PDA

Ver Versão Completa : Acoplamento Homocinético



Gustavo Niva
09/11/2006, 16:55
Camaradas,
o Jossano Marcuzo (que frequenta o Camaradas do Niva no Orkut, email: jossano@gmail.com ) tá fazendo um acoplamento homocinético e pediu pra eu repassar pros camaradas já que ele não frequenta o fórum...

Pra quem não sabe pra que serve (como eu não sabia heheheh): "Serve para substituir a junta original, que é uma cruzeta por uma junta homocinética e com isso eliminar o problema de vibração entre o cambio e a caixa de redução, absorvendo os impactos da transmissão, e é uma copia exata da original que é usada nos nivas modernos sem eliminar a junta de borracha (o que muita gente erroneamente faz)."


Fotos:
http://img222.imageshack.us/img222/1102/phto0010cm8.jpg

http://img243.imageshack.us/img243/9127/phto0009zz9.jpg

http://img167.imageshack.us/img167/8765/phto0008og4.jpg

http://img89.imageshack.us/img89/8571/phto0007xm3.jpg

O preço é com ele...

Abraços,
Gustavo.

friedmann
09/11/2006, 20:42
Creio que a do Jossano é tão boa qto a original, pois ele fez uma cópia exata da Russa, ...... eu sei porque ele copiou da minha que veio de lá!!!KKKK
Mas uma coisa é certa... melhora MUITO o problema da vibração!!! fica muiro bom!
e Outra:
O Jossano é um cara ponta firme, de total confiança!

rfdex
09/11/2006, 22:23
Grandes colegas, tive a oportunidade de usar as homocinéticas fabricadas pelo Rogério Bacellar (SP) e pelo Cassiano (RN). São perfeitas. Valem os preços que pedem. Outra coisa, utilizam peças nacionais, o que facilita demais a manutenção. Essa que o colega colocou a foto eu não conheço, portanto não posso falar. Se é cópia fidedigna da russa, é legal também! Só de curiosidade, ano retrasado eu enviei, a pedido de um colega estrangeiro, uma homociética para a Romênia !!! Os niveiros de fora do BR ficam pirados com as nossas idéias e inovações niveiras. Hehehehehe. Isso ai. Abração e parabéns.

friedmann
10/11/2006, 08:06
Grandes colegas, tive a oportunidade de usar as homocinéticas fabricadas pelo Rogério Bacellar (SP) e pelo Cassiano (RN). São perfeitas. Valem os preços que pedem. Outra coisa, utilizam peças nacionais, o que facilita demais a manutenção. Essa que o colega colocou a foto eu não conheço, portanto não posso falar. Se é cópia fidedigna da russa, é legal também! Só de curiosidade, ano retrasado eu enviei, a pedido de um colega estrangeiro, uma homociética para a Romênia !!! Os niveiros de fora do BR ficam pirados com as nossas idéias e inovações niveiras. Hehehehehe. Isso ai. Abração e parabéns.
o Grande diferencial dessa peça do Jossano é o preço.... se não me engano acho que sai por uns 300 pauas.... vejam o anuncio
http://produto.arremate.com.br/MLB-49844062-niva-tremedeira-nunca-mais-acoplamento-homocinetico-_JM

rfdex
10/11/2006, 08:58
O preço da fabricada pelo Cassiano (Natal4x4) também é R$ 300,00. Pelo menos era quando comprei. Rodei mais de 200 mil kms com a peça sem problema algum. O melhor dela, na minha opinião, é o fato de não usar o biscoitão de borracha. Isso ai. Abraços

friedmann
10/11/2006, 11:38
segundo Várias pessoas, o borrachão não é legal tirar não.... pois ele amortece pequenos trancos entre a caixa de cambio e a de transferencia.... vcs não acham que se ele fosse mesmo dispensável a Lada jjá não teria tirado fora?

shuther4x4
10/11/2006, 12:29
A bolacha ajuda a absorver um pouco os trancos dados na transmissão. Tanto que a geração nova dos nivas não a abandonou.
Outra vantagem é que essa do Jossano me parece pnp, ou seja, tira uma e põe outra (me corrijam se estiver errado) não precisando cortar o eixo da caixa.
Gostei muito dessa e com certeza quando precisar trocar vou atrás dele.

friedmann
10/11/2006, 12:56
Exatamente isso! é plug and play de verdade, e não precisa e nem se deve cortar a ponta do eixo......



A bolacha ajuda a absorver um pouco os trancos dados na transmissão. Tanto que a geração nova dos nivas não a abandonou.
Outra vantagem é que essa do Jossano me parece pnp, ou seja, tira uma e põe outra (me corrijam se estiver errado) não precisando cortar o eixo da caixa.
Gostei muito dessa e com certeza quando precisar trocar vou atrás dele.

Nivoide
10/11/2006, 19:20
Moçada, tinha uma no meu nivoide com duas homocineticas. Eram muito boas, mas nao existe forma de evitar que entre sujeira nelas...durou pouco mais de 5 mkm...MO EEEEEU. Qdo tirei nem esfera tinha mais...risos

Voltei tudo pra original...fiquei sabendo depois que o jossano fazia, mas ja havia comprado. Paguei 370 na original completa.

Tem de ver esse ponto, como ela é blindada, pois entrar só água la nas esferas é desgaste na certa. Alem disso, não existe coifa q aguente aquela rotação...quebra tudo a borracha;

gilfredo
26/03/2007, 15:33
onde posso encontrar essa peça.....quero colocar no meu niva
valeuuuu

kemramone
26/03/2007, 16:28
onde posso encontrar essa peça.....quero colocar no meu niva
valeuuuu

< Camarada Gilfredo tenta ese link aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54015891-niva-tremedeira-nunca-mais-acoplamento-homocinetico-_JM abraços!!!

Natal4x4
22/04/2007, 08:03
Amigos, espero que não gere problemas posi sou amigo do Jossano e conhecí em primeira mão o acoplamento que ele fabrica porém eu digo por experiência propria que manter o anél de borracha é um erro !!!

A união elástica vem do projeto anterior ao Niva de mais de 35 anos atrás e, talvez por motivos econômicos ou práticos vem sendo mantido até hoje nas novas versão do niva da chevrolet !!!

è bom lembrar que, se for usar o Niva na cidade sem realmente forçar o carro, não precisa nem colocar o acoplamento, o sistema original funciona bem desde que esteja alinhado corretamente e para isso tem as dicas em minha página !!!

Mais se for usar em trilhas e de forma mais agressiva (como eu faço), dificulmente o anél de borracha aguentará !!!




Abraços,

Cassiano
Natal4x4

rfdex
22/04/2007, 16:24
Ratifico os dizeres do Natal. Há um tempo atrás disse tudo isso, caso queiram procurar, o Fórum está a disposição para ser pesquisado. Abraços.

robertofs
23/04/2007, 12:13
Fizemos um desses para um camarada nosso daqui de Goiânia-GO. Mantivemos o acoplamento homocinético que ele tinha só para não ter que usinar algo mais, o que encareceria o projeto. O objetivo era eliminar as trincas do assoalho e a vibração... e o objetivo foi alcançado ;-)

Como a maioria dos demais 4x4 o acoplamento é rígido, ou seja, a caixa de transferência é apenas uma extensão da caixa de câmbio, fizemos o mesmo para o Niva. Para câmbio de Chevette é mais simples ainda.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

Freitas
23/04/2007, 23:42
Fizemos um desses para um camarada nosso daqui de Goiânia-GO. Mantivemos o acoplamento homocinético que ele tinha só para não ter que usinar algo mais, o que encareceria o projeto. O objetivo era eliminar as trincas do assoalho e a vibração... e o objetivo foi alcançado ;-)

Como a maioria dos demais 4x4 o acoplamento é rígido, ou seja, a caixa de transferência é apenas uma extensão da caixa de câmbio, fizemos o mesmo para o Niva. Para câmbio de Chevette é mais simples ainda.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO
Roberto esta foto do niva vermelho esta com cardan dianteiro invertido
ou cardan não tem lado para montar.

Freitas

robertofs
24/04/2007, 08:43
Roberto esta foto do niva vermelho esta com cardan dianteiro invertido
ou cardan não tem lado para montar.

Freitas

Nem tinha observado isso hehehe

Mas geralmente o lado da luva deslizante fica do lado da caixa de transferência sim, mas como as flanges dos dois lados são iguais, passou batido na montagem. Vou avisar o camarada Evaristo, dono do carro ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

RAR
30/04/2007, 00:00
Pessoal,
Acabei abrindo um tópico sobre este mesmo assunto :oops: :oops: :oops: . Minha decisão pela compra do acoplamento do Jossano foi por ser exatamente cópia do original em uso até hoje na Rússia e ser também o mais barato (preço + frete).
Sdçs,

Gustavo Niva
30/04/2007, 00:19
Ruben... já instalou o acoplamento??

Ops... fiz a pergunta e só depois me liguei que o teu é 98, então já tinha acoplamento de fábrica... de qq jeito, pq tá trocando o seu?

Alguém que tem niva com cruzeta e colocou o acoplamento: Melhorou na vibração perto dos 100km/h? Diminuiu o barulho? (ou nao tem nada a ver?)

RAR
30/04/2007, 18:52
Gustavo,
Tem tudo a ver sim. A vibração acaba sim, mas tem que alinhar a caixa de transferência também. Eu ainda estou utilizando a minha original. Tive um problema no ano passado, coisa de meter o Niva aonde não deve na trilha, que arrebentou a coifa da homocinética e aí já viu né!! a graxa foi pra pqp! e a homo travou... Consegui num cara conhecido que recupera homocinéticas arrumar a gaila (tinha partido) e recondicionar a mesma. Mas daí arrumar uma coifa pro tamanho da homocinética tava difícil. Volta e meia a coifa adaptada estourava e lá ia eu de volta pro mecânico. Da última vez, aqui mesmo no forum alguém sugeriu usar couro. Taquei couro de vaqueta (que é bem flexível e resistente) e tá lá até hoje. Neste interim procurei pesquisar as esperiências tupiniquins. A do R. Barcelar e boa mas é cara, a do Cassiano, tenho lá minhas dúvidas... Acabou que encontrei a do Jossano no MLivre, fiz contato e me pareceu ser a mais convincente por ser, como já disse, cópia da original. Tou com ela lá paradinha esperando na prateleira. Falou!!!:) :) :)
Sdçs,

Giuliano Barbosa
20/06/2007, 17:04
Prezados Camaradas, tive problemas sérios com a instalação da união homocinética... a vibração era o único "problema" do meu Niva, agora vi que alguma M. muito grande aconteceu.:putz::putz:..
Vou ocultar a identificação do fabricante da peça, até mesmo porque o mesmo está tentando solucionar o problema, já enviei a peça pra ele de volta pra avaliar. É o mais ético a fazer até que se chegue a uma conclusão.

Entçao vamos lá...vou postar abaixo as minhas percepções sobre o ocorrido... quem sabe alguém possa dar uma luz!:idea:

1 - Antes, o Niva só vibrava em 1a e 2a marchas e entre 85 e 95Km/h (antes da instalação da união homocinética);



2 -O carro rodou apenas 11,3Km com seu acoplamento, quando a coifa se rompeu, muito provavelmente devido à vibração do conjunto homocinético (o rompimento da coifa NÃO é o maior problema, o problema é que o carro tá vibrando 10 vezes mais que antes de instalar a união e por isso a coifa não aguentou)



3 - Após a instlação a vibração em 1a e 2a marchas desapareceu, porém começou a vibrar já a 40Km/h, quando tira o pé do acelerador ou coloca ponto morto parece que piora;:sad:



4 - A vibração prossegue aumentando até 70Km/h, tornando-se praticamente insuportável (o que não acontecia antes);:parede::parede::parede:



5 - Em terceira com o giro baixo deve ocorrer algum harmônico na subida da rotação que faz o carro vibrar também, chaga a fazer um barulho de painel próximo ao porta-luvas, onde o barulho aumenta demais com o aumento da vibração;



6 - Desacelerando o carro desde 70km/h occorrem algumas vibrações mesmo em ponto morto em velocidades específicas que não sei especificar ao certo (só andei 11,3Km!)



7 - O mecânico relata que o eixo foi reduzido um pouco mais que 10mmm para permitir a montagem do conjunto, do contrário "não caberia";:?:



8 -Outra observação que ele fez (eu só estou relatando pois não sou mecânico): o mesmo acredita que possa ter sido usada homocinética usada no conjunto que me foi enviado, foi só uma observação;



9- Quando montada no Niva, é MUITO NÍTIDO que a peça não gira de forma regular e concêntrica, sendo possível identificar variações angulares consideráveis no conjunto; com isso a caixa de reduzida e outros componenetes chegam a balançar (!) fortemente. :parede:



O ideal seria testar apeça em um Niva que não tenha problema de vibração pois talvez seja algo que só dê pra perceber com ele montado e com carga real de operação; seria a "prova dos 9" mais fidedigna possível.



O problema com a quarta marcha nunca ocorreu antes da instalação da união homocinética, e a despeito da possibilidade de existir desgaste na arruela, acredito que está ocorrendo realmente devido ao problema da vibração que chacolha a caixa de marchas e faz desengrenar.:roll:
De qualquer forma gostaria de saber que arruela é essa, quanto custa, onde comprar e como instalá-la caso o problema persista após eliminar a vibração (isso se conseguir eliminá-la)



Estou anexando algumas fotos e um vídeo... não sei se será possível notar o problema, mas lhe garanto que dá medo ver como balança tudo por baixo!:parede:

Observo que não há problemas de ajuste de posição e/ou rigidez da caixa de reduzida ou outro grave problema que possa causar a enorme vibração relatada no meu carro. Rodei com ele milhares de Km com vibrações suportáveis e moderadas sendo que após um cuidadoso serviço de reforço da caixa de reduzida meu Niva até teve sua vibração reduzida :concordo: (antes da instalação da união homocinética)



Acredito que a hipótese de humana na montagem também é remota, meu mecânico possui mais de 20 anos de experiência com jeeps, sendo que o mesmo já realizou com perfeição serviços bem mais complexos em outros veículos, inclusive meus. Pior é que ele já mexeu em Nivas 10 vezes piores que o meu e falou que não havia o problema da vibração!

Também as hipóteses de excesso de graxa e desalinhamento grosseiro da caixa de reforço podem ser eliminadas, pois o mecânico teve o cuidado de observar o posicionamento antes da desmontagem e realizou todo procedimento corretamente para a instalação.

O mecânico relatou que da primeira vez que montou ele montou o conunto juntamente com os coxins do Corsa, houve atrito entre os dois eixos pois o pedaço que cortou havia sido pequeno; entretanto isso foi prontamente corrigido e ele voltou com os coxins originais -pois os do Corsa não permitem regulagem de posição- e então ele diminuiu ainda mais o tamanho do eixo (total 18-20mmm) de forma a evitar este contato.

E aí, alguém se habilita?! Onde estará o(s) problema(s) que estão me tirando o sono...estou realmente transtornado com o problema... gastei uma bela grana pra estragar o carro:oops:... e para voltar com tudo original e a união original 98> o orçamento fica em R$860, fora frete e mão-de-obra!:(

Peter
20/06/2007, 17:29
Giuliano


Cade as fotos e o video?

Peter
20/06/2007, 18:02
9- Quando montada no Niva, é MUITO NÍTIDO que a peça não gira de forma regular e concêntrica, sendo possível identificar variações angulares consideráveis no conjunto; com isso a caixa de reduzida e outros componenetes chegam a balançar (!) fortemente. :parede:


Antes de qualquer coisa, voce deveria desmontar a junta e mandar fazer o balanceamento dela,em função do que voce diz neste item 9.

Jossano
20/06/2007, 21:50
Camaradas,

Antes de tudo devo salientar que este nao é um dos meus filhos.

Pelo que vc falou e pelo conhecimento que tenho, a peça esta fora de centro. Pode acontecer na hora de soldar, pois com o calor apenas em um ponto a peça pode empenar e ai nao tem o que fazer.

Quanto a coisa, ten dois esquemas para ela nao estourar. Uma é cortar a coifa e fazer uma colada, diminuindo o tamanho.. a outra é uzar aneis de borracha em cada gomo evitando que ela se deforme.

Boa sorte Giuliano

Flugêncio
21/06/2007, 07:40
Se falar qual o modelo do acoplamento teremos uma idéia melhor. Do Natal4x4 ou do Jossano?

Peter
21/06/2007, 07:58
Acredito que não deva ser do Jossano,porque a dele não precisa cortar o eixo.

Giuliano ,o seu continua com a borracha ?

Giuliano Barbosa
21/06/2007, 08:46
A peça foi devolvida para verificar os possíveis problemas, inclusive os mencionados pelos camaradas; estou no aguardo do retorno para possíveis corrreções.
Anexei uma foto mas ela não estão muito boa. mas dá pra ver o rompimento da coifa com 11,3Km rodados - uns 15 minutos de funcionamento.
O modelo do meu acoplamento não utiliza a borracha.
Com realação ao desbalanceamento, é justamente minha esperança pois não consigo, pelo menos por enquanto,visualizar outro problema.
Realmente uma pequena tragédia o ocorrido, justo agora que tinha conseguido eliminar 80% do ruído interno, melhorar o desempenho, a suspensão- só incomodava um pouco a vibração em faixas determinadas, mas de repente fiquei sem carro :cry: e com um belo abacaxi nas mãos...
Valeu pelos toques pessoal.

Flugêncio
21/06/2007, 09:14
Tenho certeza que este rompimento da coifa foi por excesso de graxa, já ví isto acontecer. A graxa colocada na homocinética tem que ser bem pouca.
Tenho este tipo de acoplamento no meu Niva (feito por meu irmão) e não trepida em marcha/velocidade qualquer.
Neste modelo é dispensada a ruela de aço que tem na ponta do eixo da caixa de marchas após o corte do mesmo.

Vejam:http://www.natal4x4.com.br/uniao.htm

Giuliano Barbosa
21/06/2007, 14:48
Tenho certeza que este rompimento da coifa foi por excesso de graxa, já ví isto acontecer. A graxa colocada na homocinética tem que ser bem pouca.
Tenho este tipo de acoplamento no meu Niva (feito por meu irmão) e não trepida em marcha/velocidade qualquer.
Neste modelo é dispensada a ruela de aço que tem na ponta do eixo da caixa de marchas após o corte do mesmo.

Vejam:http://www.natal4x4.com.br/uniao.htm

Não foi excesso de graxa, com certeza... as instruções foram seguidas à risca... e mesmo que houvesse excesso de graxa acho que não duraria apenas 11,3Km ou 15 min!!
E o problema da marcha que passou a escapar, o que pode ser?

Flugêncio
21/06/2007, 15:39
Neste caso não foi só os 11,3 km ou 15min e sim as RPM. Quanto ao escape das marchas há muitas varáveis.

Dá uma olhada em: http://www.niva4x4.com.br/manutencao/vibracao.htm quem sabe pode lhe ajudar um pouco.

Giuliano Barbosa
21/06/2007, 16:20
Obrigado Flugêncio mas eu já conhecia o link, aliás pesquisei tudo que consegui sobre Niva antes de comprar o meu, por isso tamanha decepção com o acoplamento, que, não só piorou a vibração, como causou um problema no câmbio (antes o carro estava muito bom).
A questão dos min ou km eu coloquei como uma referência para as rotações, sendo que mal cheguei a 3500rpm pra coifa estourar.

Flugêncio
21/06/2007, 16:27
Na verdade ele já estava acostumado com o que tinha lá, agora fez beicinho, mas tenha calma que vc resolve este problema. "Muita calma nesta hora"

RAR
22/06/2007, 01:51
Giuliano,
Já tive a pouco tempo atrás problema com o rompimento da coifa da homocinética da caixa. No meu caso foi com a original do Niva 98. As coifa encontradas no mercado eram maiores que a original e em pouco tempo se rompiam fazendo vazar a graxa da junta. Acredito que a força centrífuga atuavam na coifa que se expandiam devido a elasticidade e acabavam batendo em algum ponto e se rompiam. Acabei fazendo uma coifa em couro de vaqueta que já esta lá há 6 meses beleza. Soube depois que a coifa da homo do Golf dá lá certinha. Quanto a questão do alinhamento dinâmico é importantíssimo que seja feito na ocasião da instalação da homo ou da junta elástica. Estou anexando aqui o manual de instalação da homo do Jossano (mesmo sem pedir autorização a ele) que é bem completa e elucidativo. Ele serve pra qualquer tipo de junta até a sua (que pela foto já saquei a origem).
Sdçs

Luciano SHAKALL
22/06/2007, 04:33
"...Estou anexando aqui o manual de instalação da homo do Jossano (mesmo sem pedir autorização a ele) que é bem completa e elucidativo.
Ele serve pra qualquer tipo de junta..."Bom, não tenho (ainda) o acoplamento homocinético, contudo, baixei o manual por curiosidade. :mrgreen:
No entanto, não entendi uma parte (o ítem 8, anexado abaixo):
8 - Engate a reduzida na posição normal, coloque uma quinta marcha e acelere até 4000 - 5000 RPM por 1 ou 2 minutos. É pra engatar a reduzida ou deixar em "direto" (normal)? :pensativo:
Ou quando ele fala em "reduzida", está se referindo a "caixa de transferência" (caixa de redução), devendo a alavanca ficar em "direto" (sem reduzir), é isso? :pensativo:

Outra coisa: Caso a alavanca da redução NÃO esteja em "neutro", ao engatar a 5ª marcha e acelerar entre 4000-5000 RPM, aciona-se a embreagem... Ou não?
Lembrando que os cardans ainda estão desconectados...

[]'s confusos...

Giuliano Barbosa
22/06/2007, 08:51
RAR, obrigado pela contribuição!Também fiquei com esta dúvida do Luciano...
E a quarta marcha que passou a escapar, pode ser devido ao excesso de vibração ou tem "outros fatores"? :?::?: Não mexi em nada além do necessário para trocar a união homocinética...

Marcio Rossetto
22/06/2007, 09:29
bem amigo, como ja desmontei e montei algumas vezes o cambio do meu Niva , vou tentar esclarecer :

A quarta marcha é mais vulnerável a escapar por que esta acoplada no eixo piloto .

A luva de engate fica no eixo piloto , que é do tipo flutuante .

Ela escapa em 90% dos casos quando a luva de engate não acopla direito , e não tem nada a ver com problema de fresagem dos dentes .

A quarta escapa nos seguintes casos :

1- desalinhamento do eixo pilioto em relação a caixa seca , e com rolamento de agulha do volante do motor.
Solução , verificar se não trincou a caixa seca , ou se os parafusos de fixação da caixa seca / motor não afroucharam.

2- Quebra do anel cônico que apoia o rolamento do eixo piloto .
Este sevre para apoiar o rolamento no sentido axial e quando vibra muito o carro , costuma quebrar , aí o eixo fica desalinhado e quarta escapa .
Solução : retirar o cambio e soltar a caixa seca . Ele fica entre o cambio e caixa seca


3- Quebrou parcialmente o rolamento do eixo piloto .
Aí , tem que desmontar tudo mesmo .

Giuliano Barbosa
22/06/2007, 14:11
Marcio, muitísssimo obrigado! Ainda bem que tem informação e solidariedade de sobra aqui no forum senão eu desistiria....ser leigo é dose, tô vendo que ainda vou apanhar muito do meu Niva!

No meu caso acho que ocorreu o descrito no item 2:

2- Quebra do anel cônico que apoia o rolamento do eixo piloto .
Este sevre para apoiar o rolamento no sentido axial e QUANDO VIBRA MUITO o carro , COSTUMA QUEBRAR, aí o eixo fica desalinhado e quarta escapa .
Solução : retirar o cambio e soltar a caixa seca . Ele fica entre o cambio e caixa seca

Este anel cônico tem pra vender? Tem algum "similar nacional" que possa cumprir esta função?

Peter
22/06/2007, 18:06
Da uma olhada no link http://www.sarancar.com.br/produtos.asp?letra=A&cat=145
É este anel?

Marcio Rossetto
22/06/2007, 20:05
Sim , exatamente esse anel de ref . numero 13 da sarancar ( anel cônico ) .

Acredito que não exista algo nacional que possa substituir .

Complementando o que disse anteriormente , antes de trocar o anel, para poupar o trabalho, resolva o problema da vibração , pois se tiver um excesso muito intenso de vibração , também a quarta pode vir a escapar sem qualquer problema nos mecanismos do cambio .

Essa marcha é muito delicada , qualquer probleminha ela escapa .

Por exemplo, se o coxim do cambio quebra ou esta com defeito, o peso do cambio na sua bunda :mrgreen: , força a caixa seca para baixo e como ela é de alumínio , pode fletir um pouco e aí consequentemente força o eixo piloto para baixo e se ele fletir um pouquinho , a luva de engate ja não acopla direito e a quarta escapa .

No meu niva , quando coloquei o motor ap 2.0 , com o kit da erosão , a caixa seca fundida em alumínio veio um pouquinho desalinhada , do tipo impercepível a observação , pois bem , fletiu um pouquinho o eixo piloto e a quarta escapava .

Esse problema pode ser comum , quando também se usa a flange de adaptação do motor ap e cambio do niva , é fato comprovado .

Marcio Rossetto
22/06/2007, 20:22
Caro colega .

aproveitando que vai checar seu cambio, não deixe de verificar também o estado do parafuso da quinta marcha .

Na bunda do cambio , proximo da saída do cardã traseiro , tem uma tampinha.

saca ela com uma chave de fenda com cuidado .

Com uma chave canhão , se não me engano de 13 mm , checa o aperto do parafuso da quinta marcha . Se tiver solto aperte bem . Se sair na mão , ele quebrou . Aí dependendo do caso tem que desmontar a traseira do cambio. ( parcial ) para retirar o parafuso do eixo e por um novo.

Detalhe , a tampa traseira do cambio , não sai sem sacar a alavanca de comando antes .

Todos nós devemos fazer esse Check up a cada 50.000 km . Se trabalhar solta a quinta , ela se desgasta rápido ou pode vir a quebrar o rolamento de rolo .

Outra coisa, coloque 1 litro de óleo a mais no cambio , acima do normal em torno de 1 litro , para previnir o desgaste da quinta marcha .

Fora esses detalhes o cambio do niva é muito bom e aguenta o tranco .

RAR
22/06/2007, 23:25
[quote=Luciano SHAKALL;415623]Bom, não tenho (ainda) o acoplamento homocinético, contudo, baixei o manual por curiosidade. :mrgreen:
No entanto, não entendi uma parte (o ítem 8, anexado abaixo):É pra engatar a reduzida ou deixar em "direto" (normal)? :pensativo:
Ou quando ele fala em "reduzida", está se referindo a "caixa de transferência" (caixa de redução), devendo a alavanca ficar em "direto" (sem reduzir), é isso? :pensativo:

Outra coisa: Caso a alavanca da redução NÃO esteja em "neutro", ao engatar a 5ª marcha e acelerar entre 4000-5000 RPM, aciona-se a embreagem... Ou não?
Lembrando que os cardans ainda estão desconectados...


[]'s

RAR
22/06/2007, 23:28
Luciano,
Só agora cheguei em casa, mas vamos lá. De acordo com o passo 6, a alavanca de reduzida está na posição neutro, certo? No passo 8 ela é colocada na posição de marcha normal (sem redução) que com acionamento da 5ª. Marcha com o pé no fundo, que é como se o Niva estivesse em alta velocidade, perfeito?
A caixa de transferência ou diferencial central agrega também a reduzida e o bloqueio. Por isto o Jossano chama de caixa de reduzida / transferência. Muitos a consideram um dos pontos alto da mecânica do Niva.
A alavanca da reduzida, da mesma forma quando o carro está em marcha, só deve ser acionada com o carro parado (ou quase parando) calcando a embreagem.
Sdçs,

RAR
23/06/2007, 00:04
Guiliano,
Sem querer te sugerir já te sugerindo, porque você não traz o seu Niva aqui pro Rio e bota na mão de um mecânico que tenha experiência reconhecida em Niva? Não tou querendo desmerecer teu mecânico, mas o pessoal aqui tem mais recurso...
Quando comprei o meu Niva em 2005, foi justamente dai perto em Resende. Ele estava justamente com a 4ª. Marcha escapando, pois o mecânico dele não sabia mais o que fazer. Na ocasião, para acertarmos a venda, o ex-dono assumiu o compromisso de pagar o serviço que seria feito na Araucária no Rio e que no final das contas foi o que aconteceu.
Sdçs,

Jossano
25/06/2007, 20:47
Oi pessoal, tudo joia com vc??

Bom, quanto a publicação do manual... ta tudo em ordem, nao vou cobrar direitos autorais :)

com relacao ao item 8.. realmente vc engata a caixa de transferencia na posicao normal, engata a quinta marca e pisa no fundo. Como o carro ainda vai estar sem os cardans, vc vai ver o velocimetro dar 140Km/h em 5 segundos (rsrsrs). a forca centrifuga na homocinetica vai colocar o eixo na posicao correta de trabalho, alem de fazer um alinhamento dinamico no conjunto.... como a caixa de transferencia esta conectada, é sempre bom usar a embreagem, nao que seja obrigatorio.

Quantoa coifa rasgarpor ter muita graxa, isso nao ocorre... se vcs olarem a foto que o giuliano mandou, verao que a borracha esta sequinha, se houvesse ecesso de graxa estaria tudo lambusado.

Aproveitando a oportunidade, estou abrindo uma lista de compra de acoplamento homocinético, que tiver interesse manda um email pra mim... jossano@gmail.com

abracos a todos

Marcio Rossetto
26/06/2007, 12:41
Aí que tá , o acoplamento de borracha serve justamente para isso .
Quando se atinge alta velocidade angular, o acopalmento se deforma e permite o alinhamento dos eixos .

Isso é visto , retirando-se a tampa de plastico , pode observar que o acoplamento se deforma e o eixo fica alinhado .

Por isso que dificilmente o niva treme em alta .

Quando se retira esse acoplamento , não há essa centralização forçada.

A homocinética sem acoplamento , para funcionar bem , tem que estar 100% alinhada .

Se não , é criado um sério problema em alta velocidade .

Outra coisa, se voce retirar o cardã dianteiro e engatar o bloqueio , o niva anda solto , mas se for subir uma rampa de ré , notará que a caixa de redução ( lado frontal ) vai bater violentamente no assoalhado .


Se conclui que a caixa de redução fica equilibrada , pela ação de uma gangorra , cardã de traz e da frente .

Então , a função do acoplamento também é de amortecer, compensar as forças exercidas pelo cardã nesse efeito gangorra .

Vibra a caixa, poupa o cardã da frente .

Se retirar o acoplamento de borracha , pois bem, quem segura todo o efeito gangorra são os diferenciais , então passa quebrar os prisioneiros do diferencial .

Por isso que, se for usar acoplamento homocinético sem acoplamento de borracha , é necessario muita centralização e acabar com o movimento e grau de liberdade da caixa de redução , através de um suporte defixacão.


Por isso que o russo manteve o acoplamento de borracha , mesmo trocando as cruzetas por homocinética.

Nivoide
26/06/2007, 23:03
Qual homocinetica usam para fazer este tipo de acoplamento? Vw ou fiat?

Jossano
26/06/2007, 23:20
Dilmar

Na verdade nao importa muito o tipo da homocinética, e sim como fazer o conjunto.... nao é tao simples quanto aparenta

Quanto ao seu cambio, que pena que vc esta no paraná... mas vou te dar uma dica: leva nun canbio tecnico antes de condenar seu cambio a uma troca.... é o melhor que vc tem a fazer

abracao

RAR
27/06/2007, 00:00
Aí que tá , o acoplamento de borracha serve justamente para isso .
Quando se atinge alta velocidade angular, o acopalmento se deforma e permite o alinhamento dos eixos .

Isso é visto , retirando-se a tampa de plastico , pode observar que o acoplamento se deforma e o eixo fica alinhado .

Por isso que dificilmente o niva treme em alta .

Quando se retira esse acoplamento , não há essa centralização forçada.

A homocinética sem acoplamento , para funcionar bem , tem que estar 100% alinhada .

Se não , é criado um sério problema em alta velocidade .

Outra coisa, se voce retirar o cardã dianteiro e engatar o bloqueio , o niva anda solto , mas se for subir uma rampa de ré , notará que a caixa de redução ( lado frontal ) vai bater violentamente no assoalhado .


Se conclui que a caixa de redução fica equilibrada , pela ação de uma gangorra , cardã de traz e da frente .

Então , a função do acoplamento também é de amortecer, compensar as forças exercidas pelo cardã nesse efeito gangorra .

Vibra a caixa, poupa o cardã da frente .

Se retirar o acoplamento de borracha , pois bem, quem segura todo o efeito gangorra são os diferenciais , então passa quebrar os prisioneiros do diferencial .

Por isso que, se for usar acoplamento homocinético sem acoplamento de borracha , é necessario muita centralização e acabar com o movimento e grau de liberdade da caixa de redução , através de um suporte defixacão.


Por isso que o russo manteve o acoplamento de borracha , mesmo trocando as cruzetas por homocinética.

Márcio mataste a cobra!:concordo: é exatamente isto que acontece. Deve ter acontecido isto com a montagem do Giuliano. Tem que ser similar ao original russo.
Sdçs,

Jossano
27/06/2007, 00:50
Por isso que eu desenvolvi uma copia do original, mantendo e respeitando todos os detalhes do original

abracos

Flugêncio
27/06/2007, 08:37
Só lembrando que a homocinética não é rigida e tem bastante movimento. Com o desenvolvimento do acoplamento homocinético para os nivas pós 95, diminuiu as quebras da junta elástica e as vibrações.
Mas basta uma cruzeta ruim, uma trinca no assoalho, a falta das chapinhas embaixo do suporte do direncial central para se ter bastante dificuldade para alinha e corrigir as vibrações. há a necessidade de bastante paciência.

Jossano
27/06/2007, 10:27
Camarada,

O alinhamento da caixa nao é dificil, mas depende da condicao do assoalho. Tem gente de deixa o carro apodrecer e depois diz que a fixaça é rui e que nao para de tripidar... isso é logico não?

A fixação da caixa no assoalho parece ter sido feita as pressas, do tipo "prende em qualquer lugar" mas uma chapinha por detro do carro resolve tudo... tanto para a caixa de transferencia quanto para o cambio.

Sou Mestre em eng mecanica e nao automobilistica o que existe uma boa diferenca, e pelo que estudei a melhor saida é o acoplamento homocinético com o bolachao.... tanto que á melhor saida que o modelo Niva Cheve tem esse acoplamento.... deve haver uma otima razao para isso.

O fato é que muita gente deixa o Niva apodrecer e ai resolve dizer que tudo é ruim que que tem quer colocar outr cambio, outro cardan etc.....

abrcos

Giuliano Barbosa
28/06/2007, 09:06
Nem brinca Jossano! Quanto mais informações eu leio neste tópico, mais assustado eu fico: agora o "monstro" da vibração também poderá atacar câmbio, diferenciais e cardãs!!!
Poxa, apesar de tudo que eu li, reconheço que ainda sei pouco sobre Niva, agora este problema da vibração parece ser o "campeão" mesmo - dá de 10 a 0 nos outros "probleminhas" tipo quebra de pivôs,cubo da roda, etc.
Quanto ao meu assoalho, ele ainda tava original e foi feito um (caprichoso) trabalho de reforço, que chegou até a reduzir a vibração.
Apesar dos cuidados e informações para adquirir um bom Niva, pelo visto esta tentativa de reduzir a vibração vai me fazer ficar sem carro por um bom tempo...e pior que tinha um passeio legal pra ir dia 15/07...
Agradeço as informaçõesde todos sobre o assunto e também sobre outros pontos importantes, tais como cuidados com o câmbio, dicas de oficinas, etc...

Marcio Rossetto
28/06/2007, 13:45
Caro Barbosa , fica tranquilo ! Esse negócio que o Niva quebra o cubo, tirante, rolamento , assoalho , etc , são fatos isolados .

Outra coisa , ja tive rural, Toyota , JPX e posso afirmar que todos quebram . O mais forte de todos indiscutivelmente é a toyota , a minha era 1988 .

O cambio da toyota por exemplo, voce usa por 3 a 4 anos sem quaisquer problemas, mas quando desmonta pra fazer manutenção , tá todo moido por dentro e gasta 2500,00 pra ficar bom .

A verdade é que o Russo é forte e aguenta trilha , sei disso porque faço trilha em Sampa , não barrinho , trilha mesmo e minha mulher usa diariamente , para vender seus produtos e viajamos , etc . Agora , no forum são só expostos os problemas .

Se você vê o que os cara falam nesse forum do Cherokee e do Land , voce cai de costas .

Agora , tenho um Niva AP 2.0 a alcool , mas na real , sou convicto que nenhuma adaptação fica igual a manter o Russo Original .

O meu Niva, quando adaptei o ap , com o KIt comprado , pra ficar bom , quase desanimei , de tantas intervenções que eu mesmo tive que fazer .

Em Tudo , eu mesmo coloquei a mão na massa , desde suportes adicionais a reforços ,alterações do kit , calços ,troca disso e daquilo , para a adaptação funcionar .

Se o camarada não tiver conhecimento de mecânica e disposição , tá perdido nas mãos dos mecânicos , não generalizando .

O problema do assoalho , como falou o Jossano, é fato, mas basta fazer um reforço ( no meu arrebitei uma chapa galvanizada por dentro ) e nunca mais ele quebra .

Agora , esperar que o jipe não vibre em primeira é querer que ele fique igual a uma pajero , isso é demagogia .

Bem , se você quer um Niva para nunca dar problema , mantenha-o original, com acoplamento de borracha , motor original , carburador original e etc .

Se quer um Niva otmizado , com outra motorização , homocinéticas, suspensão levantada , cambio do chevette , motor ap . Tem que aprender a ser mecânico , mas também é prazeroso .:concordo:

robertofs
05/07/2007, 09:55
Não acho que o Niva original seja melhor que muitas bem sucedidas melhorias que já foram elaboradas para ele. A diferença entre o bom original e o bom adaptado está na competência e habilidade de quem a faz. Não precisamos ser modestos ao ponto de acharmos que nós, homens comuns, não conseguiríamos melhorar algo que saiu de uma fábrica, pois nada é tão bom que não possa ser melhorado, desde que haja a necessidade de melhoramento.

Agora, não adianta ficar arriscando. Antes de qualquer adaptação devem ser levados em conta vários fatores, afinal, para que adaptar se não é para ter ganhos? Só amadores trocam 6 por meia dúzia.

O acoplamento que a Lada desenvolveu para o Niva vibra mesmo, seja elástico, homocinético ou elástico/homocinético, se as caixas de câmbio e transferência não estiverem com o mínimo de alinhamento necessário. Daí a importância do alinhamento das caixas, que é um trabalho que exige alguma perícia. Bem alinhadas, há apenas vibrações caraterísticas do carro, notadamente em 1.a, 2.a e 5.a marchas.

Como já disse antes, a Lada usou um câmbio de um carro de passeio, e, obviamente, ele não foi idealizado para ser acoplado rigidamente a uma caixa de transferência. A Lada desenvolveu então o acoplamento como o conhecimentos. Não há dúvidas que essa estratégia tornou o projeto do Niva mais barato e não menos funcional, pois, caso contrário, teriam que criar uma outra caixa de câmbio que fosse exclusiva para o Niva, e vale observar que a maioria dos veículos 4x4 possuem câmbio e caixa de transferência montados como um único conjunto.

Agora, fixar câmbio e caixa de transferência sob o assoalho, que tem uma chapa de aço não muito espessa, é algo que beira ao amadorismo. Os esforços que a caixa de transferência deve impor aos calços, que por sua vez estão fixados sob assoalho, devem ser enormes, afinal, são dois eixos tratores, que movimentam rodas e pneus grandes, o que é ainda mais agravado quando usado a reduzida. As trincas que surgem ao longo do tempo são mais que justificadas, e se ocorre trinca, então ocorre algum movimento da caixa de transferência, e consequente desalinhamento, causando a tão famosa vibração.

Taí um exemplo de algo que pode ser melhorado, sem o menor respeito ao projeto original.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
05/07/2007, 10:12
Roberto


É muito interessante o que vc falou, realmente nada esta insento a melhorar... entretanto um carro é feito genericamente e cada um é passivel de adaptar o que é seu ao seu estilo... como ajustar uma roupa. Claro, existe adaptacoes e gambiarras

Quanto ao assoalho do Niva ser fino, isso é verdade e carecia de uma chapa mais grossa por dentro para dar mais apoio aos parafusos, entretanto o rompimento do assoalho nao vem pelo esforco que a caixa de reducao produz no assoalho!!! sabe pq nao?? Pq os cardans giram em sentidos contrarios e com isso causam um equilibrio de forcas... o assoalho é mero apoio.

Entao o que trinca o assoalho??? Pois bem, isso acontece pq quando o bolachao esta trincado comeca a trepidar e se o motorista nao observar a trepidação e fazer a namutencao, a coisa vai minando... o assoalho é fino e ai ja viu né. eu ouvesse uma mera chapa de 3 mm soldada no local ou por dentro do assoalho, isso nao aconteceria... tb existe o fator manutenção preventiva, que muita gente (90%) nem sabe de que se trata

abracos

Flugêncio
05/07/2007, 14:32
Variáveis de acoplamentos para minimizar as vibrações, cada um com sua invenção.

robertofs
05/07/2007, 15:12
Quanto ao assoalho do Niva ser fino, isso é verdade e carecia de uma chapa mais grossa por dentro para dar mais apoio aos parafusos, entretanto o rompimento do assoalho nao vem pelo esforco que a caixa de reducao produz no assoalho!!! sabe pq nao?? Pq os cardans giram em sentidos contrarios e com isso causam um equilibrio de forcas... o assoalho é mero apoio.


Camarada Jossano, na verdade, não é assim que a coisa funciona não. ambos os cardan giram no mesmo sentido do eixo piloto do câmbio. Prova disso é que se você pegar o diferencial traseiro e girá-lo na horizontal em 180 graus, simulando a posição do diferencial dianteiro, se aplicar rotação contrário as rodas não girarão para frente, mas sim para trás. Porém, se aplicar rotação no mesmo sentido da rotação aplicada no eixo traseiro, então as rodas girarão pra frente, como se o diferencial estive andando de ré. Essa é a explicação porque conseguimos, no Nivopala, utilizar o diferencial traseiro do Opala na tração dianteira, sem ter que alterar absolutamente nada nas engrenagens.

Recomendo ver o video do Nivopala, o qual mostra o carro andando por baixo. Verá que os cardans giram absolutamente no mesmo sentido.

Video do Nivopala: http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q

Portanto, não há qualquer equilíbrio de forças sobre os pontos de fixação da caixa de transferência.



Entao o que trinca o assoalho??? Pois bem, isso acontece pq quando o bolachao esta trincado comeca a trepidar e se o motorista nao observar a trepidação e fazer a namutencao, a coisa vai minando... o assoalho é fino e ai ja viu né. eu ouvesse uma mera chapa de 3 mm soldada no local ou por dentro do assoalho, isso nao aconteceria... tb existe o fator manutenção preventiva, que muita gente (90%) nem sabe de que se trata

abracos

Entre fatores congênitos já colocados, esses também contribuem :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

robertofs
05/07/2007, 15:27
Variáveis de acoplamentos para minimizar as vibrações, cada um com sua invenção.

Bem bolado :concordo:

Para o câmbio original, o Beto Kbção daqui de Goiânia-GO fez um acoplamento parecido para o Niva do Marcos Dollis, também daqui de Goiânia-GO, mas nenhuma alteração foi feita no câmbio original, sendo totalmente reversível para o acoplamento original.

Seguem fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
05/07/2007, 15:32
Bem bolado :concordo:

Para o câmbio original, o Beto Kbção daqui de Goiânia-GO fez um acoplamento parecido para o Niva do Marcos Dollis, também daqui de Goiânia-GO, mas nenhuma alteração foi feita no câmbio original, sendo totalmente reversível para o acoplamento original.

Seguem fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Xii!

Publiquei fotos errados :lol:

Seguem as fotos corretas :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
05/07/2007, 18:48
Roberto,



Camarada Jossano, na verdade, não é assim que a coisa funciona não. ambos os cardan giram no mesmo sentido do eixo piloto do câmbio.


Quantos cardans estao ligados a caixa de reducao??? Tres certo??

Todos eles giram no mesmo sentido? As engrenagens todas giram no mesmo sentido? Se vc olhar vai ver que os retentores para a caixa de reducao tem sentido de rotacao.. vc pode comprar retentor do sentido horario e ant-horario

Existe sim um balanco de forcas na caixa de transferencia, caso contrario o assoalho quebraria perfrencialmente de um lado, pois ele teria uma tendencia de torcao/rotacao.... os coxins ficariam nitidamente marcados no sintido da torcao/rotacao e seria muito comum ter niva com caixas de transferencias tortas.

Sera que é isso mesmo?? ou ja estou divagando??

abracos a todos

Jossano

robertofs
05/07/2007, 19:04
Roberto,





Quantos cardans estao ligados a caixa de reducao??? Tres certo??

Todos eles giram no mesmo sentido? As engrenagens todas giram no mesmo sentido? Se vc olhar vai ver que os retentores para a caixa de reducao tem sentido de rotacao.. vc pode comprar retentor do sentido horario e ant-horario

Existe sim um balanco de forcas na caixa de transferencia, caso contrario o assoalho quebraria perfrencialmente de um lado, pois ele teria uma tendencia de torcao/rotacao.... os coxins ficariam nitidamente marcados no sintido da torcao/rotacao e seria muito comum ter niva com caixas de transferencias tortas.

Sera que é isso mesmo?? ou ja estou divagando??

abracos a todos

Jossano

Camarada Jossano, veja o video do Nivopala e não tenha a menor dúvida que todos os cardans giram no mesmo sentido.

Video do Nivopala: http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q

O único eixo que gira em sentido oposto está dentro da caixa de transferência, que fica entre o eixo que recebe a rotação da caixa de câmbio e a coroa do diferencial central. No final, o eixo do câmbio e os eixos cardans giram no mesmo sentido.

Segue imagem em corte da caixa de transferência com os sentidos de rotação para melhor entendimento.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
05/07/2007, 19:34
Roberto

Com relação a esse esquema , é possível montar primeiro o cambio no motor e depois a reduzida no cambio com o suporte , ou tem que montar tudo junto ?
Da pra montar por baixo com o motor no lugar ?

Ou tem que sacar o motor , montar o conjunto fixo e depois por o motor ?

No caso do ap , Voce saberia me dizer se o comprimeto do conjunto cambio do chevete + reduzida + caixa do chevete + flange vai ser igual ao comprimento do conjunto original do Niva ?




[quote=robertofs;422487]Xii!

Publiquei fotos errados :lol:

Seguem as fotos corretas :concordo:

[]'s

Jossano
05/07/2007, 19:35
Sim,

O eixo central tem a rolagem ao inverso das outras engranagem....

Veja bem, temos dois conceitos aqui que precisamos padronizar.

Nós temos rolagem e rotacao... a rolagem pode ser no mesmo sentido mas a rotacao nao necessariamente.

Observe bem seu desenho, se vc olhar do lado onde tem o cardazinho que sai do cambio vai ver que a flange superior (cambio) gira no sentido horario, a flange de baixo (que vai para o diferencial dianteiro) tambem gira no sentido horario. Entretanto a outra saida , a que vai para o diferencial trazeiro gira no sentido ant-horario. Apesar de ambos os cardans terem o mesmo sentido de rolagem.

A rolagem é a mesma a rotacao nao.

Outro exemplo sao os pneus de um carro. os do lado do motorista giram no sentido ant-horario enquanto os do lado do passageiro giram no sentido horario...entretanto ambos os pneus rolam no mesmo sentido.

Isso faz toda da diferenca, pois no caso dos pneus radiais que possuem cinta, nao se pode trocar de lado, ou seja, colocar pneu da direita na esqueda, pois ha uma acomodacao da cinta no sentido de rotacao, que nao tem nada a ver com a rolagem

Se a caixa de reducao tivesse cardans rolando en sentidos opostos a caixa tenderia a girar que nem um helicoptero desgovernado

Estamos pradronizados quanto a rolagem e a rotacao??

abracos

Jossano

robertofs
06/07/2007, 10:42
Roberto

Com relação a esse esquema , é possível montar primeiro o cambio no motor e depois a reduzida no cambio com o suporte , ou tem que montar tudo junto ?
Da pra montar por baixo com o motor no lugar ?

Ou tem que sacar o motor , montar o conjunto fixo e depois por o motor ?

No caso do ap , Voce saberia me dizer se o comprimeto do conjunto cambio do chevete + reduzida + caixa do chevete + flange vai ser igual ao comprimento do conjunto original do Niva ?

[]'s

Márcio, é possível montar por baixo, sem ter que retirar o motor, mas tem que descer o câmbio. Isso porque há parafusos na parte superior do acoplamento que não podem ser colocados ou sacados com o câmbio no lugar. Então, é descer o câmbio, fixar a caixa de transferência ao câmbio com o acoplamento e em seguida subir câmbio e caixa de transferência juntos.

Como mencionei em outro post, nós montamos aqui um Niva AP com câmbio do Chevette, e, se não me engano, foi mantido tudo no seu devido lugar, com exceção da alavanca do câmbio, que no caso do câmbio do Chevette é no centro da caixa, ao passo que no câmbio do Niva é deslocado para direita, sendo necessário um pequeno rasgo na lata do túnel para acomodação da alavanca.

No final, a coisa fica como nas fotos que seguem.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
06/07/2007, 11:54
Sim,

O eixo central tem a rolagem ao inverso das outras engranagem....

Veja bem, temos dois conceitos aqui que precisamos padronizar.

Nós temos rolagem e rotacao... a rolagem pode ser no mesmo sentido mas a rotacao nao necessariamente.

Observe bem seu desenho, se vc olhar do lado onde tem o cardazinho que sai do cambio vai ver que a flange superior (cambio) gira no sentido horario, a flange de baixo (que vai para o diferencial dianteiro) tambem gira no sentido horario. Entretanto a outra saida , a que vai para o diferencial trazeiro gira no sentido ant-horario. Apesar de ambos os cardans terem o mesmo sentido de rolagem.

A rolagem é a mesma a rotacao nao.

Outro exemplo sao os pneus de um carro. os do lado do motorista giram no sentido ant-horario enquanto os do lado do passageiro giram no sentido horario...entretanto ambos os pneus rolam no mesmo sentido.

Isso faz toda da diferenca, pois no caso dos pneus radiais que possuem cinta, nao se pode trocar de lado, ou seja, colocar pneu da direita na esqueda, pois ha uma acomodacao da cinta no sentido de rotacao, que nao tem nada a ver com a rolagem

Se a caixa de reducao tivesse cardans rolando en sentidos opostos a caixa tenderia a girar que nem um helicoptero desgovernado

Estamos pradronizados quanto a rolagem e a rotacao??

abracos

Jossano

Você fala de rolagem e rotação, então, mesmo eu não sendo mestre em mecânica, vou tentar expor minha visão de graduado em análise de sistemas e que fez um pós-médio em mecatrônica no Senai, pra ver se fica mais prático ;-)

Rotação (no contexto das engrenagens da caixa de transferência):
O motor gira em sentido horário, logo, andando para a frente a saída do câmbio girará no sentido de rotação do motor, ou seja, também horário. O eixo onde é fixada a flange que conecta a caixa de transferência à caixa de câmbio girará então no mesmo sentido do eixo da caixa de câmbio, que por sua vez, andando para frente, girará no mesmo sentido de rotação do motor, ou seja, horário. O eixo central da caixa de transferência conecta o eixo girado pelo câmbio à coroa do diferencial central. Então, temos 3 engrenagens. Havendo 3 engrenagens conectadas no sentido vertical (apenas para demonstração), ao girar a de cima, a do meio girará em sentido oposto, que fará a de baixo girar no mesmo sentido da engrenagem de cima. Então, até aqui, podemos definir que a rotação de todos os cardans do Niva se dá no mesmo sentido, uma vez que há basicamente 3 grandes engranagens na caixa de transferência (desconsiderando redução e planetárias do diferencial central).

Rolagem (no contexto do conjunto motriz do Niva)
Se o motor gira em sentido horário e está conectado a uma caixa de câmbio, que por sua vez está conectada a uma caixa de transferência, a qual tem conectado os eixos cardans para os diferenciais, ao engatar uma marcha para frente e soltar a embreagem, o conjunto motor/câmbio/caixa de transferência tenderá a rolar para o sentido oposto ao da rotação, ou seja, em sentido anti-horário. Se for desconectado o cardan da tração dianteira e acionado o bloqueio, ao dar tração no diferencial traseiro o conjunto rolará em sentido anti-horário. Se for conectado novamente o cardan dianteiro e desconectado o traseiro, mantendo o bloqueio acionado, ao dar tração no diferencial dianteiro o conjunto também rolará em sentido anti-horário. Logo, podemos definir que, independentemente de qual eixo esteja sendo tracionado, o conjunto tenderá a rolar sempre em sentido anti-horário, ou seja, oposto ao da rotação.

Sendo assim, creio que os suportes de fixação da caixa de transferência, pelo menos em arrancadas, tendem a puxar o assoalho para baixo de um lado e empurrá-lo para cima no outro lado.

E, finalizando, não tenha dúvidas de que os eixos cardans giram no mesmo sentido. Seguem mais ilustrações ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
06/07/2007, 17:40
Bom....Roberto

Vou deixar um desenho, baseado no seu pdf, para falar por si só.....

Esse papo nao vai levar a nada e o desenho é apenas para mostrar um conceito, que nao fui eu quem inventou


Abracos

Peter
06/07/2007, 18:13
Jossano e Roberto

Acho a analise do Roberto perfeita e o esquema do Jossano tambem

Agora acho que tudo é uma questão de referencia,ou seja de onde você esta olhando.

Tomando por base a pesrspectiva do Roberto.

Quem esta sentado na frente do eixo dianteiro e olhando o esquema em relação ao carro,ve os tres cardãs( o de entrada e os dois de saida) girando no sentido horario e o eixo intermediário da caixa ao contrario.

Se a gente estiver sentado em cima da caixa de transferencia ,olhando para os cardãs dianteiros(, o de entrada e o de saida para frente),eles giram no sentido anti-horario. Olhando desta mesma posição para o cardã traseiro,este gira no sentido horario.

Por isto existem os retentores para rotação horaria e anti-horario na caixa de transferencia.

Isto é quanto a rotação.

robertofs
06/07/2007, 18:48
Bom....Roberto

Vou deixar um desenho, baseado no seu pdf, para falar por si só.....

Esse papo nao vai levar a nada e o desenho é apenas para mostrar um conceito, que nao fui eu quem inventou


Abracos

Jossano, qual o problema?

Esse papo vai levar a algum lugar sim :-)

Não desista ;-)

Você considerou pontos de visão opostos para demonstrar que há sentido horário e anti-horário de rotação, certo? É óbvio que você veria sentidos de rotação opostos, considerando o carro andando para frente ou para trás.

Consideremos outros pontos de visão para constatar o fato de que os eixos cardans giram no mesmo sentido, já que você insiste em não ver o vídeo do Nivopala (recomendo :concordo:).

Se você estiver na frente do carro e se abaixar, poderá ver os eixos cardans dianteiro e traseiro. Se alguém engatar a marcha a ré e sair você poderá ver os dois eixos cardans girando no mesmo sentido. Da mesma forma, se estiver atrás do carro e se abaixar, poderá ver os eixos cardans traseiro e dianteiro. Se alguém engatar a 1.a marcha e sair você poderá ver os eixos cardans girando no mesmo sentido.

Pois bem!

Mudemos então nossa perspectiva. Não vamos olhar nem para frente e nem para trás. Nos posicionemos do lado esquerdo do carro, mais ou menos na posição onde estão as alavancas da caixa de transferência. Se pudéssemos ver através da carroceria do Niva e também através da carcaça da caixa de transferência, e se o carro andasse para a frente, num dado instante veríamos a imagem abaixo.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
06/07/2007, 18:58
Por isto existem os retentores para rotação horaria e anti-horario na caixa de transferencia.

Isto é quanto a rotação.

Peter, só a sentido de rotação para os retentores porque, se considerar a posição de montagem, o de atrás estará a 180 graus dos da frente, e nessa ótica haverá sim inversão das rotações.

Mas o que gerou esse saudável discussão foi a aplicação de forças sobre os calços do suporte da caixa de transferência, e acho que posso continuar afirmando que não há qualquer equilíbrio em função da inversão de rotação, uma vez que ela não existe, pois os cardans giram no mesmo sentido, logo, o sentido de rolagem será sempre oposto ao sentido de rotação dos cardans, e sendo assim, um lado do assoalho tenderá sermpre a ser puxado para baixo, ao passo que o outro lado tenderá a ser empurrado para cima, andando para frente.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Flugêncio
06/07/2007, 20:53
Podem continuar sim senhor! já comprei bastante milho de pipoca para estas aulas 0800. rs rs rs

Peter
07/07/2007, 08:26
Roberto
[QUOTE=Peter;423135]Jossano e Roberto

Acho a analise do Roberto perfeita e o esquema do Jossano tambem
QUOTE]

Acho que isto quer dizer que concordo com voce quanto a rotaçao e forças.

Então acho que estamos sendo repititivos.

Natal4x4
14/07/2007, 08:14
Caros amigos, só hoje 14/07 é que dei uma olhada no fórum e medaparei com as informações e relatos do Giuliano e do Jossano !!!

Não entrarei em detalhes ainda pois não tive uma resposta do Giuliano sobre seus relatos no fórum, porêm tão logo ele se manifeste eu entro no fórum novamente e faço um lerato sobre o assunto !!!

Quem sabe até darei algumas aulas 0800 para o Fulgêncio !!!

Todos os que me conheçem sabem da minha correção, atenção e dedicação para com os colegas !!!

O Acoplamento homocinético, é um dos projetos mais antigos que tenho, (só perde para o snorkel) não tenho mais idéia de quantos já foram comercializados e, até hoje o protótipo (peça 00) está em uso em um Niva no Amapá sem relatos de problemas !!!

O acoplamento hoje é 100% nacional e desde que foi lançado mantém o seu valor de R$ 300,00 (desde meados de 2000) e pretendo manter assim o tempo que for possível !!!

Sobre os problemas relatados pelo Giuliano, tudo o que posso adiantar é que ao receber de volta o acoplamento, simplesmente coloquei ele (o acoplamento do Giuliano) no X-NIVA, andei com ele (o acoplamento do Giuliano) à mais de 100Km/h por bastante tempo (para os que conheçem Natal, eu fui até Parnamirim cidade vizinha e voltei) sem observar nenhum problema de vibração nem de danos à coifa !!!

A mesma peça foi retornada para o Giuliano e, (segundo ele mesmo me informou) está tudo certinho e ele está satisfeito com o resultado !!!

Bom, após obter respostas do Giuliano eu retorno neste mesmo tópico para dar algumas aulinhas 0800 com bastante fotos de aneis de borracha avariados de meus arquivos pessoais !!!

Até breve !!!!

Abraços,

Cassiano
Natal4x4

Giuliano Barbosa
17/07/2007, 17:44
Bem pessoal, vou tentar resumir o ocorrido, apesar de que o texto ficou longo!
Desde já esclareço que não sou profundo conhecedor de mecânica deNiva como muitos aqui no forum, que aliás têm me dado preciosas dicas de manutenção e aos quais sou muito grato; logo não pretendo impor minhas opiniões e impressões, mas basicamente compartilhar com os colegas os fatos ocorridos na tentativa de eliminar as vibrações de meu veículo.:concordo:
Após alguns problemas com a entrega da união homocinética (acho que fui "sorteado" até nisso :parede:), providenciei para que meu mecânico instalasse a peça, tomando o cuidado de explicar a ele todas as dicas, instruções e comentários necessários, inclusive imprimi e fiz ele ler antes.
O resultado da primeira tentativa já fora comentado e basicamente foi um desastre: aumento da vibração em todas as rotações e estouro prematuro da coifa. E ainda passou a fazer com que a quarta marcha escapasse tamanho o aumento da vibração.
Remeti a peça para verificação pelo vendendor e assim que ela chegou (2 semanas após envio) a peça foi instalada da mesma forma que foi feita inicialmente e foi notada uma sensível redução da vibração :?: e a quarta marcha parou de escapar, entretanto a coifa novamente estourou prematuramente :-| (segundo o mecânico por não ser de boa qualidade). Trocada a coifa, foi feito novamente o procedimento de eliminação da vibração, e quando andava no carro na estrada, a coifa, da marca Spicer, também não resistiu (rodou apenas 19Km). Posso assegurar que a causa foi a vibração a 90Km/h e não o excesso de graxa ou a não colocação de silicone na sanfona.
Mais uma vez voltei com o carro para oficina, desta vez tentando
uma coifa mais rígida (da Kombi mais nova) e um alinhamento perfeito do conjunto. A coifa ainda não apresentou problemas, porém a vibração acima dos 80 km/h permanece - e incomoda.
Adicionalmente, um barulho que não existia anteriormente e passou a agir fortemente na região das alavancas (acima da caixa de marchas) e é muito alto, parece que mistura de barulho de trem rodando nos trilhos com helicóptero em vôo. Sinceramente é de desanimar quando tenho que pegar a estrada, pois todos sabem que o carro precisa de algum embalo para pegar as subidas e trabalhar numa rotação razoável para não ser incomodado por outros veículos nas estrada, e ficar andando sempre entre 60 e 80Km/h além de incômodo e irritante, também é perigoso.
É importante frisar que o meu mecânico "penou" pra conseguir o melhor alinhamento possível para chegar a este resultado.
Infelizmente minha sensação é de que o trabalho de alinhamento e e ajuste de posição da caixa de reduzida poderia ter dado melhores resultados, exceto as vibrações em primeira e segunda marchas, que realmente foram praticamente eliminadas após a instalação da união homocinética. É uma pena que a eficácia deste componente seja muito menor em velocidades mais altas.
Antes da instalação da peça, cheguei a dar uns 128Km/h numa descida, pois com o conjunto original a vibração ia diminuindo após os 95Km/h. Hoje em dia, porém, a vibração é até "razoável" mas pior o barulho mencionado é horrível e se torna insuportável já a 100Km/h.
Outra coisa importante de informar é que, originalmente, quando a vibração aumentava, aparecia um outro barulho (proveniente da proteção do escape que estava solta, agora devidamente fixada e sem provocar ruído) fazendo o Niva parecer que ia se desmontar todo.
Reconheço que a eliminação deste ruído após a fixação da proteção do escapamento causa uma certa dificuldade em comparar as vibrações anterior e atual, só posso afirmar que a atual continua alta. Concluo isso pois o ruído proveniente vibração da proteção só aparecia quando a vibração do carro aumentava significativamente.
Outra obsevação é que meu mecânico é de total confiança e competência. Só não é especializado em Niva, e não sei quanto isso pode ser grave no meu caso, já que em geral comenta-se que a mecânica do Niva é bem simples. Agora, se chegar a conclusão de que terei que ficar levando meu veículo para outras cidades p/ manutenção (ou ter que virar mecãnico para tê-lo em boas condições) vou ter que avaliar a hipótese de me desfazer dele, apesar de ter ADORADO o carro: Mesmo estando ciente de suas limitações, sei que atenderia perfeitamente a meus propósitos.
Só sei que vou ter que resolver o problema. Do contrário, terei que me desfazer dele, pois naturalmente preciso pegar a estrada ele algumas vezes, além do que minha idéia era conhecer alguns lugares mais distantes com ele e para isso precisaria pegar estrada também.
Só como observação, ele está com apenas 99MKm originais, todo equipado, além das melhorias que fiz nele (ignição eletrônica, cilindro de embreagem de caminhão VW, amortecedor Turbogás de Opala, etc). Não é um carro que fez trilha e sofreu adaptações e manutenções grotescas, é um carro muito bem consevado, apesar do problema da vibração.

Voltando ao problema da união homocinética, não pretendo condenar a peça nem quem a revende, mas devo expor a conclusão a que cheguei: a vibração não pode ser eliminada (ou ao menos minimizada substancialmente) através da compra e instação da mesma conforme a propaganda veiculada, e acho que isso deveria ser ponderado por quem comercializa a peça: quem não tem vasta experiência, como no meu caso, com os vários fatores que podem influenciar a vibração ,simplesmente não conseguirá obter êxito em sua tentativa.
Falando em gastos, foram R$310 + R$210 Sedex + coifas + interurbanos + mão-de-obra... chegando fácil aos R$800... e é claro que não fiquei nada satisfeito, aliás estou mais inseguro que antes da alteração da originalidade do carro, até mesmo em função dos comentários sobre a função do bolachão de borracha. Isso sem falar que fiquei quase 1 mês sem carro e numa agonia danada, que de certa forma ainda persiste.
Honestamente e sem rancor, se eu estivesse até uns 500Km de distância ,eu levaria meu Niva pessoalmente até o Cassiano, que aliás sempre se mostrou prestativo, para que ele mesmo tentasse resolver o problema.
Entretanto, sinceramente estou sem saber o que fazer e confesso bem desanimado com essa vibração "chata".
Aceito sugestões de quem possa ajudar, de preferência na região Centro-Sul fluminense. Já me falaram sobre uma oficina especializada em Niva em Volta Redonda, mas ainda não tenho referências seguras.

Marcio Rossetto
17/07/2007, 18:06
Caro colega, coloca de novo o acoplamento de borracha , alinha bem o conjunto e voce nunca vai ter problema com isso e vai ficar feliz .

Trabalho com Industria e posso afirmar que em acoplamentos de motores e redutores acima de 1800 ou seja 3600 rpm , o TOP de tecnologia é usar acoplamentos Flexíveis ,auto alinhantes por deformação da borracha , tais como o do Russo .

Usar acoplamento homocinético , é estar caminhando para tráz , como os antigos de engrenagem da Falk , aí o alinhamento tem que ser com estroboscópica e análise das vibrações .

O meu Niva com o motor ap 2.0 vibra muito pouco em primeira e segunda e nunca quebrou o acoplamento .

shuther4x4
17/07/2007, 22:15
Quando acontece uma decepção dessas com certeza dá uma desanimada boa. Mas não largue mão por isso não, ás vezes é até bom pra aprendermos algo. Uma coisa que eu aprendi é que modificações nunca são tão fáceis, simples e boas como parecem ou todos comentam. Outra coisa, quase nada é plug'n'play no niva. Sempre tem um ajuste daqui, um calço de lá, etc. Então, procure saber bem sobre a adaptação que irá fazer e pesar seu custo benefício e sua REAL necessidade. No mais um grande abraço e melhor sorte da próxima!

RAR
17/07/2007, 23:38
Giuliano,
Infelizmente continuas sofrendo com o “poblema” da vibração do acoplamento homocinético.:( Agente aqui fica torcendo para que consigas chegar a um resultado satisfatório, mas... Como já disse lá atrás o Márcio Rossetto, este tipo de acoplamento que não usa o acoplamento elástico só funciona quando está tudo bem alinhadinho. Esta é a minha opinião também. Parece que o seu mecânico durante a instalação, não aproveitou as dicas do manual do Jossano que anexei aqui, porque se o tive seguido os passos indicados no manual, teria observado as vibrações com o veículo parado. Não culpe o Niva se o seu mecânico não consegue resolver o problema! A vibração como descreveste tem que acabar seja com acoplamento homocinético, seja com acoplamento elástico com cruzeta! Vou te passar o tel. do Dinho (meu mecânico) 21-81256573 / 21-2561-7874, se te interessar liga pra ele, vem pro Rio e seja feliz!:dance::dance::dance:
Sdçs,

RAR
17/07/2007, 23:54
[quote=robertofs;423162]Peter, só a sentido de rotação para os retentores porque, se considerar a posição de montagem, o de atrás estará a 180 graus dos da frente, e nessa ótica haverá sim inversão das rotações.

Mas o que gerou esse saudável discussão foi a aplicação de forças sobre os calços do suporte da caixa de transferência, e acho que posso continuar afirmando que não há qualquer equilíbrio em função da inversão de rotação, uma vez que ela não existe, pois os cardans giram no mesmo sentido, logo, o sentido de rolagem será sempre oposto ao sentido de rotação dos cardans, e sendo assim, um lado do assoalho tenderá sermpre a ser puxado para baixo, ao passo que o outro lado tenderá a ser empurrado para cima, andando para frente.


[]'s

RAR
18/07/2007, 00:05
Roberto,
A afirmação de Jossano quanto aos esforços ou momento torsor atuantes nos diferenciais (central, dianteiro e trazeiro) tenderem a se anular está correta. As fixações são meros apoios, podendo eventualmente sofrer esforços quando ocorrem desalinhamentos ou vibrações.
Putz! agora saiu...
Sdçs,

robertofs
18/07/2007, 08:58
Roberto,
As fixações são meros apoios, podendo eventualmente sofrer esforços quando ocorrem desalinhamentos ou vibrações.
Putz! agora saiu...
Sdçs,

:shock:

:pensativo:

:stop:

Sem comentários :!:

:roll:

:parede:

:-P

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
18/07/2007, 11:48
Giuliano, estou em Itatiaia e sofri por dois anos e meio esse problema, quase desisti do carro e virei "mechanico" numa obseção para resolver o problema, e depois de criar até gabaritos consegui resolver o problema que era simples, mas não conseguia ver (Cheguei a viajar 8000Km com essa vibração - quase enlouqueci...ou enlouqueci? Agora tenho dois Nivas....é, enlouqueci!)
Meus tels. são 021-8221-9853 ou 24-3352-2113.
Venha pra cá e vemos isso de perto. Me liga e marcamos.

Peter
18/07/2007, 11:57
Da pra contar o macete pra nois?:concordo:

robertofs
18/07/2007, 12:10
Giuliano, estou em Itatiaia e sofri por dois anos e meio esse problema, quase desisti do carro e virei "mechanico" numa obseção para resolver o problema, e depois de criar até gabaritos consegui resolver o problema que era simples, mas não conseguia ver (Cheguei a viajar 8000Km com essa vibração - quase enlouqueci...ou enlouqueci? Agora tenho dois Nivas....é, enlouqueci!)
Meus tels. são 021-8221-9853 ou 24-3352-2113.
Venha pra cá e vemos isso de perto. Me liga e marcamos.

Eu recomendaria um teste bem simples, mas que pode ajudar a visualizar algum problema que ainda não foi detectado:

1) Coloque o carro sobre cavaletes, tirando as 4 rodas do piso;
2) Coloque a caixa de transferência em neutro;
3) Ligue o motor, deixo-o em marcha lenta, engate 1.a marcha e solte a embreagem;
4) Entre por debaixo do carro, e observe o movimento do acoplamento. Verifique se a flange que sai do câmbio não apresenta alguma oscilação, bem como a flange da caixa de transferência. Se essas flanges apresentarem alguma oscilação pode ser que o eixo do câmbio ou eixo da caixa de transferência estejam empenados, ou as próprias flanges de conexão, o que contribuiria para a ocorrência de vibrações, mesmo tendo feito o correto alinhamento das caixas. E se já existia algum empenamento, certamente o acomplamento elástico seria mais eficiente para amenizar as vibrações resultantes desse possível empenamento;
5) Não verificando qualquer oscilação no acoplamento, então engate a reduzida na caixa de transferência;
6) As rodas irão girar, e abaixando-se de lado do carro, observe se há alguma oscilação dos eixos cardans que vão para os diferenciais. Se haver alguma oscilação dos eixos, em velocidades mais altas pode causar vibrações.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Giuliano Barbosa
18/07/2007, 15:03
Valeu mais uma vez pelas dicas pessoal, vou seguir tentando solucionar o problema, não vou desanimar tão facilmente não.
Maurício, vou tentar te ligar pra gente combinar. Pelo que você relatou você é o cara certo pra ajudar nesta "missão"!

Giuliano Barbosa
25/07/2007, 14:19
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/elastica/elastica.htm

robertofs
25/07/2007, 15:02
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/elastica/elastica.htm

Giuliano, na linha original, creio ser mais viável o acoplamento elástico homocinético feito pelo Jossano, que é cópia do acoplamento que saiu no Niva 95 em diante. Se você não se importa em subsitituir a junta elástica de tempos em tempos, creio ser a melhor alternativa para o seu caso.

Creio que não comentei aqui, mas cheguei a usar um acoplamento mono-homocinético no meu Niva original. Como meu assoalho tava zoado e o eixo de saída do câmbio apresentava uma leve oscilação, não teve como eliminar a vibração. Na verdade, minha impressão foi como a sua, de que a vibração aumentou. Logo em seguida meu câmbio começou a escapar a 1.a, 2.a e 4.a marchas. Pra minha sorte, meu motor original zicou também. Daí, arranquei motor, embreagem e câmbio e doei pro ferro velho. O Beto Kbção colocou um motor de Chevette 1.6 alterado para 1.7, embreagem de Chevette e câmbio de 5 marchas do Chevette, com acoplamento rígido feito por ele também, e finalmente o rodar do Niva ficou liso como um carro de passeio. Mas se tivesse insistido no motor e câmbio originais, hoje usaria a cópia feita pelo Jossano, mesmo sabendo que a junta elástica é menos resistente que a homocinética, comparado ao acoplamento duplo-homocinético.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Giuliano Barbosa
26/07/2007, 15:59
Hoje finalmente o mecânico obteve algum avanço em relação à vibração alternando e testando calços na caixa de reduzida, não canso de dizer que o cara é bom, além do que está se empenhando pra kct!!:palmas: virou questão de honra pra ele!
Tá dando um trabalhão, ele (também) está tendo até pesadelo com o Niva, é mole? :shock:
Mas o que importa é que - parece que - começamos a trilhar o caminho da solução: amanhã ele pega firme de novo e tenho fé que ficará razoável.
Vou ter que avaliar a substituição pelo sistema do Jossano posteriormente pois pra isso teria que fazer uma adaptação (solda) na porca simulando a ponta do eixo que foi cortada (nem sei se isso daria certo) e também comprar a nova peça e refazer tudo de novo... e no momento estou sem condições...:( e paciência também no limite, preciso andar uns tempos tranquilo com o Niva, nem eu nem o meca estamos aguentando mais essa novela.
Só confirmando...os problemas com seu câmbio após a instalação do acoplamento homocinético estavam relacionados ao eixo do câmbio e não ao acoplamento, certo?:?:

robertofs
26/07/2007, 18:19
Vou ter que avaliar a substituição pelo sistema do Jossano posteriormente pois pra isso teria que fazer uma adaptação (solda) na porca simulando a ponta do eixo que foi cortada (nem sei se isso daria certo) e também comprar a nova peça e refazer tudo de novo... e no momento estou sem condições...:( e paciência também no limite, preciso andar uns tempos tranquilo com o Niva, nem eu nem o meca estamos aguentando mais essa novela.
Só confirmando...os problemas com seu câmbio após a instalação do acoplamento homocinético estavam relacionados ao eixo do câmbio e não ao acoplamento, certo?:?:
Bem lembrado! Faz tanto tempo que não uso motor e câmbio originais do Niva que me esqueci do detalhe de que para colocar o acoplamento homocinético é necessário cortar o eixo. Aí complicou. Talvez nem dê mais para voltar o acoplamento elástico, e assim, não daria para usar o acoplamento do Jossano, e, na impossibilidade de resolver o problema com o acoplamento mono-homocinético, sua alternativa final seria o duplo-homocinético mesmo. Espero que consiga resolver com o que tem ;-)

Mas sobre o problema que tive, não sei ao certo se o problema já existia no meu câmbio ou aconteceu com a primeira tentativa de adaptação. Não sei porque, mas a fresa da flange do acoplamento homocinético não encaixou no eixo, o mecânico pode ter dado umas porradas ali. Como não entrou, tive que limar na mão a fresa, o que pode ter desbalanceado alguma coisa também. Enfim, um conjunto de pequenos problemas pode ter causado o problemão que tive, o qual não pretendo passar mais.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
26/07/2007, 20:36
Recentemente , percebi que o fator preponderante para escapar a minha quarta no Niva , tratava-se do desalinhamento do eixo piloto .

Quando montamos o cambio do Niva no motor ap, a ponta do eixo piloto entra muito justa no rolamento de agulha do volante do ap .

Isso não permite quaisquer tolerâncias de ajuste entre a flange e cambio .

Com a variação de temperatura e efeito de dilatamento , o ajuste do rolamento se torna crítico .

A solução foi debastar 0,05 mm do diametro da ponta .

Acabou o problema . Ficou 100%

Para que tem o ap e a quarta escapa, esta aí a solução .

Esses são os problemas de uma daptação .