Ver Versão Completa : Engesa - O sonho do primeiro carro.
R-Mendes
21/09/2008, 13:33
Aí estão as fotos. As primeiras, a geral do chassi:
137008 137009 137010
Tá lavadinho, sem graxa, sem óleo, com muito pouca poeira (começou a chover aqui essa semana). O radiador foi reformado (limpo e pintado). Tem aquele cavalete lá atrás porque ia tirar os 2 pneus de trás pra pintar, mas era na sexta a tarde, não ia dar tempo. Aquele descascado na parede eu fiz com a ex-Bandeirante do meu pai. He, he... Não tava acostumado com o carro. Quero pintar o chassi e o motor. Tem que jatear? Tento ou não, pode ser feito (tanto o jateamento, caso necessite, quanto a pintura) do jeito que está aí ou vou ter que tirar uns componentes?
zguilherme
21/09/2008, 13:34
oooooooooooooooooooooooooooooooooooo RODIGAO! Boa tarde pra vc e pro meu ilustre amigo XARA!
Estava fazendo uma escaladinha, sim eu escalo nas horas vagas... e fui ter um encontro com a familia da minha ex q , acabei encontrando com a ex... e nao foi muito legal.
Bem... coisas da vida... vou aperta uns parafusos na viatura que eu esqueco.
Mas CADE AS FOTOS!??????
R-Mendes
21/09/2008, 13:44
Detalhes do sistema de suspensão:
137011 137012 137013
Estava conversando com o Zé Guilherme sobre as molas. Tenho 1,80m e a perna meio grande (apelido na adolescência: Perna Longa...), mas como ele não tem estribo, pra sair eu tenho que dar um pulinho, pois o pé não alcança. Mesmo assim, ainda estou achando baixo. Já vi fotos de Engesa enormes, a carcaça do bicho fica lá no céu :mrgreen:. Tô querendo desse calibre... Ha, ha, ha... Falo pro Zé Guilherme que enquando as baixinhas não precisarem de escada pra subir, pra mim não tá na altura boa. Dá uma olhada nesse link: http://www.modernaweb.com/loja_rota4x4/imagens/top.jpg
Tá vendo o Engesa amarelo? Quero algo mais ou menos parecido com isso. A mola do que tem aqui me parece ser a metade da mola que vende na Rota 4x4. Poderiam ver se a de vocês é do tamanho da minha? Se não contei errado, são 5 voltas, mas dá pra ver pela foto. Pra deixar mais alto, é recomendável trocar as molas ou colocar calço nas mesmas (tipo PU ou Tecnil). Quero deixar mais alto, mas não com a suspensão mais dura (vou tirar o amortecedor interno da traseira).
R-Mendes
21/09/2008, 13:47
Uai Zé, aí, não tá aparecendo?!
R-Mendes
21/09/2008, 13:57
Abaixo, as 4 últimas:
137014
A primeira, do eixo dianteiro. Que eixo é esse? Dá pra ver nas outras foto dos posts atrás qual o traseiro?
137015
A segunda, da barra que estava soldada (mas agora só tá no lugar) que segura o caixa de transferência e o câmbio. Estou procurando outra pra colocar no lugar, porque essa aí não tem broca que fura (só no torno). Alguma dica?
137016
A terceira, turbina. A minha não canta. Sabe aquele barulhinho legal que aqueles Mercedes mais antigos fazem quando o motora acelera e tira o pé pra trocar de marcha? Pois é, a minha não faz! Porque?! Tá faltando algo aí pra fazer? Se tiver, me digam! :mrgreen:
137017
A última, caminho da turbina até a saída do escape.
guilhermeabreu
21/09/2008, 15:15
AMIGO R-MENDES
Em 1º lugar , se vc pintou a colméia do radiador , PODE TRATAR DE RETIRAR A PINTURA DELA , pq a colméia pintada terá uma dificuldade maior em fazer a troca de calor .
Em 2º lugar vc esta fu com esta barra soldada no chassi , manda fazer um torno para furar elka no lugar rsrsrsrsrssrs . Mas tem que dar um jeito de retirar ela e furar ou trocar por outra .
Em 3º lugar , o ideal seria jatear o chassi , mas para fazer ísto ele tem que estar todo pelado , como vc vai fazer ísto ? Dará uma mão de obra ferrada .
No meu , o funileiro era velho , nem tirar a carroceria do lugar eu tirei , do jeito que esta o seu fica bem mais fácil de dar um bom trato nele e sempre usar material de 1ª para fazer como a base da tinta , dê preferencia a um produto/tinta anticorrosiva de excelente qualidade , adurabilidade do chassi esta aí , e o chassi do ENGESA é muito bom dificilmente o cupim ferro come ele , mesmo assim é bom ficar sempre de OLHO .
Se quizer botar ele na chapa , um bom produto de base é o wash primer , não sei direito se é assim que escreve , mas ele tem um ótimo poder de agarre , depois um preto fosco vinílico e por cima de tudo preto chassi , sendo que estas 1ª demãos deverão ser de pelo menos 3 de wash primer e 3 de preto vinílico , os pintores vão dizer que não precisam de tudo ísto , mas vc pergunta a eles se eles não estão recebendo para fazer o que vc quer . E cvc irá gastar uma nota preta pq estes produtos são caros .
Em 4º lugar , na foto , o diferencial parece muito com o original DANA 30 .
Em 5º lugar , tb tenho 1,80 de altura , levantei o meu em 6 cm a mais do que o original , achei que ficou muito bom , mesmo aumentando só ísto implicou em várias outros detalhes , como mexer na barra de direção que vai do volante para a caixa de direção .
Se vc aumentar muito terá que mexer no CÁSTER ( aí é uma broca , mais difícil que furar a travessa do calço da sua T-CASE RSRSRSRSRS) , se não corrigir o CÁSTER , ele fica indirigível .
Vai perder muito a estabilidade , terá que trocar todos os amortecedores , e por aí vai , se vc for usar ele para tudo como eu faço NUNCA DEVERÁ PASSAR DE 100KM/H , senão é capotamento na certa .
DEIXA ÍSTO PRA DEPOIS , VAI USANDO ELE NA ALTURA QUE ESTA E AÍ VAI CHEGANDO A UM CONSENSO IDEAL e não joga dinheiro fora .
ABRAÇOS
R-Mendes
21/09/2008, 15:39
Ééé... Parece que o tempo aí em Campos não está dos melhores... Fazendo muito frio?! :mrgreen:
Bem, vamos lá... A tinta eu não sabia, mas levei onde reforma e o cara me entregou assim. Será que tem problema, mesmo a camada de tinta for fina?
A barra não está soldada. Estava. O mecânico retirou a solda. Ela tá ali só pra segurar o câmbio mesmo, mas procuro outra alternativa. Não queria usar ela, estava optando em comprar uma chapa nova, que dê pra usar furadeira.
O chassi, por enquanto, fora de cogitação desmontar tudo. Aí eu piro, o jipe desmontado em 3 lugares diferentes. Além do que, tenho que pagar pra desmontar, guincho pra levar pra jatear, guincho pra buscar, guincho pra levar de novo pra montar a carroceria... Ficaria muito caro. Vou ver o que dá pra fazer, pois em alguns locais a tinta já saiu.
Sobre a altura, sei que mais alto ele não fica tão estável, mas é tanto assim? Viu a imagem da Rota que tem o E4 amarelo? Daquele jeito ficaria complicado? Ah, o uso será 95% em asfalto, mas quando tiver nos 5%, quero subir em tudo quanto é lugar com ele. Inclusive escadas. As molas que tem aqui são iguais as que tem no seu?
guilhermeabreu
21/09/2008, 15:44
R-MENDES
Mandei uma MP pra vc agora dê uma olhada .
R-Mendes
21/09/2008, 20:08
Doc Guilherme, obrigado! Uma pena não poder ligar por agora. Meus pais viajaram e me deixaram com uns parentes (aqui em casa é meio hotel/hospital, o povo abusa). Bloqueou o telefone pra interurbano porque senão com 1 mês eles torram o equivalente a 1 semestre. Mas dá pra ir tirando as dúvidas por aqui, não? Olha... Estava ali deitado, descansado de horas e horas de tela com trabalho final de faculdade e pensei... Camuflado. O que o senhor e o Zé Guilherme acham? Minha idéia é o camuflado urbano, ou cinza/preto/branco ou azul escuro/azul médio/preto.
guilhermeabreu
21/09/2008, 20:21
O azul escuro /azulmédio /preto , acho que fica melhor . Vai chamar bem a atenção , e sua mãe vai achar que o exército ou o BOPE invadiu a sua casa .
R-Mendes
21/09/2008, 20:42
Vou dar uma pensada e ver se trocam a tinta pra mim. Se não, vai a que já comprei mesmo.
Opa R-Mendes!
Vou pitecar um pouco.
O diferencial dianteiro é original, ou seja D30, como o Dr. Guilherme postou.
A curva da saída da turbina, foi colocado um cotovelo de 2"1/2 galvanizado (ligação hidraulica), é muito reforçado, não quebrará (o que é comum, tive uma D10 turbo), mais não "pia".
Recomendaria deixar aquela travessa no cãmbio, pois é aço, o problema é só furar, pois as brocas ali ficam sega rapidinho...
Mande observar o silêncioso que está usando, se for com barreira, não pode usar com turbina (ví que ele está queimado na parte posterior).
O silêncioso para motores turbo devem ser ôcos, quando olha por um lado, vê o outro, não há barreiras internas para redução do som, a turbina faz isso.
Silêncioso com barreira em motores turbo, causam perda de desempenho e superaquecimento em vigens ou usos extremos.
Agora contrariando o Dr. Guilherme, o chassis é pintado com tinta eletroestática, ou almgo assim, quando fui alongar o meu, foi preciso lixar muito bem a tinta, pois não pegava solda.
Se for presciso pintar, lixe a tinta, e pinte por cima.
Sobre a erguer a suspensão, pode deixar como quiser, mais não esquece do cáster e das buchas "cogumelo".(olhe meu álbum)
Abraços.
Kim.
R-Mendes
21/09/2008, 22:51
KIM, pode opinar à vontade, o que não precisa faltar aqui é pitacos, opiniões e conselhos!
Esse cotovelo que citou, o que tenho que fazer pra turbina cantar?! Só falta comprar a viola, mas se ela não grita, não vai ter graça... Meu pai já teve uma D10, com a mesma motorização, turbina e tudo o mais, e cantava que era uma beleza.
A travessa eu ainda estou em dúvida... Penso em comprar algo parecido em ferro velho, porque aquela ali, mesmo grossa, tá meio comida por ferrugem. Mas até a ferrugem fazer efeito, vai aí uns 10 anos.
Esse lance do silencioso não sabia, vou dar uma olhada nisso. Nossa... É tanta recomendação que depois fico perdidinho... É recomendação do Zé Guilherme, do Doc Guilherme e agora sua. Vou comprar uma agenda só pra esse jipe.
Também achei que a pintura do chassi é eletrostática, mas nesse caso, tem que desmontar? Porque se tiver, não tem como, vai ficar pra uma próxima reforma.
A suspensão também vai ser pra frente. A não ser que ganhe numa loteria, algo assim... =]
alexrib2005
21/09/2008, 23:18
Desculpe me meter sei que se conselho fosse bom se vendia, RSRSRS, se eu fosse vc furava essa travessa, e usava ela mesmo, pois se trata de um material utilizado fazer ementa em trilhos de trem, ou seja depois de feito nunca mais te encomoda...
R-Mendes
21/09/2008, 23:21
Realmente amigo, se conselho fosse bom, se vendia... Mas ainda bem que por aqui dão bons conselhos de graça... :mrgreen:
O jeito vai ser levar no torneiro e mandar furar... Será que isso aceita tinta?
alexrib2005
21/09/2008, 23:28
Sem crise nenhuma quanto a tinta mas como o pessoal jah te falou acho que ficaria bom com uma tinta eletrostática, pois sua resistencia a impactos é maior...
R-Mendes
21/09/2008, 23:37
Sim, mas eletrostática, aí que teria que desmontar tudo mesmo, não teria?
guilhermeabreu
21/09/2008, 23:50
GRANDE AMIGO KIM
Realmente vc tem razão na pintura do chassi , só que para fazer é meio complicado por ísto sugeri daquela forma , pq das tintas comuns o wash primer e o preto vinílico são as que tem maior poder de agarre , não ?
Na verdade vc não esta me contrariando , vc esta esclarecendo o que é de melhor para o chassi .
A pintura de fábrica como é eletrostática é muito difícil de tirar , no meu caso como não tirei a carroceria , o LAMBÃO DO PINTOR , lixou +- o chassi e só deu preto chassi e esta até hoje sem um ponto de cupim de ferro .
ÊTA ENGESA BÃO SÔ .
ABRAÇÃO .
R-Mendes
22/09/2008, 00:07
Doc, se pra você funcionou na lambança, o meu não ficará muito atrás. O que importa é a ferrugem não atacar.
zguilherme
23/09/2008, 18:11
rodriguera....
cade as novidades da viatura rapaz????
Amigos,
Tinha me esquecido do Lindo Engesa... E lendo estas tantas pgs pude ver como vcs, seus donos são fiéis à esse bravo carro... Legal mesmo!
Mas fiquei com uma dúvida que peço a dica dos amigos: O JPX e/ou o FEROZA teem alguma ligação com o Engesa?
Caso não, de onde surgiram estes dois modelos?
Outra dúvida: Como é uma viagem no Engesa, seja capota de lona ou de fibra?
(a muitos anos tive um Gurgel x12 de lona, e na Dutra, indo do Rio para Guará, em especial nas descidas de Resende, quando as carretas me ultrapassavam... Bem, era muito mais seguro pra mim estar quase no acostamento porque... Vixe! Balançava tudo.
Abraços amigos!
guilhermeabreu
24/09/2008, 00:20
CARO PARATY
O JPX e o FEROZA , não tem nada a haver com o ENGESA/CAMPER .
O JPX é que tem alguma coisa em comum , foi montado/fabricado pelo EIKE BATISTA , mas não vingou basicamente por causa do motor , mas é um ótimo jipe 4x4 , a suspensão é o seu ponto forte .
O meu ENGESA é a díesel , dir. hidr. , ar cond , feio a disco nas 4 rodas , capota de fibra , trabalho , viajo , faço trilhas , devo ir a USHUAIA com ele só 15.000 km , DEU PRA SENTIR o que é um ENGESA ?
É mais macio do qquer carro 1.0 e que minha HILUX SW4 , é mole ?
Estou começando a achar que vc esta começando a gostar do BICHÃO .
SUGESTÃO : Encontre um amigo que tenha um , se não tiver , qdo encontrar com um na rua , fala com o dono e pede para dar um volta , TODO DONO DE ENGESA/CAMPER são pessoas boas e atenciosas , se vc andar , VAI GAMAR .
ABRAÇÃO
R-Mendes
24/09/2008, 00:35
Fora que ele parece um tanque de guerra quando tá andando, visto de frente. Cara, eu nunca tinha reparado. Um dia meu pai pegou pra dar uma volta e quando tava chegando e eu vi, foi a primeira coisa que me passou pela cabeça.
R-Mendes
24/09/2008, 00:39
Pô Zé Guilherme, hoje fui lá a tarde e plantei, só saí no finalzinho do dia, já tava começando a anoitecer. O cara que tava arrumando ele... Foi mandado embora! Eu mereço? Também, só chegava lá mamado, o cara falou que não dava pra aguentar. Enfim, tem um carinha lá, já lixou tudo (com água), agora falta soldar o buraco do snorkel (é, vou tampar, até consegui uma grana pra comprar um melhor), bater o primer, jogar removedor dentro (cara, tá umas lascas estranhas de um produto lá), limpar e pintar. Aaaaaaaí, falta a capota, capô, chassi, portas... Esqueci de algo? :mrgreen:
R-Mendes
24/09/2008, 01:14
Puta que pariu!!! O Zé Guilherme me passou A Idéia! Nossa, mudei de idéia na hora. Quer dizer, agora estou seriamente tentado em pintar camuflado. Como opções, tenho as seguintes:
Camuflado Urbano:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_TER/Gaz2975_005.jpg
Camuflado Deserto:
http://khia0486.files.wordpress.com/2008/03/camouflagecar.jpg
Camuflado Selva:
http://www.ukemergency.co.uk/police/dscd0429.jpg
Minha opção é o camuflado urbano. Caraio, ficou muito top. Também né, olha a estatura do carro... Mas enfim... Será que dá problema andar com carro com cores utilizadas pelas forças armadas/policiais?
zguilherme
24/09/2008, 02:35
cara,, se for mudar, vai de urbano, apesar q este segundo o chocolate chips do exercito americano na epoca da guerra dogolfo eh show viu.... sempre gostei, tenho ate uma calca aqui....q troquei com um soldado americano q fez curso no meu batalhao quando servia... acho show.
muitas ideias em???? vou tentar fazer uma imagem pra vc ver ok?
CARO PARATY
O JPX e o FEROZA , não tem nada a haver com o ENGESA/CAMPER .
O JPX é que tem alguma coisa em comum , foi montado/fabricado pelo EIKE BATISTA , mas não vingou basicamente por causa do motor , mas é um ótimo jipe 4x4 , a suspensão é o seu ponto forte .
O meu ENGESA é a díesel , dir. hidr. , ar cond , feio a disco nas 4 rodas , capota de fibra , trabalho , viajo , faço trilhas , devo ir a USHUAIA com ele só 15.000 km , DEU PRA SENTIR o que é um ENGESA ?
É mais macio do qquer carro 1.0 e que minha HILUX SW4 , é mole ?
Estou começando a achar que vc esta começando a gostar do BICHÃO .
SUGESTÃO : Encontre um amigo que tenha um , se não tiver , qdo encontrar com um na rua , fala com o dono e pede para dar um volta , TODO DONO DE ENGESA/CAMPER são pessoas boas e atenciosas , se vc andar , VAI GAMAR .
ABRAÇÃO
Farei isso sim, andarei em uma o mais rápido possivel!
Mas ela é bem carinha se comparada com os luxos que as semelhantes como Hilux, pajeros e Cherokees né Guilherme?!
Grande abraço
guilhermeabreu
26/09/2008, 01:01
PARATY
Realmente o preço de uma CAMPER a díesel é mais cara do que uma cheroca , pra vc ter uma idéia o meu ENGESA , já esta por R$50.000,00 e minha SW4 93 esta por R$33.000,00 que foi o preço que paguei ha 7 anos e mantem o preço até hoje , mas não tenho coragem de fazer com SW4 o que faço com o ENGESA , deu pra entender ?
Com o ENGESA , a gente soca sem dó , foi feito pra ísto .
ABRAÇÃO
FernandoPedro
26/09/2008, 08:33
Puta que pariu!!! O Zé Guilherme me passou A Idéia! Nossa, mudei de idéia na hora. Quer dizer, agora estou seriamente tentado em pintar camuflado. Como opções, tenho as seguintes:
Camuflado Urbano:
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_TER/Gaz2975_005.jpg
Camuflado Deserto:
http://khia0486.files.wordpress.com/2008/03/camouflagecar.jpg
Camuflado Selva:
http://www.ukemergency.co.uk/police/dscd0429.jpg
Minha opção é o camuflado urbano. Caraio, ficou muito top. Também né, olha a estatura do carro... Mas enfim... Será que dá problema andar com carro com cores utilizadas pelas forças armadas/policiais?
Fala aí R-Mendes:
Olha só esse Engesa camuflado, dá para ter uma idéia de como ficaria o seu... No meu eu também gostaria de fazer a pintura camuflada urbana, só que em tons de azul, mas isso vai ter que ficar pra um futuro muito... muito... muito... distante. :lol:
Abs.
zguilherme
26/09/2008, 09:41
caceta, ate eu ja to com ideia de muda o vermeiao desbotado meu para um camuflado digital ou algo assim..... po ia fica doido, apesar q o padrao de camuflagem da suecia eh SHOW! meio poligonal... nada pratico na mata pq sao linhas muito retas e da ideia de movimento... mas visualmente ficou muito bom.
zguilherme
26/09/2008, 10:50
ah, eu no meu vasto tempo vago perto do almoco kkkkkkkk
olhei umas ideias de camuflagem... e aqui vao.
colocando em tons de cinza ou cores para deserto, ia fica show em???
PQP!!!!! VCS são PHODA!!!!!
Esse engesa camuflado é lindo, hein!!!
A equipe rota 4x4 tem um azul camuflado.....
Essa camuflegam sueca é bacana demais, não a conhecia...
FernandoPedro
26/09/2008, 13:14
PQP!!!!! VCS são PHODA!!!!!
Esse engesa camuflado é lindo, hein!!!
A equipe rota 4x4 tem um azul camuflado.....
Essa camuflegam sueca é bacana demais, não a conhecia...
É CAVESO, eu já ví esse Engesa pessoalmente, achei lindo, queria fazer daquele jeito no meu, que é azul também, procurei fotos dele mas não achei, se vc tiver posta aqui no tópico, por favor.
Tem esse aqui, se não me engano é do Igor da Rota 4x4, ficou show também.
Abs.
Fernando,
Esse azul ao qual me referi acho que vi nos classificados do site da rota.
Os engesas que o Igor mexe neles são bem bacanas mesmo!
R-Mendes
26/09/2008, 22:45
Ok galera, eu de volta. Bem, vamos às notícias dos últimos dias:
Tirei a lataria da oficina. Se deixasse lá, ficaria porco e ficaria longe de ficar pronto. Caramba... Quase 2 meses... Paguei pra não andar. Mas não tava dando. Tive que colocar a lataria, partes e capota no braço em cima do guincho. Claro que não foi sozinho. Mas foi pesado... Putz, que lataria pesada do caralho. Mas enfim, já deixei numa oficina aqui perto que dá pra fiscalizar melhor. E foi indicada por 2 pessoas. E gostei do dono de lá. E optei mesmo pela troca da cor. Vai ser urban camo. Fiz um layout e gostaria de pedir a autorização de V.Sas. Mas por favor, não espalhem. Aqui é segredo de estado. Todo mundo tá crente que vai ser amarelo com preto... He, he... Vão tomar um susto. Por favor, críticas destrutivas são muito bem vindas... :mrgreen:
A idéia é utilizar a base cinza bem claro, com as manchas em cinza um pouco mais escuro e chumbo. Mas a cor não será fixa, vai ser tipo um estilo 'tinta gasta', com as bordas esfumaçadas, dando a impressão de tinta já meio passada.
137734
R-Mendes
26/09/2008, 22:50
-_-_-_-_-_-
zguilherme
26/09/2008, 23:50
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh vai minino! serio q tiro de la????
cara funileiros, mecanicos, marceneiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, serventes, chapas, etc, sao todas criaturas com parte com o demonio! tenho certeza!!!!!
mas acho q vc a certou na cor, oque vc ta dizendo de meio desgastado eh deixar esfumacado os cantos, fica bom... as viaturas q pintei no batalhao quando servia era assim...
logico nao tinha jeito de fazer diferente, nao sabiamos pintar nada kkkkkkkkkk.... bom emprego do dinheiro do contribuinte... kkkk.... o negocio era ficar funcional! bom ficava melhor do q ja estava, tudo fudido.
mas acho q vc vai fica feliz com a escolha... gostei das cores... vou tentar dar uma trabalhada nestas imagens suas e ver se consigo deixar mais real. pra teres uma ideia.
FernandoPedro
27/09/2008, 10:15
Mendes:
Boa escolha, vai ficar muito bom.
Boa sorte com o novo funileiro.
Vai postando fotos conforme o andamento da pintura.
Abs.
zguilherme
27/09/2008, 11:21
ae, o rodrigao fez uma simulacao.... segue!
R-Mendes
27/09/2008, 12:04
Pois é galera, mandei pra outro lugar. O rombo aumentou consideravelmente. Pra pobre como eu, é uma dívida substancial. E fora a mão de obra, ainda tem mais material pra comprar. Mas ao menos o local foi indicado por 2 pessoas, disseram que o cara é honesto. Se falar que vai fazer, começa já no primeiro dia disponível e faz pra desocupar a vaga logo. A vantagem também que fica há 2 quadras daqui, dá pra ir o tempo todo. Alguém tá precisando de adesivo? Preciso vender uns pra tirar meu carrinho da oficina... :mrgreen:
Na medida que a coisa for andando, vou postando as fotos.
Bom fim de semana pra évribári!
zguilherme
27/09/2008, 13:15
évribári eh otima! kkkk
R-Mendes
27/09/2008, 13:24
Inglês escocês, mineiro... Só pra quem tem classe... Ha, ha, ha, ha, ha!
R-Mendes
29/09/2008, 20:37
Galera, dilema: jatear ou não jatear? O cara da oficina falou que é bem melhor pra trabalhar e dá pra ver tudo o que tem de ruim na lataria pra consertar. Mas vai gastar mais massa pra nivelar tudo. Fora que tenho medo de mandar jatear e quando buscar, a lataria estar partida em duas. Ha, ha, ha... Imagina o nível de ferrugem.
zguilherme
29/09/2008, 21:34
opa Rodrigao, todo e qualquer servico de funilaria q se preze... com s ou com Z em??? bom... precisa de jateamento, ja vi alguns jipes q apos jatear, tinham buracos preenchidos com ESTOPA! acredita????
vai gastar mais massa, mas vao ser mas longos anos para chegar ao ponto q esta novamente...
para o servico q esta fazendo eu nao pensaria duas vezes... por isso nao fiz a funilaria do meu ainda, q ja quero fazer um servico definitivo.
mas como ja dizia o buda... "o que eh um peido pra quem ja esta c*gado..."
kkkkk
Eduardo Velo
29/09/2008, 22:03
Não acho necessario jateamento , mas sim a troca das partes ruins ... se está com muita ferrugem , o jateamento só vai servir pra ver melhor onde está ruim e vai acabar trocando a chapa ... a troca de chapas no engesa é muito simples , não requer nenhum molde , é só dobra simples , o serviço fica bem melhor ...
Mesmo não jateando , com o uso da lixadeira vai acabar tendo que usar massa ... , no meu , pedi pra encher com estanho as partes que iriam muita massa , nas emendas de chapas pra nivelamento por ex.
Não tenho a menor preocupação com a aparência , tanto é que está com a pintura toda riscada e opaca ... , mas foi dado 4 mãos de tinta , justamente pra poder riscar e não chegar na chapa com facilidade ...
Nos Fase 2 e 3 tem varias travessas com tampões de borracha na parte inferior da carroceria , se ficar sem tampão é o caminho pro cupim de ferro atacar com muita fome , as travessas do meu estão com óleo 90 e sempre vejo se os tampões estão lá ... deu um trampinho bom refazer as travessas que estavam sem tampão ...
zguilherme
29/09/2008, 23:48
Nada como a voz da experiencia de quem sabe o q ta dizendo!
Muito boa explicacao Edu....
vc tem razao mesmo, as vezes a troca da chapa seria melhor, agora, tem de ver o orcamento, o q caberia melhor no bolso do nosso intrepido amigo Rodrigao.
o negocio do estanho ae achei bem legal, nao sabia desta opcao.
Edu, andei pensando , como to mexendo com aquela espuma de poliuretano nas portas, sera q jogar dentro das travessas, ajudaria em? a isolar o sistema da ferrugem??? pq, ela iria selar toda a travessa... o duro eh... se ja estiver contaminado, um abraco, nao tem como voltar atras.
ah meu f1 tambem tem as belas travessas com os benditos tampoes, q vivo colocando, ja tenho varios dentro da caixa de ferramenta.
Eduardo Velo
30/09/2008, 00:00
Ze Guilherme , se jogar espuma nas travessas , mesmo que não tenha ferrugem , não vai bloquear a entrada de ar totalmente e facilitar acumulo de umidade , ideal pro cupim de ferro ...
Estanho é mais caro que massa , óbvio né ... rsrs ... mas é um recurso pra evitar que a chapa vire pastel ou coxinha ... rsrs ... os funecas não gostam muito de trampar com estanho pq pra lixar depois tem que ser com lima de funileiro , uma lima grande arqueada , da um trampo legal pra alisar ... mas fica muito bom ... eu mesmo fiz muito trampo no meu junto com o funeca pra sair td certinho ... ia depois do trampo pra la e só saia bem tarde ... por isso sei que o trampo que da acertar isso ... rsrs ...
abs ...
R-Mendes
01/10/2008, 22:44
Ok galera, desisti do jateamento. Só tinha nego querendo ganhar grana nas minhas costas. É só ouvir a palavra 'jipe' que a tabela já é outra. Pro inferno esse povo. Comprei removedor e agora vai na lixa. Mas ao menos os caras estão trabalhando. Já estou satisfeito com isso. Tento tirar fotos e postar em breve.
R-Mendes
02/10/2008, 22:25
Pô galera... É uma sensação muito boa chegar na oficina e ver que a coisa tá fluindo, o pessoal não está me enrolando. Sempre que precisam tomar uma decisão, me ligam, pedem o material com antecedência pra não ter que parar e ficar aguardando. Só faltam as fotos, mas já cansei de pedir a câmera pro meu irmão. Vou ver se tiro no telefone mesmo, não tem outro jeito. Claro que algumas coisas vou ter que trocar, como por exemplo o suporte do cinto de 4 pontos. Era uma haste de metal que ficava na parte de trás. Não gostava, e agora é hora de trocar. Vocês que tem cinto de 4 pontos, poderiam me enviar fotos (se tiver disponível) como são fixos na parte de trás e nas laterais? Só não vale o Zé Guilherme, que agora anda piado no Enzéza. Ha, ha, ha, ha! Ah, mostrem também como são fixos os bancos (da frente e de trás), porque o meu não veio com banco atrás e na frente é um suporte dos mais escrotos, vai pro lixo mesmo. Agradeço a quem ajudar. :mrgreen:
zguilherme
03/10/2008, 02:06
Seu Goiano Mal arrumado! ahhahahaha ja arrumei e nao to piado mais nao!!!! nao dava pra fica andando com aquele cinto como se fosse uma pea pra tira leite. kkkkkk tem cara q eh artista bixo... eu fiquei impressionado com aquilo, tem de ter criatividade. O mecanico Josias tava de plantao nesta hora, certeza...
Eu vou passar os suportes q tenho na minha viatura, mas foi feito assim... soldei uma chapa no local q fiz a furacao para o parafuso, e uma porca soldada tambem, dae... passo o parafuso, pela chapa q rosqueia nesta porca, e ainda sobra um tanto pra fora, q ponho um arroelao e outra porca hkkkkkkkk deu pra entender? vou tira fotinhas ta? amanha entrego! vo carrega as baterias da maquina. e como tudo... todos parafusos meus , arroelas e porcas sao de INOXY! kkkkk
Mas ainda qcho q poderia ter feito em um lugar melho para as duas alcas superiores, q vao para os ombros. estao atras do banco descendo acompanhando a coluna do banco... entao cai naquela chapa inclinada da caixa de rodas....
putz, hoje nao to prestando pra escreve... eu li e nao entendi nada do q falei... mas vou tentar a sorte! vou dormir.
Sabio pensamento Mendes...
Se vc já tava vendendo mala pra poder viajar, começar a fazer reforma de boutique ia te levar ao desespero e a insônia rapidinho!
O ideal é vc traçar suas prioridades, tirar o bicho da oficina e desfilar pras gatas de Goiânia. Isso é que vai te dar prazer. O resto é o prazer do gerente do banco do dono da oficina!
Parabéns e em breve tb estarei me metendo com essa turma! (mas estou meditando muito antes!) Esses caras têm treinamento na CIA ou coisa parecida! O nosso bolsoé deles! Ui!
R-Mendes
05/10/2008, 11:49
Atendendo às solicitações das lombrigas do Zé Guilherme, fotos:
138873 138874
Comentários: são os 2 paralamas, o direito e o esquerdo. O esquerdo está ok, tudo bem. O direito tem esse furo porque por aí passava o snorkel. Joguei o snorkel pra escanteio e tampei o buraco de fora, mas vou manter o buraco de dentro, pois se não me falha a memória, o filtro de ar fica ali dentro. Aniuáre, aniuáre... Dá pra ver uma ponta metálica, em formato triangular que tem em uma e não tem em outra? É assim mesmo ou está faltando esse pedaço? O pintor falou que se precisar, ele solda uma chapa nova e recorta. Mas pra tirar a dúvida, nada melhor que perguntar pros caras que já tem um montado.
R-Mendes
05/10/2008, 11:59
138882 138885 138888
Comentários: detalhes da parte de baixo e a maldura dos faróis. O pintor disse que vai bater um jato com solupan e outro negócio lá que não me recordo pra deixar tudo limpo e ver o que falta fazer na lata. Tem umas ferrugenzinhas legais... Mas... Era o esperado. A idéia é aplicar no fundo todo um negócio lá que também não me recordo pra impermeabilizar. Mas vai ser misturado à tinta e ficará então na cor que será pintado. Isso é bom? Na parte de dentro, quero isolar acusticamente ao máximo, porque aquele barulho da transferência ninguém merece...
guilhermeabreu
05/10/2008, 15:10
GRANDE AMIGO R-MENDES
Estou de olho o tempo todo em vc , estou corujando , recebi a MP , pergunto vc ainda não conseguiu abrir no tópico do CORAÇÃO VALENTE as fotos do limpador em baixo ? não sei pq , já fui lá várias vezes e todas as vezes abre sem problema , NÃO TEM SEGREDO , É SÓ VC FALAR COM UM BOM ELETRICISTA QUE UTILIZEI O CONJUNTO COMPLETO DA KOMBI DAS MAIS NOVAS , ele só teve que alongar o eixo que é preso na lata que fica uma parte dentro do ENGESA onde é fixado os braços de movimento e na parte externa é onde é fixado o braço do limpador , o cara vai entender , posso ver pra vc qual foi o braço que ele usou e as palhetas são as traseiras do palio/uno/gol de 13" .
Qto a sua reforma , foi o que falei na época , NADA SE FAZ BEM BARATO DEMAIS .
Agora vc esta com um cara mais ágil , aproveitando as suas fotos , Coloque uma cantoneira de ferro ao longo do para lama por dentro na quina externa por onde passa , vou ligar pra vc que só escrevsndo é um saco e vou ficar 5 dias escrevendo e vc ainda não vai entender .
Te ligo já .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
05/10/2008, 15:14
PÔ!!!!!!!!!!!!!!!!! R-MENDES
Como vou ligar pra vc se não tenho seu nº ? Manda pra mim por MP AGORA , esta na hora de algumas dicas na lataria .
Estou aguardando .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
08/10/2008, 01:03
AMIGO R-MENDES
Esqueci de dizer para vc que : aproveitando que a carroceria esta de pernas para o alto , ficará fácil de vc mandar o funileiro fazer uma tampa para fechar aquele buraco que fica lá atras da carroceria por baixo , onde é instalado a lanterna traseira , alí entra muito barro se ficar aberto . Manda fazer para fechar com parafuro de inox , pq toda vez que vc precisar acessar alí é só retirar a tampa .
Entendeu ?
ABRAÇÃO
zguilherme
08/10/2008, 09:56
opa! Xara c tiro as palavras da minha boca, ja tinha ate preparado uma imagem pra ele ver.... pq sabe neh o R-Mendes tem um problema serio pra entender o que eh o que e aonde kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Mas o menino agora vai conhece a viatura dele tim tim por tim tim.
aqui vai as setas indicativas pra dica do XARA!
Eduardo Velo
08/10/2008, 10:28
Fiz essa tampa com chapa de aluminio , além de ser mais facil pra trabalhar não enferruja ... já tem a furação pra fixação na carroceria ...
guilhermeabreu
08/10/2008, 14:02
XARÁ
Vc é rápido no gatilho , eu fui rápido com as palavras e vc com a foto , mexer com fotos aqui na internet , sou burro demais para ísto .
Valeu a dica GRANDE EDU , em fazer de alumínio , o meu esta sem ela até hoje , não lembro em fazer , tenho tido os finais de semana livre e cade que eu lembro de fazer , acho que vou lembrar na hora que os cupins de ferro se manifestarem mostrando os buracos que vão fazer .
ABRAÇÃO A TODOS
Pra minha sorte o meu engesa veio com as duas tampas originais (são de pástico injetado e dão acabamento nos paralamas, fechando as laterais...
Quando estiver perto delas tiro fotos...
Eduardo Velo
09/10/2008, 09:23
Pra minha sorte o meu engesa veio com as duas tampas originais (são de pástico injetado e dão acabamento nos paralamas, fechando as laterais...
No meu tb veio com as tampas originais , mas eram curtas pq eram do fase 2 , completei com chapa de aluminio ... tive que refazer o suporte da lanterna pq entrava barro por ali e mesmo lavando ficava sempre alguma coisa , depois que tampei tudo não tive mais problemas ... no meu ainda tem um para-barro pra proteger a base da antena do PX ...
abs ...
zguilherme
09/10/2008, 17:20
OPA RODRIGUERA! nao fiz as imagens reais pq estou sem o photoshop aqui.... mas desenhei no paintbrush, e da pra vc dar uma viajada.... so esqueci de fazer a vista de frente.... mas depois eu faco.
abracao
zguilherme
09/10/2008, 18:04
nao aguentei e fiz as frentes....
bom, eh so pra ter uma ideia, afinal o paintbrush nao ajuda neh.... isso pra vcs verem o quanto eu to trabalhando hoje neste final de tarde! :wink:
OPA RESSALTANDO Q FOI O DESENHO DA MINHA VIATURA Q FIZ.... ESQUECI Q A SUA E CAPOTA RETA RODRIGAO... ISSO PQ JA TINHA DESENHADO ELA PRA VC NEH! FOI PESSIMO!
zguilherme
09/10/2008, 18:29
falto um!
ufa....
FernandoPedro
09/10/2008, 20:24
Fala aí Zé Guilherme:
Parabéns pelos desenhos, ficaram bem legais, parece a foto real da viatura.
E já dando um pitaco, a terceira figura ficou mais legal.
Se não for pedir muito, tem como fazer essa terceira figura em tons de azul?
Abs.
Abs.
zguilherme
10/10/2008, 02:27
opa Fernando, td bem? valeu cara, fiz com muito carinho isso ae, alias era so pra rabisca e a hora q saiu eu fiquei surpreso, fiz a primeira vez, pro rodrigo ver o jipe dele amarelo... e fiz a viatura dele, fico ate bunitim.... dae fiz o meu... q se vc ver as janelas traseiras destes ae eh a imagem real do meu kkkkkk.... fazer aquelas janelas no paintbrush eh foda, dae copiei e colei as do meu kkkkkkk....
entao, amanha chegando no meu escritorio eu pego a imagem e bolo algo em tons de azul para vc, eu tinha pensado em alguma coisa, mas acabou ficando fora... pq eu queria achar alguma coisa dentro do gosto do rodrigo... mas ainda nao consegui pq ele quer duas cores... e em duas cores nao consegui acertar ainda.... vou tentarumas imagens reais com o aplique das camuflagens...
mas faco pra vc e posto aqui.. dae vo te manda depois se quiser por email o arquivo em BMP q dae da pra vc brinca no paintbrush com as cores que quiser.
abracos
JG
FernandoPedro
10/10/2008, 07:55
Valeu Zé, ficou show de bola mesmo. Se no paint ficou perfeito, imagina como ficaria se vc fizesse num corel... nossa!!!
Meu e-mail é fmpedro4x4@yahoo.com.br, pode enviar quando quizer.
Abs.
zguilherme
10/10/2008, 10:48
Opa Fernandao! bao cara?
Amigo, aqui ta um modelo azul... com alguns tons a mais e outro com menos tons...
eu acho q com menos cores eh melhor. nao acha?
Vou mandar em Bmp pro seu email dae da pra vc fazer as mais variadas cores.
abracao
PS: Gostei do padrao q tem apenas 3 cores... igual vc escolheu a imagem 3 anterior la, eu tambem gostei mais dela...... ficaria SHOWWWWW uma viatura deste jeito , se o meu tivesse capota de fibra com certeza faria algo assim!
Ralado/SP
10/10/2008, 12:57
guilherme,
tem como vc colocar uma imagem dessa sem a camuflagem, em branco, apenas com as potas , capota e rebaixo do farol pretos? Pois gostaria de fazer usa-las como base numas simulações.
Brigadão
Ralado
zguilherme
10/10/2008, 13:21
OPA RALADO!
BAO CARA?
me passa seu email q te mando o arquivo em BMP q da pra fazer as alteracoes que quer... pq em jpg... nao funfa muito bem... pq a qualidade cai drasticamente.
mas ja vai uma previa dele.
Lembrando q a traseira ta baseada no meu, com o suporte de galao e tal.
Se tiver algum detalhe do seu q quiser.... dentro das possibilidades do paint brush eu faco kkkkk...
abracao
FernandoPedro
10/10/2008, 13:51
Zé...
Ficou muito bom, dá para ter uma idéia como ele ficaria camuflado.
Isso é projeto para um futuro distante, por enquanto vou curtindo a imagem.
Valeu.
Abs.
zguilherme
10/10/2008, 13:57
O Fernando... tambem gostei viu cara, alias, daquele com tres cores, ia fica legal demais em? Poxa.... pena q o meu eh capota de lona, senao teria coragem de me aventurar e fazer uma pintura assim.
FernandoPedro
10/10/2008, 14:15
Zé... a minha é capota de fibra, mas no meu caso, falta grana mesmo pra fazer... rssss
Tenho q esperar mais. Por enquanto, coloquei a imagem no meu avatar, para ir curtindo.... rssss
Abs.
zguilherme
10/10/2008, 17:05
opa.... segue o desenho que havia feito pro rodrigao quando ele ainda ia pintar de amarelo kkkk....
ooooooooooo duvida em cara????
R-Mendes
11/10/2008, 11:17
Pessoas, a dúvida terrível ainda ronda minha cabeça. Aí vai uma opção que acho que pode ficar ideal. Aguardo opiniões. Preferi a base cinza médio com manchas maiores cinza mais claro e manchas menores cinza escuro.
139649 139650
zguilherme
13/10/2008, 08:20
Opa Rodrigao, como q ta? Sumidos neh? Entao... achei legal a ideia q vc fez... mas este padrao camuflado muito arredondado ta me lembrando uma mochila q vi numa daquelas lojas q vendem mochilinhas do paraguai kkkkkkkkk , tipo eh um negocio q acho horrorivel esta mochila.....
vou da uma futricada pra ver se consigo deixa um pouco mais real... acho q se vc vai camuflar tem de tenta fazer alguma coisa mais DENTRO o possivel do seu gosto, pq... depois se nao gosta .... vc vai ter de conviver com aquilo por um bom tempo.
Por isso vamos discutindo ao maximo estes planos.
abracao
ZE
Salviano
15/10/2008, 11:03
Olá!! R Mendes, Blz?
Andando por aí...achei esta foto, é uma idéia não?
Salviano - Campanha/MG
Esperando Papai Noel chegar!!!
zguilherme
15/10/2008, 15:58
rodriguera.... acho q vc devia fazer assim as manchas do camuflado... fica menos carregado.
q acha?
zguilherme
15/10/2008, 19:58
depois de apanhar muito mas muito mesmo, por mais simples q seja para profissionais da area, eu fiz a viatura do rodrigao com a imagem real... vamos ver o q vcs acham....
R-Mendes
15/10/2008, 20:24
É essa aí... Vai ficar desse jeito. Vou colocar um adesivinho depois de pronto: 'by Zé Guilherme, o malandro de UDI'. :mrgreen:
zguilherme
16/10/2008, 13:21
kkkkkkkkk.... eh rapaz kkkkkkkkk eu agora quero fazer no meu... eu vou tentar fazer a noite um modelo mais elaborado, poxa... agora... se eu conseguir fazer dos dois lados fica melhor... eu to tentando fazer igual o ultimo desenho do paint... mas ta dificil viu...
eu sou ruim demais nestas coisas....
agora "o malandro de udi" foi de lasca o cano kkkkkkkk....
FernandoPedro
16/10/2008, 19:20
Fala aí Zé, blz?
Mais uma vez, vc fez um ótimo trabalho na imagem de simulação do camuflado.Vc já pensou em se profissionalizar nisso? Rsss...!!!!
Abs.
R-Mendes
16/10/2008, 20:31
Achou graça né mineiro... Mas vai ver se não vai ter um adesivo desse. Quando tiver tudo pronto, tiro a foto e posto aqui no fórum. Ha, ha, ha, ha! Mas o layout ficou muito bacana. Vai ser isso aí mesmo. Tomara que o pintor seja um cara bom de trampo...
zguilherme
17/10/2008, 00:13
Opa Fernandao... kkkkk pior, bixo que eu nao sei nem mexer direito nesses programas, eu saio futricando, te conta q foi a primeira vez q fiz isso na minha vida.
Falando nisso... acho q to craque no paintbrush agora kkkkk... O vai gosta de sofre la longe, mas nos momentos q estou atoa no escritorio me ajuda bastante a matar o tempo.
Agora... Vc podia me manda uma foto real da viatura q poderia tentar... digo, tentar mesmo fazer algo parecido com o desenho q fiz pra vc...q acha?
O Rodrigao kkkk.... bixo falando nisso precisamos fazer os dois lados, a frente e a traseira em do seu jipe? agora, eu acho q aquele desenho q fiz por ultimo no paintbrush, se vc pegar ele jogar no corel, colocar a imagem em proporcao para o tamanho real da viatura, achoq fica mais legal.... a frente da imagem (real) que eu fiz, ficou meio estranha.... nao acha nao?
agora precisavamos definir as cores... pegar o quando de magenta, de ciano e amarelo e bla bla bla q tem cada um... pra vc fazer os tons.
amanha vamos nos encontrar aqui denovo, digo msn... e vamos discutir as ideias, pois semana q vem MAO NA TINTA NEH?
Abracao Rodriguera! E poe esta viatura pra roda q eu to te devendo uma visita ae parceiro!
zguilherme
17/10/2008, 00:38
caraca, eu to mais preocupado com a viatura do rodrigao q da minha... acordei agora... e vim aqui fazer mais um teste, fiz o lado direito da sua viatura, e acho q desta vez eu acertei, gostei mesmo.... tentei seguir ao maximo aquele ultimo desenho feito no paintbrush, q eu gostei muito... acho q o caminho eh mais ou menos este.
:dance:
gosto mais do quadro do parabrisa escuro.
zguilherme
17/10/2008, 01:25
empolguei turma... :shock:
agora vo dormi kkkk q ja to com sono e to fazendo servico mal feito
R-Mendes
17/10/2008, 10:01
Putz que párius!!! Ficou perfeito! Caraio! É como se fosse a foto mesmo, já pintado. Vou imprimir essas imagens e levar lá, falar pro cara que tem que ficar desse jeito. Jisuis, quando esse jipe tiver pronto, vai ser referência no Brasil. Imagina, vai ser tipo a Sheila Carvalho: capa de revista 2x! Ha, ha, ha, ha! Cara, agora mudei totalmente minha visão. É pintar, fazer o painel beleza, colocar o revestimento da capota, encarpetar o assoalho e colocar um calço de suspensão. Sai da frente motorista lento, senão eu passo por cima!!!
Fala aí Zé, blz?
Mais uma vez, vc fez um ótimo trabalho na imagem de simulação do camuflado.Vc já pensou em se profissionalizar nisso? Rsss...!!!!
Abs.
Opa!!!!!!!!
Antes de se profissionalizar, favor fazer o meu projeto..... :mrgreen:
Pelo visto o Guilherme já se profissionalizou....
PQP!!!!!! Ficou ducaraleo!!!!!!!
FernandoPedro
17/10/2008, 14:02
Fala aí Zé, blz?
Com certeza vou separar umas fotos pra você fazer esse projeto, vai ficar show.
Abs.
zguilherme
17/10/2008, 17:35
o pessoal, valeu pelas palavras de apoio kkkk.... mas eu antes de cobrar ainda faco os projetos de vcs na faixa kkkkkkkkkkkk....
po, eu dei uma reestilizada (uia to ficando profi mesmo e fresco) nos desenhos do jipao do rodrigo e.... bem... vai fica bacana e facil pra ele se orientar na hora da pintura.
Vou postar mais tarde pq o pc ta com paus! e muitos paus de ordem grande! UI!
FernandoPedro
17/10/2008, 21:38
Zé... vou aproveitar que você ainda não está cobrando o trampo e vou te mandar umas fotos do Falcão.
Essas são as únicas fotos que eu tenho dele limpo... rsss.Quando vc tiver um tempinho, manda bala!!!
Valeu.
Abs.
R-Mendes
08/11/2008, 13:01
E aê meu povo. Como vão? Tô sumido porque tem tanta coisa me enchendo o tempo que nem tempo pra postar não tenho. A situação é a seguinte: as canaletas da porta que seguram os vidros estão imprestáveis. Não dá pra recuperar. E não sei se é de algum carro. Alguém sabe? Ou terei que fazer? A capota é da Envemo. Se alguém puder dar uma luz, agradeço.
R-Mendes
14/11/2008, 00:33
O pessoal anda sumido, o que é?
R-Mendes
05/03/2009, 19:52
Olá pessoal, boa noite. Ando meio sumido mas... Circunstâncias da vida me obrigaram a me afastar um pouco. Alguém se lembra desse tópico? Bem, como dizia John (o Lennon), 'o sonho acabou'. Quer dizer... Ao menos vou adiá-lo. Quem acompanhou o tópico sabe da história. Quem entrou depois e nunca viu, um resumo: comprei esse Engesa no meio do ano passado (2008), depois de juntar uma grana e ver o futuro com boas perspectivas. Comprei obviamente precisando de reforma na parte estética. Fiz a revisão mecânica. Precisou trocar apenas 3 rolamentos do câmbio (Clark). O motor estava ótimo. Tem também um probleminha em 1 engrenagem da T-Case, mas como só acha na ROTA e raramente se liga a tração, o mecânico fez um desgaste pra deixar a engrenagem mais homogênea e falou que funcionaria normal, mas não com 100% de eficiência. Fiz toda a lanternagem e pintei conforme estão nas fotos abaixo:
159882 159883 159884 159886
Há coisas a se fazer:
1) Colocar os vidros. Fiz o orçamento. Os vidros todos novos, com canaletas novas, borrachas novas, fica em R$ 1100,00. O serviço é feito por um cara indicado pelo dono da melhor oficina de jipes de Goiânia.
2) Arrumar o forro das portas. A capota é de fibra. Os forros também são. É só dar uma lixada, pintar... Ou então levar em um empresa que faz restauração. A estrutura está perfeita.
3) Arrumar o painel. O painel está com estrutura perfeita, nada quebrado. Comprei 8 relógios de 52mm para fazer um modelo exclusivo. Falta apenas o velocímetro e conta-giros.
4) Fazer forração interna. Por dentro está ok, mas falta colocar o forro, que ficará da forma que a pessoa achar ideal.
5) Fazer um acabamento na tampa traseira. Está ok, mas tem uma parte pequena (do tamanho de um punho fechado) que não ficou muito bom, é só retocar (lixar e pintar).
6) Trocar o cardã traseiro, está com uma pequena folga.
7) Colocar o limpador de parabrisa.
O chassi foi jateado e pintado de preto. O motor também foi pintado de preto. Está com filtro de ar, filtros de óleo e óleo de câmbio e motor novos. O mecânico que trocou as engrenagens disse que os diferenciais estão ok.
Pode-se dizer que esse Engesa é único, pois foi alongado o chassi e lataria. Coloquei bancos do Honda FIT, os 4 individuais. Além dos 4 ocupantes, sobra espaço atrás pra colocar bagagem. Podem ver pelas fotos que possui entrada de ar no teto. Possuo também 4 cintos de 4 pontos novos (só tirei um da caixa pra ver como era).
Comprei em BH, sou de Goiânia. Muita gente aqui disse que quando comprou, se não foi no guincho, foi com muita dificuldade rodando pra casa. Apesar da parte estética não estar das melhores, vim rodando sem problemas, na velocidade de cruzeiro (90, 100 km/h, segundo a medição do GPS que levei comigo).
Realizei um sonho quando adquiri esse carro, mas algumas tristes circunstâncias familiares infelizmente me fará adiá-lo. Estou pedindo 35mil. Posso também trocar por um carro de valor equivalente. Vou postar também no tópico de VENDAS. Caso tenham interesse, podem postar aqui, por MP ou por e-mail (sinalbrasil@gmail.com). Se quiserem fotos adicionais, é só pedir de onde gostariam (parte do carro) que tiro e posto. Obrigado a todos.
aqui vão ideias de camuflagem, a do osorio é a mais doida na minha opinião.Pode-se tirar moldes de camuflagem das roupas militares e do am1 abhrans tanque que poucos sao camuflados deserto, cor areia/bege com uma camuflagem maravilhosa, que vai na roupa dos soldados, da primeira guerra do golfo, essa da pra fazer adesivando.
abraço,
Fernando Dartagnan_bh
zguilherme
09/03/2009, 12:34
Eu Nem Vou Falar Nada Rodrigo!!!! Vc Ja Sabe O Q Eu Faria Se Estivesse Ae! Mizeraver!
R-Mendes
07/05/2009, 23:08
Povo, mandei pra terminar a reforma e apareceu uma viatura do batalhão de choque encrespando por causa da camuflagem, mesmo o padrão não tendo basicamente NADA a ver com o deles. Disseram pra eu providenciar algo no DETRAN daqui. E perguntei antes de pintar, no despachance, se teria problema. Me garantiu que não. Alguém tem uma luz? Será que vou ter que ficar perdendo tempo no DETRAN por causa de PM pancada?! Putz...