PDA

Ver Versão Completa : Consumo Nova Ranger CD XLS

Felipe SP
18/11/2006, 15:41
Pessoal,

Comprei uma Ranger 2007 CD XLS há um mês mais ou menos e estou achando ela muito gastona na cidade. Ainda não tive a oportunidade de medir o consumo na estrada, mas na cidade tenho feito em torno de 5,5 - 6 Km/L. Achei muito pouco, mas de qualquer maneira gostaria de saber como a de vocês se comporta.
Além disso, coloquei pneus BF 265/75 16 nela, o que pode estar piorando tanto o consumo, quanto a precisão do marcador de quilometragem.

Abraços,
Felipe

Walter L. L. Casitta
18/11/2006, 16:23
Com esses pneus o velocímetro marca 7,5% menos. Pra uma picape desse tamanho eu não esperaria um consumo muito maior que isso não. Se chegar aos 7Km/l na cidade, põe as mãos pro céu.

Felipe SP
18/11/2006, 17:50
Só o velocímetro ou o odômetro tb?

murilloaquino
18/11/2006, 18:06
Pessoal,

Comprei uma Ranger 2007 CD XLS há um mês mais ou menos e estou achando ela muito gastona na cidade. Ainda não tive a oportunidade de medir o consumo na estrada, mas na cidade tenho feito em torno de 5,5 - 6 Km/L. Achei muito pouco, mas de qualquer maneira gostaria de saber como a de vocês se comporta.
Além disso, coloquei pneus BF 265/75 16 nela, o que pode estar piorando tanto o consumo, quanto a precisão do marcador de quilometragem.

Abraços,
Felipe

Pergunta Idiota mais é pra confimar.
Ela é a gasolina né?
abraços

Walter L. L. Casitta
18/11/2006, 18:21
Só o velocímetro ou o odômetro tb?

Os dois...

Pequeno jr
18/11/2006, 20:06
Se não me engano os pneus q saem nesse carro são 245/70 16, ou to errado.

Felipe a diferença para vc é que vc mora em São Paulo e deve pegar muitos engarrafamentos, correto? Muito 1º, 2º 3º e para correto? E além disso, vc colocou os pneuzão.

ALgumas pessoas de outros estados relataram aqui q o carro chega a fazer na cidade perto de 9km/L e 11 na estrada. Mas tem que ver o trecho que essas pessoas andam em comparação com o seu.

SOrte sua ainda seu carro esta fazendo essa média, pq eu nas eleições andei com uma Blazer 2.4 e ela fazia até menos que isso.

Felipe SP
19/11/2006, 13:59
Pergunta Idiota mais é pra confimar.
Ela é a gasolina né?
abraços

É gasolina sim, Murillo.

Pequeno, na verdade os pneus de fábrica da XLS são os 235/75 15, ou seja, os que eu coloquei são muito maiores mesmo.

Outra coisa que um engenheiro mecânico amigo meu sempre comenta é que eu devia colocar o mais rápido possível uma capota na caçamba (até hj não coloquei, pq a grana ta curta!!). Segundo ele, com a caçamba sem nenhuma cobertura, o vento forma um vórtice que prejudica bastante a aerodinâmica, consumindo mais. Vai saber.....

edubelem
19/11/2006, 15:15
Felipe,
Coloca o 255/75 15, fica 30',5 e não precisa trocar a roda a minha antiga ranger (aro 15), eu coloquei e ficou muito bom.

Felipe SP
19/11/2006, 16:27
Coloca o 255/75 15, fica 30',5 e não precisa trocar a roda a minha antiga ranger (aro 15), eu coloquei e ficou muito bom.

Edú,
As rodas originais eram as de ferro 15', mas troquei pelas rodas da XLT nova, que são 16'. A medida q ficou melhor na roda 16' (pesquisei por uns 2 meses tudo quanto era medida) foi a 265/75 16. Foi um investimento meio pesado, tanto as rodas quanto os pneus, mas devo confessar que valeu cada centavo.

Felipe SP
20/11/2006, 10:57
Ainda continuo com uma dúvida. Para mim é claro que com os pneus maiores, a velocidade real é maior que a lida no velocímetro. E no odômetro? A quilometragem real é maior ou menor que a marcada?

murilloaquino
20/11/2006, 12:13
O sensor do velocimetro e do odomentro é o mesmo...

Joseph paulo
20/11/2006, 12:14
quando ela estiver mais amaciada vai melhorar um pouco esse consumo

Walter L. L. Casitta
20/11/2006, 13:13
Ainda continuo com uma dúvida. Para mim é claro que com os pneus maiores, a velocidade real é maior que a lida no velocímetro. E no odômetro? A quilometragem real é maior ou menor que a marcada?

Com pneus maiores marca a velocidade menor que a real....

Vinícius-RS
20/11/2006, 17:06
A ranger do meu pai tem esse mesmo motor e pneus BF 31. Está fazendo 7,5/8 km/l na cidade com o ar desligado e 11 na estrada com o ar ligado e andando em velocidades máximas de 130.
Achei bem economica, e segundo a lombada que passamos esses dias o velocimetro está certo, passamos 4 vezes nela para ter certeza.. hehehehh
Manda fotos da sua para ver como ficou essas rodas nela...
abraço

RABUGENTO
20/11/2006, 17:50

Felipe a diferença para vc é que vc mora em São Paulo e deve pegar muitos engarrafamentos, correto? Muito 1º, 2º 3º e para correto? E além disso, vc colocou os pneuzão.

ALgumas pessoas de outros estados relataram aqui q o carro chega a fazer na cidade perto de 9km/L e 11 na estrada. Mas tem que ver o trecho que essas pessoas andam em comparação com o seu.

SOrte sua ainda seu carro esta fazendo essa média, pq eu nas eleições andei com uma Blazer 2.4 e ela fazia até menos que isso.
Coloque uma capota na caçamba que diminuirá a resistência do ar.

Quanto a Blazer acho que é o veículo que mais bebe gasolina atualmente...

marcos ambrogi
20/11/2006, 22:41
Felipe, só por curiosidade, quanto vc vai pagar de seguro nesta sua ranger aí em SP?

Leonel Lousa
20/11/2006, 23:04
A do meu pai aqui em Goiania, onde tem um semáforo de 100 em 100 metros é d 6,5 a 7,5 com ar e na estrada andando bem faz +- 10,5.

Felipe SP
21/11/2006, 13:16
Felipe, só por curiosidade, quanto vc vai pagar de seguro nesta sua ranger aí em SP?

Marcos,
Mesmo tendo instalado rastreador na minha Ranger, estou pagando quase R$ 6.000 só de seguro.....um absurdo. Isto pq esse ainda foi o melhor preço que achei....a maioria das seguradoras ou não faz seguro de pick-ups ou, quando faz, joga o preço lá em cima (cheguei a receber uma cotação de R$12.000!!!)

marcos ambrogi
21/11/2006, 22:58
Marcos,
Mesmo tendo instalado rastreador na minha Ranger, estou pagando quase R$ 6.000 só de seguro.....um absurdo. Isto pq esse ainda foi o melhor preço que achei....a maioria das seguradoras ou não faz seguro de pick-ups ou, quando faz, joga o preço lá em cima (cheguei a receber uma cotação de R$12.000!!!)

Caramba, sampa não é brincadeira!! eu vou pagar uns 6mil também, mas a minha é diesel. Eu estava querendo saber se o valor maior do seguro da diesel acabava valendo o preço do consumo da gasolina por um ano.

Leonel Lousa
21/11/2006, 23:01
Marcos,

o seguro total da ranger do meu pai ficou em 2.800 reais, e eles colocaram rastreador.

marcos ambrogi
21/11/2006, 23:17
Marcos,

o seguro total da ranger do meu pai ficou em 2.800 reais, e eles colocaram rastreador.
Leonel, comprei minha picape este ano e paguei só a diferença entre o valor do seguro do carro anterior (também colocaram rastreador). Vou fazer a cotação agora em novembro, mas acho difícil o valor ficar abaixo dos cinco mil (seguro básico). O negócio aqui pelo Estado de SP não tá fácil!!!:putz:

Pequeno jr
21/11/2006, 23:58
Não tem 15 dias que passou uma reportagem na globo sobre o preço dos seguros ai em SP. Mostraram um local que se a pessoa mora de um lado da rua o seguro é um, e se a pessoa mora do outro lado da rua o seguro é 2x o valor da outra rua.

Falaram sobre o lance do rastreador e etc, que até final do ano passado eram dados ótimos descontos para carros com rastreador, mas esse ano a coisa mudou bastente, talvez por ser inicio da tecnologia e ainda não ser 100% confiável.

Não sei se server de parametro, mas o vizinho do meu pai tem uma S-10 Advantage 2006 o seguro dele, incluindo o filho de 23 anos, ficou em R$ 3800,00 aqui em Brasília.

bird
22/11/2006, 10:29
Caros,

para comparar os seguros temos que ver por quanto o carro foi segurado.

Depois tem diversos fatores que interferem como idade, número de condutor(es), local de uso do carro além dos bonus dados a cada ano que vc não usa o seguro

eu tô com bonus 10 e o carro está segurado em 64.500 (90% da tabela FIPE)

o seguro para 2007 vai ser R$ 4300,00 em São Paulo, com rastreador (Ranger XLT 3.0 2005)

aprox 6,7% do valor segurado.... mas tem carro que é pior

FACADA!!!

Leonel Lousa
22/11/2006, 15:13
A nossa foi segurada (seguro total) pelo valor da compra que foi 53.000, 2.800, aproximadamente 5,4% do valor do carro. O detalhe desse preço é que para o seguro, a picape só pode ser dirigida por maiores de 35 anos, se não fosse assim o preço era bem maior. Como eu ando muito pouco no carro do meu pai e é só ele quem dirige ela, fizemos esse seguro.

Ela já saiu da concessionária com o seguro. Na época eu vi seguro para a Ranger Gasolina de até 6.000

Aqui em Goiânia o roubo de picapes é muito grande.

j_r_lima
23/11/2006, 14:35
Comprei recentemente uma Ranger 2004 XLS 2.3.
Rodando em SP com o trânsito normal (congestionado como sempre, mas não aqueles absurdos), meu primeiro tanque rendeu uma méida de 7,48 Km/lts.
Estou agora medindo o segundo tanque.

abs

j_r_lima
23/11/2006, 14:40
Marcos,

Tenho 38 anos, classe de bonus 10, garagem em casa e no trabalho, o seguro da minha ranger rodando em SP ficou em R$ 2.871,00 pela Itau.

Não tenho e não foi exigido rastreador.

Abraços

bird
23/11/2006, 18:34
Tenho 38 anos, classe de bonus 10, garagem em casa e no trabalho, o seguro da minha ranger rodando em SP ficou em R$ 2.871,00 pela Itau.

Não tenho e não foi exigido rastreador.

Abraços

qual carro é e quanto % do valor ficou o seguro?

sem isso não dá para compar...

mas parece que foi bom negócio!

abs,

j_r_lima
24/11/2006, 16:48
qual carro é e quanto % do valor ficou o seguro?

sem isso não dá para compar...

mas parece que foi bom negócio!

abs,

Bird,

Meu seguro foi feito com base em 100% da tabela fipe, sendo uma Ranger XLS 2.3 4X2 gas, conforme mencionei anteriormente tenho bonus máximo, 38 anos, com garagem em casa e no trabalho, rodo em SP.

Valor na tabela fipe - 42.582,00
Valor do Seguro - 2.871,08
Percentual do seguro - 6,74%

Abs

Gouveia
28/11/2006, 23:58
Eu tenho uma XLS CD 2005 com esse motor Duratec 2.3 16V de 150cv. Já está "amaciado" com 16.000km. Te digo que se vc pisar ele vai gastar igual a uma V6, mas se andar "na manha" (leia-se não passar de 100km/h) ela chega a fazer 12,5km/l na estrada... mas haja paciencia pra andar nessa velocidade.. então, minha média na estrada tem sido entre 10 e 11km/l. Na cidade entre 8 e 9. Tá muito bom. tem muito carro 1.8 que gasta mais que isso. Porém tá tudo original: rodas 15 de ferro e pneus 235x75x15. Esses pneus estou trocando por 33x12,5x15 mes que vem.. daí não quero voltar a falar deste assunto de consumo, pois sei que vai piorar, hehe. Não pretendo fazer BL agora, apenas levantar a barra de torção 2". será que é o suficiente até eu capitalizar de novo pra mudar as rodas e fazer um BL?

Quanto ao seguro eu pago uns 220 por mes num seguro mensal.

Abraços

j_r_lima
29/11/2006, 09:31
Como eu tinha prometido, seguem as médias da minha Ranger CD 2.3 16V 2004 (38 mil km) rodando em SP

Média de Cidade - 7,5 KM/lts (2 medições)
Média de Estrada - 9,5 km/lts (1 medição)

Saliento que o percurso da cidade foi com trânsito congestionado (nada na linha do absurdo, mas congestionado)

Na estrada, fiz uma viagem até Aparecida do Norte, queria assistir a missa das 10:00 e benzer o carro, como estava atrasado, fui bem chutado, entre 130 e 140 Km/h.

Farei novas medições e informo.

Estou bastante inclinado a clocar GNV na pickup, rodo muito, em torno de 20 mil Km/ano

abs

Pequeno jr
29/11/2006, 10:22
Estou bastante inclinado a clocar GNV na pickup, rodo muito, em torno de 20 mil Km/ano

abs

J_r_Lima

Talvez isso seja rodar muito ai na sua cidade, mas para padrões de quem tem pick-up isso é pouco.

Fiz uma conta rápida com meu carro no momento que estou colocando este post e está dando a média de 41.000km/rodados ANO. Ou seja, de 2004 a 2006 rodei 125.000km com o veículo. Dai a justificativa para ter carro DIESEL.

[]'s

dsamaz
29/11/2006, 14:52
Coloque uma capota na caçamba que diminuirá a resistência do ar.

Quanto a Blazer acho que é o veículo que mais bebe gasolina atualmente...

Que diminui a resistência, isto é verdade, porém, além do peso extra + preço pela capota + pintura da capota na mesma cor do carro + rangidos + feiura, ainda acaba gastando mais combustível.

Ocorre um movimento interessante com o fluxo de ar nas picapes: ele passa por cima da cabine, dá na tampa traseira, vai para frente da caçamba, e cria um movimento de "rotação" de ar na caçamba, num misto de empuxo com pressão para baixo devido à força do ar. Logo, tendo mais pressão para baixo, aumenta-se o atrito e a segurança.

Uma pesquisa maluca feita nos EUA: colocaram mesma qt combust. em dois carros idênticos. Em um rodaram com a tampa da caçamba aberta (corta-se a "rotação" do ar) e na outra fechada. A fechada rodou menos, mas a diferença foi pífea.

Edintruder
29/11/2006, 20:25
Que diminui a resistência, isto é verdade, porém, além do peso extra + preço pela capota + pintura da capota na mesma cor do carro + rangidos + feiura, ainda acaba gastando mais combustível.

Ocorre um movimento interessante com o fluxo de ar nas picapes: ele passa por cima da cabine, dá na tampa traseira, vai para frente da caçamba, e cria um movimento de "rotação" de ar na caçamba, num misto de empuxo com pressão para baixo devido à força do ar. Logo, tendo mais pressão para baixo, aumenta-se o atrito e a segurança.

Uma pesquisa maluca feita nos EUA: colocaram mesma qt combust. em dois carros idênticos. Em um rodaram com a tampa da caçamba aberta (corta-se a "rotação" do ar) e na outra fechada. A fechada rodou menos, mas a diferença foi pífea.

Esse movimento de rotação é bem perceptível na capota marítima de lona, onde a parte mais próxima da cabine força para cima numa redução de pressão, e na parte de trás a lona é forçada para dentro onde a pressão se eleva. Então na verdade o ar circula de trás para a frente na caçamba. Esse redemoinho sem a capota marítima é bem maior pois a área de arrasto é bem maior também, e como quanto mais arrasto, maior é o consumo, a capota marítima por si só já se paga com o uso prolongado em velocidades mais elevadas onde o consumo de combustível se reduz.