Ver Versão Completa : Cruzetas do semi eixo - CJ5
Comprei um par de cruzetas do semi eixo novas em substituição as que estavam instaladas no meu CJ5.
Porém uma coisa me chamou a atenção:
A presença de guarda-pó (o'ring) junto às castanhas (copinhos).
Se a cruzeta fica dentro do munhão, cercada de graxa por todo a volta, faz sentido a presença de guarda-pó?
Na embalagem existe a instrução de lubricar a cada 10.000/13.000.
É necessário? Se for, é preciso desmontar todo o munhão e também as cruzetas, senão a graxa não tem como entrar.
Estas cruzetas são da marca STAHL - MOD. CZ-226, primeira linha, em substituição às SPICER que segundo o vendedor não são mais fabricadas.
É isso mesmo?
Por favor me ajudem....
[ ]'s
leopoldo
06/11/2006, 19:05
faça o seguinte:
desmonte a cruzeta.
remova os roletes
lave tudo com querozene
lubrifique bem generosamente os copinhos com graxa sintética à base de bisulfeto de molibdênio (molykote)
monte-os com os quarda-pó.
É o que eu faria.
Grande Leopoldo,
E com relação a periodicidade de lubrificação, mantenho que está nas instruções(10.000/13.000)?
Valeu!
faça o seguinte:
desmonte a cruzeta.
remova os roletes
lave tudo com querozene
lubrifique bem generosamente os copinhos com graxa sintética à base de bisulfeto de molibdênio (molykote)
monte-os com os quarda-pó.
É o que eu faria.
A recomendação do fabricante é mais ou menos essa.
A única diferença, é que pedem para lubrificar com graxa a base de sabão de lítio. Aliás a mesma que pretendo usar para os munhões.
Estou certo?
Ou seria mais certo que os munhões fossem preenchidos com a graxa que vc recomendou (bissulfeto de molibdênio (molykote))?
[ ]'s
leopoldo
06/11/2006, 20:41
Poder vc até pode mas ..... vc vai à falência ....essa graxa é bem cara e em cada munhão vai 1 a 2kg.
Mas .... essa graxa é muito boa para os roletes, mas não para a esfera do munhão, por causa da contaminação com água.
Em lojas especializadas em rolamentos, vc poderá achar a graxa usada em aplicações maritmas..... repele a água.
Essa é a boa para o munhão ... e para os cubos de roda.
Atualmente tenho usado a graxa branca, não tão cara como a branca maritma, ou o Molykote, mas não fica podre como a graxa azul.
Em lojas especializadas em rolamentos, vc poderá achar a graxa usada em aplicações maritmas..... repele a água.
Atualmente tenho usado a graxa branca, não tão cara como a branca maritma, ou o Molykote, mas não fica podre como a graxa azul.
Leopoldo,
Valeu pelas dicas!
Duas perguntas:
-Esta graxa branca que vc utiliza tem alguma denominação específica?
-A graxa de sabão de lítio "vermelha" tem as mesmas propriedadas da "azul" que vc relacionou? Se tiver, utilizarei a branca que vc recomedou. Estou perguntando pois foi essa (a vermelha) que me indicaram para o preenchimento dos munhões.
Obrigado pela paciência
1 [ ]
GustavoRisso
07/11/2006, 15:40
Este tópico tá ficando bão!!!
Gente, você tem preços destas graxas?
[]'s aguandando maiores informações sobre todos os tipos de graxa existentes...
1 - Nem todas as SKF são faceis de conseguir !
2 - Cuidado com as graxas "brancas" genericas de marca desconhecida....
GustavoRisso
07/11/2006, 16:04
Valeu Edgar!
Pra mim é a de melhor custo beneficio, ja testei em um reboque e mesmo com rolamentos chines (eca) fica muito bom. Mais pastosa, quase cerosa, não derrete em trechos onde se pede muito do freio ou se tem carga elevada protege os rolamentos. (mas ai é meu papo de vendedor.....) Só que vende pouco, pois como não tem muuuita coisa de diferente não chama a atenção do cliente, tanto que nem tenho em estoque (só no meu particular)
Pro ceis terem uma ideia de preço:
Graxa SKF - 1kg - amarela ambar - R$ 13,00
Graxa Azul FAG - 1 kg - azul clara - R$ 13,95
Graxa Azul FAG - 20 kg - azul igual a anterior - R$ 216,00
Sapphire Plus (com bissulfeto de Molibdenio) - 1 kg - R$ 128,00
Sapphire Aquasil - silicone, Branca/amarelada, a prova d´agua - 1kg - R$ 109,00
Sapphire Hi temp - Sintetica, não carboniza, até 220 graus - 1 kg - R$ 123,00
Quando o scanner voltar a vida, mando o catalogo das graxas Sapphire