Conectar

Ver Versão Completa : "bombar" A L200



josiasmaia
12/11/2006, 11:15
pessoal desculpe pq ja tem muitos topicos sobre isso. mas o que eu estou atras eu nao axei...
é o seguinte, pesquisando aqui mesmo no forum vi que pra essas l200 2001 agente mexe na bomba injetora e na pressao do turbo...
alguem pode me dizer como abrir essa bomba??tem alguma foto de onde ela fica e onde é que eu "abro" ela???a minha tem akeles velhos 87cv e é morta, antigamente eu tinha um troller...q diferença...to querendo dexar pelo menos proximo do troller... trocando o escapamento tb melhora o desempenho correto??é notavel essa melhora???obrigado

Dieselboy
12/11/2006, 15:02
Josias

Quanto ao escapamento - Acredito que para obter ganhos significativos de rendimento só mesmo partindo para um projeto mais elaborado como redimensionamento do coletor. O simples fato de ligar um cano direto eliminando o silencioso trará pouco ou nenhum resultado expressivo a não ser o incremento de alguns decibéis extras, que na minha opinião se não correspondem à expectativa de um apelo "esportivo" ao menos melhora e muito o ruído do motor que torna-se bem similar ao de um pequeno caminhão. :dance: :dance:

Fiz isto em uma das F-1000, por este motivo fiz o comentário acima, é claro que pela teoria o simples fato de eliminar curvas e cotovelos do escapamento já deveria surtir algum resultado, porém o que se observa na prática são alterações inexpressivas.

Desconheço as particularidades ou os "macetes" dos motores da Mitsubishi, porém pelo pouco conhecimento que tenho acerca dos mesmos (baseado na leitura dos tópicos deste fórum) creio que para modificar esta mecânica você deve ater-se ao bom senso sobretudo no que tange ao limite do motor. Inúmeros são os relatos de proprietários que mencionam aquecimento excessivo entre outros problemas, segundo os post´s devido ao nível de "preparo" realizado pela montadora sobre o motor ou ainda pela subdimensionamento de alguns ítens do conjunto, contudo também há muitos relatos que afirmam que o conjunto mais resistente da L-200 é justamente o que você tem em suas mãos, ou seja a versão original de 87 CV.

Como mencionei acima estou apenas "repetindo" o que li, portanto cabe a você obter o maior número de informações possíveis, avaliar aquilo que atende às suas expectativas, analisar o custo/benefício das mesmas para somente a seguir buscar com cautela mão-de-obra especializada para realizar as modificações necessárias.

josiasmaia
12/11/2006, 15:40
obrigado dieselboy pela resposta realmente dexar o cano direto sem silencioso fica muito massa o som... de um caminhaozin.... hehehehe os trollers q o diga....
realmente eu to interessado em abrir a bomba injetora... vou fazer um passeio com familiares daki uns 20 dias pelas praias aqui do rn... e queria deixa-la com mais potencia... vou procurar saber de como abrir essa bomba...
mas só o barulho do caminhazin ja vale a pena ne nao??
vlw

freitasjr
12/11/2006, 17:43
obrigado dieselboy pela resposta realmente dexar o cano direto sem silencioso fica muito massa o som... de um caminhaozin.... hehehehe os trollers q o diga....
realmente eu to interessado em abrir a bomba injetora... vou fazer um passeio com familiares daki uns 20 dias pelas praias aqui do rn... e queria deixa-la com mais potencia... vou procurar saber de como abrir essa bomba...
mas só o barulho do caminhazin ja vale a pena ne nao??
vlw

Josias, vejo que vc é daqui de Natal, portanto se queres "abrir" um pouco a bomba injetora e aumentar a pressão do turbo, vai lá na oficina do Jô que fica em Disept Rosado e fala lá com o "Lito" e manda ele fazer o mesmo serviço que fez na minha Pajero Sport.

Esse serviço tem que ser feito com uma certa cautela(sem exageros) procurando a medida certa do aumento do débito da bomba injetora e do aumento da pressão do turbo(combinação mistura ar-combustível); p/ que não diminua a vida útil nem do motor nem da turbina. Se encontrar o ponto ideal o carro nem fica fumaçando muito e como resultado um aumento geral na performance, e o bom é que pode ser revertido sem problemas depois caso se queira.

Quanto ao escapamento, acho ilusão essa história de mudar escapamento e aumentar a potência do carro. Fui nessa história uma vez e só me arrependi.
Quando eu tinha uma TR4 retirei quase tudo, catalisador, intermediário, final, etc e substituiu por um cano(escape) de maior diâmetro e NÃO senti nada de diferença de performance. O que mudou foi o barulho, ficando parecido com barulho de carro velho com cano de escape furado, horrível... além disso, toda vida que se apertava mais no acelerador esticando mais a marcha, quando se parava o carro no sinal, estando com os vidros abertos, sentia-se o cheiro "podre" de combustível queimado devido a ausência do catalisador. Mesmo depois colocando um abafador especial p/ diminuir o barulho de carro velho, não adiantou muito.

Como disse o Dieselboy, p/ se obter ganhos expressivos de performance com a retirada/mudança do escapamento deve ter outros itens do carro modificados além de apenas a troca de um cano por um mais grosso e acredito deveria ser feito desde o início do escape, o coletor, pois caso contrário vai ter apenas barulho velho e se retirar o catalizador então(a minha TR4 era a gasolina), não vai aguentar o cheiro.

Um abraço, Francisco de Freitas...

Homero
12/11/2006, 19:43
Em um motor diesel só se consrgue mais potencia se aumentar a quantidade de combustível injetada .Se ja foi aumentado e está fumaçando muito , ai se mudar escape ,ou pressão de turbo por exemplo ,...nada acontece , a menos que se aumente mais o debito da bomba.

Edintruder
12/11/2006, 20:55
Completando o que o Homero postou, o escape mais livre ajuda sim, porém só surte efeito se o sistema de alimentação for melhorado, pois o original é projetado para evitar as restrições seguindo o dimensionamento original da admissão e injeção. Se mexer em turbina e injeção, daí sim tem um ganho ao trocar o escapamento.

dalmolin
13/11/2006, 06:59
Gente , eu abri a bomba da 250 e fico um venenino , conforme tu baixa o

acelerador a bixa levanta. Eu ainda num tinha visto o video da rasch com a

250 de 370 cv . Porco dio , vai se f#$%¨, aquilo lah nem dah tempo de

trocah as marcha. Mas deve i po pau logo , eu to com medo desse meu ,

imagina aquela "coisa" lah. Isso ai eh coisinha prah quando o cara tah beeem

calçado de $$$$ , se estorah tbm FDS :dance: :dance: :dance:

josiasmaia
13/11/2006, 19:22
[QUOTE=freitasjr;309740]Josias, vejo que vc é daqui de Natal, portanto se queres "abrir" um pouco a bomba injetora e aumentar a pressão do turbo, vai lá na oficina do Jô que fica em Disept Rosado e fala lá com o "Lito" e manda ele fazer o mesmo serviço que fez na minha Pajero Sport."

freitasjr, vc pagou quanto por esse serviço lá em jó??sei onde fica ja fiz um serviço lá... foi rapido pra abrir a bomba???o resultado
falando com amigos aki de natal, me disseram que "boy" que trabalhou em paulo cuscuz faz esse serviço tb!!q q vc axa??
vlw
OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS

freitasjr
14/11/2006, 19:05
freitasjr, vc pagou quanto por esse serviço lá em jó??sei onde fica ja fiz um serviço lá... foi rapido pra abrir a bomba???o resultado
falando com amigos aki de natal, me disseram que "boy" que trabalhou em paulo cuscuz faz esse serviço tb!!q q vc axa??
vlw OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS


Olá Josias, só o serviço de abrir a bomba é rápido, porém lembre-se que deve-se tb aumentar a pressão do turbo, p/ permitir uma maior massa de ar e melhorar o resultado, além de evitar excesso de fumaça preta. Mas essas 2 modificações devem ser feitas sem exageros.

Quanto aos resultados, ficou muito bom, dar p/ se sentir uma melhora no desempenho beemm significativa.

E quanto ao Boy, conheço sim ele, já fiz serviço lá; e como estamos dando nomes aos "Bois"(em relação aos mecânicos), cada um é melhor p/ um determinado tipo de serviço, e como vc perguntou qual recomendo p/ este em específico e preço, vou responder o resto da Msg em MP p/ vc Ok.

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

josiasmaia
15/11/2006, 12:16
ok! vo mandar fazer esses serviços que vai ter o carnatal aki e vou viajar pelas praias ai... tem q mexer no carro ne...
obrigado

Bianor
15/11/2006, 12:38
Pessoal eu fui recentemente a um bombista "autorizado bosch" e ele me explicou por a+b que esse negocio de mexer no parafuso de regulagem da bomba, como eu fiz, não deve ser feito por que vai ocasionar um desequilibrio no sistema e que deveria ser feito por ele que entende do assunto e tem recursos para aferir as modificações feitas, me deu até um orçamento R$180 para fazer o serviço. Outra coisa é que dependendo do estado de carbonização do motor é melhor proceder uma limpeza quimica do sistema antes de mexer na bomba, pois esta tambem é limpa no processo.
Voltando a L200 a Mit já tirou muito leite desta pedra será que ainda tem alguma margem para tirar mais ?
Sds

Dieselboy
15/11/2006, 14:42
Pessoal eu fui recentemente a um bombista "autorizado bosch" e ele me explicou por a+b que esse negocio de mexer no parafuso de regulagem da bomba, como eu fiz, não deve ser feito por que vai ocasionar um desequilibrio no sistema e que deveria ser feito por ele que entende do assunto e tem recursos para aferir as modificações feitas
Concordo em parte, pois há um certo limite de abertura da bomba que a LDA consegue compensar sem que isto acarrete problemas ao motor, é claro que desde que o proprietário "fução" não cometa exageros. Aliás há um tópico aqui no fórum sobre a preparação de motores Sprint (que aborda inclusive o MWM 2.8TDI) no qual o pessoal da Rasch Motoren informa que a S-10 Sprint vem de fábrica com uma regulagem pobre na mistura ar/combustível (visando se adequar às normas de emissão de poluentes) e que uma abertura na bomba traria um incremento satisfatório em termos de desempenho.:dance: :dance:

"... me deu até um orçamento R$180 para fazer o serviço..."
KCT, não gosto de pôr preço no serviço alheio, mas 180 pilas para abrir a bomba, está bem "salgado" esse preço hein? No entanto, se a limpeza estiver incluída neste orçamento poderia até pensar no caso :pensativo:

"... a Mit já tirou muito leite desta pedra será que ainda tem alguma margem para tirar mais?..."
Deveria diminuir o nível de preparo para preservar o motor e melhorar o consumo exagerado da L-200. Só para comparar uma S-10 Sprint na cidade faz algo em torno de 10 a 11 km/L enquanto uma L-200 algo entre 7 e 8 km/L. Acho que é muuuuuita diferença em termos de consumo para motores equivalentes.

dalmolin
15/11/2006, 16:03
180 conto :stop: :parede: :parede: :parede: :parede: parece bobo , pega

o bombista e vai com ele , vc dirigindo manda ele abri meia volta , anda +

um poco , so num gostah para e abre + . Ele soh vai leva uma alicate.

dalmolin
15/11/2006, 16:32
A bomba da minha 250 foi regulada na maquina , mas foi soh de frescura

porque o bombista mexeu no parafuso da marcha lenta , que regula o diesel

da marcha lenta ateh +- 300g de turbo ( 1º estagio) e no parafuso que todo

mundo abre , o do 2º estagio . Segundo ele vc abrindo o do 2º estagio

aumenta tbm o voluma do 1º , mesmo sem vc mexer. naum tem otra

regulagem pra faze. Soh talvez tirah pressão da mola da lda. Quando eles

começam falar em carbonização , limpeza do sistema ,tu tah fudido, vaum te

comer uns 500 conto.

Edintruder
15/11/2006, 20:20
Para ganhar 180,00, tem gente que é capaz de invertar verdadeiras mentiras! Tem como aumentar a pressão do diesel também, porém só em bancada para manter uma boa calibração. Pode ter certeza que o bombista vai te tomar os 180,00 e te entrega a caminhonete em 5 minutos andando quase o dobro do que anda e tu nem vais lembrar dos 180,00!!! Porém vale lembrar que tem muito bombista com décadas de mercado que fazem o mesmo serviço até de graça só para ganhar o cliente no dia que realmente precisar mexer na bomba.

josiasmaia
16/11/2006, 10:19
é no inicio eu tava pensando em descobrir qual era esse parafuso que agente mexe pra abrir a bomba, agora ja estou achando melhor levar no mecanico mermo, pq pelo que me parece é bem complicado esse negoço, pode acabar o motor se passar do ponto ai é fod...
é isso ai espero que melhore o desempenho do carro e nao aumente muito o consumo...
alias alguem pode me dizer quantos km/l ela faria?? agora ela ta fazendo7,5km/l....dps vai fazer o q 6,5???
vlw
abraço a todos

dalmolin
16/11/2006, 12:24
Josias , vai quere o q cuma L-200 . :parede: :parede:

Rapah isso ai eh q nem toyota band , num anda nem se tu jogah de um predio :parede: :parede: :parede:

josiasmaia
16/11/2006, 12:53
hehehehehe daomolin ai é mermo viu!!!
eu tinha um troller e agora com a L200... q diferença...o troller vc pisava ia na hora, a l200 é meio"lerda" por isso vo abrir a bomba e dá pressao no turbo...
vlw

freitasjr
18/11/2006, 02:05
é no inicio eu tava pensando em descobrir qual era esse parafuso que agente mexe pra abrir a bomba, agora ja estou achando melhor levar no mecanico mermo, pq pelo que me parece é bem complicado esse negoço, pode acabar o motor se passar do ponto ai é fod...


Josias, esta questão do parafuso p/ regular facilmente a bomba injetora parece que só tem na Frontier e Ranger, nos demais carros a diesel, é um pouco mais trabalhoso. Na minha Pajero por exemplo não tem esse parafuso(teve-se que retirar o intercoleer p/ ter acesso a regulagem da bomba) e o mecânico levou em torno de uns 45 minutos p/ fazer o acerto bomba injetora/turbina.



é isso ai espero que melhore o desempenho do carro e nao aumente muito o consumo...
alias alguem pode me dizer quantos km/l ela faria?? agora ela ta fazendo7,5km/l....dps vai fazer o q 6,5???
vlw abraço a todos


Geralmente o consumo permanece inalterado, a minha Pajero fazia 8 km/L na cidade com o ar ligado e depois da modificação, continuou a fazer os mesmo 8 km/L. Agora é evidente que por o carro ficar com melhor desempenho se vc apertar muito no acelerador(andando mais rápido do que antes, empolgado pela nova potência), consumirá mais combustível é claro.

Abraços, Francisco de Freitas...

jlguimarães
25/12/2006, 16:12
E ai galeara Feliz Natal!!!
Acabei de fazer o motor da minha "L" será há algum problema almentar bomba e turbo antes de amaciar o motor?(ainda nem andei).

Edintruder
25/12/2006, 18:08
Feliz Natal!
Não tem problema nenhum, porém evita elevar o rpm além da faixa de torque nos primeiros 1000km para garantir um bom assentamento dos anéis.

jlguimarães
28/12/2006, 17:54
Feliz Natal!
Não tem problema nenhum, porém evita elevar o rpm além da faixa de torque nos primeiros 1000km para garantir um bom assentamento dos anéis.

valeu pela dica um abraço.