu pai sempre teve 4x4. Hoje, quase todos os meus tios, irmãos e primos tem uma 4x4 na garagem. É Hilux sw4, Ranger xl, Ranger XLT e Nissan. Ao todo são 12 carros 4x4 na família. Agente realmente testa os carros. O detalhe é que há 6 anos atrás todos tinham L200, mas desistiram porcausa desta elevação, infeliz, da temperatura.
Eu sou o mais guerreiro ou mais teimoso de todos porque continuo com a minha L200 GL 01. Acho um carro estável, resistente e corresponde ao que preciso. Já perdi 2 cabeçotes por não conhecer o problema mais a fundo. Hoje ela está perfeita, mas o que eu poder fazer para deixá-la mais fresquinha eu farei.
Se perder mais um cabeçote serei obrigado a abandonar a minha "Jegona Véia"

Obs: o problema com os limitadores de direção já está resolvido.

Pequeno jr
05/12/2009, 11:45
Ola Marcello Ladeira e assinantes deste tópico.

Vc postou um título que ao meu ver não foi devidamente respondido aqui:
No "recall branco" somente a troca das bronzinas é correto? e como fica o virabrequim usado?

Comprei em 2005 uma L200 HPE AT (2004/2005) com 30.000 km e fiz a revisão na concessionária R7 em Blumenau-SC.
De lá pra cá fiz mais algumas (não todas) inclusive a famigerada dos 50.000 km (troca das correias) com 60.000 km.
Até a revisão dos 40.000 (feita na R7) nunca tive problemas de aquecimento ou da bomba injetora acender constantemente.
Foi ela sair da garantia em nov/2005 os 2 problemas começaram.
Nunca fiz trilha com o carro. Como pratico parapente, subo uns morros nos fds e quando carrego mais de 4 pessoas com os nossos equipamentos (cada um pesa 20kg) a L200 esquenta.

Ontem, 02/12/2009, com 115.000km ela bateu a biela quando transitava em asfalto somente comigo a uns 120 km/h as 5:00 hs. Parei e chamei o Guincho que a transportou para a R7.

Agora vem o espeto...
Fui a R7 e informaram que cobrariam para abrir e fazer o orçamento caso não quisesse fazer o serviço com eles e que pela experiência deles neste defeito, passaria dos R$12.000.
Sai e busquei informação neste fórum, com seus excelentes relatos, sinto não tê-lo conhecido antes.

Mais esclarecido por aqui, tornei a ligar na R7 e perguntar quais os recall a minha L200 havia passado durante as revisões que lá fiz e fui informado que nenhum.
Estariam fazendo hoje a troca do link (do cabo do freio)....???### não entendi... pois este ainda não havia lido nada por aqui sobre isto e nem constava no site da Mit.

Perguntei sobre os recall do site da Mit:
1) Substituição das porcas da suspensão
2) Fecho do capo traseiro
3) Parafuso da trava do cubo da roda
Resposta da R7 : não precisa fazer

Após, perguntei das bronzinas e foi um "Deus nos acuda", transfere ligação, respostas sem nexo, então pedi para falar com o gerente da concessionária no que fui atendido por um outro que se dizia gerente.

Marcamos para abrir o motor (agora sem custo) na segunda-feira, 07/12 e verificar se o motivo do barulho no motor foi ocasionado pela não troca da bronzina.
Se ficar comprovado isto, eles vão se responsabilizar pelo conserto.
Se não foi, eu deveria arcar com os custos do conserto.
Me pareceu razoável, mas surgiram algumas dúvidas e tomara que vcs do 4X4 possam me ajudar.
Como o motor funciona e bate forte, provável é a terceira biela.

Dúvidas:
1) Como verificar se o que ocasionou o defeito foram as bronzinas?
2) O que seria razoável exigir que eles se responsabilizem caso o problema seja da bronzina? Somente a troca delas? Sem trocar o virabrequim? Aceitar dar um passe no virabrequim por conta de um descuido de não realizarem as trocas das bronzinas? Pelo defeito crônico deste modelo e omissão da concessionária, exigir tudo novo?
3) Sobre a luz do painel da bomba injetora e perda de potência, algum conselho?

Me desculpe a extensão do email, se puderem contribuir com suas experiências ficarei agradecido.

Walter Lima
Blumenau-SC
47 – 9602-2223
MSN esquablu@hotmail.com (esquablu@hotmail.com)

Estou pensando um pouco no teu caso, mas as bronzinas podem ter brunido nestes aquecimentos que vc relata.

Se ficar diagnosticado que foi a Bronzina ... eles terão que fazer o motor completo do teu carro .. pois senão seria a mesma coisa de fazer C*C* e não se limpar direito.

Viajamos para o MMS em Uberlândia e a L-200 HPE que estavamos aqueceu na volta. Chegamos ao DF e o Loyer mandou para a Concessionária ... resultado .. motor bateu com 90 e poucos mil rodados. Fizeram o motor completo da L-200 que viajamos.

Os demais prblemas , serão verificados qdo desmontar o motor.

Marcello Ladeira
05/12/2009, 19:52
Walter sinto pelo ocorrido... bata o pé e exija o conserto, sei que vai ser difícil sair disso sem nenhum prejuízo, mas se seu carro nunca passou pelo recall das bronzinas você tem aí um prato cheio prá briga... apenas evite acionar a justiça pois aí não valerá o desgaste.

Só vi sua mensagem agora, nos mantenha informados e faça como disse o Marcelo-HPE, exija também a instalação do Kit Gelo (CA140019), pois só assim você terá um carro confiável e menos sujeito a aquecimentos.

Abs,

toninhobonvicini
05/12/2009, 22:15
Boa noite senhores.
Tenho uma HPE AT 2004/2005 há dois anos. Mais ou menos 4 meses depois de compra-la (usada) tive o famigerado problema de aquecimento, com trinca de cabeçote. Troquei na época e coloquei um cabeçote japonês, com junta original, o que resolveu a questão. Já rodei 20000 KM depois da troca mas nunca mais confiei na refrigeração. Dirijo sempre com um olho na estrada e outro no instrumento. Em situações mais criticas o ponteiro começa a subir e imediatamente alivio o pé e coloco marcha pra baixo. Afinal, é uma brincadeira cara.
Estou pensando em colocar eletro-ventiladores no carro. Não parece muito complicado, já que existem no mercado mangueiras com uma espécie de "T" onde se coloca o "cebolão" que liga o ventilador. Alguem daqui já fez isso ? Que ventilador serve nesse carro ? Sei que tem que ser do tipo com motor "pra dentro" por causa do reduzido espaço entre o radiador e o motor.
Abraços a todos.

AKPG
06/12/2009, 02:18
Boa noite senhores.
Tenho uma HPE AT 2004/2005 há dois anos. Mais ou menos 4 meses depois de compra-la (usada) tive o famigerado problema de aquecimento, com trinca de cabeçote. Troquei na época e coloquei um cabeçote japonês, com junta original, o que resolveu a questão. Já rodei 20000 KM depois da troca mas nunca mais confiei na refrigeração. Dirijo sempre com um olho na estrada e outro no instrumento. Em situações mais criticas o ponteiro começa a subir e imediatamente alivio o pé e coloco marcha pra baixo. Afinal, é uma brincadeira cara.
Estou pensando em colocar eletro-ventiladores no carro. Não parece muito complicado, já que existem no mercado mangueiras com uma espécie de "T" onde se coloca o "cebolão" que liga o ventilador. Alguem daqui já fez isso ? Que ventilador serve nesse carro ? Sei que tem que ser do tipo com motor "pra dentro" por causa do reduzido espaço entre o radiador e o motor.
Abraços a todos.
Não acho que vc deva inventar a roda. Já existe um kit que "resolve" o problema. Eu testei na minha ex-L200 e depois do kit instalado, ela não esquentou mais.

Walter L. L. Casitta
06/12/2009, 09:38
Essa L200 HPE chegou a 115.000Km. Pelos relatos do fórum esta dentro do esperado. Tem alguém no fórum com alguma HPE AT com 150.000Km e motor original?

Pequeno jr
06/12/2009, 10:23
Essa L200 HPE chegou a 115.000Km. Pelos relatos do fórum esta dentro do esperado. Tem alguém no fórum com alguma HPE AT com 150.000Km e motor original?

Acho que aquela Outdoor do cara lá de Louveira já deve estar beirando isso .. só me esqueci o nome dele.

Ele chegou a participar de alguns MMS.

Pequeno jr
06/12/2009, 10:24
Não acho que vc deva inventar a roda. Já existe um kit que "resolve" o problema. Eu testei na minha ex-L200 e depois do kit instalado, ela não esquentou mais.

X2 !!!!

Descubra o que é o Kit Gelo e faça o seu. Muito melhor do que sair inventando coisas que outros já fizeram e não dá certo.

Dguedes
06/12/2009, 16:50
Na última troca de cabeçote que fiz o mecânico fez uma ligação direta da ventoinha com o motor e disse que isso resolveria o problema, pois, à medida que aumentasse a rotação do motor, aumentaria tb a refrigeração.
A temperatura não subiu mais.
Vcs já discutiram esta possibilidade no fórum?
Será que isso pode prejudicar alguma coisa no motor?
Pelo que li em outros fóruns, mesmo com o kit gelo, alguns companheiros perderam o cabeçote.
O EEustáquio é um exemplo com a sua segunda L200.

Marcelo-HPE
06/12/2009, 17:54
Nosso Amigo Luiz Antônio BA rodou 90.000 km com a ex outdoor 2008 dele ,sem problema nenhum de motor .

AKPG
06/12/2009, 22:55
Acho que aquela Outdoor do cara lá de Louveira já deve estar beirando isso .. só me esqueci o nome dele.

Ele chegou a participar de alguns MMS.

:stop: :pensativo: Duvido que ele poste aqui algum problema na pkp dele. Até sobre o consumo ele falava uma coisa no fórum e comentava outra via mp... Imagina falar abertamente que teve problemas de motor... :parede: :parede:

Harrison Campos Verneque
23/01/2014, 16:28
Boa tarde ao foristas, há alguns meses comprei uma L200 sport, 2005, automática logo nos primeiros dias ela esquentou, levei em um mecânico ele fez uma "sangria" de ar no sistema e parece ter resolvido o problema. Ocorre, que em viajem no início deste ano, voltando do litoral ES para Minas, ela esquentou de novo, só que desta vez o problema foi pior, a caminhonete começou a fazer barulho no motor, ficou fraca demora na mudança das marchas e parece "rastejar" para subir morro. Ela continua andando mas desta forma, na subida não passa dos 20Km/h. Diante disso e vários relatos aqui no fórum, minhas indagações:
- como saber se minha caminhonete foi submetida a este "recal branco"?
- como saber se o proprietário anterior instalou este "kit gelo" ou fez alguma alteração no carro?
- algum forista já teve este problema com o carro, qual era o defeito? O que fazer para corrigir?

Já levei em dois mecânicos um disse que é a válvula de pressão da turbina, mas não arrumou o carro disse que não encontrou a tal peça, e o outro disse que o problema é o cambio, que o motor tem força mas não anda, o que pode ser?

Como posso fazer para testar esta tal válvula se passar o escâner ele acusa o defeito.

Harrison
L200 2005 Aut