Ver Versão Completa : Primeiros Problemas....
leomichetti
13/11/2006, 12:52
Fala aew pessol...
Bom estou encontrando os primeiros problmeas com meu NIVA.
Vcs tenho certeza que sabem o que se trata disso...
Lá vai...o carro quando está em movimento e eu piso no freio para diminuir a velocidade, percebo que faz um barulho de vácuo (sopro) e se eu pisar até o carro parar, o carro morre.
Se piso no freio com o carro já parado (Marcha Lenta), o giro do motor diminue e morre tb.
Não entendo muito de mecânica, mas está parecendo um problema no hidrovácuo do freio, mas a dúvida é...se fosse isso mesmo, interfiria na marcha lenta do carro até ele morrer ?
O que mais pode ser ?
Outra coisa... meu pisca alerta está com problemas toda hora pára de funcionar e agora por último não está masi dando seta pra direita. Acredito que seja pela vibração do carro que sempre fico com esse problema, alguém conhece um OTIMO auto elétrico aqui no RJ, pois os caras que mexem sempre reclamam desse carro e nunca resolvem de fez o problema.
E só pra comemorar e compartilhar com vcs, logo estarei fazendo toda forração interna do carro e isolamento térmico tb, vou aproveitar e por os bcos todo de couro igual do classe A. Colocarei as fotos assim que pegar ele de volta com o serviço realizado.
To no aguardo do palpites para meus problemas...
Rones Jr
13/11/2006, 13:37
1 - verifique primeiramente a mangueira que liga o carburador ou coletor ao hidrovácuo. O sintomas são claramente de entrada ou fuga de ar deste sistema. Se a mangueira estiver boa, então pode desmontar o servo pq é a menbrana. Se o seu sistema é original....aproveita e pense em trocar o sistema por um mais moderno. (GM/Palio/Sprinter).
2 - Parecer ser aterramento do sistema elétrico....mas, qualquer um mexe nisto mole mole...se fazem isto bem aqui no ES imagina no Rio...
Boa sorte,
Gustavo Niva
13/11/2006, 13:57
Leo,
aqui em niterói tem uma oficina chamada "IZAK Regulagem eletrônica", ao lado do hospital santa monica, na marques do parana (perto da ponte), apesar de eu nao saber exatamente o que "Regulagem eletronica" significa heheheh, vejo sempre alguns carros antigos, e alguem que trabalha la tem um Laika SW (em ótimo estado)
leomichetti
13/11/2006, 14:26
BLZ...
Com relação à parte elétrica, estou mais tranquilo pq sei que é mais fácil e barato...
Agora essa parada do hidrovácuo que me preocupa, até pq andar com o carro assim é uma verdadeira maratona...agora estou até mais tranquilo em ouvir que pode ser só mangueira furada...já fui ver e o hidrovácuo que pode ser utilizado no NIVA é o da fiat 147 e o mesmo está por volta de 60 reias, novo + mão de obra.
Então isso é típico desse problema né ? não seria nada mais preocupante ou caro, rsrsr ???
Obrigado por enquanto...
Rones Jr
13/11/2006, 15:17
Léo,
não é bem assim....freio sempre é preocupante! Ainda mais no sistema original do Niva!!! Acredito q se a membrana do hidrovácuo estiver furada, vc não ficara sem freio, mas o bixo vai ficar pesado igual uma pedra....prepare-se pro susto! Veja logo isso. Qd eu usava o sistema original mandei recondicionar o original que ficou pelo mesmo preço do 147 novo, porém meu meca falou que o cilindro mestre russo não era compatível com o hidrovácuo Fiat, por muito pouco mas não era..teria que trocar tudo pelo Fiat, inclusíve reservatório. Contudo, já ouvi gente dizendo que da pra instalar sim. Recondicionado o freio ficou melhor que antes, mas não dá pra comparar com o sistema GM que uso agora...
leomichetti
13/11/2006, 15:33
Rones,
Sei que é preocupante, até pq minha esposa tb dirige ele e ela está grávida.
Vou ver isso amanhã já...aproveitando uma folga do trabalho...mas fico mais tranquilo em ser só mangueira do que que ser o hidrovacuo propriamente dito.
Se o hidrovacuo for original e tiver que trocar, eu posso trocar por um da fiat 147, ou terei que trocar mais coisas nessa mudança ? Diz que não por favor, heheheh.
abraços,
Cara, se tratando de freios não se deve economizar... É um item de extrema importância e sei bem disso pq uso pneus lameiros e qdo chove sei o desespero q é pra parar... Tem um camarada q colocou o sistema de freio do Siena e disse ter ficado muito bom... pelo q ele disse os gastos foram menos de 200,00 pelo q entendi.... obviamente comprando em desmanche... A adaptação parece ser bem simples e estou pensando em fazer isso no meu Niva tbm... O nome do camarada é João e o link da página dele é http://omeuniva.gigafoto.com.br/ dá uma olhada e conversa com teu mecânico e vê se é viável pra ti ou não...
Abraço e boa sorte,
Vicenzo
leomichetti
13/11/2006, 17:15
É...
Eu tb sei bem o que é isso...meus pneus tb são lameiros.
Nesse fds eu sai com ele e na volta peguei uma chuva do C@#$%&*.
Imagina a cena...não podia frear bruscamente senão o carro morria, os pneus naquela chuva não segura bem, meu pisca alerta não está ascendendo e nem dando seta do lado direito...mas isso só ocorreu no caminho, pq as luzes estavam boas quando sai.
Cheguei em casa com o coração frenético no peito...quase infartando !!!
HAHAHA
friedmann
13/11/2006, 17:17
amigo, provavelmente é o hidrovácuo, mangueira solta u coisa parecida....
ceja lá...
se precisar eu tenho um hidrovácuo recondicionado zerado, e um cilindro mestre novinho, usei apenas 1 meês , pois substitui tudo por um de siena... se precisar te faço por 150,00 tudo,,,, obs.. só o cilindro mestre custa 120 paus
leomichetti
13/11/2006, 18:08
Aew...
Muito bem...amanhã vou saber o que é na verdade. o Hidrovácuo já achei o da fiat 147 por 60 reais, acho que o cilindro mestre está ok...só vendo mesmo.
Tenho quase certeza que é só isso mesmo...mas se não for e tiver que trocar tudo eu te falo...
Obrigado !
Por acaso a citação de adaptação do freio do Siena q fiz 2 tópicos acima não é tua tua essa adaptção??? Acho q coloquei o link de tua pag pra ele ver como se faz a adaptação mas como vc esta aki nada melhor q vc explicar...
friedmann
14/11/2006, 09:38
Leo. conforme o Vicenzo disse, o sitema do siena fica muito bom mesmo!
eu paguei no servo freio compeltinho do siena menos de 100 paus....
eu recomendo que, se vc for trocar por algo diferente do original que coloque um eficiente como o do siena ou do kadett ou mesmo do gol bola. já que vai trocar fuja do 147. dizem que fica a mesma coisa.. não sei.;;;;
ah se algué estiver interessado em um conjunto de servo freio original me avisa.....
Leo,
Antes de mais nada, bem vindo a família Niveira!... O Niva poderá te trazer agradáveis momentos, mas se manutenção não estiver em dia... babau!
Como compraste recentemente o veículo, o mais recomendável é fazer uma revisão geral em uma oficina especializada em Niva. Nunca leve em mecânico que não tenha esperiencia reconhecida em Niva. Eu recomendo o Dinho da Dicar que fica na R. João Pizarro, 102 – Ramos (prox. a Engenho da Pedra), Tel. 2561-7874 / Cel. 8125-6573. Tem outra como a Car Lemos, o Ramiro (Ilha), Araucária, etc.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club
leomichetti
17/11/2006, 12:07
Fala aew pessoal...
Seguinte,
O problema do meu carro, não era no sistema de freio como eu suspeitava, nem hidrovácuo, mangueiras, nada disso...era a bostinha da agulha de ar do carburador que regula a lenta. Ela tem uma borrachicnha na ponta que havia estourado e não estava vedando muito bem a saída de ar e quando os giros diminuiam ele acabava morrendo.
Como o freio e todo o sistema está bons e segurando bem, vou manter eles ainda e futuramente vou fazer como sugeriram e mudar para o do Siena talvez.
Sobre as oficinas aqui no RJ, já ouvi falar dessas aí...mas como moro em Jacarepagua, fica um pouco distante para ir com o carro em condições ruins...tipo um problema no freio!
Acho que a mais próxima é a Araucária mesmo...já ouvi falar de uma no Recreio, mas não sei onde.
Como não entendo quase nada de mecânica e sei que vou começar a aprender agora com o NIVA, queria saber o seguinte:
Meu carro tem 2 cilindros mestres. Caso eu queira trocar o sistema de freio pelo do Siena, o que eu preciso trocar exatamente ?
Cilindros, hidrovácuo, discos...falei muita bobagem? Queria saber exatamente as peças...
Fui ver um carburador webber pra subistituir o original que tenho e achei um pouco caro...em torno de 280 reias, com garantia de 90 dias, sendo que é recondicionado eu acho, não tenho certeza...tb estou por fora dos preços e não sei se é isso mesmo.
Valew pelas dicas...
Rones Jr
17/11/2006, 16:19
Leo,
na verdade seu sistema de freios possui um cilindro mestre. O outro, que fica aparente e o cilindro primário da embreagem, que tem dois...ou secundário fica junto à embreagem.
Se vc for trocar o sistema vc vai pecisar:
1 - Um espaçador/suporte para novo servo, pois os servos modernos e maiores encostam na cx de direção, impedindo a fixação;
2 - Cilindro mestre do servofreio;
3 - Tvz o reservatório, no GM Kadett eu usei o reservatório original;
4 - Refazer as conexões, pois o padrão de roscas são diferentes, mas qq casa especializada em freios faz este trabalho (no meu caso, comprei novos tubos e a própria loja fez as roscas...de uma lado GM do outro Lada);
5 - Alguns litros de fluido dot 4
6 - Paciência, muita paciência!
7 - Suporte para inverter o estepe....pois o danado do servo freio além de pegar na cx de direção, pega no estepe da forma original.
Depois disso tudo, uma sangria na sequência certa - do maior tubo para o menor...e pronto: freios digitais!!!!
Boa sorte,
Rones
leomichetti
17/11/2006, 16:34
HUM...entendi como vai ser.
Agora a pior é que acabei de falar com o mecânico e ele me falou que a agulha não tá rosquiando até o fim e dando a regulagem certa...ou ainda não é a rosca certa ou a rosca do carburador está ruim...se for a rosca ele manda fazer outra num torneiro....senão terei que começar a peregrinação pela agulha certa ou morrer com outro carburador.
Mas o cara que me vendeu disse que a agulha era do carburador original do NIVA...e é o que eu tenho.
Daqui um pouco eu vou começar a perder a educação e meia dúzia de palavrões na oficina resolve meu problema.
Rones Jr
17/11/2006, 16:59
HUM...entendi como vai ser.
Agora a pior é que acabei de falar com o mecânico e ele me falou que a agulha não tá rosquiando até o fim e dando a regulagem certa...ou ainda não é a rosca certa ou a rosca do carburador está ruim...se for a rosca ele manda fazer outra num torneiro....senão terei que começar a peregrinação pela agulha certa ou morrer com outro carburador.
Mas o cara que me vendeu disse que a agulha era do carburador original do NIVA...e é o que eu tenho.
Daqui um pouco eu vou começar a perder a educação e meia dúzia de palavrões na oficina resolve meu problema.
Leo,
de preferência à peça original do Niva. Veja em alguns sites e faça a cotação (www.sarancar.com.br, bomer, apoio4x4.com, etc)...
As peças do Weber costumam ser intercambiáveis...boa sorte,
Rones
leomichetti
22/11/2006, 11:27
Pessoal...
Tá complicado essa situação...vou acabar comprando um carburador todo desse jeito.
A agulha que preciso é a que regula o AR...do carburador original. Se não encontrar por causa de uma merdinha de 3 reias, vou ter que gastar mais de 200 reais...buaaaaa!
Alguém sabe onde posso encontrar a danada?
friedmann
22/11/2006, 11:38
eu tenho um carbura original aqui.... te faço ele inteiro por 50 pilas
leomichetti
22/11/2006, 13:52
hum...
muito interessante isso...deixa passar esse final de semana pra eu ver oq ue vai ser feito e te falo.
friedmann
22/11/2006, 15:47
bele... ele estava instalado num motor que eu comprei e estava rodando com gás.... então tem uma adaptação para a entrada do gás.. mas funciona , pois o motor estava rodando legal
Friedmann e Leomichetti!
Se vocês não fizerem negócio com este carburador, eu estou interessado. Meu Niva tem GNV, está com um carburador Solex a álcool que está partido ao meio (não sei como este carro ainda funciona...!), mas eu quero colocar um carburador original a gasolina, e que de preferência tenha o furo para o GNV!
Portando, se não der negócio entre vocês, estou na fita, heim??!!
Um abraço
Alex
friedmann
23/11/2006, 14:16
Ok.. Estou No Aguardo.... Qq Coisa Tá Na Mão!
leomichetti
24/11/2006, 12:52
Tranquilo...na segunda feira já tenho uma posição se vou precisar ou não do carbura...
Outra coisa, aproveitando...notei que o meu NIVA está um pouquinho inclinado para a Direita...bem leve mesmo, eu acho que são as molas.
Pra trocar as molas precisarei trocar o amortecedor tb ? Não sei qual mola está instalada...mas sei que algumas delas pra trocar terei que colocar um amortecedor com o curso maior, né ?
Caso eu encontre uma mola identica a que está nao tenha que trocar o amortecedor, tem mais alguma coisa que preciso trocar com as molas, tipo um calço ou algo específico para o modelo da mola?
Obrigado pelas dicas mais uma vez.
Rones Jr
24/11/2006, 14:17
Tranquilo...na segunda feira já tenho uma posição se vou precisar ou não do carbura...
Outra coisa, aproveitando...notei que o meu NIVA está um pouquinho inclinado para a Direita...bem leve mesmo, eu acho que são as molas.
Pra trocar as molas precisarei trocar o amortecedor tb ? Não sei qual mola está instalada...mas sei que algumas delas pra trocar terei que colocar um amortecedor com o curso maior, né ?
Caso eu encontre uma mola identica a que está nao tenha que trocar o amortecedor, tem mais alguma coisa que preciso trocar com as molas, tipo um calço ou algo específico para o modelo da mola?
Obrigado pelas dicas mais uma vez.
Já vi isso em vários Nivas....jah ouvi de tudo em diversas listas...desde que é normal...todo Niva é assim....até que era uma forma de compensar quando entrasse o motorista...
de qualquer forma....não vi nem li qualquer resposta conclusiva....deixei o meu como tah!
leomichetti
27/11/2006, 11:54
Fala aew pessoal...
Seguinte, não vou precisar do carburador não...encontrei a agulha de ar que precisava.
Estou um pouco por fora de valores, mas olhem só...o cara me cobrou 150 reais pra desmontar o carburador, limpar e trocar essa agulha....é isso mesmo ??? Po, foi quase um valor de um novo !!!
Assim que pegar o carro vou tirar umas fotos atuais pra verem a forração interna nova.
Próxima etapa agora é trocar os pneus e colocar uns mais largos e de uso meio-a-meio....(urbano e terra)
Abrços...
friedmann
27/11/2006, 15:57
Camarada Alexsou, vai querer o cabureco?
Com certeza, Friedman. Vamos combinar! Como você é de SCS, tenho um amigo que mora aí num desses prédios bem pertinho da Estação da CPTM, que poderá fazer a ponte p'ra gente. Já conversei com ele e ele pode receber o carburador e já efetuar o pagamento à você, se você assim achar melhor.
Caso você esteja de acordo, na sexta-feira deixarei o dinheiro com ele e você poderá procurá-lo. Mas preciso saber se você acha que essa é uma boa opção.
Um abraço.
Alex
pedrodoniva
27/11/2006, 19:02
uhaeuaee,meu niva tmb é tortinho pra direita...mas olhando bem resolvi acreditar que estava torto só o parachoque,hehehehe....
E esse bura que vocês tao negociando é um original com furo pra GNV é isso??
Bom,eu nao vou me meter nessa negociação nao,mas se alguem tiver um weber ou um solex pode falar comigo!!!hehehe
É isso aí, Pedro!
É um carburador original com furo p'ra GNV. Meu Niva tem GNV, usa um carburador Solex a álcool, porém o mesmo está partido ao meio, amarrado com arames, e acredite! Ele ainda funciona, não sei como, mas funciona! Só que eu não confio!
Estou em negociação com o Friedmann, porque senão, daqui à pouco, o carburador do Niva me deixa na mão!
friedmann
28/11/2006, 10:51
Bele Alex,,,,, é só marcar. no sábadão eu levo lá pra ele
me passa o fone e o endereço dele no meu e-mail
joaofriedmann@vivax.com.br.
obs me confirme isso té na sexta feira de manhã, pois a internet em casa bichou e talvez os caras nao tenham arrumado até la´....
leomichetti
28/11/2006, 12:28
uhaeuaee,meu niva tmb é tortinho pra direita...mas olhando bem resolvi acreditar que estava torto só o parachoque,hehehehe....
E esse bura que vocês tao negociando é um original com furo pra GNV é isso??
Bom,eu nao vou me meter nessa negociação nao,mas se alguem tiver um weber ou um solex pode falar comigo!!!hehehe
Eu tb resolvi achar que é problema de calibragem do pneu, ou minha vista que anda cansada....
Gustavo Niva
28/11/2006, 12:53
No meu eu comparo o bagageiro com uma viga do teto da garagem... depois de observar algumas vezes notei que meu predio balanca, quando estaciono de frente ele está torto pra esquerda (e faz até parecer que é o niva que é torto pra direita), e de ré ocorre o contrário... malditos engenheiros q projetaram esse prédio...
Agora sério, pq os nivas são assim? É esse lance de quando o motorista entra ele ficar reto? Pq nunca observei isso...
leomichetti
28/11/2006, 15:22
HAHAHA...realmente eu já tinha visto em alguns nivas, mas eu tinha esperança de o meu não ficar assim, tentei nem ficar olhando muito pra não ver...mas sou muito detalhista e acabei tendo que ver a verdade, rsrsr....ninguém nunca me soube explicar...já ouvi absurdos tentando explicar, mas não dá pra acreditar !!!
Será que vou ter que ligar pra Rússia e pedir explicação !?!?
shuther4x4
28/11/2006, 20:29
No meu eu comparo o bagageiro com uma viga do teto da garagem... depois de observar algumas vezes notei que meu predio balanca, quando estaciono de frente ele está torto pra esquerda (e faz até parecer que é o niva que é torto pra direita), e de ré ocorre o contrário... malditos engenheiros q projetaram esse prédio...
KKKKKKKKK!!!!
Essa foi ótima!!!
Deve ter sido o mesmo engenheiro que projetou minha garagem!!!!