Ver Versão Completa : Fusíveis
E ae pessoal, notei ontem que tá faltando um fusível daqueles q ficam perto da bateria de um vitarinha... e um deles está soldado... alguém sabe se isso pode estar atrapalhando alguma coisa?
segue a foto em anexo...
Obrigado
Júlio Câmara
13/11/2006, 11:06
Trata-se dos maxi fusíveis de sua viatura. São usados para proteger consumidores de grande corrente, como eletroventilador e ignição/injeção além de servirem como proteção a alimentação da caixa de fusíveis interna - agem como se fosse uma "proteção geral".
Um maxi fúsível soldado é indicativo de um serviço altamente condenável. Uma solda pode conduzir uma corrente muito maior que o estabelecido pelo fusível original, de forma que em caso de curto-circuito ou sobrecarga, todo a fiação elérica estará comprometida, com série risco de incêndio.
Nesse caso o correto é substituir o maxi fusível por um novo. Ele é diferente do padrão, mas é utilizado em outros veículos importados (a Hilux usa igual, pode tentar em autorizada Toyota). Uma dica mais barata: faça o seguinte, retire o maxi fusível e leve numa loja auto elétrica. Não diga de que carro é, apenas diga que você trabalha em uma oficina e que pediram para vc comprar não sabe de que carro é.
Não sei se vcs enfrentam esse tipo de problema, mas quando diga (dizia, porque agora não digo mais) que uma determinada peça é para Vitara, recebo um "não tem" sem nem olharem para a peça (que muitas vezes tem similar) ou então tentam me cobrar 3 vezes o que a peça vale. Por isso agora uso essa estratégia.
Se não achar em lugar nenhum, substitua por maxi fusível convencional de mesma amperagem (peça por maxi fusível). Peça a uma eletricista para adaptar o conector do fusível (qualquer eletricista cerca frango faz, pois é bem simples) e passe a usar o Maxi comum que custa uns 4 reais.
Grato,
Jeanilson
13/11/2006, 20:16
...Não sei se vcs enfrentam esse tipo de problema, mas quando diga (dizia, porque agora não digo mais) que uma determinada peça é para Vitara, recebo um "não tem" sem nem olharem para a peça (que muitas vezes tem similar) ou então tentam me cobrar 3 vezes o que a peça vale. Por isso agora uso essa estratégia...
Isso é verdade, já aconteceu comigo. :evil:
Quando precisei trocar a lâmpada do farol do meu Vitara, perguntei em uma auto-elétrica e recebi um "não trabalhamos com importados" de imediato. Só depois que disse que o modelo da lâmpada era o H4 é que disse que tinha em estoque. :putz:
Depois essas lojas fecham e ficam culpando o governo...
[]'s desabafando em tópico alheio. :mrgreen:
Isso é verdade, já aconteceu comigo. :evil:
Quando precisei trocar a lâmpada do farol do meu Vitara, perguntei em uma auto-elétrica e recebi um "não trabalhamos com importados" de imediato. Só depois que disse que o modelo da lâmpada era o H4 é que disse que tinha em estoque. :putz:
Depois essas lojas fecham e ficam culpando o governo...
[]'s desabafando em tópico alheio. :mrgreen:
Olha estes fuziveis encontrei facil aqui na minha cidade,na auto eletrica que fui eles chamam de fuzivel japonês,e não precisam de nenhuma adaptação.
Custaram em torno de R$20,00 cada um.
E tem outra coisa em caso de curto pode ir para o saco o alternador.não use nunca estes fuziveis estanhados.Sã como um disjuntor tem que desarmar,no caso romper em caso de curto.
na eletrica Ipiranga, na rua jacuí quase em frente ao restaurante Delles tem desses fusivel... compra novo logo e tira essa gambiarra soldadada dae.. antes que vc comece a ver fumacinha subindo debaixo do painel..hehehh
T+
na eletrica Ipiranga, na rua jacuí quase em frente ao restaurante Delles tem desses fusivel... compra novo logo e tira essa gambiarra soldadada dae.. antes que vc comece a ver fumacinha subindo debaixo do painel..hehehh
T+
opa...
fica aih a dica pra quem tem o mesmo problema!
valeu galera pelas respostas... mais já troquei de viatura!! hehehe... este tópico tem bastante tempo...