Conectar

Ver Versão Completa : GNV no Vitara Sidekick

bymarc
10/11/2006, 13:39
Pessoal,

Estou pensando em colocar GNV em meu Sidekick, porém fui recomendado por colegas deste forum que o GNV pode prejudicar o MAF, então a econômia com o GNV vai por água abaixo :parede: .

Então quero iniciar uma discussão sobre este assunto, contar com a colaboração dos camaradas que dominam o assunto e também ouvir a esperiência dos parceiros com Vitaras com GNV.

Abraços a todos.

Marcelo

Joao Baeta
11/11/2006, 00:36
Pessoal,

Estou pensando em colocar GNV em meu Sidekick, porém fui recomendado por colegas deste forum que o GNV pode prejudicar o MAF, então a econômia com o GNV vai por água abaixo :parede: .

Então quero iniciar uma discussão sobre este assunto, contar com a colaboração dos camaradas que dominam o assunto e também ouvir a esperiência dos parceiros com Vitaras com GNV.

Abraços a todos.

Marcelo
:arrow:Marcelo,
Já é comum quem tem um Vitara ou GV e usa o GNV vive trocando o MAF.....
A Suzuki não aconselha botar GNV por causa deste problema.... É um tipo de válvula de pressão do ar (Acho eu)
Pois o MAF queima em pouco tempo!
Se vc quer carro econômico... Coloque o Sid na garagem e compre um Gol 1.0!
Abssssssssssssssssssssssssssss

Júlio Câmara
11/11/2006, 11:32
O MAF é um sensor que mede a massa de ar admitida pelo motor para que o sistema eletrônico de controle (injeção eletrônica) calcule a quantidade de combustível que os injetores devem fornecer a cada instante de funcionamento do motor.
O MAF possui uma película aquecida extremamente delicada que possui um aquecedor e um ou mais elementos que alteram a própria resistência elétrica com a alteração da temperatura de forma bem sensível. Ao passar pelo MAF, o ar retira calor dessa pelicula, fazendo com que a resistência se altere desequilibrando um circuito chamado Ponte de Wheastone que comanda a corrente elétrica que alimenta o aquecedor e é monitorado eletronicamente. Esse desequilíbrio é traduzido em um valor de tensão elétrica enviada ao módulo de controle do Motor (ECM ou PCM) para que transforme esse valor em algo como "Kg de ar por minuto".
Muitos carros - não só o SD e GV - usam esse tipo de sensor, que é bastante sensível e eficiente. Desde populares como o FORD Ka até o GM OMEGA usam essa tecnologia de sensor (e são especídicos para cada modelo). Outra tecnologia é usar o medidor de pressão no coletor (MAP - Manifold Absolute pressure), que é menos preciso.
De fato, danos a esse sensor é coisa comum a quem se aventurar a converter para o GNV motores que usam esse dispositivo. Outro probelma bastante comum em veículos GNV é a quebra do coletor de admissão de plástico. Tudo isso ocorre devido a estouros decorrentes de retorno da chama devido a avanço de ignição incorreto. Como no coletor de carros com GNV circula ar e GNV, ocorre uma pequena explosão dentro do sistema de admissão, podendo ser suficiente para danificar o coletor e o sensor.
A não ser que se tenha um kit GNV eletronicamente controlado (que é caro e difícil de achar) todo sistema GNV está sujeito a essa "explosões" ocasionais uma vez que o sistema GNV transforma um motor com um moderno sistema eletrîonico de controle do motor, em um mero motor carburado e, portanto, sujeito a falhas no controle da ignição e do fornecimento de combustível (no caso GNV).
Como o SD e o Gv tem um sistema de controle que foi projetado para operar com o MAF, não existe meios de subsituí-lo por outro sensor.
Resumindo tudo, converter requer considerar o risco de danificar o sensor - que é carríssimo não importando se de um FORD Ka ou se de um Suzuki.
Grato,

bymarc
13/11/2006, 09:03
Amigos,

Em outro tópico sobre o consumo do Sidekick, o companheiro do fórum Waldir falou que o GNV detona com o MAF, depois abri este tópico e tive uma bel aexplanação sobre o que ocorre como o GNV no vitara postado pelo Julio. Para comfirmar e tirar minha teimosia, mandei uma pergunta pro clube Kazuki e abaixo está a resposta deles.

Marcelo, seja bem vindo ao nosso clube.

Com respeito ao GNV, realmente ele compromete o sensor MAF. Isso porque a resistência que mede a massa de ar é apenas uma lâmina e muito sensível. Ela funciona bém com o GNV, até o momento que, por algum motivo, começar a apresentar "estouros" no coletor. A lâmina não resiste e quebra, e não há possibilidade de reparo. Levando em conta que esse sensor custa em torno de R$ 1.500,00, muitos não querem correr esse risco.
Infelismente não temos informação sobre como instalar sem comprometer esse sensor.

Estamos a sua disposição.

Clube Kazuki.

Então não tenho mais como ficar batendo em cima disso :parede: e vou me comformar como a viatura é mesmo...

Abraços a todos e obrigado pelas respostas. :lol:

Marcelo