PDA

Ver Versão Completa : Dá p/ acreditar?

J. Alberto Berwanger
10/11/2006, 01:28
HUMOR NEGRO
Pessoal... Não encontrei lugar apropriado p/ divulgar o abaixo
Desculpem os que não concordam...
Srs. Moderadores, se julgarem inconveniente, retirem a pagina
Mas isto dá esperança... O Brasil ainda tem conserto!!!
Encontrei + 1 PATRIOTA

MULTADO POR PAGAR ESCOLA A FUNCIONARIOS

Fui multado por pagar escola para os meus funcionários.
Por Silvino Geremia *
Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam este país: investir em educação é contra a lei. Vocês não acreditam? Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa. Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.
Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo. Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.

Este ano um fiscal do INSS visitou a empresa e entendeu que educação é salário indireto. Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS. Tenho que pagar 26 000 reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários? Eu acho que não. Por isso recorri à Justiça. Não é pelo valor, é porque acho essa tributação um atentado. Estou revoltado. Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1 000 vezes. O Estado brasileiro está falido. Mais da metade das crianças que iniciam a 1a série não conclui o ciclo básico. A Constituição diz que educação é direito do cidadão e dever do Estado. E quem é o Estado? Somos todos nós. Se a União não tem recursos e eu tenho, eu acho que devo pagar a escola dos meus funcionários. Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado. Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz.

Se a moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar. Não temos mais tempo a perder. As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos. Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz. Vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.

Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo. Completei o 1o grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica. Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo. Eu precisava fazer minha empresa crescer. Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade. O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais. Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe. Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça. Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer. E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na Geremia. No mínimo, ele trabalhará mais feliz.

Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz. Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados. Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado duas Mercedes. Teria mandado dinheiro para fora do país e não estaria me incomodando com leis absurdas. Mas não consigo fazer isso. Sou um teimoso. No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta. Quem vai fazer no seu lugar? Até agora, tem sido a iniciativa privada. Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais. Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários. Não é o meu objetivo. Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas.
Eu sou mesmo teimoso.

*Silvino Geremia é empresário (Bombas Geremia) em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

cesarsouza
10/11/2006, 01:35
Meu amigo, o que vc relatou é lastimável. Mande isso para a Veja e outras revistas. Isso merece ser divulgado. É um país que tende a afogar justamente quem produz e gera emprego.

Faltava essa agora. Deixar de incentivar o ensino e, ao mesmo tempo, tentar arrecadar (mais).

Não se renda. Não pague e discuta judicialmente. Você vai ter sucesso nessa demanda.

Abraço.

César

Gustavo de Olliveira
10/11/2006, 09:54
Concordo com nosso amigo Cesarsouza , vc além da justiça deve recorrer
a imprensa ,é realmente um absurdo oque está passando . Sabemos o quanto
de pobridão existe no governo e pra onde fatalmente iria esse dinheiro que lhe está sendo cobrado ; É como tirar comida da boca de um a criança faminta pra dar a um abastado vagabundo e sem vergonha.

mgfontana
10/11/2006, 09:57
Parabéns pela sua iniciativa J. Alberto!
Já que o Estado não consegue dar uma educação decente à população, pq não deixar os empresários investirem em seus funcionários. Não conheço a Lei, mas acho que esse fiscal tava querendo é um "por fora".
Não pague propina e recorra à justiça mesmo! A idéia do César é boa, mande correspondência para jornais e revistas, isso tem que ser divulgado.

Saudações,

Fontana

J. Alberto Berwanger
10/11/2006, 13:13
MULTADO POR PAGAR ESCOLA A FUNCIONÁRIOS

Pessoal
Deu confusão aí!!!
Eu não sou o Empresário em pauta.
Apenas conheço de longa data o trabalho deste PATRIOTA!
Enquanto os maiores inimigos deste País estão nas entranhas do Poder.
Fiquei tão indignado que resolvi divulgar esta barbárie.
Volto a me desculpar p/ usar este espaço, se acharem impróprio solicito que retirem.
Foi a minha forma de contribuir p/ mostrar porque o Brasil não dá certo.
E mostrar que c/ atitude heróicas como a do Sr. Silvino Geremia ainda há ESPERANÇA.
Abraço a todos

Ra
10/11/2006, 13:25
QurEm conheçe um pouco da nossa Legislação Trabalhista sabe que isso aí é uma realidade. Com a justificativa de proteção do empregado, os nosso exageros criativos no campo do Direito só desestimulam a produção industrial e o trabalho com carteira. A justiça do trabalho hoje funciona assim, têm juiz que dá tudo para o empregado e outros que são mais pelo empregador, a demanda acaba na distribuição. Eu admiro até o couro essa raça de empreendedores como o seu amigo aí, e sabe de uma coisa, aquele slogam do Lula bem que podia ser usado assim: "DEIXA A GENTE TRABALHAR.....CAMBADA...."

Telmo Petrucci
10/11/2006, 17:01
Culpa da nossa legislação, como falou o amigo acima!!

Em uma interpretação mais seca das leis trabalhistas e tributárias, acaba se considerando o estudo custeado pelo nobre empresário Geremia, como parte da remuneração de seus empregados, de forma que nosso magnifíco Governo Federal, na sua fome de Tributos acaba por forçar a inclusão disso na conta para calcular INSS, FGTS, etc....

uma pena...por isso o Brasil não anda....quando alguem tem boas idéias é penalizado....

Caiogaucho
15/11/2006, 15:36
Infelizmente é essa nossa realidade! E agora prorrogada por mais 4 anos!!
Neste caso do Geremia, a saída é descontar de cada funcionário uma quantia simbólica ex. R$1,00 por mes. Assim não teria como o fiscal enquadrar como salário indireto pois está sendo "descontado" do funcionário. Este expediente é muito usual no subsídio da alimentação fornecida pela empresa. Sempre que há o desconto, descaracteriza-se o salário indireto.

[]'s

Caio

cmte_carvalho
17/11/2006, 01:36
Que lástima...

Eu peço desculpas mas neste momento sinto uma imensa vontade de me pronunciar com um palavrão: "GOVERNO" DE MERDA!!!

E esse crápula do "Mulla" que se passa por "homem do povo" ainda foi reeleito!!! :(

MUDA BRASIL!!!

MUTS
17/11/2006, 15:46
Realmente.. isto é um absurdo...

Mas vamos dizer a verdade: não adianta colocar a culpa no presidente (não to defendendo ele, nem votei nele..) pelo simples fato de:

- nossa legislação trabalhista esta desatualizada e confusa a anos;
- nosso INSS não funciona a anos;
- a maioria das dos projetos de reformas estão PARADOS OU ENGAVETADOS nas mãos dos deputados e senadores eleitos pelo povo, que a maioria das vezes não comparecem as sessões e ainda vivem aprovando aumento próprio de sálario e beneficos como auxílio paletó, carro oficial, despesas de gabinete, assessores, etc;
- vc acha que políticos como Clodovil, Frank Aguiar, Fernando Collor, Paulo Maluf e muitos outros que estão nos bastidores do poder a anos estão preocupados em resolver esses problemas???:pensativo:

Colocar a culpa numa só pessoa é muito fácil... acho que temos que ter uma visão mais ampla da situação de nosso País...

[]´s pensadores...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/11/2006, 13:17
[QUOTE=J. Alberto Berwanger;308935]HUMOR NEGRO

Copiei o texto e enviei para a minha lista... acho que todos devemos fazer o mesmo, divulgar!
Alexandrino

wagnerf
23/11/2006, 14:05
[QUOTE=J. Alberto Berwanger;308935]HUMOR NEGRO

Copiei o texto e enviei para a minha lista... acho que todos devemos fazer o mesmo, divulgar!
Alexandrino

x2, mas oprecisamos mesmo e aprender a votar neste pais.

Mineiro do Cerrado
25/11/2006, 16:13
[QUOTE=ANTONIO LUIS ALEXANDRINO;314555]
x2, mas oprecisamos mesmo e aprender a votar neste pais.

X3!!!

Sou professor universitário e me choca tal situação!
Já não basta que nos últimos 100 anos de Brasil independente nossos governantes não tenham aprendido nem aplicado aquela receitinha básica que todo país de 1º mundo sabe: "Educação igualitária de qualidade = nação desenvolvida e com menores problemas sociais"... não bastasse isso eles ainda tentão penalizar quem esta fazendo por fora!

O jeito é fazer.... perguntamos depois....
Não gostou... quer que pague impostos... ok!!!
Cobre da mãe joana... ou faça melhor...

"Desobediência Civil"

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/11/2006, 01:25
[QUOTE=wagnerf;314592]

X3!!!

Sou professor universitário e me choca tal situação!
Já não basta que nos últimos 100 anos de Brasil independente nossos governantes não tenham aprendido nem aplicado aquela receitinha básica que todo país de 1º mundo sabe: "Educação igualitária de qualidade = nação desenvolvida e com menores problemas sociais"... não bastasse isso eles ainda tentão penalizar quem esta fazendo por fora!

O jeito é fazer.... perguntamos depois....
Não gostou... quer que pague impostos... ok!!!
Cobre da mãe joana... ou faça melhor...

"Desobediência Civil"

Democracia nos obriga a aceitar a decisão da maioria (se é que não houve fraude nessa tal de urna eletrônica). Mas o que se pode esperar de um país onde apenas 2 % do orçamento para a Educação chega efetivamente aos estabelecimentos de ensino+professores?
A Educação continuará sendo um ponto nevrálgico... mantendo o povo desinformado (sem instrução) procrastinamos as mudanças e mantemos o statu quo político-social per omnia secula seculorum... É função dos educadores preparar seus discípulos e fazer com que estes propaguem esses ensinamentos. Mas o processo é lento.

LeoGouveia
26/11/2006, 13:43
Eu sou professor.
E como não poderia ser de outro modo, fiquei indignado também.
Fiz uma divulgação desse absurdo.

Falta a data em que foi redigido o texto. J. Alberto sabe quando?

Um abraço.

Mineiro do Cerrado
26/11/2006, 14:15
Então Antonio....

O descaso com a educação no Brasil é um caso secular e triste!

O problema é bem maior do que somente formar educandos críticos... Começa por formar um bom Educador e não um "educastrador" é necessário tempo e educação de qualidade não só na universidade, mas no ensino de 1º e 2º grau.

Penso na história...
No século XIX dois países que haviam chegado atrasados ao processo de industrialização e modernização de seus estados optaram pela via da educação como forma de alavancar suas nações. Falo da Alemanha e do Japão. Ambos os países se tornaram, em um espaço relativamente curto de tempo, grandes potências econômicas e industriais, investindo pesadamente na educação de base (1º e 2º grau) na área técnica e na educação universitária deram credito para a pesquisa.

No Japão durante a Restauração Meiji (1868) se investiu na modernização do país, fizeram uma profunda e real reforma agrária acabando como sistema feudal que existia. Estudantes foram mandados e sustentados em universidades de todo o mundo, se criaram universidades no país. Engenheiros, médicos e diversos profissionais foram trazidos para o Japão com o intuito de ensinar os japoneses e não somente executar obras. O Estado interveio na economia ajudando a industria nacional. Não é se assustar que são desta época os nomes como o da Mitsubishi.

A Alemanha só se unificou como nação em 1871, antes eram principados e regiões independentes. Otto von Bismarck, o “chanceler de ferro”, optou por um pesado investimento no ensino técnico profissionalizante atrelado ao segundo grau. De modo que aqueles que não tivessem acesso às universidades obtivessem uma profissão qualificada. Isso repercutiu nas gerações posteriores... Em 1940 já possuíam cientistas como Albert Eisntein (dispensa apresentações), Wernher Von Braun (Foi a “Alma” da Nasa-EUA junto com o peenemünde time), Max Born (teoria Quântica), Bertrand Russel (filosofo) só para citar alguns nascidos na era pós-Bismack, dentre tantos outros...
Indivíduos como estes só foram possíveis devido a uma coisa: Educação! Mais que os Gênios, países que conseguiram se desenvolver social-economicamente de forma equilibrada tem bases educacionais fortes. Uma “receitinha de bolo” tão certa e antiga que nossos governos teimam em não aprender, ou não aplicar. E não falo só do atual governo não. Como disse no inicio, o descaso com a educação é um problema secular no Brasil!

Mas, falei de nomes estrangeiros terminemos por citar alguém daqui... Monteiro Lobato tem uma frase que acho ótima para se reclinar e refletir: “Uma nação se faz de homens e livros!”

Abraços Tássio

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/11/2006, 14:58
Professor Mineiro, concordo com tudo o que disse... o que pergunto é: "o que cada um de nós pode fazer para mudar esse quadro? E o que estamos fazendo?"
Se não há vontade política (ou há interesses $$$) não se pode esperar que os governantes façam alterações. A trilha é longa e difícil, mas toda a grande caminhada começa com um primeiro passo.
O Professor citou países que atravessaram as mais diversas dificuldades (inclusive perdendo guerras), sofreram fome. Acho que foi a adversidade que os fez grandes. Nós, infelizmente, temos tudo à mão... pra quê mudar?
Alexandrino

Cacá
01/12/2006, 00:21
...fiquei indignado também.
Fiz uma divulgação desse absurdo.

:shock: Por que vcs estão tão indignados assim? Aqui cada um faz o que quer, o fiscal multou o cara por uma questão de interpretação da lei... Pagar escola aos funcionários não é um salário indireto, é um benefício. Cesta básica, Plano de Saúde e essas coisinhas que a empresas oferecem (ainda?) também.
É incentivo, não é salário indireto. Esse fiscal, ou é uma anta, ou tava a fim de $acar uma caixinha. Funcionário do Inácio, né?!!!
LeoGouveia, vc que ta mais perto, vai lá e dá um chute no saco do barba. Ele não vai ver nada mesmo...:cool: ...nunca vê.

Saúde! :dance:

Antonio Garcia
13/12/2006, 01:24
Senhores, eu queri a poder manifestar de algum modo o apoio a essa decisão tomada pelo Sr. Geremia. Não chegeui a passar por metade das dificuldades que ele enfrentou para poder se educar, mas posso avaliar com precisão o que ele quer fazer pelos seus empregados.
E queria aproveitar para manifestar a minha opinião a respeito:
1) a atitude do fiscal foi "particular" ou institucional? Como saber se não é o funcionário que estará tentando tirar algum por fora? Não estou defendendo o governo, mas há uma série de histórias de funcionários públicos que fazem uso de seus cargos para obter vantagens pessoais.
2) a educação brasileira vem se tornando uma lástima dia a dia; tive oportunidade de corigir provas de alunos de alguns cursos de engenharia no terceiro e no quarto ano da faculdade, e dificilmente eu podia acreditar que as sandices escritas partiam de um ser racional. Um macaco com um carvão passaria menos vergonha.
3) O meio correto do Sr. Geremia continuar com a educação de seus funcionários seria a criação de uma fundação, pois, pelo modo como ele leva a sério o seu papel social, ele pode educar seus funcionários e as famílias deles, com uma série de vantagens fiscais legítimas. Não conheço a fundo o assunto, mas essa é a saída legal para a situação em que o fisco o meteu.
4) As leis são feitas por pessoas cuja intenção não é obedecê-las, mas sim se aproveitarem delas (imunidade parlamentar para crimes civis, por exemplo). O voto consciente é a nossa arma. Infelizmente nasci no mesmo estado que elegeu o Clodovil e o Maluf; por isso acho que, se o voto é nossa arma, tem doido dando tiro pro alto (no caso do Clodovil) e tem franco atirador querendo que todo mundo se dane (no caso do Maluf)

Agora, só me resta parabenizar o Sr. Geremia pela consciência e generosidade demonstradas. Precisamos de mais gente assim para podermos ir pra frente, apesar de nossos governantes.
Abraços a todos

valdir rainer
21/12/2006, 23:23
Realmente.. isto é um absurdo...

Mas vamos dizer a verdade: não adianta colocar a culpa no presidente (não to defendendo ele, nem votei nele..) pelo simples fato de:

- nossa legislação trabalhista esta desatualizada e confusa a anos;
- nosso INSS não funciona a anos;
- a maioria das dos projetos de reformas estão PARADOS OU ENGAVETADOS nas mãos dos deputados e senadores eleitos pelo povo, que a maioria das vezes não comparecem as sessões e ainda vivem aprovando aumento próprio de sálario e beneficos como auxílio paletó, carro oficial, despesas de gabinete, assessores, etc;
- vc acha que políticos como Clodovil, Frank Aguiar, Fernando Collor, Paulo Maluf e muitos outros que estão nos bastidores do poder a anos estão preocupados em resolver esses problemas???:pensativo:

Colocar a culpa numa só pessoa é muito fácil... acho que temos que ter uma visão mais ampla da situação de nosso País...

[]´s pensadores...

porque será que eles não dão estudo para o povo brasileiro,porque se só tiver pessoas cultas neste pais,ai eles não teram mais vótos.pois o povo sabera quem presta ou não.

Cacá
21/12/2006, 23:42
Oi Antonio,

Como saber se não é o funcionário que estará tentando tirar algum por fora? Simples, é só alguem conferir a multa. Qualquer juiz daria ganho de causa ao Sr Geremia.

a educação brasileira vem se tornando uma lástima dia a dia
Concordo com você. Mas há quanto tempo um professor não sabe o que é reciclagem? [/quote]

Tive oportunidade de corigir provas de alunos de alguns cursos de engenharia no terceiro e no quarto ano da faculdade, e dificilmente eu podia acreditar que as sandices escritas partiam de um ser racional. Um macaco com um carvão passaria menos vergonha. E eles foram aprovados, certo?

O meio correto do Sr. Geremia continuar com a educação de seus funcionários seria a criação de uma fundação
Só no Brasil vc tem que ter um puta trabalhao como esse pra ajudar alguém...

... pelo modo como ele leva a sério o seu papel social, ele pode educar seus funcionários e as famílias deles, com uma série de vantagens fiscais legítimas. Não conheço a fundo o assunto, mas essa é a saída legal para a situação em que o fisco o meteu.
Esse procedimento é muito burocrático, tem que passar por um monte de instâncias. Faço parte do Conselho Do Menor e do Adolescente, é uma luta pro dinheiro chegar às vias de fato. Geremia foi prático, resolveu o assunto.

As leis são feitas por pessoas cuja intenção não é obedecê-las, mas sim se aproveitarem delas Claro! Vc ainda tem o seu Kit de Primeiros Socorros ou o seu Extintor Classe sei-lá-o-quê?

Precisamos de mais gente assim para podermos ir pra frente, apesar de nossos governantes. Sim, precisamos muito! E vc ainda acha que o Sr. Geremia não tem razão? Então, pra matar a dúvida, porque não perguntamos isso aos funcionários dele?

Abraços a todos

Outros pra vc, Antônio. E viva a liberdade de expressão:concordo:

Cacá