PDA

Ver Versão Completa : Ranger 01/01 vibra acima de 120km

alexroch
06/11/2006, 09:07
Estou com um problema na minha ranger, quando chego perto dos 120km ela vibra, levei numa loja de cardam e me falaram que era o problema do cardam e teria que troca-lo. O cara me falou que por ser um cardam de alumínio não teria conserto ele teria que fazer outro de ferro e dividir e 2 cardans. Quero saber se isso de fazer um cardam de ferro fica bom ou se o meu cardam por ser de alumínio tem conserto? Se eu ficar rodando com esse problema o que pode acarretar?

Obrigado a todos
Alexandre

edubelem
06/11/2006, 09:42
Eu acho melhor trocar pelo original, é mais garantido, se vc rodar assim vai quebrar cx e diferencial.

Walter L. L. Casitta
06/11/2006, 10:01
Alex,
Procura outra empresa especializa em cardans só pra confirmar. Como disse o Edu, o original é mais garantido, mas o de ferro é bem mais barato e sendo bem feito funciona muito bem.

alexroch
06/11/2006, 21:31
Galera não sei o que esta acontecendo com a minha ranger, tiro o cardan da tração e ela para de vibrar. Já troquei por outro cardan e ela vibra o que pode ser?

Walter L. L. Casitta
06/11/2006, 21:35
Galera não sei o que esta acontecendo com a minha ranger, tiro o cardan da tração e ela para de vibrar. Já troquei por outro cardan e ela vibra o que pode ser?

Esse cardam tem homocinética ou cruzeta? Tem que ter homocinética pra não vibrar...

Edintruder
06/11/2006, 22:43
Passei por isso e eram as cruzetas gastas. Dá uma olhada para não jogar dinheiro fora. Eu comprei até um cardan de aço da f100 achando que estava empenado. Está guardado.
O cardan só detona no espigão, cria uma folga se rasgar a coifa e trabalhar sem graxa. Fora isso o cardan de alumínio não empena. Manda trocar as cruzetas, pois no desmontar, o mecanico vai avaliar se elas estavam realmente com folga e descentralizadas. Se estiverem ok compra outro cardam no ferro velho e manda ajustar para o tamanho da Ranger colocando um espigão com luva novos. Custará metade do preço de um novo.

alexroch
07/11/2006, 08:47
o cardan não tem mais a omocinética pois foi trocada por cruzeta, mas o cara que mexe com cardan me falou que já fez em outras é não da problema. O que devo fazer? Onde consigo combrar um cardan com homosinética?

Walter L. L. Casitta
07/11/2006, 09:09
o cardan não tem mais a omocinética pois foi trocada por cruzeta, mas o cara que mexe com cardan me falou que já fez em outras é não da problema. O que devo fazer? Onde consigo combrar um cardan com homosinética?

Então ta explicado meu caro Alex.
A Ford colocou uma homocinética ali não foi pra enfeitar não e o seu meca deveria saber disso. Esse é uma típica solução barata que acaba saindo cara. Essa vibração pode acabar causando tricas na carcaça da caixa ou reduzir a vida útil dos rolamentos. Coloca um original lá que o problema se resolve.

alexroch
07/11/2006, 09:27
vou leva- na ford para eles me falarem o que pode esta acontecendo, gostaria de saber onde consgo comprar este cardan com preço bom, vc sabe onde compra-lo?

Walter L. L. Casitta
07/11/2006, 10:04
vou leva- na ford para eles me falarem o que pode esta acontecendo, gostaria de saber onde consgo comprar este cardan com preço bom, vc sabe onde compra-lo?

Alex,
Aqui em BH o eixo oiriginal custa R$1100,00 e o paralelo R$800,00 (Formax 31 3201-2006). Se achar mais barato conta pra nois...

alexroch
07/11/2006, 10:10
Alex,
Aqui em BH o eixo oiriginal custa R$1100,00 e o paralelo R$800,00 (Formax 31 3201-2006). Se achar mais barato conta pra nois...

O brigado Walter, sera que isso resolveria o meu problema? Quanto o cardan paralelo ele vem com homocinetrica também?

Edintruder
07/11/2006, 19:18
De qual cardan estás falando. O dianteiro ou o traseiro? O dianteiro é feito em aço, o traseiro de alumínio. Qual dos dois foi tirado e a vibração parou?

alexroch
07/11/2006, 19:22
foi retira do cardan da tração. Hoje levei o meu carro na consecionária e os caras colocaram um cardan da tração novo e ela vibrou menos do que com o cardan com cruzeta, mais foi constatado que o cardan de aluminio também tem foga na luva. Onde será que encontro só a luva ou um cardan de aluinio novo para compra com preço justo?

alexroch
07/11/2006, 19:24
foi o dianteiro

José Augusto
07/11/2006, 20:42
Alexandre, tá meio esquisito é isso mesmo, vc retira o diânteiro que é de aço e a vibração para, vc (ou antigo dono) trocou o traseiro original com homocinética, por um com cruzeta, agora trocou de novo por um original com homo mais ainda vibra e existe folga na luva da espiga?

Vou perguntar o básico os cardans estão balanceados?

Concordo que deve manter como original, se originalmente era homocinética, a FORD não colocaria homocinética se não fosse absolutamente necessário.

Edintruder
08/11/2006, 07:13
foi o dianteiro

O dianteiro está custando menos de R$600,00 com homocinética nessa loja: http://br.geocities.com/superpecas1/

alexroch
08/11/2006, 10:38
O dianteiro está custando menos de R$600,00 com homocinética nessa loja: http://br.geocities.com/superpecas1/
Obrigado pela a ajuda, entrei em contato com o pessoal que vc me deu o site e eles tem o cardan da tração, vou pedir para mandar.

alexroch
08/11/2006, 10:39
Vou ter que trocar o cardan de trás também pois esta com folga na luva. Alguém sabe onde comprar o cardan traseiro ou so as luvas com preço bom?

Edintruder
08/11/2006, 20:17
Tenta com o pessoal do site acima. O cardan traseiro quando cria folga tem que trocar inteiro pois o engrezado é feito de alumínio. A solução mais barata é fazer em aço como tinha descrevido no início do tópico.

alexroch
09/11/2006, 10:46
Galera estou com uma duvida, meu carro estava vibrando perto dos 120km mas tirei o cardan dianteiro e parou, levei a concessionária e um mecânico deu uma volta e falou que esta vibrando, levei em outro lugar o mecânico disse que não estava vibrando. Quero saber como posso tirar essa duvida sem levar ao mecânico, pois acho que estou sendo lesado! Qual seria o grau de vibração para dar problema no cambio e trincar a carcaça? Como devo fazer esse teste?

Edintruder
09/11/2006, 20:14
Qualquer vibração afeta muito a vida útil da caixa. Não deve ter nenhuma. Existem empresas que fazem o balanceamento de cardans, esses mesmos profissionais é que pode te dizer se o cardan está ok ou não. Outra alternativa é levar o cardan numa tornearia e rodar ele para ver como fica.
Na minha Ranger, quando desconfiei, levantei as rodas da esquerda no ar, calcei as da direita, acionei o 4x4hi, 5a marcha e pedi para minha esposa acelerar. O cardan traseiro estava quase 1cm fora do centro, a 60km/h já se sentia a vibração, e olhando por baixo até o motor chacoalhava com a ocilação do cardam quando acelerava.

Edintruder
09/11/2006, 20:15
Ah, por favor, se alguém fizer o que eu fiz, não entre embaixo da caminhonete quando estiver com as rodas girando, tal como não deixe ninguém ficar na frente dela! Se uma roda cair no chão com certeza a caminhonete dará um pulo para frente!

José Augusto
09/11/2006, 22:04
Ah, por favor, se alguém fizer o que eu fiz, não entre embaixo da caminhonete quando estiver com as rodas girando, tal como não deixe ninguém ficar na frente dela! Se uma roda cair no chão com certeza a caminhonete dará um pulo para frente!

Edintruder, vc fez isso mesmo !!!:parede:, colega se sua esposa dá uma pisadinha no freio (enquanto o a caminhonete está acelerando) por engano mesmo, tá feita a bost@..., eu mesmo já fiz muita coisa parecida que na hora parece que está tudo "sob controle" mas só depois acaba caindo a ficha é que se percebe como passamos riscos desnecessários.

Edintruder
10/11/2006, 20:56
Sim, fiz isso, e como bom técnico em segurança, eu não entrei embaixo da caminhonete! Ah, ela pisou no freio também quando eu disse que tinha problemas no cardam. Porém eu tinha calçado bem o outro lado com mourões de concreto.

alexroch
23/11/2006, 11:25
Galera não sei o que esta acontecendo com a minha ranger, o carro esta vibrando muito acima de 110km, tiro o cardan da tração do 4x4 e ela para de vibrar, coloco o cardan do 4x4 e ela volta a vibrar. Já troquei o cardan do 4x4 por outro cardan original e ela continua vibrando, o que pode ser, será que pode ser o cardan de aluminio ou tem outra coisa para eu ver?

Edintruder
23/11/2006, 20:34
se quando está sem o cardam dianteiro ela não vibra, o problema está no próprio cardam dianteiro. Trocasses a cruzeta do diferencial dianteiro quando trocasses o cardam por outro original?

José Augusto
23/11/2006, 21:06
alexroch, está esquisito vc não está rodando com 4x4 engatado, então o cardãn diânteiro não está em rotação, nessa situação ele é apenas uma barra que está ligando a tcase no diferêncial diânteiro e ambos "pendurados" no chassi.

Se o problema é nele como disse o Edintruder, acho que tem haver com a roda livre pois com o 4x4 desengatado o cardãn só estará rotacionando se a roda livre estiver engatada, e aí sim pode ser até normal a vibração.

murilloaquino
23/11/2006, 21:24
Nao esqueça q a dele e 01/01, portanto SEM roda-livre

José Augusto
23/11/2006, 21:37
Nao esqueça q a dele e 01/01, portanto SEM roda-livre

Tem razão, havia me esquecido do detalhe, nesse caso sobra a cruzeta como disse o Edintruder, mas nesse caso acho mais "facil" verificar primeiro se as mesmas estão bem centralizadas, (já ví casos onde a cruzeta mal colocada ficou meio "folgada" no copinho, só não citei pois nessa condição vibra bem antes dos 40 km/h.)

Edintruder
23/11/2006, 22:54
É como citei lá em cima no início da página 3, qualquer vibração requer uma inspeção detalhada, tal como a verificação visual com o sistema em funcionamento para observar o alinhamento dos cardans.

alexroch
24/11/2006, 11:19
Troquei as cruzetas também, comprei o cardan novo e já vem completo.

edubelem
24/11/2006, 11:35
alex, não sei se estou falando besteira (por favor os mais experientes me corrijão se estiver errado), mais tira o cardã e aciona 4x4 HI e vê se continua vibrando, é capás de ter detonado algun rolamento da caixa de trans.

Pois diferencial não é e nem o cardã, entam só pode ser a caixa.tomara que eu esteja errado e seja apenas um problema de montagem.

Edintruder
24/11/2006, 19:43
Pode até ser algo assim, porém se algum rolamento dá problema, causa muito ruído, parecendo até que a caixa vai se desmontar.
Como estão os amortecedores, alinhamento e balanceamento das rodas?

marciomeurer
21/03/2012, 12:53
ressuscitando....

a minha vibra acima dos 120 km/h... aos 150 parece que to pilotando um teco-teco... aos 170 parece um terremoto...
cardãn ta alinhado sem folgas, caixa satelite ta sem folga... cruzeta ok, esta sem o cardãn dianteiro (a corrente da caixa de transmissão ta la ainda) e bla bla bla ta tudo ok nesses lugares... há mais algo para verificar que não seja de tração? mais uma observação quando estou com a marcha engatada ele vibra e em ponto morto tbm... fiz o teste a 120, 140 e 160 km/h e vibra em todas não diminui em nada... balanceamento ta ok e ele vibra a pick-up inteira e não somente o volante...

rangola4x4
21/03/2012, 13:04
parace a minha, só que a minha é em 1 marcha.

POIS É, levei a Ranger em uma empresa que só faz cardan. Eles cobrariam R$ 800,00 para fazer um direto. Quando estavam examinando o cardan, disseram que o cardan está perfeito e as cruzetas também e que não é ele que está gerando essa trepidação.
Bem, agora o carro está com meu meca, já examinou os coxins de cambio e motor e está tudo ok!

Meu Deus, o que é que está gerando tanta trepidação assim, principalmente nas subidas de 1 marcha?

Diferencial? Volante desbalanceado?

Alguém tem uma luz?

Obrigado!!!

marciomeurer
21/03/2012, 15:08
vibrando em 1ª marcha na subida... isso tem cada de ser embreagem... da uma checada no plato e disco!!!

rangola4x4
21/03/2012, 15:21
sim Marcio, fiz a embreagem dela e não adintou nada. coloquei original Luk.

Edintruder
21/03/2012, 19:27
O melhor é colocar num elevacar e inspecionar com o conjunto todo trabalhando.

marciomeurer
22/03/2012, 12:13
ressuscitando....

a minha vibra acima dos 120 km/h... aos 150 parece que to pilotando um teco-teco... aos 170 parece um terremoto...
cardãn ta alinhado sem folgas, caixa satelite ta sem folga... cruzeta ok, esta sem o cardãn dianteiro (a corrente da caixa de transmissão ta la ainda) e bla bla bla ta tudo ok nesses lugares... há mais algo para verificar que não seja de tração? mais uma observação quando estou com a marcha engatada ele vibra e em ponto morto tbm... fiz o teste a 120, 140 e 160 km/h e vibra em todas não diminui em nada... balanceamento ta ok e ele vibra a pick-up inteira e não somente o volante...

então meu meca deu uma volta e falou que poderia ser na caixa de transferencia (diagnostico sem abrir e ver) falou que era folga na corrente e mostrou o estalo que da (tipo folga no cardan so que na caixa de transferencia) ai ele explico la um monte de coisa e falou que aquela corrente com folga faz a pick-up vibrar tbm... me cobrou 300 reais para abrir a caixa e RETIRAR a corrente (ja que não uso o 4x4)... falo que tinha q tirar cambio e bla bla bla... oq dizem? ele não me convenceu!!!

Edintruder
22/03/2012, 12:42
Marcio, faz um favor para ti! Troca de merdânico!!!
Esse cara falou a maior merda que eu poderia imaginar! Tirar a corrente? Criar folga e vibrar? Só na cabeça dele que deve ter alguma folga! Se tiver qualquer vibração oriunda da CT vai vazar óleo pelos retentores da CT. Se estiver limpa nem perde teu tempo. Faz isso que eu te disse e poupa tempo. Na minha certa vez coloquei em cima de 2 macacos e calcei bem as rodas opostas, liguei ela na 4a marcha e me deitei DO LADO para ver. Descobri que o cardam traseiro vibrava um monte. O resultado ela apenas uma cruzeta estragada.
Se for CT vibrando, pode ser rolamentos ou a trava do flange do cardam dianteiro quebrado. Isso ocorreu com a minha, pois o flange dianteiro chegou para a frente e começou a vazar muito óleo. Mesmo assim não chegou a vibrar nada.

marciomeurer
22/03/2012, 14:43
poxa quando eu acho que encontrei um mecânico bom me vem essa... ta difícil ta difícil... vou trocar de meca mandar checar tudo de novo e irei postando aqui os detalhes... vlw edin

marciomeurer
22/03/2012, 16:59
poxa quando eu acho que encontrei um mecânico bom me vem essa... ta difícil ta difícil... vou trocar de meca mandar checar tudo de novo e irei postando aqui os detalhes... vlw edin

achei outro mecânico... recomendação de uns amigos fazendeiros... erguemos no macaco e fizemos o teste... ele disse ser folga no cardan... disse que tem um cara aqui em dourados que tem uma maquina que faz o balanceamento (a laser ou sei la) e da umas martelada la e fica bom... disse q vou gastar umas 300 latinhas pra deixar no jeito... vamos ver neh

raulolive
08/11/2014, 09:08
Olá pessoal... sou novo no forum, mas ja consultei muitas vezes ele para me ajudar a resolver problemas da minha ranger...

Sobre esse problema da vibracao, minha ranger é uma cabine simples 2005-2008 2.8(era da cemig), estava virbando muito, até ao fazer uma curva pra direita a 80-90 dava um barulhão, mas ai a embreagem estragou, então fomos trocar a embreagem, o mecanico viu a coifa do cardan rasgada, ai chamou a atencao dele que ao avaliar o cardan ele estava quase sem estria, tanto no espigão quanto na luva...

Passei a procura de um cardan usado, porque nao senti firmeza em mandar um torneiro resolver o problema do meu e fiquei com medo de vibrar depois, conforme relatos aqui do forum...

Achei em GOIANIA(sou de MG)e comprei, era de uma de uma ranger 3.0 4x4, esse cardan que comprei tava ZERADO, parece que tinha rodado 10-20mil km só.

moral da historia, não vibrou mais, ficou zero km, a folga que tinha na arrancada, eu achei que era do diferencial, na verdade era do cardan(o diferencial tem folga, mas é pequena ainda).

o carro ficou gostoso de andar...