PDA

Ver Versão Completa : Motor Xud 9 Turbo no NIVA

diegaf
19/11/2006, 16:57
Pretendo instalar um motor xud 9 no niva e preciso de dicas, arquivos, fotos e tudo mais que possa servir de referencia para o trabalho.
Valeu....

FEP
19/11/2006, 17:53
Entra em contato com esse louco ai: fert@caroba.net
O Felipe é totalmente desparafusado mas, vai te ajudar muito.Peça a ele para te apresentar na lista "x" de kiveiros, que só reune nego maluco que tem Giva.
E por favor não dê ouvidos a uma besta chamada Eduardo Furlanta que tendo um Fiva zerado só desanima quem quer modificar algo. Pode crer, ele não é de confiança, o outro jipe dele é uma LR Azul Calcinha.

Fio
19/11/2006, 19:45
sei não... mas acho que no caso do Niva, o turbo não seria necessário. Primeiro que o motor não foi projetado para ter turboalimentação, e acaba por sobreaquecer quando exigido demais. Segundo, o niva é muito menor e mais leve que um JPX, então o XUD aspirado já é o suficiente. Vc acaba ganhando em autonomia e confiabilidade, pense nisso.

[]´s

Nivoide
19/11/2006, 20:26
Mesmo eu curtindo o nivoide acho muita grana empatada um motor desses. Se vc tem um niva que custe 15 mil...ja dá pra passar de nível e poptar por um samurai ou até uma picape com um um pouco mais....bem opinião minha né...kda um kda um.
:arrow:
Tecnicamente então, vc vai mudar metade do carro, vai ter de ver desde suportes, caixa do motor (cabe?) embreagem (maior torque) e acionamento, cambio, e o resto pra trás...e freios tb, pois vai ter mais potencia e torque....vc nao por um motor desses pra andar a 30km/h...nem chegar no pé do morro e querer por 1a ne´...vai pisar no bucho, dai vai começar o quebra-quebra.

Bem, mesmo assim, de uma olhada no site dos futriqueiros do niva. Recomendo tb vc falar com o bibe daqui de ctba, pois ele tem um kit de adaptação do motor sportage 2.2 turbo intercooler q apavora o niva! Mas custa caro...dai volta-se ao parágrafo anterior...

Fio
20/11/2006, 03:07
Nivoide,

o Niva vem (ou veio) com o XUD alguns mercados. A adaptação não deve ter maiores segredos. Embora eu nunca tenha visto...

Outra coisa, um Niva com motor a diesel é muito bom, principalmente se vc quer um carro valente para grandes viagens. Coisa que o Samurai não encara assim tão bem pois tem uma proposta bem diferente. É bem menor e mais desconfortável (eu tenho um tbm).

[]´s

pedrodoniva
20/11/2006, 14:46
Quanto custa um motor desses e como fica o consumo? Valew

Fio
20/11/2006, 18:37
por volta de 2.500 a 4.000 reais. é o Diesel mais barato do mercado.

Rones Jr
20/11/2006, 19:31
só pra dar um pitaco...encontrei um cara em MG que tinha instalado o XUD no Niva. Disse q ficou excelente e usou o aspirado (Peugeot 504). Mas, matou minha dúvia e receio...o acoplamento não é direto como pesávamos. Ele disse ter usado a flange que é usada na adaptação de motores AP. Mas disse q o torque ficou MUITO bom e a final parecida com a gasolina.

shuther4x4
20/11/2006, 20:43
só pra dar um pitaco...encontrei um cara em MG que tinha instalado o XUD no Niva. Disse q ficou excelente e usou o aspirado (Peugeot 504). Mas, matou minha dúvia e receio...o acoplamento não é direto como pesávamos. Ele disse ter usado a flange que é usada na adaptação de motores AP. Mas disse q o torque ficou MUITO bom e a final parecida com a gasolina.

Aí já aumenta mais umas mil latinhas......

José Augusto
20/11/2006, 21:10
sei não... mas acho que no caso do Niva, o turbo não seria necessário. Primeiro que o motor não foi projetado para ter turboalimentação, e acaba por sobreaquecer quando exigido demais. Segundo, o niva é muito menor e mais leve que um JPX, então o XUD aspirado já é o suficiente. Vc acaba ganhando em autonomia e confiabilidade, pense nisso.

[]´s

Nesse esquema funciona e deve ficar bom.

diegaf
20/11/2006, 21:30
Eu sei que exite preconceito muito grande sobre o xud, mas existe tb sobre o niva e nam por isso dexamos de te-lo, o problema da refrigeração é facil de resolver, agora ainda temos a duvida quanto a parte tecnica, por isso preciso de esquema ou algo muito proximo para fazer a adaptação...

Nivoide
20/11/2006, 23:02
então, não tenho duvida nenhuma que o diesel é o melhor em torque e economia, mas infelizmente estes motores são caros, mesmos os antigos e barulhentos. Veja, não existe nada que não possa ser adaptado, ja vi cj com motor de f350...chegou a fritar o oleo da caixa...

Acredito que uma boa garimpada nos desenhos dos suportes com o espaço disponível ´mais um mecânico bom e disposto pode levá-lo a uma adaptação simples e eficiente. Talvez nem essa capa seca seja necessária.

Mais um fato que lembrei, o niva tem um sério problema com os carters, pois tem o diferencial dianteiro bem elevado. O meu ta com ap e tem um carter muito louco pra poder contornar a curva do difernecial...mais uma coisa pra pensar...:parede:

Cara, fale com o bibe de ctba e tira suas duvidas. Ele é gente boa e manja e pode lhe ajudar.

diegaf
21/11/2006, 09:09
blz, eu ja to provicenciando um esquema para o carter, o flanger é a parte mais fácil, pois como vc disse pode se adaptar de tudo desde que o tamanho seja bem próximo. Agradeço pela atenção e ainda espero algo mais sobre a adaptação...

rfdex
22/11/2006, 13:31
Tive a oportunidade de ver um Niva com esse motor Peugeot (XUD9). Realmente fica legal. O motor é silencioso, barato, pequeno, etc. Porém, tem alguns pontos fracos, os quais podem (e devem!) ser sanados quando da adaptação no russo. Minha opinião, não use de jeito algum turbina. Procure um motor que tenha a bomba bosch (a manutenção das bombas lucas são carésimas). Use velas de aquecimento de boa qualidade. Troque óleo e filtro a cada 5 mil kms, no máximo. Não esguele o motor ou fique esticando marcha a todo instante. Use um bom radiador (de preferência de alumínio) e, se possível, tente adaptar um radiador de óleo. Use um bom intercooler (como já falei, SEM TURBO!) e um local de boa refrigeração. Nada de colocá-lo dentro do cofre do motor e fazer aquele scoop. Melhor posição é como nas S10 2.8 MWM, a frente ("atrás" da placa dianteira). Lembrar que se for colocá-lo nesse lugar, fazer uma proteção pare evitar quebras - nos casos de quem faz trilhas pesadsa). Tentem usar ventoinha mecânica (ventilação forçada) e use uma elétrica de emergência. Quanto à adaptação, a que vi o sujeito utiizou a capa seca original do JPX/Pickup Peugeot 504D e transplantou para a caixa de marcha Lada. Ficou bacana. Quanto ao motor da Pickup Peugeot 504D, é um motor 2.3 e não 1.9 (como o que equipa os JPX). Esse motor 2.3 é uma geração anterior ao do JPX (XUD7 enquanto que o 1.9 do Jota é XUD9). Há cerca de 3 anos atrás, enviei para um colega niveiro na Romênia uma junta homocinética para a transmissão. Ficamos amigos. Ele adaptou esse motor 1.9 no Niva dele, numa concessionária BMW! Hahahah, sério. Disse que lá não é tão fácil como no Brasil. Sugeri que ele "copiasse" a homocinética da transmissão para os colegas dele antes de instalá-la no Niva. Ele disse que para fazer um serviço de torno lá, esperava-se em média 20 dias numa fila! Pasmem! Mas voltando ao assunto, para adaptar o motor, ele comprou peças prontas na Itália ou Rússia, se não engano. Ou seja, o kit do Niva original. Veio cárter, flange, etc. Ele me mandou cópia (scaneada) da página do manual de manutenção dos Nivas 1.9D. Vou tentar achar e coloco aqui no fórum. Mostra, com certos detalhes, as peças. Ahh outra coisa, a turma do JPX vende constantemente esses motores. Talvez valha a pena procurá-los na através da lista. Abraços a todos.

Turtle
24/11/2006, 14:34
Fala rapazeada! Tenho um Niva 1.8 com motor AP, no entanto vou postar alguns comentários a respeito dos motores.

O niva nao anda. Nunca andou. Nem como motor original, nem com motor 1.8 AP gasolina, que é meu caso. Tem que afundar o pé no acelerador pro carro andar, e vc vê carro 1.0 saindo na frente sem problemas, deixando os Nivas com motores teoricamente mais potentes pra trás.
Na minha concepção, o grande problema é o seguinte:

- O jipe é bom nas trilhas, é. Pra fazer caminhos de terra, tal, diversas coisas, ok. Com a reduzida engatada é um cavalo, mas isso é obrigação. Todo jipe que tem reduzida também o é.
- o Niva é pesado. Portanto, nao adianda colocar motor AP, ZY, XZ, XUD ou o cacete a 4 que nao vai andar. O motor que seria ideal para o niva é o 2.8 MWM TURBINADO (logicamente). Aí sim o bixao iria andar igual as picapes da vida, porém nao sei como seria a adaptação do cambio, por mim , arranca fora o cambio original e poe o cambio EATON compatível com o 2.8 MWM.

Tudo bem, esse motor está fora de cogitação para a IMENSA maioria de nós. Na minha concepção só restam 2 alternativas.

1) BLOWER ou COMPRESSOR.
Infelizmente ainda nao temos um blower pra motor maior que 1.0 , visto que os fiesta supercharger rendem 25cv a mais apenas adotando o supercharger, e o aparato serve pra BAIXAS ROTAÇÕES, o que seria ideal para nós trilheiros.

2) TURBO-COMPRESSOR
Acredito que seja a melhor opção, visto o custo-benefício. Para quem tem AP, seria ideal, teríamos que achar o melhor projeto com uma turbina PEQUENA pra já entrar em ação em baixas rotações. O intuito nao é correr, e sim nao ser ultrapassado em qualquer subida por caminhoes ou fuscas.

Para quem tem o motor original, 1.6, nao sei se o turbo serviria, mas no mundo de hoje, todo mundo faz tudo, e eu digo ai um GASTO em um kit turbo bacana em torno de R$ 2.500,00.

Por que será que a GRANDE MAIORIA de motores DIESEL realmente potentes tem uma turbina empurrando o bixo? Pq é assim que deve ser!

O motor 1.8 AP com 0,6kg de pressão rendiria uns 135 cv... Fôlego igual as caminhonetes que custam R$ 80.000,00...

Abraços!

Rones Jr
24/11/2006, 15:14
Turtle...
Concordo com tudo diz...o carro é lento mesmo e não adianta pisar que ele só vai beber...sem andar. Veja que no Laika este motorzinho empurra muito bem.
Tb estudo meios de melhorar o rendimento, mas temos que pensar que o resto do carro não foi projetado para isso.
130 cv conseguimos com um AP 2.0....mas aí vemos muitos colegas com este haras debaixo do capout perdendo diferencias (principalmente o dianteiro) e detonando a caixa....juntas elásticas ou homos...suportes de caixa....freios...etc, etc, etc..
Eu tb queria isso no meu Niva....mas concordo muito contigo quando diz que o Niva não corre...mas acho que ele não foi mesmo feito pra isso? Não é crítica ao seu escrito....apenas uma complementação, para quando pensarmos em "up grade" de motor....pensarmos no conjunto...pq se não, perdemos o equilíbro...e alguma parte, alguém ou os dois vão pagar por isso!!

Eu muito particularmente estaria satisfeito com mais 15 a 25 cv....q acho (disse..acho) q consigo com rebaixando cabeçote, aumentando os cilindros (Tempra, Fusca ou Lada 1.7) alguns ajustes de carburação, válvulas e ignição...coisas que em cotação de jun/2006 ficaria em 2.500 latinhas...comparando com os 6.000 do AP (motor, kit de adp, mecânico e docs) ou 8.000 pra colocar um XUD, ou KIA....ou 15.000 pra usar um VW 1.9 Tdi......

Já vi um Niva no Ibazar....com um kit charger do Fiesta....será que ficou bom?

Mas bem....foi só uma opinão....mas que seria bom um 2.8 TD no Niva....isso seria.

alexandre roveri
24/11/2006, 15:24
Eu sei que exite preconceito muito grande sobre o xud, mas existe tb sobre o niva e nam por isso dexamos de te-lo, o problema da refrigeração é facil de resolver, agora ainda temos a duvida quanto a parte tecnica, por isso preciso de esquema ou algo muito proximo para fazer a adaptação...

Na verdade não existe receita de bolo pronta pra realizar a instalação do XUD :putz:
Vc vai ter que contar com somente com o seu conhecimento de mecanica nessa empreitada ! Mas eu tenho ceteza de que se vc fizer um trabalho bem feito vai ficar show de lama esse seu Niva !

Vai fundo e ve o que pode acontecer !

A unica coisa unanime é esquecer o turbo :concordo: :concordo: :concordo:

Fio
24/11/2006, 15:39
Rones e Turtle,

se vcs acham que os Nivas andam pouco é porque nunca andaram de Samurai, Vitara Carburado, JPX, Willys... Se eu não me engano, raros são os casos de jipes andando a mais de 100km/h com segurança.

Se você começa a modificar o motor, o Niva talvez seja o que passa a ter o melhor rendimento na estrada. Visto que o JPX não passa de 90 senão aquece. O Willys não passa de 90 porque senão não freia... Os Suzukis raramente passam de 110km/h quando estão com pneus maiores e demoram 3 anos pra embalar...

O problema é que nós proprietarios de Niva, por termos um carro verdadeiramente misto, queremos andar a 130 na estrada, fazendo 14km/L e depois entrar na lama e deixar os Samurais pra trás... doce ilusão...

[]´s

Rones Jr
24/11/2006, 16:48
Rones e Turtle,

se vcs acham que os Nivas andam pouco é porque nunca andaram de Samurai, Vitara Carburado, JPX, Willys... Se eu não me engano, raros são os casos de jipes andando a mais de 100km/h com segurança.

Se você começa a modificar o motor, o Niva talvez seja o que passa a ter o melhor rendimento na estrada. Visto que o JPX não passa de 90 senão aquece. O Willys não passa de 90 porque senão não freia... Os Suzukis raramente passam de 110km/h quando estão com pneus maiores e demoram 3 anos pra embalar...

O problema é que nós proprietarios de Niva, por termos um carro verdadeiramente misto, queremos andar a 130 na estrada, fazendo 14km/L e depois entrar na lama e deixar os Samurais pra trás... doce ilusão...

[]´s

ainda...com carro silêncioso, sem tremedeiras, sem calor.....rssssss...mandou bem...como diria o filósofo....não existe almoço de graça!

diegaf
25/11/2006, 11:47
O objetivo de colocar um Xud é a economia, visto que é um motor diesel. Quanto a velocidade; ela não faz parte do que procuro, pois se procurasse isso, teria comprado outro carro que nao o NIVA. Certamente a ''baixa'' velocidade do niva não me causa frustração.

shuther4x4
25/11/2006, 14:49
Isso é bem relativo....
Olha, eu não vejo tanta vantagem assim no diesel (muitos vão me criticar por dizer isso) Mas vamos lá.
Vamos dizer que você vai gastar por volta 5.000 para deixar seu niva a diesel (motor, adaptação, flange, documentos) e se for retificar o original para alcool e com as alterações que o pessoal faz vai gastar em torno de 2.000. (preços aproximados que cotei mais ou menos um ano)
Com o alcool a 1.15 e 7km/l (dizem que quando se retifica faz isso). 16 centavos por km rodado.
O diesel a 1.90 e 17km/l (diesel ap de um amigo). 11 centavos por km rodado.
Ou seja uma economia de 5 centavos por km rodado com diesel.
"Supunhetando" que nenhum dê manutenção, essa diferença de 3000 vc só vai empatar, eu disse empatar, depois de rodar 60.000 km.
fora isso dificilmente você vai ter um motor a diesel com o conforto do álcool (barulho, velocidade, emissão de poluentes...).
É claro que é só meu ponto de vista, mas é por isso que eu não vejo (eu disse eu) tanta vantagem assim no diesel. Complementem aí minhas análises, posso ter me equivocado em algo.
Abraços.

diegaf
25/11/2006, 15:00
Aqui em meu estado o alcool vale 1,85 o litro, a gasolina 2,85. A diferença muda muito principalmente que o meu faz 7 km/l de gas na cidade...

Fio
25/11/2006, 16:37
Shutter,

você está certo. Eu geralmente faço esse discurso quando usuários esporádicos do carro colocam o GNV. A economia é apenas psicológica quando for abastecer.

Mas você esqueceu de um ponto muito importante. VIAGENS. Imagine fazer 7km/l no alcool na estrada com um tanque de 40L. Você não roda mais do que 280km. Agora com a autonomia do Diesel, fazendo aí os 16km/l que você citou, você pára menos (640km) e tem combustivel com preço nivelado por todo o territorio nacional. E é claro, pode ir tranquilo para lugares onde não tem alcool.

[]´s

José Augusto
25/11/2006, 18:49
No meu ponto de vista, a grande vantagem do diesel num 4x4 é o funcionamento simples do motor sem os problemas comuns da parte elétrica dos outros, se vc fizer trilha ou passeio em alagados sabe a diferença, basta por um snorkel que o bichinho funciona até em baixo dágua.

shuther4x4
25/11/2006, 19:25
Isso é verdade Fio. E é nisso que estou quebrando a cabeça para adaptar outro tanque na viatura, mas até agora o custo benefício não compensou. Estou pensando seriamente em adaptar outro tanque sob o porta malas e ficar com os dois, mas aí vem os problemas de ligação de um com o outro, altura, funcionamento do marcador, proteção, peso extra, etc...
Quero pelo menos ter uns 80 litros disponível. Será que é pedir muito?

José Augusto, neste ponto o diesel é imbatível, mas no niva é difícil alguém que jogue ele numa trilha que tenha de enfrentar alagados mais radicais (que fique o motor inteiro pra dentro dágua - percebe-se até pelo tanto de revestimento que colocam nele, ele tá virando carro de cidade, só falta rebaixar.... brincadeira!).. fora isso é monobloco, o que dificulta a adaptação de outro motor e é mais (bem mais) susceptível a rachaduras na estrutura, ainda mais no diesel não.
Agora, num cj por exemplo, bem preparado, é tudo de bom!!!
Abraços.

José Augusto
25/11/2006, 21:24
José Augusto, neste ponto o diesel é imbatível, mas no niva é difícil alguém que jogue ele numa trilha que tenha de enfrentar alagados mais radicais (que fique o motor inteiro pra dentro dágua - percebe-se até pelo tanto de revestimento que colocam nele, ele tá virando carro de cidade, só falta rebaixar.... brincadeira!).. fora isso é monobloco, o que dificulta a adaptação de outro motor e é mais (bem mais) susceptível a rachaduras na estrutura, ainda mais no diesel não.
Agora, num cj por exemplo, bem preparado, é tudo de bom!!!
Abraços.

Pensando por este lado, vc tem razão.

Quanto ao fato de alguém jogar ele numa trilha dessas, aqui em SBC alguns não pensam 2 vezes, a quantidade de niva é grande e a quantidade deles originais é pequena.

Aqui quando marcamos uma trilha vc encontra de tudo, samurai, CJ, engesa, JPX, niva, F75,..., enfim, o comboio segue, ninguem fica para trás, invariávelmente existem piscinas a serem atravessadas e quase sempre profundas e nunca ví ninguem falar que não dá (um colega o Denis do niva vermelho a caminho do rio do ouro passou com o niva desligado tanto na ida quanto na volta, para não dar calço hidráulico no motor), o pessoal não tem muito dó, arruma um jeito mas passa.

Quanto ao problema estrutural e o peso e a trepidação do motor, aqui todas as terças feiras, no estacionamento atrás do ginásio poliespostivo é realizado o encontro de 4x4, onde o pessoal leva as viaturas, são mostradas as novidades e são marcadas as aventuras. Uma vez apareceu um niva com chassi, outra vez apareceu um niva com o monobloco reforçado, o "autor" fez um tremendo reforço nas longarinas inferiores do monobloco e outras melhorias, garantiu que podia usar e abusar que o problema de rachar ou deslocar qualquer coisa hava sido eliminado.

Bem imagino que um niva realmente bem adaptado para utilizar um motor diesel deve ter um reforço deste tipo.

rfdex
29/11/2006, 13:24
Ilustrissimos colegas, fui proprietário de Niva Diesel durante 4 anos aproximadamente. Tive muita, mas muita economia mesmo. Ainda peguei o tempo em que o diesel era 60 centavos o litro. Usei o tão falado motor volkswagen 1.6, ainda adicionei turbo e intercooler (eu não, o Rogério em SP). Não vou adentrar nos detalhes, visto que ficou perfeito, como já falei milhares de vezes aqui pelo fórum. Em suma, rodei quase 200 mil kms. O desempenho do carro era melhor um pouco que o motor original. Viajava (descida e subida) em média de 80 por hora. Usei, também, motor original (que estava muito bom por sinal) quanto um AP álcool 1.8 carburado. O motor que menos deu dor de cabeça foi o diesel. Nada de ficar morrendo, desregulando, etc. Depois que ligava, só desligava se deixasse o veículo morrer ou acabasse o diesel. Na estrada o danado batia os 14 km por litro de diesel, era maravilhoso. Infelizmente tive que vendê-lo, pois precisava de um carro com carroceria (já estava de saco cheio de carretinhas-reboques), vez que moro em um sítio e tenho outras atividades que necessitam de carro com carroceria. Estou de S-10 2.2 MPFI, um ótimo veículo. Nunca me deixou na mão, gracias. Faz média de 10 por litro de gasosa dentro da cidade e 13 na rodovia. Enfim, supre as necessidades. Porém, como moro distante e rodo muito, gasto em média 450 reais por mês de gasosa. Peguei uma motoca que tenho (Honda XLão 250cc) e voltei o pneu misto pra asfalto, para tentar fazer economia. De motoca posso passar por uma estrada de terra (= trilha) que diminui quase 10kms a distância entre minha casa e o serviço. Moto é bacana por um lado, mas por outro é terrível. Chego com a roupa amassada, cabelo detonado devido ao capacete, sapato sujo porque a roda joga lama ou sujeiras da pista, etc. Não posso continuar gastando boa quantia do meu suado salário em gasolina pra essa maldita "forróbrás" (como diz o coroné da BH - ACM - ao se referir à Petrobrás) e ao Estado que impõe altíssimos tributos. O que farei ? Comprarei uma Saveirinho antiga e colocarei motorzinho diesel. Isso, o conhecido e falado VW 1.6, só que sem turbo, somente com um bom intercooler. Na pior das hipóteses fará 18 por litro, na melhor quase 22, como dois amigos meu fazem diariamente com suas pickups. E, ainda, muito melhor que uma moto, sem chuva, etc. Estou à caça de uma saveirinho documentada a diesel (mas o cara tirou o motor dela e vendeu por quetões $$$ e a pickup tá rodando com um motor a álcool) que conheço, para tentar comprá-la e jogar um motor legal. Resolvi sair à caça de mais infos, encontrei um sujeito em SP que tem duas saveiros com esses motores, só que usando bombas injetoras que equipam motores FIAT DIESEL na argentina, mais especificamente o Palio. O cara, pelo pouco que me falou por e-mail, disse que fica excelente. O motor vira outro. Anda mais, dura mais, faz menos barulho, bebe menos e solta menos fumaça. Pretendo gastar em torno de 7-8 mil reais numa saveirinho dessa, que será de grande valia pra minha casa. Em um ano ela vai rodar fácil uns 50-60 mil kms e quando quiser vendê-la, posso pedir 10.000 no ML que a vendo fácil, em face das que estão a venda por lá. Feito isso, a S-10 se transformará em uma irmã mais forte (V6) ou numa Ranger, também V6, para as demais atividades (hobbies). Um grande abraço a todos.

alexandre roveri
29/11/2006, 15:48
Amigo !
Como é que vc vai legalizar uma saveiro com motor DIESEL :?:

:pensativo: :pensativo: :pensativo:

José Augusto
29/11/2006, 18:43
Amigo !
Como é que vc vai legalizar uma saveiro com motor DIESEL :?:

:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Na década de 90 durante alguns poucos anos, foram fabricadas e comercializadas pela VW saveiros originais a diesel com motor 1.6.
Fora isso por brechas na lei, tb na década de 90 alguns veículos foram legalmente adaptados para diesel.
Conheço um mecânico perto de casa, especialista em motores diesel, que tem a saveiro original diesel que é o veículo de uso diário. Ele tb tem uma ford pampa cabine dupla com motor VW 1.6 diesel, turbinado e intercoolado, este adaptado, mas devidamente legalizado.

shuther4x4
29/11/2006, 23:21
RFDEX, preciso ter umas aulas de direção contigo pra aprender a fazer a s10 entrar no patamar de 10km/l na cidade!!!!!
brincadeira, mas talvez sejam as ladeiras da minha cidade que forçam ela a fazer no máximo, mas no máximo mesmo, muito no máximo, 8km/l.

rfdex
30/11/2006, 08:46
Olá amigos! Realmente, quanto a S-10, aqui em Brasília temos muitas retas, com excessão de uma grande subida que tem indo para casa, mas nada tão alarmante. No álcool (usando aquele conversor flextec) ela bate os 7 por litro. Acho que vou queimar uns dois meses de álcool para dar uma limpada no motor, que não está tão sujo assim por dentro! Quanto a regularizar a documentação, em Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia e outros estados ainda fazem via bons despachantes. Recentemente encontrei, via net, um despachante que disse fazer no estado de SP, mas condicionou que o carro deve ser desse estado. Antes que alguém fale que é impossível blá blá blá, só aviso que final do ano passado um amigo fez a mudança utilizand um despachante no Pará. A PRF o parou um dia, desconfiou de falsificação de documento, puxou no sistema e verificou que é mesmo "diesel", ou seja, documento quente! Estou fazendo várias consultas, em vários estados, pois se tiver como, converterei uma Fiorino a diesel (Fiat 1.7D, que buscarei na Arg.). O motor Fiat é melhor, a Fiorino possui radiador inteiro na frente, o motor não esquenta tanto, é mais espaçosa dentro, mais resistente, usa feixe de molas atrás, etc etc. Para terem idéia, a economia de gasosa eu consigo pagar uma boa prestação de imóvel ou até mesmo de outra viatura ou empregar em outras fontes de lucro!

Fio
30/11/2006, 15:40
rfdex,

pode até ser que esse seu amigo conseguiu, mas é completamente ilegal.

Primeiro porque para conseguir a conversão, o veículo se for de uso misto, tem que carregar no mínimo 1.000 quilos. E a lei é bem específica inclusive com relação a PROIBIÇÃO de certos modelos (FORD/F100, PAMPA e F75; GM/CHEVROLET C10. C14, C1404, A10, S10, BLAZER e VERANEIO; e VW/SAVEIRO).

De resto, se ele for traçado e reduzido pode converter tranquilo e é bem simples.

Eu não entraria nessa. Porque se o cara for pego e você também, pode dar uma encranca daquelas dificeis de sair...

[]´s

Rones Jr
30/11/2006, 18:31
é mais ou menos por aí. Diesel: capacidade de carga de 1 ton ou mais ou 4x4 e reduzida.

- Por isso podemos legalizar o Niva, 4x4 e reduzida e não a Pampa ou Belina 4x4;
- Houve realmente um perído em que brechas da legislação fizeram que algumas unidades da federação legalizassem Saveiros, Pampas...etc. Houve depois uma mudança e decidiram manter os que já existiam. Dizem que hoje é impossível...talvez por isso o colega esteja procurando um carro já documentado;
- Só não entendo como o Marruá é legal....ele não tem reduzida, é como a Pampa 4x4....só tem a tração.

José Augusto
30/11/2006, 18:55
- Só não entendo como o Marruá é legal....ele não tem reduzida, é como a Pampa 4x4....só tem a tração.

Essa duvida é sua e de todos que conhecem um pouco a legislação e o jipe.

Turtle
01/12/2006, 08:39
Fala moçada!

Quero esclarecer alguns pontos quando postei minhas idéias sobre o motor do niva...

Eu jamais falei em CORRER, visto que o jipe nao foi feito pra isso, o que eu disse é que 95% de nós estão cansados de serem ultrapassados por SCANIAS lotadas de carga em SUBIDAS. Isso nao dá pra engolir. Nao dá pra engolir tb por exemplo, vc na Ayrton Senna, e começa aquela pequena subida quase infinita que na maioria dos carros vc nem sente, mas no NIVA vc sente e MUITO, o bixo já começa a perder velocidade, e la vamos nós "cambiando" o bixo pra 4º, 3º e sabe se lá até qual marcha...

A minha vontade era de ter um jipe com TORQUE abundante ,nao precisa passar de 90km/h, porém quero que chegue aos 90km/h em 9 segundos !!!!

Isso é de muita valia quando vc se depara com um morrão de lama, onde vc nao pode acelerar senão patina, só solta a embreagem e deixa o bixao subir, com um torque mais abuntande ele subiria sem precisar enfiar o pé no acelerador...

Talvez se colocássemos o motor 2.4 flexpower do novo VECTRA o bixo ficaria bão, mais um turbo com 0.5kg de pressão, pega PESADO em baixa rotação, seria uma beleza, mas nem sei se a gente acha esse motor em desmanche ou qqer coisa... Sendo assim uma boa opçao seria o NOVO motor volkswagen 2.0 flexpower, + turbo ou compressor, porém voltamos naquele impasse de ser quase impossível acharmos compressor pra 1.8, 2.0 e afins...

Vou começar a procurar em desmanches algumas peças, mas ainda tenho algumas cartas na manga pra fazer o Niva andar, como nosso amigo disse na mensagem passadao, rebaixar o cabeçote, talvez um outro comando de válvulas, escape 4x1...

abraços!!

rfdex
01/12/2006, 09:17
Pode dar complicação se houver alguma falsidade ideológica ou material. Não estarei corrompendo servidor público, tampouco oferecendo vantagem para fazer algo para mim. Eu, por ser "leigo", farei uma consulta a um despachante, que é entendido na área, e agirei dentro do que falar. O máximo que pode resultar é o servidor do detran onde será realizada a mudança ser demitido e o despachante perder seu cadastro. Outra, conforme a resolução que postou, vejo um "furo" na lei, uma brecha. A Fiat Fiorino não está inclusa... portanto.... quanto aos trâmites, sei quais são, vez que tive o primeiro niva diesel regularizado em Brasília, que é uma das cidades mais chatas no quesito detran. Engraçado é que quem tem competência para legislar sobre trânsito é a União, porém os estados agem independentes. Estamos cansados de saber que em certos estados são mais fáceis/maleáveis do que outros e, detalhe, seguindo a mesma norma. Tenho um reboque de transportar meus cavalos de competição que tem dois eixos, etc etc. O Detran/DF exige que reboques trucados (dois eixos) que transporte X kgs tem de ter freio. O sistema de freio inercial é horrível, gera folgas, barulho, etc. E, ainda, se você passa em uma lombada ou irregularidade na pista, o reboque freia e da o tranco no carro que o puxa. Assim, meus reboques sempre são sem freios. E como faço para emplacá-los ? Emplaco-os em GO (que uma das divisas fica a 40kms aqui de Brasília) e os trago para a capital federal. Eles lamentam, mas nada podem fazer. O reboque já não está emplacado ? Então pode ser levado a qualquer lugar da Federação. São lacunas na lei. Ontem, por coincidência, apareceu uma reportagem no noticiário local dizendo que 25% dos veículos que circulam pelas ruas de Brasília estão em condições irregulares. Entrevistaram um monte de motorista. Uma mulher disse "só compro carro em BH e não o transfiro para cá (brasília). Primeiro porque os tributos são mais baratos e também porque muitas multas que certamente tomei não chegaram...". O fiscal, entrevistado após ver essa gravação, disse que não podem fazer nada com esses carros. Que os estados possuem calendários diferentes etc. Que muitas vezes param veículos sem o documento do corrente ano, mas quando vêem, o carro é de outra UF e tem que liberá-lo. Eu só ri. Hahahahahaha. Tenho muitos amigos que têm seus carros emplacados em cidades pequenas de GO. Você não tem dor de cabeça, tudo que precisa o despachante faz a distância, tributos mais em conta, etc. Muitos ainda têm a cara de pau de falar que manter cadastro do Detran (CNH ou veículo) com dados desatualizados ou errados é infração (realmente, está previsto no CTB). Porém, os endereços, que geralmente são dos escritórios dos despachantes, são os domicílios. Indo em um conceito de domicílio, é, em suma, o lugar onde respondemos por nossas obrigações. Podemos ter vários domicílios. Portanto, nada de infração! Ainda, o Detran que tem de provar que tal lugar não é meu domícilio. Se tivesse dinheiro no momento, compraria uma pickupinha dessas e a emplacaria fácil. Quem nos faz agir assim ? O próprio Estado e suas burocracias ridículas. Engraçado é porque os grandes (como a GM Blazer, o Agrale Marruá como falaram e outros carros) não possuem tração 4x4 com redução, tampouco transportam 1000kgs, massss são emplacados a diesel. Tratamento desigual para os teoricamente iguais ? É brincadeira. Peguemos a Blazer, por exemplo. No documento consta capacidade de 5 pessoas e ainda tem um bom porta-mala. Se cada pessoa pesar 100kgs, ainda tem de transportar, por exemplo, um motor MWM 229 Turbo (que tem 475kgs, conforme site da MWM) no porta-malas. Um amigo aqui tinha uma GM Bonanza à álcool. Foi documentá-la a diesel. O detran barrou. Ele, administrativamente, tentou tentou mas nada conseguiu. Foi em uma concessionária GM e pediu o manual das A-20, C-20 e D-20 e provou na justiça por A + B que trata-se do mesmo carro, inclusive houve declaração nesse sentido da concessionária. A justiça determinou ao Detran que encaminhasse o veículo ao Inmetro para análise e, se os engenheiros confirmassem o que estava no manual e na declaração da concessionária, que emitisse laudo favorável e que o detran emplacasse o veículo, vez que, apesar de não ter tração 4x4 + redução e não transportar 1000kgs, o carro teve modelos a diesel de fábrica. Hoje, 6 anos depois, ele roda feliz com seu carro aqui pelas ruas do DF. Isso ai, chega de papo. Tenho que laborar. Abração.

Fio
01/12/2006, 19:04
A interpretação da lei sobre o Marruá é variada, mas é bem simples supor que ele se caracteriza por um veículo de uso específico, e não MISTO como a lei propõe para os outros carros citados.

RFDEX, vc está completamente enganado.

Primeiro: não é porque a Fiorino não aparece citada na lei que ela pode ser convertida. A Lei nesse caso é clara, tem que levar mais de 1Ton (incluindo os passageiros) ou ser traçado e reduzido. A Bonanza foi aprovada por já ter tido uma versão a Diesel que se enquadra na lei. Simples assim.

Segundo: Não adianta alegar o desconhecimento da Lei, você é OBRIGADO a conhece-la, lembre-se disso. Nessas horas você não vai poder dizer que agiu de boa fé. Mesmo porque, se apreenderem o seu carro, quem vai ressarcir você? O teu despachante? O Detran?

[]´s

rfdex
02/12/2006, 19:32
Sim colega, ninguém pode alegar desconhecimento da lei. Agora, tentei deixar bem claro que o fato da fiorino não constar naquela lista significa pode emplacá-la. A questão é que em alguns estados isso é feito. Não vi só um caso, mas alguns assim. Quase todos os casos, antes de terem o documento diesel, rodavam ilegalmente com o diesel e foram apreendidos. O que aconteceu ? Uma multa de alteração de características veicular e ter de trocar o motor no pátio do detran. Depois que tiveram os documentos alterados para diesel, nenhum canela seca encheu o saco. Aliás, um agente de trânsito simplesmente alegar que um documento é falso sem ter como provar é abuso de autoridade e calúnia (imputar prática criminosa a outrem). O que faz o Niva (e outros veículos) ter um motor diesel ? Só uma caixinha de transferência e um diferencial dianteiro... Termino por aqui. Se quiserem, podem entrar em contato. Abraços.