Conectar

Ver Versão Completa : BF 161 - Substituição do Filtro de Óleo

Alexandre Magno
16/11/2006, 09:34
Ontem eu fui a um posto para trocar o óleo. O frentista sugeriu trocar também o filtro, no que concordei. Após o óleo do motor escorrer, ele retirou o filtro, deixando o óleo sujo que estava acumulado nele escorrer e ficar dentro do suporte, como se achasse que ele iria escorrer por dentro do motor e escorrer até o carter e finalmente sair pelo bujão. Como isso não aconteceu, ele o aspirou precariamente com uma mangueira, deixando um resíduo no final (cerca de 1cm de óleo, que eu percebi estar bastante sujo ("o suco está no fundo"). Achou melhor eixar o anel de borracha do filtro anterior, colocou a tampa e segui viagem . Quando parei para abastecer, cerca de 80 km depois, constatei que o motor estava todo melado de óleo, que espirrava pela laterais da tampa do filtro. Nesse outro posto, um mecânico trocou o anel de borracha, procurou centralizar a tampa do suporte do filtro (como se chama???) e apertou firma mas cuidadosamente o parafuso. Ligamos o motor e o óleo, em quantidade menor porém com mais pressão, voltava a espirrar. Percebíamos que a pressão esra enorme no interior do suporte. Após mais alguns ajustes e apertos, conseguimos uma melhora mas o problema não foi eliminado. Como minha viagem era longa (290 km), no final dela o óleo já estava baixo, tendo vazado cerca de 1 litro.
Minhas dúvidas: será que o resíduo do óleo velho, acumulado no filtro, escorreu e provocou algum entupimento, causando aumento da pressão no suporte? ao trocar o óleo, como se deve retirar o filtro anterior e o óleo velho, principalmente sua porção mais suja que suponho ficar no filtro, sem risco de que ela volte para o motor/mangueiras? No suporte, o óleo chega pelo flexível de baixo ou pelo de cima?
Um abraço e aguardo as orientações dos amigos.

Em tempo: a viagem foi realizada em uma velocidade de 60 a 80km, dependendo das condições do asfalto, e o consumo foi de 5mk/l. BF161, câmbio 3m original. Pneus 255-75-15 Firestone FSR (quase carecas).

leopoldo
16/11/2006, 12:44
Sem inspecionar o conjunto do filtro fica difícil concluir mas :

O óleo/sujeira que acumula lá em baixo:

É normal formar uma borra quase plástica ... meio borrachenta .... e isso não atrapalha o desempenho do fitro, uma vez que tem o pezinho lá em baixo que evita o filtro ficar empoçado na borra.

O filtro de óleo do BF funciona no sistema denominado PARCIAL, um pouco diferente dos outros motores onde o óleo todo passa pela filtragem antes de circular por dentro da canaletas.

Não é tão eficiente como o segundo método mas serve.

Para que o sistema funcione, existe uma entrada (que vem de um niple conectado à canaleta de óleo que também alimenta os mancais) e uma saída, que jateia óleo filtrado na engrenagem de comando (tampa da frente)

A pressão no sistema é por volta de 40 psi com o motor frio e por volta de 20 psi com o motor em funcionamento na marcha lenta.

O seu sistema é composto de 2 mangueiras, uma carcaça presa ao suporte e que está aparafusada nos parafusos do próprio cabeçote e uma tampa.

A tampa também é uma válvula pois é por isso que tem a molinha lá e o parafuso tem um anel de vedação de cobre ou alumínium.

Pra que serve a molinha? se o filtro, entope, o filtro se move para cima ... contra a moliaha .... e o óleo continua passando pelos furinhos na haste da carcaça, mas sem filtrar.

No fundo da carcaça tem um suporte, um pézinho, que posiciona o filtro.

Na tampa, tem uma junta de polímero.

Ao apertar o parafuso/arruela de vedação, sem estourar a carcaça, a pressão mecanica tem de ser suficiente para vedar, presionando tanto a arruela como o polímero.

Se vaza justamente por aí, ou:

1- a junta tem defeito
2- a tampa está empenada
3- tem outra junta esquecida lá
4- a carcaça trincou
5 - a tampa tricou
6- tem uma mossa (amassamento) ou na carcaça ou na tampa, justamente onde há a interface carcaça/tampa

Tudo isso pode ser verificado com uma cuidadosa inspeção visual ... detalhada.

Outra coisa a ser inspecionada é a linha de retorno.

Remova a mangueira da carcaça .... para isso vc terá que remover a carcaça do filtro e para isso, tem de soltar os parafusos laterais que apertam o suporte .... ! não são os parafusos do cabeçote !

depois, remova a mangueira da tampa frontal.

Com ela na mão, force ar comprimido e veja se não está entupida.

Agora, teste a carcaça.

Remova a tampa com a mola, a junta , o filtro o pézinho e o óleo.

Force ar comprimido no encaixe da mangueira de retorno e veja se não há entupimento.

Lave tudo com querozene ou gasolina.

Monte tudo de novo.

OBS:

1- caso vc não tenha junta nova, experimente montá-la ao contrário do que estava.
2- cuidado ao apertar o parafuso para não romper a haste(torre) central da carcaça
Boa sorte.

Alexandre Magno
16/11/2006, 22:50
Valeu, Leopoldo,

Vou verificar conforme suas orientações. Como sempre, você superou nossas expectativas. Obrigado mesmo.

Um abraço.

Alexandre

NeRo
17/11/2006, 06:59
Acertar aquela borrachinha que vem com o filtro é um exercício de paciência.

edgar
17/11/2006, 15:23
Nas minhas trocas observei que quando vaza, a tendencia é apretar o parafuso, ai, corta de vez o anel de vedação e ai vaza mais ainda.

Rodrigo59
18/11/2006, 22:34
Meu BF ta sem o filtro de oleo tem algum problema??

Alexandre Magno
21/11/2006, 20:01
Pelo que o Leopoldo falou, no BF161 a lubrificação ocorre até mesmo se o filtro estiver entupido. Portanto, a sua ausência não traz um problema imediato. Porém, como o óleo não está sendo filtrado, vai acumulando as impurezas e se deteriorando bem mais rapidamente, podendo comprometer a durabilidade do motor. Até que você solucione a falta do filtro, troque o óleo com mais frequência.
Um abraço.

leopoldo
21/11/2006, 20:38
Exatamente Alexandre.

O manual do motor antigo, diz para trocar a cada 40H de serviço caso seja usado no fora de estrada.

Se vc usa só na cidade, eu diria que até o triplo do tempo pode ser usado.

Tá ficando caro manter essas trocas de óleo ???, ponha o filtro.

É mais barato a longo prazo.

Lama
21/11/2006, 23:29
Alguém já tentou adaptar um filtro de óleo de outro carro no Bf161? Tem um mecânico amigo meu que tá tentando, não sei se conseguiu.
Quais seriam as vantagens dessa adaptação, sem contar que o sistema é mais moderno e por isso mais eficiente?

Luiz Fernando de C
29/01/2012, 22:18
sr Leopoldo boa noite, venho reativar esse tópico porque estou com um problema e estou eliminando hipóteses..minha luz de óleo está acendendo e segundo ja li pode ser por uma tal válvula dentro da caixa do filtro. No meu jeep o filtro que achei vem com uma borracha na parte inferior e que entra sob pressão no tubo por onde o óleo passa, mas então acho que a pressão seria suficiente para fazer o filtro subir caso haja entupimento? essa borracha que me referi exerce bastante pressão entre o filtro e o tubo a ponto de te que forçar o encaixe do filtro no mesmo. e La embaixo ha um pezinho com 4 pontas como se fosse um cavaletezinho..ele que serve de limitador para o filtro não descer mais??

Systema
30/01/2012, 12:41
tem um topico a respeito olhem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii-2.html

antonio umino
30/01/2012, 14:58
Já que. ressuscitaram o Topico.....
Tem como na bomba de óleo original do motor BF. (bomba pequena). tirando a tampa e por ali fazer conexão de tubos, para um filtro, tal qual no motor do Bf 184 (maverick) para adaptar um filtro de passagem total??? alguém já fez??????
Se olhar a bomba de óleo do motor BF Maverick. e comparar com a bomba pequena não deve ser dificil de fazer.

Vamos ver se tem quem se habilita para tal ideia.

Um abraço.

Rodrigo Mello
01/02/2012, 13:11
330645
No meu fiz assim, ficou muito bom

weshwesh
13/02/2012, 18:41
No meu fiz assim, ficou muito bom

Rodrigo, você teria como dar mais informaçoes sobre sua instalaçao ? Fiquei interessado ja que no meu BF o filtro foi simplesmente retirado e funciona sem !!
Vlw ;)

EDITADO : Achei tudo que precisava ALI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii-2.html) :angel:

Willys51or
28/02/2012, 22:51
Pessoal, achei uma flange que usa filtro do passat moto AP. Ela não tem restrição de fluxo, seria bom colocar ?
333825
Vou instalar no motor do CJ3.

Jacimar
29/02/2012, 12:01
Boa tarde prezado ! o problema é que se o sistema novo for mais livre que o antigo ( original ), provoca queda de pressão, assim que for possível vou usar mangueiras mais finas no meu CJ64, apesar que hoje contornei o problema conforme você deve ter visto no outro tópico, só não mexi ainda porque estou substituindo meu alternador e em breve vou postar as dificuldades que tive, e também porque continuo procurando um lugar melhor para colocar o filtro e liberar o lugar original para colocar um filtro de ar decente, um abraço !

Willys51or
01/03/2012, 10:40
Posso estar até falando besteira. Mas vejamos o caso. Se o sistema original tem restrição de fluxo e vários mecânicos tiram o filtro e passam um flexível direto, ocorre que haverá liberação desse fluxo. O que ocasiona perda de pressão do mesmo jeito. Ou não ? Então tirar o filtro de um sistema de filtragem parcial e colocar direto, seria mais perigoso ainda.

Jacimar
01/03/2012, 10:51
Posso estar até falando besteira. Mas vejamos o caso. Se o sistema original tem restrição de fluxo e vários mecânicos tiram o filtro e passam um flexível direto, ocorre que haverá liberação desse fluxo. O que ocasiona perda de pressão do mesmo jeito. Ou não ? Então tirar o filtro de um sistema de filtragem parcial e colocar direto, seria mais perigoso ainda.

Bom dia prezado ! sim, nos motores de filtragem parcial, que é o caso do BF161 . . . os mexânicos que retiram o filtro obstruem as suas conexões, um abraço !

Willys51or
02/03/2012, 06:26
Eu sei que o tópico é do BF161, mas no caso do GO DEVIL, alguém sabe se a filtragem é total ou parcial ? No CJ3 do meu pai há muuuuuito tempo foi retirado o filtro e colocado um flexível direto.
Agora quero colocar o filtro, mas não sei se é filtragem parcial ou total.

HenriqueRS
12/07/2012, 14:55
Eu sei que o tópico é do BF161, mas no caso do GO DEVIL, alguém sabe se a filtragem é total ou parcial ? No CJ3 do meu pai há muuuuuito tempo foi retirado o filtro e colocado um flexível direto.
Agora quero colocar o filtro, mas não sei se é filtragem parcial ou total.

Putz, só vi agora isso aqui. Conectaram com uma mangueira o furo que tem no bloco embaixo da bomba de gasolina direto na tampa das engrenagens do comando que fica na frente do motor? E como ficou a pressão de óleo? Se a mangueira não estiver entupida, então a pressão deve ter quase zerado :-?
O bloco do Go Devil é muito parecido com o do Hurricane 4, motor do meu Jeep, então vou tentar explicar como é a lubrificação no Hurricane 4, que acredito que seja muito parecida, espero que seja útil:
1-a bomba puxa óleo do carter pelo pescador de óleo
2-a bomba joga todo o óleo pra galeria principal de óleo, é um furo cilíndrico de 1/2" +- de diâmetro que corre em todo o comprimento do motor, longitudinalmente. Essa galeria tem a função de distribuir o óleo.
3-conectados na galeria principal, tem 5 furos um pouco mais finos, 1/4" aprox de diâmetro. 3 deles direcionam o óleo para os 3 mancais principais do virabrequim, os outros 2 direcionam óleo para os 2 mancais centrais do comando de válvulas (o comando de válvulas tem 4 mancais)
4-o furo que leva óleo para o 1º mancal do virabrequim tem 2 bifurcações que levam óleo pro 1º mancal do comando e pro esguicho que joga óleo nas engrenagens do comando de válvulas. Nos primeiros Hurricanes 4, acredito que no Go Devil também, o esguicho tinha um furo de 1,8mm de diâmetro aproximadamente, nos últimos Hurricanes 4 o esguicho veio com um furo muito mais fino. Isso foi mudado porque existiam indícios de que, conforme o motor ia desgastante e as folgas iam abrindo, o 1º mancal do virabrequim sofria por falta de óleo muito antes dos outros, e a causa atribuida para isso foi que esse esguicho drenava muito óleo do furo que alimenta esse mancal, assim diminuiram o furo do esguicho para minimizar o problema.
5- o furo que leva óleo pro 3º mancal do virabrequim (o perto do volante) tem uma bifurcação que leva óleo pro 4º mancal do comando. Especificamente no hurricane, no 4º mancal do comando de válvulas tem um outro furo que drena parte do óleo que chega nesse mancal e leva pros balancins que tem no cabeçote, depois esse óleo desse e lubrifica os tuchos. Não sei como é no Go Devil, mas acredito que esse óleo seja direcionado direto para lubrificação dos tuchos do comando.
6-as bronzinas dos mancais do virabrequim tem um sulco na sua circunferencia, com um furo por onde vem o óleo. O viraberquim tem um furo que alinha com esse sulco, assim o óleo que vem pra esse mancal, além de lubrificá-lo alimenta o furo que tem no virabrequim, que leva óleo para as bronzinas de biela.
7-finalmente, nas bielas e nas suas bronzinas, tem um furinho bem pequeno. O óleo que vem pelo furo do virabrequim lubrifica a bronzina de biela e alimenta esse pequeno furo da biela. Esse furo é um esquicho de óleo, que joga óleo nas paredes do cilindro. Tem lado de montagem, no Hurricane esse furo fica apontado pro lado oposto ao comando de válvulas.

Mas então, onde entra a filtragem? Falei que tinha 5 furos na galeria principal de óleo, na verdade tem 6 (7 se contar o que vai pro medidor de pressão de óleo). O 6º furo é aquele que sai embaixo da bomba de gasolina. Dali sai uma mangueira que vai pra entrada do filtro de óleo. A saida do filtro de óleo é, então, conectada na tampa da engrenagem do comando de válvulas, na frente do motor, voltando pro carter.
É fácil ver que o óleo que chega em todos os mancais do motor vem direto do carter, sem ser filtrado antes. O filtro atua apenas em parte do óleo que a bomba manda, devolvendo ele pro carter, por isso é filtragem PARCIAL. Se for tirado o filtro e colocado uma mangueira direto da galeria principal de óleo até o retorno pro carter a restrição será mínima e praticamente todo o óleo que a bomba consegue mandar volta direto pro carter, logo: pressão baixa de óleo :parede:
O ideal é colocar o filtro de volta, filtragem parcial é um sistema antiquado mas é melhor que andar sem filtro com os furos que o alimentam tampados, e infinitamente melhor que andar sem filtro e uma mangueira desviando praticamente todo o óleo que a bomba manda direto pro carter.
Desculpe o baita texto, mas tentei fundamentar o que eu ia dizer explicando o circuito do óleo. Espero que não seja tarde. Boa sorte :concordo:

tuna
12/07/2012, 15:29
Putz, só vi agora isso aqui. Conectaram com uma mangueira o furo que tem no bloco embaixo da bomba de gasolina direto na tampa das engrenagens do comando que fica na frente do motor? E como ficou a pressão de óleo? Se a mangueira não estiver entupida, então a pressão deve ter quase zerado :-?
O bloco do Go Devil é muito parecido com o do Hurricane 4, motor do meu Jeep, então vou tentar explicar como é a lubrificação no Hurricane 4, que acredito que seja muito parecida, espero que seja útil:
1-a bomba puxa óleo do carter pelo pescador de óleo
2-a bomba joga todo o óleo pra galeria principal de óleo, é um furo cilíndrico de 1/2" +- de diâmetro que corre em todo o comprimento do motor, longitudinalmente. Essa galeria tem a função de distribuir o óleo.
3-conectados na galeria principal, tem 5 furos um pouco mais finos, 1/4" aprox de diâmetro. 3 deles direcionam o óleo para os 3 mancais principais do virabrequim, os outros 2 direcionam óleo para os 2 mancais centrais do comando de válvulas (o comando de válvulas tem 4 mancais)
4-o furo que leva óleo para o 1º mancal do virabrequim tem 2 bifurcações que levam óleo pro 1º mancal do comando e pro esguicho que joga óleo nas engrenagens do comando de válvulas. Nos primeiros Hurricanes 4, acredito que no Go Devil também, o esguicho tinha um furo de 1,8mm de diâmetro aproximadamente, nos últimos Hurricanes 4 o esguicho veio com um furo muito mais fino. Isso foi mudado porque existiam indícios de que, conforme o motor ia desgastante e as folgas iam abrindo, o 1º mancal do virabrequim sofria por falta de óleo muito antes dos outros, e a causa atribuida para isso foi que esse esguicho drenava muito óleo do furo que alimenta esse mancal, assim diminuiram o furo do esguicho para minimizar o problema.
5- o furo que leva óleo pro 3º mancal do virabrequim (o perto do volante) tem uma bifurcação que leva óleo pro 4º mancal do comando. Especificamente no hurricane, no 4º mancal do comando de válvulas tem um outro furo que drena parte do óleo que chega nesse mancal e leva pros balancins que tem no cabeçote, depois esse óleo desse e lubrifica os tuchos. Não sei como é no Go Devil, mas acredito que esse óleo seja direcionado direto para lubrificação dos tuchos do comando.
6-as bronzinas dos mancais do virabrequim tem um sulco na sua circunferencia, com um furo por onde vem o óleo. O viraberquim tem um furo que alinha com esse sulco, assim o óleo que vem pra esse mancal, além de lubrificá-lo alimenta o furo que tem no virabrequim, que leva óleo para as bronzinas de biela.
7-finalmente, nas bielas e nas suas bronzinas, tem um furinho bem pequeno. O óleo que vem pelo furo do virabrequim lubrifica a bronzina de biela e alimenta esse pequeno furo da biela. Esse furo é um esquicho de óleo, que joga óleo nas paredes do cilindro. Tem lado de montagem, no Hurricane esse furo fica apontado pro lado oposto ao comando de válvulas.

Mas então, onde entra a filtragem? Falei que tinha 5 furos na galeria principal de óleo, na verdade tem 6 (7 se contar o que vai pro medidor de pressão de óleo). O 6º furo é aquele que sai embaixo da bomba de gasolina. Dali sai uma mangueira que vai pra entrada do filtro de óleo. A saida do filtro de óleo é, então, conectada na tampa da engrenagem do comando de válvulas, na frente do motor, voltando pro carter.
É fácil ver que o óleo que chega em todos os mancais do motor vem direto do carter, sem ser filtrado antes. O filtro atua apenas em parte do óleo que a bomba manda, devolvendo ele pro carter, por isso é filtragem PARCIAL. Se for tirado o filtro e colocado uma mangueira direto da galeria principal de óleo até o retorno pro carter a restrição será mínima e praticamente todo o óleo que a bomba consegue mandar volta direto pro carter, logo: pressão baixa de óleo :parede:
O ideal é colocar o filtro de volta, filtragem parcial é um sistema antiquado mas é melhor que andar sem filtro com os furos que o alimentam tampados, e infinitamente melhor que andar sem filtro e uma mangueira desviando praticamente todo o óleo que a bomba manda direto pro carter.
Desculpe o baita texto, mas tentei fundamentar o que eu ia dizer explicando o circuito do óleo. Espero que não seja tarde. Boa sorte :concordo:

Baraio :shock: que aula!!!! depois dessa, tô até a fim de trocar o duratec v6 24v de 200 cv do meu carro por um hurricane:mrgreen::mrgreen:, acho que nos dois hurricanes que eu tive, ninguém nunca fez algo assim tão minucioso, deve ser por isso que eu peguei um trauma medonho desse motor, já com meus bf sempre mantive o filtro original e nunca tive problemas, quando arranquei e joguei fora o hurricane do meu cj3b para colocar um ohc de maverick no lugar quase tive que ir na porta da esperança para tentar achar um prolongador do filtro (que por sinal também é uma bela gambi original da ford) que teimava em disputar lugar com a cx de direção original, e quase sempre... perdia!!! mas depois no final até que ficou bom...
[]´s não contribuindo em NADA para o tópico :putz: