PDA

Ver Versão Completa : Medidor de combustivel

SOM
14/11/2006, 16:37
Tem alguém que entenda este medidor de combustivel do CJ5.
Mudei o marcador de velocidade onde tem a temperatura do carro e medidor de combustivel, já coloquei boia nova e continua marcando errado, já levei a vários eletricistas e eles sempre falam que o jeep sacode muito e que nunca ira marcar direito, isso é assim mesmo?

Cacá
14/11/2006, 17:38
Hum.... vamos ver...

Quando tá marcando cheio pode ser cheio mesmo, 3/4 ou meio tanque, certo?
Quando marca meio tanque, vc acha que tem uns 20 litros, aí vc vai abastecer e cabem 30, certo?
Marcando 1/4 então, vc já leva a garrafinha de 2 litros pq vai parar... certo?
Desligado ela marca um pokinho acima da reserva, certo?
Viu, esse negócio é muito, muito preciso, SOM. :dance:
O meu também é assim...

Abração, boa semana.

Cacá
Valinhos-SP

SOM
14/11/2006, 17:57
Valeu Cacá, meu medo é ficar sem gasolina. Abraço:concordo:

Cacá
14/11/2006, 18:00
Cara, ooops, Simone :) não adianta tentar achar que é a bóia, etc, etc. Já troquei e melhorou, mas não resolveu. O que resolveu foi uma garrafinha de refri 2 litros cheia de gasosa...

Abração, bom feriado aí.

Cacá
Valinhos-SP

SOM
14/11/2006, 18:02
Quer dizer que terei que andar com uma mamadeira de gasolina dentro do JEEP.
Legalllllllllll
Abraço:concordo:

JORIS
14/11/2006, 19:01
Acho eu que todo dono de jipe, tem esse problema, no meu já me acostumei com a forma dele marcar, quando chega em 1/4 já tenho que abastecer pis só tem +- 5 lts, uma boa é olhar em loco mesmo, enfiando um pedaço de cabo de vassoura, qdo tiver menos de dois dedos já é bom abastecer pois como nós sabemos o jipe, pelo menos o meu, não avisa que vai faltar!

[]´s.

Cacá
14/11/2006, 19:33
Quer dizer que terei que andar com uma mamadeira de gasolina dentro do JEEP.
Legal
Isso mesmo, Simone. E fralda também, se não quiser que o seu Cejotinha suje a garagem... :concordo:

Abs,

Cacá
Valinhos-SP

Treme Terra
14/11/2006, 21:15
Este marcador de combustivel foi desenvolvido na N.A.S.A. especialmente para o Jeep Willys CJ-5.

Abraços,

Santoro
14/11/2006, 21:21
Isso ae simone rs , nada como a velha e boa vareta rs , ou faz o seguinte , tir auma media de quanto seu carro faz , eu ando assim . sei q com um tanque da pra rodar mais ou menos 250 km , quando chega nos 200 eu encho , e por ae vai , tb tenho uma varetinha pra verificar rs eh mais facil, meu marcador tb n funciona direito , quando marca vazio sei q tem meio tanque ainda .

ThE_DoG
14/11/2006, 21:41
Simone

Não sou expert em jeep pq tenho Band mas...se o marcador marca a mais do que tem no tanque o tempo todo, desde qdo tá cheio até acabar a gasosa, a solução mais simples é entortar prá cima a bóia, se marca sempre a menos então a solução é entortar a haste da bóia prá baixo. O quanto que se entorta é que é o "x" da questão, recomendo que a 1a. entortada seja com o tanque cheio, aí vc acerta a posição de tanque cheio, rode com a viatura até o que vc calcula que seja 1/2 tanque, veja onde está marcando o mostrador e complete de gasosa prá ter certeza que estava na metade, aí vc vai saber se estava marcando a mais ou a menos no 1/2 tanque e com base no que vc entortou a haste da bóia dá prá ter base de qto precisa entortar prá acertar o 1/2 tanque sem ferrar com marcação de tanque cheio que vc acertou anteriormente....
Bom, isso prá um marcador/bóia que sejam minimamente confiáveis, se por acaso vc constatar que isso não é possível, esvazie o tanque, coloque de volta 10L e acerte uma posição de bóia para esses 10L, talvez vc não saiba qdo tá 1/2 tanque mas pode ser que tenha uma leitura + - confiável nessa posição de 10L e qtos km ainda pode rodar até ser obrigada a abastecer.

[ ]´s

Marco Antonio
Curitiba

Cacá
14/11/2006, 22:08
Este marcador de combustivel foi desenvolvido na N.A.S.A. especialmente para o Jeep Willys CJ-5.
Abraços,

Só que funciona apenas com o jipe de cabeça para baixo, como vc pode ver na foto do Treme Terra, viu Simone?

[s],

Kim
14/11/2006, 22:13
Caros amigos!

O ThE_DoG matou a charada!

Bem tenho um Engesa agora, e tive problemas com a boia dele, antes de entrar na reserva, pimba:putz: , acabava.

Bem, retirei a boia do tanque, medi a profundidade do tamque pelo buraco da boia, de posse da medida, construí um gabarito com arame, [, igual ao desenho do colchetes.

Liguei a boia ao relógio e, alinhei ao gabarito, sendo a altua a profundidade do tanque.

Constatado que estava funcionando, comecei a aferir a boia, levei-a para baixo, e então fui entortando a haste até o ponteiroi no painel chegar à reserva; depois conferi se estava certo con o gabarito em cima.

O resultado foi surpreendente, ficou certo, quando termina a reserva, o combustível também. (teste de garagem).

Tentem, não é dificil.

abraços.

Kim.

Cacá
14/11/2006, 22:18
Kim, tem que ver se o êmbolo não está encharcado também, senão é lorota na certa.
Pra refrescar a memória e pra Simone conhecer, tem um post aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21802

Abraços,

SOM
15/11/2006, 10:50
Kim, tem que ver se o êmbolo não está encharcado também, senão é lorota na certa.
Pra refrescar a memória e pra Simone conhecer, tem um post aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21802

Abraços,

Cacá, ele pode até precisar da garrafa com gasolina, porém fralda ele não precisa, pois meu mecânico é fera e não pinga uma gota de óleo. Eu mandei fazer a caixa de marcha a 4x4 a reduzida, coloquei freio a disco.
Meu Jeep 1973 é motor original, e pega de estalo.
Meu mecânico diz que esse negócio que jeep sempre vaza um pouco de óleo não é certo.
Pessoal eu sou muito teimosa, vou tentar com um eletricista que só conserta Jeep Willys, depois falo como ficou.:parede:
Pô Cacá, estou começando agora e voces falam cada coisa que fica dificil de entender. abraço

lucasnassif_offroader4x4
15/11/2006, 11:14
No meu jeep é +/- igual esse problema! O marcador de combustivel, boia etc é tudo novo e msm assim ele oscila! qdo tá desligado, ele marca um pouco antes da reserva!! Outro dia aconteceu comigo uma coisa estranha, que deve ser normal pra um Jeep: Enchi o tanque e peguei estrada! Num andei nem 20 minutos e la tava o ponteiro marcando meio tanque! Fiquei doido....Tentei adivinhar qts litros que ele fazia por kilometro :mrgreen:! Mesmo assim parei no posto pra inxe o tanque de novo e coube apenas 4 litros!!!!!! Alguem guenta isso????? O meu oscila mto entre o tanque cheio e a metade, mas abaixo da metade ele marca certo!!

Abss

SOM
15/11/2006, 11:26
No meu jeep é +/- igual esse problema! O marcador de combustivel, boia etc é tudo novo e msm assim ele oscila! qdo tá desligado, ele marca um pouco antes da reserva!! Outro dia aconteceu comigo uma coisa estranha, que deve ser normal pra um Jeep: Enchi o tanque e peguei estrada! Num andei nem 20 minutos e la tava o ponteiro marcando meio tanque! Fiquei doido....Tentei adivinhar qts litros que ele fazia por kilometro :mrgreen:! Mesmo assim parei no posto pra inxe o tanque de novo e coube apenas 4 litros!!!!!! Alguem guenta isso????? O meu oscila mto entre o tanque cheio e a metade, mas abaixo da metade ele marca certo!!

Abss

É o mesmo problema do meu, não da para confiar, tem que ter uma solução.abraços

lucasnassif_offroader4x4
15/11/2006, 11:33
É o mesmo problema do meu, não da para confiar, tem que ter uma solução.abraços

No meu eu confio até o meio tanque! Abaixo disso eu abasteço! Nunca fiquei sem gasosa no meu....

CJ 60
15/11/2006, 18:52
Pq não parte pra um relógio externo marcando o combustivel? no meu cj depois q mandei fazer eletrica o ponteiro ficou louco, o eletrecista disse q tinha q trocar o regulador de voltagem (uns 35, 40 reais) comprei relógio marcador de combustivel por 30 reais, liguei e ta aparentemente funcionando direito, antes com tanque cheio marcava um pouco acima de 3/4, ja qdo passei pro relogio "por fora" já de cara passou a marcar 1/1 (tanque cheio)

[]´s

cmte_carvalho
16/11/2006, 19:25
Calma pessoal! Há uma solução mais simples!

Tive a sorte de já comprar o "Thunderbolt" com um pedaço de mangueira disposto verticalmente bem na frente do tanque (e ligado a ele). Ou seja: é facílimo descobrir o nível de gasosa visualmente através desse sistema!

Assim que puder eu tiro algumas fotos para vocês entenderem melhor. Entretanto, como sou perfeccionista, não dispensarei a compra de um novo marcador de painel quando tiver tempo ($$$).

Até!

CJ 60
16/11/2006, 19:42
Calma pessoal! Há uma solução mais simples!

Tive a sorte de já comprar o "Thunderbolt" com um pedaço de mangueira disposto verticalmente bem na frente do tanque (e ligado a ele). Ou seja: é facílimo descobrir o nível de gasosa visualmente através desse sistema!

Assim que puder eu tiro algumas fotos para vocês entenderem melhor. Entretanto, como sou perfeccionista, não dispensarei a compra de um novo marcador de painel quando tiver tempo ($$$).

Até!

Isso é bastante usado em triciclos.. boa ideia tbm.. fiz um esboço pro pessoal enquanto nao tem as fotos

leopoldo
16/11/2006, 19:44
Depende do modelo de marcador, e este parece ser o caso, tem que colocar a resistencia de painel para o marcador MARCAR corretamente.

é só isso.

cmte_carvalho
16/11/2006, 19:49
Isso é bastante usado em triciclos.. boa ideia tbm.. fiz um esboço pro pessoal enquanto nao tem as fotos

É exatamente isso amigo CJ60! :concordo:

De qualquer maneira irei tirar as fotos para o pessoal ter uma melhor idéia de como fazer a adaptação no tanque.

Até!

Nilsinho
17/11/2006, 11:02
Parabéns !!!!!

de todas as "tranqueiras" q já vi aqui essa é a melhor !!!!!!!!!!!!!

vou fazer no meu !

[]´s

albrago
18/11/2006, 22:02

Fico imaginando como: furar o tanque, e fixar as dua conexões de uma maneira segura e confiável , se não é arrumar problema na certa com vazamento de gasolina na certa!

CJ 60
18/11/2006, 22:24
Fico imaginando como: furar o tanque, e fixar as dua conexões de uma maneira segura e confiável , se não é arrumar problema na certa com vazamento de gasolina na certa!

Bom. vmos tomar como ex. um tanque novo, da mesma maneira q vc faria o respiro pra ele, vc soldaria 2 "L" e neles prenderia a mangueira com abraçadeiras, digo como ex. 1 tanque novo pois é dificil (não impossivel) achar
alguem q faça solda em tanque de comb. já usado devido ao risco de explosao.

abç

leopoldo
18/11/2006, 23:29
tudo isso porque os nóias não querem colocar a maledeta

RESISTÊNCIA DE PAINEL !

Ramone
19/11/2006, 14:12
Leopoldo, me explica mais sobre essa resistência.
Meu mostrador não mostra corretamente, quando tá cheio fica pouco acima de meio tanque. Eu acho que deve ser a bóia, mas se eu colocar essa resistência de painel, resolve o problema?
Meu Jeep original já não tem ela?

Abraços

leopoldo
19/11/2006, 15:18
Em baixo e atrás do painel do jeep,

entre o fio positivo que vem da chave de contato e alimenta o positivo do mostrador de combustível e de temperatura

há um pequeno dispositivo chamado "resistencia de painel"

olhe o diagrama do circuito elétrico do jeep no manual de manutenção e lá está o treco.

Sem ele, os mostradores ficam loucos e nunca mostram corretamente.

olhe o seu painel por trás.

se .... e se.... o fio vem direto da chave de contato e "entra" direto nos reloginhos, está errado.

O sintoma típico é:

tanque cheio > mostra muito mais que cheio.

tanque vazio > mostra 1/4 a 1/2 tanque.

coloca o treco e Voilá ! seja feliz

nada de mangueiras, furos e soldas no tanque ...vc não poe fogo no jeep, o tanque não vaza e acabou o problema.

é como a resistencia/fio resistivo da bobina !

SOM
19/11/2006, 15:32
Voltando ao problema da marcação do combustível.
Meu relógio é zerado novo, meu CJ5 o ano é 1973.
Pergunta: O fabricante do relógio avisa que é parar intalar o regulador de tensão só em Jeep fabricado antes de 1972, será que eu deveria tentar intalar esse regulador? Abraço

cmte_carvalho
19/11/2006, 15:55
É o ideal Simone...

Os Jeep's mais antigos usavam a voltagem de 6V no sistema elétrico, sendo que os carros atuais e os Jeep's mais novos (ou modernizados) já usam o padrão atual de 12 volts.

Não tenho certeza de que essa é a causa em questão mas, de qualquer maneira alguém mais experiente poderá lhe orientar melhor.

Boa sorte, até!

leopoldo
19/11/2006, 19:16
o meu mostrador é novo, a boia é nova e só funcionou corretamente com a resistencia instalada.

se o sintoma é o que eu descreví, use a resitência ou regulador, tanto faz o nome.

Paulo Rodolfo
20/11/2006, 22:15
Pessoal, sou novato no fórum, mas já acompanho como visitante a um bom tempo, vamos ver se posso ajudar.
Instalei um medidor Cronomac com uma boia genérica, mas comprei a boia segundo o valor solicitado pela cronamac:

70 ohms tanque vazio
35 ohms meio tanque
10 ohms tanque cheio

Usando estes números, para quem não entende eletrônica pode parecer doideira:shock: , cheguei a 1,5 ohms por litro, desta forma podemos colocar um resistor (R) como no desenho, sendo multiplo de 1,5. O mostrador vai roubar a nosso favor, na hora de encher o tanque, fazer até o bico, o mostardor vai indicar cheio antes da hora. Desta forma criamos uma "reserva", pois se indicar 1/4, tem uns litrinhos a mais. Lembre de proteger bem o resistor principalmente se o danadinho for instalado perto do tanque, pois no meu a boia vaza, usei de 10 watts, por preguiça de calcular a potência correta, se não achar de 10 use um maior.

Exemplo:
1,5 ohms/litro X 4 ohms = 6 litros (mais ou menos):pensativo: , se não achar o valor exato nas lojas de material eletrônico, peça um com o valor mais proximo, para cima ou para baixo.

No meu Jeep tá funcionado bem.

ThE_DoG
20/11/2006, 22:31
Opa

Nas Band tbém é necessário o regulador de voltagem, o melhor é que não fabricam mais a peça a anos e não existe paralela prá vender, existem duas opções, cair na mão de um eletricista que pode tentar adaptar um regulador de outra viatura (entre 40 e 100 pilas) ou então ir numa loja que vende componentes eletrônicos e comprar um componente de 2cm que custa 1 real.
Não lembro o código mas é uma pecinha que tem uma "cabecinha" chata e 3 pernas, em uma das pernas entra a voltagem 12V, a do meio é o terra e a da ponta é a "saída" de 5V onde liga o instrumento do painel.
Na minha viatura antiga coloquei um componte desses e está ok após 3 anos. Prá saber se serve no jeep é só ver qual é a voltagem do marcador de combustível, se for 5V como é na Band tá resolvido o problema.

[ ]´s

Marco Antonio

Cacá
20/11/2006, 23:07
Olá, Paulo,

... desta forma podemos colocar um resistor (R) como no desenho...
Isso pode ser aplicado nos relógios Horasa/VDO dos CJs 78>acima ?
Nao entendo muito de eletrônica, mas por ser um cálculo aritmético, essa equivalencia de 1,5 / litro vale somente para tanques originais, correto?

[s],

Paulo Rodolfo
22/11/2006, 23:21
Ola, Cacá

O cálculo que fiz é aplicável para uma bóia com as características descritas acima, para o tanque original do Jeep, mas podemos fazer um exemplo que podemos aplicar com bóias de diferentes fabricantes. Acho que dá para utilizar com outro tipos tanque, depende de tentar.

1)Necessitamos descobrir qual o valor em ohms para a bóia estando na posição tanque cheio e vazio, como exemplo 100 ohms tanque cheiro e 20 ohms vazio. Podemos medir os valores com a bóia fora do tanque utilizando um equipamento chamado multímetro, provavelmente você tem algum amigo que trabalhe com eletrônica ou possua conhecimento disto, outra possibilidade procurar os valores no catálogo do fabricante.

2)Subtraímos os dois valores obtendo 80ohms.

3)Dividimos por 40, que é a capacidade do tanque, para obtermos a variação da resistência por litro, chegando em 2 ohms. Isto expressa que para cada 2 litros de combustível que colocamos no tanque temos 2 ohms de variação na resistência da bóia, este valor é uma aproximação.

4)Multiplicando este valor por um número “mágico” que podemos chamar de C.D.C. (Coeficiente De Ca....g....o), podendo ser 2, 3, 4........., estaremos informando para o mostrado que o tanque possui mais combustível que realmente tem, desta forma criamos como disse uma “reserva”, podendo ter com a indicação vazio algo em torno de 5 a 7 litros, mas quando formos encher o tanque devemos, fazer até o bico, não confiando na indicação de tanque cheio (mostrado) pois isto vai acontecer devido a alteração do valor final da bóia, que será agora digamos110 ohms, teríamos com isto 5 litros de segurança.

[s]

Cacá
22/11/2006, 23:39
Paulo Einstein, parabéns pela astúcia. Realmente convenceu. É a impedância muito além do alto-falante 8-). Agora dá pra dizer que o meu CJ faz 5km/ohm:dance:.

Grande abraço,

SOM
23/11/2006, 14:00
Paulo Einstein, parabéns pela astúcia. Realmente convenceu. É a impedância muito além do alto-falante 8-). Agora dá pra dizer que o meu CJ faz 5km/ohm:dance:.

Grande abraço,

Me explica, pois voce entende + que eu.
Meu jeep é 1973, comprei este relógio completo VDO, que avisa no site da Donatti que só se instala o regulador de voltagem em jeep fabricado antes de 1972, porém meu relógio continua doido e pior já levei a dois eletricista que diz não precisar. Abraço:parede:

Cacá
23/11/2006, 15:19
Simone, o que é exatamente um 'relógio doidão' ? Como está a bóia?

Abs doidões,

SOM
23/11/2006, 17:50
Simone, o que é exatamente um 'relógio doidão' ? Como está a bóia?

Abs doidões,
Boia nova, relógio novo.
Meu filho diz que esta marcando certo, porém o ponteiro do combustivel prende, ai derrepente solta a temperatura fica sempre um pouquinho acima do frio. Isso é normal?:pensativo: O que voçe acha desse regulador de tensão? o pessoal diz que é para ser instalado em Jeep até 1972, o meu é 1973 o que eu faço?:idea: Socorroooooo vou falir com esse carro. Abraços

leopoldo
23/11/2006, 18:52
Põe a droga da resistencia de painel = regulador !

:concordo:

A agromotor me vendeu o que eu instalei.

parou de dar esse sintoma.

:dance:

Paulo Rodolfo
23/11/2006, 20:41
Simone

O indicador de combústivel do meu Jeep, é Cronomac, não é junto com o velocimetro, o seu parece que é tudo junto.

Pode ser que o indicador do seu Jeep deve esta travando, enroscando o ponteiro, problema com a mola de retorno, ela é um espiral junto ao ponteiro, de umas pancadinhas no indicador, com o dedo como estivesse batendo em uma porta, não usar marreta de 1/2kg para ajuste fino:discordo: . Não coloque oleo pois junta pó e vira uma lama só, ai o ponteiro para de vez e para ele mover vai ter de ser puxado por 2 Jeep´s com tração e reduzida :-P , você pode tentar limpar com um aerosol que o pessoal utiliza para limpar chave e itens de componetes eletronicos, ele não deixa resíduo, o pessoal conhece como limpa contato, você pode levar o velocimento em uma loja de manutenção de equipamento eletronico e pedir para o tecnico limpar para você.

Já o indicador de temperatura, o sensor (cebolinha) é o correto para o seu indicador? :pensativo: O danado depende de um bom aterrameto do motor se não tiver o bichinho fica com preguiça de trabalhar. Peça para algum eletricista de confiança (e de verdade) colocar um cabo grosso (25 ou 35 mm quadado, eu tenho um C.D.C. auto e usaria o de 35) com um terminal em cada ponta ligando o motor ao chassis, e do terra da bateria também, você acha este itens em loja de material eletrico para industria e contrução, para colocar o terminal ai nós usamos a marreta de 1/2kg para ajuste fino:dance: nada que uma boas marretadas não resolva, pode ser soldado com estanho ainda.:concordo:

Paulo Rodolfo
23/11/2006, 20:53
Pessoal

O regulador que o Marco Antonio falou eu conheço um pouquinho dele, tem para 5V, 9V, !2V,etc, mas para ele regular certo a tensão no terminal de entrada deve ser maior que a saída, caso contrário não funciona direito.
Se alguem tiver um desenho de como estão ligando o controlador, qual a tensão que os indicadores funcionam, posso pensar em uma forma de fazermos um G.A.T.O. ( Gerenciamento Alternativo de Técnicas Operacionais).

[s]

Kim
25/11/2006, 23:07
Caros amigos!!

Não pude deixar de observar o tópico e opinar sobre o assunto!

O meu engesa não marcava direito a temperatura, quando estava em temperatura de trabalho, o painel estava pra lá do vermelho.

Bem, comprei um potenciômetro (foto 1), botão de volume de 5K de resistência.

Coloque no fio, onde fique fácil trabalhar com o potenciômetro.

Agora vá regulando, até chegar a uma medida aproximada ou exata, usei um termometro para aferir.

Após regular, retira com cuidado, leve a uam loja de eletrônicos, peça para medir a resistência que ficou. Compre o resistor e coloque no lugar donde estava o potenciômetro.

No meu Jipe o que resolveu foi um de 150R (medidas: 1000R = 1K).

Abraços.

Kim.