PDA

Ver Versão Completa : qual a melhor opção de motor?



André Nolf
06/11/2006, 19:35
Prezados,
estou pretendendo comprar um JPX, mas como todo brasileiro, estou com pouco tempo$$$.
Ainda não me decidi se é mais vantajoso comprar um original ou comprar um com motor esculhambado e trocar de uma vez...por isso venho pedir a opinião de quem entende.

Com a troca do motor, que outras adaptações são necessárias, além de câmbio e os eixos?
No caso de um MWM, é possivel colocar o cambio do carro anterior?

São necessárias muitas gambiarras para a colocação do novo motor?

agradeço a atenção e paciência

E quem sabe, com um pouco de sorte, meu primeiro carro não será um J....

abraço

leogc
06/11/2006, 21:19
Salve andre,

blz?

seguinte, uma troca de motor dessas vai te custar quase outro carro. acredito que vais gastar uns 20 paus para deixar tudo realmente 0 km. se vc tem a grana para comprar um jota pelado (uns 10 paus) e arrumar tudo. vá em frente, é melhor do que comprar um original e ir tapando o sol com a peneira até ele morrer. na minha reforma, por exemplo, to montando um super xud (xud preparado para receber turbo e intercooler) e somando tudo que tive que arrumar (revisar o carro INTEIRO) já gastei uns 17 paus...isso pq no ano que rodei com o carro desde que comprei, gastei uma baba para ir resolvendo algumas coisas.

em relação às gambiarras vou esperar a galera que já fez vir dar a opinião.

eu, particularmente, acho que o MWM, assim como o Maxion, são motores muito pesados mudando o comportamento dinâmico do carro. acho que o motor ideal seja um AP diesel exportação. como vc mora em sp , vc teria amplas possibilidades de conseguir esse motor....

bom, esses são os meus 0,00000000002 centavos de contribuição

boa sorte

abs

André Nolf
06/11/2006, 21:36
Prezado Léo, já agradeço desde já sua contribuição e adianto que irei te perturbar muito.

Não entendo nada de mecânica, mas sou fascinado por 4x4.

Você tem algum lugar para indicar onde eu encontro esse motor Ap diesel?
e desculpe a ignorância, poruqe AP??

Vi nas mensagens que tem AP a álcool e gasolina tb...

e fique a vontade para rir, xingar....hehehehehe

a inguinoracia astravanca tudo....

um abraço!

leogc
06/11/2006, 22:25
fala andre,

pode perturbar a vontade....como se eu soubesse alguma coisa de mecanica.

esse AP é o motor usado nos golf destinados a exportação.

quando eu tava procurando, eu vi que tinha na www.crestana.com.br, era bom também achar um local de confiança para fazer a instalação. pergunte muito sobre os mecanicos que encontrar pq muitas vezes as pessoas daqui ou da jipenet (http://br.groups.yahoo.com/group/jipenet/) ou jipenet sp (http://br.groups.yahoo.com/group/Jipenet-SP/) já tiveram experiencias desagradaveis com alguns mecanicos e muitas vezes tem boas indicações de mecanicos.

agora a sugestão mais importante: pergunte muito antes de tomar sua decisão. se decidir realmente construir um carro, faça um projeto com uma ordem em que o carro não fique muito tempo parado....não se esqueça de que vc nunca sabe como realmente está o carro, e que são carros geralmente de mais de 10 ano, logo tem peças que já estão bem desgastadas (não ache que isso não vai acontecer com vc, a trolha é sempre maior do que vc espera).

não se iluda de comprar carro que nunca fez trilha, pois muitas vezes os trilheiros cuidam melhor de seus jipes do que o shoppinzeiros. outra coisa, junte-se a nós no clube do jpx (http://br.groups.yahoo.com/group/clubedojpx/) tem gente que tá lá e não tá aqui e vice-versa. lá tem muita gente de sp, vc pode aproveitar para perguntar, ir aos encontros, tirar dúvidas..tudo antes e durante a construção.

apesar do trabalho e do dinheiro investido, vc não vai se arrepender, o mundo offroad é maravilhoso, e o nosso jipinho também...

abs

Martin Melcop
07/11/2006, 06:59
André,

como o Leo falou, se vc pensa em trocar de motor, compre um carro sem motor mesmo, pagando mais barato.
Caso vc queira uma opção a motor diesel, vc pode pensar no AP gasolina/alcool 2.0 ou mesmo no GM 2.4 ou 2.2.
São motores mais baratos que os diesel, especialmente o AP. Mas não vai pensando que eles estão a preço de banana. Procure bem e com calma.
Porém colocando esses motores vc não poderá esquecer de fazer a revisão completa como o Leo falou.

André Nolf
07/11/2006, 10:54
Prezados;
A intenção é permanecer no Diesel mesmo...

mas me assustou a quantidade de alterações que são necessárias no caroo com o novo motor.
Estou buscando um MWM ou Maxxion, pois até então não sabia a existencia deste AP. Além de serem mais comuns, acredito que são passíveis de serem encontrados a um preço amigo.

Mas toda essa troca de peças como eixo, suspensão, e câmbio realmente a$$ustam...

Tenho alguns contatos e talvez consiga o motor e algumas peças por um preço muito inferior ao valor de mercado, por isso precisava saber de quais carros posso retirar as peças necessárias como eixo e câmbio, principalmente.

Agradeço desde já a paciência de vocês!

um abraço

ArthurC
07/11/2006, 13:11
Estou buscando um MWM ou Maxxion, pois até então não sabia a existencia deste AP. Além de serem mais comuns, acredito que são passíveis de serem encontrados a um preço amigo.

Fala André, cara, vc nao vai achar um Maxion, ou mais ainda um MWM com preço melhor que um AP. Um MWM usado deve estar na faixa dos 12k a 16k, salvo engano. Ainda tem cambio, t-case, diferenciais... mas vale a pena! :concordo:

Bem vindo ao fórum!

[]s

Salviano
07/11/2006, 13:14
Olá! André

Comprei meu J Cabine Dupla já uns 03 anos e fui mantendo...troca uma embregem...um motor de arranque depois... uma junta do cabeçote + tarde...só que aí dei uma geral no cabeçote, trocando as válvulas etc.
chegou num ponto que começou ficar inviavel a manutenção + mão de obra cara as peças ficando escassas.. e pensei...vou vender o jota a moto e partir para uma L-200,Bandeirante ou sei lá o que....não consegui achar o preço que queria no jota, sorte minha não ter vendido...porque negociei a moto uma drag star 2005 e troquei tudo no JOTA: motor MWM sprint 2.8 turbo intercooler 132 cv, cambio eaton clark do jota 97, eixo carraro dianteiro nacionalizado, e relação coroa/pião 41x10.....só isso...neste feriadão fiz minha primeira viagem até BH, não me arrependi...pelo contrário, foi a melhor coisa do mundo...

leogc
20/03/2007, 20:42
Voltando ao assunto, finalmente o carro está andando...vejam algumas fotos em

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=366126#post366126

abs

joão k. chikui
21/03/2007, 22:56
Prezados;
A intenção é permanecer no Diesel mesmo...

mas me assustou a quantidade de alterações que são necessárias no caroo com o novo motor.
Estou buscando um MWM ou Maxxion, pois até então não sabia a existencia deste AP. Além de serem mais comuns, acredito que são passíveis de serem encontrados a um preço amigo.

Mas toda essa troca de peças como eixo, suspensão, e câmbio realmente a$$ustam...

Tenho alguns contatos e talvez consiga o motor e algumas peças por um preço muito inferior ao valor de mercado, por isso precisava saber de quais carros posso retirar as peças necessárias como eixo e câmbio, principalmente.

Agradeço desde já a paciência de vocês!

um abraço
André, e aí, já decidiu pelo motor novo?
Caso opte pelo MWM Sprint, tem que ser da S-10, pois encaixa certinho no Clark CL 2215A.
Eu ainda optaria por AP2000 i flex: Não precisa trocar nada, faz 7 km/L de alcool ( a 1,20) contra 10 km/L de diesel (a 1,90).

leogc
22/03/2007, 13:02
taí, concordo. se tivesse que fazer de novo, partiria para um motor gasolina....

abs

leogc
22/03/2007, 13:11
taí, se fosse começar tudo de novo jamais partiria para um motor diesel (meu pai sempre me disse, teimosia demais é burrice)..

abs

Andrejur
23/03/2007, 10:01
A propósito. Em 1997 estava querendo comprar um pick-up cabine dupla a diesel, aí o vendedor me disse: analisa bem o custo benefício porque só vale a pena financeiramente se vc rodar + do que 30.000 kms ao ano em razão da diferença de preço, do custo maior de manutenção do motor diesel,etc. Eu tenho as duas para vender e na diesel vou ganhar + comissão.
Na época o preço do diesel era metade do preço da gasolina. Usei esse mesmo argumento com um amigo meu que tinha comprado uma S10 diesel e ele respondeu que na hora da revenda o carro a diesel tem melhor preço.
Acabei trocando uma a gasolina por uma diesel 0 km. Quando resolvi vender fiz as contas e vi que o vendedor tinha mesmo razão, perdi dinheiro, não rodava + do que 20.000 km por ano, o custo de manutenção era bem + elevado, o diesel passou a custar 3/4 do preço da gasolina então o pessoal que usava pick-up estava preferindo o GNV + barato e os preços dos usados a diesel despencaram. Conclusão: perdi muito $$$$$ com essa opção pelo diesel.
Existem quem defenda que os motores diesel são + robustos e confiáveis do que os a gasolina. Isso é uma 1/2 verdade. Os bons motores ciclo Oto modernos(gasolina/álcool) duram + de 300.000 kms se forem usados dentro do seu limite e tiverem boa manutenção. O motores diesel modernos, principalmente os chamados diesel rápido(rpm + elevado) não tem a mesma durabilidade daqueles motores de construção antiga(baixa rotação).
Moral da história: e uma questão para pensar na cama...

Abs.

leogc
24/03/2007, 13:46
Fala Andre,

concordo totalmente com vc.

quando comecei a procurar um motor pro meu jota fiz uma planilha que calculava justamente isso, com a previsão de gastos que eu tinha, parecia que isso era um mito....mas agora que tá quase tudo terminado, vejo que não. realmente é muito mais fácil, simples e barato colocar um gasolina.

se alguem acha o opala beberrão, ou o AP fraco, então pode partir para o motor da S10 ou da ranger gasolina. são motores mais modernos e que ficariam muito bem no jota....

PS.: andre, e a nossa trilha?!

abs

Andrejur
24/03/2007, 21:52
Salve Leo.
Estou mesmo a fim de fazer uma trilha, se vc tiver uma opção me avisa que eu com certeza estou dentro...
Na semana santa vou pra Mauá e lá vou brincar um pouco apesar de estar tudo muito seco nessa época do ano...
Comigo deve ir uma galera de Niterói e do Jeep Club Maricá.
SE vc quiser ir é só avisar.....

Abs.

joão k. chikui
24/03/2007, 22:56
Fala Andre,

concordo totalmente com vc.

quando comecei a procurar um motor pro meu jota fiz uma planilha que calculava justamente isso, com a previsão de gastos que eu tinha, parecia que isso era um mito....mas agora que tá quase tudo terminado, vejo que não. realmente é muito mais fácil, simples e barato colocar um gasolina.

se alguem acha o opala beberrão, ou o AP fraco, então pode partir para o motor da S10 ou da ranger gasolina. são motores mais modernos e que ficariam muito bem no jota....

PS.: andre, e a nossa trilha?!

abs

Leo,o GM 151 bem regulado não é gastão e o AP 2000 , principalmente se for a alcool, e com cambio Clark CL2215A, que tem a 1ª e 2ª curtas, forma um dos conjuntos mais equilibrados ,econômicose fortes que conheço.
Leo,resgatando viaturas aí do RJ(amigos do Gustavo da MGL) no buraco do Camel,usei apenas 2ª e 3ª reduz. Apenas numa subidona , estávamos eu e um Jota 2001 intercoolado(que tínhamos ressuscitado), subindo no trenzinho , o meu jota inacreditavelmente pediu 1ª , mas seguiu até o topo, fui verificar o porque tinha ficado tão pesado(pensei que era a embreagem do 2001 que estava muito ruim) , não era,mas sim a carga da bateria que zerara, pois o alternador tinha moído,então sem bateria a solenóide fechou, o moço tentou buzinar, piscar farol, sem sucesso.
No asfalto, com pneu normal, vara tudo em 5ª...
Lógico, não se pode comparar com um jota com MWM sprint,clark, eixos flutuantes da picape band 96 acima (9:37), assim como não se pode comparar uma viatura de 20 k com outra de 35 k.
Mas, sua reforma é digna de muitos elogios:Realmente, muito bom gosto .

leogc
25/03/2007, 18:47
Estou mesmo a fim de fazer uma trilha, se vc tiver uma opção me avisa que eu com certeza estou dentro...


Salve andre,

tem um pessoal da jipenet querendo ir a bocaina no domingo que vem. to pensando seriamente em ir....só preciso de uns acertos no carro durante a semana. em relação a semana santa, pena que ja tinha marcado uma viagem se não iria tranquilamente....pena que tem andando tudo tão seco.



Leo,o GM 151 bem regulado não é gastão e o AP 2000 , principalmente se for a alcool, e com cambio Clark CL2215A, que tem a 1ª e 2ª curtas, forma um dos conjuntos mais equilibrados ,econômicose fortes que conheço.
Leo,resgatando viaturas aí do RJ(amigos do Gustavo da MGL) no buraco do Camel,usei apenas 2ª e 3ª reduz. Apenas numa subidona , estávamos eu e um Jota 2001 intercoolado(que tínhamos ressuscitado), subindo no trenzinho , o meu jota inacreditavelmente pediu 1ª , mas seguiu até o topo, fui verificar o porque tinha ficado tão pesado(pensei que era a embreagem do 2001 que estava muito ruim) , não era,mas sim a carga da bateria que zerara, pois o alternador tinha moído,então sem bateria a solenóide fechou, o moço tentou buzinar, piscar farol, sem sucesso.
No asfalto, com pneu normal, vara tudo em 5ª...
Lógico, não se pode comparar com um jota com MWM sprint,clark, eixos flutuantes da picape band 96 acima (9:37), assim como não se pode comparar uma viatura de 20 k com outra de 35 k.
Mas, sua reforma é digna de muitos elogios:Realmente, muito bom gosto .


fala joão, blz?!

obrigado pelo elogio, realmente to achando o carro muito bonito e olha que nem terminei.

eu concordo totalmente com vc. sabe o que eu achei mais complicado, foi decidir o que fazer, um dizia que o opala era gastão. o outro dizia que não. um dizia que o AP não andava, o outro dizia que andava...pois bem...foi um saco decidir.

na verdade o que pesou mais por eu não trocar pelo AP foi o fato de ter que trocar de caixa também, achei que ia gastar bem mais por causa disso. na epoca o mecanico que fez minha adaptação tinha pedido R$ 6.000 (motor mais MO), fora que eu teria que comprar o kit do rogerio bacelar (R$ 2600 na epoca), mais a MO da troca da caixa e mais uma caixa (R$ 2500, na epoca). somando tudo achei que não valia a pena.....mas depois que vi quanto gastei, com certeza tenho outra opinião. além disso, como eu queria por pneus maiores (maiores inclusive do que estão), achei que o AP ia ficar xoxo e ia precisar de uma turbina....aí começaram a dizer que os eixos não aguentariam e bla, bla, bla...

agora, o dia que o meu motor acabar de novo (espero que não tão cedo), de repente eu dou uma de maluco e soco um V8 nele....mas aí são apenas sonhos.....

nem me fale nessas relações, as relações da caixa peugeot são uma M$##$. deixa só eu me recuperar um pouco que vou começar a pensar em trocar de caixa. tenho a ligeira impressão que se colocar uma caixa com relações mais apropriadas, o carro vai melhorar de comportamento significativamente.

abs