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Ver Versão Completa : direção hidraulica



dudâo
11/11/2006, 23:04
Caros colegas tenho um cj5 61 e resolvi colocar direção9 hidrauli do opala nele, mais a forma que adaptei não ficou das melheres, gostari que se possivel, auguem que tenha feito e tenha dadoserto, podesse me dar uma ideia de como faze atraveiz de fotos do sistema instalado. Desde já grato pela ajuda.:razz:

José Augusto
11/11/2006, 23:47
dudâo, qual é o problema?
Ela não está funcionando?
É a posição da caixa, como foi fixada no local?
São as barras de direção?
O seu motor é original?
Seja mais específico, Ok.
As vezes não é necessário mudar muita coisa, tem fotos?

dudâo
12/11/2006, 20:17
caro camarada, a caixa de direçaõ foi instalada na frente do jeep, abaixo da lanterna esquerda, ficando assim aparente, mais tudo bem, que realmente não ficol bom foi a fixação da bomba hidraulica junto ao motor original BF161 , e com a disposiçaõ das barras de direção , se possivel puder me ajudar gostaria de informações de uma forma que tenha dado certo com fotos do sistema para que assim eu possa verificar onde foi que errei e otimizar o sistema. desde ja agradecido pela ajuda. As fotos do meu7 sistema infelismewnte não tenho poius estou sem camera digital. fico anssioso por uma solução.

dudâo
12/11/2006, 20:18
caro camarada, a caixa de direçaõ foi instalada na frente do jeep, abaixo da lanterna esquerda, ficando assim aparente, mais tudo bem, que realmente não ficol bom foi a fixação da bomba hidraulica junto ao motor original BF161 , e com a disposiçaõ das barras de direção , se possivel puder me ajudar gostaria de informações de uma forma que tenha dado certo com fotos do sistema para que assim eu possa verificar onde foi que errei e otimizar o sistema. desde ja agradecido pela ajuda. As fotos do meu7 sistema infelismewnte não tenho poius estou sem camera digital. fico anssioso por uma solução.

José Augusto
13/11/2006, 00:08
Dudâo, quanto ao posicionamento da bomba as minhas não são referência, tanto no jeep quanto na rural, as bombas hidráulicas pertencem ao conjunto que é original do motor escolhido. Mas já adianto que não existe "mistério", o importante é o reservátorio ficar mais alto que a bomba e a posição desta bomba propiciar que a correia não patine.

Quanto ao sistema de barras, esse é o mesmo tanto no jeep quanto na Rural, é um padrão.
Presumo que a caixa de direção esteja bem fixada na longarina esquerda, e que ao ser acionada não deforme ou movimente esta longarina.
Do pitmam da caixa de direção deve sair uma barra pouco inclinada que vai para um terminal duplo no munhão direito, esse terminal duplo tem um olhal fixo no munhão e o segundo recebe a barra que vem do pitmam, da ponta roscada saí outra barra (horizontal) que liga esse munhão do lado direito ao munhão do lado esquerdo por meio de um terminal roscado simples.
Essa barra horizontal é usada para ajuste da convergência.
O importante é a rigidez dessas barras, que não devem ser flexíveis, quanto mais rígidas melhor.
Dê uma pesquisada aqui no forum, existe muita coisa sobre esse assunto.
Amanhã posto uma foto do sistema de barras do CJ.

José Augusto
13/11/2006, 21:41
Segue algumas fotos do sistema de barras.

José Augusto
13/11/2006, 21:43
fotos dos terminais junto aos munhões.

Heleno
14/11/2006, 23:35
Amigos, sou apaixonado por CJ, meu Pai comprou um em 1980 zerim e temos ele ate hoje, ele nunca deixou eu modificar o bixim então eu comprei um 1979 pra mim a 2 anos e desde então ele esta no meu estaleiro em coma. rsrsrs Estou terminando a reforma dele e gostaria de por a DH do opala, mas não quero usar a caixa fora do cofre do motor. Bom, estou bolando uma forma de usar o sistema com a caixa dentro do cofre, e seria assim:

- Uma barra de direção do S10, D20, D10 ou similar....
- Um braço ocilante no lado direito do chassi
- Caixa de direção opala no lado esquerdo do chassi
- Braços ligando a barra de direção aos munhões

Obs: A caixa ficaria atras da longarina onde fica o radiador e fixa na longarina esquerda do chassi, a barra de direção ficara logo abaixo da longarina que sustenta o radiador.

Até ai esta tudo ok, só que a caixa do opala giraria pro lado diferente, ex: giro o volante pra direita e o pitman iria pra esquerda. Então eu tenho que mudar o curso do pitman, pensei em mudar a rosca sem fim ou abrir a caixa e inverter a rosca da propria dh do opala, alguma coisa nesse sentido. É ai o que preciso da ajuda de vc's. Que faço??? Alguém já fez tal proesa? Bigadão!

leopoldo
15/11/2006, 01:23
remova o pitman e coloque ele a 180º de como estava e estará resolvido este seu problema

m.vinicius
15/11/2006, 06:00
ou então usa o sistema de barras dos mais antigos, daqueles que tem o pino central, meu amigo colocou no dele e ficou legal, só condenei porque tem mais um ponto de folga, vou pedir a ele para tirar as fotos e te posto. mas até lá o sistema é aquele tem duas barrinhas menores que se encontram na travessa em baixo do radiador e usa as conexões da barra por castenhas.

m.vinicius
15/11/2006, 07:09
vale lembrar que a solução do MESTRE leopoldo é bem mais rápida e prática

Heleno
16/11/2006, 20:12
Leopoldo, realmente eu preciso por o pitman em 180º apartir do ponto original do opala, mas o sentido fica invertido, se eu giro o volante pra direita e pitman vai pra esquerda, eu pensei em trocar a rosca sem fim da caixa por uma que tenha o curso contrario, mas eu nao sei que rosca devo usar, conheço um jeep que tem esse sistema e o dono dele nao sabe como foi feito essa modificação na caixa. vou tirar umas fotos do sistema pra postar aqui pra vc verem e poderem me ajudar....

leopoldo
16/11/2006, 20:46
Então eu tenho que mudar o curso do pitman, pensei em mudar a rosca sem fim ou abrir a caixa e inverter a rosca da propria dh do opala, alguma coisa nesse sentido. É ai o que preciso da ajuda de vc's. Que faço???


:stop:


O seu problema não é justamente este? vira a direção para um lado e o pneu vira para o outro? è o que vc disse !

É só montar o pitman 180º que ele vira pro lado certo !

esquece de mexer dentro da caixa ! não é assim que se faz e nem dá para mudar "coisas" lá dentro