Conectar

Ver Versão Completa : [Dúvida] Tracionado e estalando...

LeoGouveia
19/11/2006, 16:37
Pessoal, desculpem se a dúvida é muito simplória, mas como não achei nada no forum especificamente, posto aqui.

Minha viatura é um Vitara 95.

1) Quando engatada a tração, faz-se um estalo logo que se anda com o carro e daí sabe-se que a tração está acionada. Certo?

2) Quando eu desligo a tração, dou ré no veículo e ouve-se um estalo igual ao primeiro, mostrando que o veículo não está mais tracionado. Certo?

Minha dúvida maior é: quando o veículo ainda está com a tração acionada (câmbio em 4x4 Hi) e dou uma pequena ré, ouço o estalo (igual ao item 2, porém sem que eu tenha desengatado a tração). Isso deveria ser assim?

Um abraço!

Walter Carlos Brossel
19/11/2006, 20:57
É normal. É um ajuste roda livre.

LeoGouveia
19/11/2006, 23:55
É normal. É um ajuste roda livre.

Walter, obrigado!
Me tirou uma pulga de trás da orelha.

Um abraço!

Walter Carlos Brossel
20/11/2006, 18:37
Blz, blz Leo.
Quando fôr engatar a ré (principalmente com a Low), é aconselhável vc engatar antes uma primeira, andar um pouquinho p/ frente, e depois engrenar a ré...especialmente se vc estiver numa descida muito íngreme. Esse procedimento garante o ajuste correto da roda livre evitando que ela escape, ou fique estalando quando se exige muito na marcha ré. Volto a ressaltar: Isso em descidas bem fortes onde vc precisar acelerar um pouco mais em ré, e com a reduzida ligada...em condições normais não se preocupe. Repare que a ré eventualmente estala até em condições normais. Imagine num morrão, de reduzida, e vc tendo que "encher" o pé, de ré, p/ te tirar de um enrôsco...vai tudo pro saco.
Espero ter ajudado.

LeoGouveia
20/11/2006, 18:43
Opa!
Valeu mesmo a dica, Walter!
Tomara que eu não esqueça disso... HehEhHE

Um abraço!