PDA

Ver Versão Completa : Willys Montado em outro chassi - Opinem por favor

Xavier4x4
06/11/2006, 12:28
Amigos tenho um Willys 73 que uso para trilhas. E acabo de comprar uma carroceria com chassi de um Willys 51 (que na minha opinião é o mais bonito e mais leve, mas isso não vem em conta no momento) com documento e é o modelo que não vem com o chassi numerado, so tem plaqueta.
Comprei ele assim para sair montando um jeep a minha maneira, procurando tudo que a de bom e melhor no mercado mais conversando com amigos, cheguei a seguinte comclusão

Estou para comprar (em um ferro-velho de um amigo meu) um outro carro (4x4) completo mais novo e com mais "tecnologia" e confiança, somente sem a carroceria (com chassi, motor, caixa, eixos, etc) para jogar a minha carroceria do 51(por motivos pessoais) e utilizar o meu documento e plaqueta do 51 (sei que não é muito "legal" mais irei lixar o chassi de tal forma para passar como o "original do meu 51).
Quero deixar claro que o carro que irei comprar não é roubado, e sim vendido como sucata pois meu amigo viaja o Brasil para conseguir tais carros em leilões e outros ferro-velhos.

Mais voltando ao que interessa, qual seria o melhor "carro" em relação a confiabilidade e força para que eu possa viajar e enfrentar trilhas peçadas?
Sei que por ser um carro jeep(Willys 51) muito curto, terei um pouco de dificuldade em relação a transmição traseira, mais isso eu tento me virar com o mecanico.
Estava pensando em uma pajero full curta 2 portas, o que voces acham, teria um outro carro melhor para fazer tal transformação?
Sei que parece uma ideia de louco, mais é que eu faço engenharia mecanica e sou apaixonado por off-road e quero tentar tal façanha e de louco todo mundo tem um pouco.
Não estou muito preocupado com o valor inicial de compra pois sucata quase todos tem o mesmo valor e sim com o valor de manutenção e resistencia das peças mecanica. Sei que a "bricadeira" não sai barata mais é o que pretendo fazer.
Amigos obrigado mais uma vez e desculpe tantas palavras. Abraços a todos.

Elmer_Jeep
06/11/2006, 13:02
Cara já que a grana não é problema porque vc não manda fazer um chassi tubular pra receber essa carroceria do 51.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20897

Daí vc pode escolher entre usar a mecanica do seu 73 ou instalar outro motor/cambio, com eixos de F75 e feixes toyota, aí sim vc vai ter uma máquina nas mãos.

[]'s e boa sorte na escolha

Paulo Eduardo
06/11/2006, 13:11
então...

Já que vc gosta de mexer e faz engenharia, por que não monta um jeep do zero, algo como o Elmer ta falando, Assim você deixa ele 100% como quer.

vai da vontade de riscar a prancheta...

[]´s

otavio_gomes
06/11/2006, 13:11
Xavier,

O aproveitamento do documento do seu Jeep só é legal em um chassis de Jeep 1951 (dá até para usar o chassis do CJ3B pois são iguais). Mesmo que a numeração originalmente existia apenas naquela plaquinha em alumínio, o chassis tem de ser marcado e essa marcação no chassis consta no documento do carro.

Se você quer aproveitar a carroceria pela sua beleza, o suzuki samurai tem as mesmas dimensões. Eu pessoalmente ainda não vi um samurai com carroceria de CJ3A.

Independentemente de tudo isso, a carroceira do CJ3A pode ser comprada nova em fibra de vidro ou em chapa de ferro, Essa sua idéia de tentar burlar a lei não me parece muito boa não.

Um abraço,

Otávio.

Rodrigouffrj
06/11/2006, 13:57
Amigo... Que ideia é essa, se der certo me fala valeu...

Xavier4x4
06/11/2006, 14:18
Caro, otavio_gomes sei que não é muito certo fazer isso mais eu comprei o "carro" com carroceria e chassi, com o documento certo e não pretendo usar o meu chassi e sim outro baixado mais uma vez sei que não é certo mais se tiver que ter um numero chapado no chassi, meu mecanico tem quem estampe o numero e eu colocarei o numero do meu chassi legal sei tambem que vai ser um chassi diferente mais isso não será problema tendo em vista que pessoas modificam o chassi por diverças razões seja para uma mudança radical ou um simples reforço na estrutura mas isso o detran tambem não precisa saber.
Caros Elmer_Jeep e Paulo Eduardo Não posso comprar so a carroceria em fibra ou em lata ou mandar fazer o chassi tubular pois os mesmos não vem com documento. E meu objetivo tambem é não fazer muitas adaptações nas partes mecanicas para ter um carro confiável e sim somente pegar a carroceria do meu 51 e literalmente "jugar" em cima de uma mecanica mais moderna e resistente.
Obrigado a todos e um abraço

José Augusto
06/11/2006, 17:22
Xavier4x4, isso que vc quer fazer tem um nome, chamas-se "cabrito", pela lei isso "não passa", uma vez que o carro que vai fornecer as peças foi comprado no leilão não deve poder mais "circular", a menos que vc mude alguma coisa no chassi e entre com um processo junto ao DETRAN de protótipo.

p.peleje
06/11/2006, 17:52
Amigos tenho um Willys 73 que uso para trilhas. E acabo de comprar uma carroceria com chassi de um Willys 51 (que na minha opinião é o mais bonito e mais leve, mas isso não vem em conta no momento) com documento e é o modelo que não vem com o chassi numerado, so tem plaqueta.
Comprei ele assim para sair montando um jeep a minha maneira, procurando tudo que a de bom e melhor no mercado mais conversando com amigos, cheguei a seguinte comclusão

Estou para comprar (em um ferro-velho de um amigo meu) um outro carro (4x4) completo mais novo e com mais "tecnologia" e confiança, somente sem a carroceria (com chassi, motor, caixa, eixos, etc) para jogar a minha carroceria do 51(por motivos pessoais) e utilizar o meu documento e plaqueta do 51 (sei que não é muito "legal" mais irei lixar o chassi de tal forma para passar como o "original do meu 51).
Quero deixar claro que o carro que irei comprar não é roubado, e sim vendido como sucata pois meu amigo viaja o Brasil para conseguir tais carros em leilões e outros ferro-velhos.

Mais voltando ao que interessa, qual seria o melhor "carro" em relação a confiabilidade e força para que eu possa viajar e enfrentar trilhas peçadas?
Sei que por ser um carro jeep(Willys 51) muito curto, terei um pouco de dificuldade em relação a transmição traseira, mais isso eu tento me virar com o mecanico.
Estava pensando em uma pajero full curta 2 portas, o que voces acham, teria um outro carro melhor para fazer tal transformação?
Sei que parece uma ideia de louco, mais é que eu faço engenharia mecanica e sou apaixonado por off-road e quero tentar tal façanha e de louco todo mundo tem um pouco.
Não estou muito preocupado com o valor inicial de compra pois sucata quase todos tem o mesmo valor e sim com o valor de manutenção e resistencia das peças mecanica. Sei que a "bricadeira" não sai barata mais é o que pretendo fazer.
Amigos obrigado mais uma vez e desculpe tantas palavras. Abraços a todos.

Pajero full tem chassi?

Modificar o chassi é uma coisa, o doc continua sendo do chassi, colocar o chassi de um carro num doc que era de outro carro é outra coisa.

Dificilmente vai conseguir legalizar!

Mais fácil montar de um outro jeito.

[]s

Peleje

Xavier4x4
06/11/2006, 19:08
Caro P.peleje a pajero full não tem um chassi simples, mais sim monobloco.
Caro José Augusto, sei que isso chama-se cabrido e que nem deveria estar postando isso aqui mas deixa eu te explicar melhor.
Eu tenho um documento legal de um carro, com numero de chassi e tambem com numero de motor. Como o carro é dado como sucata, realmente ele não pode rodar, mas suas peças( como o motor) podem ser vendidas sem problemas mas o carro completo não pode rodar por ai e nem o chassi pois ele vem com o numero cortado ou raspado para o numero não ser reaproveitado. É ai que entra o cabrito, eu pego o chassi, remarco com o numero do meu documento e coloco para rodar como se fosse o original entende. Sei que não é o mais certo mas quero tentar. Depois eu posso pegar a nota fiscal do motor e da caixa e legalizar o numero do novo motor como se estivesse entrando no chassi original e isso não tem problemas.
Obrigado pela opinião um abraço e aguardo um novo retorno

DJunior
06/11/2006, 20:29
Xavier,

Esta sua explicação tá meio complicada e não é tão fácil assim? Em algum momento seu veiculo vai ter que passar por uma vistoria para regularizar o motor!!!! Aí você vai ter muito problema com a numeração remarcada em oficina????

Minha sugestão:

Segue o conselho do Elmer, compra o chassi tubular, monta o seu jeep da maneira que você tenha o resultado esperado e regulariza o mesmo como protótipo. Ainda sim, você vai ter dor de cabeça para tirar a documentação de carro protótipo, porém com menor possibilidade de ser preso e ter o veiculo apreendido.

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
07/11/2006, 01:30
Xavier sua teoria na pratica é outra
entendo seu pensamento sobre seu doc com número de carroceria, em teoria vc está certo pois partindo do principio de que vc tem um documento que tem como numero de chassis um numero que na verdade está numa plaqueta fixada na carroceria, vc poderia colocar esta carroceria em qualquer carro que ele ficaria automaticamente legalizado até ai tudo tranquilo..... mas.....
sem querer te desanimar, temos bastante experiência em adaptações em CJ3 e posso te dizer que vc vai gastar muito mais muito mesmo para isso ficar confiável e bem feito pois quase 100% dos veículos mais novos tem um conjunto mecanico extremamente comprido e uma boa parte tem eixo dianteiro independente sem contar que tbm são muito mais largos, essas são apenas algumas barreiras técnicas que vai enfrentar agora outro problema que é ainda maior é que vc vai precisar dar muitas explicações cada vez que seu carro tiver que passar em algum tipo de vistoria ou blitz pois qualquer guardinha desavisado vai perceber que o carro esta totalmente alterado e vai pegar no teu pé vai ter que andar com tudo quanto é nota fiscal na carteira e muita paciência, agora se vc estiver ciente de todos estes problemas e mesmo assim quiser arriscar PAU NA MAQUINA !!!!

Xavier4x4
07/11/2006, 08:26
Valeu Rafael, precisando de algo, falo com vocês. Obrigado a todos.
DJunios, acho muito mais carro e complica mandar fazer o chassi tubular. Pois alem de mandar fazer o chassi, vou ter que mandar adaptar tudo no novo chassi, e comprado a parte de baixo completa do carro, não precisarei adaptar nada na mecanica e fica o mesmo preso quase comprando motor e caixa ou o carro completo, entende.
Apesar de estar quase certo que quero fazer isso estou no aguardo de mais opiniões. Um abraço a todos

p.peleje
07/11/2006, 10:13
E o que ele ainda não se tocou é que a pajero não tem chassi!!!

Xavier4x4
07/11/2006, 10:56
Caro p.peleje (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1388), como ja respondido para vc anteriormente, tenho toda a consciencia que a pajero full não tem chassi e sim monobloco (não sei se todos mas os mais novos ou tenho certeza) , não sei com qual intuito vc rescreveu esta resposta, pois o meu intuito aqui é buscar algum conhecimento e discutir a respeito do topico levantado por mim, pois acho que este local é para isso. Se eu soubesse de tudo não estaria perguntando e sim respondendo perguntas e duvidas de outras pessoas e não criticando-as . Obrigado e um abraço

Paulo Eduardo
07/11/2006, 13:23
nesse caso, ache um chassi de samurai ou de vitara, lembrando que se for um chassis com feixe de molas vai ser mais fácil "enganar" os vistoriadores.

e o tamanho deles é compatível com o 51.

[]´s

p.peleje
07/11/2006, 14:03
Caro p.peleje (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1388), como ja respondido para vc anteriormente, tenho toda a consciencia que a pajero full não tem chassi e sim monobloco (não sei se todos mas os mais novos ou tenho certeza) , não sei com qual intuito vc rescreveu esta resposta, pois o meu intuito aqui é buscar algum conhecimento e discutir a respeito do topico levantado por mim, pois acho que este local é para isso. Se eu soubesse de tudo não estaria perguntando e sim respondendo perguntas e duvidas de outras pessoas e não criticando-as . Obrigado e um abraço

Tó tentando dizer pra vc com outras palavras, que essa opção não funcionaria.

José Augusto
07/11/2006, 15:30
Xavier, isso que vc está pensando só funciona se vc comprar um carro não sinistrado, e neste caso adaptar a carroceria do 51 em cima. Desta maneira já vimos muitos carros, maverick4x4 (CJ6), Gol4x4 (CJ5 com S4T), javali (Ranger 4x4), Rural (Hilux), F75 (hilux), Rural (Blazer 4x4), Blazer (Rural4x4), niva (CJ5), gurgel X12 (CJ3), ..., etc.
O trabalho maior fica na funilaria e mesmo assim o documento fica como protótipo.

Xavier4x4
07/11/2006, 18:41
Amigos, vamos simplificar então. Vamos deixar a parte da documentação por minha conta. O que eu gostaria de fazer é o que o Jose Augusto disse que muitos já fizeram, pegar minha carroceria e jogar em outro "carro" desde que tenha uma mecânica forte, confiável e mais atual. Por isso tinha sugerido a pajero full curta que eu acho que encontro a com motor 3.5 com 4x4, reduzida, bloqueio, bons freios, uma suspensão que dispensa comentários etc, e alem disso ela é bem curta entendem. Sei que ela não tem chassi e sim monobloco mas não sei ate a onde isso impediria esta alteração. P.peleje, me desculpe se acabei sendo grosso mais acho que a gente não estávamos falando a mesma "língua". Obrigado mais uma vez.

Paulo Eduardo
08/11/2006, 00:30
Sei que ela não tem chassi e sim monobloco mas não sei ate a onde isso impediria esta alteração.

até o ponto de que não é possível você cortar a parte de cima, a "carroceria" do monobloco pra colocar a do CJ em cima. Tem que partir de um carro com chassis.

[]´s

p.peleje
08/11/2006, 14:54
até o ponto de que não é possível você cortar a parte de cima, a "carroceria" do monobloco pra colocar a do CJ em cima. Tem que partir de um carro com chassis.

[]´s

Era isso que eu tava tentando explicar pra ele.

Xavier, não tem como fazer isso!!

Para usar a carroceria do CJ3, vc precisa de um chassi de preferência com tamanhos aproximados.

Explicação tosca; imagina o seguinte: reforce a parte inferior da carroceria de seu Cj3 e coloque tudo diretamente ligado na carroceria, suspensão e eixos. Monobloco é isso. Monobloco não permite grandes torções da supensão, por isso pra uso off-road de verdade não presta

A grosso modo, monobloco é uma coisa (lixo) inteiriça, como se fosse uma caixa.

Pra vc fazer isso vc teria que tirar toda a parte de cima do monobloco e unir com a carroceria do CJ3, se tornando 99% impossível de se fazer.

[]s

Peleje

Xavier4x4
08/11/2006, 19:09
É.... Amigos
Voces acham que eu deveria desistir da minha ideia? Eu so queria fazer isso para conseguir montar um carro forte, resistente e com uma mecania mais atual para me dar mais confiança em pegar longas estradas e fortes trilhas. Sem que que ficar pegando "pedaços" de varios carros, fazer varias adaptações, gastar um monte de grana e depois o carro quebrar por algum motivo "escroto". Se fosse problema so do comprimento eu pegava até uma carroceria de uma bandeirante(jipe) que tem em um ferro velho aqui perto de casa(mas minha preferencia era mesmo o 51). Gostari de uma opinião final de vcs para este assunto, pois estou com a grana na mão mas se demorar muito o dinheiro vai sumindo e no final eu não compro nada....
Obrigado pelas opiniões e espero que tenham entendido o meu objetivo pois eu não queria montar so um "jipinho" e sim como disse um outro membro, um "tanque de guerra".
Um abraço

Ra
08/11/2006, 20:27
Bom, deixando de lado a questão da documentação, a primeira coisa é escolher um carro com chassi - não pode ser monobloco. Depois vc, vai ter de adaptar o comprimento do chassi a carroceria que vc. escolheu, o que no caso do cj3 muito provavelmente vai ser encurtar o chassi para diminuir entre-eixos, soldar suportes da carroceria, ajustes na parede corta-fogo, mudanças no sistema de direção e por aí vai. É possível?, claro é tudo uma questão de tempo e dinheiro, lembrando que nesses casos não tem plug-and-play. A sugestão da mecânica completa do samurai parece ter sido a mais apropriada. Abrs.

José Augusto
08/11/2006, 20:47
Xavier, eu mesmo já tinha pensado em algo semelhante a alguns anos atrás mas abandonei a idéia, para o que vc quer talvez arrumar um Troller e colocar uma carroceria adaptada do 51.

O problema dos veículos mais novos originais é que eles são muito mais on road que os mais antigos e a industria priorizou o desempenho nas estradas nos projetos e sacrificou a capacidade offroad, principalmente na suspensão, que em detrimento do conforto e velocidade fica limitada e deixa muito a desejar no offroad pesado.

Vc até pode comprar uma SUV, mas para um bom desempenho no offroad pesado deverá importar uma boa suspensão da gringolândia e mesmo assim para acomodar toda essa mecânica a carroceria do 51 deverá necessáriamente ser alongada e alargada.

Paulo Eduardo
09/11/2006, 13:14
é...

tudo tem um jeito, como falam os colegas, só depende o tamanho do bolso :)
eu vi uma vez numa trilha aqui por perto um cara que botou a carroceria do CJ-5 num chassis de ranger V6 4x4.... ficou muito bem feito.
Mas montar um jeep com outra mecânica é uma opção muito boa também, mas pode tanto ficar exelente, como pode ficar uma M... vai depender de como você fizer. Aqui no fórum tem exemplos de tudo, e gente pra ajudar com idéias e soluções pra lá de testadas.
Se você quer mexer mesmo, eu acho que montar um jeep do zero, com um projeto, é a melhor opção, e muito divertido de fazer.

[]´s

cesarsouza
10/11/2006, 01:09
Se eu fosse vc eu faria a adaptação no monobloco mesmo, só pra ver no que dá, apesar das 40 toneladas de opiniões contrárias, pois se vc tem vontade de fazer isso, faça. E depois manda fotos pra gente ver ! Abraço.

Vinicius_4x4
10/11/2006, 08:17
Se me permitem vou dar uma idéia:

Por que não montar a carroceria do 51 em cima de um chassis de CJ 5 e então montar o conjunto mecânico de uma toyota band moderna (motor 14B + caixa + t-case + eixos + suspensão). Acredito que ficaria muito bom e confiável.

Tem até uns links comentando a montagem da carroceria do CJ 3 no chassis do CJ 5. E jipe com o 14 B e demais partes mecânicas também tem muita coisa aqui.

OBS.: Para facilitar a documentação, compra um chassis com doc!!

[]´s optativos .. huahuaha

pmarcell
15/11/2006, 20:28
Xavier, estou montando um CJ3 novinho a partir de um CJ5 1979. Vou gastar uns 30 mil reais. É prá uso em trilhas curtas e pesadas. Veja a configuração:

Lataria toda NOVA;
Motor GM 2.0 FLEXPOWER (2005) turbo (0,8 kg) 240 CV; (c/ nota fiscal)
Caixa 5 marchas S10 2.4 (2003)
Transferência Original;
Bloqueios 75% NOVOS nos dois eixos;
Molas Toyota (NOVAS);
Amortecedores Turbogás Ranger (NOVOS);
Freios Disco 4 Rodas com Hidrovácuo e Pedaleiras suspensas novas;
Direção Hidráulica F1000;
5 Pneus Dynatork com rodas mangels (TUDO NOVO);
Relógios Novos, Volante Shutt e Coluna escamoteavel do Astra 2005;
Gaiola, estribo, porta galão tudo keko;
Bancos e Cinto SanMarino.

Podes ter certeza que dá prá se divertir prá caramba. Única deficiência é a caixa que apesar de seminova, não é páreo para o motor. turbinado ...
Uma coisa é certo. Dá trabalho prá caramba prá montar tudo isso e vai tempo.
E é um CJ3 ...

Um abraço e boa escolha!

Xavier4x4
16/11/2006, 07:31
Amigos, obrigado pelas respostas. Mais ja to mudando de opinião e vou partir para montar o cj3 em cima do meu chassi mesmo.... Mais um dia quem sabe. Um abraço a todos.
Pmarcell a configuração do seu cj tá muito boa.
Este motor ele ja é turbinado de fabrica? Qual diferencial vc esta usando e bloqueio? Qual é o tamanho dos pneus? Esta caixa de direção ela fica instalada do lado de dentro da carroceria ou lá na frente presa no parachoque. Um abração

pmarcell
16/11/2006, 12:55
Olá Xavier! - O setor hidráulico da F1000 é um dos poucos que vc consegue instalar dentro do cofre do motor. Isso devido à combinação de sentido de giro do volante em relação ao movimento das rodas. A bomba hidráulica não precisa ser da F1000. Eu estava usando com a bomba de um Gol adaptado no motor do Jeep. Qualquer bomba funciona. São praticamente o mesmo fabricante para a maioria das marcas de carro. O setor é extremamente robusto. Uma vez instalado, esqueça. (Ah! Setor hidráulico VW somente para passeio. Não aguenta, nem perca tempo. Gaste mais e uma vez só)
- O motor 2.0 FLEXPOWER é os que equipam as Zafiras e Astras a partir de 2005 e Novo Vectra (Elegance) 2006/2007. Eles não são turbinados de fábrica. Mas são fáceis de turbinar pelo fato de vc não precisar convertê-lo a álcool, e já ter originalmente sistema de partida à frio. Ele originalmente já tem 128 CV e 20 kg de torque. Isso não é pouca coisa. Os motores originais 6 cilindros e 4 cilindros do jeep tinham ambos 90 CV e 17 kg de torque. São quase 40 CV a mais. Vc pode garimpar um 2.4 mpfi de S10. Ele tem os mesmos 128 CV e 22 kg de torque.
- Os pneus Dynatork são os mais "radicais" para trilha do mercado. Eu uso 31" em aros 15'". Veja nos sites das lojas o modelo. São radicais mesmo.
- Os bloqueios que uso nos dois eixos, são os populares 75% de discos e molas. A ford equipava as F1000 e os chamavam de "Positraction". A S10 também usava. Uns chamam de tração positiva. É 75% porque se o tranco nos eixos for estúpido, ele cede. Qdo vc manobra na rua, vc sente que ele cede. A metalúrgica Eiffen, de Camaquã-RS os fabrica e com 2 mil reais vc compra e instala os dois. Existem bloqueios mais sofisticados, mas para o meu uso não justifica gastar mais de 5 mil reais em dois bloqueios. Bloqueio no eixo dianteiro requer cuidado nas curvas de trilha em alta velocidade, pois as rodas giram igualmente, tendendo sempre a conduzir o veículo em linha reta.

Xavier, é isso. O que precisares e se puder ajudar, será um prazer. Abraço.

Heleno
16/11/2006, 20:51
Xavier,

Aqui na minha cidade tem 2 jeeps modificados com mecania da Pajero e outro da Hylux. O da Pajero usa o chassi inteiro do cj5 com suspensão tipo a do jr4x4 feito aqui mesmo, a mecanica eh toda do Pajero, ficou muito bom, o jeep sobe até em arvore. O outro com macanica Hylux usa a parte traseira do chassis do cj5 incluindo a numeração, a parte de frente ele adaptou a frente do chassi da Hylux pra acomodar o motor e a suspensão da Hylux, tb ficou muito bom, são os 2 jeep que salvam os outros na trilha. Ambos tem documantação legal, foram todos legalizados junto ao Detram com notas fiscais da parte mecanica. Mas lembre-se que remarcando o chassi vc estara fazendo um "cabrito" e isso da uma borracha pesado no "lombo" rsrs. Agora conheço tb outros jeeps que tem a numeração remarcada, mas isso foi devido ao chassis desses não estarem em bom estado, foi comprado chassi em ferro-velho sem documentos e remarcado com a numeração do chassis danificado. Todos passaram no Detran.

Heleno
16/11/2006, 20:55
Xavier,

Já que vc tem $$ porque vc não faz como os jeeps que mensionei? Substitua a parte da frente do chassi pela do carro que quer comprar, monte a parte macanica "com nota". Fica bom cara. Vou ver se tiro umas fotos dos jeep pra por aqui pra vc ver.

Abraço!

PIRATADOM
16/11/2006, 22:10
Garnde Xavier Querendo Construir Uma Nave De Jedda Maravilhoso Vai Q E Mole Tem Grana Pode Tudo Nessa Republiqueta De Merda Vagabundo Fez Do Congresoo Balcão De Negocios Porque Voce Não Pode Fazer Seu Jipinho Jedda.vai Nessa Que E A Boa To Contigo

Xavier Porque Vc Nnão Monta A Casca Do 51 Encima Do Chassi Do Engesa Fase I Que E O Menor Dos Quatro/ Perguntas 1- Eu Vou Ter Q Lixar E Remarcar O Numero Do Chassi Resposta Não
2-a Distancia Entre Eixos Dianteiro E Traseiro São Maiores Resposta Sim ,e So Cortar Um Pouco Da Lata Do Paralama Trazeiro E Acomodar As 33 Como Vai Ficar Alto Vai Ter Espaco Suficiente Para Acomodar Os Pneus Dianteiros E Traseiros E Vc Vai Ter Espacco Para Acomodar Qquer Mecanica
3-e Aonde Eu Vou Achar Esse Engesa Sem Numeracão No Chassi Prontinho Para Receber A Numeracão Do Jipinho Resposta Eu Sei ( Sitema Todo F 1000)(o Que Eu Não Sei E Como Configurar Esse Teclado Corretamente Desculpe Os Errros De Gramatica)

Valeu

Renatto
09/01/2007, 14:48
Xavier,

Por que você não compra um envesa pronto sem a carroceria?
aí é só adaptar a sua carroceria. de repente eles até fazem isso pra você.

Será que a Envesa não faz isso para você sobre encomenda?

Alvaro Pereira
09/01/2007, 19:56
OTAVIO EU ESTOU MONTANDO UMA GAMBIARRA OU SEJA, TENHO UM CHASSIS CJ5 E ESTOU COLOCANDO UMA CARROCERIA DO CJ2 COM MOTOR DE OPALA CX DE CHEVETT COM A FLANGE DO PROF: PARDAL DIAS QUE POR SINAL E 1000

Xavier,

O aproveitamento do documento do seu Jeep só é legal em um chassis de Jeep 1951 (dá até para usar o chassis do CJ3B pois são iguais). Mesmo que a numeração originalmente existia apenas naquela plaquinha em alumínio, o chassis tem de ser marcado e essa marcação no chassis consta no documento do carro.

Se você quer aproveitar a carroceria pela sua beleza, o suzuki samurai tem as mesmas dimensões. Eu pessoalmente ainda não vi um samurai com carroceria de CJ3A.

Independentemente de tudo isso, a carroceira do CJ3A pode ser comprada nova em fibra de vidro ou em chapa de ferro, Essa sua idéia de tentar burlar a lei não me parece muito boa não.

Um abraço,

Otávio.

DinoGuimaraes
09/01/2007, 21:22
Existem Umas 3 Ou 4 Rural Rodando Em Londrina Que Sao Na Verdade Toyotas Hilux Com A Carroceria E Os Documentos Da Rural, Desse Mesmo Modo Como Vc Quer, Portanto Acho Q Nao Da Nada, Pegue Um Despachante De Confiança, Ele Resolve Tudo Pra Vc Sem Vc Ter Q Cair No Detran.
Abraços

Xavier4x4
10/01/2007, 06:57
Amigos, obrigado mais uma vez pelas dicas.... Mais apos longa pesquisa, desisti deste projeto, pois como estava querendo um jeep para pegar umas trilhas mais pesadas, tendo em vista que estes suv's mais novas estão cada vez mais voltadas para o asfalque que para as trilhas, então resolvi partir para um projeto mais resistente e simples (imaginem tambem uma homocinética de uma hillux nova quebrando, quanto ficaria $$$).
Então meu projeto atual é o seguinte.... Jeep 51 motor de ranger 3.0 turbo diesel, caixa de landau automatica, reduzida de hillux antiga(com engrenagens), eixos de troller, kit suspensão toyota com jumelos articulados e pneus 35 ou 37". Quem quiser saber mais, de uma olhada em "lata-de-lixo" em frota 4x4 brasil. Um abraço a todos

Marcos ET
11/01/2007, 10:51
Fala "Prof. Xavier", blza? desculpa a brincadeira mas o jeep que vc queria montar tava parecendo coisa dos "X-Man"....

Sabe oq acontece? uma coisa que foi falada "por alto" aqui, mas que ia ser um grande limitador pra vc é o seguinte: veículos para grandes distancias tem características opostas aos veículos aptos às trilhas pesadas! veja só, se vc aumentar o entreeixos, melhora no asfalto e piora na trilha; se vc aumentar a altura, melhora na trilha piora no asfalto, se coloca barras estabilizadoras ou outra suspensao mais dura, melhora no asfalto e piora nas trilhas.. e por aih vai! voce poderia gastar muito dinheiro na sua empreitada e conseguiria, no máximo, um veículo 1/2 on-road e 1/2 off-road... entende?

Uma vez, em Goiania, eu vi um Niva (só a lata) montado sobre um chassis da Pajerinho... (sim! este NIVA ganhou um chassis de pajero), quem tiver afim de conversar com o meca, eu procuro o telefone dele... só pra vc ter uma pequena idéia, o Niva é mais largo e mais longo que os CJ3A e, mesmo assim, sobrou um bom pedaço do chassis da Pajero além da lataria do Niva... onde o dono do carro mandou colocar uma plataforma pra levar o estepe ou outras tralhas....

Resumindo tudo: veja bem qual o principal objetivo do carro (eu creio que é para trilhas pesadas, nao e?) e comece a dimensiona-lo para este objetivo! porém, se o "modelo" que vc quer é o CJ3A, lembra que vc terá extremas dificuldades de montar tudo dentro de um veículo tao curto e estreito! pra vc ter uma idéia, a maioria dos conjuntos de motor e cambio (MANUAIS!) disponíveis aqui no Brasil nao cabem no enreeixos original dos CJ3.... é por isso que geralmente o pessoal coloca um motor AP (que é pequeno e tem boa relação peso/potencia) com cambio Clark (pode ser o "calrkette" do Dias!!) que é um dos mais curtos, e a t-case do jeep (que pode ser melhorada com a instalaçao de rolamentos e outras coisas).

Claro que vc pode instalar motor/cambio/t-case de outros carros... mas correrá o risco de ver a saída do eixo cardan traseiro atrás do diferencial! (sera que a caixa automática do landau cabe?) rsrsrs e se vc for alongar e alargar o CJ3.... bom, daih ele nao sera mais um CJ3, e sim algo "parecido" com um "51".......

[]'s curiosos com a transformação do seu jeep!

p.peleje
11/01/2007, 15:46
veja só, se vc aumentar o entreeixos, melhora no asfalto e piora na trilha;

Piora na trilha? existe uma relação para determinar diâmetro de pneu x entre eixos.

Uma vez, em Goiania, eu vi um Niva (só a lata) montado sobre um chassis da Pajerinho... (sim! este NIVA ganhou um chassis de pajero),

Pajero tem chassi?

[]s

Peleje

Marcos ET
11/01/2007, 18:36
Piora na trilha? existe uma relação para determinar diâmetro de pneu x entre eixos.

Pajero tem chassi?

[]s

Peleje

Relaçao entre pneus e entreeixos existe sim... mas saindo um pouco das especificidades técnicas e indo um pouco mais para as generalizações.... oq eu tava falando é que um "Bernardao", por exemplo, comporta-se melhor no asfalto que um "51" (mais estável pcausa do entreeixos maior), já numa trilha, o "51" enrosca menos a "barriga" (entreeixos menor)... sacou? Eu poderia ter usado mil outros exemplos... mas só me lembrei deste....

Cara, eu sabia que a pergunta ia aparecer... a questao é que o NIVA que eu vi com estes meus olhos míopes tinha um chassis... o cara da oficina me mostrou os restos mortais da PAJERO (um monte de lata cortada) de onde ele disse que tirou o chassis e toda a mecanica (inclusive bancos, sistema de ar-condicionado, motor, cambio, t-case, parte elétrica, eixo, suspensao, etc....) o mais interessante é que ele disse que RETIROU O ASSOALHO DO NIVA E COLOCOU O ASSOALHO DA PAJERO, pra poder encaixar no chassis... pois segundo ele "O ASSOALHO DO NIVA NAO IA "CASAR" COM AS LONGARINAS DA PAJERO".....

Entao, se Pajero tem ou nao tem chassis eu nao sei mais... pode ate ser que ele tenha tirado isso de uma L.200 ou sei lá oq... o problema é que ele falou que era de Pajero... e as latas que tinham no fundo da oficina eram de Pajero... entao.... vou procurar me informar... pra ver oq pode ser....

[]'s confusos... mas ainda achando que nao tem como ganhar rendimento on-road e off-road ao mesmo tempo... rsrsrs (pelo menos nao totalmente)

Xavier4x4
12/01/2007, 08:53
Marcos.... Tranquilo hehehe
Eu ja estou desistindo desta ideia já! Pois como voce mesmo falou, não tem como ser muito bom no off e no on road ao mesmo tempo, por isso estou montando mesmo sobre o chassi do 51 é claro feroeçando tudo e tentando colocar o que a de melhor (sempre que possivel), mas antes mesmo de ver o carro pronto já estou ficando muito satisfeito (um pouco triste com o profissionais da área mas deixa pra lá). Espero que não me arrependa do investimento né.
Mas mudando de assunto, Qual é o carro que tem a melhor suspenção para o off road?
Um abraço a todos...

Marcos ET
12/01/2007, 18:38
Mas mudando de assunto, Qual é o carro que tem a melhor suspenção para o off road?
Um abraço a todos...

Xavier, blza? cara, perguntar isso me lembra da época que perguntaram se o AP era melhor que o GM151.... até hoje a conversa nao acabou!

Olha, uma vz eu li uma coisa aqui que vou carregar pro resto da vida como "A verdade fundamental"....

"NASCEU COM MOLAS HELICOIDAIS, MORRE COM MOLAS HELICOIDAIS, NASCEU COM FEIXE DE MOLAS, MORRE COM FEIXE DE MOLAS"

Ou seja, se vc tá pensando em melhorar a suspensao do seu jeep... particularmente eu escolheria o sistema de feixes de mola..... (molas da band mesmo, ou sei la se tem outra melhor...)

grande abraço!

Fábio André Lermen
14/01/2007, 19:14
Olá pessoal,

Estou trocando o motor do meu jeep em uma oficina especializada em 4x4 aqui em SC e eu vi dois chassis que eles estão preparando para por a lataria da pick up willys bicuda, um chassi de Hilux e outro de um Troller, sendo que os dois estão como toda a mecânica e foram alongados. O trabalho fica perfeito, pq além de ser um carro semi-novo o proprietário vai ter um veículo exclusivo!