PDA

Ver Versão Completa : Turbo TGV



caj
09/03/2004, 14:37
Caros amigos
é possivel por turbo TGV da ranger em um motor diesel usado nos engesas? ou até no motor 2.8 de S-10?
grato

haundrich
18/03/2004, 11:03
Caro Caj


Sobre turbinas TVG, o assunto é interessante. Principalmente porque se torna um bom concorrente dos blowers

No caso do MWM 2.8 , saiu uma versão eletrônica da MWM com esta turbina de geometria variável, que é o 4.07 TCA E. Só que é eletrônico.

Não tenho certeza se vai dar para trocar a turbina convencional dos 2.8 anteriores pela TVG. Não sei se é plug and play he he he Vou pesquisar sobre dimensões e possíveis alterações no sistema de alimentação, mais para frente.

http://www.mwm.com.br/br/PRODUTOS/SPRINT/sprint_eletronic.htm

O motor já era bom, agora ficou quase perfeito. Melhora a característica de torque em baixa.. O meu apresenta torque em 1800 RPM... Com a TGV, então..

Mas que vou dar mais uma pesquisada.. Não sei porque o MWM com TVG subiu a faixa para 2000 e 2500. Eu já havia lido em outra fonte que o torque aparecia em 1400RPM.

O powerstroke 2.8 da maxion está mais cavalo. Veja trecho de um site..
"
O motor 2.8 L Power Stroke com turbo de geometria variável, disponível nas versões XLT e Limited, fornece 135 cv (a 3.800 rpm) e torque de 38,2 kgfm (a 1.400 rpm), enquanto a versão com turbo convencional, disponível nas versões XL, desenvolve 132 cv (a 3.800 rpm) e torque de 36,2 kgfm (a 1. 600 rpm)." http://www.brasilnews.com.br/fonte2.php3?Codreg=635&CodNext=999

Essa diferença de 34 para 38 kgf de torque é brutal. Andei num engesa com motor maxion, e senti a diferença. O negócio ficou animal. Em baixa rotação responde rapidinho mesmo.

[ ] turbinados

Flávio

haundrich
12/04/2004, 17:41
Andei pesquisando mais um pouco

Descobri que existem até agora 2 tipos de TGV.

Um é aquele cujo sistema de palhetas que variam a posição. Como o utilizado na Ford Ranger. As palhetas abrem quando em baixa rotação, garantindo mais torque, e fecham em alta rotação, garantindo mais potência.

Outro tipo de TGV, utilizado no MWM, utiliza um sistema a vácuo, muito interessante, que faz o papel de duas turbinas..Veja só:

Vc poderia colocar uma turbina grande, para aproveitar a potência do seu motor em altos regimes. Só que tem a desvantagem que o sistema fica chôcho em baixa rotação . Fica miserento mesmo.

Então você poderia colocar um turbina pequena. Aeh sim, o motor fica esperto em baixa rotação. Só que em alta, além de não render como uma turbina grande, a própria turbina pequena fica estrangulando o motor.

O sistema utilizado no MWM Sprint 2.8 é possivelmente uma turbina intermediária, com um sistema a vácuo que muda a "geometria", não da turbina, mas na dinâmica da mesma.

Funciona da seguinte maneira:
Ela possui, além daquela tubulação admissão / exaustão convencionais, uma outra tubulação que liga a entrada de exautão do caracol quente com a saida do caracol, de forma a fazer uma "bypass", ou seja, os gases podem ser desviados da turbina, passando reto por este atalho. E é claro, há uma borboleta no meio desta tubulação de atalho, que abre e fecha através de um mecanismo a vácuo.

O que acontece: Em baixa rotação, o vácuo fecha a borboleta do "bypass" e todos os gases de exaustão irão passar a encher o caracol quente da turbina. Assim o motor fica mais esperto.

Na medida que vai subindo a rotação, quando começa a tendência da turbina estrangular o motor, a vácuo faz abrir a borboleta, dando mais vazão ao excendente dos gases, não estragulando mais o motor..

Fica, digamos assim, como se fossem duas turbinas. Uma grande e uma pequena e uma borboleta que determina quanto que vai em uma e em outra, somando as características boas de cada turbina. E tudo isso numa só.

[ ]'s

Flávio