PDA

Ver Versão Completa : Entao quer dizer que eu ando arrastando um eixo????

Belnaldão - bernardo
10/11/2006, 11:04
olá gente.. sou novo no forum e lendo os tópicos descobri algo no mínimo curioso

Foi dito que as RANGER, a partir de 2001 nao tem mais a roda livre a vácuo e, alias, nao tem mais roda livre.. que o acionamento da traçao age apenas na caixa de transferencia, ficando o diferencial dianteiro e o cardã dianteiro girando no uso 4X2, gerando arrasto

foi dito tambem que esse arrasto das peças pode gerar um aumento de consumo de ate 10%

Ai eu pergunto a vcs, porque isso?? Entendo as vantagens em confiabilidade no uso fora de estrada, mas a maioria, e isso sao pesquisas da ford, a maioria dos donos de RANGER 4X4 raramente usam a tracao....., mas estao levando o aumnento de consumo que a falta da roda livre gera

pergunta, 1)nao haveria forma de se fabricar um sistema confiável?
2)Ou entao colocar a caixa de transferencia da explorer, (que é full time, provavelmente com acoplamento viscoso, ja que vc ja vai ter o arrasto mesmo)?
3)Se o problema do sistema a vácuo é só limpar, a gente nao poderia ter pelo menos a chance de ter ele pra limpar?
4)Agora entendo pq a S-10 2.8 consegue ser mais econômica que a ranger 2.8 na estrada, HUMPF!

valeu gente

Bernardo Monteiro Antunes Barreira

murilloaquino
10/11/2006, 11:24
1º, se a pessoa nao usa a traçao, axo q poderia comprar uma camionete 4x2, mesmo q o valor de revenda seja menor, mais o de compra tambem é, alem de menor consumo, menor peso dentre outros fatores.
2ºA diferença de consumo pode xegar ao maximo de 10%.Como os motores possuem um bom torque, essa diferença e minima.
3ºA confiabilidade é MUUUITOO maior, so de pensar q nao terá problemas nunca.O que fez com que a confiabilidade do sistema d traçao da ranger fosse por agua abaixo, foi o sistema d roda-livre, e raramente o motor da traçao eletrica, como muitos dizem por ai.O sistema d lubrificaçao tambem é mantido em dia, pois como ela gira, lubrifica sempre, o q na minha opiniao gera menos desgaste doque quando está parado e usa a traçao de vez em quando.
3ºSempre quando tem algum problema, mesmo q facil de resolver, as pessoas tomam antipatia do carro, a maioria, entao a ford pensou em acabar de vez com o problema
4ºA s-10 consegue ser mais economica q a ranger pq ela é mais baixa e tem uma maior aerodinamica, principalmente pela frente baixa.Agora, com os motores 3.0, a ranger conseguiu ser mais forte e ainda mais economica q as s-10 com motor 2.8

abreu
10/11/2006, 21:05
Tudo PURA mentira.
A Ranger tem sim roda livre automática.
Quer fazer um teste?

Passe a 4x4HI com o carro parado, ande alguns metros e pare.
Estresse todo o volante do carro, tire a 4x4 e tente andar com o volante estrassado.
Seu carro vai ficar horrivel, muito pesado.
Pq? Simples. A 4x4 já saiu, mas o roda livre ainda não foi acinonada, pois com o volante todo estressado ela as vezes não sai.
Se achar que a 4x4 ainda está engatada, pisa fundo no acelerador, vai ver que só as rodas trazeiras é que se movimentarão.

Quem te disse isso não entende nada de 4x4, e deveria saber que, se o carro não tem roda livre (nem automática nem manual) o comportamente dele fica horrivel, pesado, ruim de manobrar, e não é o caso da Ranger.

Abraços.

Ric Mac
10/11/2006, 22:50
Abreu,

Na boa, baixa a bola!!!!!!!!!

Se a Rager tivesse RL ela iria ao menos informar isto.

Pergunta:
Tanto na Frontier - 04, S10 00, e Trail Blazer 06, para se reacoplar a RL voce deve andar ao menos 1 metro no sentido contrario ao que estava andando com a RL acionada. Isto se aplica as Rangers com RL tambem ou nao?

Quanto ao que voce mencionou sobre em 4x4 a direcao ficar pesada isto se deve a diferenca de giro e ao fato de nao termos nas picapes uma CT que equalize as diferencas de giro entre a dianteira e traseira. Como as Cherokas e Defenders tem.

Abraco

murilloaquino
10/11/2006, 23:20
Tenho certeza q a ranger nao possui roda-livre e pricipalmente pq ja fiz uma pergunta la no clube do picapeiro, da ford e me disseram q vieram com roda livre ate maio d 00

Edintruder
11/11/2006, 08:38
Bem, uma coisa que eu não sou, é BURRO! Sou meu próprio mecânico desde o meu primeiro carro e posso dizer que manjo de bastante coisa. Agora só pergunto ao Abreu aonde está a roda livre na Ranger dele, pois na minha que é mais antiga não está lá!!!
Reformulando a pergunta novamente, será que o Abreu conhece o funcionamento da RL para fazer tal afirmação? Mesmo sem RL a diferença de giro entre as rodas será compensada no diferencial dianteiro. O que ocorre na Ranger do Abreu é qua ao passar para 4x2 o sincronizado na corrente da CT ainda deve estar acoplado à luva deslizante, deixando o conjunto engatado, porém ao acelerar o 4x4 se solta de volta à posição. Isso tudo é no eixo primário interno da CT, não no motor elétrico!

Pequeno jr
11/11/2006, 10:41
Bem, uma coisa que eu não sou, é BURRO! Sou meu próprio mecânico desde o meu primeiro carro e posso dizer que manjo de bastante coisa. Agora só pergunto ao Abreu aonde está a roda livre na Ranger dele, pois na minha que é mais antiga não está lá!!!
Reformulando a pergunta novamente, será que o Abreu conhece o funcionamento da RL para fazer tal afirmação? Mesmo sem RL a diferença de giro entre as rodas será compensada no diferencial dianteiro. O que ocorre na Ranger do Abreu é qua ao passar para 4x2 o sincronizado na corrente da CT ainda deve estar acoplado à luva deslizante, deixando o conjunto engatado, porém ao acelerar o 4x4 se solta de volta à posição. Isso tudo é no eixo primário interno da CT, não no motor elétrico!

O que eu iria responder era o mesmo.

NO moment q vc retira o 4x4 quem ainda está sincronizado é a caixa de transferência e não as RL.

POr falar nesse assunto, e como alguns sabem, meu carro esta com problema na Roda Livre esquerda. Pensei em fazer como alguns em deixa-la travada, mas primeiro fui buscar algumas informações. O que me disseram é q fazer esse travamento do sistema resolve até q vc esteja realmente atolado pq qdo se exige d+ do sistema qdo ele se encontra travado da forma q mencionaram aqui ele se desarma sozinho.
Se eu quizesse, ontem poderia ter feito isso la na autorizada FORD onde um mecânico sabe como fazer, não indicou esse tipo de serviço. Disse q em 2 clientes dele funcionou bem por vários meses, até eles realmente estarem atolados e qdo exigiram do sistema ele soltou. Por isso, no caso das RAngers com RL ou seja até 2000, eles indicam colocar a roda livre de volta.

Walter,
Tem um post seu aqui onde vc fala q acha melhor o sistema com RL. Com o povo que pesquisei disseram ao contrário. GOstam do sistema das 2001 em diante por ser infinitamente mais confiável e menos um item a dar problema.

Daqui a pouco estou indo num ferro velho ver se a Roda Livre dele esta em bom estado para comprar. R$ 150,00 usada. O caso é que até na própria autorizada falaram, vai em um ferro velho que se vc encontrar a RL em bom estado pode colocar de boa. Me mostraram ontem o que eu devo observar nela antes da compra. Vamos ver o q vai dar.

[]'s a todos.

Edintruder
11/11/2006, 11:06
É que o Walter usa o 4x4low para manobrar rebocando uma carreta com uma lancha, e dessa forma ele não tem como usar 4x2low, e acaba forçando o conjunto de transmissão ou judiando da embreagem em 4x2. Já o meu caso e da maioria dos usuários, a RL não faz falta. Antes de trocar, tenta fazer o sistema de pituto para ver como fica, pois funciona da mesma forma do sistema à vacuo, porém com a força do dedo em vez do vácuo...

Kim
11/11/2006, 11:41
Caros amigos!

Para desmistificar o problema da RL!

A todos que tenham interesse, vão até um posto de gasolina, ou loja de troca de óleo, dirijam-se até a rampa de troca de óleo (aquele buraco no chão), com o veículo em 4x2, entrem embaixo do veículo (desligado) e rodem o cardâm dianteiro com a mão. Importante o veículo estar desengatado (posição neutro).

Se houver RL, o cardâm rodara sem peso algum;

Se houver RL automática, o cardâm rodará um pouco (+- 1/4 de volta) aí então pesará, levando o veículo para frente ou para trás, dependendo do lado que está girando o cardâm;

Se não houver roda livre, ao tentar girar o cardâm, o veiculo se movimentará para frente ou para trás, dependendo do lado que está girando o cardâm;

Lembrando, é o cardâm dianteiro que tem que se movimentar com a mão.

E o que estamos testando são, as rodas livres, não tendo relação alguma com a t-case, sendo que esta deverá estar em 4x2 para não "travar" o cardâm.

Façam o teste e postem os resultados, com o ano do veículo, assim teremos como avaliar ano/modelo/funcionamento.

Atenciosamente.

Kim.

Walter L. L. Casitta
11/11/2006, 16:40
Pequeno Jr,

É o que o Edi falou. As vezes eu preciso usar a reduzida sem a tração. Se a minha Ranger tivesse RL automática eu teria substituído pela RLs manuais da AVM. Eu cheguei a comprar um par para converter o meu eixo dianteiro. Aconteceu que eu cansei de procurar nos FVs as peças da Ranger 00. Cheguei a encontrar algumas vezes, mas não consegui um bom preço. Se alguém se interessar posso vender as AVM. R$400,00. Barato!

http://img155.imageshack.us/img155/4521/avmqt7.jpg

Wallace
12/11/2006, 11:21
O gasto de combustivel e desgaste de peças é minimo em 4x2 sem roda livre.
A vantagem de não ter roda livre é justamente a confiabilidade e o menor custo.
A Jeep por exemplo não usa roda livre em nenhum veiculo atual, mesmo que não tenha diferencial central para poder andar em 4x4 no asfalto, como no Wrangler por exemplo.
Cuidado que além das rodas livres na roda tem a que desconecta o cardan, ai o teste proposto vai furar.

abreu
15/11/2006, 20:38
Noooossa...
Levantem a frente de suas Ranger`s e girem uma das rodas dianteiras...
Se a do lado oposto girar no sentido contrario a que você está girando, sim, "você estará arrastando seu eixo dianteiro". Isso significa que seu carro ou não tem, ou está com problemas na roda livre.

Na minha Ranger, modelo XLT 2006 3.0, as rodas dianteiras ficam completamente soltas, sem girar o diferencial ou mesmo o cardã dianteiro, logo, ela possue roda livre automática.

Abraços, e antes de comentar, vão lá no carro de vocês e testem.

magon33
15/11/2006, 20:52
Genio!!!!!!

IGORFROTA
16/11/2006, 16:30
Sera que as novas estão diferentes das 01 à 04 ?
Pode ser isso....
Na 01, se vc fizer isso, vai rodar o carda dianteiro na certa.
Outro dia, estavamos na praia e o carro de um amigo (Ranger 01/02 ) começou a fazer um estalo ciclico. Ele desligou o 4x4 e o barulho continuou.
Fomos ate uma oficina q detectou q o problema estava no carda dianteiro.
O cara levantou o carro num macaco e girava lentamente o pneu. Nesse momento, o carda dianteiro girava junto e o barulho aparecia.
Como a oficina nao tinha muitos recursos e era um local remoto, o mecanico tirou o carda dianteiro para ele viajar de volta.
Ao levar o carro numa oficina especializada, detectaram ser uma falta de lubrificação. Se não me engano num rolamento proximo à CT.

magon33
16/11/2006, 20:14
Abreu

Acaba com a discussão:retira a calotinha , bate uma foto e posta para todos verem se tem porca ou roda livre

Pequeno jr
16/11/2006, 20:29
Abreu

Acaba com a discussão:retira a calotinha , bate uma foto e posta para todos verem se tem porca ou roda livre

X2
Demoro,
Abreu tira a foto e posta Logo

Edintruder
16/11/2006, 20:57
Abreu,
Isso só funciona se a caixa estiver em 4x2 pois o cardam gira livre, se engatar o 4x4, a CT vai vai segurar o cardam e vai girar a roda oposta, daí vai dizer que travou a RL quando acionou o 4x4. Porém isso não diz nada, mas o teste é em 4x2 com as duas rodas dianteiras no ar, girar o cardam dianteiro com a mão, se alguma roda girar então não tens nem mais o que argumentar!
Abreu, estou pensando na hipótese da tua Ranger ter sido sabotada na linha de montagem e colocaram uma peça que está fora de linha há mais de 5 anos na tua!

Walter L. L. Casitta
16/11/2006, 21:35
Abreu, estou pensando na hipótese da tua Ranger ter sido sabotada na linha de montagem e colocaram uma peça que está fora de linha há mais de 5 anos na tua!

HAAAAAAAAAA....
Abreu, com essa do Edi eu acho que você foi vencido...:grin:

Homero
16/11/2006, 22:25
Edintruder

Apesar de o que voce disse estar correto , o Abreu afirmou que nem a outra roda nem o cardã girou então só a foto da porca pode resolver a questão

Pequeno jr
16/11/2006, 23:11
Fotos, fotos, fotos....

magon33
17/11/2006, 10:29
Vamos lá Abreu, está todo mundo querendo ver a foto da "porca".

abreu
17/11/2006, 11:50

Sabotada ela foi com certeza! Kkkkk, não lembra da história da homocinética mais fina!?
Tivemos que trocar todo o conjunto por uma mais grossa, que tambem sai nas Ranger.
Existe tantas diferenças entre 2 Ranger`s iguais XLT 3.0 2006, que fica até dificil dizer o que uma tem que a outra tambem tem... Começando pelas homocinéticas indo até a WG da turbina, pois já vi 2 modelos, e para variar, a da minha parece ser do modelo pior!

Hoje eu vou levanta-la para dar um jeito no escape que está vibrando e faço um videozinho.

Abraços.

Bruno Machado
17/11/2006, 14:04
AbreU,

Processa a Ford, sabotaram seu carro.:twisted:
Ou então processa a concessionária que te vendeu essa Ranger com peças não originais.:twisted:
Não deixe por menos.:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Contactei o "Atendimento On Line da Ford Brasil", veja o anexo.:putz:
E se alguém quiser conferir, é só repetir a consulta, é fácil, fácil.:dance:

[ ]'s impressionados com o "azar" do AbreU

Walter L. L. Casitta
17/11/2006, 14:14
AbreU,

Processa a Ford, sabotaram seu carro.:twisted:
Ou então processa a concessionária que te vendeu essa Ranger com peças não originais.:twisted:
Não deixe por menos.:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Contactei o "Atendimento On Line da Ford Brasil", veja o anexo.:putz:
E se alguém quiser conferir, é só repetir a consulta, é fácil, fácil.:dance:

Não é o caso Bruno. O Abreu apenas se enganou...

Bruno Machado
17/11/2006, 14:34
Quequiéissu, Walter!

O AbreU se enganar?!?!?!?:stop:
NUNCA! :discordo: :discordo: :discordo:

O cara sabe tudo de carro, afinal já teve uns 20, apesar da pouca idade...
Lembra-se desse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19862&highlight=cambio+autom%E1tico
Um dos tópicos mais engraçados que já lí até hoje... 32 páginas de puro humor.

[ ]'s ainda impressionados com o "azar" :parede: do AbreU

Ricardo Bambhoo
17/11/2006, 14:54
Galera,

Não tive tempo de ler todas as respostas, mas ai vai, mesmo que ja tenha sido dito:

Normalmente é feito um teste pra saber se a roda livre do jipe está funcionando ou não, talvez este teste possa ser utilizado pra saber "como é a Ranger":

Levante a frente do veiculo com um macaco. Com as rodas fora do chão, vire uma delas no sentido "pra frente":

- Se for RL manual e ela estiver conectada o cardão deve girar junto, se a RL estiver desconectada o cardão não pode girar.

- Se for RL automática e a tração 4x4 estiver engatada, o cardão deve girar junto, se a tração não estiver engatada o cardã não pode girar (talvez seja necessário ligar o motor pra acionar o sistema de vácuo ou coisa parecida).

Será que estou certo ?
Será que este teste aplica-se nesta situação ?

[]'s

TylerNTL
18/11/2006, 14:56
Algum tempo atrás participei de uma palestra com um consultor da Toyota. Pelo que captei ele é funcionário da fábrica e faz o diagnóstico final quando a concessionária se recusa a fazer reparos na garantia e o consmidor não fica satisfeito com os argumentos. E trabalha voltado para os frotistas.

Na palestra eu perguntei qual o sistema de RL da nova hilux ou se ela "arrasta eixo". Já que não tem roda livre manual como as antigas, e concluí mostrando a preferência pela RL manual.

Ele respondeu que ela possuía um sistema elétrico com solenóide que detectava o engate da 4x4 e acoplava as rodas dianteiras e que nem era necessário dar ré para desengatar a RL automática após usar a tração!! Ele comentou ainda que era um sistema idêntico ao da Ranger a partir de 2001 (que é o modelo da minha e que pelo que sei "arrasta eixo").

Aí ficou a dúvida!!!
O consultor insitiu na robustês do sistema elétrico. Mas pelo que sei os sistemas de RL automáticos mais robustos são apenas mecânicos (tipo as AVM do Edintruder) e para "desengatar" temos que andar uns 3m na marcha ré.

Edintruder
18/11/2006, 17:16
Algum tempo atrás participei de uma palestra com um consultor da Toyota. Pelo que captei ele é funcionário da fábrica e faz o diagnóstico final quando a concessionária se recusa a fazer reparos na garantia e o consmidor não fica satisfeito com os argumentos. E trabalha voltado para os frotistas.

Na palestra eu perguntei qual o sistema de RL da nova hilux ou se ela "arrasta eixo". Já que não tem roda livre manual como as antigas, e concluí mostrando a preferência pela RL manual.

Ele respondeu que ela possuía um sistema elétrico com solenóide que detectava o engate da 4x4 e acoplava as rodas dianteiras e que nem era necessário dar ré para desengatar a RL automática após usar a tração!! Ele comentou ainda que era um sistema idêntico ao da Ranger a partir de 2001 (que é o modelo da minha e que pelo que sei "arrasta eixo").

Aí ficou a dúvida!!!
O consultor insitiu na robustês do sistema elétrico. Mas pelo que sei os sistemas de RL automáticos mais robustos são apenas mecânicos (tipo as AVM do Edintruder) e para "desengatar" temos que andar uns 3m na marcha ré.

Não Thelmo, a minha graças a Deus não tem RL. Só a do Abreu que tem e é à vácuo!!! Ahahahah!
Sobre as AVM foi somente um comentário.
Depois de ler sobre a consulta com a Ford Online, estou acreditando que a Ranger do Abreu foi abduzida por extre-terrestres nos quais fizeram uma instalação de um sistema tabajara de RL!!!

Abreu, diz que te enganasses que está tudo ok, afinal de contas não tinhas te dado de conta que a tua Ranger tem homocinética como todas as outras, pois eu também acreditava que a minha tinha RL quando comprei ela. Tanto era que eu dava ré para ter certeza que soltaria.

abreu
19/11/2006, 21:56
Certo Edin... Eu me enganei...
Mas então pq a minha Ranger não gira o cardã quando giro as rodas dianteiras com a tração desengatada?

Certeza que a Ranger não tem algum sistema de roda livre que desacopla do cardã ao invez das rodas?

Abraços.

abreu
19/11/2006, 21:58
E quando vc tira a tração com o volante dobrado para o lado, que a tração sai mas o carro fica "amarrado", "pesado" quando você vai sair, o que causa isso?

A tração não é, já testei e ela destraciona apenas na trazeira...

Walter L. L. Casitta
19/11/2006, 22:24
Isso acontece porque a transmissão ainda está sob tensão e as engrenagens da CT só se desconectam quando a tensão acaba. Na maioria dos veículos com acionamento da tração por alavanca, simplesmente não se consegue mover a alavanca quando a transmissão está sob tensão.

Edintruder
20/11/2006, 21:28
Certo Edin... Eu me enganei...
Mas então pq a minha Ranger não gira o cardã quando giro as rodas dianteiras com a tração desengatada?

Certeza que a Ranger não tem algum sistema de roda livre que desacopla do cardã ao invez das rodas?

Abraços.

Se as duas rodas estiverem no ar, uma irá girar para frente e a outra para trás, porém com o cardam parado. Um exemplo prático e mais simples, em 4x2 pede para alguém movimentar a tua Ranger e observa que o cardam gira pelo fato das duas rodas estarem girando no mesmo sentido, obrigando o cardam girar. se levantares uma roda apenas e virá-la com a mão acontece o mesmo.

rogeriomasih
29/03/2007, 19:08
Falando na tração da Ranger, escutei um barulho estranho quando o carro está em movimento, principalmente de ré.

Levei ao mecânico e ele diagnósticou o desgaste do delizante do diferencial dianteiro. Na autorizada me informação que somente é vendido todo o conjunto do diferencial (R$3.000,00).

Estou pensando em recondicionar o deslizante. Alguém tem experiência no assunto?

Gostaria de escutar a opinião dos companheiros.

rogeriomasih
29/03/2007, 19:15
como já postei em outro tópico, comigo aconteceu o seguinte:

Falando na tração da Ranger, escutei um barulho estranho quando o carro está em movimento, principalmente de ré.

Levei ao mecânico e ele diagnósticou o desgaste do delizante do diferencial dianteiro. Na autorizada me informação que somente é vendido todo o conjunto do diferencial (R$3.000,00).

Estou pensando em recondicionar o deslizante. Alguém tem experiência no assunto?

Gostaria de escutar a opinião dos companheiros.

Edintruder
30/03/2007, 20:33
O ideal seria ter iniciado um novo tópico pois esse aqui já está batido e desatualizado, tal como não tem nada a ver com o problema que tens.
Porém Rogério, o melhor é procurar um conjunto em desmanche e trocar. Mal pergunte, o que é o deslizante do diferencial??? Qual é o nome exato da peça que apresentou desgaste? Deslizante parece mais discos de limitação de deslizamento, porém só no diferencial traseiro e nas 2002 em diante.