Ver Versão Completa : Começando com uma F-75 original
bruno_nomelini
15/11/2006, 15:06
Pessoal, sou do MSJ, e, recentemente apareceu uma oportunidade para mim, mas, com algumas restrições, achei uma F-75 ano 77 motor OHC original com cambio na coluna, freio direção, tudo original, minha duvida é a seguinte:
Sei que o cambio na coluna encavala muito nos momentos extremos, mas, para trilhas leves e media também é muito arriscado?
Para qual parte devo dar maior prioridade Freio, direção, cambio ou outra parte?
nao achei muito neste forum sobre rurais e F-75 originais nos barros dos Brasil, se alguem tiver alguma experiencia por favor me conte porque me ajudaria a decidir sobre a aquisição
Pegar original é melhor que pegar adaptada e quengada. :mrgreen:
Quanto é essa oportunidade? :pensativo:
Tem um monte de coisa que você pode fazer, mas sempre vai dinheiro nisso.
Trilha leves e médias... ela original mas bem revisada e com pneu bom, vai de boa, tendo ancoragens, onde você enroscar alguém puxa. :concordo:
Câmbio na coluna não conheço bem... uma tampa com alavanca tá por volta de 100,00.
É só pra trilha é?
F-75 original é legal...mas só vai de trilha leve...média e pesada estraga bastante e vai ficar difícil de passar nos obstáculos.
[]'s
bruno_nomelini
15/11/2006, 22:48
bom a negociação esta em 6500 (achei atrativo), será que vale a pena?
pensei em compra-la e começar com uns pneus 750/16 ao inves de começar por freio pedais ou coluna de direção
Difícil dizer sem fotos.
750/16 o quê? Frontieira? Argentino? Que pneu está nela?
Se vai comprar e já trocar pneus começa a não compensar. :pensativo: Pois jogo de pneu usado oscila entre 500 e 1000 latinhas.
bruno_nomelini
17/11/2006, 10:03
Não vi ao vivo, pela foto parece-me ser pneu meia vida, no começo de uma foto da pra ver q é um 6.50 da firestone, então pensei em se adquiri-la começar por talvez um jogo de Frontiera (mas antes disso a roda livre também), segue as fotos que o dono me mandou:
bruno_nomelini
17/11/2006, 10:07
mais fotos
bruno_nomelini
17/11/2006, 10:15
e mais fotos
Paulo_CW
17/11/2006, 10:15
Ae Bruno, Parece boa a viatura...
Agora depende de q vc vai fazer, se for trilhas...pode por pneus e freio a disco....e depois o resto pq tem muita coisa pra fazer depois....
Beleza... agora vamos fazer continha.
Pra trilha né? Mesmo que leve... Então sem frescuras... e só pra começar a amassar barro.
Trocar roda-livre de automática por manual: de 200 a 300
Jogo de pneus usados Frontieira: de 500 a 1000
Trocar pára-choques e fazer ancoragens: uns 300 (pra menos)
Uma boa revisão com troca de óleos, fluidos filtros e apertando alguns parafusos: uns 300
Soma isso mais o preço da viatura.
Freio a disco, câmbio e transferência embaixo, DH, etc fica para depois mas é bom começar a pesquisar preço dessas coisas também.
Agora você abra a carteira, veja quanto dinheiro tem nela e tire suas conclusões. ;)
Ricardo Bambhoo
17/11/2006, 11:52
A minha paguei 7,5 mil e já está custando uns 25 mil e ainda falta coisa pra fazer. (acho que não acaba nunca...).
Acho que uma das coisas mais importantes em um jipe são os pneus, com pneu "careca" não vai a lugar algum. Não adianta uma super máquina cheia de coisas com pneu ruim...
- Pneus frontiera novo 750x16 a vista custa 350,00 no Portugues 4x4 (o mais barato). Tenho estes na minha F.
- Outra opção de pneu é 3k, tá nesta faixa de preço. consulte !
- Outra boa opção são os pneus Saveiro vendidos pela garra 4x4, custa um pouco mais, depende se é aro 15 ou 16, consulte o preço com eles, os 31'' aro 16 custa uns 450,00 cada (se tudo der certo coloco estes na cheroca). Acho que 31'' precisa trocar de roda, não sei direito, mas acho que por conta da largura monstro do pneu.
[]'s
(acho que não acaba nunca...).
Nunca acaba. :mrgreen:
rural4x4
18/11/2006, 00:06
Sempre tem onde gastar uns trocados, é so procurar!!!!!!!!!!
José Augusto
18/11/2006, 00:54
Beleza... agora vamos fazer continha.
Pra trilha né? Mesmo que leve... Então sem frescuras... e só pra começar a amassar barro.
Trocar roda-livre de automática por manual: de 200 a 300
Jogo de pneus usados Frontieira: de 500 a 1000
Trocar pára-choques e fazer ancoragens: uns 300 (pra menos)
Uma boa revisão com troca de óleos, fluidos filtros e apertando alguns parafusos: uns 300
Soma isso mais o preço da viatura.
Freio a disco, câmbio e transferência embaixo, DH, etc fica para depois mas é bom começar a pesquisar preço dessas coisas também.
Agora você abra a carteira, veja quanto dinheiro tem nela e tire suas conclusões. ;)
Bem objetivo é o básico para começar a se divertir.
Para cima não há limite, fico só imaginando se o Bill Gates fosse jipeiro e estivesse montando um jeep, com a grana que ele tem disponível...
Bem objetivo é o básico para começar a se divertir.
:mrgreen:
E tome básico. :p Quanto eu lembro de uma de 4k que achei em Osasco. Tava prontinha. :putz:
ow bruno. É chato botar boneco no que é dos outros, faça contas, peça um menos, pesquise...
Se decidir por essa você me arruma o rádio? Tenho um Gancho G usado pra trocar. :mrgreen:
bruno_nomelini
18/11/2006, 20:28
É povo to fazendo tudo na ponta do lapis, ao mesmo tempo q to procurando outras, mas esta parece ser a mais razoavel
E, Nero pode deixar, q se, eu fizer negocio, vou trocar aquela reliquia com vc!!
Não vi ao vivo, pela foto parece-me ser pneu meia vida, no começo de uma foto da pra ver q é um 6.50 da firestone, então pensei em se adquiri-la começar por talvez um jogo de Frontiera (mas antes disso a roda livre também), segue as fotos que o dono me mandou:
Bruno,
sobre a originalidade, observe: na minha "Catrevage", pus uma tampa traseira feita pelo Hilário de Itaquaquecetuba. Há 2 anos ficou em R$ 500,00.
Com relação à originalidade do motor, observe o da minha F75 modelo Ambulância: tudo original com exceção do injetor de água (esguicho) para lavar o pára-brisa que agora é elétrico. Mas, o reservatório de óleo de freio é em vidro; a tampa do comando de válvula é azul (ano 1976 a gasolina - cinza, vi original a álcool no modelo 1983 última série fabricada); note a tampa de óleo na tampa do comando de válvula e o cano que faz a ligação com o filtro de ar. NOte a posição da bateria: é no sentido transversal.
R$ 6.500,00 ?
A minha F75 Amb está com o motor pedindo retífica ou atualização porque está "batendo saia"; do jeito em que está, tudo funcionando perfeitinho, não venderia por menos de R$ 8.000,00 mesmo precisando de um serviço de mestre em restauração para soldar o teto da caçamba para torná-la novamente fechada como era, de fábrica, Ambulância.
Com relação ao fato de "encavalar marcha", nunca tive este tipo de problema. Talvez isto ocorra por falta de manutenção. Sei lá. Mas, que o câmbio é "delicado", isto é.
Boa sorte na negociação.
[ ]s
bruno_nomelini
21/11/2006, 15:35
É, não é facil achar uma, realmente original por completo ela não é, a parte de cima do motor é de um a alcool mesmo, e mais algumas coisas como a tampa traseira da carroceria, e, até aí tudo bem.
Mas o que me deixou meio cabreiro, foi o fato de o chassis ter uma solda na vertical a mais ou menos 4 dedos da numeração, fazendo uma volta completa, e do outro lado na mesma direção outra igual, como se tivesse sido trocada a parte da frente do chassis.
alguem imagina o q pode ter acontecido se isto é normal, se é um ponto fraco do chassis?
E PEDRO Y, vc faz ou fez trilhas com o cambio na coluna?
Ricardo Bambhoo
21/11/2006, 16:00
Mas o que me deixou meio cabreiro, foi o fato de o chassis ter uma solda na vertical a mais ou menos 4 dedos da numeração, fazendo uma volta completa, e do outro lado na mesma direção outra igual, como se tivesse sido trocada a parte da frente do chassis.
A solda é antes ou depois da numeração ?
Se a solda for antes da numeração o que pode ter sido trocado é a parte traseira do chassis, pois assim permanece a mesma numeração... Veja bem o que pode ser isto...
A minha tb tem uma solda depois da numeração.
alguem imagina o q pode ter acontecido se isto é normal, se é um ponto fraco do chassis?
Acho que o chassis inteiro dela é um ponto fraco, o meu tá cheio de remendos, principalmente na frente e acho que é devido ao peso do motor ! Já virei sócio do soldador...
bruno_nomelini
21/11/2006, 16:43
a solda fica depois da numerção, se ficar de frente para o numero ela fica a esquerda.
Saber que isto é normal me alivia, mas o esquisito é ser de cima até embaixo compoletando o "C" do formato do chassis e dos dois lados
Ricardo Bambhoo
21/11/2006, 16:58
a solda fica depois da numerção, se ficar de frente para o numero ela fica a esquerda.
A numeração dela é do lado esquero ou do direito ?
O que voce disse só faz sentido se a numeração for do lado esquerdo do jipe.
A numeração da minha é do lado direito ...
Saber que isto é normal me alivia, mas o esquisito é ser de cima até embaixo compoletando o "C" do formato do chassis e dos dois lados
Bom, normal não é, mas mediante uma trinca no chassis não tem outro jeito, é solda mesmo. Muitas vezes aparece uma trinquinha de nada, mas mesmo assim é bom soldar de ponta a ponta pra evitar que a trinca "ande" e "cresça", mesmo que tenha sido feita uma soldinha nela.
[]'s
Bruno.
Até onde sei o chassis desses carros não tem nenhum tipo de solda. Até o suporte das molas é todo rebitado!!
Nunca reparei realmente se existe alguma solda - por menor que seja - no chassis mas, se o cordão de solda contorna o chassis, com quase toda a certeza do mundo o chassis dessa viatura foi trocado.
Ponto fraco? Se a solda for bem feita não tem muitos problemas, é até mais fácil o chassis trincar em outros pontos.
Pelo que vi nas fotos, - posso estar enganado - a alavanca de mudança de marchas está com a trava da ré quebrada, o que não é muito dificil de se ver nestes tipos de câmbios também. Então já é bom aproveitar pra por no orçamento a mudança para câmbio em baixo - que é um pouco melhor - afinal, não é legal ter que andar 30 ou 40 metros de ré na trilha (Isso já aconteceu comigo) segurando a alavanca de mudança pra não escapar marcha.
Pneu aqui em Curitiba está na faixa de R$250,00 cada (recapado novo), tanto o Frontiera quanto o Argentino. Eu particularmente prefiro o Argentino (Pneu), dá pra andar melhor na estrada pois o pneu não segura tanto o carro e também "ronca" menos. O Frontiera tem o problema de ser muito erosivo, ou seja, por onde passa deixa sempre uma baita valeta (facão) - o que não é nada delicado da parte do Jipeiro para com a Mamãe Natureza - e segundo meus amigos que utilizam o Frontiera, a viatura só anda pra frente, se for andar pra trás na lama, parace que vc está com pneu slick. Isso foi o que me falaram, não uso Frontiera e se alguém puder confirmar ou desmentir isso já ajuda.
Obs.: Soube que pneu Frontiera foi PROIBIDO no Transparaná!!!
bruno_nomelini
23/11/2006, 17:56
É povo vou continuar procurando e, se este cara melhorar o preço, talvez dê negocio, pois tem muita coisa a fazer nela
Acho que o chassis inteiro dela é um ponto fraco, o meu tá cheio de remendos, principalmente na frente e acho que é devido ao peso do motor ! Já virei sócio do soldador...
Seu chassi tem mais bacalhau que o mar da Noruega? :mrgreen:
Chassi de F e de Rural é mais reforçado que de CJ. :concordo:
Seu chassi tem mais bacalhau que o mar da Noruega? :mrgreen:
Chassi de F e de Rural é mais reforçado que de CJ. :concordo:
NeRo e amigos do Fórum:
Conheço uma moço da cidade e Mogi-Guaçu que vira e mexe vem a Campinas par comprar chassis de caminhonetes nos desmanches. Ele comprou 2 chassis com baixa para pôr em F-100 das antigas. Ele diz que consegue remarcar na cidade dele. Em Campinas, não há esta boa vontade da Ciretran daqui.
Afinal,
é possivel pedir para o delegado a autorização para remarcação do chassis baixado de uma Ranger e gravar o nº do chassis de uma F-75, por exemplo?
Putz!
Se alguém der alguma luz, de uma brecha na lei,
vou tratar disto para solucionar esse problema que eu também tenho.
[ ]s
José Augusto
01/12/2006, 01:29
Afinal,
é possivel pedir para o delegado a autorização para remarcação do chassis baixado de uma Ranger e gravar o nº do chassis de uma F-75, por exemplo?
Putz!
Se alguém der alguma luz, de uma brecha na lei,
vou tratar disto para solucionar esse problema que eu também tenho.
[ ]s
pedroy, vc não está querendo uma brecha na lei, se voce perguntar isso para um delegado ele vai falar que vc quer é burlar a lei.
Chassi que deu baixa só serve para retalhar e vender por kilo ou servir de reposição aos pedaços, nunca inteiro.
Vc até pode descaracterizar esse chassi diminuindo o entre eixos, adicionando novos suportes, mudando a suspensão, enfim alterando bastante, vc pode usa-lo como protótipo com nova numeração.
Jamais nem pense em transplantar o número de um para outro, se vc fizer isso para depois tentar documentar pode até ser preso, isto tem nome chama-se cabrito é crime, dá apreensão com cadeia para o condutor, pois é considerado flagrante.
pedroy, vc não está querendo uma brecha na lei, se voce perguntar isso para um delegado ele vai falar que vc quer é burlar a lei.
Chassi que deu baixa só serve para retalhar e vender por kilo ou servir de reposição aos pedaços, nunca inteiro.
Vc até pode descaracterizar esse chassi diminuindo o entre eixos, adicionando novos suportes, mudando a suspensão, enfim alterando bastante, vc pode usa-lo como protótipo com nova numeração.
Jamais nem pense em transplantar o número de um para outro, se vc fizer isso para depois tentar documentar pode até ser preso, isto tem nome chama-se cabrito é crime, dá apreensão com cadeia para o condutor, pois é considerado flagrante.
Se você tem uma Ranger, capota ou bate num barranco ou um poste e funhanha todo o chassis, você pode sim pedir remarcação noutro chassis de um Ranger que seja baixado.
Normalmente quando as seguradoras vendem veículos baixados, e não é raro, inteirinhas (muitas multas, talvez), o nº do chassis é recortado para ser juntado às placas e mais o "formulário renavan" (aquele mesmo que você usa para fazer a transferência de proprietário, só que fazendo um xiszinho no quadradinho "baixa permanente"). Daí este chassis, junto com a nota de venda da seguradora pode ser utilizado para que uma remarcação seja feita em outro local.
O que eu quero saber é como em Mogi-Guaçu o cara que citei (e que não dá o serviço), consegue usar o chassis de Ranger remarcando F-100 1959, por exemplo...
José Augusto
01/12/2006, 18:13
Se você tem uma Ranger, capota ou bate num barranco ou um poste e funhanha todo o chassis, você pode sim pedir remarcação noutro chassis de um Ranger que seja baixado.
Para mim isso é novidade, soa até estranho, acho que depende muito da região, aqui este tipo de coisa não sai, deve ser uma questão de interpretação da lei.
Se disso pois tem um mecânico, na rua do ciretran que desmanchou uma f4000 e deu baixa (tinha muitas multas) e queria fazer exatamente isso que vc mencionou, comprou uma outra batida f4000, para fazer o "transplante", resultado, apesar de conhecer todo mundo no ciretran houve remanejamento do comando e acabaram trocando o delegado, o documento não saiu e teve que vender tudo em peças.
Normalmente quando as seguradoras vendem veículos baixados, e não é raro, inteirinhas (muitas multas, talvez), o nº do chassis é recortado para ser juntado às placas e mais o "formulário renavan" (aquele mesmo que você usa para fazer a transferência de proprietário, só que fazendo um xiszinho no quadradinho "baixa permanente"). Daí este chassis, junto com a nota de venda da seguradora pode ser utilizado para que uma remarcação seja feita em outro local.
Estranho:pensativo:
O que eu quero saber é como em Mogi-Guaçu o cara que citei (e que não dá o serviço), consegue usar o chassis de Ranger remarcando F-100 1959, por exemplo...
Será que não acontece aquilo que mencionei anteriormente, pois o chassi de uma ranger é diferente do chassi de uma f100, (se fosse uma f1000 até ficava mais fácil,) aí ele tem que adaptar mudar alguma coisa para as coisas se encaixarem, na remarcação recebe um novo número REM pois a f100 por ser antiga é o número do motor e não tem número no chassi, o que facilita a coisa, como chassi originalmente não tem numeração, vc pode fazer quase tudo o que quizer.