Conectar

Ver Versão Completa : Radiador paa o GM151

Thiago Serpa
10/03/2004, 18:31
Estou começando a adaptação do motor 151 no ZAZU! Até agora a coisa ta indo bem mas em breve vai ser hora de mexer no radiador. Como a tecnologia antiga não dissipa muito bem o calor acumulado me recomendaram a troca. :shock: :shock: Meu mecânico ofereceu o radiador da L200 pela mísera quantia de R$180,00. :shock: :shock: Mas como os fundos não estão dos melhores (meu jeep parece obra pública, não termina nunca) estou pensando seriamente em um radiador diferente... mais fininho e com ventoinha auxiliar 8) 8) (a do ar condicionado do ômega parece ideal). Enfim... alguem pode me sugerir um bom radiador que dê pra colocar numa boa e que não fique a um preço desesperador?! Obrigado!!! :D :D
PS: antes que alguem me xingue, eu pesquisei o assunto tá!!

dptucunduva
10/03/2004, 19:02
Se o teu do CJ estiver bom, mantenha o original.

Ao contrário do que você falou, radiador original de cobre dá de 1000 em qquer um do mesmo tamanho de alumínio, pois o cobre troca calor bem melhor que o alumínio.

Além do que as aletas bem separadas do radiador original do CJ facilitam a limpeza e dificultam o acúmulo de lama, que tapa o radiador e faz o carro ferver.

Se tiver ruim, aí vc pode partir pra outro, mas eu não fugiria do cobre e das aletas com bastante espaço entre elas.

Eu uso um GM151 com radiador original do 51, mas com 3 colméias.

marcelino
14/03/2004, 16:32
Senhores,

O meu CJ 1970 utiliza o radiador original com o motor GM151 e não tenho tido problemas. Notei apenas que a altura do motor e diferente do BF161 então a ventoinha fica posicionada mais na parte inferior do radiador original. Até agora não tive problemas, algum dos senhores, mais entendidos pode opinar a respeito do assunto...existe a necessidade quando utilizando o radiador original de uma segunda ventoinha na parte superior do radiador....

Obrigado

Thiago Serpa
17/03/2004, 17:11
Bom. vou ver como que dá pra resolver o meu problema... Ainda não chequei o estado do radiador original... é que meu mecânico tem aversão à mecanica original do jeep.. vai entender.... Mas se ele não tiver muito bom acho que vou mandar fazer um sob medida :P

Paulo Eduardo
20/03/2004, 13:02
Olás, pessoal...

ô velho, eu tenho um motor 6 canecos do opala no jeep com o radiador original e a temperatura nunca saiu do normal, nem na triha....
com o 4cc é mais tranquilo ainda....

há uso aditivo à base de monoetilenoglicol e ventoinha elétrica do opala...

[]´s refrigerados....

Marcos ET
22/03/2004, 21:42
PessoALL, o radiador original do Jeep tá + que bom (desde que em boas condições)....

quer segurança? coloca uma ventoinha elétrica no radiador (além da mecânica, original) mais uma cebolinha, assim, SE o bixo esquentar a cabeça, liga mais um ventilador nele que volta tudo ao normal, afinal de contas, entra motor e sai motor, eles nao foram lá "dimensionados" pra ficar acelerando em um mesmo lugar (atoleiro) ou coisa parecida... e, como o uso é diferente do que o motor foi pensado, coloca o radiador original, com uma "ventarola" a mais pra ficar de cuca fresca!

quer mais segurança ainda? vixe! coloca a colmeia do MB 1113 cortada no tamanho do radiador do CJ, com a dita ventoinha elétrica ajudando a original....

[]'s congelados de tanto vento no radiador!!!

23/03/2004, 09:02
FALA THIAGO

TIVE UM 51, COM MOTOR GM 151 E UTILIZAVA O RADIADOR ORIGINAL DO OPALA MAIS ANTIGO EM COBRE COM VENTOINHA ELETRICA ADAPTADA E NUNCA TIVE PROBLEMAS COM SUPERAQUECIMENTO.

Marcos ET
23/03/2004, 14:22
O Rural, vc retirou a hélice mecânica e ficou só com a elétrica?? como é isso?? ele funciona dboa, é só retirar a marvada e pronto?? onde vc colocou a cebolinha??

[]'s curiosos...

dptucunduva
23/03/2004, 18:40
onde vc colocou a cebolinha??

Óia só essas fotos.

A peça em "T" é do tempra, acha em autopeças com certa facilidade. Custou R$13,00. Daí é só usar cebolinha "universal", tem diversas temperaturas de funcionamento. Eu uso 92 graus pra ativar e 87 graus pra desativar, original do motor GM151 a gasolina.

23/03/2004, 18:43
FALA MARCOS

O CEBOLÃOFOI COLOCADO NO RADIADOR(QUALQUER BOA LOJA DE RADIADORES FAZ ISSO E COLOQUEI UMA VENTOINHA DA BMW QUE POR UM ACASO ENCONTREI A VENDA NUM DESMANCHE, QUANDO A TEMPERATURA CHEGA NO PONTO ELA ACIONA A VENTOINHA E PARALELO A ISTO TINHA UMA CHAVE NO PAINEL EM QUE EU ACIONAVA A VENTOINHA SE ACHASSE NECESSARIO, OU O CEBOLÃO DE TEMPERATURA FALHASSE.

Paulo Eduardo
24/03/2004, 00:21
dalhe all...

:D
mas essa cebolinha ta marcando a temperatura da água ja "refrigerada" pelo radiador... não a da água que sai quente do motor, por baixo da bomba ne?? o motor trabalha sempre com alguns graus a mais não acham??
olha as fotos... :D em todos os carros que saem de fábrica a cebola fica ou na saída da bomba ou na base do radiador....

[]´s sugestivos....

dptucunduva
24/03/2004, 07:19
mas essa cebolinha ta marcando a temperatura da água ja "refrigerada" pelo radiador... não a da água que sai quente do motor, por baixo da bomba ne??

Paulo,

Nesse exemplo que vc colocou realmente está pegando a temperatura da água já refrigerada.

Essa história de mais quente ou mais frio é subjetiva.... Eu acho que devemos usar a solução adotada originalmente no carro de origem (opala, no meu caso), salvo adaptacões realmente necessárias.

No caso do opala, a cebolinha usa como referência a temperatura da água que sai do motor, e foi isso que eu fiz. A única adaptação é que o radiador do opala já tem a rosca pra cebolinha, coisa que não existe no radiador do CJ. Por isso usei essa peça do tempra.

Paulo Eduardo
24/03/2004, 15:43
beleza Daniel... :D

eu só disse isso e postei as fotos como exemplo e sugestão...
não disse que vc fez errado :D :D

de qualquer maneira, as fotos tão aí p/ quem achar útil a idéia :wink:

[]´s refrigerados...

Marcos ET
29/03/2004, 01:52
Faaala Daniel! blz?

PessoALL que usa GM 151 sem a élice mecânica que fica presa ao eixo da bomba d'água, será que a ventoinha elétrica nao fica ligando direto nao?? pq se nao tem ventilação forçada do motor , a ventoinha deve ficar uns 75% do tempo ligada nao eh?

[]'s "cuca fresca" e curiosos de quem ainda nao tirou aquela porcaria de élice de "prástico" do opala....

dptucunduva
29/03/2004, 07:47
Grande Marcos!

Fica que nem um carro de passeio normal. Em trânsito pesado, liga e desliga bastante.

Até aí, normal, a ventoinha foi feita pra isso mesmo.

Eu ainda não testei a instalação no meu (o carro tá parado desde jul/03), mas inicialmente vou manter a mecânica. Se der vontade, eu tiro.... ou não... :D

Mauro B.
29/03/2004, 13:06
(...) e ventoinha elétrica do opala...
Oi Paulo! :D

Ventoinha elétrica do Opala 4cil ou 6cil ??? Quanto custa aproximadamente uma ventoinha dessas???

[]'s

Paulo Eduardo
30/03/2004, 01:01
Fala Marcos :D

é como o Daniel falou mesmo, liga e desliga meio direto só no trânsito, quando se está em uma velocidade maior quase não liga. E o termômetro
permanece bem estável. E olha que meu motor é bem maior :shock: , mesmo assim dá conta certinho.

Daê Mauro :D

é do 6cc (pelo menos tava num 6cc lá no desmanche), eu nem sei se tem diferença entre uma e outra. Paguei 50 latas.... :roll: sei la....
pelo menos ta funcionando a 4 anos sem dar pau, mas eu levo a hélice de plástico no jeep sempre, vai saber né? se der zebra eu não fico na mão :wink:

[]´s (adaptando um reservatório de expansão)

Marcos ET
30/03/2004, 09:16
Valeu Paulo,

como aki no Tocantins a temperatura é "annimal", acho que nao vou tirar a marvada.... mas tow com receido dela quebrar se eu passar na água, pois aquele plástico mixuruca nao deve aguentar nada, tow pensando em colocar a élice do motor antigo (a do continental, de aço com quatro pás) para aguentar o barro, água e pedras.... só nao sei se ventila tao bem quanto a outra... (além da "zuada" ficar parecida com a do motor antigo.... - saudades "romanticas" - )

[]'s "cuca fresca"...

Sergio Rocha
30/03/2004, 21:51
Valeu Paulo,

como aki no Tocantins a temperatura é "annimal", acho que nao vou tirar a marvada.... mas tow com receido dela quebrar se eu passar na água, pois aquele plástico mixuruca nao deve aguentar nada, tow pensando em colocar a élice do motor antigo (a do continental, de aço com quatro pás) para aguentar o barro, água e pedras.... só nao sei se ventila tao bem quanto a outra... (além da "zuada" ficar parecida com a do motor antigo.... - saudades "romanticas" - )

[]'s "cuca fresca"...

Sem querer me intrometer....

Tem aqui no Forum relatos de acidentes com helices de ferro, que preocupam.
Se a helice de plastico quebrar o estrago é bem menor .Já imaginou um pedaço de ferro voando dentro do capot ???

fugger
31/03/2004, 00:39
...tow pensando em colocar a élice do motor antigo (a do continental, de aço com quatro pás) para aguentar o barro, água e pedras....

:) Marcos

:) As novas já são de plásticos justamente por que é pra quebrarem, evitando assim estragos maiores. :shock: :) :roll:

:) Se fosse vc usaria a eletrica e deixaria uma d eplastico de reserva :roll: :wink:

[]'s arrefecidos

Paulo Eduardo
31/03/2004, 01:46

:) As novas já são de plásticos justamente por que é pra quebrarem, evitando assim estragos maiores. :shock: :) :roll:

:) Se fosse vc usaria a eletrica e deixaria uma d eplastico de reserva :roll: :wink:

[]'s arrefecidos

Concordo totalmente, é oque eu faço no meu. Uma vez quando ainda tinha o motor original, a hélice de metal entortou na água e abriu um rombo no radiador, um círculo do diâmetro da hélice e duns 3cm de profundidade :shock: resultado, comprar outro radiador :D :evil:

[]´s elétricos

Marcos ET
31/03/2004, 08:48
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

PUUUUTZ..... naum tinha pensado nisso....

já me convenceram... vou "rancá" hj mesmo a marvada e "ponhá" só a elétrica....

[]'s cuca fresca!

Marcos ET
31/03/2004, 11:45
PessoALL, esqueci de falar, acabei colocando um pedaço deste meu problema em outro tópico....

Seguinte: instalei o GM151 no cambio 3M original do jeep, tive que mover câmbio e t-case pra frente uns 3Cm pq o eixo piloto do meu cambio é do modelo mais curto... usei a capa seca do opala mesmo (nao foi da C10) e agora tow vendo, para o meu desespero, que o eixo cardan dianteiro ficou + ou - UM centímetro da carcaça do motor de arranque... E AGORA? naum entendo como os outros CJs nao tiveram este problema ou, se tiveram, como resolveram??

[]' preocupados e desesperados!

elcio
31/03/2004, 12:16
kids:

deem uma olhada no link abaixo, ele ajuda a esclarecer algumas duvidas sobre refrigeraçao e confecçao de radiadores, inclusive para outros links relacionados.
eu nunca tive problemas com o radiador original do jeep nem mesmo no motor 6cc do opala, bastava mante-lo limpo e com um aditivo honesto, um stp por exemplo.
agora, depois que troquei por um 4.9i da F1000, tive que mandar fazer um do caminhao mercedes benz de 5 vias, senao ferve merrrmo..
abraços

http://www.4x4review.com/feature/cool-engine/

Paulo Eduardo
31/03/2004, 14:19
... Fala Marcos..

1cm :shock: :shock: vc tem como tirar fotos?? Isso só pode ter acontecido pq a t-case ta mto perto do motor.... mesmo assim é estranho... :roll:

[]´s

fugger
01/04/2004, 00:19

:) Qual arranque vc usa, bosch ou delco? :?

:) O delco é bem maior, e se vc deixou a t-case tão pra frente, pode realmente atrapalhar.

[]'s com delco mos 6cil

Marcos ET
01/04/2004, 01:01
Putz, naum sei qual o arranque, mas vou ollhar, deve ser o maior para girar melhor o motor a álcool (que é mais pesado pcausa da txcompressao - eu suspeito)...

Nunca vi este problema em outros jeeps, tinha que ser no meu véio...

[]'s desanimados

Thiago Serpa
24/05/2004, 10:53
Bom.. ressucitando o tópico... Eu dei uma olhada no meu radiador e acho que nem o ferro velho tem interesse em comprar de tão feio que tá..
Vou ter ue colocar outro..
Tava olhando no site da Agromotor, PARECE que o radiador original do jeep 4cc serve direitinho no GM 151, pois diferente do BF161, a boca do radiador do OHC fica do lado direito tal qual o motor do opala... Alguém pode me confirmar isso?

Marcos ET
24/05/2004, 11:00
Aez Thiago, belezura?

Cara, no meu CJ, pra colocar o motor do Opala, eu to usando o radiador original do Jeep (PARECE nao, SERVE MESMO! e muito bem!!), a única coisa é realmente ter que passar os bocais para conectar as mangueiras para o outro lado, mas nao grila nao, nada que uma solda pra este fim nao resolva, ficou até legal.... só tirar de um lado, tapar o buraco e colocar do outro lado...!

qqr coisa, acho que tem umas fotos no meu album aki no fórum....

grande´[] :!:

Thiago Serpa
24/05/2004, 11:18
Olá marcos!! por aqui td em ordem!!
O lance é o seguinte...
Os radiadores do BF161 e do OHC são diferentes pelo que aparece no site da agromotor...
O de 6cc tem a boca inferior do lado esquerdo (daí a necessidade de jogar para a direita) enquanto o radiador do OHC tem a boca ali na lateral, acho que é ate parecido com o do opala.
além de ser mais barato que o de 6cc , acho que o de 4cc não vai precisar de maiores adaptações, sacou, daí eu fico com um radiador zero sem precisar pagar solda..
já que vou presicar comprar outro... Por isso queria saber se ele é plug´ n play sacou?! ´da uma olhada nas fotos abaixo!! a primeira é a do 4cc e a segunda do 6cc

Thiago Serpa
24/05/2004, 11:21
ops escrevi errado, a boca do radiador 6cc é do lado esquerdo

Thiago Serpa
24/05/2004, 17:18
ninguem mais se habilita a responder...
vou tentar ver se consigo um radiador do 4cc para testar, daí eu tento e aviso!!
Se alguém aí ja usou essa adaptação do radiador do 4cc avisa!!!

Thiago Serpa
31/05/2004, 09:24
Olá amigos!! Comprei o radiador do jeep quatro cc para colocar no motor do Zazu!!! Mas, apesar disso ainda estou em dúvidas sobre quais mangueiras utilizar...
O cara da loja de radiadores falou da mangueira do GM151 alcool que tem as bocas da mangueira em tamanhos diferentes (para a mangueira inferior) alguem tem mais alguma sugestão? e para a mangueira superior??
PS: no radiador do jeep 4cc a boca inferiror é na lateral esquerda e a superior é no meio!!
Obrigado!!

Thiago Serpa
01/06/2004, 20:26
Mantendo minha solitária batalha na adaptação do radiador, estou com dificuldades para encontrar mangueiras que sirvam, acabei comprando aquelas mangueiras sanfonadas, e trocando a boca inferior do radiador que era pequan demais...
1 - Existe alguma restrição quanto ao uso dessas mangueiras?
2 - A mangueira superior pode ser cortada para a colocação do "T" do tempra ou é mais recomendável adaptar a cebolinha da ventoinha elétrica direto no corpo do radiador?
Obrigado pessoal!!!

LuizCabral
05/06/2004, 14:39
Faaala Daniel! blz?

PessoALL que usa GM 151 sem a élice mecânica que fica presa ao eixo da bomba d'água, será que a ventoinha elétrica nao fica ligando direto nao?? pq se nao tem ventilação forçada do motor , a ventoinha deve ficar uns 75% do tempo ligada nao eh?

[]'s "cuca fresca" e curiosos de quem ainda nao tirou aquela porcaria de élice de "prástico" do opala....

Nao, marcos.
Uso so a ventoinha elétrica com motor gm151 e radiador do jeep e raramente a ventoinha dispara. Como ja colocaram acima as aletas de cobre trocam muito bem o calor. E quando o dia tah quente mesmo ou vc forca mais o motor (em trilhas por exemplo) a cebolinha dispara numa boa ate esfriar...

Eh muito melhor a ventoinha eletrica, por ser mais moderna as helices puxam mais ar qnado ligadas além de vc tirar o peso do ventilador do motor do carro (que eh o principal).
Mas geralmente o pessoal coloca ela eletrica porque na adaptacao do motor gm151 o ventilador original do opala fica abaixo do radiador, entao nao ventila direito.

Thiago Serpa
16/06/2004, 22:30
Aê pessoal!! Terminei a adaptação do radiador. Optei pelo radiador do motor OHC mesmo para usa com o motor do 151.
Coloquei duas mangueiras sanfonadas para ligar o radiador com o motor. Foi preciso trocar a boca inferior pra poder bater com o diâmetro da boca do motor do opala.
Fora isso nada de muito complicado, caiu como uma luva.
PS: Já fiz até a adaptação para colocar a cebolinha pra ligar a ventoinha elétrica depois!!! :twisted: :D

Carlos
26/06/2004, 01:00
Por que não instalar o radiador do próprio Opala? não entendo.

Thiago Serpa
26/06/2004, 12:34
Motivos:

1) o radiador do jeep cabe mais água, portanto é mais eficiente naqueles atoleiros da vida onde o carro fica parado (aliado a ventoinha elétrica é melhor ainda)

2) pra colocar o radiador do opala é preciso fazer um suporte. Não sei como um suporte desses arrebentou e a ventoinha de metal fez picadinho de radiador no jeep do cara. Vai de cada um, eu preferi fazer assim. Tem gente satisfeita com o radiador do opala.