Conectar

Ver Versão Completa : Melhora no consumo e redução para Samurai

sergiolonghi
08/11/2006, 12:59
Olá Pessoal,

Alguém sabe me dizer como melhorar a relação consumo x desempenho da minha viatura(Samurai 92 1.3 carburado pneu 31"). A redução X - Crawler influi em algo ?

Explico... ele é meu carro e trilha faço 6 vezes no ano !!!

Hoje do jeito que ele tá e tá redondo ao máximo ... motor tá 0 ! ele faz 8km com 1 litro. Alcool seria uma opção ? estou pensando em algo hibrido, já que ao dar um passe no cabeçote acabou reduzindo ele meio milimetro. Troca de carburador ou ajuste de glique, devem ser feitos ??? Coletor dimensionado e pipa de combústivel, vale a pena trocar ?

Obrigado desde já

sergiolonghi
08/11/2006, 13:12
Achei esse link interessante:

http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=35

Fala sobre coletores e pipa de combustivel.

Att.

Fabil
08/11/2006, 14:08
ô Sergio...

vc fez a media de consumo usando pneus 31 e velocimetro ORIGINAL??? se for, pode colocar 15% a menos p/ esse consumo.. ou seja, vc colocou pneus muito maiores que o original o velocimentro passa a marcar p/ MENOS.

o kit de reducao vai ajudar um POUCO no consumo sim, pois com ele vai ser exigido menos do motor p/ girar os pneus.. mas ainda assim o velocimentro vai contiuar marcando a MENOS.

sergiolonghi
08/11/2006, 14:46
ô Sergio...

vc fez a media de consumo usando pneus 31 e velocimetro ORIGINAL??? se for, pode colocar 15% a menos p/ esse consumo.. ou seja, vc colocou pneus muito maiores que o original o velocimentro passa a marcar p/ MENOS.

o kit de reducao vai ajudar um POUCO no consumo sim, pois com ele vai ser exigido menos do motor p/ girar os pneus.. mas ainda assim o velocimentro vai contiuar marcando a MENOS.

Opa, para isto eu estou usando um velocimetro digital de bicicleta com o odometro !!! funcionando e corrindo muito bem a diferença de 15%.

mesmo na lama funcionou legal !!!!

Você tem alguma dica pra relação custo/desempenho ? Alguma opinião sobre coletores ?

Alexandre X
08/11/2006, 20:07
A redução em High ajudaria o motor a girar os 31" com menos esforço e portanto menos consumo.
Já pensou em injetar o motor?

sergiolonghi
09/11/2006, 10:55
A redução em High ajudaria o motor a girar os 31" com menos esforço e portanto menos consumo.
Já pensou em injetar o motor?

Oi Alexandre.

Cara, eu já pensei sim. Acho que até cheguei conversar com você ou com o Bil sobre isso. Porém os mecânicos afastam essa hipotese devido ao custo e a dificuldade da instalação que coloca a mão de obra lá emcima. Imagino que se a injeção fosse monoponto, teriamos pouco avanço e a multi seria custosa por que talvez teriamos que refazer coletor ou algo assim.
O que você acha ? Você tem algum esquema ? Idéia de valor ou receita ?

Obrigado

Joao Baeta
09/11/2006, 11:22
:arrow:Fala,
O meu é ano 1993 e é injetado........E tem X-Crawiler e pneu 31"
E me explique uma coisa: Pq tanta importancia de medir do consumo do jipe que faz somente trilha?
O meu consumo na cidade é 7km/l e na trilha faz 4.5 a 5km/l (LOW)
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

sergiolonghi
09/11/2006, 14:59
:arrow:Fala,
O meu é ano 1993 e é injetado........E tem X-Crawiler e pneu 31"
E me explique uma coisa: Pq tanta importancia de medir do consumo do jipe que faz somente trilha?
O meu consumo na cidade é 7km/l e na trilha faz 4.5 a 5km/l (LOW)
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Então meu amigo Samuqueiro. Primeiro, achei louca a frase que está na sua assinatura.
Cara a importância do consumo e do desempenho é pelo fato do meu Samurai ser meu carro de trabalho e apenas 6 vezes no ano ele ser minha viatura de TRILHA. De resto nâo acho que preciso fazer muita coisa pra ele detonar as trilhas ... Já fiz algumas em que willys .. samurai 95 não passava ... e o meu ia .. e ia ... até hj não usei o guincho !!! rsrsrs
Porém ... estranhamente o meu consumo aumentou demais ... e poxa .. ouvir que samurais mais novos e injetados tão fazendo 10 ou 11km/l dói !!! Curto muito o meu Samuca, ele é um daqueles 5 Coca-Cola que tem por ai ... Vermelho de teto alto e não queria me desfazer dele para ter um outro carro ou algo assim ... quero usar o motor dele até o ponto que vou partir pra colocar um motor a diesel ... espero que isso ainda demore bastante, mas é o futuro.
Um abraço !!!!

Fabil
09/11/2006, 15:07
Sergio... realemente partir p/ injetar o motor nao fica barato, visto a complexidade e a grande quantidade de pecas que serao necessarias, exceto se vc comprar BARATO uma injecao completa e funcionando de um samurai em que o dono trocou o motor por um AP, dai sim, TALVEZ valha a pena, mesmo assim em geral a diferenca de consumo de um samurai carburado p/ um injetado fica na casa dos 1km/l.... será que vale a pena???

já que vc faz tao poucas trilhas, pq entao vc nao usa dois jogos de pneus?? no dia-a-dia, use os originais 205/70-15 que seu samurai voltara a beber 9km/l...

T+

sergiolonghi
09/11/2006, 15:13
O Fabil .... pois pensando exatamente nisso que você disse é que na verdade estou pensando com muitos bons olhos na redução do nosso amigo Alexandre, afinal isso é a compensação real por usar um pneu maior ... não é ?

Um abraço !

Ronaldo B.
10/11/2006, 15:04
Na última vez que medi o consumo do meu Samurai 95 injetado, rodei 112km com 12 litros de gasolina, média de 9,33km/l, rodando na cidade, com kit X-Crawler e pneu 3K New Frederico 255x75x15, uso um Totem Trip e a km está 100% aferida.

[]´s

sergiolonghi
10/11/2006, 15:19
Na última vez que medi o consumo do meu Samurai 95 injetado, rodei 112km com 12 litros de gasolina, média de 9,33km/l, rodando na cidade, com kit X-Crawler e pneu 3K New Frederico 255x75x15, uso um Totem Trip e a km está 100% aferida.

[]´s

Você acha que não se ganha muito ao colocar o X-Crawler ou a injeção no samurai que é carburado???

Ronaldo B.
10/11/2006, 15:42
Você acha que não se ganha muito ao colocar o X-Crawler ou a injeção no samurai que é carburado???

A X-Crawler compensa colocar com certeza, já a instalação da injeção, não sei se o custo x benfício compensa, eu instalaria primeiro a X-Crawler.

[]´s

sergiolonghi
10/11/2006, 16:02
A X-Crawler compensa colocar com certeza, já a instalação da injeção, não sei se o custo x benfício compensa, eu instalaria primeiro a X-Crawler.

[]´s

Opa ... obrigado pela força !!!

Então ai vai uma pergunta que eu gostaria de colocar como um tópico do fórum ...
Qual foi o melhor investimento que você tenha feito no samurai ?

Vou criar esse ... mas espero sua resposta.

Joao Baeta
11/11/2006, 00:31
Então meu amigo Samuqueiro. Primeiro, achei louca a frase que está na sua assinatura.
Cara a importância do consumo e do desempenho é pelo fato do meu Samurai ser meu carro de trabalho e apenas 6 vezes no ano ele ser minha viatura de TRILHA. De resto nâo acho que preciso fazer muita coisa pra ele detonar as trilhas ... Já fiz algumas em que willys .. samurai 95 não passava ... e o meu ia .. e ia ... até hj não usei o guincho !!! rsrsrs
Porém ... estranhamente o meu consumo aumentou demais ... e poxa .. ouvir que samurais mais novos e injetados tão fazendo 10 ou 11km/l dói !!! Curto muito o meu Samuca, ele é um daqueles 5 Coca-Cola que tem por ai ... Vermelho de teto alto e não queria me desfazer dele para ter um outro carro ou algo assim ... quero usar o motor dele até o ponto que vou partir pra colocar um motor a diesel ... espero que isso ainda demore bastante, mas é o futuro.
Um abraço !!!!

:arrow: Fala!
Já pensou em trocar o caburador para injeção? O carro ficaria + economico (Não é grande coisa)...
Qual é a frase que vc achou louca?
O consumo aumentou d+, Pois vc enfia o pé e como é caburador... sunga a gasosa toda! E pior na trilha! Hehehehe!
A sua versão é Samurai com teto alto...!
Esse 10 e 11km/l deve ser os Samurais originais.... O meu Jimny faz 10 a 13 km/l!
Qts tem Km rodados no seu Samurai?
Absssssssssssssssssssssssssssss

sergiolonghi
11/11/2006, 15:22
Um abraço !!!!

:arrow: Fala!
Já pensou em trocar o caburador para injeção? O carro ficaria + economico (Não é grande coisa)...
Qual é a frase que vc achou louca?
O consumo aumentou d+, Pois vc enfia o pé e como é caburador... sunga a gasosa toda! E pior na trilha! Hehehehe!
A sua versão é Samurai com teto alto...!
Esse 10 e 11km/l deve ser os Samurais originais.... O meu Jimny faz 10 a 13 km/l!
Qts tem Km rodados no seu Samurai?
Absssssssssssssssssssssssssssss

Opa ...
1ª - a frase de Deus é ótima !!!
2ª - bom ... quem tá no inferno abraça o capeta né !! comecei com a retifica do cabeçote que perder quase 0,5 mm, e meu giclê jã era meio aberto, mais do que o original. Logo, irei abraçar uma mistura de alcool com gasolina e ver no que dá !! tanque e carburador estão limpinhos ... o motor tá zerado pois o meca deu uma geral nele. Agora preciso ver a questão da ignição.
3º - é que a quilometragem dele foi perdida, quando eu comprei parecia está alterada. Mas acredito que ele esteja perto dos 100 mil. Mas é um motor bonzinho! tem pouca folga lá nos pistões e com a retifica de cabeçote parou de bater valvula e a compressão foi re-adquirida.

Deixo uma pergunta !
Alguém já colocou alguma bobina com mais potência no samuca ? Qual seria ? Bosh ou NGK ... pq afinall Accel é extremamente cara.
aaaa decidi colocar a bosh super 4, pois analisei ai na internet e pra carros com mistura de combustível ela é ideal. Faz uma boa diferença !
Eu não sei. Torço pra sair daí uma boa RECEITA.
Outra coisa que eu decidi também é a redução do X que parece mesmo ser impressindivel . Espero que de tudo certo !

sergiolonghi
11/11/2006, 15:25
AAAA o meu é sim o teto alto, vermelho da Coca-Cola !!! Tem toda a história da promoção ...
só sei que ele é show !!! quando der aparece lá no ginásio de São Bernardo, uma terça dessas !!!

Herbert Lima
15/11/2006, 11:27
Saudações!!

Acho o eu consumo bom, dentro da média. O desempenho fora de estrada esta legal???

Abraços..

Herbert Lima
Manaus/AM

sergiolonghi
15/11/2006, 11:37
Olhá das poucas vezes que eu fui, ele foi muito bem e acabou no meu ponto de vista consumindo pouco, mesmo porque no mesmo dia ele tinha pego muita estrada até chefar ao local, então acredito que o consumo tinha sido moderado !

Mas pensando nisso tudo é que estou chegando a conclusão de usar aquela redução X Crawler e também de converter para alcool ou a mistura de alcool gasolina ... oq acha ?

Saudações!!

Acho o eu consumo bom, dentro da média. O desempenho fora de estrada esta legal???

Abraços..

Herbert Lima
Manaus/AM

Mineiro do Cerrado
15/11/2006, 17:15
Olá moçada....

Estou para comprar um samurai! Procurei a um mês atrás mas entrei em um loucura de problemas de saúde na familia e só estou voltando a olhar agora!!!
Antes tinha lido o consumo em torno de 10km/l na cidade.... mas pelo visto tem que "suar muito" e tirar o pé pra conseguir isso do jipinho!!! é verdade!?

Pois quero usar o samuka como carro do dia-a-dia..... Sérgio, esse seu Teto alto faz a diferença!? Vc acha ele mais confortável que o de teto baixo!?.... Tem como me fazer uma comparação do seu com um teto baixo!?

Abraços Tássio

Joao Baeta
15/11/2006, 19:24
Olá moçada....

Estou para comprar um samurai! Procurei a um mês atrás mas entrei em um loucura de problemas de saúde na familia e só estou voltando a olhar agora!!!
Antes tinha lido o consumo em torno de 10km/l na cidade.... mas pelo visto tem que "suar muito" e tirar o pé pra conseguir isso do jipinho!!! é verdade!?

Pois quero usar o samuka como carro do dia-a-dia..... Sérgio, esse seu Teto alto faz a diferença!? Vc acha ele mais confortável que o de teto baixo!?.... Tem como me fazer uma comparação do seu com um teto baixo!?

Abraços Tássio
:arrow:Marcelo,
Teto alto ou baixo não faz menor diferença...Só faz quem é alto!
O Samurai só faz 10 original... sem meter mt o pé, por exemplo:
Meu Jimny (1.3 16V), na cidade ele faz 10,5km/l (Sem meter mt o pé) e na estrada faz 12 a 13km/l, (Já chegou a 13,1km/l!)
Versão de teto alto vai até ano 92 esó cormecializou o teto baixo até 1999.
1991 até 1995 é feixe!
1997 até 1999 é helicoidal
Como vc vai usar, opta ano 1997/1998, vc vai sentir mais macio....!

:arrow:Sergiolonghi,
Não vale a pena botar o total fex..... Além pode estragar o motor, O meu Samurai tem X-Crawlier 4.16 e está com 147.615 km rodados! Motor está exelente!

:arrow:Herbert,
Fora da estrada, o meu Samurai faz 4,5 a 5 km/l (na trilha!)
Não há preocupar com o consumo não...!

Absssssssssssssssssssssssssssssssss

Mineiro do Cerrado
15/11/2006, 20:49
Teto alto ou baixo não faz menor diferença...Só faz quem é alto!
O Samurai só faz 10 original... sem meter mt o pé, por exemplo:
Meu Jimny (1.3 16V), na cidade ele faz 10,5km/l (Sem meter mt o pé) e na estrada faz 12 a 13km/l, (Já chegou a 13,1km/l!)
Absssssssssssssssssssssssssssssssss

Poxa! Quer dizer que o jeito e encarar o consumo de menso de dez por litro!!!:shock::cry: Equipado então com parachoques de ferro e proteções mil fica mais pesado e bebe mais... hum....:cry::cry::cry: Tava tão feliz com um carinho de 10 por litro!!! hehehe mas como dizem por ai!!! felicidade de pobre dura pouco!!! hehehe:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Poxa as nuvens não sãod e algodão doce!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Joao Baeta
15/11/2006, 20:55
Poxa! Quer dizer que o jeito e encarar o consumo de menso de dez por litro!!!:shock::cry: Equipado então com parachoques de ferro e proteções mil fica mais pesado e bebe mais... hum....:cry::cry::cry: Tava tão feliz com um carinho de 10 por litro!!! hehehe mas como dizem por ai!!! felicidade de pobre dura pouco!!! hehehe:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Poxa as nuvens não sãod e algodão doce!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:arrow: Marcelo,
Não é bem assim... Se meter o pé em vez quando não muda muito o consumo...... Qualquer modificação pode afetar o consumo!
Pode compar o Samurai !
Aí vc mede o consumo e veja!
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Mineiro do Cerrado
15/11/2006, 21:01
Hum... mas o consumo fica geralmente abaixo de 10 na cidade!!!
Isso é que pega!!!!

Quanto ao teto alto perguntei em termos de conforto.... se faz diferença????
Pois só conheço com teto baixo!!!

Abraços :mrgreen:

Joao Baeta
15/11/2006, 22:02
Hum... mas o consumo fica geralmente abaixo de 10 na cidade!!!
Isso é que pega!!!!

Quanto ao teto alto perguntei em termos de conforto.... se faz diferença????
Pois só conheço com teto baixo!!!

Abraços :mrgreen:
:arrow: Teto alto não muda nada em conforto... Continua o msm...
Absssssssssssssssssssssssssssssss

Mineiro do Cerrado
16/11/2006, 00:16
João... oque vc acha que posso pagar por um Samurai TM 94/94 bem equipado????

Joao Baeta
16/11/2006, 10:26
João... oque vc acha que posso pagar por um Samurai TM 94/94 bem equipado????
Vc tem a foto do Samurai 94?
Viu o estado do carro?
Abssssssssssssssssssssssssss

sergiolonghi
16/11/2006, 10:26
:arrow: Teto alto não muda nada em conforto... Continua o msm...
Absssssssssssssssssssssssssssssss
Opa galera, eu falei mas não por me gabar !!!! Desculpa ae ! Mas eu gosto sim da diferença do teto alto ! A estética muda bem e isso é uma coisa que eu muito ouço das outras pessoas ! De resto tem o conforto para o passageiro traseiro, sim ! Fora que eu quero colocar um banco mais alto, mais largo e acima das caixa de roda e aproveitar a altura ! e ainda ganhar um bom porta treco em baixo dos bancos!
Pra quem tem familia ajuda e cabe 3 pessoas atras !

Mas de resto ... é samuca como todos os outros e como todos, todos são maravilhosos ! Um puta carro e sem comparações !

sergiolonghi
16/11/2006, 10:34
Foi mal ... agora que eu li as outras mensagens !
Achei que vocês já estavam brigando comigo !
Agradeço ao João pelas info e ao Mineiro segue meu conselho !!!
SEJA UM FELIZ PROPRIETARIO DE UM SAMURAI !!!

Mineiro do Cerrado
17/11/2006, 13:55
Vc tem a foto do Samurai 94?
Viu o estado do carro?
Abssssssssssssssssssssssssss

João tenho sim!
Mas estão no meu e-mail.... me passa seu e-mail que eu envio pra vc!!!
Estou tentando anexar um foto do carrinho!!! Veja se foi!!!!

Mineiro do Cerrado
17/11/2006, 14:11
Uai!
Não é que as fotos foram!!!! hehehehe:mrgreen:
94/94 esta em BH....
O que devo olhar no motor e cambio de um samurai quando for comprar???

Ah! Se alguém cohecer o carro e puder falar algo sobre o mesmo!!!

Abraços Do Queijo:mrgreen:

sergiolonghi
17/11/2006, 15:38
Bonito .... mas procure ficar mais atento aos detalhes mecânicos !!! como tá toda a estrutura !!! de lataria os samucas sempre estão bem ... mas a supresa vem do estado geral ...

Mineiro do Cerrado
18/11/2006, 00:02
Enfim tanto faz o ano!!! 1994 ou 1997(tem um no mesmo preço!) o caso é olhar, andar, engatar a tração e sentir que foi feito pra vc!!!! De resto só sobra a prestação pra pagar!!!! hehehe:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Herbert Lima
11/10/2007, 17:57
Enfim tanto faz o ano!!! 1994 ou 1997(tem um no mesmo preço!) o caso é olhar, andar, engatar a tração e sentir que foi feito pra vc!!!! De resto só sobra a prestação pra pagar!!!! hehehe:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Sem ser convidado..
Gostei do samurai..
Vc vai vender?????

Se for tô interessado..
Avisa!!

Grande abraço..