PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - Bucha do Jumelo

Cacá
09/11/2006, 14:14
Oi pessoall

To trocando as buchas do jumelo (tentando...). Levantei o CJ pelo chassis até comecar a flutuar a roda. Depois coloquei um macaco sanfona na base do feixe para manejar o conjunto de suspensao. Só que o parafuso do jumelo não sai! Tô tentando na porrada,
é isso mesmo? Nao sei se vou conseguir completar a operação. Onde eu tô errando?
Rélpe! O CJ tá esticado na garagem :putz:

Santoro
09/11/2006, 15:26
porrada msm , vc tem q levantar a suspensao ate um ponto onde alivie o parafuso , arrume uma punção e senta a porrada ! hehehe

Cacá
09/11/2006, 15:41
Bão, se é assim, lá vou eu!

Brigado, Santoro.

leopoldo
09/11/2006, 19:27
NNNNNNAAAAAOOOO É ASSIM NÃO COISA ALGUMA !!!!

Se for bucha de borracha, não bata direto. Use um bloco de madeira.

Se for bucha metálica, tem que usar extrator .... um parafuso longo com uma bucha especial.

Dar porrada empena ou trinca a aba do chassis ou do suporte !

Cacá
09/11/2006, 19:35
Oi Leopoldo.
Bom, abortei a missão no meio da tarde pq imaginei que nao fosse conseguir colocar a bucha nova. A propósito:

A) A bucha velha é de borracha, parece que tem uma guia de metal no meio.
B) A bucha nova é de PU, nao tem guia.
C) Eu só tô tentando pq achei que fosse possível a um leigo. Extrator e outras
ferramentas não tenho.
D) Ainda nao achei um mecanico cujo santo batesse com o meu.

Valeu o toque. Novidades, tô postando.

Abraços,

Sergio Rocha
09/11/2006, 19:38
porrada msm , vc tem q levantar a suspensao ate um ponto onde alivie o parafuso , arrume uma punção e senta a porrada ! hehehe

Com todo respeito ao mestre.

Senta a porrada.

[]'

Cacá
09/11/2006, 19:41
Caraca, sento a mão ou não?

Abraços confusos...

Cacá
09/11/2006, 19:50
Olha, elocubrando um pouco:
Não é conveniente retirar o feixe do eixo, soltá-lo todo? Imagino que assim fique ao menos mais fácil de montar novamente. Pelo que andei batendo agora - com madeira, viu Leopoldo? - tirar o passante é fácil, tanto com extrator, quanto no muque. Difícil é colocá-lo de volta e fazê-lo passar liso pelos dois furos. Questão de alinhamento.
Bom, de volta às dicas e ao dilema porrada x ferramental específico, amanhã pretendo visitar mais um meca. Vou levar a dúvida pra ele também, posto aqui depois.
PS: o último meca que visitei me aconselhou a soldar rolamentos no feixe e no chassi, disse que bucha nenhuma agüenta 1 mês na cidade. Pode um absurdo desses? :putz: Minha assinatura reflete isso...

leopoldo
09/11/2006, 20:26
soldar um rolamento !

esse é um mestre mesmo.

não é um meca é um me...da.

PRK, é o seguinte:

Para a bucha de mola onde vai o parafuso passante 7/16"e do jumelo -

compre um parafuso de aço (allen) com 2 vêzes e meio o comprimento da bucha. Junto com esse parafuso, arruelas das mais grossas e largas possiveis , algumas porcas, e arruelas grossas mas não largas. De repente, um torneiro faz uma arruela com uns 4 a 6 mm de espessura.

Arrume um pedaço de cano de parede grossa mas um diâmetro interno pouco maior que o diâmetro da bucha.

Com isso, vc consegue fazer um extrator.

Se vc mostrar o problema que vc tem na mão, um torneiro faz esse dispositivo em 1 hora, fácinho.

Garra4x4
10/11/2006, 09:36
O que reparei que normalmente o que engasga na troca de buchas é aquela capa de metal que tem nas buchas de borracha ( velha ) então o mais facil é retirar o miolo ( porrada ) e na capa ( que não vai sair na porrada.. ) vc entra com uma talhadeira Afiada ( aquelas que parecem um Lapis achatado ) e vc rasga um lado dessa bucha que esta grudada lá , então fica facil tirar...

Lembre-se de usar WD ou similar para facilitar.

Claro que o jeito que o Leopoldo disse é a forma de Usar a cabeça e não a força...

Abraços

Davilson Titton
10/11/2006, 11:04
Porrada ou não? essa é a questão.
O melhor negocio é levar a viatura em um moleiro, ele cobra barato pra fazer esse serviço e além do mais eles tem muita experiência no assunto. Eu levei as buchas, ele cortou as capas com o maçarico, trocou os parafusos, as porcas e deu um reaperto geral nas molas
Tudo ficou 50,00 com a caixinha e deu garantia do serviço pedindo pra retornar depois de uma trilha para novo reaperto. Mecânico nenhum gosta de fazer esse tipo de serviço, não é da área deles. Alias nossas viatura já não é mais da área de nenhum mecânico, é uma pena né.
Abraços

Cacá
10/11/2006, 11:06
Pois é, Davilson. O problema é que eu nao acho um moleiro/mecanico confiável. O último que fui queria soldar rolamentos no feixe e no chassis. Imagina a beleza que iria ficar...

Abraços, qq novidade eu posto aqui.

edgar
10/11/2006, 17:24
Talvez voce esteja procurando no lugar errado...tem que ir a um posto de molas, na beirada da estrada. Dentro da cidade é bem mais dificil até pela dificuldade de um caminhão chegar ali ! Ou seja, procure um local onde andam caminhões.

Quando tirei as buchas de borracha levei num moleiro, la ele tinha uma barra um pentelho mais fina que o furo da longarina...sabe, tamanho exato, ferramente de quem trabalha com isto, foi moleza, inclisive ele disse isto " moleza um feixezinho destes "

Deixe as buchas no jeep e fique andando por ai, o moleiro que trocou para mim, foi na praia, vi a oficina na ida e no outro dia dei um pulo ali para fazer o serviço...questão de achar o momento oportuno.

Mas se voce quer fazer.........da sim ! mas a capa externa que fica colada no furo da longarina eu ja cortei com lima, a ideia de uma talhadeira afiada não é má...só precisa cuidar para não estragar o alojamento.

No inicio do ano troquei as de poliuretano (duraram uns 7 anos) não foi facil, o poliuretano cola no metal, para tirar foi no sistema do Leopoldo pois bater não adiantava nada. Tem que montar um extrator. (ou talvez um maçarico a gas de cozinha)
Pra por o macete foi passar um pouco de gel para cabelo, tanto no furo como depois no parafuso ! E ve se arruma umas duas alavancas de ferro, das grandes, pois depois que o feixe sai do lugar ele se espicha e de pois tem que fazer força. Monta primeiro o lado do jumelo, por ultimo a bucha

E ve se arruma uns cavaletes !!!!!!! É perigoso ficar fazendo força só em cima de um ou dois macacos !

[ ] s

Cacá
11/11/2006, 00:09
Bom, consegui uma dica de moleiro/chassizeiro, vou fazer uma visitinha semana que vem. Vamo vê no que dá. Enquanto isso, Edgar, eu providencio os cavaletes, vou? Loucura arrematada entrar debaixo do CJ com um sanfoninha e outro hidráulico made in China :P

ZEQUINHA8100
15/05/2014, 10:23
Bom pessoal vamos ver se vcs me ajudam peguei carona nesse topico, ja algum tempo criado, ontem fui a Jipebras e comprei 2 feixes de molas dianteiros novos pro cj5 pois num aguento mais mandar arquear aquela merda, a proposito acho perda de tempo e dimdim ja que com pouco tempo eles arreiam de novo e ficam batendo na longarina, mas a duvida e a seguinte, quando troquei os traseiros coloquei buchas de poliuretano nos dois olhais do feixe sendo que usei a bucha fixa da mola dos dois lados do feixe mas ontem o cara que vendeu disse a bucha fixa so vai na parte que e fixa no chassis e no jumelo vai aquela bucha que tem um pescocinho ou se quiser tb a de poliuretano so que as poliuretano sao dividas em duas pecas, a minha duvida e a seguinte, se eu montar o feixe com duas buchas de poliuretano fixas o q pode acontecer? num daria certo?desde ja obrigado a todos abracos