Conectar

Ver Versão Completa : Motor OHC, quase 9km/l



Ricardo Bruggmann Muhle
10/03/2004, 00:05
Pessoal, como possuo um Jeep CJ-5 ano 1977 4 canecos, 4 marchas, e sendo este o único carro da "família"até pouco tempo atrás, todas modificações que fiz sempre objetivaram a econômia de combustível, sem é claro deixar o incremento de potência de lado.
A primeira coisa que digo, se você é interessado assim como eu, em economizar "castrol" , se você possui um motor Georgia OHC ou um BF, uma das primeiras coisas a se fazer, que não é caro e que dá um bom resultado é rebaixar o cabeçote. No meu foi 1mm, que pelas minhas contas fez a taxa de compressão ir dos originais 7,8:1 para algo como 8,5:1. Daria pra baixar mais? Com certeza. Até 2mm, mas decidi só por um, para deixar uma reserva "estratégica".
Rebaixo de cabeçote nestes motores consediro como algo totalmente necessário, pois a gasolina da década de 60/70 tinha uma octanagem menor que a atual, além do que em termos de esforço para o motor acredito não fazer nem cócegas por eles serem robustos.
Com o cabeçote desmontado, aproveitei e dei uma lixada nos dutos de admissão e escape.
Passo seguinte, foi a troca de carburador, nada de gambiarra. Peguei e coloquei o do Maverick 4 cilindros de dois estágios, ou seja não foi necessário fazer uma flange para adaptação. Aproveitei e dei uma lixada na admissão.
Foi instalado ignição eletrônica original do "Maverra", para poder usar uma bobina de maior voltagem, das vermelinhas (nacional mesmo).
Instalei cabos de 8mm pois estes cabos pretinhos que tem para vender por ai são o c...do cachorro.
Por fim foi instalada um módulo de faiscamento múltiplo (MSD), do modelo mais baratinho.
Todas estas mudanças não foram feitas de uma única vez. Foram feitas separadamente, justamente para ter idéia do quanto foi investido e o resultado (economia) que deram.
Em uma viagem de Florianópolis a Porto Alegre, quem conhece sabe que o trecho é relativamente plano, de 475 km. O "desgraçado" fez média de 8,75 Km/l , isso a velocidade média de 71 km/h. Para um jeep com pneu fronteira e diferencial uma relação mais longa que 44/9
(no momento não lembro, qual a que instalei) acredito estar bom.
Favor, se alguém tiver mais uma sugestão, ou comentário, favor enviar, agradecido.
Nota: instalei os cabos de 8mm e MSD em uma Variant (a das antigas, 1975) e na estrada ela faz frouxo 13 Km/l, antes para passar de 11 era foda.

Hélio
10/03/2004, 08:28
Ola a todos!!!! :D

Grande Ricardo!!! :D

Estou perseguindo economia de combustivel a algum tempo mas tá dificil :cry: .
No CJ5 eu tbm tenho o OHC 4 cil, com carburador Solex 34seie corpo duplo. Na cidade tá fazendo 4,5 km/l e na estrada 8 km/l :roll: .
Bem, muitas coisas que vc fez eu teria que fazer no meu motor, como rebaixar cabeçote, trocar cabos de vela (ainda são os pretinhos!!! :oops: ), etc.

Mas diga, qual das alterações que vc fez, onde deu um bom resultado?

[]'s economicos

Ricardo Bruggmann Muhle
10/03/2004, 10:41
Amigo Hélio,
Todas contribuiram para se chegar a este consumo. Rebaixo do cabeçote, como já disse, considero de primeira necessidade, Sentirás que o motor fica mais potente, foi uma das que mais trouxe resultados.
Quanto aos cabos de vela, não creio que tragam grandes benefícios se estiveres usando distribuição c/ platinado e por conseqüencia aquelas bobinas "xexelentas" de 12.000 V (as prateadas, geralmente). Estes cabos merecem uma bobina de 30.000 V (as vermelinhas), e quanto a distribuição, se encontrares a original transistorizada, ai sim é o bicho, pois é só colocar no lugar, prender a caixinha do módulo e tá feito!! Atenção, não coloque bobinas vermelhas c/ distribuidor de platinado, pois o coitado não dura uma semana.
Quando fiz isso lembro que não gastei muito, e é claro tem toda a vantagem de mandar o platinado para o espaço, convenhamos, platinado é um saco.
Não vejo a hora de ter grana pra poder montar um jogo de rodas com pneus mais leves, pois os fronteira recapados sobre carcaças de 608, são um verdadeiro chumbo, e um grande vilão para a economia de "castrol". Fronteira só para trilhas.

No mais é isso Hélio, qualquer coisa volte a entrar em contacto. Abraço

Marcos ET
10/03/2004, 16:44
Ricardo, tou indo pelo mesmo caminho, mas tou usando o GM151 a álcool (que, acho, vai usar gasolálcool daki a pouco :twisted: )

concordo com as alterações que vc fez (eu tirei 1,5mm do kbçote), e ainda acrescento um detalhe:

A usinagem do câmbio e t-case dos CJs nao sao lá o "top" de tecnologia, muito da força que o motor produz é perdido nas engrenagens, por isso jeep nao é lá muito bom em economia...

Pra "melhorar" isso (se é que é possivel melhorar consumo de jeep taaanto assim) tou colocando Molicote (bissulfeto de molibidênio) na t-case, diferenciais e câmbio (o meu é três marchas), para ver se diminue o atrito.

Ainda nao comprei o MSD "mais baratinho" mas tou a procura. e vou colocar Molicote no motor tbem, tudo em nome da tal economia de combustível...

Uso pneus mais estreitos e altos, 750x16 (mas tou pensando em trocar por 700x16), para alongar a relação e nao prender tanto o jeep no chão... e, FINALMENTE O MAIS IMPORTANTE (pra mim), tou colocando um vacuômetro (ou econômetro, cada um chama de um nome diferente) pra ficar de olho enquanto ando na cidade (acho que vou providenciar uma tampa pra colocar nele e ir para as trilhas)

Estas modificações só fazem sentido pq uso o jeep (CJ3A) pra andar na cidade tbem, como carro do dia a dia...

Ah! instala um desborbulhador (pode ser do Corcel mesmo) entre a bomba de combustível e o carburador, com retorno para o tanque, assim nao corre o risco de "derramar" muita gasolina pela guela do bixo...

sds economicas! :)

Hélio
10/03/2004, 16:59
Ah! instala um desborbulhador (pode ser do Corcel mesmo) entre a bomba de combustível e o carburador, com retorno para o tanque, assim nao corre o risco de "derramar" muita gasolina pela guela do bixo...

Ola a todos!!! :D

Marcos da uma iluminada :lol: , explica ai o que este desborbulhador :?:

[]'s burbulhantes

Marcos ET
10/03/2004, 17:19
Ola a todos!!! :D

Marcos da uma iluminada :lol: , explica ai o que este desborbulhador :?:

[]'s burbulhantes

Hélio, o desborbulhador é um copinho super simples, com três tubinhos, um no alto, um no meio e um embaixo...

a gasolina entra pelo tubo no meio e lota o copinho, o combustível sai sem bolhas (daí o nome) para o carburador e pelo tubinho de cima saem as bolhas que vem da bomba, junto com um pouco de gasolina... quando o jeep tá em marcha lenta, por exemplo, vai menos gasolina pro carburador, tem horas que a agulha (que dura mais usando o desborbulhador) nem consegue segurar o fluxo de gasolina pela pressao da bomba de combustível... messa hora, o desborbulhador "sente" o aumento de pressao e libera gasolina de volta pro tanque... assim, diminue pressao no carburador....

se vc passar numa autopeças e ver o bixim, vai entender na hora, é super fácil!

falow!

Hélio
10/03/2004, 19:23
Ola a Todos!!! :D

Vc's podem avaliar o quanto de potência pode ser acrescentado ao motor com o rebaixamento do cabeçote :?:


[]'s curiosos :roll:

leopoldo
10/03/2004, 22:11
Só cuidado com o rebaixamento, pois em dias quentes vocês poderão ser presenteados com o efeito de detonação e pré-ignição.

BABAU para os pisões e aneis.

Aí, tem de usar a gasolina Podium e terão de adiantar o ponto.

Quer ter um jeep um pouco mais econômico na estrada.....põe 2 carburadores de corpo duplo com coletor próprio.

Quer ter um jeep um pouco mais econômico na cidade....um corpo duplo já ajuda bastante.

marcus
11/03/2004, 13:24
Fiquei alucinado em saber que seu CJ está fazendo 9km/L com o motor OHC de 4 cilindros, identico ao meu. O que significa rebaixar o cabeçote e quanto você gastou para obter este resultado? Estou precisando de economia com urgência, pois o meu está fazendo menos de 5 na cidade e eu não preciso de tanta força.


Valeu pela dica.

leopoldo
11/03/2004, 19:34
Boa noite moçada,

Estou vendo essa discussão e está me preocupando algo na mistura de conceitos:

Não é o rebaixamento de cabeçote que faz o carro ficar mais econômico, mas sim o casamento carburador-motor, regulagem-ponto-sistema de ignição.

O rebaixamento aumenta a potência do motor. Só.

Os demais retrabalhos como polimento, podem melhorar ou até piorar o consumo em baixas mas geralmente melhora o consumo em alta.

As velas de melhor qualidade com 2 ou até 4 pontos de faísca com ignições transistorizadas de maior potência melhoram o consumo em geral especialmente em altas.

O desbolhador é ótimo para evitar o afogamento do motor e cosequente perda de combustível DEPOIS que o motor esta quente e é desligado - alguns chamam de percolação.
Só que o tanque tem de ter linha de retorno. O jeep até se eu não me engano 81 não tem.

Quanto ao diâmetro do pneu.....quanto maior, mais longa é a relação, mas, se o jeep roda muito na cidade, a tendência é aumentar o consumo.
Na estrada, porém quanto maior, em media, menor o consumo.

Então, para todas essas situações, tem um ponto de equilíbrio.

O jeep que for muito bom de estrada é ruim em cidade e vice versa.

Fica a questão:

Quantos km ou horas/ano são rodados em cidade e quantos em fora de estrada para justificar muitas modificações?

A avaliação pertence a cada um e depende da verba que voces tem para gastar.

Ricardo Bruggmann Muhle
12/03/2004, 14:10
Grande Leopoldo,
quanto ao esquema de ter problemas com pré-ignição, é claro que o ponto de ignição terá de sofrer uma leve alteração.
Tanques com retorno, acredito já terem equipado os Jeep´s antes, pois o meu é 77 e possui o retorno (bom, agora vai saber se esse tanque é o original...hehehe)
Sobre utilização de gasolina podium, não creio ser necessário e nem recomendável, tem octanas pra cacete. Essa gasolina só presta para taxas de compresão acima de 10:1.
Um bom exemplo, de que motores antigos precisam de um upgrade na taxa de compressão, é o exemplo da Kombi 1600. Faz tempo que esse motor está em produção, e se observarem ele sofreu um aumento na compressão no próprio fabricante, pois a gasolina das década de 60/70 tinha 73 octanas ( a amarela) e 82 (a azul), hoje a normal tem por volta de 90 e uns trocados.
Leopoldo, poderias dar uma exlpanada sobre utilização de dois carburadores?
Pessoal, esqueci de dizer antes, mais uma modificação que fiz, também visando o consumo. Coloquei uma ventoinha elétrica, pois ventoinha direta é um ladrão de potência, além de ter seu funcionamento totalmente desnecessário na estrada, onde a troca de calor já é mais que suficiente devido a velocidade de deslocamento do "bólido".

Hélio, quanto a avaliar o aumento de potência, nada mais certo que colocar o motor em um dinamômetro e medir, ou colocar a jipoca em um dinamômetro de rolo. Mais se for pra especular, ai não precisa nada disso...hehehe.

No mais era isso, grande abraço.

leopoldo
12/03/2004, 16:53
É pra turma lembrar antes de começar a desmontar no sabado e descobrir que não dá pra fazer isso ou aquilo e ficar emburrado no fim de semana sem jeep.

Quanto a gasolina.....cada um deve saber quanto de taxa tem seu motor depois de rebaixado né.

MAs é isso mesmo, se abusarem da taxa, vai ter detonação e aí vai ter que usar ou alccol ou podium e adiantar a faisca de qualquer jeito.

Esperem os dias quentes, bem quentes.

Daqui a pouco, é melhor colocar só alcool.

Quanto ao carburador....

Mande fazer um coletor em inox e coloque 2 carburadores de corpo duplo.

Mas, isso é para jeep em estrada e em medias para altas. Tem que ficar ainda mais econômico.

Mas na cidade, deve piorar.

É aquele caso, não dá pra para satisfazer gregos e troianos ao mesmo tempo.

AH! quer saber ? põe logo um kit de injeção!

Ricardo Bruggmann Muhle
12/03/2004, 19:55
Kit de injeção!?!?!?!
Ai fica sem graça pô!!!!

Esse negócio de dois carburadores, fizeste no teu Jeep, ou é o de algum conhecido? Coletor de inox deve sair bem caro, não? Para falar a verdade não entendi a física da "coisa", por que com dois "carbura" ficaria mais economico em alta?

Aqui vai uma diga pra quem por acaso for fazer um coletor de admissão para seu Jeep. Quanto maior a distância entre o ponto de mistura ar-gasolina e o cilindro, maior é o torque em baixas rotações. Esse "esquema" li em um livro de preparação de motores gringo. Vale uma comprovação.

Mais uma coisinha...melhor que instalar desborbulhador e coisarada, é colocar uma bomba elétrica de combustível, tá certo que não é tão barato assim, mas fica uma beleza, sem variações de pressão que há nas bombas mecânicas. Já tive uma instalada no meu Jeep, pena que foi pro pau, mas logo colocarei outra. Além é claro da possibilidade que ela te da de colocar uma chave liga-desliga bem escondida, funcionando como uma "trava anti-furto".

Abraço pessoal.

leopoldo
12/03/2004, 21:50
Oi Ricardo,

É o seguinte:

Imagine que o diametro do carburador do jeep fosse de uma caneta bic.

Muito fino né, mas se a rotação do motor pudesse ser muito baixa, teoricamente até poderia funcionar. Muito bom em baixíssimas RPM, mas se acelerar, o motor morre.

Agora imagine o diâmetro de uma panela, aí não haveria restrição á velocidade máxima do motor, não é?(esquecendo outras limitações, lógico). Mas também não haveria vazão de ar suficiente para formar a depressão do venturi.

Agora mudemos um pouco, ponha no diâmetro que já existe.

Bom, você pode notar que está entre os 2 extremos. Tem um ponto ótimo para as velocidades medias esperadas, consumo medio de ar esperado e assim, calcula-se o diâmetro do venturi, das válvulas, das vazões, e do consumo medio.

Então, pode-se esperar que o jeep funcione com uma certa eficiência dentro de uma faixa de velocidade. Para menos consome muito, para mais, estrangula.

Assim, para velocidades médias bem maiores(estradas), será mais eficiente com um venturi um pouco maior. Mas fica muito chupão, é aí que entra o corpo duplo.......tenta-se ser mais eficiente nas baixas e altas.

O ideal seria um venturi variável, com avanço de comando variável, com um empobrecimento de mistura em altas. Mas isso sera muito caro. Muito provávelmente a indústria chegou ao consenso que não vale a pena o custo desta implantação num mero jeep.

Bom, agora com 2 de corpo duplo, bem dimensionados, diminui as perdas pelo caminho até o cilindro, um pouquinho a mais de eficiência, menor o consumo, mas é só um pouco a mais de eficiência, mas é mais um pouco.

Só que se você esgoelar o motor com o pé no fundo, volta a ser um beberrão. Só que deverá andar muito bem.

Tudo depende do seu uso, mais até de quanto quer gastar.

Se o seu jeep é usado para puxar arado no sítio, provávelmente diminuindo o venturi fique mais econômico, ma se voce gosta de rodar a 110-120 km/h ou mais, o carburador original começa a ficar estrangulado, perde eficiência, e pode chegar perto da barreira da estagnação.

Entendeu o conceito?

Só precisa ficar claro que para cada regulagem tem um ponto de utilização ótimo, ond o consumo é o menor possível. Isso vale para qualquer mecanismo.

Ricardo Bruggmann Muhle
12/03/2004, 22:24
Valeu Leopoldo, deu pra pegar.

tavio_g
20/10/2005, 00:36
Pessoal, colocar um carburador duplo melhora a economia!?
tenho um simples no meu. ele anda bem, não dá falta, mas acho que pooderia ser mais economico.. tá fazendo quase 8 na estrada... a uma média de 80...
sera que to pedindo demais!?
mas pelo que sei qdo se coloca um corpo duplo ele ganha alguns hps. verdade!?

chapolin colorado
20/10/2005, 13:34
Para mim todas as modificações são importantes para a melhoria do consumo.
O aumento da taxa ( dá pra trabalhar até 9,5:1 numa boa sem perigo de detonação, melhora o rendimento do motor, isto quer dizer mais economia e potencia.
A ignição eletronica tambem é importante pois uma faisca mais potente melhora o início da combustão e uma taxa maior exige uma faisca mais potente.
O carburador de corpo-duplo tambem melhora o rendimento do motor, pois consegue melhorar a razão estequiométrica em qualquer faixa de rotação e carga do motor.
Quanto a dois carburadores não vejo vantagem nenhuma pois para acertar a razão estequiométrica (difusores, gicles, etc ) é necessário no mínimo um bom dinamometo e equipamentos de análise de consumo, fluxo de ar nos dutos de admissão, etc, alem de ser extremamente difícil.A fabrica já fez isso quando passou a utilizar o carb. de corpo-duplo é só achar um e instalar.
Porque não foi utilizado no Jeep, ora a razão é simples: o custo de um carb. corpo duplo é alto em comparação com o de corpo simples.

p.peleje
20/10/2005, 18:57
Só vejo a galera falando em rebaixar cabeçote, porém ñ vejo ninguém se preocupar com o sistema de arrefecimento depois de rebaixar o cabeçote. Sem falar na pré-detonação que o Leopoldo já disse.

Agora vou deixar uma pergunta: qto se gasta pra fazer tudo isso?
Rebaixar cabeçote, carburador duplo, kit de ignição eletrônica, preparação de cabeçote, coletor de escape preparado.

[]s

Peleje

ronairy
21/10/2005, 15:53
Bom, no meu jeep com motor ford 3000 6 cilindros faz 7,5 na estrada e 5,5 na cidade.

Itens:
Roda aro 15
Pneus 31"
Relação 9x44
Carburador original willys
Ignição eletronica
Cabo de vela pretinho mesmo

Saibam que desde que conheci o Leopoldo (forum JCB) estou a procura dessa economia, lembrando que o meu jeep todo original fazia 3,5 chorando... Sabe qual era o problema ? O pé. :parede:


[]´s (satisfeito com o resultado e com o pé cortado pela metade)

Sukys
22/10/2005, 01:09
O aumento da taxa ( dá pra trabalhar até 9,5:1 numa boa sem perigo de detonação

Por causa da nossa gasolina álcoolizada sou favorável ao aumento de taxa em motores antigos, mas 9,5:1 é coisa prá coçar a cabeça.
Embora robustos, taxa deste naipe pode comprometer a durabilidade de motores que não foram feitos prá tanto, e o fato de não ouvir o ruido característico da detonação não significa, necessáriamente, que não esteja ocorrendo.


Quanto a dois carburadores não vejo vantagem nenhuma pois para acertar a razão estequiométrica (difusores, gicles, etc ) é necessário no mínimo um bom dinamometo e equipamentos de análise de consumo, fluxo de ar nos dutos de admissão, etc, alem de ser extremamente difícil.

Prá adaptar dupla carburação - ainda mais em jipe - não é preciso tudo isso não, basta um equalizador e alguma experiência em dupla carburação, coisa que qualquer BOM mecânico com experiência em Fusca consegue fazer numa boa.

Abraços,

jeep4x4podre
23/10/2005, 18:09
Pessoal,
Na busca frenética para otimizar o consumo do jeep, fiz algumas trocas e coloquei outras coisas. Não tive outra escolha pois coloquei um seis canecos a álcool de opala e a criança não pode ver um barzinho que logo vai querendo invadir. Como eu não entendo muito de mecânica não vou conseguir fazer uma análise técnica das transformações, pode ser até que eu tenha feito alguma ou outra besteira, mas acho que a busca para o consumo ideal ainda está longe de ser alcançada. Coloquei uma bobina Mallory e troquei os cabos de vela pelos MSD. Coloquei ainda GNV. Troquei o carburador Solex H34 por um 3E (acho que o último que saiu para os Opala - se estiver errado, por favor, me corrijam). Achei interessante esse negócio de módulo de faiscamento múltiplo do modelo mais baratinho da MSD, será que é um negócio muito caro para os motores de opala 6 bocas ??? Qual o modelo que você comprou, Ricardo ? Os motores movidos a cana possuem uma taxa de compressão maior do que os motores movidos à gasosa, será que existe a possibilidade de se rebaixar o cabeçote, sem danificar a usina de força ?
Ouvi dizer que foi desenvolvido por um professor universitário uma engenhoca que torna os motores alcoolizados econômicos, ainda com uma melhora de desempenho. Tudo o que queremos ! O invento foi chamado de motor a álcool pré-vaporizado. Vou ver se consigo entrar em contato com os inventores ou quem os representa, para ver se existe alguma coisa no mercado ou se realmente houve a continuação deste projeto. Parece bem interessante, se alguém já ouviu falar ou melhor, se conhece uma pessoa que testou efetivamente esse invento, seria bacana. Bom, acho que é isso. Um abraço a todos, qualquer notícia com relação ao invento eu falo por aqui.

rodrigo
cj-5 1965 - jeep podre (a lataria do lado direito está quase sendo arrancada, espero que não leve a porta)

Jorge Dias Martins
09/08/2007, 00:20
Leopoldo,
suas pontuacoes estao otimas, gostaria apenas de informar que o 81/81 ja tem retorno no tanque.

abracos,

Jorge

Gustavo de Olliveira
10/08/2007, 08:27
oi Jorge , cuidado pra não assustar o Leopoldo pois se vc reparar a ultima resposta dada ao tópico foi em 2005 rs rs . Mas foi bom pq reviveu o assunto , tenho o OHC , na verdade joguei um OHC fora ( não valia mais a pena ) e comprei outro que já utiliza retentor na saída do virabrequim , este mandei retificar e aproveitei prá colocar pistões a alcóol , o cabeçote a gososa também possui aquecimento , já tinha o carbura de corpo duplo H34 , as velas são motorcraft originais e os cabos são bosch , uso platinado e vela bosch ( de baixa ) . o bicho ficou muito ... muito bom , na pista com relação 8/43, pneus cross 31 ", andando a 80 , no alcóol puro tá fazendo 6 km/l .
Agora o jipe esta passando por uma reforma , mas logo farei outras up's nele , vem porai a ignição, msd , bobina de alta, cabos 8 mm , ventoinha eletrica e relação 9/44. Se fizer 7 , 7/5 na pista com alcóol tá mais que bom , o alcóol aqui tá 0,87 centavos e ainda posso comprar de funcionários da usina a 70 centavos o litro , Sempre faço a conta da gasolina ,(...) um jipe a gasolina prá empatar com o meu tem que fazer mais ou menos 14 Km/L ( gasosa a 2,18 )
Um Abraço , contente com o alcóol .

Cedric
12/08/2007, 15:24
Boa noite moçada,

Estou vendo essa discussão e está me preocupando algo na mistura de conceitos:

Não é o rebaixamento de cabeçote que faz o carro ficar mais econômico, mas sim o casamento carburador-motor, regulagem-ponto-sistema de ignição.

O rebaixamento aumenta a potência do motor. Só.

.............

O rebaixamento aumenta a taxa de compressão do motor, e desde que a mistura ar-combustível não entre em pre-ignição, proporciona um aumento na eficiência térmica do cíclo Otto.

Alias o impacto do menor valor calorífico do alcóol em comparação com a gasolina é atenuado - mas não totalmente zerado - aumentando-se a taxa de compressão do motor à alcóol. Esse último é mais eficiente, sobre o enfôque termodinâmico, do que o motor à gasolina.

diramos
12/08/2007, 16:37
Jipeiros desse mundo de meu Deus!!!!

Li este tópico hoje, de cabo a rabo, sobre economia de combustível em CJ5.
Nele conheci termos como : valor calorífico, pré-ignição, octanas,
dinamômetro, bólido, desborbulhador, bissulfeto de molibidênio,
percolação, etc...
Nossa!!! Nunca imaginei que uma simples viagem no meu velho e querido Chico, um CJ5 - 1960 - OHC 6 Cilindros, envolvia tanta ciência, arquitetura
e arte.
Prá mim, andar nele, era só a feliz sensação de manejar o câmbio seco,
sentir o cheiro de gasosa crua do escapamento, o volante pesado, a suspensão de "carroça" ...
E, é claro, a emoção do beijo molhado da co-piloto, como coração na mão, em cada curva ...
Meu jipe tá saindo da reforma. Em breve estará na estrada novamente.
Mas prometo prestar mais atenção nesses detalhes mecânicos.
Quem sabe eu aprenda um dia. Heheheh...
Abraço a todos. E FELIZ DIA DOS PAIS.