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Ver Versão Completa : Consumo de BF 161



ADRIO DIAS
05/11/2006, 20:41
Amigos do forum eu gostaria de saber se alguem sabe a media de consumo de um BF 161 instalado em uma Rural 4x2,na cidade e na estrada.Pois fiz a media do meu e ele esta consumindo 4,5 na cidade e esta com as valvulas e platinado regulado velas e cabos novos.Sera q esta é mesmo a media dele?

NeRo
05/11/2006, 21:11
Não foge muito disso não... :pensativo:
A minha faz o mesma média.

ADRIO DIAS
06/11/2006, 02:18
Bah ta louco!!!!!!!!!!!!!!
Pensei q era mais economico pq meu pai tinha um aero que fazia 5,5 na cidade e algumas vezes a media chegou a 6 Km/l.
Sera que o Falcon ou OHC 4.1 (do opala ou injetado do omega)sao mais economicos?

cangu
06/11/2006, 12:59
olha amigo os do opala e siverato são mais ou iguais eu tenho uma 4x2 que fazia uma media de 5 a 6 na cidade agora o motor ta meio baleadinho ae sabo como é neh mas verifica ataxa de compresão troca o gigleur poe um novo pq com o tempo ele desgasta blz verifica o cabura todo depois poe gaz nela pq eu não me arrependi

NeRo
06/11/2006, 20:09
Bah ta louco!!!!!!!!!!!!!!
Pensei q era mais economico pq meu pai tinha um aero que fazia 5,5 na cidade e algumas vezes a media chegou a 6 Km/l.
É difícil avaliar isso, entenda que esses motores já tramparam bastante.


Sera que o Falcon ou OHC 4.1 (do opala ou injetado do omega)sao mais economicos?
OHC é o 4 cilindros da Ford que substituiu os 6 cilindros. Tem "quase" o mesmo desempenho e consumo, mas deve consumir menos, não manjo de OHC.

Agora o Falcon e o GM 4.1, mesmo que tenham autonomia iguais, têm desempenhos bem diferentes. :mrgreen:

Zepi
06/11/2006, 21:03
aí pessoal meu 3.0 faz 8~9 na cidade dependendo do jeito que anda e manutenção da elétrica.Na estrada já fiza 13km/m3 andando a 80 km/h.Essa história que fica muito fraco não é bem assim...tem que ver como foi instalado...nos injetados fica bem ruim mesmo...depende do tipo de motor,se tem pouca taxa piora o desempenho também.Tem que ver o ponto...Não dá pra simplesmente dizer que é bom ou ruim,tem suas particularidades.

ADRIO DIAS
06/11/2006, 23:31
aí pessoal meu 3.0 faz 8~9 na cidade dependendo do jeito que anda e manutenção da elétrica.Na estrada já fiza 13km/m3 andando a 80 km/h.Essa história que fica muito fraco não é bem assim...tem que ver como foi instalado...nos injetados fica bem ruim mesmo...depende do tipo de motor,se tem pouca taxa piora o desempenho também.Tem que ver o ponto...Não dá pra simplesmente dizer que é bom ou ruim,tem suas particularidades.



O teu motor é o 3.0 o mesmo do maverick?E essa media q tu falou é no gnv?Se for na gasolina ele ta fazendo quanto?

Zepi
07/11/2006, 02:04
Olá,desculpe faltou dizer que é gnv.Na gasolina não tenho feito média ultimante,e nem quero fazer...mas calculo que deve estar fazendo uns 4,5~5 pois um dia coloquei pouco menos de dois litros pra ir até o posto que fica a uns 9 km de casa,e não chegou...
O motor é do itamaraty.Não é o mesmo do maverik.Tem muita diferença...coletor de admissão separado e de escape dimensionado 6x2x1...

ADRIO DIAS
07/11/2006, 12:25
Olá,desculpe faltou dizer que é gnv.Na gasolina não tenho feito média ultimante,e nem quero fazer...mas calculo que deve estar fazendo uns 4,5~5 pois um dia coloquei pouco menos de dois litros pra ir até o posto que fica a uns 9 km de casa,e não chegou...
O motor é do itamaraty.Não é o mesmo do maverik.Tem muita diferença...coletor de admissão separado e de escape dimensionado 6x2x1...

Bah!!!!!Parabens,se eu conseguir fazer esta media colocando gnv na minha eu me dou por mais que satisfeito pq a minha Ipanema faz uns 8 ou 9Km/L(na cidade) e o maximo que consegui fazer com ela no gas foi 12Km/m³.Que cilindro voce esta usando(capacidade)?

snake
07/11/2006, 21:18
Caro Adrio,

Medi o consumo da minha rural, com motor BF-161, ano 1969: ela faz aproximadamente 5,5km/l. O motor está bem regulado, e a medida foi atopetando o tanque de gasolina, rodei uns 150 km e atopetei-o novamente. Então o resultado tem uma certa precisão. Tenho aro 15, ou seja, o marcador do painel coincide com o trajeto feito pelo veículo.
Ainda há duas saídas para reduzir o consumo: diminuindo o diâmetro do "gicleur" (vai perder força), e instalar após a bomba de gasolina uma peça que faz o retorno de combustível de volta pro tanque ;-)
Ainda não fiz isso na minha rural, mas em breve estará pronto. Outra saída que, dizem, pode melhorar o desempenho do motor, é instalar um módulo de ignição eletrônica e manter o distribuidor, etc.
Mantenha seu veículo com motor bem regulado, pneus bem calibrados, e observe seu modo de dirigir (já leu o manual do proprietário?)

Abraços!!!!

ADRIO DIAS
08/11/2006, 02:14
Ainda há duas saídas para reduzir o consumo: diminuindo o diâmetro do "gicleur" (vai perder força), e instalar após a bomba de gasolina uma peça que faz o retorno de combustível de volta pro tanque ;-)
Ainda não fiz isso na minha rural, mas em breve estará pronto. Outra saída que, dizem, pode melhorar o desempenho do motor, é instalar um módulo de ignição eletrônica e manter o distribuidor, etc.
Mantenha seu veículo com motor bem regulado, pneus bem calibrados, e observe seu modo de dirigir (já leu o manual do proprietário?)

Abraços!!!!

Teria como voce me explicar com mais detalhes como seria feito este retorno?Seria em qualquer local depois da bomba ou teria um lugar especifico?Ja vi que nos motores injetados o retorno sai do corpo de borboletas e tmbem ja tinha notado que o BF nao possuia este sistema.
Aproposito,o que acontece com este combustivel que "sobra" e que retornaria para o tanque, já que o Bf nao tem este sistema?

Lama
08/11/2006, 20:47
Snake e Adrio, a "peça" da qual vocês estãop falando é o desborbulhador ou separador de vapor (nome técnico). Tenho um BF161 com desborbulhador de Gol. Esta peça pode variar de R$15,00 (plástico) a R$100,00 (metal da Brosol). Preferi pagar pela mais cara e não ter dores de cabeça depois, achei o desborbulhados de plástico um tanto quanto vagabundo demais.

Se quiser saber mais detalhes sobre instalação, funcionamento e opiniões, procure no forum dos Cj's e aqui no forum da Rural também.

Na minha opinião: Vale o investimento!

Abraço.

Zepi
08/11/2006, 21:01
Adrio,

Meu cilindro é de 21 m3.O consumo ainda dá pra melhorar em 1km/m3.A minha já fez 9 km/m3.Teria que ter tudo em dia:cabos;velas;distribuidor;boa bobina(eu uso MI);filtro de ar;regulagem de entrada de gás(eu mesmo refiz a regulagem).Se conseguir levar o ar bem frio para dentro das câmaras melhora muito o desempenho.Vejo a diferença aqui na região pois fica muito quente durante o dia e bastante frio à noite,e sinto que preciso pisar menos no acelerador...Essa é a experiência que tenho.

Abraços!

snake
13/11/2006, 22:13
Agradeço ao Lama pelo esclarecimento!

Conectam-se nesta peça três mangueiras:

a primeira vêm da bomba de gasolina;
a segunda vai para o motor;
a terceira sai do topo desborbulhador e retorna ao tanque, através de outra mangueira de combustível (que vc irá instalar).

O aparato vêm com indicações no corpo dele mesmo.
Na Rural, explicaram-me que devo instalar no pescoço metálico qua vai ao tanque um pedaço de tubo para encaixar a mangueira de retorno. A solda deve ser de estanho (o porquê eu não sei). Pela minha intuição, este tubo deve ser instalado de tal forma que o nível combustível armazenado no tanque não o chegue perto.
Conheço gente que instalou o retorno com um "tê" na mangueira de gasolina que vai do tanque até a bomba. Na minha opnião isso não dá certo, pois o retorno deve estar submetido à pressão atmosférica (pecoço metálico do tanque).

Forte abraço.

snake
13/11/2006, 22:21
Caro Zepi,

Desculpe-me a ignorância, mas que marca de bobina é MI? Eu não conheço...
Grato pela atenção.

Zepi
14/11/2006, 01:07
É a bobina do vw injetados.Ela lembra um pequeno "tranformador"(na verdade não deixa de ser...)Segundo colegas aqui do fórum ela dissipa uma carga maior do que as normais,mas acredito que ela sozinha não faça milagre...Eu notei que a faísca vai muito mais longe do que a bobona comum...O problema é qualquer interferência nos cabos já faz com que vire um show de fogos!!!Ouvi dizer que se assemelha com aquelas amarelas "ACCEL".Meu intuito foi somente melhorar a queima(gnv) e não aumentar a potência como muitos acreditam...

Lama
06/12/2006, 21:53
É a bobina do vw injetados.Ela lembra um pequeno "tranformador"(na verdade não deixa de ser...)Segundo colegas aqui do fórum ela dissipa uma carga maior do que as normais,mas acredito que ela sozinha não faça milagre...Eu notei que a faísca vai muito mais longe do que a bobona comum...O problema é qualquer interferência nos cabos já faz com que vire um show de fogos!!!Ouvi dizer que se assemelha com aquelas amarelas "ACCEL".Meu intuito foi somente melhorar a queima(gnv) e não aumentar a potência como muitos acreditam...

Zepi.

Você está usando a bobina dos injetados com ou sem ignição eletrônica? Sabe se dá pra usar sem ignição e qual é a diferênça? Tirando a diferênça do platinado e regulagens.

Tem diferênça também entre bobinas para potências diferêntes de motores? Tipo a do Gol 1.0 usa uma e a do Gol 2.0 usa outra.

Estou pensando sériamente em colocar uma bobina das mais potêntes possíveis para obter a melhor e maior faísca e, se for o caso colocar ignição eletrônica para não ter que ficar andando com um saco de platinados no porta-luvas da joinha.

Li em alguns tópicos que tirando o fim do incomodo com o platinado, a ignição eletrônica não faz muita diferênça. Então, sei lá se realmente precisa. A não ser que começe a dar muita dor de cabaça.

Faleu

snake
06/12/2006, 22:17
Agradeço ao Lama pelo esclarecimento!

Conectam-se nesta peça três mangueiras:

a primeira vêm da bomba de gasolina;
a segunda vai para o motor;
a terceira sai do topo desborbulhador e retorna ao tanque, através de outra mangueira de combustível (que vc irá instalar).

(...).

Caro Adrio,

Instalei o desborbulhador na minha Rural, calculei o consumo com o motor ruim de regulagem (ele fica com ruído intermitente que se ouve no escapamento do tipo: FRRRR...FRRR...FRRRR...), ou seja, o mecânico não acertou a regulagem dele :?
Mesmo assim, o consumo que era de 5,5 km/l subiu para 6km/l. Nota: a cidade aqui tem ritmo de interior, não tem trânsito, só lombadas e ruas estremamente esburacadas. Este consumo não é para a hora do RUSH que se encontra na Capital de São Paulo, por exemplo.
Assim que tiver novidades eu comunico!

Abraços!!!!

ADRIO DIAS
07/12/2006, 00:12
Caro Adrio,

Instalei o desborbulhador na minha Rural, calculei o consumo com o motor ruim de regulagem (ele fica com ruído intermitente que se ouve no escapamento do tipo: FRRRR...FRRR...FRRRR...), ou seja, o mecânico não acertou a regulagem dele :?
Mesmo assim, o consumo que era de 5,5 km/l subiu para 6km/l. Nota: a cidade aqui tem ritmo de interior, não tem trânsito, só lombadas e ruas estremamente esburacadas. Este consumo não é para a hora do RUSH que se encontra na Capital de São Paulo, por exemplo.
Assim que tiver novidades eu comunico!

Abraços!!!!


Valeu pela dica Snake!!!!!
Já é uma evoluçao e derrepente qndo tu acertar a regulagem melhore mais ainda a economia!!!!Vou tentar instalar na minha o desborbulhador pra ver o resultado q dá por aqui!!!
Abraço.

Giuliano MO
13/12/2006, 14:39
Olá pessoal!

Uma vez converti uma Parati 89 do alcool pra gasolina e instalei o separador de vapor de matéria plástica (pô essa foi do tempo do meu avô, hehehe) e funcionou por anos sem problemas.
Tanto a de plástico como de metal deva durar, porém em se tratando de offroad e assemelhados realmente a de metal deva ser mais robusta!

Grande abraço.
Giuliano MO

o cara da rural 67
15/12/2008, 13:58
Amigos do forum eu gostaria de saber se alguem sabe a media de consumo de um BF 161 instalado em uma Rural 4x2,na cidade e na estrada.Pois fiz a media do meu e ele esta consumindo 4,5 na cidade e esta com as valvulas e platinado regulado velas e cabos novos.Sera q esta é mesmo a media dele?
Amigo Adrio
tenho um bf 161 6 cilindros e faço a media 5/6 na cidade e 7/8 na estrada. melhor que isso acho dificel, tenho motor bem regulado, cabos e velas novas e um modulo que gerencia a faisca tomando como base o pulso do platinado