PDA

Ver Versão Completa : Duvida em elétrica ......



valmor
05/11/2006, 07:44
Seguinte:

Tenho um radio Motorola TalkAbout.
Funcioma c/ 1 bateria recarregavel NiCd 3,6v OU 3 pilhas AA de 1,5v (total 4,5v).

Minha duvida:

Posso substituir estas baterias por uma ligação direta ( vou adaptar ) de uma fonte 4,5 V , 1A ???? :pensativo:
Qual outra fonte poderia usar , caso esta não seja possivel ?Pretendo ligar o TA , de uma maneira SEGURA , diretamente numa fonte ( entrada 12V , saida 4,5 V ) pra uso no Jeep e livrar-me das baterias que sempre te deixam na mão qdo vc mais precisa..... :putz:

Obrigado !

Valmor

Walter L. L. Casitta
05/11/2006, 09:02
Tenho um radio Motorola TalkAbout.
Funcioma c/ 1 bateria recarregavel NiCd 3,6v OU 3 pilhas AA de 1,5v (total 4,5v).

Minha duvida:
Posso substituir estas baterias por uma ligação direta ( vou adaptar ) de uma fonte 4,5 V , 1A ???? :pensativo:
Qual outra fonte poderia usar , caso esta não seja possivel ?Pretendo ligar o TA , de uma maneira SEGURA , diretamente numa fonte ( entrada 12V , saida 4,5 V ) pra uso no Jeep e livrar-me das baterias que sempre te deixam na mão qdo vc mais precisa..... :putz:


Pode sim. Isso vai funcionas desde que você não inverta a polaridade dos fios por engano e fique definitivamente sem o TA.
O grade barato do TA não precisar de antena externa e não ter fio e caber no bolso. Eu investiria numa bateria recarregável de reserva e uma forma de carregá-las no jipe...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/11/2006, 13:11
Pode sim. Isso vai funcionas desde que você não inverta a polaridade dos fios por engano e fique definitivamente sem o TA.
O grade barato do TA não precisar de antena externa e não ter fio e caber no bolso. Eu investiria numa bateria recarregável de reserva e uma forma de carregá-las no jipe...

Valmor, já respondi por MP, e o Walter está certo. Você pode usar a fonte diretamente. Os TA têm uma base de carregamento. Você liga a fonte nessa base (é fácil conseguir um "plug" que se adapte nela) e coloca baterias recarregáveis no rádio. Se a base ficar ligada no jeep e o rádio nela, você sempre terá as baterias carregadas. Qualquer casa de radiotecnia pode fazer a ligação do "plug" para você sem inverter a polaridade.
Me mande uma MP com o seu endereço e lhe envio algumas baterias recarregáveis. Ok?

valmor
05/11/2006, 16:32
Você pode usar a fonte diretamente. Os TA têm uma base de carregamento. Você liga a fonte nessa base (é fácil conseguir um "plug" que se adapte nela) e coloca baterias recarregáveis no rádio.

Obrigado Walter ! Obrigado Alexandrino ! :concordo:

Quanto a base de carregamento :

Ela não funciona a 110 ??? ( ou 220 )
Então teria de usar um conversor 12 v ( CC ) pra 110 v ( CA )para poder usa-la ????
Outra duvida : Verifiquei num TA.

Ele usa Bateria recarregavel de NiCd : 3,6 v OU 3 pilhas AA = 4,5 v :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Pergunto: ele trabalha c/ 3,6 ou 4,5 v ??????? Qual fonte usar pois as que encontrei são: Entrada 12v saida de 3v , 4,5v , 6v , 9v com 1A.

Abraço

Valmor

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/11/2006, 20:16
Obrigado Walter ! Obrigado Alexandrino ! :concordo:

Quanto a base de carregamento :

Ela não funciona a 110 ??? ( ou 220 )
Então teria de usar um conversor 12 v ( CC ) pra 110 v ( CA )para poder usa-la ????
Outra duvida : Verifiquei num TA.

Ele usa Bateria recarregavel de NiCd : 3,6 v OU 3 pilhas AA = 4,5 v :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Pergunto: ele trabalha c/ 3,6 ou 4,5 v ??????? Qual fonte usar pois as que encontrei são: Entrada 12v saida de 3v , 4,5v , 6v , 9v com 1A.

Abraço

Valmor


Valmor, ela funciona em 4,5 V. O que ocorre é que as "pilhas" ácidas fornecem 1,5 V por elemento (3 x 1,5 = 4,5 V) enquanto que as alcalinas apenas 1,2 V 3x 1,2 = 3,6 V). Mas os TA são bem complacentes e trabalham a voltagens um tanto inferiores (e superiores) a essas.
Quanto à base de carregamento: os meus TAs têm uma base (concha) onde se coloca o rádio, isto é, a minha base é só suporte, não transforma. Depois tem o carregador à parte que é ligado em 110 e de onde sai um plug "jack" 4,5 V que é inserido na concha. Se a sua base é desse tipo, basta você ligar na tomada da concha a sua saída "pug" de 4,5 V. Quando a base estiver ligada no jeep, se o TA tem as pilhas, estará carregando.

valmor
05/11/2006, 21:02
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Vc matou a dúvida , Marcelino !

Os carregadores são compostos por Base + Fonte. É só SUBSTITUIR a fonte !!! :dance: :dance: :dance: :dance:

Vi uma fonte ( 12v -> 4,5 v) que vem c/ varios plugs. Talves até um que sirva no carregador do TA ou , como vc falou , caso não tenha é só adaptar !!!!

Muito Obrigado !:concordo:

Abraço

Val or

ThE_DoG
05/11/2006, 22:50
Opa

Essas fontes "universais" com vários plugs e com seletores onde o usuário escolhe a voltagem e polaridade geralmente são de baixa qualidade, recomendo verificar com um multímetro se a voltagem selecionada é realmente a voltagem que a fonte está mandando, antes de alimentar qquer aparelho, é comum existirem diferenças grandes.
Como tem voltagens selecionáveis é possível que exista uma opção que mande a voltagem certa ou próxima a ela, mesmo que a fonte mostre outro valor...

[ ]´s

Marco Antonio
Curitiba

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
06/11/2006, 00:33
Opa

Essas fontes "universais" com vários plugs e com seletores onde o usuário escolhe a voltagem e polaridade geralmente são de baixa qualidade, recomendo verificar com um multímetro se a voltagem selecionada é realmente a voltagem que a fonte está mandando, antes de alimentar qquer aparelho, é comum existirem diferenças grandes.
Como tem voltagens selecionáveis é possível que exista uma opção que mande a voltagem certa ou próxima a ela, mesmo que a fonte mostre outro valor...

[ ]´s

Marco Antonio
Curitiba

Este é um fato importante a ser considerado. Geralmente onde vendem as fontes também vendem multímetros e a fonte pode ser testada ali mesmo, só arrumar uma entrada de 12V. Os meus TA vieram com carregador onde a saída (output) é de 9V, entretanto eles são de 4,5V. E, de novo... atenção à polaridade porque se inverter a bateria vai pro brejo!

valmor
06/11/2006, 20:12
Então sao as fontes que de fato carregam as baterias ???
As bases seriam somente meros "suportes" ou tem alguma função prática ????
Como saber quais são os "limites" de voltagem que uma bateria suporta quando esta sendo "carregada" ???desculpem a quantidade de dúvidas .....

[]´s

ThE_DoG
06/11/2006, 21:18
1- sim, a energia da tomada é corrente alternada os dispositivos eletrônicos utilizam corrente contínua e com uma voltagem bem mais baixa.
2- só suporte, permitem que haja uma boa conexão entre a unidade e a fonte, agregam design, ergonomia, segurança e dissipação de calor em alguns casos...
3- não sei, tem sistemas que são mais sensíveis a sobrevoltagem que outros, seguro chuto que 10% acima, de 20% prá mais já é bem arriscado, chute....

Baterias geralmente tem "memória" é importante seguir a instrução do manual referente a primeira carga e utilizar até o final para depois colocar prá carregar e qdo carregar deixar até a carga total...
Se puder compre baterias recarregáveis originais Sony, são caras mas duram pelo menos 4x mais que uma alcalina de boa qualidade, tem mta falsificação procure bem...

[ ]´s

Marco Antonio

rafaelsouza
07/11/2006, 00:42
Um jeito legal e confiavel de carregar qualquer coisa inclisive pilhas em veículos é usando um inversor de 12v/DC para 110v/AC, temos inversores XantreX que é lider mundial no segmento para 175W, 700W e 1000W, o legal é que vc fica com uma tomada 110 no carro para ligar notebook, carregar pilhas, celular, ver tv, DVD etc etc, eles são compactos tem proteção contra sobrecarga e os modelos acima do 175w tem até cooler para refrigeração, só pra ter uma idéia com um de 700W vc poderia ligar uma furadeira tipo hobbie
[],s

Wallace
12/11/2006, 12:53
Veja direitinho como é o seu TA, o meu usa bateria que é feita por 4 baterias tipo palito de 1,2 volts, assim como aceitaria 4 pilhas palito de 1,5 volts.
Assim a voltagem do meu é de 4,8 a 6 volts.
Eu acho o ideal é usar baterias recaregaveis do tipo pilha e um caregador que tenha opção de ligar no acendedor de cigaros.
Não acho que para tal uso justifique usar um inversor.
E cuidado com o tipo de onda do inversor, que normalmente é quadrada e não deve ser usada em equipamentos eletronicos.
E também tem que ver se o inversor não interfere com outros equipamentos.
O meu causa um pouco mais de xiado no PY.