Ver Versão Completa : Porque o bendito rolamento dianteiro da Ranger vive quebrando??? qual solução?
Florestal
17/11/2006, 02:02
Prezados Jipeiros
Uso uma ranger 4x4 2003 turbodiesel cab dupla pra fazer meu trabalho aqui pela Amazônia. É a 3a. vez em quatro viagens que o #$T&@$% do rolamento dianteiro da roda direita quebra, me obrigando a gastar uma nota em cada viagem pois tem que trocar no minimo o rolamento. Quando não, o cubo ou tb o disco do freio que entortou uma vez.
Já vi que outros colegas do forum tiveram o mesmo problema. É um problema de concepção da ranger? existe soluçao para pelo menos minimizar a quebra?
obrigado
Abraços
Walter L. L. Casitta
17/11/2006, 07:48
Já vi que outros colegas do forum tiveram o mesmo problema. É um problema de concepção da ranger? existe soluçao para pelo menos minimizar a quebra?
Florestal,
Eu nunca ouvi falar desse problema aqui no fórum...
JOSE CANDIDO
17/11/2006, 14:56
Esquisito ...
vc usa pneuzao ??
ja viu se tem algo errado na montagem dos componentes ???? outra coisa deve estar fazendo esse rolamento quebrar, ...
abs
Não ta pegando lama/sujeira dentro do rolamento ? A blindagem ta ok? Rolamento que voce ta colocando é de 1a linha? E´ na esquerda ou direita?
Pequeno jr
17/11/2006, 20:34
Falo a mesma coisa,
Meus rolamentos originais deram problema com 170.000(equerdo) e 200.000(direito). O primeiro que troquei por um da ford da argentina que era um que vinha todo desmontado. O segundo como estava apertado comprei o mais barato. Resultado, o segundo ja deu pau.
Tem algum problema ai, ou a marca que vc esta usando, a troca da peça ou alguma coisa.
Edintruder
18/11/2006, 01:32
Se não for rolamneto original não aguenta! Eu ando com pneus 33" e estou com um rolamento dianteiro com folga e roncando, e vai ficar assim até eu resolver trocar pois como é original não vai quebrar. Porém estou estudando a colocação dos rolamentos da Cherokee que por sua vez é igual ao do Troller. Acredito que terei que fabricar apenas um anel espaçador entre eles, porém ainda assim são rolamentos originais.
IGORFROTA
06/12/2006, 12:40
Ontem levei o carro para fazer a revisao preventiva e foi constatado que o rolamento está apresentando uma pequena folga. Eu já tinha percebido um pequeno roncado, mas é tão sutil que eu não tinha certeza se era realmente rolamento.
O mecanico sugeriu primeiro desmontar e lubrificar para ver se para de roncar.
Além disso ainda vou ter que trocar buchas da sapata, pivos superiores, bracim, coifa interna. E isso é pq tava batendo muito pouco. Mas eu vi la o carro levantado e relamente apresenta um pouco de folga em algumas dessas peças. O do rolamento para ser sincero eu nao consegui detectar na mao.
O preço do Rolamento aqui está em R$ 400,00 e as demais peças incluindo óleos p/ transmissao está por R$ 700,00.
Dessa forma, como estou meio liso apos a compra, quero minimizar os gastos e fazer agora so o q for necessario, pelo menos por 2 meses. Vou mandar ele verificar cada peca individualmente e trocar so o q for necessario. Queria colocar esse rolamento para depois....
Lembrando que a Ranger é 2001 e não tem RL (P/ as que tem RL é o triplo do preço)
Dai eu pergunto à vcs :
1. Esse rolamento soh é vendido com cubo e td ? Não tem como trocar apenas o rolamento ?
2. Se lubrificar e parar realmente de roncar, quais os riscos que corro ? Desgaste dos pneus ?
3. Algum local para compra desse rolamento na web ?
Vlw moçada
1. Esse rolamento soh é vendido com cubo e td ? Não tem como trocar apenas o rolamento ?
2. Se lubrificar e parar realmente de roncar, quais os riscos que corro ? Desgaste dos pneus ?
1) O original é com cubo, não é separado. Vi em algum lugar, não lembro onde, a possibilidade de substituir somente o rolamento - mas é adaptação.
2) Não tem como lubrificar, é um rolamento blindado.
3) http://www.suspar.com.br/
http://br.geocities.com/superpecas1/
http://www.memorialpecas.com.br/
Nenhum tem compra online mas tem e-mail e telefone para você entrar em contato e solicitar um orçamento.
Na www.autoz.com.br você consegue comprar on line, mas tem que ter o código da peça ou o fabricante para poder efetuar a busca no sistema.
IGORFROTA
08/12/2006, 11:19
Galera, vcs nao vao acreditar....
Orcei meu cubo de roda na loja de auto-peças por R$ 400,00.
Hoje liguei para uma sucata e quase desmaio quando o cara me cobrou R$ 800,00 por uma peça dessas usada. Segundo o cidadão, eu me arrependeria de comprar na loja esses de R$ 400, pois nao duravam uma semana.
O que vcs acham ?
Quais as marcas indicadas ?
Na autorizada daqui uma peça dessas sai por R$ 2000. (Quase nao acreditei)
Ps.: A minha é SEM RODA LIVRE.
Igor, foi na Padre Cicéro que você cotou? La costuma ter o preço mais em conta.
IGORFROTA
08/12/2006, 12:57
Foi la mesmo Ojaneri
La tava de R$ 400,00 e eu ainda tenho 15% de desconto.
Mas fiquei preocupado.
Na sucata ta R$ 800,00.
Quais marcas sao boas ?
Vlw
Edintruder
08/12/2006, 20:01
eu estou rodando com um rolamento com folga e roncando há mais ou menos 3.000 km e acabei de voltar de viajem. Fui a Porto Alegre e voltei pela estrada do inferno pra brincar um pouco.
Rolamento mesmo blindado tem como lubrificar, porém tem que desmontar tudo, mas quando ronca não tem como fazer parar pois a cementação dos roletes ou da pista estão quebrados. Se der folga sem roncar, pode ajustar, porém se tá roncando, deixa a folga para não ter perigo de trancar. Rolamento roncando justo pode trancar.
Eu vou andando assim mesmo pois estou estudando a hipótese de usar os rolamentos da Cherokee, porém não tive tempo de desmontar o cubo pra ver.
Já cotou o rolamento da Cherokee, em termos de custo é o item que tem maior reclamação nela.
Edintruder
08/12/2006, 22:41
R$ 55,00 cada, da SKF se não me engano. Segundo o cara da casa de rolamentos, pela numeração do rolamento da Ranger ele viu que dá para usar 2 rolamentos da Cherokke contrapostos como o da Ranger. No caso da largura, na capa externa precisa tornear um anel separador para poder ajustar o miolo no aperto da homocinética. Ele me passou essas dicas pois teve outro caso semelhante ao meu que foi feito isso e o cara nunca voltou para reclamar, porém nunca voltou para dizer como ficou. Ele falou que que esse kit que tinha dava problemas pois eram dois rolamentos montados em uma capa, e o anel separador de ajuste ficava apenas no centro ao redor da homocinética, como o material não era de boa qualidade, criava desgaste na capa externa e o anel não permitia o ajuste sem a desmontagem completa, dessa forma, o rolamento trabalhava com uma folga que em seguida estragava a cementação dos roletes. Fora isso, esse rolamento não era blindado, como o da Cherokee, o que ficava mais sujeito à poeira e água.
Vou tentar o modelo da Cherokee pois como a MO é minha mesmo, se não ficar bom coloco um kit completo que já vem montado com cubo, flange e rolamento blindado que consegui por R$400,00.
Esse preço para o da Cherokee é estranho, pois o normal seria algo como 10 vezes mais.
Tem o codigo e ou dimensões deste SKF ?
Edintruder
10/12/2006, 18:33
Ainda não, mas no momento que eu tiver eu anoto e te envio junto com a especificação dele.
IGORFROTA
11/12/2006, 11:18
Edin,
Logo que tiver mais informações, passa aqui pra gente.
Ainda não consegui verificar se o ruído que ouço vem de rolamento ou de pneu.
Mostrei p/ o mecanico aqui da empresa e ele nao detectou folga e nem vibrações estranhas ao rodar o pneu com a mao.
Ele levandou a hipótese de ser no pneu.
Como eu descubro isso agora ? O barulho é ainda bem suave.
Amanha ele vai fazer a manutencao da suspensao (pivo superior, pivo inferior, bracos axiais, sapata superior, terminal direcao.). Depois disso, eu vou levar para alinhar e balancar. Tb vou trocar os pneus dianteiros de posicao.
Dai vou ver o que acontece.
Alguem tem alguma dica para me ajudar a descobrir esse problema ?
Vlw
Edintruder
11/12/2006, 19:20
O caminho é esse mesmo. Rolar a roda com a mão, se não for nada pode ser o pneu. Que tipo de pneu está na tua caminhonete? Pneus AT fazem um ruído suave ao rodar, porém em velocidades mais elevadas.
corretor.cunha
05/03/2011, 01:31
Pode me ajudar, estou com um problema na minha roda direita dianteira. Tenho uma ranger 99 xlt 13D cab dupla 4x4 diesel. Tem uma folga muito grande e no final de semana passado, a roda trancou, mas dei a ré e ela destravou, sera que pode ser o rolamento? se for, sabe onde posso encontrar mais barato, moro em ESTEIO RS.
Troquei as pastilhas de freio, e outro problema que eu tenho, é a luz no painel que não apaga ( ABS ) NEM SEI SE ELA REALMENTE TEM ABS. Ela é completona.
Valeu
Igor, coloca o estepe para rodar e vc elemina a variavel pneu...
Sr Cunha...tem de saber o q seu carro tem né...só abastecer e andar não dá!
Se travou 90% de chance de ser rolamento...
A marca do rolamento original da ranger com roda livre (antes de 2001)eh INA.
Vem a peça inteira, cubo completo. Comprar partes eh fria. Eu mesmo troquei umas 3 vezes antes de colocar a mão no bolso e comprar o ina
Edintruder
05/03/2011, 12:22
Cunha, com certeza é rolamento. Depois que travou evita rodar com ela para não travar de novo. No teu caso que tem Roda Livre, o modelo de rolamento dianteiro se restringe mais.
Tens 2 alternativas, coloca rolamento barato de cerca de 400,00 e daqui há 10.000km troca de novo ou coloca um original de 1.500,00 e esquece disso de vez. Vai na Ford e parcela um original que compensa mais.
Eddie a ford aqui pede 2300 em cada rolamento.
Será q nao e melhor comprar do ebay o par por 120 dolares?
Da pra pedir original tb..vou orçar.
Chequei hoje e o rolameto vober q coloquei e dezembro ja moeu.
Walter L. L. Casitta
06/03/2011, 00:27
Esse Rolamento custa R$570,00 na concessionária....
Deivid/silveira
06/03/2011, 13:35
Com esse preço, porque escolher paralelo. afffff
Como disse aqui em curitiba a Ford pede 2300 cada! Por isso o uso do paralelo a 180.
O que vi é que entra sujeira dentro e dai come tudo.
Agora se em outro lugar custar os 570 e realmente resolver por uns 50 Mkm vale o investimento. Procede isso mesmo?
As mais novas tipo 2005 pra frente sofrem do mesmo mal?
Ainda, tem um tipo de retentor por dentro que ta estragado mas eu nao achei em nenhum lugar para comprar...
Procura em loja de rolamento o cubo completo da Marca INA.
Eu paguei ha 2 anos atras 670. (Achei por acaso muito barato).
Acredito que de para encontrar hoje entre 800-1000 reais.
F. Andrade
07/03/2011, 12:46
Comprei por R$ 440,00 cada o cubo completo para a 99 com RL. Em loja de autopeça. Os Vober de R$ 160/180 realmente estragam muito rápido pois ando 70% na terra.
custa R$570 o cubo dianteiro na ford, porem sem roda livre, troquei das duas rangers recentemente a diferença pro paralelo INA nao chegava a R$150,00....
Walter L. L. Casitta
07/03/2011, 16:54
Como disse aqui em curitiba a Ford pede 2300 cada! Por isso o uso do paralelo a 180.
O que vi é que entra sujeira dentro e dai come tudo.
Agora se em outro lugar custar os 570 e realmente resolver por uns 50 Mkm vale o investimento. Procede isso mesmo?
As mais novas tipo 2005 pra frente sofrem do mesmo mal?
Ainda, tem um tipo de retentor por dentro que ta estragado mas eu nao achei em nenhum lugar para comprar...
Na verdade o rolamento que custa R$570,00 é o da Ranger 2005. O das anteriores a 2005 custam mesmo em torno de R$1800,00. Acontece que o da 2005 serve na anteriores sem RL.
Pra quem usou o do paralelo e continuou vivo, já está no lucro.
Em tempo: A minha Ranger está com 230.000Km e com os rolamentos dianteiros originais...
Matagato
08/03/2011, 16:40
Alguém sabe onde comprar em porto alegre?
Tenho uma ranger 2001/2002, vi um anuncio da super peças do cubo original por 480,00. Alguém sabe me dizer o que muda desse rolamento para os modelos mais antigos que custam quase 2.000,00?
A ford rasga com o fígado de qualquer um.
Tive um focus 2001 que o par dos amortecedores traseiro custavam 1.000,00
Imperador!
08/03/2011, 19:06
Alguém sabe onde comprar em porto alegre?
Tenho uma ranger 2001/2002, vi um anuncio da super peças do cubo original por 480,00. Alguém sabe me dizer o que muda desse rolamento para os modelos mais antigos que custam quase 2.000,00?
A ford rasga com o fígado de qualquer um.
Tive um focus 2001 que o par dos amortecedores traseiro custavam 1.000,00
Cara, segundo o Walter, você pode colocar o rolamento das Ranger modernas (2005 em diante), vez que a sua não tem roda livre. O preço é esse mesmo...
Matagato
08/03/2011, 19:18
Valeu pela dica. Vou cotar na autorizada e, conforme for, vou encomendar com a super-peças.
Alguém já comprou com eles?
Edintruder
08/03/2011, 19:54
Eu já comprei algumas vezes com o Sergio Aquino da Superpeças. Pode confiar. Ele compra direto da concessionária Ford da Argentina.
Matagato
08/03/2011, 21:11
Edi, valeu a dica. Vou comprar com ele mesmo. Como no meu caso o carro ta empenhado por causa do rolamento, meu medo era de encomendar e ficar esperando sem carro.
altair b. santos
01/02/2013, 21:58
minha ranger e 99 nimguen consegue resolver o problema do rolamento dianteiro com roda livre ja se quebraram quatro me ajudem por favor
Alessandro,
03/02/2013, 22:54
Altair, já leu as páginas anteriores desse tópico?
Seu problema, é semelhante aos já discutidos.
Matagato
05/02/2013, 06:21
minha ranger e 99 nimguen consegue resolver o problema do rolamento dianteiro com roda livre ja se quebraram quatro me ajudem por favor
Bom dia Altair. Estou utilizando cubo de roda sem roda livre, ou seja, o conjunto permanece 100% do tempo integrado.
O rolamento das rangers 2005 em diante são os os mesmo das antigas sem roda livre, algumas vem até com chicote de abs. Esses rolamento originais custam aproximadamente 500,00 na ford, de repente era uma tirar fora os cubo com roda livre e utilizar sem.
SÓ NÃO ME PERGUNTA PQ O ROLAMENTO MAIS ANTIGO CUSTA 4X MAIS CARO QUE OS ATUAIS, UMA VEZ QUE É A MESMA MERDA E VENDIDDO PELAS MESMAS LOJAS.
ODEIO O PÓS VENDA DA FORD, ODEIO MANUTENÇÃO DA FORD, O CONSUMIDOR PRECISA IR PARA ARGENTINA PARA COMPRAR UMA PEÇA ORIGINAL OU GARIMPAR NA INTERNE DEVIDO AO ABSURDO DOS PREÇOS PRATICADOS PELAS CONCENCIONÁRIAS.
alguem sabe onde consigar as barras axiais originais?
NA FORD CUSTAM 390,00 CADA EM QUANTO AS DO PARARELO NA INTERNET CUSTAM 35,00
Edintruder
05/02/2013, 11:48
Magoto, usei as barras axiais da Viemar, mas não duram nada. Com 30.000km elas praticamente se desmancham. A última vez que mexi nos rolamentos da minhaex-Ranger, eu tinha colocado os 32009x nos cubos. Devem ter durado mais pois coloquei rolamentos INA. Com rolamentos de 1a linha duram cerca de 30.000km, e rolamentos vagabundos nao passam dos 10.000km... O problema é que o cubo dianteiro é muito estreito, e força demais os rolamentos. Na F1000 4x4, muito mais pesada, os rolamentos tem cerca de 1,5cm mais de afastamento entre eles, e simplesmente não dão trabalho nenhum.
Bom dia Altair. Estou utilizando cubo de roda sem roda livre, ou seja, o conjunto permanece 100% do tempo integrado.
O rolamento das rangers 2005 em diante são os os mesmo das antigas sem roda livre, algumas vem até com chicote de abs. Esses rolamento originais custam aproximadamente 500,00 na ford, de repente era uma tirar fora os cubo com roda livre e utilizar sem.
SÓ NÃO ME PERGUNTA PQ O ROLAMENTO MAIS ANTIGO CUSTA 4X MAIS CARO QUE OS ATUAIS, UMA VEZ QUE É A MESMA MERDA E VENDIDDO PELAS MESMAS LOJAS.
ODEIO O PÓS VENDA DA FORD, ODEIO MANUTENÇÃO DA FORD, O CONSUMIDOR PRECISA IR PARA ARGENTINA PARA COMPRAR UMA PEÇA ORIGINAL OU GARIMPAR NA INTERNE DEVIDO AO ABSURDO DOS PREÇOS PRATICADOS PELAS CONCENCIONÁRIAS.
alguem sabe onde consigar as barras axiais originais?
NA FORD CUSTAM 390,00 CADA EM QUANTO AS DO PARARELO NA INTERNET CUSTAM 35,00
Troca para Mitsulixo e fica gastando com cabeçote trincado.
Abs.
Nunca troquei os rolamentos dianteiros da Natasha: 228.000 km.
Abs
altair b. santos
05/02/2013, 21:21
meu amigo se for das de roda livre so trocando todo o sistema para o mais novo fica mais o menos 2,200
oasegala
19/06/2021, 11:50
Amigo o rolamento da ranger 4/4 é fácil e barato é so desmontar o cubo na prensa e comprar o rolamento, normalmente é o rolamento do golf antigo ( 40mm interno) leve o rolamento no auto peça e procure um igual, é barato, você pode comprar de marca confiável, prensar novamente e colocar em média custa 20% do valor do cubo, e é muito melhor.
oasegala
19/06/2021, 11:53
Não precisa comprar o cubo, tire o cubo, coloque na prensa abre e vai ao auto peça compre o rolamento, normalmente é o do golf antigo, prense novamente e coloque rolamento de marca confiável, 20% do custo 3e bom e duradouro