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Ver Versão Completa : Qual A Roda Ideal P/ Vitara?



Maurição
17/11/2006, 13:45
Pessoal,
Meu Vitara é um Canvas 95 e tem pneus Pirelli Mud 30/9,5/15 e tinha rodas originais e calços de suspensão de 2".
Troquei apenas rodas originais, e coloquei as modelo do Troller com tala 8" e off set -12.
As rodas traseiras, em trilhas, estão pegando na "borda" externa dos para lamas e cortando os pneus...e as dianteiras tbém pegam um pouco, no mesmo lugar. Já rebati aquela "aba" interna da beirada do para lama mas não adiantou...
Qual a medida de roda, pela experiência de vcs, que eu posso colocar esses pneus sem pegar na lataria? Na parte interna (longarinas, etc) não pega nada...
Obrigado pela ajuda.

arlei_vitara
18/11/2006, 17:14
Maurício,

até onde sei..........com tala 8" vai pegar mesmo........pois é bem mais larga que as originais e ainda por cima com off set negativo. Eu uso 15x7 off set -12, pneus 235/75/15 AT Wrangler e calços de somente 1" e não pega em absolutamente nada.......
acredito que com tala 8" vc. vai precisar de um "body lift" para livrar as abas dos paralamas.........deixo a palavra com quem usa estas rodas.......

[ ]s palpiteiros,

Grassmann
18/11/2006, 17:16
Sem pegar em nada - 15x7" offset -12
Se usar a 15x8 vai pegar mesmo, qualquer que seja o offset. Se for negativo, pega fora, se for positivo, pega dentro (longarina).

Maurição
18/11/2006, 22:04
Valeu galera. Vou trocar e volto no pedaço.

Walter Carlos Brossel
04/12/2006, 17:25
Maurício,
Estou pesquisando esse assunto há bastante tempo, pois tbém tenho esse problema.
O pneu Mud da Pirelli pega de qualquer jeito. Sua roda, sendo off set -12 pega nas beiradas do para lama. Uma roda com off set positivo, pega na parte interna (longarinas,etc...).
Na verdade esse pneu (eu tbém tenho dele), é um pouco mais largo que o 235. Mesmo com tala 7, e off set -12 (meu caso) raspa um pouco nas torções maiores em trilha. Na cidade e estradas de terra vai normal e não pega em nada. A roda original do Vitara que é tala 6,e off set +10, no meu carro pegava (mesmo com 2" na suspensão). A saída é colocar um body lift, ou conviver com esse problema...
De qualquer forma, tala 8 é muito p/ esse pneu, e pode trazer problemas p/ vc em trilhas, como rasgões e outros problemas no talão do pneu.
É o custo das adaptações...
Um abraço.

Maurição
04/12/2006, 17:35
É verdade Walter.
Eu consegui umas rodas tala 7 e off set -12 e nas trilhas ficaram raspando nas bordas.
Estou pensando seriamente em colocar calços de carroceria.
Valeu.

AlemãoRS
04/12/2006, 20:12
É estranho pegar na parte externa com pneu 30" e roda 7", com lift de 2" não deveria raspar. Mas se está pegando eu colocaria os calços de 2" na carroceria, pq a roda 7" é a ideal para este pneu.

luizpicelli
04/12/2006, 21:06
galera...

o próximo passo que pretendo na minha viatura e resolver a dúvida de como vou elevar a suspensão...

e depois vou montar um jogo de pneus para trilhas (235x75 R15)... e esperar os meus atuais BF trail se acabarem para colocar outros 235x75

- Cabe tranquilo pneus 235 nas rodas originais do vitara (15x6)?
- Um jogo de rodas Mangels 15x7 -12 já resolve com os 235 para trilha?

abraços

Grassmann
05/12/2006, 09:42
galera...

o próximo passo que pretendo na minha viatura e resolver a dúvida de como vou elevar a suspensão...

e depois vou montar um jogo de pneus para trilhas (235x75 R15)... e esperar os meus atuais BF trail se acabarem para colocar outros 235x75

- Cabe tranquilo pneus 235 nas rodas originais do vitara (15x6)?
- Um jogo de rodas Mangels 15x7 -12 já resolve com os 235 para trilha?

abraços

Luiz,

- Cabe 235/75 nas rodas 6" originais? Cabe, mas fica ruim. O pneu fica muito "balão" e vai raspar nas longarinas.
- Rodas 15x7 -12 em trilhas? Melhor que as originais. O pneu assenta melhor. Se o pneu não for maior que as medidas "padrão"de um 235 (isso normalmente ocorre em pneus MUD. O meu é maior...), não dá problema. Se for um MUD, pode raspar no pára-choques quando totalmente esterçado. No meu caso, resolvi isso cortando uns 2cm do pára-choques, na parte de baixo. Quase não se percebe e resolve o problema. Se o pneu tiver cravos muito grandes e "pra fora" (lateral), pode ser que pegue no pára-lamas traseiro quando a suspensão recolhe toda. No meu carro, mandei rebater o pára-lamas e resolveu o problema.

Vai fundo nos novos pneus e rodas! O carro fica 10! Ganha altura e não esbarra tão fácil nas trilhas. Perde um pouco de torque, mas nada que incomode tanto assim...

Walter Carlos Brossel
05/12/2006, 11:11
Luiz,

- Cabe 235/75 nas rodas 6" originais? Cabe, mas fica ruim. O pneu fica muito "balão" e vai raspar nas longarinas.
- Rodas 15x7 -12 em trilhas? Melhor que as originais. O pneu assenta melhor. Se o pneu não for maior que as medidas "padrão"de um 235 (isso normalmente ocorre em pneus MUD. O meu é maior...), não dá problema. Se for um MUD, pode raspar no pára-choques quando totalmente esterçado. No meu caso, resolvi isso cortando uns 2cm do pára-choques, na parte de baixo. Quase não se percebe e resolve o problema. Se o pneu tiver cravos muito grandes e "pra fora" (lateral), pode ser que pegue no pára-lamas traseiro quando a suspensão recolhe toda. No meu carro, mandei rebater o pára-lamas e resolveu o problema.

Vai fundo nos novos pneus e rodas! O carro fica 10! Ganha altura e não esbarra tão fácil nas trilhas. Perde um pouco de torque, mas nada que incomode tanto assim...


É isso aí Grassmann,
Esse pneu em roda 15x7 -12 encaixam que é uma beleza, mas ainda raspa no para lama traseiro quando se exige muito da suspensão (principalmente nos "X", facões ou "caixa de ovos).
Esses pneus nas rodas originais raspam dentro(nas longarinas) porque as rodas são off set +15. Apesar que pode-se regular as longarinas...mas a roda original vai acabar com os pneus rapidinho, pois como vc disse, o pneu fica muito "balão".
Eu tbém cortei a ponta interna do para lama (inclusive um pedaço da proteção de cx de ar) e parou de pegar ali na frente.Mas as rodas traseiras não tem jeito. Só com body lift. Mesmo rebatendo o para lama.
Mas vale a pena. A performance desse pneu em trilhas é fantástica.
Um abraço.

Grassmann
05/12/2006, 14:51
...Mas as rodas traseiras não tem jeito. Só com body lift. Mesmo rebatendo o para lama...

Depois que rebati, não pegou mais. Pelo menos, eu não reparei. Como a borda do pára-lamas saiu da horizontal e foi "para cima", pelo menos não corta mais os gomos do pneu. Se pegar, pega mais leve...
O que talvez ajude é que meu Vitara tá com 2" na frente e 2,5"atrás. Esse pouquinho faz "a" diferença...

No meu caso, não faço body-lift nem que seja a única solução... Além de custar um pouco caro, tem a questão de acabamento nas alavancas do câmbio. E como o meu é automático, imagino que isso me gere alguns problemas de acabamento. Fora que daí o carro não entra mesmo na minha garagem... rsrsrs :parede:

Walter Carlos Brossel
05/12/2006, 15:43
Depois que rebati, não pegou mais. Pelo menos, eu não reparei. Como a borda do pára-lamas saiu da horizontal e foi "para cima", pelo menos não corta mais os gomos do pneu. Se pegar, pega mais leve...
O que talvez ajude é que meu Vitara tá com 2" na frente e 2,5"atrás. Esse pouquinho faz "a" diferença...

No meu caso, não faço body-lift nem que seja a única solução... Além de custar um pouco caro, tem a questão de acabamento nas alavancas do câmbio. E como o meu é automático, imagino que isso me gere alguns problemas de acabamento. Fora que daí o carro não entra mesmo na minha garagem... rsrsrs :parede:

Concordo plenamente com vc em relação ao body lift.
Eu rebati o para lamas, mas tenho um alargador de borracha e quando o pneu pega é um estrago...
Como vc colocou 2,5" atrás(ops!)? Trocou as molas ou pôs calço? Com certeza faz muuuuita diferença.
Eu tenho calço de 2" do Rodrigo Portugal...

Jeanilson
05/12/2006, 17:44
...No meu caso, não faço body-lift nem que seja a única solução... Além de custar um pouco caro, tem a questão de acabamento nas alavancas do câmbio. E como o meu é automático, imagino que isso me gere alguns problemas de acabamento. Fora que daí o carro não entra mesmo na minha garagem... rsrsrs :parede:
Pelo que eu sei, a "alavanca" no câmbio automático é ligado ao mesmo por cabos, e o Body-Lift não afetaria esse acabamento, só a alavanca do acionamento da tração é que ficaria mais "curta".

Também sou do grupo dos que não gostam de Body-Lift :discordo: , mas pelo motivo que, além dos apresentados acima, se for não for muito bem feito com o tempo vai começar a aparecer várias trincas e barulhos na carroceria, e aí já viu... :putz:

Mas em relação ao tópico, estou com lift de 2" na suspensão, pneus 235/75 MUDs e rodas de liga 15x7" com off-set +10. Quando a viatura "torçe" nas erosões as rodas traseiras entram sem encostar nos paralamas. Só os pneus é que pegavam de leve na parte de cima das caixas de roda, mas é não tinha colocado ainda os batentes da suspensão...

[]'s

Grassmann
05/12/2006, 22:39
Concordo plenamente com vc em relação ao body lift.
Eu rebati o para lamas, mas tenho um alargador de borracha e quando o pneu pega é um estrago...
Como vc colocou 2,5" atrás(ops!)? Trocou as molas ou pôs calço? Com certeza faz muuuuita diferença.
Eu tenho calço de 2" do Rodrigo Portugal...


Aí é que está o pulo do gato... O kit da Alternativa vem com calços de 2,5" atrás... :dance::dance::dance:
E essa meia polegada faz uma senhora diferença!

AlemãoRS
05/12/2006, 22:59
O acabamento das alavancas é só fazer uma coifa nova de couro e alonga-las não é nada complicado. Vou fazer o acabamento na outra semana, é capaz de ficar até melhor que o original.
Tudo tem que ser bem feito!Já pensou o calço do pivô do diferencial traseiro mal colocado o acidente que ia causar?
BL é muito mais simples que alterar suspensão, ainda mais no vitara onde a RC já vende os calços com os parafusos e manual , só faltando os outros 4 apoios que não são parafusados.

Rafael negao
09/07/2019, 22:16
Ficou show.