Ver Versão Completa : MWM 2.8 sprint temperatura de operação
guilhermeabreu
08/11/2006, 23:43
Desde que coloquei o MWM 2.8 sprint turbinado e interculado no meu ENGESA , vinha funcionando sem marcador de temperatura ,e sem conta giro .
Ao colocar estes instrumentos FUNDAMENTAIS E NESCESSÁRIOS , verifiquei que a temperatura de funcionamento a 3.000 rpm em estradas com subidas constantes vai de 90ºC a 100ºC . Esta temperatura é da água .
Comparando com os dados da MWM , a temperatura da água é de 80ºC a 87ºC .
CONCLUSÃO : MINHA DÚVIDA É : estou usando o motor fora das especificações do fabricante . Logo o RADIADOR que estou usando é o original do ENGESA , que deve estar subdimensionado para este motor .
PERGUNTO : li aqui no forum , não sei mais aonde , que usaram um RADIADOR de MB 1313 OU 1113 , gostaria de saber se é verdade e como foi feito para caber este RADIADOR no ENGESA , ou se alguem tem outra sugestão para me dar?
Marcelo R. A. da Cunha
09/11/2006, 08:43
Desde que coloquei o MWM 2.8 sprint turbinado e interculado no meu ENGESA , vinha funcionando sem marcador de temperatura ,e sem conta giro .
Ao colocar estes instrumentos FUNDAMENTAIS E NESCESSÁRIOS , verifiquei que a temperatura de funcionamento a 3.000 rpm em estradas com subidas constantes vai de 90ºC a 100ºC . Esta temperatura é da água .
Comparando com os dados da MWM , a temperatura da água é de 80ºC a 87ºC .
CONCLUSÃO : MINHA DÚVIDA É : estou usando o motor fora das especificações do fabricante . Logo o RADIADOR que estou usando é o original do ENGESA , que deve estar subdimensionado para este motor .
PERGUNTO : li aqui no forum , não sei mais aonde , que usaram um RADIADOR de MB 1313 OU 1113 , gostaria de saber se é verdade e como foi feito para caber este RADIADOR no ENGESA , ou se alguem tem outra sugestão para me dar?
Fala Guilherme
Você utiliza aditivo na água?? Caso não verifique as válvulas termostáticas? E o estado do radiador, talvez varetando o mesmo já resolva.
São 02 válvulas em um único flange, pode ser que uma delas esteja com problemas.
No meu carro estou utilizando o radiador da S-10 e o aditivo da MWM e o bicho não esquenta nunca, está sempre dentro dos parâmetros.
Se precisar de ajuda é so falar.
rgds
guilhermeabreu
09/11/2006, 13:07
MARCELO
Não colquei ainda o aditivo ,pq tinha um pequeno vazamento de água que custei a descobrir , mas já descobri e reparei , era uma moeda daquela que tem no bloco do motor , vazava pouco só qdo tinha pressão no circuito , e não pingava qdo frio e/ou parado .
Já varetei o radiador , falta verificar então as válvulas e colocar o aditivo, OBRIGADO PELAS DICAS .
Mais uma pergunta : o radiador da S-10 deu no ENGESA?Na largura? Fez adaptação? Usou reservatório de espansão?
Marcelo R. A. da Cunha
09/11/2006, 13:47
Guilherme
Deveria ter te informado antes, o meu esta num JPX.
O seu está com o ventilador do motor original? veja se o acoplamento viscoso está acionando 100%, no meu caso estou com as 02 ventuinhas elétricas do JPX funcinando em seu lugar, mas quando o carro está em movimento elas nem precisam armar, pois só o radiador já da conta do recado.
Outra coisa vá a uma loja que trabalhe com radiadores e confira se o marcador está funcionando 100% (geralmente eles tem um equipamento aferido para essa finalidade).
Por ultimo retire a flange das válvulas que fica próximo ao filtro de óleo lubrificante e teste a abertura das mesmas, (pode ser colocando em uma panela com agua no fogo e verificando a temperatura x abertura)veja as informações abaixo;
Temperatura de abertura inicial das válvulas de 77 – 81°C
Temperatura de abertura total de 92 – 96°C
Curso mínimo de 8mm
Espero ter ajudado.
rgds
guilhermeabreu
10/11/2006, 16:47
Marcelo
Ele está com o ventilador original , sem ventuinha elétrica .
As dicas ajudaram e muito , grato , valeu .
Abração , um dia ainda a gente se encontra ainda , estamos bem perto um do outro .
Marcelo R. A. da Cunha
10/11/2006, 16:54
Sempre a sua disposição!!!
[]'s Marcelo
guilhermeabreu
12/11/2006, 09:31
MARCELO
Favor mandar seu fone por MP , []s .
AnBeLuZuK
13/11/2006, 10:31
No meu caso, troller 2001, o mostrador nunca chega aos 80. So quando estou "brincando" na praia. Ai já chegou nos 85. Também não sei se o mostrador esta aferido mas parece coerente.
guilhermeabreu
13/11/2006, 19:40
Anbeluzuk
Obrigado Pela Informação .
guilhermeabreu
25/11/2006, 17:10
MARCELO
Coloquei uma hélice maior , com uma pá a mais , retirei o acoplamento viscoso , coloquei fixa no eixo através de uma flange .
Melhorou um pouco , ísto é , com o pé no fundo , agora demora mais , mas a temperatura vai chegando aos 100ºC , vou procurar um cara que faz radiador sob medida , para ver se vai resolver DEFINITIVAMENTE . Vou mandar fazer um radiador com 5 canaletas , com mais volume de água para ver se resolve .
guilhermeabreu
29/11/2006, 13:06
AE
Já mandei fazer o radiador para o ENGESA de 5 canaletas e com canaletas bem próximas uma das outras , aumentando a capacidade de água no dobro , com a mesma caixa do meu radiador .
Ficou por R$600,00 colocado . Qdo ficar pronto digo o resultado .
Marcelo R. A. da Cunha
29/11/2006, 13:28
MARCELO
Coloquei uma hélice maior , com uma pá a mais , retirei o acoplamento viscoso , coloquei fixa no eixo através de uma flange .
Melhorou um pouco , ísto é , com o pé no fundo , agora demora mais , mas a temperatura vai chegando aos 100ºC , vou procurar um cara que faz radiador sob medida , para ver se vai resolver DEFINITIVAMENTE . Vou mandar fazer um radiador com 5 canaletas , com mais volume de água para ver se resolve .
Chegou a verificar as válvulas termostáticas?
De qualquer maneira o radiador de maior capacidade é uma segurança a +.
guilhermeabreu
29/11/2006, 22:48
AMIGO MARCELO
Ainda não verifiquei as válvulas , mas acredito que esteje boas ,pq qdo coloquei a hélice fixa no eixo e de maior diametro e mais uma pá , demorou mais tempo para ir aos 100ºC , mas de qquer forma vou verificar , grato pelo alerta .
[]s
ademir76@gmail.com
28/04/2014, 14:10
:safari-rig: Amigos, vendo alguns comentarios aqui no site tive uma ideia, a temperatura de trabalho do MWM 2.8 e de 80 a 87º podendo chegar aos 90º, com sistema original polia viscuosa, eu pensei em adaptar um sebolão que abra em caso de emergencia aos 90º ajudando assim no arrefeciemento do motor, tendo em vista que ja vou fazer o serviço de instalação do eletroventilador devido a problemas de aqueciemento no sistema de ar condicionado da minha Xterra. a adaptação do sebolão é feito sem grandes adaptações e qualquer eletricista faO que voces acham? :safari-rig:
ademir76@gmail.com
28/04/2014, 14:27
460841 segue imagem do adaptador Cebolão com abertura de 90º, este cebolão é para sistema simples, se for instalar com ar condicionado que é o meu caso vou usar um cebolão de 3 fios.
guilhermeabreu
28/04/2014, 23:01
460841 segue imagem do adaptador Cebolão com abertura de 90º, este cebolão é para sistema simples, se for instalar com ar condicionado que é o meu caso vou usar um cebolão de 3 fios.
ADEMIR
Tenho um motor MWM 2.8 adaptado num jipe ENGESA e tive problemas de superaquecimento deste motor qdo o giro passava dos 3000rpm , só consegui resolver o problema o dia em que adaptei um radiador do ômega 4.1 com ar , e a ventoinha fiz uma adaptação elétrica na qual ela funciona com o cebolão e se por um acaso ela não funcionar e esquentar o motor , ligo a ventoinha num botão no painel do jipe manualmente , fácil de fazer , qualquer eletricista sabe fazer este esquema elétrico .
Alcides Arantes
01/05/2014, 09:01
Tenho um 2.8 em minha cherokee sport, trabalha na faixa de 90º graus, em subida ou quando vc da pé sobe mesmo, melhorou quando troquei o radiador, coloquei um novo da propria cherokee, por problema de espaço, uso duas ventoinhas eletricas, e mais uma auxiliar ( no caso de pane com acionamento manual), mais a temperatura de trabalho do motor continua em 90º
ademir76@gmail.com
15/05/2014, 09:40
Isso bem simples :curtir:
ademir76@gmail.com
15/05/2014, 09:44
Também é uma opção colocar um radiador com mais vasos internos ou colmeias como preferir, melhora bem o arrefecimento, no meu motor 2.8 observo que em transito intenso ele fica discretamente quente, sobe pouca coisa o giro, acredito que ficasse proximo dos 800rpm, ai resolvi abaixar um pouquinho a lenta ficou muito bom acredito que esteja em 720 rpm ficou mais economico, e muito mais silencioso, mas tive problemas com a polia viscuosa, apresentou defeito, 1000 conto a troca, ainda bem que não ferveu...
Guima-MS
30/12/2017, 19:33
Amigos , vou colocar um MWM 2.8 na minha dakota , queria tirar o ventoinha viscosa (que rouba uns pocotos) e instalar a ventoinha eletrica do PEUGEOUT 206\207 + Kit verao do tempra (assim como o amigo postou acima) .
Posso fazer isso (no V6 pode fazer tranquilo que nao da problemas , tenho varios amigos rodando somente com a eletrica) .
Obrigado !
Guima-MS
30/12/2017, 21:43
(Dia a dia na oficina + Novo kit para Ranger 3.0 - 2010 11 12 = Master Cooler Performance - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=R1Ta8v_HJtA&t=505s))