PDA

Ver Versão Completa : Jeep Willys CJ5 - Hefestos



Marcelo
09/03/2004, 20:51
Pessoal,

Antes mesmo de fechar negócio com meu CJ já tinha batizado ele de Hefestos (deus do fogo na mitologia grega) por causa da sua cor amarela. E como gosto de mitologia, o nome caiu como uma luva. :P

Mas a história não acaba ai; estava colocando a manta asfáltica no assoalho do jeep quando, por um descuido, um feltro que tínhamos colocado começou a incendiar. :? Controlamos o fogo rápido. Nada de grave fora o susto. :shock: Dai não teve como mudar de nome, pois até no fogo o bicho se vira. :P :P

Bom... chega de papo e vamos ao que interessa:

Willys Overland CJ-5 1967
:arrow: Motor 6cc - BF-161
:arrow: Cabos de vela de poliuretano com pontas de silicone
:arrow: Filtro de ar seco, da Pampa
:arrow: Desborbulhador
:arrow: Câmbio 4 marchas e reduzida originais
:arrow: Diferencial Dana 44 43x8
:arrow: Roda livre AVM
:arrow: Suspensão original SPUA
:arrow: Direção de Maverick
:arrow: Amortecedor de direção D-20
:arrow: Freios a tambor nas 4 rodas
:arrow: Rodas Mangels aro 15"
:arrow: Pneus BF Goodrich 33" MudTerrain
:arrow: Body-Lift 2" - coxim de Opala
:arrow: Bancos em courvin do Kadett
:arrow: Cinto de 3-pontas retrátil
:arrow: Santo-Antônio
:arrow: Estribo
:arrow: Suporte galão-estepe
:arrow: Pontos de ancoragem dianteiro e traseiro
:arrow: Dois faróis de milha de 50W
:arrow: Capota conversível Trevo
:arrow: Protetor de pára-brisa

Marcelo
09/03/2004, 20:54
Minha estréia na terra: 2º Passeio de Inverno do Clube São Paulo de Off-Road. :P 8) :P 8)

Marcelo
09/03/2004, 21:00
Algumas das trilhas...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/16389f829802a4bf56030c3e346f2f5d.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/ce7a68193e9d2ebb26f3b767dc4e1cb0.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/15cc0bbf1795d52cc49b0e65550b37c0.jpg

Minha preferida:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/639bb24d3c7d68958eb6fe703478fa17.jpg

Eduardo Velo
09/03/2004, 22:49
Fala Marcelão , conheço essa trilha heim ...
Vai uma foto da trilha das águas , não aguentaram esperar o concerto do câmbio do CJ do Marcelo e puxaram o CJ na mão ...
Perdi contato com essa galera de Polvilho , pessoal gente boa ...

[]s e parabéns pelo jipão ...

Marcelo
10/03/2004, 08:34
Fala Edu!!! Certinho?

Costumava encontrar o Vander (o cara que mexeu no meu câmbio na trilha) lá no Ibira. Apesar que ultimamente ele está meio sumido. :roll:

O pessoal é gente boa. :lol:
Aquela trilha foi legal!! 8) 8) Apesar do problema no câmbio, depois fizemos a trilha tranquilamente!! O engraçado foi que o pessoal conseguiu tirar o jeep do Junior no braço! :P

Obrigado pelos elogios!! :P
[s] agradecidos,

RegisCandeia
10/03/2004, 12:43
:arrow: Desborbulhador

Desculpa a ignorância, mas que diabos é um desborbulhador???

Marcelo
10/03/2004, 15:02
Olá Regis,

Desborbulhador é um recipiente pequeno (aproximadamente 200 ml) com 3 entradas localizado acima do nível do carburador. Numa das entradas (a do meio) vem a mangueira da bomba de gasolina, na de baixo, está a saída para o carburador e na de cima, uma de retorno para o tanque.

Sua função é evitar engasgadas em subidas íngremes e erosões em que o jeep fica inclinado. :lol: Evita o excesso, porque retorna para o tanque :lol: e aumenta sensivelmente a vida útil da bomba de combustível. :lol:

Se der uma pesquisada você encontra mais artigos sobre ele. :wink:

[s] explicados,

RegisCandeia
13/03/2004, 09:54
Obrigado pela explicação!
Isso certamente evitaria um banho de gasolina que levei na cara uma vez que o jipe ficou "sentado" olhando pro céu depois de uma subida um pouco exagerada... :)

Marcelo
14/06/2004, 13:47
Pessoal,

Atualizações na viatura!!!! 8) :P 8) :P

:arrow: Cilindro-mestre + hidrovácuo - Vectra GSI
:arrow: Pedaleiras suspensas do Opala
:arrow: Freio a disco dianteiro - MDS
:arrow: Alternador 90A - Tempra

Agora os motoristas da frente não precisam ficar preocupados. :P :P

Futuras upgrades:
:arrow: Gaiola
:arrow: PX

[s] atualizados,

Marcelo
07/08/2004, 22:58
Salva Galera,

As atualizações previstas foram concluídas:

:arrow: Gaiola
:arrow: PX Cobra 19 DXII plus
:arrow: Antena Maria-mole

Se agora o jeep ficar de cabeça-para-baixo, já posso pedir ajuda no PX!!! 8) :D

[s] atualizados e comunicativos,

_Guil_Zeca_
23/01/2005, 21:14
Fala Marcelão , conheço essa trilha heim ...
Vai uma foto da trilha das águas , não aguentaram esperar o concerto do câmbio do CJ do Marcelo e puxaram o CJ na mão ...
Perdi contato com essa galera de Polvilho , pessoal gente boa ...

[]s e parabéns pelo jipão ...

Até que enfim algum de nós aparecemos! O jipe da foto é do meu pai e eu sou o zequinha dele... Ontem fizemos a trilha das pontes e foi mtu loka! Lembra do Jr? Aquele maluco com um CJ laranjinha... pois então. fomos o nosso jipe, o dele e um niva do irmão dele. E como todo zequinha fica desesperado por mais aventura após uma trilha, estou falando aqui com vc para tentar marcar alguma trilha dahora... quem sabe a do telégrafo?? sempre quis fazê-la mas nunca tive uma boa turma preparada para executá-la... por isso estou aqui!! hahahaha qualquer coisa me responda ou mande um email... flw e abraços!

Marcelo
26/01/2005, 08:32
Grande Zequinha,

Vocês foram lá na Trilha das Pontes? Tava boa? :P :P
Nem me fala em trilha que já faz um tempão que não faço nada, nem de zeca. :( :( :( E ainda vai demorar um pouco, depois que o jeep sair do mecânico tenho que correr atrás de amortecedores, pneus, rodas e... acho que só (no momento :roll: ).

Mas Telégrafo ainda está muito longe, pelo menos para mim. :? Minha viatura tem muito o que melhorar pra colocar lá. :? :?

Mas uma trilha pelas redondezas não faltará. :lol:
[s]

Marcelo
06/02/2005, 20:56
Pessoal,

Novas atualizações na viatura:

:arrow: Roda Magels Direcional 15x10"
:arrow: Pára-choque dianteiro
:arrow: Troca da ultima travessa
:arrow: Pára-choque traseiro
:arrow: Feixe de Molas da Toyota :mrgreen:

As rodas eu troquei por uma mais adequada para os pneus que são 33x12,5. A roda antiga era 15x8 e deixava o pneu mais "forçado". Além dessa roda ter o off-set mais negativo deixa o pneu mais correto com a roda, e o risco de destalonar diminui também. Inclusive, estou vendendo as rodas 15x8 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7834)

Ainda falta escolher um bom amortecedor para o conjunto, por enquanto mantive os originais, mas antes de cair pra trilha preciso trocá-los.

Seguem fotos das atualizações. :wink: :wink: :P :P
[s]

Marcelo
06/02/2005, 21:07
Mais fotos... :P :P :P

Eduardo Chaves
06/02/2005, 21:33
Marcelo,

Os upgrades estão na medida certa, inclusive, pelas fotos, percebe-se a lateral dos pneus judiadas por causa da tala 8"... hehehe...

Mas parece que o Hefestos está passando mal com tudo isso, pelo menos é o que mostra a foto P2050009.JPG...

[]'s e parabéns pela viatura...

Marcelo
06/02/2005, 21:51
Mas parece que o Hefestos está passando mal com tudo isso, pelo menos é o que mostra a foto P2050009.JPG...
Hehehe...

Ele deu uma gorfada lá, né?!? :lol: :lol: :lol:
Quando coloquei a foto sabia que alguém ia falar disso, até pensei em tirar no Photoshop, mas fiquei com preguiça... :oops: :oops:

Aquilo lá é sintoma de barro no sistema de aferrecimento + muito tempo sem andar. Tenho umas coisinhas pra fazer nele amanhã e vou aproveitar e trocar a água.

Obrigado pelo elogios. :P :P :P
[s]

Fábio Pacheco
09/02/2005, 00:10
Marcelo
Gostaria de saber sobre a suspensão de toyota, que esta colocando, em que melhora....e como faria para adaptar...
e qto as rodas tala 8 e tala 10, poderia me explicar em que as rodas tala 10 seriam melhores, pois ja tive depoimento de pessoas que disseram o contrario, de que os pneus destalonariam com tala 10 e não aconteceria se colocasse tala 8, me explique como funciona isto...com tala 10 ficaria mais pesado..forçaria mais o sistema de direçao...eu pretenderia usar tala 10 com pneus 35x12,5

Marcelo
09/02/2005, 10:58
Olá Fabio,

Vamos por partes...

1. Feixes da Toyota
Comprei na Molas FF, aqui em SP, o kit que eles vendem justamente para adaptação no CJ5. Porém esse kit foi desenvolvido para que os jumelos dos feixes dianteiros fiquem à frente do feixe, e não atrás como original do CJ5. :? :? Os jumelos na frente tem inúmeros contras que me obrigaram a modificar um pouco o kit, pois se colocar os jumelos + suportes que vem no kit a traseira do feixe ficará estupidamente mais alta que a dianteira. :cry:
Sendo assim, tive que confeccionar novos suportes para a dianteira, trocar os jumelos que vem no kit (de D-40) pelos da Toyota e instalá-los como original no Willys, ou seja, com buchas no chassis. Outra coisa importante: como os feixes da Toyota são um pouco mais compridos, as buchas para fixação ficaram mais para trás, então resolvi não furar o chassi e sim fazer um pequeno suporte para a bucha e soldar a bucha abaixo do chassi, evitando assim de fazer um furo cavalar no chassi. :wink: :wink:

2. Mão-de-obra
Praticamente nehum moleiro encara essa adaptação e se encarar não vai se dar ao trabalho de estudar o que é melhor pro seu jeep, vai instalar os feixes e pronto, com jumelos pra frente etc. :? Além de que o cara pode não ter cuidado na hora de arrancar os suportes originais, e assim, afinar o chassi. :? :evil: O mecânico que fez a adaptação é um conhecido meu que trabalha muito bem e já fez alguns excelentes trabalhos em jipes conhecidos aqui do fórum. Porém, como todo cara que trabalha bem, ele não é o mais barato, mas sei que o serviço dele é garantido e ele trata como se o jeep fosse dele. Se você tiver tempo, experiência, e, principalmente, ferramenta adequada, dá pra encarar o serviço. 8) Mas tenha certeza que você pode terminá-lo, porque uma vez sacada as molas o jeep só volta andar depois de colocadas. :roll:
Como ele já passou por todas as experiências montando meu jeep, talvez ele consiga fazer um preço mais baixo pra você. :roll: :P

3. Rodas 15x10
Eu tinha antes rodas 15x8 nos BF 33x12,5". Só por isso dá pra perceber que tem uma diferença de 4,5" do pneu pra roda e isso prejudica o pneu em vários fatores:
:arrow: Como o pneu fica mais forçado pra dentro as laterais ficam mais "abaoladas" e rígidas, fragilizando a estrutura do pneu, deixando suscetível a rasgos numa pedra, galho etc. :?
:arrow: Quando abaixo a calibragem pras trilhas o pneu fica mais solto e, com já está forçado, mais fácil de destalonar. :?
:arrow: As rodas 15x8 tem um off-set de -22, contra -44 das 15x10. Isso fez com que eu aposentasse os pequenos alargadores que tinha nas rodas trazeiras e permitiu que aproveitasse todo o esterçamento da caixa de direção sem que as rodas raspassem nos feixes. :) Depois que coloquei os feixes da Toyota fiquei com um giro de esterção ridículo, pois as molas são bem mais largas que do Willys, raspando nos pneus com mais facilidade. Arrisco dizer que com os feixes da Toyota é proibitivo off-sets menores que -44. :roll: :wink:
A direção ficou um pouco mais pesada, mas não sei se foi pelo aumento de peso das rodas, ou pelo fato do pneu ter mais área de contato, pois os "ombros" dos pneus, que antes estavam curvados, agora estão com mais contato com o chão. Quanto as tala 8" ou 10". tem um tópico mais detalhado sobre isso. :wink:

Acho que é isso, qualquer dúvida, é só falar. :wink: :wink: 8)

[s]

_Guil_Zeca_
09/02/2005, 15:47
Fala Marcelo!! num consegui t mandar um email entaum eu escrevo aqui msm... vc deve tá lembrado do Jr do jipe laranja, pois então eu so zequinha do jipe do meu pai e conhecemos mtu bem o vander q consertou seu jipão. estamos pensando em fazer a trilha q fica ao lado da trilha das pontes ou então a Verde 2 e 3 q fica em Cotia. ainda não escolhemos mas vai ser nesse domingo dia 13, e se vc estiver interessado me mande um email blz?
flw abraços!!

Marcelo
09/02/2005, 17:39
Grande Guil,

De você eu não lembro muito bem, mas do seu pai, o Junior, eu lembro sim!! :P :P
Olha... estou muuuuito afim de fazer uma trilha, nem que seja de zeca, mas o problema é que estou de plantão e não posso ficar inacessível. :evil: :evil: Vou ter que recusar o convite (acho que esse é o 12o. que recuso :roll: :evil: ). :cry: :cry:

Depois conta como foi. :wink:
Ah... manda um abraço pro seu pai. :wink: :wink:

[s]

Ronaldo B.
18/02/2005, 11:41
E aí Marcelo.... tudo bem ??

Eu só tinha visto a adaptação dos feixes no início, não tinha visto como ficou depois de pronto.... ficou 10, hein !!! Gostei dos parachoques...ficaram muito bons também e a pintura dos paralamas ..... show de bola!!

Agora, falando sobre os feixes de mola.... já percebeu a diferença entre os originais e os da Band ???? O que você achou ???

Parabéns pela viatura....

[]´s

Marcelo
18/02/2005, 22:03
Grande Ronaldo!! Belezinha? 8)

Realmente os pára-choques ficaram bem legais, são mais resistentes que o próprio chassi! :shock: E olha que eu não era muito favorável à pára-choque traseiro, mas esse ficou beeem legal. :D

Quanto à suspensão com molas de Toyota ainda não está completa, preciso trocar o amortecedores, os meus estão meios cansados. Mas já dá pra perceber que a diferença é boa. O jeep ficou macio e estável ao mesmo tempo, a suspensão tem uma boa articulação mas é firme, não fica balançando. :wink: :wink:

Obrigado pelos elogios!! O Hefesto agradece!! :P :P

[s]

_Guil_Zeca_
06/03/2005, 00:49
Fla Marceloo!! Olha eu de novo aqui te fazendo um convite pruma trilha do kct!! \o/ seguinte: Tamo pensando em fazer a trilha das pontes à noite no próximo sábado dia 12 e parar lá no meio pra fazer um churrasquinho (q nem da última vez hehe) e acampar por lá msm... daí domingo de manhã a gente acorda e faz outra pela região c der... qualquer coisa só me dá um toque.. e num vai achando q a gente é louco naum! :D já fizemos essa trilha duas vezes e estamos mtu bem equipados (guincho, pneu, COMIDA) então é isso... vê c vai dessa vez hein!
flww!! abraços!!

Marcelo
06/03/2005, 17:29
Grande,

Puxa, vai ser bem bacana! :P Churrasco, acampamento, legal! Mas, pra variar, vou ter que recusar de novo... vou estar de plantão. :evil: :evil: :evil: :cry:

E pelo jeito, vou ficar nessa vida pelo menos até o meio do ano. :cry: :cry:

De qualquer forma, valeu pelo convite. :wink: Se, por acaso, mudar meus planos, eu aviso a galera. :wink:

[s] e boa trilha/acampamento/churrasco pro'cês,

Marcelo
20/03/2005, 22:08
Galera,

Novo painel do Hefestos!!!

Antes... :? :?

Marcelo
20/03/2005, 22:16
Depois...

Com Sinaleira, Temperatura da Água, Marcador de Combustível, Pressão do Óleo, Vacuômetro e Voltímetro :P :P :P da Cronomac.

Os copinhos foram da Wiltec comprados no Gama 4x4. São de metal.
A base, de metal também, arrebitada na própria travessa da gaiola.

Depois de muito pesquisar, ver zilhões de fotos e painéis e estudar a melhor forma, cheguei nessa conclusão. Ainda falta ligar algumas luzes da sinaleira, mas isso é de menos. :wink:

[s] marcados,

ramiro_eli
21/03/2005, 11:25
Marcelo,
Bem interessante o novo painel!
Só uma dica: faça uma capa impermeável p/ os relóginhos, pois quando vc mandar lavar a viatura depois de uma trilha, os caras entram c/ o jato de água dentro do carro e os instrumentos não são preparados p/ isso.
Uma manta de PVC c/ um velcro já resolve. :wink:

ps: E as trilhas?!?!

Marcelo
21/03/2005, 17:00
Grande Ramiro,

Obrigado!!! :P

Pensei nisso, mas nas últimas vezes que mandei lavar, já falei pra não lavarem por dentro senão fica aquela aguaceira só. :?
Prefiro terminar o serviço com um pano úmido e não ter nada danificado, até porque os caras do posto não são nada cuidadosos, :evil: mas ainda assim é uma boa idéia. :idea: Tipo uma capa de plástico pra por e tirar na hora, né? :wink: :idea: :roll:

Quanto as trilhas... ainda ando devagar. :cry: :cry: Ainda tô naquela correria de viagem/plantão, então até o meio de ano vou ficar nessa. :cry: Até porque o Hefestos ainda não tá bala, preciso providenciar os amortecedores (acredita que ainda não troquei :oops: :oops: ) e trocar os pneus antes que eu acabe com eles. :roll:

Mas quem sabe num rola eu de zeca numa dessas... :roll: :lol:

[s]

Marcelo
19/06/2005, 19:46
Pessoal,

Viatura de calçados novos!!! :P :P :P

Mandei meus antigos e slicks BFs 33" para a 3K Pneus. No começo estava na dúvida entre os Mariscos e o New Frederico, mas depois de pesquisar, pensar e conversar sobre qual colocar, optei pelos New Fred mesmo (valeu Ramiro! :wink: ).

No começo estava com um pouco de receio pelo estado das carcaças, mas foram aceitas. Ótimo trabalho da 3K com um belo atendimento e serviço!! :P :D

Os New Fred em baixa velocidade o jeep trepida um pouco, mas nada de absurdo, mas isso até uns 20 Km/h, depois para. Ainda não fiz trilhas com eles pra dar meu parecer no barro, mas com o que o pessoal comenta, deve ser o bicho.

Outra atualização que a viatura ganhou foram os amortecedores: 4 Turbogás Cofap da Ranger <= 97, traseiro. :P

Seguem umas fotinhas dos pneus:

KINHO
19/06/2005, 21:59
Marcelo,

muito bonito seu jipe, parabens!!!

Estou mexendo no meu, e estou na duvida se coloco este feixe da band, como vc colocou, eu pergunto: Compensa fazer este investimento? Vc teve que alongar o chassis? Ao instalar esta mola, vc teve que fazer alguma adaptação no eixo dianteiro (suporte que fixa a lamina no eixo dianteiro), pois o feixe da band é mais largo que o original e penso eu que pode complicar na instalação; se possivel coloque uma foto.
Outra duvida, eu tenho roda 15x10 e pneu 33 (não instalados), como vc tem esta mesma configuração, os pneus vão ficar muito para fora da lataria? Comprei um alargador de paralamas de fibra de 8cm e já estou me arrependendo pois acho que os pneus não vão sair tanto assim.
Se puder me ajudar fico muito agradecido.

Marcelo
19/06/2005, 22:22
Grande Kinho,

Obrigado pelos elogios!!! :P :P O Hefestos agradece! :P

Na minha opinião, esse investimento de troca de feixes vale sim, os feixes são mais robustos, flexiveis e macios. Mas tem que ser feito por gente que conhece mesmo, senão pode não sair como esperado. :?

Não foi necessário alongar o chassis, só reposicionar os suportes das molas. O suporte que fixa o feixe no eixo é o mesmo da Toyota, que é bem parecido com a do Willys, a diferença são as dimensões, mas é tranqüilo. 8) 8)

Nas mensagens anteriores do tópico do meu jeep, tem mais detalhes dessa instalação, inclusive algumas fotos. Dá uma lida e se tiver alguma dúvida me avisa. :wink: :wink:

Com as rodas 15x10 os pneus saem bem pra fora, algo entre 5cm no mínimo. Mas se os alargadores tem 8cm, acho que não terá problemas. :wink:

Qualquer dúvida, estamos ae. :P 8)
[s]

ramiro_eli
20/06/2005, 10:35
Parabens Marcelo!!!!
Agora sim! O Hefestos ficou animal c/ esses Kichutes!!!

Quando vamos fazer uma trilha de reinauguração?!?!? :wink:

Ronaldo B.
19/07/2005, 16:56
E aí Marcelo, blz ???

Faz tempo que não vejo o seu jeep, da última vez que eu ví ainda estava colocando as molas e nem ví pronto, só nas fotos... agora com esses pneus ficou show de bola, e o painel também não tinha visto ainda, muito legal também !!!

Já testou a nova configuração molas/amortecedores/pneus na trilha ??? Deve ter ficado animal.

Que diferença você percebeu na prática com a instalação dos Turbogás da Cofap ??

[]´s e mais uma vez parabéns pelos upgrades !!!

Marcelo
19/07/2005, 21:41
Grande Ronaldo,

Obrigado pelos parabéns!! O Hefesto agradece. :palmas: :palmas:

Aquelas ultimas vezes que nos vimos no Ibira estava com o jipe, deveria ter me falado e você conferias as upgrades in loco. :wink: :wink:

Infelizmente ainda não consegui testar a nova configuração, mas deve ter ficado boa. Imagina se eu não estou na fissura. :evil: :evil: :twisted:

Eu instalei os Turbogás por dois motivos básicos: com a nova suspensão o curso aumentou, os amortecedores iriam dar fim-de-curso, :wink: e os antigos que estavam lá eram apenas enfeites. Estavam completamente sem ação. :evil: No asfalto, ele ficou mais firme e macio ao mesmo tempo, não fica parecendo uma gangorra, mas como os antigos eram inuteis não tenho parâmetro, mas por ser turbogás tem grande vantagens sobre o original. :dance: :concordo: :wink:

[s]

Ronaldo B.
20/07/2005, 14:24
Marcelo,

Da próxima vez que você estiver com ele no Ibira vou querer dar uma olhada sim.

Logo vou ter que trocar os amortecedores, já estou pensando na hipotese de colocar da cofap, troquei as molas agora e ficou bem mais alto, acabei colocando as originais mesmo.

Os próximos passos são o freio à disco traseiro e a direção hidráulica, mas ainda não sei quando.

[]´s

Marcelo
20/07/2005, 20:44
Ronaldo,

Eu acho que vale a pena colocar os Cofaps sim. Sei que são mais caros (L$ 150 o par), mas são de dupla ação e a gás, não a óleo. O que deixa a respota mais rápida. :wink: :wink:

Eu também estou pensando na direção hidráulica, virar aqueles 33" 3K New Frederico no braço não está sendo fácil. :roll: :roll:

[s]

Ronaldo B.
21/07/2005, 10:16
Marcelo,

Eu estava com pneus 255x70x16 e direção mecânica do Santana e não estava pesada, troquei esses pneus por 33"x12,5"x15" e mesmo assim continuou razoavelmete leve, mas assim que for possível vou trocar a mecânica pela hidraulica do Santana mesmo, como a caixa mecância e a hidraulica tem o mesmo tamanho e formato, fica fácil fazer a troca, é só instalar a bomba, as magueiras e substituir a caixa, não sendo necessária nenhuma adaptação a não ser o suporte da bomba. Pela foto acima parece que a direção que vc está usando é a do Maverick, certo ?? Qual sistema você está pensando em colocar ??

[]´s

Marcelo
21/07/2005, 14:01
Ronaldo,

Isso mesmo, a caixa é do Maverick. No asfalto só fica ruim pra manobrar, mas na trilha, quando os pneus estão com uma pressão mais baixa, fica complicado. Haja arroz e feijão. :putz: :putz: :roll:

Ainda não estou completamente decidido, preciso ler inteiramente aquele tópico da direção de VW que tem aqui no fórum, mas 95% de chances de ser o sistema igual ao seu. :wink: :P

[s]

Ronaldo B.
21/07/2005, 14:16
Marcelo,

Vamos fechar um pacote com o nosso amigo prá fazer as duas de uma só vez... quem sabe ele faz um desconto.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu já tirei minha ficha no caixa e agora estou esperando na fila a minha vez prá poder encostar e fazer a troca, mas tá difícil......... :putz: :putz: :putz:

Se eu conseguir fazer a troca antes de você se decidir, quando estiver pronta você faz um test drive com o meu CJ prá ver o que você acha.

[]´s

Marcelo
21/07/2005, 18:29
Ronaldo,

Na verdade nem precisa de fazer de uma vez só, é só avisar que vou fazer também que ele já dá um desconto. :wink: :wink:
A minha ficha já tirei faz tempo, é a número 42.187. :putz: :putz: :cry: :cry:

[s]

ArthurC
14/09/2005, 23:25
Grande Marcelo, parabens pelo jeepao!

Vamos lá, quanto saiu os novos kichutes? Eu tenho um jogo de BF Mud 33" também e estou pensando em fazer o memo que você, recapar com o New Fred. Ja testou ele na trilha?

[]s!

Marcelo
15/09/2005, 11:06
Grande Arthur,

Obrigado pelos parabéns!!

Os kichutes sairam com montagem, balanceamento dinâmico, e claro, a recapagem, ou seja, completo por umas L$ 1.550,00. Como paguei à vista chorei e tive um desconto nas bolachas. :concordo:

Infelizmente ainda não tive oportunidade de testar na trilha, :parede: :putz: :parede: mas no asfalto ele vai muito bem, só trepida até uns 20 Km/h e bem pouquinho, do resto vai tranqüilo. :wink:

Eles indicam que não ande a mais de 90 Km/h constantemente, como o Hefestos não passa disso, nem liguei pra esse comentário. :roll: :roll:

[s]

Marcelo
26/09/2005, 22:13
Pessoal,

Um novo coração pulsa debaixo do capô do Hefestos!!! :P :P :dance: :dance: :dance:
Um autêntico Willys 3000. Detalhe, não é o 3000 do Maverick, mas sim o 3000 Willys que equipava algumas F-75, Rural e Aerowillys.

O motor apareceu por um preço interessante e estava bem conservado, mesmo assim, abrimos o bicho e trocamos as bronzinas, anéis e foi feito um pequeno passe nas camisas. O virabrequim tinha sido recém-retificado, bem como o cabeçote, ou seja, tenho motor para mais uns 20 anos, no mínimo. :dance: :dance: :dance: E como a instalação no meu câmbio 4m é plug'n'play, foi fácil e barata. Sem flanges, troca de capa-seca, nada, tira um, põe outro. :concordo: E ainda fiquei com tudo sobressalente, visto que bomba de óleo, gasolina e água, arranque, cárter e distribuidor do meu antigo BF-161 estavam novos. :wink: :wink:

Foi feita também a instalação do freio-de-estacionamento no cardan, original dos CJ-3s, ficou jóia, agora não preciso mais usar a 1a. para estacionar a viatura. :dance:

Nessa instalação foi detectado uma folga - ou melhor, férias - no pinhão do cardan traseiro. O diferencial foi aberto e pra minha desagradável surpresa, R&P estavam bem danificados, bem como os rolamentos da caixa-satélite, isso devido água no diferencial, não nesse momento, mas o antigo dono certamente rodou muito tempo com água no diferencial que acabou com o rolamento do pinhão, dai pra danificar os demais componentes do diferencial, foi só uma questão de tempo. :evil: :evil: Infelizmente não notei antes, o que me custou uma troca do R&P + Caixa-Satélite. :cry: :cry: Detalhe, todos os rolamentos do diferencial eram originais de fábrica (desde 67). :roll: :roll:

Aproveitei que estavam com os semi-eixos desmontados, com os rolamentos de uma roda bem danificados, soquei logo um T-RexBone da Ensimec. :dance: :dance: :dance: Uma mão-de-obra e uma preocupação a menos. :wink: Ainda mais depois que o meca disse que, quando sacou os semi-eixos, um rolamento tava todo fud... e por pouco não tinha uma roda andando sozinha pela avenida. :putz: :roll:

Seguem as fotos das upgrades!!!

Marcelo
26/09/2005, 22:18
Fotos... :dance:

Marcelo
26/09/2005, 22:19
:concordo: :concordo:

ramiro_eli
26/09/2005, 23:35
Ficou muito bacana Marcelo!!! :palmas:
O 3.000 é sensivelmente mais forte q o 161?

E Trilha?
Qdo vamos??? :pensativo:

Marcelo
27/09/2005, 09:11
Grande Ramiro,

É muito grande a diferença pro BF-161. Além de ser mais "torcudo", sobe de giro mais fácil.
Senti que o Hefestos virou um tratorzinho, 1a. marcha, só pra sair na subida, porque na reta, sai de 2a. fácil-fácil.

Claro que se comparar com o seu 4.XYZ é sacanagem, mas não faz feio não. :wink:

Trilha?!?! Sábado ou domingo?! :dance: :dance: :dance: :dance:

[s] loucos pra estrear as upgrades,

SmootH_
27/09/2005, 15:38
opa! du caR$%#&* heim!!!!!
ta animal o hefestos
parabens
abraço!!!
ah, e me diz uma coisa
o bf161 empurrava os 33 com facilidade??
abraço!

ramiro_eli
27/09/2005, 16:42
Se tudo der certo e se o DEvasso estiver pronto, quer fazer uma trilha no sábado!
Vamo??? :dance:

Ronaldo B.
27/09/2005, 16:55
Fala aí Marcelo,

Demorou mas saiu, né !!!.... :lol:

E a direção, não mexeu dessa vez ? Eu consegui uma caixa e uma bomba de DH do Santana por um preço bem legal, agora só falta instalar.... :cry:

Eu continuo na fila, mas prá falar a verdade sem muita pressa, não estou querendo gastar muito $$$tempo$$$ agora.

Essa adaptação do freio no cardã, foi fácil de fazer ?? e o principal, é fácil achar esse conjunto do CJ3 ??

Parabéns pelos upgrades, o Hefestos tá ficando cada vez melhor. :concordo:

[]´s Ainda segurando a senha... :putz:

Marcelo
27/09/2005, 20:53
Smooth,

Obrigado pelos elogios!! :concordo: :concordo:
No começo, o BF-161 até que dava pro gasto com os 33", até porque a relação do diferencial é 5,38, mas depois, quando começou ficar fraco, dai era irritante. :evil: :evil:

Ramiro,
Só depende de você!!! Se o Devasso estiver pronto, tô dentro!! :dance: :dance:

[s] voltando pras trilhas,

Marcelo
27/09/2005, 21:06
Grande Ronaldo,

É... demorou mais saiu. Na verdade atrasou um pouco por causa da zica do diferencial, e daquela Land que ele comprou, senão teria pego antes. :wink: :wink:

Obrigado pelos elogios! :concordo: :concordo:

A direção não foi dessa vez, vai esperar um pouco. Por enquanto vou continuar fazendo academia e dirigindo o jeep ao mesmo tempo. :roll: :roll: Brincedeira... a direção do Hefestos nem é pesada. Tem muito carro com pneus 145/75 com direção mais pesada que a do meu jeep. :wink:

Ele falou que o seu deve encostar lá essa semana pra colocar a DH, mudou de idéia?? :roll: :roll:

A adaptação do freio no cardan é tranqüila. O difícil é achar esse conjunto. :cry: :cry: Mosca branca de olhos azuis e sapatinhos abóboras. Eu comprei de um usuário aqui do fórum, vieram faltando algumas peças por que o câmbio 4m é diferente dos CJ-3s, mas por sorte o meca tinha essas peças. Mas de resto é fácil. :concordo:

Manda uma MP pro Fabiano-SL (acho que é isso) talvez ele consiga outro desse pro'cê. :roll: :wink:

[s]

Ronaldo B.
28/09/2005, 09:43
Marcelo,

Não mudei de idéia de colocar a DH, estou é sem tempo para poder levar o CJ lá, eu ía no final de semana passada mas nem deu, e nesse final de semana também não vai ter como, já tenho compromisso no sábado e no domingo também, bem que eu queria levar logo prá trocar, mas tá difícil.

A instalação do flutuante foi tranquila ?? Vc comprou aquele kit completo que a Garra4x4 vende ou comprou as peças separadas ??

Qual será o próximo upgrade ??? Bloqueio ?? :pensativo:

[]´s

Marcelo
28/09/2005, 18:39
Ronaldo,

A instalação não foi tão tranqüila quanto poderia ser, teve um problema naquele espaçador (aquela bolacha de alúminio) que fica entre a manga e o eixo. :? Como meu jeep é 67, tem uma particularidade que só saiu nesse ano, dai tivemos que tornear essa bolacha. Como seu jeep é mais novo, não terá problemas. :concordo: :concordo:

O kit eu comprei no Garra4x4, que vem todas as peças juntas. :wink: Só cuidado com os rolamentos, tem muito de procedência duvidosa e ninguém sabe. :roll:

Próximo upgrade??? :roll: :roll: Ainda não pensei, mas talvez o guincho ou a direção hidráulica. :roll:

[s]

ramiro_eli
29/09/2005, 11:50
Próximo upgrade??? :roll: :roll: Ainda não pensei, mas talvez o guincho ou a direção hidráulica. :roll:
[s]

Bloqueio não está nos planos??? :pensativo: :dance:

Marcelo
29/09/2005, 12:19
Bloqueio??

Sim, mas depois da DH e do Guincho. :roll: :roll:
Ou... eu ganhe na Mega-Sena antes disso... :dance: :dance:

[s]

Zepi
11/10/2005, 17:42
Desculpe me intrometer mas creio que esse não seja o motor 3000.Me parece um bf comum.Os modelos 3.0 willys/itamaraty/aero tinham coletores diferentes e o 3.0/maverik não vinha escrito "jeep"(óbvio!) e tinha coletor de escapamento diferente(não dimensionado) com saída não centralizada.Aqui no fórum já teve discussões sobre isso.Eu tenho um willys desses...

Marcelo
11/10/2005, 21:43
Zepi,

Não é intromissão!! O Fórum está aqui pra isso. :lol:

Pode ter certeza que esse motor não é BF-161 e sim um autêntico 3000cc.

O que prova é o fato do bloco ser realmente mais alto. Enquanto o no BF-161 o coletor de escape fica rente ao cabeçote, nesse bloco, há um espaço de aproximadamente 5cm (repare na foto P1010006.JPG). Isso se aplica também à bomba d'água, que também tem uma distância do cabeçote, coisa que não há no BF-161. Outra, há uma plaqueta na lateral do bloco escrito Willys 3000 (foto P1010010.JPG)

E pra não restar qualquer dúvida o motor foi aberto e medido a capacidade volumétrica dele, dá 3000cc com toda certeza. :concordo: :concordo: :concordo:

O fato do cabeçote ser diferente não quer dizer nada. Era comum o pessoal colocar o bloco do Willys 3000 com o cabeçote do BF-161 para obter uma taxa de compressão mais alta.

Ah... e quanto aquela tubulação elevada do óleo, o antigo proprietário do motor arrancou e colocou uma vareta lá embaixo. É só analisar as duas bases e a diferença é nítida. Infelizmente não tirei foto desse local, mas posso assegurar que não é igual do BF, e sim foi retirada essa tubulação elevada. :wink: :wink:

Aproveitando, que carburador é esse da foto do seu motor? É de duplo estágio? :roll: :roll:

[s] 3000cc,

Zepi
13/10/2005, 20:06
Cara interessante seu depoimento...Mas fiquei com dúvidas...Pois que eu saiba o bloco do 3000 é o mesmo bf-161,o que muda é so o CURSO do pistão que aumenta em "meia polegada",virabrequim e biela.
Dá uma olhada no site "ruralwillys.tripod.com" em "motores.É um site muito visitado pelo pessoal do fórum.E concordo quando vc diz que o cabeçote não quer dizer nada,mas me referia ao original.
Olhando melhor vi que sua bomba d'agua tem a saída para mangueira que vai até o coletor de admissão(veja minha foto),entretanto acho que depenaram seu motor :x :x POis nem o coletor dimensionado deixaram!!!Sevc acha ele melhor que o 161 coloque devolta seus apetrexos e verá a real força do 3000!!!Ah...o carbura é um webber 466 de corpo duplo,mas quero adptar um 2 ou 3E para economizar uma gasol... :lol: :lol:
Abraços

Marcelo
13/10/2005, 20:46
Zepi,

Então... esse negócio de Bloco X Virabrequim é meio "obscuro", o meu mecânico também achava que era somente o virabraqueim, mas depois de abrir o motor viu que é o bloco mesmo. Inclusive aqui no fórum os mestres também relatam que é o bloco que é mais alto. :wink: :wink:

Esse lance do cabeçte sempre li que o do BF dava uma taxa maior - aqui no fórum também - que o Aerowillys por ter o coletor separado do cabeçote é possível polir ele para melhor dimensionamento etc. Acho que na verdade tem os dois lados. Talvez o melhor é esse cabeçote do Aerowillys com uma taxa maior. :roll: :roll:

Esse motor estava numa F-75. Sei que saíram umas versões com esse modelo. Talvez tenham feito algumas com esse cabeçote e outras igual ao seu, eu acho. :roll: :roll:

Por enquanto não devo mexer mais nele, com exceção da Ignição Eletrônica que o meca tá aprontando, e da giclagem que vou rever. :concordo:

E dai depois, talvez, num futuro distante, eu coloque outro carbura. :pensativo: :pensativo:

[s]

_Guil_Zeca_
16/10/2005, 16:11
Aeew Marcelo! fmz? Tô passando aqui pra t dar os parabéns pela viatura mt bem equipada!! :palmas: A trilha d ontem foi mt lokaa! pena q vc num ficou para nosso churrasquinho no tabuleiro... Qnd quiser chamar a gente pra lama é só avisar hein... é sempre bom ampliar o grupo para conhecer trilhas e jipes novos...
Boa sorte com o Hefestos!! flw garoto!!

Marcelo
16/10/2005, 20:48
Fala Louco,

Obrigado pelos elogios!! :concordo: Até eu fiquei impressionado com o desempenho da viatura ontem. :shock:

A trilha realmente foi show!! :dance: Fazia tanto tempo que não via barro que o Hefestos até estranhou no começo, mas depois do primeiro atoleiro ele já se sentiu em casa!!! :mrgreen: :mrgreen: :dance:

Se não fosse tão tarde, teria ido com vocês na placa, mas tudo bem, fica pra próxima. E lá como foi a trilha, e o churras?? :roll:

[s] trilheiros,

Marcelo
16/10/2005, 20:56
Pessoal,

Há tempos estou pra deixar um relato do desempenho das "novas" chuteiras da 3k: New Frederico.
Ontem fizemos a Trilha da Bica - em Alphaville - onde estava com muita lama (lugar ideal pra testar) e simplesmente o pneu é animal!! O desempenho chega a ser soberbo. :P :P

Valeu cada centavo gasto e recomendo!! É um excelente pneu pra trilha e bom pro asfalto. :concordo: :concordo: :concordo:

Na mesma trilha tinha um CJ semelhante com General Grabber 33", e onde ele não passava porque os pneus enchiam de barro, o meu passava tranqüilamente (veja, não estou desmerecendo a outra viatura nem os pneus, apenas usei como meio de comparação).

O pneu realmente agarra no solo e não patina, ao mesmo tempo que joga barro pra cima ele traciona e limpa facilmente. :dance: :dance: Nota dez. A 3K está de parabéns pelo excelente produto!! :concordo: :concordo:

Não sei como é o desempenho em pedras, pois não tinha na trilha que fizemos, mas pra situação que vou submete-lo, achei ideal. :wink: :wink:

[s] satisfeitíssimos,

Thiago Rodeghel
17/10/2005, 00:02
Aí Marcelo :D

Foram excelentes upgrades :concordo: :palmas: :palmas: :palmas: Tá ficando animal mesmo!!! E acredito eu sem ter gastado muito, principalmente na troca do motor :concordo: Agora o flutuante não tem jeito mesmo :roll: Mas é segurança e robustez :mrgreen: Isso é o q importa tbm!!!

Bota umas fotos dele na trilha, ah e o consumo como ficou??? Em relação ao BF161???

[s]

Marcelo
17/10/2005, 08:44
Grande Thiago,

Obrigado!!! :concordo: :concordo:
Realmente o custo com o motor não foi o dos mais altos, e o resultado além das expectativas. :palmas:
O flutuante tem um custo alto mesmo, e na situação que estava era a melhor coisa a ter feito, e tem aquele outro fator: quanto vale a minha segurança - e dos demais? :pensativo: :pensativo: Muito mais do que gastei com o kit. :concordo:

O consumo não cheguei a medir, preciso encher o tanque pra saber, mas na trilha é covardia, dá sempre um consumo exagerado. :roll: :roll: :cry:

Fotos eu não tenho, levei uma máquina antiga que tenho de filme, a digital ficou em casa. :roll: :roll:

[s]

ramiro_eli
24/10/2005, 00:23
O Hefestos levantando a patinha na trilha :palmas:

Digo
24/10/2005, 21:07
Show essa foi... :palmas: :palmas:

Marcelo parabens pelo Hefestos.

[]´s

Marcelo
24/10/2005, 21:41
Digo,

Obrigado pelos elogios!!! :concordo: :concordo: :concordo:

[s] de pata levantada,

Marcos Arcosy
25/10/2005, 16:29
O Hefestos levantando a patinha na trilha


Show de bola :palmas: :palmas:

Abraços,

Marcelo
19/02/2006, 18:47
Ultimamente não me tem sobrado muito tempo para as trilhas. Enquanto isso, vou fazendo algumas melhorias...

[s] atualizados,

davidson_iahnn
03/03/2006, 10:23
Amigo Marcelo, podeia me dizer o q siginifia e o link do dito cujo : " Reservatório de expansão. Feito com receita retirada aqui do Fórum. " , obrigado e aguardo sua info ! falow !

Marcelo
03/03/2006, 19:39
Grande Davidson,

O link que me referi é esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6050
Dá uma olhada lá e qualquer coisa é só gritar.

[s] linkados,

davidson_iahnn
04/03/2006, 10:20
Valeu Marcelo ! , duvidas solucionadas valeu pela atençao ! :concordo:

Marcelo
26/03/2006, 21:21
Pessoal,

Como relatei em outro tópico, o motor do Hefestos teve um problema de super-aquecimento indo para a pedreira em Ribeirão Pires. :cry:

Motor aberto e o único dano foi cabeçote empenado. Mas por muito pouco não tive uma camisa riscada pelos anéis. O sexto cilindro chegou a ter calço-hidrálico tamanha quantidade de água que vazou pela junta. Se fosse um motor desses mais modernos teria travado. :? :? :?

Aproveitei que o jeep estava no estaleiro e instalei a ignição-eletrônica que estava para ser colocada. :dance: :dance:

Ah... tinha mencionado que o problema de não ter a leitura do aquecimento no marcador Cronomac era problema do marcador, justiça seja feita, o problema estava na cebolinha e NÃO no marcador. Depois de trocada, o marcador aponta corretamente. :concordo:

Para prevenir que isso ocorra novamente, vou instalar um cebolão utilizando o "kit-verão" do Tempra que já comprei. Com a luz espia no painel vou ter certeza quando chegar em 92ºC. :concordo: :concordo:

[s] não-aquecidos,

Marcelo
26/03/2006, 21:36
Esqueci de mencionar... o distribuidor antigo estou vendendo em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18111

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

[s] comercializados,

Digo
26/03/2006, 21:49
Gde Marcelo, blz?

Ainda bem que não foi nada de mais grave e vc ja chegou fazer trilha após ter colocado ignição?

[]´s

Marcelo
26/03/2006, 22:44
Grande Digo,

Ainda bem mesmo, só de pensar em perder o motor novinho já me dói o coração. :cry:
Fiz nada, peguei o jeep na segunda-feira. Aproveitei o fim-de-semana para verificar o problema do marcador.

Vou também tentar essa semaa arrumar uns cabos-de-vela descente. Esses amarelos não prestam, dá pra ouvir a faísca passando por eles. :? :? :?

[s]

Marcelo
13/10/2006, 20:45
Pessoal,

Enquanto o Hefestos não sai do estaleiro, vai algumas fotos das upgrades realizadas. :concordo: :concordo:

A foto P1010185.JPG não é uma troca do eixo, mas sim o que tem dentro do diferencial. :twisted: :twisted: É que não deu tempo de tirar a foto com o diferencial aberto. :roll:

[s] atualizados,

ramiro_eli
16/10/2006, 11:06
Parabens Marcelo!!!
O Hefestos está ficando muito bacana!
Quando for estrear na trilha, me avisa que eu vou!

Marcelo
16/10/2006, 19:16
Valeu Ramiro,

As upgrades ainda não acabaram. Logo, logo posto mais fotos.
E podexá que assim que for estrear te aviso.

[s]

Marcelo
20/10/2006, 10:22
Opa!!

Mais uma aquisição para o Hefestos. :concordo:
Um Hi-Lift Cast/Steel de 48" da marca Hi-Lift. :dance: :dance:

Vou fixá-lo no suporte do estepe/galão, mas ainda não fiz isso. Depois de fixado tiro umas fotos.

[s] hi-liftzados,

GustavoRisso
20/10/2006, 10:39
Ótima aquisição Marcelo! :palmas:

ramiro_eli
20/10/2006, 13:06
Essa é uma ferramenta que não pode faltar na trilha...
Tem 1001 uma utilizações.

Digo
05/12/2006, 21:47
Fala Marcelo, blz?

Ja pegou o jeep ou ainda esta no mecanico? Se ja pegou, como ficou?

[]´s

Marcelo
05/12/2006, 22:05
Grande Digo,

Ainda não peguei, mas tá quase. É que agora inventei e aproveitei para colocar um 3E pra melhorar um pouquinho. :twisted: Está praticamente pronto, só tá faltando isso. :roll:

A direção ficou muito boa. Não cheguei a andar ainda, mas parado e com os pneus murchos, a direção tá bem leve.

Talvez eu pegue ele nesse final de semana, ou no máximo, na próxima.
Quando tiver pronto coloco mais as fotos.

[s] quase lá,

Digo
05/12/2006, 22:24
Legal em Marcelo,
Pelo que conversei com seu mecanico, o serviço deve ter ficado show.
Ja tem um candidato a zeca quando for reestrea-lo.
[]´s

Marcelo
17/12/2006, 17:31
Pessoal,

Depois de um longo e tenebroso inverno o Hefestos saiu do estaleiro, o com "algumas" melhorias. :dance: :dance:

- Direção Hidráulica de Santana;
- Bloqueio Full-Lock no eixo traseiro; :twisted:
- Guincho mecânico Ekron 12.000 lbs;
- Carburador 3E. :concordo:

Isso foi o principal. Teve ainda algumas coisinhas como troca dos cardans (parede de 7mm), estriado e luvas, etc.

A direção de Santana foi instalada na posição da caixa original do Willys, então olhando de fora nem nota a direção hidráulica, salvo pela bomba. Ficou muito leve, mesmo com os pneus 33x12,5 da 3K.

O bloqueio não afetou em quase nada a dirigibilidade, é só dosar o pé nas curvas, principalmente quando está saindo dela, onde é natural retomar a aceleração, mas com mais um pouquinho do prática isso praticamente some.

Para colocar o bura 3E foi feita uma flange de alumínio polido onde une as duas saídas do 3E numa única, no pé do coletor. O 3E foi herdado de um Opala 6 cilindros a álcool.

Ainda não testei nas trilhas e acho que só o ano que vem. :roll: :roll:

[s] hidráulicos/mecânicos/bloqueados,

ramiro_eli
18/12/2006, 13:07
Marcelo,

Parabens pelo excelente trabalho e equipamentos utilizados no Hefestos!!!
Foi montado utilizando-se de extremo bom senso e planejamento.

Não esqueça de me chamar p/ ver a estréia, afinal já acompanho a história do Hefestos desde o início!

Marcelo
19/12/2006, 07:38
Grande Ramiro,

Muito obrigado!
Estou procurando fazer isso mesmo, ter um jeep confiável e bem equilibrado. Dá pra encarar as melhores trilhas.

Pode ficar tranqüilo que chamo pra estréia!! E lembro bem daquela Trilha das Águas, hehehe...

[s]

Marcelo
19/12/2006, 17:38
Pessoal,

Tinha esquecido de colocar as fotos da adaptação do 3E. :roll:
Numa está em detalhe a flange de alumínio polido. :concordo:

[s] carburados,

ramiro_eli
20/12/2006, 18:45
Marcelo,

Se o seu jeep tiver dificuldade de dar partida qdo quente, voce terá que colocar um espaçador de baquelite ou nylon entre o adaptador e o bura.
Vc pode encontrar esta peça em qq auto peças.
Ele evita a trasferencia de calor do cabeçote p/ o carburador, que pode fazer o combustível da cuba entrar em ebuliçao e afogar o motor.

Sugiro que vc já o coloque, pois aumenta a vida útil do bura.

Marcelo
20/12/2006, 20:27
Ramiro,

Obrigado pela dica. Porém até agora não encontrei dificuldades nem quente, nem frio.
Não sei se vou precisar desse espaçador porque a própria flange de alumínio já mantém o bura longe do cabeçote. Para você ter uma idéia a base do bura está praticamente da altura da tampa de válvulas.

De qualquer forma vou ficar esperto, qualquer problema eu já coloco o espaçador.

[s]

Thiago Rodeghel
20/12/2006, 21:00
Bela lista de compras q vc fez pro Hefestos:concordo:

Parabéns...

[s]sem bloqueio, sem guincho...:parede:

Alexandre Souto
20/12/2006, 23:18
O HEFESTOS esta um belo Jeep Marcelo, ta de parabens!!!:palmas:

[]'s...

Marcelo
22/12/2006, 08:29
Thiago e Alexandre,

Obrigado mesmo!!!

[s]

Marcelo
16/01/2007, 19:42
Agora sim! Hefestos de "nariz" novo. :dance: :dance:

Adaptei o filtro-de-ar da S-10 Turbodiesel 2.8.
Ficou muito bom. As mangueiras eu fiz uma emenda com as que eu tinha no filtro antigo. :concordo:

Ainda vou fazer uma proteção na entrada de ar para desviá-la da hélice, apontando para a corta-fogo. Porque do jeito que está, a primeira lama que a hélice jogar para os lados vai direitinho dentro do filtro. :?

[s] respirados,

Marcelo
11/06/2007, 11:48
Pessoal,

O Hefestos está um pouco parado de atualizações, a ultima mesmo foi a instalação do disco traseiro, substituindo as sacais panelas. Utilizei o kit da MDS vendido no Garra4x4, o mesmo fabricante que tenho no disco dianteiro, utiliza pinças do Monza Classic.

Já foi testado e está se comportando muito bem.:concordo: :concordo:

Na foto dá pra perceber porque troquei os freios. Ahhh... detalhe, essa foto foi tirada depois de uma trilha, sendo que tinha acabado de trocar as lonas. :parede:

[s] freiados,

tiagoandres
11/06/2007, 16:20
Marcelo, gostaria de trocar uma idéia com vc , te adicionei no msn com o endereço que está no seu perfil
vc costuma usar esse msn?
desde já agradeço
um abraço

Digo
11/06/2007, 16:24
Fala marcelão, blz?

E ai trilha de Sabado como foi?

[]´s

Marcelo
11/06/2007, 18:14
Marcelo, gostaria de trocar uma idéia com vc , te adicionei no msn com o endereço que está no seu perfil
vc costuma usar esse msn?
desde já agradeço
um abraço
Tiago,

Fique à vontade. Eu costumo entrar no MSN sim, porém durante o dia, de noite dificilmente eu entro. Quando quiser bater um papo é só chamar.

[s]

Marcelo
11/06/2007, 18:18
Fala marcelão, blz?

E ai trilha de Sabado como foi?

[]´s
Grande Digo,

Fizemos o Verde I, sem problemas. Foi bem legal. Entramos nele e saímos acho que no máximo em 1 hora. Até achei estranho porque você tinha falado do pessoal que tinha ido lá na quinta.

Bom... depois saímos em busca do Verde II, porém não conseguimos encontrar. Ficamos umas 3 horas andando pra cima e pra baixo em várias estradas e alguns caminhos complicados, mas nada de trilha. Dai como já era umas 3h da tarde, resolvemos desistir e voltamos pra Sampa.

Vou te dever as fotos porque ninguém tava com máquina.

[s]

Digo
11/06/2007, 18:31
Caramba Marcelo, em 1 hora...pensei que vcs iriam ter mais dificuldades, em qtos jeeps vcs foram?

Marcelo
17/06/2007, 19:54
As fotos do novo sistema de freio a disco... :concordo::concordo:

[s]

Marcelo
01/10/2007, 22:02
Pessoal,

Mais um "pequeno" upgrade pro Hefestos.:dance:

Acho que vai ficar bom. :mrgreen::mrgreen:

[s] bloqueados,

Digo
02/10/2007, 10:05
Fala Marcelão,

Agora sim, demorou mas finalmente chegou...qdo vc pretende enconstar no Vander para instalar?

[]´s

ramiro_eli
02/10/2007, 12:04
Show!!!!

Esse CJ é muito bacana!!!:concordo:

Marcelo
02/10/2007, 14:21
Valeu Ramirão!

Aos poucos vou deixando o Hefestos bem legal!!

Digo,

Vou encostar ainda hoje. Deve ficar pronto em uma semana porque tem outras coisinhas que vou aproveitar pra fazer.

[s]

bruno_nomelini
10/11/2007, 19:56
Oi Marcelo tudo bem?

Vi teu carbura, parece que ficou show esta flange, tava pensando em colocar uma solex 40 simples no meu BF 161 mas, acho q vc foi mais feliz,

se vc nao se importar de me dar uma ajuda, fala um pouco sobre aclives e declives com a 3-E, valeu o investimento? ta no alcool? onde vc fez a flange?

[]s

Marcelo
10/11/2007, 20:19
Fala Bruno,

O 3E até agora tem se comportado muito bem em todas as inclinações, inclusive aclives e declives. O investimento valeu, principalmente depois do 3000, que para o DFV ficaria um pouco subdimensionado. Estou rodando na gasolina mesmo, mas ele ainda precisa de uns ajustes, tá um pouco gastão, acho que dá pra melhorar.

A flange foi feita pelo meu meca. Basicamente ele utilizou dois tubos de alumínio, cortando eles num formato de meia-lua e fazendo a união deles com solda, num espécie de funil.

Precisar de mais alguma coisa, estou ae.
[s]

bruno_nomelini
11/11/2007, 11:55
Fala Bruno,

O 3E até agora tem se comportado muito bem em todas as inclinações, inclusive aclives e declives. O investimento valeu, principalmente depois do 3000, que para o DFV ficaria um pouco subdimensionado. Estou rodando na gasolina mesmo, mas ele ainda precisa de uns ajustes, tá um pouco gastão, acho que dá pra melhorar.

A flange foi feita pelo meu meca. Basicamente ele utilizou dois tubos de alumínio, cortando eles num formato de meia-lua e fazendo a união deles com solda, num espécie de funil.

Precisar de mais alguma coisa, estou ae.
[s]


Brigadão Marcelo, o Hefestos ta muito loco, eu to vendo acho que daqui um tempo vou colocar uma H-34, mas só de saber que a flange nao é dificil de fazer, ja me anima em querer colocar logo pra rodar

valeu

Marcelo
06/01/2008, 22:11
Pessoal,

O Macrotorque já foi instalado há algum tempo, só não atualizei o tópico por falta de tempo mesmo.

Depois de algumas conversas com o meca e alguns integrantes do Fórum optei por inverter os bloqueios, ou seja, o Full-Lock foi para a dianteira e o Macrotorque na traseira. Assim eu volto a ter um diferencial aberto no asfalto. Acredito que foi a melhor decisão, mas vamos ver na trilha quando estiver com os dois eixos 100% blocados e precisar manobrar etc, só assim vou saber de verdade.

Num desses dias aproveitei e fui num local que descobri na Av. Sumaré. Quem quiser aproveitar o local aboandonado para dar uma torcidinha no jipe, é só ir lá. Fica próximo ao número 1800, sentido Vila Madalena.

[s] torcidos,

Marcelo
06/01/2008, 22:13
Mais duas... :concordo:

rabitz
08/01/2008, 15:12
caraca, que jeep legal...

curiti muito o adesivo "Vale mais um dia ruim de jeep, do que um ótimo dia de trabalho"! hahahaha

ainda terei o meu 4x4

Marcelo
23/05/2010, 21:36
Pessoal,

Uma bela tampa de radiador! Stant, made in USA.
Faz um tempão que estava atrás de uma dessas, mas não achava de 7 lbs. Acabei encontrando na Amazon mesmo. O mais legal é a válvula para aliviar a pressão quando você precisa abrir o radiador. :concordo:

Chega daquelas tampas que enferrujam. :evil:

[s]

Marcelo
05/06/2010, 21:43
Pesoal,

Nesse ultimo feriado o Hefestos ganhou mais uma modificação: os alargadores de rodas de 50mm, de aço, comprados no Garra4x4.

A princípio minha idéia era alargar os eixos com os de Rural, entretanto eu já tenho, há um bom tempo, o kit T-Rex Bone da Ensimec no eixo traseiro. Então se eu fosse trocar - além de todo o custo com eixos, mão-de-obra etc. - teria que comprar outros semi-eixos da Ensimec. O que custaria além do imaginado.

Além disso, com os alargadores eu tenho um meio-termo na bitola entre os eixos de CJ e Rural, o que acho ideal para as trilhas.

Depois das primeiras impressões, posto minha opinião.

[s] alargados,

Marcelo
05/06/2010, 21:45
O resultado depois de instalado...

Marcelo
08/08/2010, 22:13
Fotos da Trilha da Macumba (em Judiaí) que fizemos no final de Junho.

Essa trilha é bem gostosa de fazer porque é praticamente erosões, onde com bloqueio o jipe nem sofre, só torce mesmo...

Depois coloco uns videos para ver as erosões.

A que fizemos no ultimo final de semana não tenho fotos. :cry:

[s]

Marcelo
10/08/2010, 20:57
Videozinho das erosões!

http://www.youtube.com/watch?v=-CoyoV4TF58

Alexandre Souto
10/08/2010, 23:06
Videozinho das erosões!

http://www.youtube.com/watch?v=-CoyoV4TF58

Legal demais Marcelo!

Parabéns pela máquina!

Abs pro c e pru Hefestos!

Lucas Nassif
10/08/2010, 23:43
Videozinho das erosões!

http://www.youtube.com/watch?v=-CoyoV4TF58


Pneus desbeiçando os paralamas sem dó, hein? :lol:

Marcelo
11/08/2010, 17:57
Pneus desbeiçando os paralamas sem dó, hein? :lol:
Pois é, Lucas,

Antes dos alargadores esse problema era menor e só acontecia na traseira, na dianteira os pneus entravam no pára-lama e raspavam dentro, o que não trazia problemas. Agora os cravos vão direto na borda do pára-lama, detonando eles. Nessa trilha voltei com os pára-lamas dianteiros moídos.

É um problema que vou ter que resolver, ou com batentes na susp, ou com SPOA. :pensativo:

Além desse problema, o pneu acaba travando o jeep quando estou devagar nas erosões, precisando que eu dê motor, resultando em trancos.

[s]

Lucas Nassif
11/08/2010, 23:58
Pois é, Lucas,

Antes dos alargadores esse problema era menor e só acontecia na traseira, na dianteira os pneus entravam no pára-lama e raspavam dentro, o que não trazia problemas. Agora os cravos vão direto na borda do pára-lama, detonando eles. Nessa trilha voltei com os pára-lamas dianteiros moídos.

É um problema que vou ter que resolver, ou com batentes na susp, ou com SPOA. :pensativo:

Além desse problema, o pneu acaba travando o jeep quando estou devagar nas erosões, precisando que eu dê motor, resultando em trancos.

[s]

Um BL não resolveria?

Alexandre Souto
12/08/2010, 13:13
Alguns cortes mais ousados nos paralamas nao resolveriam????

Abs!!!

Marcelo
12/08/2010, 16:36
Então... os calços são de 2" e estão em bom estado, ou seja, não cederam nada.

Os cortes resolveriam, mas como já estava pensando no SPOA, acho que vou seguir essa linha mesmo. Só não sei ao certo como ficaria SPOA + 33".

Daqui uns meses ele entra pra modificação, ou na lata ou nos feixes.

[s]

Pagani
12/08/2010, 16:53
Então... os calços são de 2" e estão em bom estado, ou seja, não cederam nada.

Os cortes resolveriam, mas como já estava pensando no SPOA, acho que vou seguir essa linha mesmo. Só não sei ao certo como ficaria SPOA + 33".

Daqui uns meses ele entra pra modificação, ou na lata ou nos feixes.

[s]

Grande Marcelão....
Cara manda na lata e calços, SOPA com 33 nao vai ficar legal não, eu evitaria o SPOA ao máximo...

[]´s

Marcelo
12/08/2010, 23:12
Grande Pagani,

Nos pára-lamas dianteiros eu não gostaria de mexer. Pode parecer estranho, mas eu, particularmente, acho que os tube-fenders descaracterizam um pouco a frente do CJ. Agora nos traseiros é mais fácil porque as alterações não mexem radicalmente no desenho.

Os calços, o máximo que acho seguro é de 6", ou seja, 1" a mais, já deve aliviar um pouco ou acho.
Agora... porque evitaria SPOA + 33"?

[s]

Alexandre Souto
13/08/2010, 13:28
Marcelão, la na Inimigos do Asfalto tem um CJ3-B 54, sem spoa e com 35".

Este: http://www.planetaoffroad.com/p08x.htm

Claro que as adaptrações podem ser diferentes, mas serve de base. Ele faz trilha bem pesada e tb raid.

Abs!

Marcelo
14/08/2010, 17:25
Marcelão, la na Inimigos do Asfalto tem um CJ3-B 54, sem spoa e com 35".

Este: http://www.planetaoffroad.com/p08x.htm

Claro que as adaptrações podem ser diferentes, mas serve de base. Ele faz trilha bem pesada e tb raid.

Abs!
Interessante... :pensativo::pensativo:

Talvez o meu pegue desse jeito por conta das molas de Toy, que não estão tão arqueadas que as de CJ.

[s]

Rodolfo Ourique
15/08/2010, 13:39
Pô Marcelo, o ideal era colocar um dos meus sonhos...um kit de molas 4" destes >> http://www.4wd.com/productdetails.aspx?jeep-sid=357&plID=67&partID=13800...

O lance é saber como trazer um destes...:parede:

Teu Jeep tá show!!! :palmas:

Me manda por MP onde vc comprao a tampa de radiador Stant 7 lbs.

Abç

rubensx
15/08/2010, 14:28
Marcelão

na real o pessoal evita o spoa + 33 ou por estética ou porque fica alto demais e com eixos originais são estreitos e te dará pouca estabilidade no asfalto, se bem que vc está usando belos alargadores...

no meu caso tb nào quis SPOA e estou com feixes de toy... pra alcançar uma altura desenjável sem o spoa (apesar dos eixos de rural) eu utilizei uma gambiarra com os suporte de toyota band pickup:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238222&d=1281181353

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238226&d=1281181437

porém a altura é tão exagerada que faz com que se crie suportes dianteiros (caso vc use jumelos atrás da roda dianteira) de 230mm :shock: e criar esse "tubo-link" para manter os suportes, ainda nÀoe stá pronto falta alguns detalhs mas a idéia é essa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=220893&d=1271250847


essa outra está escura masss:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238224&d=1281181397

esses pneus são 31 e estão carecas na comparação com a f-75 do pexe do lado é SPOA + 33 e meu chassis está 4 dedos mais baixo apenas (devido ao pneu)

dessa forma mantive SPUA por achar mais legal esses sistema até como proteção para barras e não criar highsteer etc... não precisei mudar o caster devido ao angulo do cardan dianteiro e por ele ter ficado grande

e também não curto paralamas cortados, vou pro original mas com alargadores bushwackers

espero ter ajudado se quiser visita meu topico!

Pagani
15/08/2010, 15:08
Estou com Rubensx

[]´s

Marcelo
15/08/2010, 18:46
Rubens,

Eu sempre suspeitei disso, o visual com o SPUA + 33 não deve ser dos mais bacanas. Quanto a largura, ou só penso em SPOA porque coloquei esses alargadores de 50mm, dai fiquei com um eixo 50mm (de cada lado) mais estreito que da Rural, o que na prática é muito pouco.

Acho que o jeito é colocar uns calços para limitar a susp de subir tanto, dai preservo os pára-lamas e principalmente os pneus.

Rodolfo,

Um kit desse é show, mas pra trazer... complicado mesmo.
A tampa da Stant eu comprei na Amazon (Amazon.com: Stant 10328 Lev-R-Vent Radiator Cap - 7 PSI: Automotive). Um amigo trouxe pra mim quando foi pra lá. Custa míseros USD 7,00. O código dessa é 10328, com pressão de 7lbs. Mas tem com diversas medidas lá.

[s]

Marcelo
26/09/2010, 20:42
Pessoal,

O Hefestos ganhou algumas coisas novas: uma capota, na verdade um toldo, e um quadro, daqueles de 3 limpadores e maior área envidraçada.

Ainda falta fazer umas coisinhas, como ligar o limpador de párabrisa e uma capota "marítima" na caçamba para proteger as tralhas, mas isso só na próxima semana, depois que fizer a inspeção.

Estava um pouco na dúvida se ia gostar do resultado do toldo - apesar das inúmeras fotos que tinha visto - e no final das contas gostei sim.

[s]

Marcelo
17/10/2010, 19:53
Conforme comentei no post anterior, o Hefestos ganhou a capota marítima na caçamba e mais um "toldo" na parte de trás dos bancos. Acabou virando um Jeep Willys "Canvas". Assim consigo uma boa proteção para as tralhas que levo na caçamba sem perder o visual do CJ.

O serviço foi feito na Coverland4x4, pelo Carlos Pestana. Gostei bastante do resultado, feito com critério e com praticidade. O melhor é que ele já foi jipeiro então sabe o que é bom ou não para um jipe de trilha.

Não tinha andado direito no Hefestos com o novo quadro e a melhora foi gritante. Para quem tem 1,85 como eu (ou mais) é uma excelente troca. Além da maior área não tem o motor do limpador atrapalhando a visão.
Recomendo! :concordo::concordo:

Abraços,

EduMendes
10/11/2010, 17:52
Fala Marcelo, beleza ?????

Show de bola o Jipão. Ta muito bacana,

Valeu pela força na venda das rodas e pneus, fico te devendo uma.
Vamos marcar um trilha e pago a cerveja e a carne do churrasco.

Grande abraço
Edu

Marcelo
10/11/2010, 18:15
Grande Edu,

Tudo jóia!!
'magina, não fiz nada demais, só indiquei uma boa opção de compra! E olha... depois que fiz umas contas eu fiquei torcendo para ele não fechar negócio contigo, porque dai eu fechava!! Hehehe.

Vamos marcar a trilha sim. O pessoal tá querendo marcar uma pra fechar o ano, talvez ainda sai esse mês. Te mantenho informado quando tivermos definido.

Ah... obrigado pelos elogios ao Hefestos!!

[s]

Marcelo
18/12/2010, 13:54
Agora sim!! Inspecionado.

Na verdade, o Hefestos passou na Controlar no final de Outubro, na segunda tentativa.

[s]

marceloaximenez
18/12/2010, 22:50
ta lindo o jipão parabens :concordo: esse motor willys 3000 ta muita diferença pro bf 161?

Marcelo
18/12/2010, 23:19
Xará,

Obrigado pelos elogios!!
Olha... tem uma boa diferença sim, o torque dele em baixa é muito bom. Isso é o que mais difere do BF-161.

[s]

Marcelo
24/01/2011, 22:11
Opa!!

O Hefestos vai ganhar um upgrade no rádio: sai o PX e entra o PY. Escolhi o modelo Icon IC-2200H, justamente por ter uma realção custo X benefício bacana.

Na verdade quem me indicou foi um amigo que já teve alguns outros PYs em outras viaturas e agora também tá trocando o PX pelo PY.

Agora só falta instalar.

[s]

Marcelo
16/04/2011, 16:39
Pessoal,

O Hefestos ganhou um belo presente nesses ultimos dias: um jogo de bead-lock. :dance:

Não fiz nas minhas 15x10, mas nas 15x8 que meu meca tinha, da Mangels.

As beads foram feitas com aquele "calço" entre as bolachas para eliminar o efeito-cone tradicional das beads sem isso. O bom que o aperto pode ser feito sem dó, basta ter coragem de apertar os 96 parafusos de todo o conjunto.

Agora é por pra testar. :twisted::twisted:

Abraços,

Marcelo
30/04/2011, 13:37
Mais uma foto com a beads, na entrada do Pinheirinho, pelo Pedrão.

Marcelo
22/07/2012, 21:31
Pessoal,

Nesse final de semana adquiri um belo upgrade para o Hefetos, seguindo a máxima de "quem gosta de motorzinho é dentista!!!": um Vortec 4.6 V6, extraído de uma Blazer 1997. O primeiro passo para a realização de um sonho já foi dado, agora é colocar o bicho debaixo do capô do Hefetos.

Sai o Willys 3000, que diga de passagem, nunca me deixou na mão ou negou fogo, para entrar um motor mais moderno, mais forte e, principalmente, injetado.

Para completar o powetrain, um Clark 240V que eu tinha comprado há algum tempo.

Agora vai começar a novela da adaptação...

360245

Marcelo
25/07/2012, 21:55
Mais algumas fotos...

360851 360852

pedro bonadio
26/07/2012, 11:33
O Hefestos merecia esse Power Train. Parabéns!

M-Beltrame
26/07/2012, 13:47
Pessoal,

Nesse final de semana adquiri um belo upgrade para o Hefetos, seguindo a máxima de "quem gosta de motorzinho é dentista!!!": um Vortec 4.6 V6, extraído de uma Blazer 1997. O primeiro passo para a realização de um sonho já foi dado, agora é colocar o bicho debaixo do capô do Hefetos.

Sai o Willys 3000, que diga de passagem, nunca me deixou na mão ou negou fogo, para entrar um motor mais moderno, mais forte e, principalmente, injetado.

Para completar o powetrain, um Clark 240V que eu tinha comprado há algum tempo.

Agora vai começar a novela da adaptação...

360245
Ai sim:palmas:
Mas fala ai, onde vc achou essa belezura?
Quando eu decidi colocar um revirei uns 10 desmanches e só achei 1 motor e ainda por cima parcial.
Quanto pagou?
Mas agora pra mim é tarde já gastei a verba do motor só em reparos:parede:.



T+

Marcelo
26/07/2012, 20:38
Murilo,

Achei no Mercado Livre. Na verdade, quem achou foi outro amigo aqui do Fórum, que me passou a dica. O vendedor está em Itapecirica da Serra. Ele ainda tem um motor lá, mas tá bem parcial.

Paguei R$ 4K no motor completo, com chicote, módulo, todos os agregados e ainda o radiador. Quero ver se consigo aproveitar esse próprio radiador no Hefestos, porque além de economizar num outro radiador, vou usar um já dimensionado para esse motor.

Abraços,

M-Beltrame
26/07/2012, 22:00
Murilo,

Achei no Mercado Livre. Na verdade, quem achou foi outro amigo aqui do Fórum, que me passou a dica. O vendedor está em Itapecirica da Serra. Ele ainda tem um motor lá, mas tá bem parcial.

Paguei R$ 4K no motor completo, com chicote, módulo, todos os agregados e ainda o radiador. Quero ver se consigo aproveitar esse próprio radiador no Hefestos, porque além de economizar num outro radiador, vou usar um já dimensionado para esse motor.

Abraços,
Putz, um desse nunca aparece para mim...
Pra vc ter uma ideia o motor parcial q eu achei o cara pediu 3mil, mas tava peladão...
Ótima compra.


T+

Marcelo
26/07/2012, 22:30
Murilo,

Obrigado!! Eu também acho que fiz um bom negócio.
Aproveitando... dá uma olhada nesse link: Motor Vortec V6 4.3l (262³pol)-s10,blazer,opala,chevette - R$ 2.200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428554406-motor-vortec-v6-43l-262pol-s10blazeropalachevette-_JM)

Apesar do anúncio estar com o status de finalizado, uma das fotos é o telefone da oficina. Acho que não custa ligar e conferir.

[s] v6,

M-Beltrame
27/07/2012, 15:53
Obrigado pelo link Marcelo, mas eu nem vou ligar pra não atiçar as lombrigas...hahaha
Foram muitas horas de psicologo para tirar o vortec da cabeça...
Mas a minha ideia era montar igual ao seu Vortec+clarck 4m+ dana 18.

T+

JCJ
29/07/2012, 17:16
Murilo,

Achei no Mercado Livre. Na verdade, quem achou foi outro amigo aqui do Fórum, que me passou a dica. O vendedor está em Itapecirica da Serra. Ele ainda tem um motor lá, mas tá bem parcial.

Paguei R$ 4K no motor completo, com chicote, módulo, todos os agregados e ainda o radiador. Quero ver se consigo aproveitar esse próprio radiador no Hefestos, porque além de economizar num outro radiador, vou usar um já dimensionado para esse motor.

Abraços,

Se esse foi o preço completo e não precisar de mais nada, pagou um preço bem justo.

O radiador original da blazer é bem largo, vai precisar encurtar ele um pouco.

[]´s

Marcelo
29/07/2012, 22:16
JCJ,

Já que preciso encurá-lo é melhor aproveitar e retirar também aqueles outros dois radiadores (óleo e AC) que tem embutido nele, certo? Dai sobra mais espaço pra água.

Abraços,

JCJ
30/07/2012, 08:23
Se quiser pode fazer isso ! Mas não vai aumentar muito o volume de água !
Ali dentro tem só um trocador de calor de cada lado e nem é muito grande !
É que se vai encurtar teria que abrir só um lado do radiador, se quiser tirar os trocadores vai ter que abrir os dois.

Meu radiador não é original, é bem menor e funciona tranquilo.

[]´s

Marcelo
15/05/2013, 20:23
Pessoal,

Há questão de umas 3 semanas o Hefestos começou a ganhar o novo Powertrain: Vortec + 4L60E.

A t-case vou manter a Dana18 - o que muitos acham loucura - mas vou apostar, até porque tenho um guincho mecânico e a traca da t-case me obrigaria a trocar a tomada de força, caso optasse por uma de Toyota, ou trocar um guincho por um elétrico, que não me agrada. Para acoplar a t-case no 4L60E comprei uma flange da Novak.

Algumas coisas já estão adiantadas, pois o motor já está na posição definitiva (ou quase isso) e os suportes estão sendo feitos. O radiador usarei o original desse motor e para isso o meca vai dar um jeito nos pára-lamas para caber, mas pelo que vi não é bicho de sete cabeças. Optei por esse radiador por ser mais fino e não ter que ficar encomendando algum sob medida. Colocarei duas ventoinhas elétricas de 12" na parte de trás, puxando o ar, com isso sai a viscosa.

A princípio não precisarei mexer no entre-eixos. O cardan traseiro vai diminuir um pouco, mas nada exagerado.

Tirei algumas fotos e vou postando mais conforme for passando no meca.

[s]

Marcelo
10/06/2013, 22:57
Pessoal,

Depois de algumas semanas o progresso da instalação do novo powertrain está bem adiantado. Já temos o radiador no lugar com duas ventoinhas elétricas, cardans feitos, chicote do motor/câmbio praticamente ligado, alavanca posicionada etc.

Seguem algumas fotos... ah.. antes que me perguntem, esse radiador é do Peugeot 307. Ele possui uma capacidade maior que da Blazer e encaixou melhor na frente - entre os faróis - por ser mais estreito.

Basicamente está faltando terminar a ligação do chicote na chave-de-partida, alguns poucos sensores e os marcadores do painel. Finalizar a ligação do arrefecimento, radiador da ATF e escapamento.

Conforme for evoluindo, vou postando aqui.

[s]

tuna
12/06/2013, 15:59
Pessoal,

Depois de algumas semanas o progresso da instalação do novo powertrain está bem adiantado. Já temos o radiador no lugar com duas ventoinhas elétricas, cardans feitos, chicote do motor/câmbio praticamente ligado, alavanca posicionada etc.

Seguem algumas fotos... ah.. antes que me perguntem, esse radiador é do Peugeot 307. Ele possui uma capacidade maior que da Blazer e encaixou melhor na frente - entre os faróis - por ser mais estreito.

Basicamente está faltando terminar a ligação do chicote na chave-de-partida, alguns poucos sensores e os marcadores do painel. Finalizar a ligação do arrefecimento, radiador da ATF e escapamento.

Conforme for evoluindo, vou postando aqui.

[s]


:palmas::palmas: Marcelão, acho que vai ficar muito boa essa viatura, parabéns

[]´s acompanhando

Marcelo
01/07/2013, 20:53
Pessoal,

Mais algumas fotos do serviço, com radiador e faróis no lugar, radiador da ATF e reservatório de água. Tem mais algumas coisas que foram feitas e agora só falta mesmo o autoelétrico finalizar a ligação no painel/chave e o escapamento, ou seja, só praticamente a parte elétrica porque o escapamento é coisa de 1 hora de serviço.

[s]

Marcelo
15/10/2013, 22:24
Pessoal,

Depois de alguns meses o Hefestos saiu do estaleiro, com powertrain novo!!!

O câmbio estava com um problema e estava operando em modo de emergência, o que limita o câmbio a funcionar em 3ª marcha. Passei o scanner no módulo e detectei erro numa solenóide, o que indicava que o problema poderia ser a própria solenóide, o chicote interno do câmbio ou o externo. Levei numa oficina de CA e testaram as solenóides e o chicote interno e nada de problema. Ou seja, o problema deveria estar no chicote. No autoelétrico foi constatado que o outro autoelétrico que montou o chicote ligou o aterramento errado e por isso o chicote queimou. Chicote arrumado e pronto, câmbio operando normalmente, com todas as marchas.

Ainda não fiz nenhuma trilha, nem passeio, mas as impressões que ficaram foram fantásticas. Esse motor é um cavalo, mas dócil e o CA opera suave e sem trancos. Mas basta afundar o pé no acelerador pra cavalaria aparecer. Quero ver isso na trilha, talvez nem precise da reduzida...

Quero aproveitar e deixar meus agradecimentos ao jipeiro do fórum JCJ, que me ajudou em muito com as dúvidas nessa empreitada. Foi praticamente um consultor técnico respondendo todas as minhas dúvidas, com incrível paciência! :lol:

Agora estou com poucas fotos. Depois posto algumas.

[s]

tuna
15/10/2013, 23:48
Pessoal,

Depois de alguns meses o Hefestos saiu do estaleiro, com powertrain novo!!!

O câmbio estava com um problema e estava operando em modo de emergência, o que limita o câmbio a funcionar em 3ª marcha. Passei o scanner no módulo e detectei erro numa solenóide, o que indicava que o problema poderia ser a própria solenóide, o chicote interno do câmbio ou o externo. Levei numa oficina de CA e testaram as solenóides e o chicote interno e nada de problema. Ou seja, o problema deveria estar no chicote. No autoelétrico foi constatado que o outro autoelétrico que montou o chicote ligou o aterramento errado e por isso o chicote queimou. Chicote arrumado e pronto, câmbio operando normalmente, com todas as marchas.

Ainda não fiz nenhuma trilha, nem passeio, mas as impressões que ficaram foram fantásticas. Esse motor é um cavalo, mas dócil e o CA opera suave e sem trancos. Mas basta afundar o pé no acelerador pra cavalaria aparecer. Quero ver isso na trilha, talvez nem precise da reduzida...

Quero aproveitar e deixar meus agradecimentos ao jipeiro do fórum JCJ, que me ajudou em muito com as dúvidas nessa empreitada. Foi praticamente um consultor técnico respondendo todas as minhas dúvidas, com incrível paciência! :lol:

Agora estou com poucas fotos. Depois posto algumas.

[s]

Marcelão me convida quando for rolar isso aí, quero estar por perto, parabéns pela empreitada!!

[]'s

JCJ
16/10/2013, 11:07
Marcelo, não tem o que agradecer !

O barco é o faça vc mesmo e o sofrimento é o mesmo pra quase todo mundo !
Minha ajuda não vale nada se o empenho não vier de vc mesmo !
Se precisar estamos por aí !

Se puder venha para cá nesse final de semana ! Vai se um belo evento e já testa ele !

Convite extendido ao Tuna e os demais que acompanham o tópico !

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/126246-10-jacutinga-off-road-2013-a.html

No face curtam o Jeep Clube de Jacutinga tem fotos e videos lá !

[]´s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/eventos/428589d1377776208-10-jacutinga-off-road-2013-jeep-clube-10-off-road.jpg

Marcelo
24/01/2014, 21:46
Pessoal,

No domingo fizemos um trilha em Cajamar/Jundiaí - conhecida como Trilha do Pinheirinho ou Trilha da Macumba - onde o principal são as erosões. Posso afirmar com todas as letras que Jeep AT é, praticamente, um outro Jeep. Não vou nem levar em conta que o Vortec do Hefestos fala alto, a questão é que o Jeep praticamente vence qualquer erosão em marcha lenta, pisando só de levinho, sem precisar de trancos, queimar embreagem etc. O controle da viatura é animal e fez valer cada centavo e cabelo branco da adaptação. Realmente gostei muito do resultado. Eu já tinha feito outras vezes essa mesma trilha com o powertrain antigo e a diferença foi gritante.

Se alguém tem dúvida entre AT e MT só digo o seguinte: se você tem dúvida é porque você nunca viu um AT na trilha ao lado de um MT, pois quando você ver, as dúvidas acabam na hora.

[s] automáticos,

Marcelo
10/08/2014, 21:15
Pessoal,

Esse final de semana fiz a troca do radiador da ATF, pois o antigo não estava dando conta. A ATF chegava nos 120ºC, o que é muito alto! Li em alguns fórum americanos que o limite deve ser 100ºC em picos.

Bom, troquei por um de maior capacidade (850ml), de alumínio e com ventoinha auxiliar. O problema é que isso, aparentemente, não trouxe o efeito que pretendia. Agora estou batando cabeça, pois não sei qual caminho seguir: se recorto o capô para por uma grelha, se faço uma abertura na lateral do capô para circular o ar, se coloco mais um radiador auxiliar em série bem embaixo da grade ou se simplesmente inverto a rotação da ventoinha, para soprar o ar para o radiador ao invés de sugar.

Alguém tem alguma sugestão?

Radiador novo
473704

Espaço embaixo do radiador:
473705

Sugestões são bem-vindas!

[s]

Alan
10/08/2014, 22:27
Marcelo, esse radiador não deve ficar abaixo do nível da caixa? Alguns Jeeps que ví essa caixa auto instalada, o pessoal colocou o radiador do ATF abaixo do nível da caixa. Será que não pode ser isso?

Marcelo
11/08/2014, 08:59
Alan,

Não necessariamente. Esse é um ponto que pesquisei antes de colocar. Conheço outros jeeps com o radiador bem mais acima que o meu e não apresenta problemas. A bomba é forte suficiente para fazer a ATF circular nessa circunstância.

Mas de qualquer forma obrigado pela sugestão e vou pesquisar um pouco mais a respeito.

[s]

JCJ
14/08/2014, 08:30
Marcelo, o problema não é só capacidade do radiador de óleo é a eficiência dele e para isso precisa circular ar frio.
O meu esta instalado atrás do guincho dianteiro, tem apenas 300ml com ventoinha e funciona.
Radiador de Óleo Polido com Ventoinha 300ml (http://www.crestana.com.br/radiador-de-oleo-com-ventoinha-1.html)

Faça um teste, retire o capô faça uma trilha, e veja se aquece ... Aí é só melhorar a tomada de ar frio dele.

[]´s
JCJ

Marcelo
14/08/2014, 19:34
JCJ,

Além desse fator, tem outro também que não me dei conta que quando comprei esse radiador. Ele possui as galerias muito largas, isso faz com que a ATF passe muito rápido pelo radiador (não dando tempo para a troca de calor) e também não tenha contato de toda a ATF com a parede das galerias, resultando também na ineficiência na troca de calor. Se analisar esse radiador, ele está mais para um intercooler que para um radiador de óleo. Talvez para óleo do motor funcione, mas para a ATF, que sai muito quente do câmbio, não atende.

Não cheguei a testar, mas acho que com esse mesmo radiador na frente do jeep, não traria o efeito esperado, pois nem com a ventoinha ligada direto a temperatura continua subindo.

Nesse final de semana vou tentar encontrar um radiador adequado e que caiba num local onde pegue vento na frente. Bem como você falou, nem precisa ser grande, o importante é a posição em detrimento da capacidade. Vou ver o que o mecânico tem lá disponível.

Eu cheguei a ver esse da Crestana (que se você reparar, as galerias são totalmente diferentes do meu), talvez seja uma alternativa.

[s]

Marcelo
22/11/2014, 21:09
Pessoal,

Resolvido o problema de aquecimento da ATF.

Troquei o radiador de alumínio por outro também de alumínio, porém com uma construção mais específica para a ATF - que é muito fina e precisa de galerias bem estreitas para refrigerar. Além disso o posicionamento também foi alterado para frente do radiador. Nos testes realizados atendeu a necessidade, a ATF não passou de 90º C.

Ainda não peguei trilha com ele, mas o problema da ATF não é em baixa velocidade, mas sim em alta, principalmente em estradas, onde o câmbio está girando muito rápido e a ATF sai fritando dos discos.

A propósito, o outro radiador (das fotos anteriores) está à venda - com ventoinha - nos classificados do Fórum. Se procurar por "Radiador de óleo" vai encontrar. Mas não recomendo para radiador de ATF, mas sim para óleo do motor, que é bem mais grosso e atende plenamente. Talvez na frente do jipe ele atenda, mas como é muito largo, não coube no meu jeep.

Obs.: não resolvi isso agora, mas somente hoje lembrei de postar aqui no Fórum.

[s]

Marcelo
15/03/2015, 21:49
Pessoal,

Finalizei há algumas semanas o OBA System no Hefestos.

Usei um cilindro de ar de caminhão fixado na traseira do Jeep, abaixo da caçamba, entre o chassis. O compressor usei do A/C original desse motor, com dosador de óleo na linha de ar para manter o compressor lubrificado.

Mesmo em marcha-lenta ele leva cerca de 1m40s para encher de 0 à 120lbs o cilindro, porém como o cilindro não é muito grande esse ar não dura muito no uso. Talvez um upgrade seja colocar outro cilindro desse paralelo ao existente para aumentar o volume de ar armazenado e não precisar ficar toda hora usando o compressor.

Abaixo algumas fotos do sistema:

495618 495619495620495621
495622495623


Só que nem tudo foi alegria. Nesse final de semana, durante o funcionamento do compressor ele começou a segurar o motor até que travou (por sorte não estourou a correia). Foi quando notei que o óleo que lubrificador não tinha abaixado, ou seja, ele estava funcionando a seco, sem lubriificação. Agora vou ter que levar o compressor para reparo e espero que o estrago não tenha sido grande. :cry:

Não descobri também porque o lubrificador não funcionou. Não sei se está entupido ou com defeito. Só sei que é uma peça nova. Retirei ele e assoprei e notei que realmente não está saindo óleo, só ar mesmo. Como também notei que se tampar a saída e assoprar, não sai ar pelo buraco de abastecimento.

[s]

eliasFerreira
16/03/2015, 08:51
Muito legal. Tenho vontade de fazer isso no meu CJ.
Parabéns.

Fabio Piozzi
21/10/2015, 17:14
Boa tarde Marcelo,

primeiro parabéns pela viatura, tenho um motor igual o seu aqui no meu willys e apareceu um câmbio automático da blazer, mais me falaram que para funcionar todas as marchas e overdrive precisa instalar um módulo que custa uns 2 mil, procede essa informação?

Marcelo
27/10/2015, 22:58
Grande Fabio, tudo bem?
Obrigado pelos Parabéns! O Hefestos agradece!

Sobre o módulo, quem te falou isso está um pouco equivocado.

A Blazer mais antiga saiu com dois tipos de módulos: um para câmbio manual e outro para automático. O módulo para câmbio manual controla somente a IE do motor, já o módulo da automática controla motor + câmbio. As Blazers mais modernas, sairam com um módulo que controla tanto motor com CM ou CA.

Se você procurar no Mercado Livre, verá que um módulo que controla a CA é um pouco mais caro, mas muito longe desse valor que falaram.

Pelo número de série do módulo é possível saber qual é o tipo, então você consegue comprar com segurança de que vai funcionar.

[s]

Paulo André BR
29/02/2016, 11:22
Marcelo, bom dia

O que deu do Compressor com o reservatório de ar comprimido?! Ví que está vendendo o compressor...
Tenho um CJ com Vortec (desde 2004) e tb e queria fazer isso, mas vc tentou e não conseguiu?! Quais os perrengues?!

O meu nunca coloquei o compressor, mas como tenho uma boa capota penso até em Ar Condicionado...

Abraço,

T+

Marcelo
29/02/2016, 18:40
Opa Paulo, tudo certo?

Eu acabei trocando o compressor original por um York 210 que acabei comprando numa viagem aos EUA, lá o preço de uma peça dessas recondicionada é muito bom, mesmo com o dólar ao preço que está.

Esses sistema OBA com o compressor original funciona bem e não é lento não, o inconveniente é que o óleo do dosador acaba muito rápido, e como o reservatório para o fluído é pequeno, tem que ficar repondo toda hora. Talvez um sistema com um reservatório maior ou externo seja a solução, mas acabei não pesquisando mais a respeito por conta da oportunidade de trocar por um York.

Se você tem o compressor, está funcionando e não pretende usar como ar-condicionado, recomendo a investir no OBA. Acho que a conversão vale a pena.

[s]

Marcelo
29/02/2016, 18:42
Ah... as fotos com o compressor York.

[s]

Paulo André BR
02/03/2016, 09:24
Marcelo, valeu pelas explicações!

Olha aí um esquema disso (inclusive o compressor é esse seu):


http://www.quadratec.com/Assets/Knowledgebase/Image/OBA2.jpg


ITEM #
ITEM DESCRIPTION
ITEM USE


1
Compressor Clutch

Engages and disengages the compressor




2

Compressor



Compresses air to form pressure to fill the tank




3

Compressor Fittings



Connects the lines to the compressor




4

Intake Filter


Makes sure your compressor only runs on clean air.




5
Coalescing Filter

Removes oil from the air coming out of the compressor



6

Check Valve

One way valve. Not needed if your not running an air tank


7

Air Manifold



A union to place the safety valve, gauge, and pressure switch




8

A Guage



Allows you to see how much pressure is being generated




9

Safety Valve (Pressure relief valve)



A cheap safety device in case of pressure switch failure




10

Pressure Switch



Determines the minimum and maximum pressure the system operates at



11
Air Tank
Allows a volume of compressed air to be stored for use such as in air tools or for filling tires. Gives a head start to not work the compressor so hard


12
Air Couplers
Allows the connection of accessories to the system such as air tools or tire chucks


13
Oil Return Kit
Routes oil from the filter back to the compressor for reuse


14
ON/OFF Switch
Determines when the clutch is powered to engage or disengage the clutch





E seu compressor antigo, está bom, pronto para uso?!

Abraço,

T+

Marcelo
02/03/2016, 19:27
Paulo,

O compressor antigo ainda está muito bom. Com boa compressão.
Só troquei mesmo pelos motivos que já citei, senão continuaria com ele.

Esse esquema eu também achei, não usei ele porque li em alguns sites que o fluído depois que descartado, vai conter um pouco de umidade por conta do ar e por isso não poderia ser reaproveitado. Sinceramente não sei se é fato. A verdade é que muito usam o OBA da mesma forma que esse diagrama, então acho que não seria problema reaproveitar o fluído.

[s]

Paulo André BR
02/03/2016, 19:51
Marcelo,

Vou dar uma pesquisada melhor, qq coisa faço uma proposta no seu compressor :concordo:

Ar condicionado no Jeep acho um luxo desnecessário :discordo:, ainda mais depois dos preços que andei vendo, kkk

Mais barato investir num bloqueio!

Depois te mando uma MP e vejo se nos encontramos aqui por São Paulo para eu ver isso funcionando...

Valeu,

Abraço

T+

Marcelo
02/03/2016, 20:56
Paulo,

Realmente um bloqueio é algo beeem vantajoso numa trilha. Um dos melhores investimentos. Poupa todo o conjunto.
Fique à vontade de fazer uma oferta.

Abraços,

luisva
25/04/2016, 14:12
Marcelo, boa tarde.
Gostaria muito da sua ajuda estou passando por um problema que acho que vc também já passou, referente ao cambio automático da blazer, pois fiz uma adaptação de motor e cambio da blazer 4.3 e agora o cambio quando fica em Drive não troca as marchas. Vc tem alguma ideia o que pode estar acontecendo. Desde já agradeço sua ajuda.

Marcelo
25/04/2016, 19:22
Opa Luis, boa noite,

Tive exatamente esse problema quando fiz a instalação. Se colocava em Drive, o câmbio não trocava a marcha, ficando sempre em 3º. Esse comportamento é o safety-mode que o câmbio possui quando encontra algum problema, elétrico ou mecânico, justamente para permitir o deslocamento para reparo.

No meu caso o problema estava relacionado à ligação elétrica, pois o primeiro "auto-elétrico" que instalou o chicote deixou o câmbio em curto, chegando a queimar parte do chicote. Levei em outro auto-elétrico que descobriu o curto e fez a ligação correta, colocando o câmbio para funcionar corretamente.

Houve uma outra vez que o câmbio entrou nesse estado por aquecimento da ATF. Um radiador subdimensionado não estava dando conta de refrigerar a ATF, entrando em safety-mode quando superaquecia.

Existe a possibilidade também de existir algum entupimento no corpo de válvulas. Como a fluído não correrá corretamente nas válvulas do câmbio, ele também entra em safety-mode.

Se ocorre em qualquer situação, deve ser problema elétrico ou sujeira no corpo. Se ocorre somente depois de aquecido, pode ser super-aquecimento da ATF.

Em qualquer caso, evite andar com o câmbio em safety-mode e se fizer, em velocidades baixas.

Espero ter ajudado.
Abraços,

luisva
26/04/2016, 06:10
Marcelo, agradeço sua ajuda, mas vc sabe dizer qual foi o tipo de curto que ocorreu ou se foi falta de aterramento. Desculpa pela insistência mas não sei o que fazer ou até mesmo me passar o telefone da auto-eletrica para trocar uma ideia sobre este assunto, pois estou quase desistindo do automático e colocando um cambio mecânico. Esse cambio eu tirei de uma Blazer 2003 que estava com 75000 km e estava andando normalmente por isso é meu desespero.
Agradeço novamente sua ajuda.

Marcelo
26/04/2016, 21:18
Luis,

Não tenho os detalhes, mas se não me engano tinha sim algum problema com aterramento. Um BOM auto-elétrico resolve esse problema. Como esse fato ocorreu faz uns dois anos, acho difícil o auto-elétrico lembrar exatamente o que era o problema. Vou conversar com ele e te aviso.

Só digo uma coisa: não desista do CA. Eu também desanimei no começo porque ocorreu uma sucessão de problemas, como comentei, mas quando acertei, posso garantir que é só alegria. O desempenho em trilhas compensa.

[s]

luisva
27/04/2016, 06:05
Agradeço mais uma vez , se vc conseguir falar com a pessoal pergunta sobre a segunda tomada da chave seletora onde existem 4 fios se esse fios ficam ligados em algum lugar pois na blazer que eu tirei eles não eram ligados a lugar algum.
Não sei se o problema esta relacionado a isso. Onde eu moro galera de auto elétrica é muito fraca, pergunta a pessoa se eu posso entrar em contato.
Desde de já agradeço

Marcelo
27/04/2016, 20:17
Luis,

Se esses quatro fios são da chave que estou imaginando, pode ter certeza que não é esse o problema. Pelo que sei, esses fios da chave seletora servem como proteção para evitar que o motor seja ligado com a alavanca fora do P ou N. Eles ligam na chave que está loczalizada no lado oposto à tomada principal do câmbio.

Vou tentar entrar em contato com o auto-elétrico amanhã e te aviso.

[s]

luisva
04/05/2016, 07:11
Marcelo,
só para lembrar se vc conseguiu contato com a auto elétrica seria de grande ajuda.
agradeço sua compreensão e mais uma vez obrigado.

Marcelo
05/05/2016, 14:40
Oi Luis,

Conversei com o auto-elétrico. Ele comentou que o problema do meu câmbio estava no sensor de velocidade (VSS) que estava em curto. O fio que sai do sensor estava encostando numa lata acima docâmbio e dava o curto, causando falha de leitura do sensor.

Outro ponto também que precisa verificar é o próprio sensor. No meu caso, não uso o sensor original, mas sim um específico para a flange do câmbio + t-case. Esse sensor possui uma regulagem de distância e se não esitver correto ele não capta a rotação do câmbio para fazer as trocas corretamente, ocasionando o mesmo problema. O sensor original desse câmbio fica instalado naquela "rabeta" cônica que fica na saída do câmbio (4x2) ou da t-case original (4x4). Não sei como é seu caso para o VSS.

A questão da limpeza que comentei anteriormente você chegou a verificar? Corpo de válvulas e solenóides são fáceis de verificar. Inclusive as solenóides tem um filtro (uma telinha) para cada, que fica na ponta da entrada do óleo. Bem fácil de averiguar desmontado o cárter do câmbio.

Espero ter ajudado.
Abs,

luisva
06/05/2016, 11:22
Obrigado pela ajuda, espero com essas dicas resolver o meu problema.
Um abraço.

resendelex
26/11/2016, 16:04
ja vendeu o radiador de oleo, se nao me contacte no email resendelex@hotmail.com abracos

Marcelo
27/11/2016, 22:23
ja vendeu o radiador de oleo, se nao me contacte no email resendelex@hotmail.com abracos
Opa!

Já vendi sim.

[s]

willys1960_ctba
02/02/2017, 07:44
Pessoal,

Resolvido o problema de aquecimento da ATF.

Troquei o radiador de alumínio por outro também de alumínio, porém com uma construção mais específica para a ATF - que é muito fina e precisa de galerias bem estreitas para refrigerar. Além disso o posicionamento também foi alterado para frente do radiador. Nos testes realizados atendeu a necessidade, a ATF não passou de 90º C.

Ainda não peguei trilha com ele, mas o problema da ATF não é em baixa velocidade, mas sim em alta, principalmente em estradas, onde o câmbio está girando muito rápido e a ATF sai fritando dos discos.

A propósito, o outro radiador (das fotos anteriores) está à venda - com ventoinha - nos classificados do Fórum. Se procurar por "Radiador de óleo" vai encontrar. Mas não recomendo para radiador de ATF, mas sim para óleo do motor, que é bem mais grosso e atende plenamente. Talvez na frente do jipe ele atenda, mas como é muito largo, não coube no meu jeep.

Obs.: não resolvi isso agora, mas somente hoje lembrei de postar aqui no Fórum.

[s]


Amigo, bom dia.

Esse radiador de óleo de ATF que esta usando agora resolveu o problema?
Qual a capacidade dele?
Onde comprou?

Obrigado.

Marcelo
03/02/2017, 19:33
Opa, boa noite,

Agora estou usando um radiador mais fino e com as galerias mais estreitas. Tem uma capacidade de cerca de 250ml.
Esse resolveu o problema, mas não mantém a temperatura tão baixa quanto eu gostaria. Apesar que ainda testei muito pouco.

Esse ultimo comprei no AliExpress e se procurar por Epman Racing Cooler vai encontrar diversos tamanhos.
Se tiver dificuldades em encontrar me avisa.

[s]

willys1960_ctba
04/02/2017, 07:51
Opa, boa noite,

Agora estou usando um radiador mais fino e com as galerias mais estreitas. Tem uma capacidade de cerca de 250ml.
Esse resolveu o problema, mas não mantém a temperatura tão baixa quanto eu gostaria. Apesar que ainda testei muito pouco.

Esse ultimo comprei no AliExpress e se procurar por Epman Racing Cooler vai encontrar diversos tamanhos.
Se tiver dificuldades em encontrar me avisa.

[s]

opa, valeu.
Estou pensando em mandar fazer um em alumínio, a principio usando colmeias de intercooler. Os prontos eu estou achando muito caro... vou pesquisar esse q falou...

[]s

Marcelo
05/02/2017, 18:19
Opa!

Uma atenção muito grande quando mandar fazer, é a espessura das galerias, por onde o ATF vai correr. Elas devem ser bem estreitas, iguais as de água. Isso porque o ATF é muito fino e se as galerias foram largas o ATF vai passar muito rápido e não irá resfriar o suficiente.

Inicialmente coloquei um radiador com as galerias largas e não serviu para nada. Acabei perdendo tempo e dinheiro.

[s]

willys1960_ctba
06/02/2017, 12:24
Opa!

Uma atenção muito grande quando mandar fazer, é a espessura das galerias, por onde o ATF vai correr. Elas devem ser bem estreitas, iguais as de água. Isso porque o ATF é muito fino e se as galerias foram largas o ATF vai passar muito rápido e não irá resfriar o suficiente.

Inicialmente coloquei um radiador com as galerias largas e não serviu para nada. Acabei perdendo tempo e dinheiro.

[s]

Sim sim, por isso estou pensando em fazer um com colmeia de intercooler. São mais resistentes a pressão e mais canaletas pelo que eu soube.
To achando muito caro mesmo pelo Ali express, mais frete isso e aquilo ...

Vou tentar, vamos ver se da certo esse que vou fazer.

abs