Conectar

Ver Versão Completa : Cambio da niva no CJ

EDuarte
11/03/2004, 09:22
Saudações a todos.

Alguem sabe me dizer se é possivel ou viavel o uso do cambio da NIVA no CJ com motor de 6cc ou se seria muito problematico.

Abraço a todos

joao de marco tavares
11/03/2004, 12:07
Amigo no niva original ja e um caos total, o cambi do williys original e melhor que o do niva.
Seja feliz não coloque nada do niva em um cj.

Joao de marco

Marcos ET
13/03/2004, 15:10
EDuarte e João

Nao vejo tamanha desvantagem na mecânica russa... o problema é que, realmente, este conjunto nao suporta "motorzões" 6cil transbordando torque pra tudo que é lado... bem ao estilo 4x4....

MAS! se for usar um APzinho (tipo 1.8 ou 2.0 "normal"), que já toca muuuuito bem um CJ... aih acho que vale a pena.

As engrenagens usadas nos cambios dos CJs sao mais "parrudas" (tipo agrícola, praticamente) porém o perfil dos dentes causam muita perda de força na transmissão. Aí vai o "custo/benefício", acredito que colocar um câmbio (e até uma t-case) russo melhora o aproveitamento de energia que o motor produz MAS é um conjunto mais frágil se for adaptado um "motorzão ducar$#%¨$#"...

Teoricamente, um AP em um conjunto russo, instalado em um CJ3A, por exemplo (que é mais leve), deve ser o bixo, 4x4 full time, sem peso e com melhor aproveitamento na transmissão... mas na hora de subir um paredão izquizito sem embalo, onde vc vai sentir saudade do torque.... aih sim, nao seria uma boa opção....

Resumindo: quer um jeep Brabo, pra entrar em buracos animais e trilhas pesadíssimas? acho que nao dá certo colocar este cambio (e a t-case, com as adaptações necessárias). Quer um jeep-carro, para passeios e trilhas leves e médias, nadar na cidade com desenvoltura ímpar e estabilidade invejável (4x4 full) em pisos escorregadios e lamacentos, arriscando uma trilha pesada ves em quando? aih sim, vai fundo!

[]'s com observações particulares a respeito ( e esperando pedradas! ) hehe