Ver Versão Completa : Jeep para viagem... suspensão? powertrain?
megadeth
17/11/2006, 13:44
Boa tarde amigos foristas.
Depois de mais de um ano de ausencia deste fórum, pra alegria de uns e tristeza de muitos estou de volta! :)
Tenho um CJ com um GM151 Álcool, câmbio willys 4m e de resto, o de sempre. Após uma trilha aqui, outra acolá, estou agora interessado em viagens (pelo Brasil mesmo) e trilhas esporádicas com caminhos ruins tb, mas tb bastante asfalto... só que um câmbio 4m e esse motor não dá. Queria saber de alguém que esteja melhor informado nesse assunto pra me recomendar um powertrain e o que mais isso envolveria, tipo reforço de chassi (em caso de motor diesel, minha preferência), suspensão e o motor/câmbio. O uso seria em 70% asfalto e 30% de trilha, o contrário do que acontece hoje.
Alguém se habilita? Obrigado galera!
Seja re bem vindo hehehe ,posso ta falando besteira , mas quanto vc pretende gastar ? que tal um Ap.2.0(alcool) caixa de chevete 5 marchas , mantenha o msm eixo ? acredito q fique umconjunto bom para o q vc quer fazer
Pedro Freitas
17/11/2006, 17:57
Sei não.
é mais fácil comprar um troller.
ou então copiar todo powertrain do troller.
[]'s
megadeth
21/11/2006, 09:54
Graaaaaande Santoro... eae velho amigo, como estão as coisas?
Bom saber que ainda está por aqui. Fala ae Pedro, tranquilo?
Então... Troller não... NADA substitui meu Gema... rs
Essa questão do AP já foi discutida pra caramba por aqui, uns a favor outros contra... na verdade ainda não experimentei um CJ com este motor, então fico meio receoso de fazer tal adaptação... pois não abandonarei o barro, apenas mesclarei mais com o uso em estradas. Esse é meu medo. Não quero e nem acho possível um "carro de passeio com aptidões pro barro", mas adaptá-lo melhor ao que quero fazer e estou programando. O custo é alto, imagino, mas estou juntando algumas latas pra tal...
Valeu pelas dicas! Vou prosseguir na busca...
Abração galera!
Megadeth,
Sempre quis ter jeep pra poder ir pra todo canto, e não só ficar limitado a trilhas,no meu caso tbem uso um 4.1 com cx C10, mas coloquei os eixos da rural com relação 11/47, anda bem e fica mais economico.
Uma dir hidraulica e pneus mistos ajudam bastante tbem, parece besteira mais uns bancos confortaveis dão uma sensação maior de conforto isso é bam em viagens :mrgreen: .
Acredito que essa mecanica (4.1/C10/11x47)não seja problema para viagens mais longas,ajustando alguns pontos de conforto e segurança a jipera vai q vai.
megadeth
21/11/2006, 16:36
Pois é Gurak, pensei nisso tb... a relação com certeza vai ter que mudar, pois hj estou com a curta, mas os pneus já dei um jeito, arrumei uns mistos. O problema de colocar os eixos de rural é que como os bichos são mais largos, creio que esteticamente vai ficar feio, pois os pneus nem são muito largos... e fiquei totalmente por fora tb neste último ano em relação à travas 100% do eixo traseiro... Pois tive um acidente no fim do ano passado que não queria repetir e isso tb é fundamental na reforma que em breve começarei no Gema.
Valeu a dica man!
O problema de colocar os eixos de rural é que como os bichos são mais largos, creio que esteticamente vai ficar feio, pois os pneus nem são muito largos...
No começo tbem estranhei um pouco a largura, mas depois acostuma,
esses alargadores são de fibra com +/- 10cm, mas tem varias maneiras de mudar a estetica do jiporio.
O ponto positivo é q são eixos modernos sem aquelas chavetas, e a estabilidade fica outra coisa:lol: .
posso falar tb sobre os bancos , bons bancos sao tudo , melhora uns 40 % rs
Olha o Gasparzim ai...
willys Diesel anunciado no Forum
Sonec@
m.vinicius
23/11/2006, 20:29
fala galera, este é o sonho de muuuuitos jipeiros, um jeep que faça trilhas, viagens, dia a dia. tambem é o meu, então vai meu pitaco. motor e caixa mais modernos a diesel, tipo 2.8 turbo e intercooler. esixos de rural, melhora em demais a estabilidade e esterçamento das rodas. aumento de mais ou menos 30 cm no comprimento (cj 5 e meio)relação do diferencial mais longo como jrgurak falou, um bom par de bancos. vou tirar umas fotos do meus bancos e uma maravilha em conforto, pneus mistos, tanque maior, e boa viagem. não ache que com os eixos de rural o jeep vai ficar feio, que não vai. pelo contrario eu acho até mais bonito. estou com um par novinho lá em casa para por na viatura e só estou procurando um mecanico para colocar.(mecanico tem o problema todo é com o alinhamento das novas sapatas das molas e confecciona-las). eu te apoio na sua decisão vai fundo.
Paulo Sabra
24/11/2006, 07:49
Caro Megadeth,
O seu sonho é o de muitos.
Consulte a Resvista 4x4&cia, edição de junho, tem uma reportagem de um Jeep, que foi modificado com o empenho do serviço de um Pai junto com o Filho. É bastante interessante, eles instalaram motor GM 2.0 a alcool e um turbo compressor, no CJ, a viatura comprovadamente vôo baixo, junto as demais modificações o Jeep, parece que ficou confortavel e conviavel para qualquer tivo de viagem ou trilha. A edição de junho também tem uma reportagem interessante de modificações realizadas com sucesso e capota rigida. O maior problema é o custo $$$ final destas modificações, se o amigo estiver preparado, vai em frente te dou a maior força.
[quote=m.vinicius;314774] estou com um par novinho lá em casa para por na viatura e só estou procurando um mecanico para colocar.(mecanico tem o problema todo é com o alinhamento das novas sapatas das molas e confecciona-las). quote]
M.Vinicius
Isso aconteceu duas vezes quando fomos colocar os eixos, a primeira vez ficou desalinhado o eixo trazeiro:parede: , refizemos as contas e alinhamos de novo, quando fomos ver ficou alguns centimetros fora, resolvemos parar de fazer contas e alinhamos no zoiometro:shock: e ficou bom.
Isso que o meca ja era macaco veio.
m.vinicius
26/11/2006, 05:41
beleza jr, então espero algumas dicas. a principio pensei em fazer outras sapatas para as molas, centralizar bem os eixos em um outro chassis que tenho, assentar os eixos um uma mesa plana (porem que tenha um vão no meio para as bolotas) e posicionar as novas sapatas para a solda. mas se tiveres algumas dicas, serão muito bem vindas para facilitar o trabalho. não vou mudar o off-set das rodas, porem para as rodas de asfalto uso pneu 265/16. pensei nestes alargadores de fibra de 15 cm.
no aguardo
É isso ai mesmo:concordo: , na verdade não tem muito segredo, é só fazer com calma e não ter pressa de acabar logo pra andar na viatura.
As sapatas esmirilhei e usei as mesmas, mas se for fazer outras pode deixar as originais no lugar caso queira usar em uma rural denovo.
Pode fazer uma sapata um pouco mais alta pra levantar um pouco o
jeep:dance: .Quanto aos cardãns, ficou os mesmos tbem.
cara, tenho um cj5 1957 com motor AP 1.8, carburador 2E, câmbio 4 marchas de c10... montei meu jeep, pensando exatamente como vc, queria viajar, pegar umas trilhas...uma viatura pra me levar onde eu quisesse. E deu certo! esse motor é de giro...logo, como meu cambio é 4 marchas, desenvolvo velocidade nele no asfalto...e na trilha, tenho que subir o giro dele, um pouco mais do que teria que subir com um motor de opala...sussu... coloquei uma relação mais curta, pq a 11x47 ficou tãolonga que eu andava dois quarteiroes em primeira marcha...rsrs o que quero dizer é que o AP no jeep foi um bom casamento... pro asfalto e trilhas...vale a pena!!! abraço
cara, tenho um cj5 1957 com motor AP 1.8,
Rossirr,
Nunca andei num jeep com motor ap, mas tenho um santana 1.8i, e é o motor:concordo: , vc pisa e o bixim responde na hora, fico imaginando ele com uma reduzida no jiporio, deve ser o bicho:dance: .
Rossirr,
Nunca andei num jeep com motor ap, mas tenho um santana 1.8i, e é o motor:concordo: , vc pisa e o bixim responde na hora, fico imaginando ele com uma reduzida no jiporio, deve ser o bicho:dance: .
olha Jr é o bicho sim... como disse, de repente num barranco, preciso subir o mais giro dele pra subir, do que precisaria se fosse um motor de opala que é mais forte, mas cara, nao troco o AP...desenvlove bem em estrada boa, deixei o radiador origina, que é mais espesso e coloquei uma ventoinha nova... assim, garanto o rendimento do CJ... vale muito a pena...só tem que atentar pra mudar o cambio tbem, senao, vai judiar do jeep...ok??? abraço...
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