PDA

Ver Versão Completa : Estabilidade em curvas



ricardortiz
09/11/2006, 08:42
Amigos com experiência em caminhonetes.

Em carro de passeio, a roda da frente traciona e dá a direção, então, quando se ataca uma curva mantendo o carro tracionado você faz com segurança e mantém o carro sob controle.

Ao contrario em caminhonetes, que tem tração traseira, qual a melhor forma de fazer curvas com segurança? Usar o 4x4 melhora a aderência na chuva? É recomendado?

Estou simulando uma situação em estrada asfaltada.

Abraços.

murilloaquino
09/11/2006, 08:59
A melhor forma e entrar engatado e reduzir a velocidade.Se ela ameaçar sair, contra-esterça o volante q ela volta.Aos poucos agente acostuma.So lembre q estas em uma camionete com muito torque e alta...

dalmolin
09/11/2006, 09:25
Ricardo, tua ranger eh 2.8 , tem relação parecida com a 250.

Se a curva tiver que ser feita a menos de 120 , vc vem por ex a 150 . Antes da curva vc freia ela ateh 120 , solta o freio pisa no acelerador e angata 4ª , o freio motor segura ela ateh a entrada da curva. Na curva vc acelera a meio pé +- , prah ela naum entra com a bundinha solta , acelerando na curva vc equilibra o peso da diantera e traseira ,ela entra + firme. Soh que se tiver buraco ou ondulações vai sai de traseira e ai tem que segurah no braço.

Vai com fé , eu ando asim de 250 e naum dah nada , prah roda numa curva tem que ta + de 130.

Walter L. L. Casitta
09/11/2006, 09:34
Ricardo, tua ranger eh 2.8 , tem relação parecida com a 250.

Se a curva tiver que ser feita a menos de 120 , vc vem por ex a 150 . Antes da curva vc freia ela ateh 120 , solta o freio pisa no acelerador e angata 4ª , o freio motor segura ela ateh a entrada da curva. Na curva vc acelera a meio pé +- , prah ela naum entra com a bundinha solta , acelerando na curva vc equilibra o peso da diantera e traseira ,ela entra + firme. Soh que se tiver buraco ou ondulações vai sai de traseira e ai tem que segurah no braço.

Vai com fé , eu ando asim de 250 e naum dah nada , prah roda numa curva tem que ta + de 130.

Isso! Muita fé o oração pra não morrer. Morrer não é o pior, matar que é foda.

Ric Mac
09/11/2006, 10:36
Walter,

Falou TUDO!!!!

x2

dalmolin
09/11/2006, 13:08
Ricardo , acontece muitas vezes de vc chegar na curva e ser ondulada ou sei lah , vc vê que vai kikar.
Simples , vc esta em 4ª a 2800- 3000 rpm , alivia o pé do acelerador que o motor vai "frear" soh as rodas traseiras , esterça o volante e prontz. Tem que ter braço prq as vezes ela chega a sai 0,5 m , mas num tem, tira o pe do acelerador que ela alinha do novo.

Agora tente entrar a 100 em quinta , sem freio motor e sem torque , que vc vai vê quem eh perigoso.

Eh bem coisa de véio , entrah nas curva a 80 em 5ª , a camionete da 2 kikada, e ele ainda freia. Isso sim eh perigoso.

JairoM
09/11/2006, 13:13
Estabilidade tem relação direto com centro de gravidade e peso.

Uma pickup é alta. O centro de gravidade tambem....

Teste devagarzinho, vai aumentando a velocidade e aprendendo. Igualzinho voce fez um dia com seus carros de passeio. Lembre-se que uma púckup nao foi PROJETADA para velocidade e sim para UTILIDADE.

Baixa velocidade, bom pneus, cautela e canja de galinha, NUNCA mataram ninguem.....

O resto.... cada um sabe onde o calo aperta.

Boa sorte, e muita, mas muita CAUTELA mesmo !

edubelem
09/11/2006, 15:12
Quando vcs fizerem curvas feichadas a 120, uma das fomas mais comuns de sair destas curvas, é diréto p/ funerária, eu conheso umas ótimas, é só me mandar uma MP que eu indico uma em qualquer lugar do Brasil he he he

LLeeoo
09/11/2006, 16:56
Hm. A diferença entre você morrer em uma curva a 70km/h ou passar pela mesma curva a 130km/h sem problema nenhum tem muito a ver com a técnica de direção. Se você entrar na curva bruscamente, o carro vai rolar, os pneus vão desgarrar, vc vai rodar e morrer. Se você entrar na mesma curva progressivamente com a suspensão absolutamente equilibrada (afinal, você tem barras estabilizadoras) e com bons pneus, você vai passar direitinho em qualquer velocidade (ou, em uma dada velocidade, você vai passar sem problemas enquanto você poderia ter problemas).

Edintruder
09/11/2006, 20:03
Tanto em veículos com tração dianteira como traseira sempre tem que entrar firme na curva, corrigir no volante somente se perder a aderência de algum eixo. Vele lembrar que a Ranegr com os pneus originais faz curvas tão bem como um automóvel pequeno, porém o estrago caso se exagere pode ser muito pior. Vale pensar no que o Walter postou logo acima. Sou defensor que caminhonetes não deveriam passar de 160km/h.