Ver Versão Completa : FURO NO TANQUE (gasolina)
Olá amigos de trilha....
Problema c/ furo no tanque do mamute !!! Ja li alguns foruns ref. a vazamento na boia do tanque, contudo, o meu cj5 82, esta com alguns furos (ferrugem), entre a lataria (lado de baixo) e o tanque :( .
Ha alguma forma de conter este vazamento ? Ja que a solda vai voltar a corroer a lataria do tanque de gasolina ?
Valeu, um abraço
Mamute Ctba
leopoldo
09/11/2006, 12:48
:pensativo:
Alguns furos entre a lataria e o tanque ???????
Ou é furo no tanque e aí vc não precisa de respiro :lol:
Ou é furo na lataria.:putz:
entre os 2 só existe o AR !:parede:
Boa Dr leopoldo,
Realmente é o furo no tanque, já esta vazando um pouco de gasolina, e ja viu né...a R$ 2,60 aqui em Curitiba, niguém aguenta !!!!
Ravel
Solução tem várias, de silvertape a durepox, mas resolução só trocando o tanque.
Pelo menos mais 24 anos sem pensar nisso por 150 pilas, dá um custo de R$ 0,52 por mês :) Não vale a pena pra um CJ último tipo como o seu?
Abraços,
Aproveitando: é furo mesmo? Vc viu o furo? Ja conferiu a mangueira?
Sei lá, mil coisas...
Abs,
PRK, amigão !!!
Realmente não retirei o tanque ainda, mas já entrei por baixo do mamute e esta corroído, aí por dedução, o mesmo estará tb. Estive verificando tb o assoalho, dentro, e esta sempre úmido de gasolina.....então, deduzi !!!
Estarei levando o mesmo p/ a analise mais profunda, mas achei que alguem pudesse dar uma idéia "paleativa".....com certeza a troca será muito melhor !!!
Obrigado,
Um abraço,
Entra embaixo do Jeep, dá pra ver a saída do tanque e a mangueira. Confere pra ver se ela nao tá solta ou se tem uma fissura na saida para a mangueirinha...
Abração, qq coisa tenho fósforo aqui...
Carlos ZN
09/11/2006, 17:49
Olá Mamute,
O que vc. perdeu de gasolina já dava para comprar um tamque novo, heheee
Lembre-se quando trocar o tamque coloque um tapete de borracha entre o tamque e a lataria, para evitar futuros furos.
leopoldo
09/11/2006, 19:20
troca o tanque antes que o jeep exploda.
e troca o assoalho também, pq tanque novo em cima de chapa podre apodrece o tanque também.
acaetano
10/11/2006, 08:03
Já fiz este conserto apareceu um furo tb na parte de baixo do tanque junto com o fundo do jeep:
1- Retirei o tanque
2- Passei uma tinta e graxa no local onde o tanque encaixa pois havia uma ferrugem que foi a causadora do furo
3- Soldei o tangue com durepoxi,depois pintei o local.
4- ficou show de bola
abraço
Garra4x4
10/11/2006, 09:30
Essa "economia " em remendar o tanque vai virar prejuizo... pq , soldar é um perigo ( ok, lá pra encher de agua , soldar e etc... mas mesmo assim é um risco ) o tanque vai continuar todo enferrujado por dentro, ou seja, entupindo filtro de combustivel, e causando mais mão de obra de regulagem de carburador, e por andar desrregulado vai gastar mais combustivel.
Vc pode estar longe de casa o dia em que o furo abre novamente, ai vc pode ter que voltar rebocado , ou gastando Muito combustivel até conseguir resolver de alguma outra forma.
O trabalho de fazer isso tudo, descobrir que não deu em nada, desmontar tudo de novo e colocar um tanque novo, significa gastar 2 vezes.
Ou seja, a unica solução (custo x beneficio ) é trocar o tanque.
Caetano, gostei da IDÉIA.......pode ser a saída, ja que no momento não sobra nenhuma $$$......
Será que o durepoxi aguenta a gasosa ??? Se for um bom vedante, vou mandar ver !!!!
PRK, pode ser que seja tb a mangueira......vou ver este final de semana, mais minunciosamente .......quanto ao fósforo....vou ficar o mais longe possível !!!!!!
Um abraço,
Amigo Mamute, poupemos os fósforos então...
Já vi remendos duradouros com estanho. Se o furo for pequeno, vc pode usar estanho 60/40, desses de eletrônica, como uma das soluções. Lembre-se de limpar bem o local, com lixa fina e pasta ácida. O segredo de uma boa solda, mesmo que paliativa, está no 'grude'. Ah, e não assopre para nao dar a chamada solda fria. O estanho tem que secar/reesfriar sozinho e ficar com a superfície brilhante.
Importante: remova e esvazie o tanque antes de começar o reparo :)
Boa sorte!
leopoldo
10/11/2006, 12:21
REMOVA, ESVAZIE E ENXAGUE UMA PÁ DE VÊZES
porque se o gas que fica dentro entrar em combustão ...... BUUUUUUUMMMM !
Para evitar oxidação fiz o seguinte e recomendo a todos. Coloque graxa em uma toalha ou pano (muiiito) e coloque a mesma entre o tanque e o assoalho. Com o tempo esta graxa endurece e se torno um ótimo isolante, principalmente aos que tem Jeeps anfíbios. Quanto a solda não recomendo, devido ao pergigo de explosão e nunca vc terá uma coisa confiável, só se fizer um ensaio de "liquido penetrante" ou raios "X" para verificar fissuras e eu acho que não vale a pena. Abraços.
TRARBACH
11/11/2006, 11:55
Prezado,
Passei por este problema,solucionando por varios remendos,varias vezes,conclusão:
Quando fura por oxidação,o negócio tá feio lá dentro,danava a entupir tudo,desmontei a bomba de gasolina(original) mais de 1 vez e retirei muitas gramas de pedaços enferrujados do tanque,que se acumularam por alí,além de chegar de vez em quando até o carburador,passando pelo filtro,ou ainda ,nem saia gasolina do tanque,por isso é melhor trocar o tanque se for ferrugem mesmo,não tem jeito ,a lata fica toda "poída",vai vazar em outros inumeros pontos depois.
No meu caso troquei algumas peças usadas,sem uso, por um tanque usado,mas semi-novo,de um CJ que trocou de motor para o diesel.
Recomendo tentar comprar outro tanque mesmo
Janilson
Caros amigos!
Passei por uma situação assim com meu engesa.
Bem para soldar o tanque é simples, basta em primeiro luar arrumar um carro a diesel.
Para que?
Bem apos retirar o tanque, lave-o com água, bastando enche-lo 2 vezes com água.
Após esse procedimento, coloque o bocal de abastecimento do tanque que retirou no escapamento do carro a diesel e deixe ate esquentar o tanque.
Para que?
O diesel é rico em CO2 (acho que é assim que escreve), esse gás se impregnará na parede interna do tanque, eliminando o vapor de gasolina, sem contar que não haverá oxigênio para combustão, pois a fumaça já o queimou.
Esse procedimento pode ser feito com carro a gasolina também, e não pode ser feito com carro a álcool, pois o álcool tém muito vapor de água.
Feito esse procedimento, vá até uma casa que conserta radiador ou calha de chuva, pois tais trabalham com barras de estanho e massaricos próprios para soldas grandes.
No meu jipe, por R$ 100,00, o cara banhou todo o fundo tanque com estanho, faz 1 ano 1/2 que fiz e até agora sem problemas.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Kim.
No meu jipe, por R$ 100,00, o cara banhou todo o fundo tanque com estanho, faz 1 ano 1/2 que fiz e até agora sem problemas.
Kim e todos,
com mais R$ 40 ele coloca um tanque novo e roda mais 20 anos :-D
Mas, se quiser remendar, é como falamos: há diversas soluções,
mas se quiser resolver pra valer, tanque novo no CJ dele :dance:
Abraços, bom finds.
Marco Costa
11/11/2006, 14:49
Bom me desculpe...mas esse negocio de rodar mais 20 anos :stop: :discordo:
Eu troquei o meu a menos de 2 anos e ja furou...coloquei estanho..e durepoxi,,,,,,,,,
Na verdade eu vou fazer o tanque em outro lugar e talvez coloque o do 608 embaixo do banco traseiro...dai chega de sê preocupar com tanque..tanto em manutenção como em litragem.
Pelo menos pra mim
Caro PRK-JEEP!
Comcordo com vc plenamente, tem que se observar se compensa o crime.
No meu caso, é um engesa, e o tanque custa um pouco a mais do que R$ 140,00, e ainda estou longe de onde vende, então + frete.
Para mim foi a solução mais viavel no momento.
Abraços.
Kim.
Caro Kim, Mamute, Marco e Cia,
Lógico que existem recursos para consertar o tanque. O que quis dizer quando citei a troca do tanque é que, por menos que dure (no caso do Marco, quase 2 anos, o que não é normal), vale a pena pq tbem é uma questão de segurança. Remendos duram menos que um tanque novo, com certeza. E, se o problema é distância, Mamute pode comprar no Zezo, acredito ser pertinho e tem um bom preço (116,00). Aqui: http://www.001shop.com.br/lojas/zezo4x4.com.br/produtos.asp?produto=381&categoria=123
Outra coisa: a durabilidade do tanque depende da correta instalação. Deve-se aplicar calços de borracha em tiras, para minimizar o atrito tanque/assoalho. Um tapete de borracha, como alguns recomendam, não é uma boa solução, pois é aconselhável deixar um espaço entre as partes para que a umidade possa se dissipar.
Abrações, bom finds a vo6.´
Companheiros, .....
Pelos relatos e experiencias anteriores, estou chegando a conclusão que custo x benefício, um tanque novo ou mesmo semi novo, pode ser muito mais compesador do que o "REMENDO".....
E o valor de R$ 116,00 do Zezo, em ate 3 x, não assusta.....
Abraços,
Companheiros, .....
Pelos relatos e experiencias anteriores, estou chegando a conclusão que custo x benefício, um tanque novo ou mesmo semi novo, pode ser muito mais compesador do que o "REMENDO".....
E o valor de R$ 116,00 do Zezo, em ate 3 x, não assusta.....
Abraços,
:palmas: :palmas: :palmas:
[]s,
Marco Costa
13/11/2006, 20:57
Mamute..
É isso mesmo:dance: embora o meu tenha durado pouco...talvez seja por causa do assoalho podre:parede: :-P ...eu coloquei pedaços de borracha assim a agua não acumulava...
Novo é sempre melhor ainda mais pelo preço...ah..no meu caso comprei novo e soldei o bocal do mais moderno pois o 51 o bocal é grande e uma tampa custa 60 pilas...sendo que uma tampa normal custa 5...
Amigos, ....
Alguém sabe se o tanque de plastico é permitido e confiável ?
Alguem tem idéia do valor R$ e local p/ venda ???
Um abraço,