PDA

Ver Versão Completa : AP 2.0 em CJ-5



Pavani
06/04/2003, 17:39
Fla agalera...
Vi semana passada um CJ-5 com motor AP 1.8, tava o bicho... :twisted:
Na hora que a mulher ligo o jeep, e eu ouvi o baruilho forte do motor e desacreditei.... E simples colocar o motor AP2.0 no Jeep?!? Se o 1.8 e forte, imaginem o 2.0.....
Quem tem no jeep aconselha coloca-lo?!? E o cambio?!? Que cambio eu podeir a por?!? Gostaria de por um cambio clark 5 m.... Seria possivel?!?
Quanto ele andaria de vel. final + ou -?!? To pensando seriamente nisso.... Quanto custa um motor AP 2.0 alcool?!?
Valeu..
Abra;o....
Pavani

Giovani
06/04/2003, 18:48
:D Olá Pavani!

:D Já usei esse motor no meu CJ, atualmente estou com o 6 canecos do Maverick. O meu era um AP 2.0 carburado... Desaconselho seu uso com pneus maiores que 31" e relação do diferencial diferente da 8/43. O Câmbio pode ser o Clark CL2215. Dê uma olhada na seção de "Arquivos", no "Kits Deep Tec", eles têm os kits prontos para essa adaptação.
Para vc ter uma idéia eu tinha o câmbio Willys 4 marchas, diferencial 9/44 e pneus 750/16 com recapagem Frontiera (33" medidos na trena). Se deixava o jeep em uma ladeira leve, engatado na 1ª marcha, ele disparava, ou seja, a relação era muito longa. Nem a compressão do motor segurava. E não havia problemas com o motor, completamente novo.
É um motor ótimo para rodar na cidade, levanta o giro rapidamente e é econômico, fazendo entre 7 e 8 Km/l. Já no barro... Patina muito fácil, seu torque está em giros altos. É adequado para um jeep pequeno e leve, sem muito peso em cima (acessórios) e usando pneus pequenos. Nessa condição fica esperto em trilhas, mas não queira que ele saia tirando todo mundo do atoleiro, pra isso não dá... Um amigo meu é fã incondicional desse motorzinho, porque é valente nas trilhas. Só que o jeep faz uma "zueira" para cruzar os obstáculos, na maioria das vezes é no "pau" mesmo, acelerando sem dó! :wink: Velocidade final? Em jeep? Pra que? Posso dizer que não cheguei no fim do motor, ele deve passar tranqüilo dos 120 Km/h, mas o jeep não têm condições de segurança para se fazer isso!

Pavani
06/04/2003, 20:03
Giovani,
Que motor vc aconselharia num CJ?!? Gostaria que fosse a alcool....
Por ser mais barato que a gasolina.. Sei que os motores a gasolina sao melhores, como pra pegar de manha, e por ai vai ne.. Coisas que no alcool nao terei certa mordomia.... Eu quero fazer o jeep, pra andar tanto na cidade coo pra fazer trilhas de final de semana.... Por isso pensei num motor AP>...
Abra;o amigo...
Obrigado mais uma vez...
Pavani

Carvalho
06/04/2003, 20:17
Para completar, juntanto sua exposição :shock:sobre relação diferencial e a explicação acima. Como calcula-se a a influência dos pneus e o cambio?

Giovani
06/04/2003, 22:23
Para completar, juntanto sua exposição :shock:sobre relação diferencial e a explicação acima. Como calcula-se a a influência dos pneus e o cambio?

:D Olá jmcc!
:D Baixe uma matéria que coloquei nos "Arquivos" Dowload, "Relações", lá ensina como fazer os cálculos, para vc ver como ficaria com pneus e relações diferentes. :wink:

:D Olá Pavani!

:D Só não esqueça que o consumo de um motor à álcool é maior... Bem, em termos de economia o AP é ótimo, mas o jeep fica limitado conforme descrevi acima. Se vc quiser mais potência ou quiser um jeep mais "pesado", com pneus maiores e acessórios, então recomendo o GM 4.1, seja carburado ou injetado, depende do quanto $$$ vc está disposto à investir. Dê uma conferida nos outros tópicos de "jeep", têm muitos comentários sobre esse motor e câmbios adaptáveis nele. :wink:

Luis Assis
06/04/2003, 23:25
Interessante esta discussão, mas o que tenho percebido é que trata-se em grande parte de Regionalismo.
Por exemplo, o pessoal do Jipe Clube de minha cidade ( Ribeirão Preto ), TODOS são unanimes em falar que o melhor motor para Jipe é AP. Já a 80 Km daqui, onde tem outra cidade que o pessoal curte bastante jipe ( Franca ), o pessoal não coloca nada menor que do 4.1 GM.
Se voce pesquisar em outros fóruns, verá que em algumas regiões do pais, o pessoal gosta de AP, e que em outras o pessoal é da turma do "quem gosta de motorzinho é dentista"...

Acho que tanto um motor, quanto o outro tem suas qualidades e seus defeitos...

Eu, pessoalmente não tive nem um , nem o outro no meu Jipe. Tenho um jipe rodando com OHC 4 cil, cambio 4 marchas do Ford Moderno ( bonzinho, mas franquinho ) e outro que esta comecando a reforma do Zero, e neste resolvi colocar o motor 4.1 GM Injetado ( O Tal PowerTech de Silverado ), e vou contar resumidamente o por que:

Principais argumentos afavor:
- Barato ( 1500.00 Completo )
- Potente, até mais do que o jipe precisa 130 Cv
- Despeja potencia em baixo giro ( 30Kgf a 2500 RPM, bom para trilhas )
- Adaptação antiga e conhecida ( é o mesmo bloco do Opala 6 Cil )
- Facilmente adaptavel para rodar com Alccol ( + barato que o carburado )
- Toda a comodidade de se ter um motor a Injeção no veiculo

Principais argumentos contra e seus rebates:
- Motor muito pesado para um Jipe. Mas o motor Huricane Original 6 Cil do jipe, ao qual ele foi projetado, é ainda mais pesado que este.
- Motor bebe muito. Sim bebe, mas economia precisa fazer no dia a dia, e não no final de semana quando se vai fazer trilha! Mesmo assim este motor, segundo veteranos, deve fazer uns 7 Km/l
- Injeção eletronica é fria em Jipe. Hoje com mais de 99 % da frota Brasileira saindo de fábrica injetado, é muito dificil voce encontrar uma oficina mecanica que não tenha um TestSet para resolver problemas de Injeção, e um carro injetado, com uma adaptação bem feita, com certeza dará menos problemas que um motor carburado.

[]'s
Gustavo

Giovani
07/04/2003, 00:06
:D Opa, faço coro com o Gustavo!

8) Meu Jeep veio com o Ford OHC 4 cilindros. Depois de reformar duas vezes, uma porque tava na hora e outra porque entrou água e fundiu o comando e o virabrequim, cansei dele. Pus o Ford 3000 6 clindros, 112 HP e 22,6 Kgf/m a 2.000 RPM, a diferença foi brutal, na trilha não perdia pra nenhum outro. Já comprei no bagaço, mas ainda durou bastante, na ida pra uma trilha quebrou os anéis de 2 pistões. Fiz a trilha e voltei rebocando o jeep do meu parceiro, que estragou na trilha. Detalhe: ida 120 Km, trilha 60 Km (passando em tudo sozinho!), volta (rebocando) 120 Km = 300Km! Com anéis quebrados... Na volta já eram 4 pistões com anéis quebrados... :wink: Ainda assim me convenceram à pôr o AP 2.0... Coloquei e usei enquanto precisava do jeep todo dia... Depois de algumas trilhas já tinha decidido: reformar o 6 cc, que estava jogado num canto da garagem. Hoje o 6 bocas, completamente retificado, tá no jeep de novo, e se depender de mim, não sai mais... :wink: Considero o motor 6 cilindros, independente de ser Ford, GM, Crysler, ou outro como ideal para uso em jeeps, funcionamento equilibrado, ronco gostoso, e força de sobra! :wink:

Pavani
07/04/2003, 14:13
Fala galera....
Existe motor de Opala injetado?!? Um 6 cil. seria uma boa ideia ne?!?
Pra por em um CJ, acho que fica muito bom...
Me parece que ele e 4.1, nao tenho certeza mas sei que tem for;a pra caramba.... Um motor desse com um cambio clarck, seria uma boa nao?!?
Valeu.,
Abra;o....
Pavani

Rodrigo
07/04/2003, 16:13
E aí Panani:

Basicamente é o mesmo motor que equipou o Ômega 4.1.
Estou terminando um com esse motor só que ainda carburado e câmbio Clarck 5 marchas. Já andei nele só esperimentando e a princípio ficou muito bom. Estamos hoje e amanhã regulando válvulas do cabeçote e afinando carburador. Uma coisa eu te falo, fica muito forte e gostoso de guiar. O único inconveniente desse motor, vale também para o injetado, é o tamanho, mas nada que não fique compensado.

Pavani
07/04/2003, 18:00
Grande Rodrigo....
Vc que fez a adapta;ao nele?!? Vc e mecanico?!? De onde vc e?!?
Mas o motor, por ser grande ele cabe numa boa ne ne jeep?!?
Valeu..
Abra;o....
Pavani

Rodrigo
07/04/2003, 18:38
Já comprei ele c/ esse motor, mas abri todos os componentes de transmição, trocamos peças, retentores rolamentos, engrenagens, enfim; tudo q estava mais ou menos, colocamos novo e também trocamos o câmbio para 5 marchas Clarck e por fim revisão na suspensão(jumelos, molas, terminais etc). Não sou mecânico mas tenho um amigo q entende muito e faz por hobie e acabamos fazendo juntos.
Estou em Curitiba.
Com relação ao motor, na verdade ele é muito comprido e se faz necessário a adaptação da corta fogo (traze-la p/ traz), agravado mais um pouco pelo comprimento do câmbio. Algumas adaptações que se feitas com critério e capricho, não desmerecem a viatura.O problema é q quem tinha esse Jeep antes, fez vário absurdos do tipo soldar terminais de dirção, daí foi só desmontando tudo e refazendo. No próximo final de semana já posso dizer melhor como ficou.
Abraço,

Rodrigo

Giovani
07/04/2003, 21:21
:D Salve galera!

:D Já rolou muita conversa sobre esse motor nos outros tópicos, não lembro ao certo qual. Mas exitem diferenças entre o motor do ômega e o da Silverado, considero o da Silverado mais apropriado para um jeep devido ao torque ser maior. :wink:

fpandur
07/04/2003, 21:46
Tem um colega aqui que tinha um OHC e trocou por um AP 2.0. Ele ficou super-satisfeito com o resultado, sem contar que o AP é um motor de manutenção mais barata e fácil que o OHC. Esse camarada gosta de velocidade no Jeep (ele tem diferencial 11x47) então agora ele colocou um Clarck 5 marchas. Tudo usando kits da DeepTec. Na trilha o Jeep ficou "nervoso", não decepcionando (por enquanto, está ainda na fase de "testes").
Mas é o que comentaram acima: tem que subir bem o giro do motor p/ usar bem ele.


Eu já prefiro motores onde o torque aparece em rotações mais baixas. Tenho no meu CJ o motor do Opala 4 cil Álcool. Optei pelo álcool pela economia no combustível (mesmo gastando mais, ainda fica mais economico que a gasolina) e principalmente pela potência/torque um pouquinhio maiores que os a gasolina. Enquanto que um GM 151 gasolina tem cerca de 17 Kgfm de torque, o álcool tem 19,4.
O ideal seria o GM 250 (6 cil.), mas como não queria cortar a parede corta-fogo e também uso o Jeep no dia-a-dia, o consumo ia comprometer sua utilização.
Agora coloquei um Clarck 4 marchas e diferenciais 11x47. Tenho um Jeep solto na estrada (diferenciais) e com força nas trilhas (1ª marcha do câmbio bem reduzida).

Em resumo, tenho a seguinte opinão: o power-train de um Jeep deve se adequar ao modo como o seu dono dirige. Se gosta de acelerar sem dó, coloque um AP e seja feliz. Se gosta de ir mais na "manha", usando a força do motor em baixas rotações, GM 151 ou 250.

Abraços

Pavani
07/04/2003, 22:01
Galera....
Ta uma confusao isso....
O motor que nosso brother de Curitiba falo e o 4.1.... Disse que era do Opala... E ele me disse que era o mesmo motor do Omega... E o isso mesmo?!? E o mesmo?!? Quanto custa esse motor?!?
E esse motor da Silverado?!? Quanto custa?!? E mais simples a adapta;ao?!? Tem de cortar a parede de fogo?!?
Valeu....
Abra;o galera....
Pavani

monge
12/04/2003, 16:10
Sou da mesma opinião do Giovani.

Uso o mesmo motor que ele, o 3.000. É o bicho, tem um ronco firme e bonito, e o meu é saida direta, sem abafador nem nada. O motor urra bonito demais.

Agora já vi em trilhas motores GM 250 e AP 1.8. Pra mim o motor faz parte de um conjunto completo. Vou explicar.

Eu com meu motorzão urrando e com pneus street não subi uma serra.
Um amigo com motor AP 1.8 esguelando ele e com pneus de trilha subiu brincando. Quando digo esguelando, ele tem que dar giro no motor para ter torque.

O GM 250 pra CJ5 acho meio fraco, tenho um amigo que tem também, e o jeep dele é meio xoxo, mas creio que deve ser a relação do diferencial dele.

Os motores 4.1 injetados podem ter vários aspectos excelentes, mais economicos etc e tal. Mas suponhamos que vc tem este motor, está no meio do mato há uns 50km de qualquer coisa que se pareça com cidade, sítio, roça etc... æ dá um pau na injeção. Quem vai mexer? Como arrumar?

Já num motor carburado, a gente mesmo não sabendo muito de mecanica, arrisca abrir e desentupir as agulhas... para a nossa surpresa a viatura volta a funcionar blz.

Sou fã dos motores injetados, mas depois que comecei a pensar nestes pequenos imprevistos de trilha, e pode crer, acontece, vc vai querer o motor mais simples e de fácil manutenção.

[]'s motorizados com 3000, 6 canecos.

Eugênio

sulzbach
16/04/2003, 21:26
Lá vão meus 2 centavos de colaboração... :wink:

Acho que o Flávio colocou muito bem. Gostaria de reforçar:

A primeira coisa a fazer é definir qual o uso que se quer dar para a viatura. Trilhas pesadas no final de semana, onde torque em baixa é fundamental e o consumo não importa. Ou um uso mais diário e em trilhas não tão pesadas, onde economia de combustível e agilidade no trânsito são mais importantes.

O motor AP é um motor de alta rotação. Gosto muito da mecânica AP e vou instalar um em meu CJ3A. Minha facilidade é que meu paiu têm quase 40 anos de experiência em mecânica VolksWagen Eu não faço trilhas pesadas e uso pneus pequenos.

Os 6 canecos tem um torque excelente em baixas rotações e funcionam como "um relógio". São confiáveis e robustos.

Quanto à questão da injeção eletrônica, não considero um problema tão grande assim. Encontrar motores carburados usados e em boas condições é cada vez mais difícil. Há também muitas "retíficas", "mecânicos" e "motoristas" que somente colaboram para piorar a situação.

Há muita gente adaptando motor diesel em Jeeps. Mas não são aqueles motores tradicionais, quase que motores de trator, onde basicamente era o bloco, os bicos e a bomba. Os motores diesel atuais são bem sofisticados também. Não é qualquer oficina que conserta..

monge
17/04/2003, 12:14
Sulzbach, concordo com vc em gênero número e grau, quando meu motor 6 canecos 3.000 abrir o bico, vou colocar um motor ap 2000 no meu jeep. Pra depois que ele abrir um bico eu partir pra um diesel, mas isso vai anos ainda... :)

A questão de motores sofisticados em trilha é que motores carburados quando entope o carburador já dá um trabalho pra arrumar, imagina uma I.E estragada no meio do mato? Eu particularmente nem me atrevo a olhar.

São motores bons, com certeza, mas defeito pode acontecer em qualquer lugar, vc pode estar no meio da trilha, ou dentro da garagem... é sorte. Uma vez, quando eu gastava mecanico pra mexer no meu jeep eu fui trocar os pivôs da direção, quando cheguei na oficina o mecanico olhou e disse, veio arrumar a caixa de marchas?

Eu disse não, vim arrumar a direção, então ele me mostrou embaixo do jeep uma poça de óleo caindo da caixa, no caminho da minha casa até a oficina, o rolamento da caixa quebrou... e eu nem ouvi, nem senti...

E por causa de problemas ao acaso que tenho medo de motores modernos, não que eu seja contra. Mas que é mais trabalhoso é...

[]'s

Eugênio

Stormbringer51
16/05/2003, 12:14
Alguém sabe o preço de um motor AP + o kit da dep tech ?? 1.8 ou 2.0? o 1.6 fica muito fraco pro cj3?



[]´s

Stormbringer51
19/05/2003, 15:58
ninguém pra me dar uma luz?! :lol:

Luis Assis
19/05/2003, 16:56
Alguém sabe o preço de um motor AP + o kit da dep tech ?? 1.8 ou 2.0? o 1.6 fica muito fraco pro cj3?
[]´s

Conheco um pessoal em SP, que vende um motor destes, na caixa, por 2.200.00. Se tiver interesse, lhe passo o telefone...
[]'s
Gustavo

ramiro_eli
19/05/2003, 17:07
O VW AP é sem dúvida um exelente motor, robusto, confiável, leve e principalmente barato(para comprar e manter), mas na minha humilde opinião ele não se adequa muito ao uso off-road, principalmente em um Jeep Willys, que pesa mais de 1.500kg.
Por que?

Por que apesar de em números absolutos o AP se comparar(e muitas vezes superar) o GM 151(opala 4cil) em torque e potência, no uso em trilhas não demostra o mesmo, devido a existência de "buracos" na curva de torque do propulsor VW. No GM esta mesma curva é muito mais "plana", alem de surgir em regime de rotações mais baixas que o AP.

Mas o que isto quer dizer?

Na prática, com o motor VW é nescessário mante-lo a 3.000~3.500 rpm para que o mesmo forneça 17kgf de torque, enquanto o motor GM entrega esta mesma força a 1.800rpm. Ou seja, para superar um mesmo obstáculo na trilha o VW é mais exigido(assim como a embreagem, platô, cambio, etc...), enquanto que o GM torna a dirigibilidade da viatura muito mais fácil e prazerosa...

Algumas pessoas não se incomodam com estas características e gostam do AP nas trilhas, mas pessoalmente, acredito que existem algumas opções melhores que o AP.
Ex: Ranger 4 cil 2.5 ou 2.3 16v (estes são plug&play no Jeep 76 em diante)
Ranger V6
Opala 4 ou 6cil
Silverado 4.1mpfi
S 10/Blaser 2.2, 2.4 ou V6

Giovani
20/05/2003, 01:23
Na prática, com o motor VW é nescessário mante-lo a 3.000~3.500 rpm para que o mesmo forneça 17kgf de torque, enquanto o motor GM entrega esta mesma força a 1.800rpm. Ou seja, para superar um mesmo obstáculo na trilha o VW é mais exigido(assim como a embreagem, platô, cambio, etc...), enquanto que o GM torna a dirigibilidade da viatura muito mais fácil e prazerosa...

:D Salve PessoALL!

:D Fazendo coro com nosso amigo Ramiro, gostaria de complementar...
Além de exigir um giro de 3.000 à 3.500 para extrair o torque máximo, com maior desgaste de embreagem, platô, câmbio, vc terá também os cardãs, diferenciais e obviamente "as rodas" girando à altas rotações... Isso no barro, significa o quê? Atolamento certo e garantido! Pra ter força num AP vc precisa acelerar, fazendo isso vc patina fácil, atolando fácil! :wink:
8) Já usei AP galera... Hoje tenho o Ford 3000, 6 cilindros... 8)

Leandro
20/05/2003, 11:25
...e obviamente "as rodas" girando à altas rotações... Isso no barro, significa o quê? Atolamento certo e garantido! Pra ter força num AP vc precisa acelerar, fazendo isso vc patina fácil, atolando fácil!...

Grande Giovani.
Acho que essa situação é muito relativa.
Na ultima trilha que fui, mudei meu pensamento sobre essa questão de que com altas rotações no barro, o jipe atola. Tanto que na maioria dos lamaçais, muitos jipeiros até desligavam a reduzida, para obterem maiores rotações. Por que com rotações maiores os pneus se "limpam" mais facilmente. Por exemplo o Grabber MT, que de longe possui o mesmo poder de auto limpeza de um Frontiera, então, vc mandando mais rotação pra ele, ele consegue se limpar mais facilmente, com isso ele "cava" mais, chegando a parte mais firme da lama (mais profunda), dando aderencia maior para a viatura ultrapassar a lama.
Um grande abraço.

Giovani
20/05/2003, 13:08
Grande Giovani.
Acho que essa situação é muito relativa.
Na ultima trilha que fui, mudei meu pensamento sobre essa questão de que com altas rotações no barro, o jipe atola. Tanto que na maioria dos lamaçais, muitos jipeiros até desligavam a reduzida, para obterem maiores rotações. Por que com rotações maiores os pneus se "limpam" mais facilmente. Por exemplo o Grabber MT, que de longe possui o mesmo poder de auto limpeza de um Frontiera, então, vc mandando mais rotação pra ele, ele consegue se limpar mais facilmente, com isso ele "cava" mais, chegando a parte mais firme da lama (mais profunda), dando aderencia maior para a viatura ultrapassar a lama.
Um grande abraço.

:D Grande Leandro!

:D Também faço isso às vezes... Mas para ganhar velocidade, não rotações... Se a roda girar mais do que o veículo se move, pode atolar com grande facilidade! É claro que depende do terreno, pois se tiver chão firme embaixo do lamaçal, vc também poderia passar em 3ª ou 2ª reduzida, com um pouco de velocidade, sem "patinar"... :wink:
:D Essa de girar o pneu para limpar, nem sempre é assim que acontece, na maioria das vezes o barro entope os sulcos, mesmo um Frontiera, isso depende da "consistência" do barro... Se for mais "líquido", sai mais facilmente, mas sairia da mesma forma, mesmo sem girar como louco... :wink:

Eduardo Velo
20/05/2003, 13:41
Galera da lama
Vou ter que descordar de vcs qto aos motores AP , tive vários problemas com esses motores sempre relacionado a aquecimento , o último VW que tive foi um Santana 86 comprado em 89 , vendi em 90 por ser o 4º carro da VW com esse problema , nunca deixei faltar água , sempre trocava óleo conforme o recomendado , e nenhum deles o ponteiro chegou no vermelho , bastava passar um pouco do meio , já era , retificar cabeçote . 2 foram válvula termostática , 1 começou a sumir óleo de bobeira e outro furou o selo .
Desde 90 não compro carros VW .
Numa das trilhas que fiz que tinha um Niva com motor AP , aconteceu o mesmo , uma subida comprida com facões , o motor foi exigido , além de queimar a fricção , teve que retificar cabeçote .
Motor VW to fora .

fpandur
20/05/2003, 13:43
Meu pitaco ... :D

Tenho os BF 33 e o que tenho notado é que eles têm melhor desempenho com rotações mais altas nas rodas. Tenho prestado especial atenção a isto a cada atolada que fico e pude notar que em 1ª reduzida eu não saia do lugar. Foi só "espetar" uma 2ª reduzida, elevar um pouco o giro antes de soltar a embreagem e consegui sair. Isso aconteceu já várias vezes. Notem que não é uma situação de embalar antes do lamaçal, mas sim quando já se está atolado dentro dele. :wink:

Claro que depende do pneu e da consistência do barro, como bem disse o Giovani.
O que me levou a começar a "dirigir" desta forma foi os comentários gerais de que o BF não é assim tão bom quanto a auto-limpeza e p/ que funcione melhor, tem que dar "rotação" nas rodas. Pelos menos por enquanto na prática, isto tem se confirmado. Mas mudando a forma de encarar os obstáculos, tenho conseguido minimizar essa deficiência.

fpandur
20/05/2003, 13:46
Caramba Eduardo, não sabia destes problemas no motor AP. Por aqui só tem um Jeep com um motor destes (com Clarck 5) e por enquanto, o dono tem um sorriso de orelha a orelha ... :D

Mas ainda não pegou uma trilha pra valer mesmo. Vamos ver no decorrer do tempo como vai se comportar.

Giovani
21/05/2003, 01:46
Galera da lama
Vou ter que descordar de vcs qto aos motores AP , tive vários problemas com esses motores sempre relacionado a aquecimento , o último VW que tive foi um Santana 86 comprado em 89 , vendi em 90 por ser o 4º carro da VW com esse problema , nunca deixei faltar água , sempre trocava óleo conforme o recomendado , e nenhum deles o ponteiro chegou no vermelho , bastava passar um pouco do meio , já era , retificar cabeçote . 2 foram válvula termostática , 1 começou a sumir óleo de bobeira e outro furou o selo .
Desde 90 não compro carros VW .
Numa das trilhas que fiz que tinha um Niva com motor AP , aconteceu o mesmo , uma subida comprida com facões , o motor foi exigido , além de queimar a fricção , teve que retificar cabeçote .
Motor VW to fora .

:D Grande Eduardo!

:D Lamento sua "sorte" com os AP... Usei e abusei de um AP 2.0 Gasolina, no meu CJ... Nunca tive problemas de superaquecimento, ou qualquer outro. Se vc olhar no meu álbum, vai ver uma "naufragada" que dei quando usava esse motor. Ele ficou mais de 1/2 hora parcialmente submerso, até que consegui resgatar... Sequei a distribuição e continuei a trilha... Meu pai tem um Santana 2.0 à uns 3 anos, ando nele todo dia... Nunca aconteceu nada! 8)
Têm muitos CJ's com AP aqui na minha cidade, e os caras "esgüelam" eles nas trilhas, sem dó... Só um deles estourou... Mas era "mexido" demais e o cara passou do giro com ele... :wink:

Stormbringer51
27/05/2003, 11:41
Pessoal,

Alguém usa ou ja viu alguém usando o motor AP 1,6 Diesel ou o 1,9 diesel, em Cjs para saber se fica muito fraco!? :lol:


8)

Luis Assis
27/05/2003, 16:32
Sou da mesma opinião do Giovani.

Os motores 4.1 injetados podem ter vários aspectos excelentes, mais economicos etc e tal. Mas suponhamos que vc tem este motor, está no meio do mato há uns 50km de qualquer coisa que se pareça com cidade, sítio, roça etc... æ dá um pau na injeção. Quem vai mexer? Como arrumar?

Sou fã dos motores injetados, mas depois que comecei a pensar nestes pequenos imprevistos de trilha, e pode crer, acontece, vc vai querer o motor mais simples e de fácil manutenção.



Monge,
Dá uma lida neste tópico...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=341
Eu tinha a mesma opinião que voce, mas depois que eu baixei, li e até publiquei aqui na área de Download um curso básico de IE, eu mudei completamente de opinião...
Hoje eu realmente acredito que um motor Injetado, possui muito menos possibilidades de parar do que um motor carburado...
A Injeção consegue manter o motor funcionando, mesmo em situações extremas, onde o Carburador ja teria parado faz tempo...

[]'s indo para a Injeção e sem medo de ser feliz :D :D
Gustavo

Giovani
28/05/2003, 01:37
Pessoal,
Alguém usa ou ja viu alguém usando o motor AP 1,6 Diesel ou o 1,9 diesel, em Cjs para saber se fica muito fraco!? :lol:
8)

:D Olá Daniel!

:D Já vi Jeep com esses motores... Tem uns 3 ou 4 aqui na minha city. Na minha opinião, não passam de carrocinhas de pipocas... :lol:
Se vc faz trilhas com seu Jeep, não recomendo. São muito econômicos, leves, fácil de adaptar, mas são fracos. Um motor 1.0 gasolina vai melhor... :lol:

Thiago Rodeghel
07/08/2003, 18:05
Descordo com alguns que dizem que o motor AP 2.0 não é bom pro Jeep.
Trabalho na fábrica da VW de São Bernardo do Campo. E posso dizer com toda certeza, o AP puxa tudo que vc imaginar. Até um tempo atrás foram fabricados algumas kombis pick-ups, com motor AP 2.0 M.I. e 1.8 M.I que iria para o México, para a própria frota da VW para carregar limalhas de aço,entre outros. Acho que é mais de 1500 kg de peso, isso durante várias viagens durante todo dia e todos os dias do mês. Bom agora pensem também em uma Santana Quantum, puxando o peso dela, mais porta malas +ou- 460 kg, e ainda dizem que não tem FÔLEGO... tá bom uma Saveiro puxa 700 kg de carga com o APzinho. Uma Ranger com todo aquele tamanho puxa uns 900 se eu não me engano. E ainda dizem que o AP só patina. O torque realmente só aparece em alta rotação, mas na trilha vale de tudo até uma pizadinha a mais. No meu CJ5 estou colocando um AP 2000 16v, do Gol GTI 16v.São apenas 145cv :twisted: , e um cambio clark 2215A. Muito parecido com o um 6 cilindros, me corrijam se estiver errado. O AP 2000 M.I 8v tem 112cv. Pode pizar porque aqui na fábrica durante os testes de rodagem no dinamômetro o carro passa dos 6000 giros brincado e ainda pedindo mais. Claro que o 6 cilindro é outro motor, mas com toda a tecnologia de hoje, é possível que um AP possa mostrar para o que veio em baixa rotação, algumas oficinas especializadas podem fazer algumas mudanças para o torque aparecer em baixo giro, uma oficina especializada em carros preparados pode resolver estes tipos de problemas.

walter.andreis
07/08/2003, 18:27
No meu CJ5 estou colocando um AP 2000 16v, do Gol GTI 16v.São apenas 145cv :twisted: , e um cambio clark 2215A. Muito parecido com o um 6 cilindros, me corrijam se estiver errado. O AP 2000 M.I 8v tem 112cv.

Fala Thiago,
São 145cv, e quanto de Torque? O torque máximo aparece em quantas rotações? Quanto pagou no motor?

[]´s a mais de 160cv e 32mKgf :twisted: :twisted: :twisted:

Thiago Rodeghel
07/08/2003, 19:43
No meu CJ5 estou colocando um AP 2000 16v, do Gol GTI 16v.São apenas 145cv :twisted: , e um cambio clark 2215A. Muito parecido com o um 6 cilindros, me corrijam se estiver errado. O AP 2000 M.I 8v tem 112cv.

Fala Thiago,
São 145cv, e quanto de Torque? O torque máximo aparece em quantas rotações? Quanto pagou no motor?


O torque é de 18/4000 rpm. O giro é alto mesmo, como todo AP, era um carro de alta performace. Mas pretendo mudar isso no módulo da injeção eletrônica, reprogramando o chip, e se mesmo assim não funcionar uma turbina vai bem a 2000rpm. Ou em ultimo caso colocar 2 carburadores de corpo duplo, que eu já vi instalado neste motor e vai muito bem. Paguei 2000,00 , mas o motor é zero km, nunca rodou tava na caixa até uns dias atrás. É claro que nem compara com um 6 bocas como já disse antes mas tbm me preocupei com consumo e peso. Já tive uma Blazer V6 e vendi por causa do consumo, chegava no posto dava até medo de olhar o preço da gas.
Blz....

Marcelo
07/08/2003, 21:26
Pessoal,

Não esqueçam da Correia Dentada... :(
Aquilo quando estoura, o preço da brincadeira dá pra quase um motor novo... :? :(
Não sou fanático por motor, mas ainda prefiro as boas engrenagens. :lol:

[]s

Giovani
07/08/2003, 21:27
Mas pretendo mudar isso no módulo da injeção eletrônica, reprogramando o chip, e se mesmo assim não funcionar uma turbina vai bem a 2000rpm. Ou em ultimo caso colocar 2 carburadores de corpo duplo, que eu já vi instalado neste motor e vai muito bem. Paguei 2000,00...

:D Fala Thiago!

:D Ó eu descendo lenha... Bão, 2 paus pelo motor, mais turbina, chip, talvez 2 :shock: carburadores... :roll:
:D Com essas latinhas eu ponho 2 motores GM 4.1 MPFi... E te chamo pra trilha!!! :lol: :lol:
[]'s

Thiago Rodeghel
07/08/2003, 22:43
:D Fala Thiago!

:D Ó eu descendo lenha... Bão, 2 paus pelo motor, mais turbina, chip, talvez 2 :shock: carburadores... :roll:
:D Com essas latinhas eu ponho 2 motores GM 4.1 MPFi... E te chamo pra trilha!!! :lol: :lol:
[]'s


Blz

Me parece que vc já teve um AP 2.0. Bom vc deve me dizer então melhor como ficou, paguei este preço porque o motor tava zero na caixa, outros motores quando fui em desmanches pediam na média 1200 a 1500 no AP,
não queria 6cilindros, muito beberão,mas tem quem goste. Então no desmanche nem saberia como estaria o motor. Então este apareceu e peguei. Só farei estas modificações se o motor depois de instalado ainda não render o suficiente. Além do motor veio na caixa ainda os coxins, mangueiras da direção hidráulica, bomba, catalizador, silencioso com a ponteira oval tudo em inox, mais 2 correias dentadas do motor novas, 2 pistões com bielas e anéis e mais um monte de miudezas. Tudo novo por isso não achei um investimento alto e para mim tenho facilidade de achar peças direto alguns fornecedores. :lol:

walter.andreis
08/08/2003, 01:57
Thiago,
Só to dizendo o que acho... blz??? :roll:
Seguinte:
Vc pagou 2000 reais no motor, com tudo que falou e tal... pra você deixar ele "nervoso", e colocar todos aqueles ítens que vc citou (chip, turbina, corpo duplo, etc) já vão mais NO MÍNIMO R$2500,00
Somando então seriam R$4500,00 investidos apenas em MOTOR...
Ok... agora no caso de um 6 bocas 4.1MPFI (comprei 1 com 30.000Km)
Paguei +/- R$2000,00 também... já veio com bomba de DH, Alternador 140A, chicote, módulo, arranque, 2 silenciosos, todos os sensores, passado pra alcool, etc, ou seja, completo...
E no meu caso, eu já estou com uns 160cv e mais de 32Kgf á 2500RPM, sem gastar mais nem um cent´s... :wink:
Só com a diferença de preços, já dá pra rodar uns 7000Km de combustível com o CJ...
Aí então para-se para pensar na durabilidade de um 6cc original, e em um AP fuçado..... sem contar o problema da correia dentada... :shock: :shock:

Hehehehe... não liga não, é que sou gamado por motores grandes mesmo, como diz aquela máxima:
Nada substitui a eficiência volumétrica!.... :twisted:

Mas já se a sua intenção com o CJ é correr INDOOR, aí a figura muda de história... INDOOR exige peso menor, a potência pode aparecer em alta mesmo (já que não se tira o pé do fundo), o torque não é MUUUITO importante neste caso, e preparar um AP é mais $fácil$ que preparar um 6 bocas, além das peças de reposição serem mais em conta (isso conta muito no INDOOR)..
Vale a pena também, se você não for usar ele para trilha muito pesadas, e for usar no dia a dia... mas neste caso não precisa mecher no motor, e nem comprar um motor 0Km... :D :D :D :D

*Por aqui, acha-se AP2.0 de 600 a 800 Lt$, de carros desmanchh... quer dizer, de carros 2001 / 2002.... :roll: :P

[]´s

Américo
08/08/2003, 12:21
Grande Walter, já que você defende tanto o 6cc :lol: :lol: , me diz aí em linhas gerais, qual a alteraçao na parede de corta fogo e suporte do coxim do CJ-5 para receber o 6cc. É muito trabalhoso, passa pra min mais ou menos as modificações necessárias no cofre do motor. :oops: :oops:
Valeu!!!
Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

walter.andreis
08/08/2003, 13:03
Grande Walter, já que você defende tanto o 6cc :lol: :lol: , me diz aí em linhas gerais, qual a alteraçao na parede de corta fogo e suporte do coxim do CJ-5 para receber o 6cc. É muito trabalhoso, passa pra min mais ou menos as modificações necessárias no cofre do motor. :oops: :oops:
Valeu!!!
Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Fala Américo,
Para a adaptação no CJ5, o Giovani pode te dizer melhor, já que o meu é um CJ3, e é bem menorzinho... :D
Mas no meu caso, troquei os suportes / coxins do motor, pelos da F4000, e precisei fazer um "capuzinho" que entra pra dentro d CJ em uns 8Cm +/-... No CJ5 as vezes nem é preciso fazer este capu, mas se for preciso, uns 5Cm devem ser mais que o suficiente...

[]´s

EduardoLang
08/08/2003, 14:08
Prezado Gustavo,


Este não é o melhor local para isso, mas se vc puder, vc poderia me envia o passo a passo de como instalar a direção do opala no cj???

Estou no aguardo. Se eu não me engano, vc estava em férias e não podia me mandar naquela época. Agora seria possível ? ? ?

Giovani
08/08/2003, 22:17
Me parece que vc já teve um AP 2.0. Bom vc deve me dizer então melhor como ficou...

:D Grande Thiago!

:D Pois é, já tive o AP 2.0 no meu Jeep. Na city beleza, mas na trilha... :roll:
:D Bom, vamos ao que interessa. Usando esse motor vc deve: ter relação de diferencial 8/43, pneus de no máximo 31", se usar câmbio Clark ótimo, senão use o câmbio Willys que tem eixo piloto de 16 dentes. Tudo isso serve para reduzir o giro do motor, convertendo em força para as arrancadas, ponto fraco do AP. :wink: Mesmo com tudo isso, vc chega fácil nos 110 / 120Km/h... :wink:
:D Como eu tinha relação 9/44, pneus 750x16 Frontiera (33"), e apenas o câmbio com piloto 16 dentes, ele ficava "brocha" nas arrancadas. Para ter uma idéia de que como o conjunto fica longo, em pequenas inclinações, com motor desligado e câmbio engrenado em 1ª marcha, ele não segurava... Simplesmente girava o motor e descia a ladeira... :wink: E o motor era zerado, sem problema nenhum!!! :wink:
[]'s

Giovani
08/08/2003, 22:23
Fala Américo,
Para a adaptação no CJ5, o Giovani pode te dizer melhor...

:D Salve Galera!

:D É a mesma coisa. É preciso cortar a parede de fogo e fazer um "caixão", uns 8cm pra dentro do Jeep. Já o suporte do motor, é preciso soldar no chassi uma nova base para os coxins, mas nada demais, apenas faça o serviço com profissionais, que já tenham feito isso antes... :wink:
[]'s

walter.andreis
08/08/2003, 22:40
Prezado Gustavo,


Este não é o melhor local para isso, mas se vc puder, vc poderia me envia o passo a passo de como instalar a direção do opala no cj???

Estou no aguardo. Se eu não me engano, vc estava em férias e não podia me mandar naquela época. Agora seria possível ? ? ?

Eduardo,
Não era eu que fiquei de passar o step-by-step ? Vc deve ter trocado o nome na mensagem.. :oops: :D :D :D :D
Vc vai achar que é sacanagem, mas bem hoje (sexta) vim pra guaira passar o findisemana do dia dos pais, com o meu velho... :P
Hehehehe... se eu tivesse lido a mensagem hoje de manhã, eu estava lah ainda...
Mas soh pra dar uma adiantada... se não me engano quem passou todas as fotos deste processo foi o monge... no CJ dele, se não me engano...
Vou ver se tiro mais alguma fotos do meu amanhã, e mando junto pra vc depois....

[]'s

Pedro Bachir
08/08/2003, 23:49
No meu CJ5 estou colocando um AP 2000 16v, do Gol GTI 16v.São apenas 145cv :twisted: , e um cambio clark 2215A. Muito parecido com o um 6 cilindros, me corrijam se estiver errado. O AP 2000 M.I 8v tem 112cv.

Fala Thiago,
São 145cv, e quanto de Torque? O torque máximo aparece em quantas rotações? Quanto pagou no motor?


O torque é de 18/4000 rpm. O giro é alto mesmo, como todo AP, era um carro de alta performace. Mas pretendo mudar isso no módulo da injeção eletrônica, reprogramando o chip, e se mesmo assim não funcionar uma turbina vai bem a 2000rpm. Ou em ultimo caso colocar 2 carburadores de corpo duplo, que eu já vi instalado neste motor e vai muito bem. Paguei 2000,00 , mas o motor é zero km, nunca rodou tava na caixa até uns dias atrás. É claro que nem compara com um 6 bocas como já disse antes mas tbm me preocupei com consumo e peso. Já tive uma Blazer V6 e vendi por causa do consumo, chegava no posto dava até medo de olhar o preço da gas.
Blz....

Puts, vc com 2 carburadores de corpo duplo e chip de injeção reprogramado tem coragem de falar que que um 6 cil. bebe muito!!!!! :shock:

e esse motorzinho ta ruim de torque em!!! E olha a rotação!!!!

Cada um com sua opinião
Gosto não se discute :roll:

flw

Thiago Rodeghel
09/08/2003, 10:16
Puts, vc com 2 carburadores de corpo duplo e chip de injeção reprogramado tem coragem de falar que que um 6 cil. bebe muito!!!!! :shock:

e esse motorzinho ta ruim de torque em!!! E olha a rotação!!!!

Cada um com sua opinião
Gosto não se discute :roll:

flw

Com certeza gosto não se discute, mas já tive um outro carro V6 e vendi por causa do consumo e olha que ele era automático. Não disse que um AP 2.0 é melhor que um 6bocas, mas acho que ele não fica muito atrás. Na hora que fui comprar este motor pensei, vou usar muito ele também na cidade e não vou fazer trilhas direto. Também vou usar um Clark 5m para ver se melhora um pouco em baixa rotação. Só farei estas modificações no motor se CASO o motor ainda não puxar bem. E outra também é que a carburação só removendo a sua injeção eletrônica para poder instalar.

Jeep cada um tem o seu. Cada um deve fazer o melhor para ele.
BLZ. :D
Tá tudo resolvido.

Thiago Rodeghel
09/08/2003, 10:30
:D Grande Thiago!

:D Pois é, já tive o AP 2.0 no meu Jeep. Na city beleza, mas na trilha... :roll:
:D Bom, vamos ao que interessa. Usando esse motor vc deve: ter relação de diferencial 8/43, pneus de no máximo 31", se usar câmbio Clark ótimo, senão use o câmbio Willys que tem eixo piloto de 16 dentes. Tudo isso serve para reduzir o giro do motor, convertendo em força para as arrancadas, ponto fraco do AP. :wink: Mesmo com tudo isso, vc chega fácil nos 110 / 120Km/h... :wink:
:D Como eu tinha relação 9/44, pneus 750x16 Frontiera (33"), e apenas o câmbio com piloto 16 dentes, ele ficava "brocha" nas arrancadas. Para ter uma idéia de que como o conjunto fica longo, em pequenas inclinações, com motor desligado e câmbio engrenado em 1ª marcha, ele não segurava... Simplesmente girava o motor e descia a ladeira... :wink: E o motor era zerado, sem problema nenhum!!! :wink:
[]'s

Fala aí Giovani
:D

A galera fica descendo a lenha no meu motor, ainda pensam que eu disse que um AP 2.0 é melhor que um GM 4.1 ou qualquer outro 6c. Acho que o universo off-road tá aí para nós criarmos novas idéias de adaptações. Se por acaso o meu AP 2.0 16v não ficar bom, realmente não vou pensar de novo, colocarei um 4.1 ou um a diesel. :lol: Bom blz, agora tá tudo explicado vamos ao que interessa, o cambio que vou usar é um Clark 2215A da C20, agora quanto a relação eu devo utilizar a do meu Jeep 1957 não sei qual a relação mas ainda deve ser a original, ou uma mais longa. Já comprei kits da deep tec para montar o power train. E quanto a direção hidráulica uma caixa do Santana é ideal ou não. Eu uso pneus 31, tava pesando em colocar 33, mas vc deu outra opnião me explique melhor.

Blz valeu :D :D

Epiro
09/08/2003, 23:37
Pessoal,

Não esqueçam da Correia Dentada... :(
Aquilo quando estoura, o preço da brincadeira dá pra quase um motor novo... :? :(
Não sou fanático por motor, mas ainda prefiro as boas engrenagens. :lol:

[]s

Peguei o bonde andando, mas tenho que perguntar: por quê o conserto desta correia é tão caro assim ?

Grato a todos.

Epiro
10/08/2003, 00:25
Existe AP 2.0 carburado ? Parece que o do Giovani era assim, se não me engano. Pergunto por que tinha informação de que todos os 2.0 já eram injetados e agora fiquei na dúvida.

Grato a todos.

Giovani
10/08/2003, 00:32
...agora quanto a relação eu devo utilizar a do meu Jeep 1957 não sei qual a relação mas ainda deve ser a original, ou uma mais longa. ... E quanto a direção hidráulica uma caixa do Santana é ideal ou não. Eu uso pneus 31, tava pesando em colocar 33, mas vc deu outra opnião me explique melhor.

:D Grande Thiago!

:D Se for a relação original, é a 8/43. Se não for, num desmanche vc consegue trocar fácil a 9/44 pela 8/43. A procura pela mais longa é maior.
:D Uso e recomendo a direção hidráulica do Santana. Use o botão de pesquisa e procure pelo site, já rolou muita conversa sobre ela. :wink:
:D Pois é... Com pneus 33", quando vc arrancar, parece que está em 2ª marcha, entende? Fica muito fraco... Não entenda mal, desço a lenha no AP porque já tive um e sei como é. Vc precisa adequar todo o conjunto para que se possa tirar o melhor proveito desse motor. E ainda assim não é tudo aquilo... Por isso há controvérsias. Alguns acertam sem querer, outros se dão mal, como eu. Entre trocar relação, pneus e câmbio, prefiri trocar o motor...
Com toda certeza vc vai gostar do comportamento do Jeep, ele fica muito esperto! Anda bem, retoma velocidade rapidamente, etc... Na trilha, vc consegue andar rápido com ele, e dependendo do obstáculo, uma rampa por exemplo, onde vc precisa de embalo, ele vai melhor que qualquer outro. O bicho pega na hora da FORÇA! Se vc precisa usar reduzida, andar na lenta, ou puxar outro companheiro... Queima embreagem, patina muito fácil e não tem força suficiente... Passei vergonha :oops: na hora de rebocar os companheiros. Eu fazia o diabo e não tirava outro do enrosco. Vinha um BF-161 "abrindo o bico", fumaceando, e tirava o cara... :x
:D Futuramente ainda pretendo ter um Jeep com esse motor, mas vai ser tudo de acordo: motorzinho, pneuzinho, jipinho (CJ-2), zero de acessórios, só gaiola, banco de fibra e cinto 4 pontas. Só pra zueira... :D

Thiago Rodeghel
10/08/2003, 00:40
Existe AP 2.0 carburado ? Parece que o do Giovani era assim, se não me engano. Pergunto por que tinha informação de que todos os 2.0 já eram injetados e agora fiquei na dúvida.

Grato a todos.

:lol: Existe sim, o antigo Santana quadrado era carburado. Se eu não me engano apenas em 88/89 apareceu o primeiro carro nacional com motor com injeção eletrônica que era o Gol GTI 2.0. A VW ainda fabricou motores com carburadores ainda depois disso acho que foi até 93/94 algo assim. Esses motores equipavam a maioria dos Top de linha, eram os GLS, CD, SPORT entre outros.

BLZ :D :D

Giovani
10/08/2003, 00:51
Parece que o do Giovani era assim, se não me engano.

:D Grande Everton!

:D É, o meu era carburado. Não sei dizer que ano era, pois foi "montado": bloco novo e peças de outro motor. :wink:


Aquilo quando estoura, o preço da brincadeira dá pra quase um motor novo...

:shock: Não sei que mecânico te assaltou, mas não gasto nem 30,00 de mão de obra... E a correia, deve custar outros 30,00... :P
[]'s

Thiago Rodeghel
10/08/2003, 00:58
:D Grande Thiago!

:D Se for a relação original, é a 8/43. Se não for, num desmanche vc consegue trocar fácil a 9/44 pela 8/43. A procura pela mais longa é maior.
:D Uso e recomendo a direção hidráulica do Santana. Use o botão de pesquisa e procure pelo site, já rolou muita conversa sobre ela. :wink:
:D Pois é... Com pneus 33", quando vc arrancar, parece que está em 2ª marcha, entende? Fica muito fraco... Não entenda mal, desço a lenha no AP porque já tive um e sei como é. Vc precisa adequar todo o conjunto para que se possa tirar o melhor proveito desse motor. E ainda assim não é tudo aquilo... Por isso há controvérsias. Alguns acertam sem querer, outros se dão mal, como eu. Entre trocar relação, pneus e câmbio, prefiri trocar o motor...
Com toda certeza vc vai gostar do comportamento do Jeep, ele fica muito esperto! Anda bem, retoma velocidade rapidamente, etc... Na trilha, vc consegue andar rápido com ele, e dependendo do obstáculo, uma rampa por exemplo, onde vc precisa de embalo, ele vai melhor que qualquer outro. O bicho pega na hora da FORÇA! Se vc precisa usar reduzida, andar na lenta, ou puxar outro companheiro... Queima embreagem, patina muito fácil e não tem força suficiente... Passei vergonha :oops: na hora de rebocar os companheiros. Eu fazia o diabo e não tirava outro do enrosco. Vinha um BF-161 "abrindo o bico", fumaceando, e tirava o cara... :x
:D Futuramente ainda pretendo ter um Jeep com esse motor, mas vai ser tudo de acordo: motorzinho, pneuzinho, jipinho (CJ-2), zero de acessórios, só gaiola, banco de fibra e cinto 4 pontas. Só pra zueira... :D


Valeu Giovani :D

Tenho outra dúvida, vou precisar reforçar o chassis ou a suspenção para colocar este motor, me disseram que não, mas vc sabe sempre é bom ouvir a opnião de outros jipeiros. Na seção de album vc pode ver pq escolhi este motor, é um CJ5 1957, vc vai ver o hurricane 4c e a distancia maior da grade dianteira até o radiador é bem maior que a do BF161. Foi outro motivo para não ter de cortar este espaço. Falando nisso o radiador tava pensando em colocar do Passat 1.8 ou vc me recomenda outro.

Blz falou :D :D

Giovani
10/08/2003, 01:05
Tenho outra dúvida, vou precisar reforçar o chassis ou a suspenção para colocar este motor, me disseram que não, mas vc sabe sempre é bom ouvir a opnião de outros jipeiros.
Falando nisso o radiador tava pensando em colocar do Passat 1.8 ou vc me recomenda outro.

:D Grande Thiago!

:D Não precisa nada! Pode até tirar molas dos feixes, pois o motor é bem mais leve! :wink:
:D Pode usar esse. Um amigo meu pôs o do Palio, que vem com reservatório embutido. Também é uma boa opção. :wink:
[]'s

walter.andreis
10/08/2003, 02:53
Pessoal,

Não esqueçam da Correia Dentada... :(
Aquilo quando estoura, o preço da brincadeira dá pra quase um motor novo... :? :(
Não sou fanático por motor, mas ainda prefiro as boas engrenagens. :lol:

[]s

Peguei o bonde andando, mas tenho que perguntar: por quê o conserto desta correia é tão caro assim ?

Grato a todos.

Epiro / Giovani,
O Marcelo deve ter se referido, a quando a correia do motor estoura, quando ele está em funcionamento....
Como esta correia é do "Comando de Válvulas", na ruptura dela pode acontecer (quase sempre acontece) de uma ou outra válvula ficar aberta, e o pistão subir com tudo, fazendo AKELE regaço no motor todo... Aí então a brincadeira sai CAAAAARO mesmo!!!

[]'s

Giovani
10/08/2003, 04:15
Epiro / Giovani,
O Marcelo deve ter se referido, a quando a correia do motor estoura, quando ele está em funcionamento....
Como esta correia é do "Comando de Válvulas", na ruptura dela pode acontecer (quase sempre acontece) de uma ou outra válvula ficar aberta, e o pistão subir com tudo, fazendo AKELE regaço no motor todo... Aí então a brincadeira sai CAAAAARO mesmo!!!

:D Grande Walter!

:D Já arrebentei uma, no motor 4 cil. OHC, que veio original no meu Jeep. Estava na estrada, voltando da trilha, à uns 80 Km/h. Simplesmente apagou o motor. Voltei no cambão e no outro dia foi só pôr uma nova. Não aconteceu nada... :shock: Mas faz sentido... :wink:


[Com certeza gosto não se discute, mas já tive um outro carro V6 e vendi por causa do consumo e olha que ele era automático.

:D Até onde sei, os veículos com câmbio automático são mais gastadores que os de câmbio manual... :wink:
[]'s

Epiro
10/08/2003, 10:22
O Walter matou a charada da correira dentada. :wink:

Abraços a todos.

Thiago Rodeghel
10/08/2003, 12:29
[Com certeza gosto não se discute, mas já tive um outro carro V6 e vendi por causa do consumo e olha que ele era automático.

:D Até onde sei, os veículos com câmbio automático são mais gastadores que os de câmbio manual... :wink:
[]'s

Fala aí Giovani

Acho que uma das únicas vantagens do cambio manual para o automático é na hora das ultrapassagens, o manual tem uma saida melhor. isso eu posso dizer com certeza. Mas os cambios automáticos, no meu caso era hidramático com a alavanca no volante estilo americano mas é a mesma coisa, são preparados para economiaxdesempenho. Mas isso é outro assunto.

Belê. :D :D

Marcelo
10/08/2003, 18:13
Pessoal,

Não esqueçam da Correia Dentada... :(
Aquilo quando estoura, o preço da brincadeira dá pra quase um motor novo... :? :(
Não sou fanático por motor, mas ainda prefiro as boas engrenagens. :lol:

[]s

Peguei o bonde andando, mas tenho que perguntar: por quê o conserto desta correia é tão caro assim ?

Grato a todos.

Epiro / Giovani,
O Marcelo deve ter se referido, a quando a correia do motor estoura, quando ele está em funcionamento....
Como esta correia é do "Comando de Válvulas", na ruptura dela pode acontecer (quase sempre acontece) de uma ou outra válvula ficar aberta, e o pistão subir com tudo, fazendo AKELE regaço no motor todo... Aí então a brincadeira sai CAAAAARO mesmo!!!

[]'s

Acertou na mosca Walter. :wink:
Já aconteceu comigo, de estourar a correia dentada e não acontecer nada (ufa! :o ) como também já vi, pistões completamente furados pelas válvuas, que bateram no pistão, quebrou a haste, virou, e furou o pistão igualzinho uma furadeira. :shock: :x :cry: Dai já viu né, um cabeçote empenado, motor pra retífica, conjunto de pistões, válvulas, etc etc etc... As latinhas não são poucas. :cry: :cry:

[s]

walter.andreis
10/08/2003, 19:36
:D Grande Walter!

:D Já arrebentei uma, no motor 4 cil. OHC, que veio original no meu Jeep. Estava na estrada, voltando da trilha, à uns 80 Km/h. Simplesmente apagou o motor. Voltei no cambão e no outro dia foi só pôr uma nova. Não aconteceu nada... :shock: Mas faz sentido... :wink:


Já aconteceu comigo, de estourar a correia dentada e não acontecer nada (ufa! ) como também já vi, pistões completamente furados pelas válvuas, que bateram no pistão, quebrou a haste, virou, e furou o pistão igualzinho uma furadeira. Dai já viu né, um cabeçote empenado, motor pra retífica, conjunto de pistões, válvulas, etc etc etc... As latinhas não são poucas.

Cabras de sorte!!!! :P
Pode ter acontecido duas coisas...
1º -> Existe 1 série de motores, se não me engano VW, que as válvulas mesmo quando abertas nunca chegam a encostar na cabeça do pistão...
2º -> Este muito raramente, mas PODE acontecer, é o pistão acabar "empurrando" a válvula para cima novamente, fechando-a e não chega a quebra-la, evitando assim maiores problemas... mas este caso deve ocorrer em 1 a cada 100, ou 1000... :shock: :(



:D Até onde sei, os veículos com câmbio automático são mais gastadores que os de câmbio manual... :wink:
[]'s

Éééhhh... eu também sempre achei isto... aliás, não sõ achei, meu pai já teve 2 omegas com o mesmo motor, 1 manuÉl :D e 1 hidramático...
O hidramático era sensivelmente mais beberrão que o manual (que não gastava pouco também :( ...)

[]´s

Thiago Rodeghel
05/10/2003, 20:39
E aí Galera :D

Quem foi no Festival pode ver os APs em ação... :D

Tinha uns CJs, Nivas e gaiolas com APs, mexidos, q não estavam de brincadeira :shock: :twisted:

Tinha um CJ q tinha até um cilindro de NOS, quem assistiu Velozes e Furiosos sabe, só escutava de longe os "espirros" da turbina em ação :D

Bom espero q o meu AP aspirado dê conta do recado... Mas acho q vai ser um excelente custo-benefício PARA MIM, q vou usar para o dia-a-dia e trilhas :D

[s] turbinados

mattheus
06/10/2003, 17:38
E ai galera,

Foi como o Thiago falou, e quem esteve lá pode ver :!: :!:

Aquelas máquinas eram realmente fantásticas, porém muito diferentes do nosso meio.

São veículos que jamais poderemos pensar em aplicar suas mecânicas em nossos jipes, pois como vi são praticamente "descartáveis", de tanta modificação que sofreram.

Estive conversando como pessoal das equipes, que por sinal são bacanas, com direito até de beliscar o churrascão que tava rolando, e me falaram que normalmente a duração desses veículos não passa de 2 provas, e que todos eles trazem em suas bagagens 2 ou mais motores de estepe.

Gambiarras a parte, fiquei satisfeito com o evento, pessoal bacana, muita muita coisa para incrementar a viatura (fiquei louco pra comprar, pis os preços estavam bons), muita mulher (não levei a minha), sol rachando o coco, e, é claro, o show das jiperas invocadas.

Queria ter ficado os tres dias, mas não deu.

O pessoal que organizou esse evento tá de parabéns, espero que seja utilizado com mais frequencia o parque.

[]´s


Mattheus

06/10/2003, 19:22
:D Grande Walter!

:D Já arrebentei uma, no motor 4 cil. OHC, que veio original no meu Jeep. Estava na estrada, voltando da trilha, à uns 80 Km/h. Simplesmente apagou o motor. Voltei no cambão e no outro dia foi só pôr uma nova. Não aconteceu nada... :shock: Mas faz sentido... :wink:


Já aconteceu comigo, de estourar a correia dentada e não acontecer nada (ufa! ) como também já vi, pistões completamente furados pelas válvuas, que bateram no pistão, quebrou a haste, virou, e furou o pistão igualzinho uma furadeira. Dai já viu né, um cabeçote empenado, motor pra retífica, conjunto de pistões, válvulas, etc etc etc... As latinhas não são poucas.

Cabras de sorte!!!! :P
Pode ter acontecido duas coisas...
1º -> Existe 1 série de motores, se não me engano VW, que as válvulas mesmo quando abertas nunca chegam a encostar na cabeça do pistão...
2º -> Este muito raramente, mas PODE acontecer, é o pistão acabar "empurrando" a válvula para cima novamente, fechando-a e não chega a quebra-la, evitando assim maiores problemas... mas este caso deve ocorrer em 1 a cada 100, ou 1000... :shock: :(



:D Até onde sei, os veículos com câmbio automático são mais gastadores que os de câmbio manual... :wink:
[]'s

Éééhhh... eu também sempre achei isto... aliás, não sõ achei, meu pai já teve 2 omegas com o mesmo motor, 1 manuÉl :D e 1 hidramático...
O hidramático era sensivelmente mais beberrão que o manual (que não gastava pouco também :( ...)

[]´s

Olha eu metendo o bedelho onde não fui chamado. O carro automático gasta mais que carro manual sim, qualquer que seja o câmbio automático.

Ele gasta mais devido ao conversor de torque, presente em todos os cambios automáticos, que é um mecanismo que transmite a força (torque) por meio hidráulico (por isso o fluido do cambio automático) e não mecânico como nos cambios mecânicos. Esse conversor de torque só existe pq não há uma embreagem e nem ponto morto em veículos automáticos, fazendo que na marcha lenta (quando voce ta parado num sinal, por exemplo), o motor continue rodando, mas nao passe as rotações para o câmbio (o que faria voce sair andando por ai).

Ainda mais info, alguns carros sairam com um bloqueio desse conversor de torque, que após X km/h esse conversor pararia de funcionar, sem perder rendimento e gastar mais. Acho que era em carros esportivos. Hoje não sei se ainda existe esse bloqueio, mas se existir, o consumo so será igual a partir de X km/l, estimo que X > 60.

[]s mecânicos e esticando as marchas

Giovani
06/10/2003, 20:29
Quem foi no Festival pode ver os APs em ação... :D

Tinha uns CJs, Nivas e gaiolas com APs, mexidos, q não estavam de brincadeira :shock: :twisted:


:D Grande Thiago!!!

:D Não estive lá, mas me deixe adivinhar: foi na pista de indoor!!!! :lol: :lol:
:D Vc viu algum desses numa trilha???? :P
[]'s

Thiago Rodeghel
07/10/2003, 17:49
Quem foi no Festival pode ver os APs em ação... :D

Tinha uns CJs, Nivas e gaiolas com APs, mexidos, q não estavam de brincadeira :shock: :twisted:


:D Grande Thiago!!!

:D Não estive lá, mas me deixe adivinhar: foi na pista de indoor!!!! :lol: :lol:
:D Vc viu algum desses numa trilha???? :P
[]'s

Fala aí Giovani :lol:

Foi no Indoor mesmo :D , tava fácil de saber, acho q vc deve ter ido na Fenajeep :roll: :wink: alguma vez, não é mesmo :?:

Na trilha já vi Nivas e Jeeps, mas não eram mexidos, não tiveram trabalho em subidas, e apenas o niva dava um pouco mais de trabalho por ser mais baixo :roll: Já os CJ tavam com pneus 33 e 35...

Os Jeeps até q respondiam muito bem por serem 4c, estavam muito espertos :D , foi por isso q escolhi o AP :D

Falou :D

(Não vamos comparar 4c com 6c dessa vez :roll: :lol: )

Giovani
09/10/2003, 21:17
Foi no Indoor mesmo :D , tava fácil de saber, acho q vc deve ter ido na Fenajeep :roll: :wink: alguma vez, não é mesmo :?:
(Não vamos comparar 4c com 6c dessa vez :roll: :lol: )

:D Grande Thiago!!!

:D Não, sem comparações... Até porque não tem mesmo... :lol: :lol:
:D Esses caras correm em todos as pistas que podem, assim "faturam" 500 aqui, 1.000 ali, 200 lá... Já correram por aqui, por isso conheço essa "trupe" das pistas. Não faço a menor força pra ir olhar essas corridas... :P :P
[]'s

Thiago Rodeghel
10/10/2003, 13:47
(Não vamos comparar 4c com 6c dessa vez :roll: :lol: )

:D Grande Thiago!!!

:D Não, sem comparações... Até porque não tem mesmo... :lol: :lol:
[]'s

Fala aí Giovani :D

Quis dizer, sem comparar, pq senão iríamos fazer a "HISTÓRIA SEM-FIM 8 - A RESURREIÇÃO - " :roll: :lol: :lol: Vc me entendeu :wink:

Para vc é até pertinho, conhece tudo de novo q a galera tá usando nos CJs :D

proença
03/01/2004, 10:43
Primeiramente quero dizer que tô chegando agora....e achei muito bom este fórum....tem tudo que o jipeiro precisa pra cuidar da sua viatura...
Aproveitando que tô ainda aprendendo a lidar com a postagem, vou aproveitar pra contar da adaptação que fiz no meu jipe...
Depois de penar um tempão com o motor original, decidi troca-lo...todos me recomendavam colocar motor GM 4 cilindros...mas queria colocar algo mais moderno e decidi pelo AP...o preço de ambos era semelhante...
Na época não havia o kit da deep tec....e a coisa foi na raça mesmo...
Do grupo de jipeiros que faço parte (www.jipeirosderegistro.blogger.com.br), apenas eu usava AP e a desconfiança foi geral...
Com o passar do tempo, o desempenho, a economia e facilidade de manutenção foram sendo comprovados...
E hoje já temos mais 2 jipes com motor AP....um com kit deep tec e câmbio da C20, que tá um avião e outro com com câmbio original que tá andando muito bem...

[]'s

Thiago Rodeghel
03/01/2004, 11:19
Fala aí Proença :D

Seja Bem Vindo ao Fórum :D

É bom saber sobre suas adaptações, principalmente quando não havia kits :roll: :shock: , eu tbm tô montando o meu com AP 2.0 16v, e câmbio Clark 5m da C20, já tinha comprado a flange Deep Tec e, hoje mesmo, comprei a Caixa Seca deles 8) :lol: ... só alegria :P

Se tiver fotos da adaptação, coloca aí nesse mesmo tópico, ou cria seu próprio Álbum ou coloca do Álbum Geral na parte de adaptações:wink:

[s]

proença
03/01/2004, 15:32
vamos ver se aparece a foto do meu jipe aí do lado...novato é fogo...
vou tirar umas fotos da adaptação e mandar pro pessoal...
na verdade a coisa é bem simples...necessário comprar ou mandar fazer a flange e colocá-la entre o câmbio e a capa seca do motor AP...
as engrenagens do câmbio VW são retiradas e o eixo piloto é soldado...
o principal temor que tive era quanto à embreagem...mas por incrível que pareça o maior problema não foi esse....a embreagem ficou jóia e bem leve...mas não adiante usar embreagem usada ou recondicionada...não aguenta...
dá pra usar o radiador original, bastando acoplar uma ventoinha ou o radiador do motor AP...
e a maior "mancada" minha foi que não atentei para o fato que o motor original era injetado, mas usei carburador...
acontece que nos motores injetados o distribuidor não tem avanço...e até descobrir isso foi um trabalho enorme...ninguém conseguia acertar o ponto e o pessoal do BF e GM 4 cilindros tavam quase me matando...
chegaram a fazer até reunião e procurar um motor BF pra eu comprar...
mas insisti no AP e hoje a viatura está ótima...
vantagem de usar a flange é o custo...com motor e tudo, gastei uns 1200 já o kit deep tec é bem carinho...

[] 's

leopoldo
03/01/2004, 18:11
Oia eu aqui defendendo o bicho!!!!!!

Não conheço câmbio melhor que o automático, porque????

Porque no meu caso é o casamento ideal para o meu motor....o V8, e embora poucos saibam, motor do CJ - 4 cilindros OHC pode ser equipado com o mesmo câmbio, o C4 que ia no Landau, é só trocar a caixa seca , o conversor e o volante do motor. O duro é achar num desmanche; ía no ford Maverick sei lá que ano. A pouco tempo atras ví um num desmanche lá em sampa.

Mas voltando às boas características do automático, não tem pedal, cabo, flexível, rolamento de embreagem, platô, disco de fricção,....nada dessas coisas para detonar. O automático, quando bem utilizado ajuda a não dar sobrecargas na transferência, cruzetas e sem-eixos e possue 2 freios embutidos, o PARK, para ser acionado quando parado e uma roda livre que impede o CJ de voltar para trás numa ladeira, quando o motor está funcionando e engatado em qualquer marcha á frente.

Uma outra característica do automático é que no conversor de torque existe uma multiplicação na arrancada que deixa o manual bem, bem para trás, só que requer novas técnicas de direção.

E você pode até melhorar a vedação da caixa sêca e evitar que o motor engula lama pelo mancal traseiro do motor como é de costume no OHC
E
é verdade que os automáticos modernos possuem o sistema Lock-up para diminuir o consumo nas velocidades maiores.

Também é verdade que o automático consome mais que o manual devido ao escorregamento hidráulico entre estatora e turbina do conversor, quando em menores velocidades ou nos conversores sem o lock-up.

Na minha opinião, o único inconveniente do automático é a impossibilidade de fazer o CJ pegar no tranco.

E tem uma parte logística nessa história também:

Enquanto todos trocam de marcha sem parar, eu fico com a mão livre para passear em locais mais interesantes da minha passageira, hehehe.

Thiago Rodeghel
03/01/2004, 18:37
na verdade a coisa é bem simples...necessário comprar ou mandar fazer a flange e colocá-la entre o câmbio e a capa seca do motor AP...
as engrenagens do câmbio VW são retiradas e o eixo piloto é soldado...
vantagem de usar a flange é o custo...com motor e tudo, gastei uns 1200 já o kit deep tec é bem carinho...

[] 's

Fala aí Proença :D

Mas se vc usou os kits da deep tec :D , não entendi pq trocar o eixo piloto do câmbio :roll: :?: Eles mesmos dizem q não precisa nem trocar o eixo piloto do Clark 4m ou 5m :shock: A não ser q o seu câmbio Clark é da Ford F1000 :shock: aí sim eles falam q precisaria da troca do eixo piloto :? Mas se for Clark GM da C20 não precisa, isso tudo segundo a Deep Tec :)

[s]Ainda em dúvida

Giovani
03/01/2004, 19:39
Oia eu aqui defendendo o bicho!!!!!!

Não conheço câmbio melhor que o automático, porque????

Porque no meu caso é o casamento ideal para o meu motor....o V8,
. O automático, quando bem utilizado ajuda a não dar sobrecargas na transferência, cruzetas e sem-eixos...

:D Grande Leopoldo!!!

:D Ah tá! No outro tópico vc diz que a cx. de transferência Willys agüenta um motor V8, mas não disse que era com câmbio automático! :roll: Esclarece pra gurizada, senão vai ter dúzias de cx. Willys estouradas por aí... :lol:
[]'s

Eduardo Chaves
04/01/2004, 13:46
Thiago,

O Proença confeccionou a flange, não utilizou o kit da DeepTec, e seu custo total ficou em L$ 1.200, o que utilizando o kit, teria ficado beem mais caro...

Pelo menos foi como entendi... :wink:

[]'s explicativos...

Giovani
04/01/2004, 14:03
Thiago,

O Proença confeccionou a flange, não utilizou o kit da DeepTec, e seu custo total ficou em L$ 1.200, o que utilizando o kit, teria ficado beem mais caro...

:D Salve Galera!!!

:D Bom, quando instalei o AP 2.0 no meu Jeep, foi fabricada a flange, emendado o eixo piloto, mão de obra da troca do piloto, mão de obra da instalação do motor, com novos suportes no chassi... Tudo junto custou R$ 250,00 !!!! :lol: :lol: :lol:
[]'s

proença
04/01/2004, 14:07
pois é...é isso mesmo....
quando adaptei o motor AP ainda não existia o kit da deep tec...
fiz daquele jeito que falei...comprei a flange de uma firma do RS por 80 e a coloquei entre a capa seca do AP e o câmbio 3 M do CJ....
mas tive que emendar os pilotos...um pedaço do AP e outro do jipe...
fiquei com um medão danado de quebrar, mas já peguei bastante estrada e trilhas e até agora não tive nenhum problema...
qualquer dúvida é só mandar...

[]'s

Eduardo Chaves
04/01/2004, 14:19
Giovani,

O total da adaptação do Proença ficou em L$ 1.200 incluindo o motor e toda a mão-de-obra... :wink:

Pelo que entendi... :roll: Diz aí Proença... :lol:

[]'s achando que entendi tudo errado... :oops:

Giovani
04/01/2004, 14:23
Giovani,

O total da adaptação do Proença ficou em L$ 1.200 incluindo o motor e toda a mão-de-obra... :wink:

Pelo que entendi... :roll: Diz aí Proença... :lol:

[]'s achando que entendi tudo errado... :oops:

:D Fala Eduardo!!!!

:D Ah bom!!! 8)
[]'s

Eduardo Chaves
04/01/2004, 14:31
Queria fazer uma pergunta que pode ser idiota... :oops:

O Câmbio automático pode ser instalado em motores diesel de baixa rotação como o meu Q20B4 ???

Se sim, qual seria ???

Se não, desculpem a minha total ignorância neste assunto... :roll:

[]'s esperando pedradas... :lol:

Thiago Rodeghel
04/01/2004, 20:28
Fala Galera :D

Minha viatura já tá parecendo obras do Maluf e do Pitta :shock: :P Já está estrapolado o orçamento :roll: ... se comparado com o de vcs :? E o motor ainda no chão :roll: , igualzinho obras de alguns políticos :shock: Paralizadas :oops: E falta coisa ainda :evil: Mas o q matou mesmo foi os kits da Deep Tec, muuuito caros :shock: acabei de comprar a caixa seca deles, mas é a qualidade q acabou pesando mais :D , não q dos outros sejam piores, mas pelo q pude ver foi o q mais me agradou... :lol:

Mas tô fazendo do meu jeito, sem pressa e tentando colocar tudo de melhor, talvez agora o próximo passo, são eixos flutuantes e bloqueio 100% :D

[s]sem Lt$$$ :P

proença
04/01/2004, 23:23
estreando a foto do CJ aí do lado...só falta ser promovido...mirim é dose....
vamos as contas...
motor AP 700
mecânico e solda 300
carburador 150
radiador, coxins e cabos 50
necessário observar que o motor veio "pelado", porém eu ganhei do meu pai o motor de arranque e o alternador...
no serviço do mecânico foi computado a colocação das pedaleiras e hidrovácuo do passat...
no começo o freio era fraquinho, mas coloquei o cilindro da kombi e ficou uma "porrada"...
imaginei que deveria ter alguma válvula pra colocar na traseira, mas só aqui fiquei sabendo disso...
a solução foi deixar todas as rodas ligadas no hidrovácuo, com encanamento independente pra cada uma...ficou muito bom...
agora ele está no estaleiro pra fazer a pintura e adaptar a pá e o machado na lateral pra ficar igual aos "42"...
também mudei o tanque e coloquei sob a carreceria...o bocal com a tampa peguei de uma brasília e adaptei na lateral...
também aproveitei e já coloquei um kit da SBD...comprei o básico e achei umas pinças da kombi baratinhas por aqui...
só falta o câmbio de 4 marchas da F-75 que já no esquema pra substituir o original...achei num depósito de papelão, veja só...
qualquer dúvida é só perguntar

[]'s

proença
04/01/2004, 23:33
faltou um detalhe....
os 80 da flange

[]'s esquecidos

Luis Assis
04/01/2004, 23:35
estreando a foto do CJ aí do lado...só falta ser promovido...mirim é dose....
[]'s

Participa mais do Fórum que voce vira Expert rapidinho... je je je :D :D


vamos as contas...
motor AP 700
mecânico e solda 300
carburador 150
radiador, coxins e cabos 50


Nao sei em outros lugares, mas para minha cidade, Ribeirão Preto, eu diria que voce fez milagres por suas latas... Ficou barato de mais tudo!! Quem me dera, gastar só isso para trocar o motor do meu jipe...
[]'s
Gustavo

proença
05/01/2004, 20:45
Bom frisar tb que quando instalei o motor AP ninguém fazia isso e o preço das peças e do próprio motor era menor que o atual...
Isso foi em agosto de 2002...explica-se...
Os demais que instalaram recentemente o motor AP já tiveram que pagar bem mais...acho que uns 1000/1.200...só o motor...
ok?
[]'s

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 15:43
E aí Galera :D

Agora vou poder mandar fotos :D dos kits q já comprei da Deep Tec 8)

Para instalação do motor AP 2.0 16v + câmbio Clark 2215A 5m 8) Ambos kits são da Deep Tec e são a caixa seca e a flange para adaptar na T-CASE Willys, notem q o negócio é bem feito :wink:

Mas tbm se quizer qualidade, tem de pagar :shock: as LT$$$

[s]naum comissionados

Thiago Rodeghel
07/02/2004, 16:27
Mais uma foto caixa seca Deep Tec 8) :lol:

[s]

Marcos ET
07/02/2004, 16:58
PessoALL,

Assumindo minha condição de mirim do fórum, queria saber se já foram postadas fotos da flange para colocar AP no CJ, naum tou afim de desembolsar $$ no kit da deep tec...

se a flange fica entre o motor e a capa seca (como já vi uma adaptação parecida em um Niva) ou se fica entre capa seca e câmbio, neste caso, qual capa seca (de qual carro) pode ser usada, as que servem no AP nao sao todas fundidas em uma única peça com o câmbio???

[]'s curiosos...

proença
07/02/2004, 23:30
Tô devendo as fotos da adaptação que fiz no meu CJ3B.
Mas vamos às dúvidas.
A flange fica entre a capa seca do motor AP e o câmbio do CJ.
A capa seca seca a ser utilizada é a do próprio motor AP, bem como a embreagem.
E não adianta usar embreagem recondicionada pq não aguenta.
A capa seca servirá apenas pra dar distância adequada.
Não vai ser necessário mudar o câmbio ou reduzida original do jipe.
Acho que fica mais em conta vc encomendar a flange no Zezo de Curtiba/PR, basta pegar tel na 4x4&Cia.
Um colega comprou recentemente e pagou cerca de L$100.
Se quiser encomendar pra um torneiro poderá demorar e dar trabalho durante os acertos.
A do Zezo é só colocar entre a capa seca do motor AP e o câmbio do jipe.
Sugiro tb manter o radiador original do jipe.
Adapte um cebolão e a ventoinha.
Fica melhor que usar o radiador original do AP.
[ ]´s

Marcos ET
08/02/2004, 11:24
Proença, agradeço pelas dicas, ligarei amanha mesmo, mas queria saber mais um detalhe: é que nos carros que vi, a capa seca é fundida junto com a carcaça do câmbio nao eh? (tem um tempo que vi) no VW Gol parece que é tudo uma peça só... nao vi (na época) como separar a capa seca do cambio, é no "serrote" mesmo? hehe

[]´APzados...

proença
08/02/2004, 16:32
A capa seca e o câmbio é uma única peça...vc pode arranjar um câmbio "baleado"., pois somente vai usar a carcaça, podendo retirar todas as engrenagens.
Tem uma firma chamada OFF ROAD, localizada no RS, que tb vende a flange e foi onde comprei.
Recentemente foi instalado um motor AP em um jipe de um colega e o serviço foi todo realizado por mecânico daqui e ficou muito bom, o cara pega estrada e tudo.
Acho que seria bom ligar pra pegar alguns macetes, como o tamanho do eixo piloto, embreagem, posição dos coxins, etc.
É importante pra vc poder saber certinho em que ponto devem ser cortados e emendados os 2 eixos pilotos: o do motor AP e o do jipe
Anote ai: 13-3821-0275, procure pelo PENINHA.
Eu ia tirar fotos da adaptação que fiz, mas não deu tempo.
Essa semana eu tiro e posto aqui.
Veja lá o que vc tem de dúvida me escreva que verei no que posso ajudá-lo.

[ ]´s

Thiago Rodeghel
08/02/2004, 16:44
Fala aí Marcos :D

É, realmente os kits Deep Tec, não é nenhuma barganha :shock: , são bem carinhos :? , tanto q juntei umas LT$$$ em agosto de 2003 para comprar a flange da reduzida e só comprei o kit Caixa Seca AP em Janeiro de 2004 :shock: , isso pq aí recebi minhas merecidas férias :roll: .

Não me arrependo :D , é show de bola, bem feito, é pra ser feito em casa se vc tiver as ferramentas certas :wink: . Com relação ao câmbio, minha opnião é coloca um Clark 4m ou 5m :wink: Muitos não conseguem um bom acerto com câmbios Willys e depois fala q é o motor :roll: . Mas é só uma dica :D . Se vc ainda não comprou o motor, vou te dar uma dica, compre o AP do Golf antigo :wink: , o bloco é mais resistente e mais longo q o AP nacional. Tanto pode ser o 1.8 ou 2.0 :wink: , o resto é mesma coisa :D Tô fazendo isso no meu :wink:

[s]

proença
08/02/2004, 19:26
Thiago me tire uma dúvida.
Tenho um colega que usou o kit da deep tec no CJ5 dele.
Tá com um motor AP 1.8 álcool e câmbio clarck 5 marchas.
Na 1ª, 2ª e 3ª marchas tá tudo ok...mas na quarta ou quinta fica muito fraquinho...ele tá em dúvida: ou troca o comando de válvulas, ou coloca o AP 2.0 ou ainda a troca a relação do diferencial.
Qual a relação do seu?
Tá com os mesmos problemas?
Eu não tive esses problemas pq tô usando o câmbio original.

[ ]´s

Marcos ET
09/02/2004, 02:22
Blz Thiago, valeu pela dica, ainda nao comprei mtr AP, tow preparando para um futuro muito distante... rs mas achei mais interessante a flange entre capa seca e cambio (embora ainda nao tenha visto qual carro usa capa seca separada do cambio nos casos do motor AP)

Proença, nao sei nao, mas se o jeep tá "xoxo" em 4ª e 5ª, pode ser que esteja com uma relação muito longa (ou até mesmo o motor esteja fraco, já mediu tax de compressao??), já tem um tempo, estive observando que a "queixa" (se é que pode ser chamado assim) quanto aos APs é ter que esguelar o motor pra ele aparecer... pois bem, vai aki uma teoria:

Tempos atras, era comum as pessoas colocarem o comando de válvulas do AP em motores CHT para "melhorarem" o desempenho esportivo dos carros com este motor... isso acontecia pq o CHT tinha um comando que favorecia o aparecimento de torque em baixas RPMs e, como nao tinha muito a oferecer, ao "esticar" uma marcha, a coisa piorava pois o curto tempo de cruzamento de válvulas acabava atrapalhando o motor a respirar... ao colocar um comando do AP, piorava consideravelmente o comportamento do motor em baixa, mas dava um folego maiorzinho "esguelando" o coitado... Pois bem, nos jeeps, os motores que mais se enquadram sao aqueles que geram torque e potência em RPMs baixos (os APs aparecem em RPMs mais altas) obrigando aquela fincada no acelerador quando um AP quer mostrar trabalho...

Desta TEORIA podemos pensar: E SE colocar-mos um comando com menor tempo de cruzamento de válvulas no AP? (EXEMPLO: comando do AE ou CHT) certamente o motor pioraria muito em altas, mas e em baixas?? imagino um AP 2.0 com torque em RPM mais baixas... um motor leve com um rendimento satisfatório sem precisar "esguelar" pra dar conta do recado... (em contrapartida... esticando marchas ele ia ficar queném um CHT mesmo... )

Oque vcs acham?

[]´curiosos (atire a primeira pedra aquele que estiver livre de idéias malucas... :twisted: )

Marcos ET
09/02/2004, 02:25
:shock: PUUUTZ, naum sou mais MIRIM!

Thiago Rodeghel
09/02/2004, 15:59
Pode ser o motor desregulado :roll: , como tbm ele pode estar com as relações mais longas :shock: . Minha dica pra ele é colocar carburação do Passat GTS (85 a 89) :wink: q é de corpo duplo :) muito bom para esse tipo de motor :wink: ou tbm saiu nos Gols GTS 8) . Vai depender tbm do peso total do conjunto dele, até medida dos pneus influencia nisso :roll:

Normalmente a Deep Tec não muda as relações, montando motores AP + Clark :wink: , segundo eles o câmbio já faz o serviço 8) . E outra CJ5 deve ser tbm mais pesado q CJ3 :roll: , por isso melhor mesmo seria o AP 2.0 :D , por isso talvez vc conseguiu adaptar bem a mecânica AP com seu câmbio Willys :lol:

[s]

Pilatti
09/02/2004, 16:17
..
Acho que fica mais em conta vc encomendar a flange no Zezo de Curtiba/PR, basta pegar tel na 4x4&Cia....[ ]´s

Só para constar o fone do Zezo e (41) 256-4999

Thiago Rodeghel
09/02/2004, 17:25
Blz Thiago, valeu pela dica, ainda nao comprei mtr AP, tow preparando para um futuro muito distante...
Proença, nao sei nao, mas se o jeep tá "xoxo" em 4ª e 5ª,

Tempos atras, era comum as pessoas colocarem o comando de válvulas do AP em motores CHT para "melhorarem" o desempenho esportivo dos carros com este motor... isso acontecia pq o CHT tinha um comando que favorecia o aparecimento de torque em baixas RPMs e, como nao tinha muito a oferecer, ao "esticar" uma marcha, a coisa piorava pois o curto tempo de cruzamento de válvulas acabava atrapalhando o motor a respirar... ao colocar um comando do AP, piorava consideravelmente o comportamento do motor em baixa, mas dava um folego maiorzinho "esguelando" o coitado...

Desta TEORIA podemos pensar: E SE colocar-mos um comando com menor tempo de cruzamento de válvulas no AP? (EXEMPLO: comando do AE ou CHT) certamente o motor pioraria muito em altas, mas e em baixas?? imagino um AP 2.0 com torque em RPM mais baixas... um motor leve com um rendimento satisfatório sem precisar "esguelar" pra dar conta do recado... (em contrapartida... esticando marchas ele ia ficar queném um CHT mesmo... )

Oque vcs acham?


Fala aí Marcos :D
Se vc achar o AP 2.0 do Golf é melhor :wink: ,q é meu caso :D
Então, o estranho desse motor 1.8 (do amigo do proença) é q em 4ª e 5ª, fica xoxo :shock: , Bom teoricamente quando se está de 4 ou 5 engatada, deve estar com certeza na estrada :roll: ... Esse motor rende bem a 3000rpm, pra ele chegar nisso é fácil na estrada :) ... Ou é motor desregualdo mesmo como vc disse e as relações devem estar mais longas :( . Já teve um caso de um com motor 4.1 e chegava a 40km/h já tava esguelando :shock: . Mas era a relação muuito curta para esse motor :P

Essa sua idéia até é boa :) , se funciona no CHT, não teria pq funcionar inversamente no AP :D , sairia até mais barato do q trocar relações do diferencial :wink:

[s]

Roberto Fazollo
06/03/2004, 01:51
E ai moçada, como vão???

Sempre fui apaixonado com o motor AP 2.0 com seus 110 CV.

Gostaria de saber quem tem esta motorização no Jeep e se está satisfeito.

Como pude ver alguns reclamam de ter que forçar demais o motor pois ele responde bem na alta, mas para trilhas leves ele deve ser bom.

sds

Fazollo

Wallace
06/03/2004, 03:24
Oi Marcos,

Este seu CHT é o motor da Ford que era originalmente Renalt?
Se for estou achando muito estranho.
No XR-3 o comando era absolutamente bravo, se não me engano tinha 292 graus de abertura.
Tanto que foi um rolo quando a Ford colocou o carro na pista em competição multimarcas onde o limite era trocar o comando por um de no máximo 272 graus. A Ford acabou levando alguma vantagem pois simplesmente alegou que não queria trocar nada... iria usar o original...;-)))
Os outros Fords CHT usavam um comando 272 (acho).
O comando bom colocado nos VW à água era os 268 pois eram mais fáceis de acertar que os 272 usando na pista. Como pode notar o do CHT era mais bravo. O maior torque do CHT é porque é um motor muito com mais curso que diâmetro. E a Ford fez um ótimo trabalho na câmera de combustão e carburação destes motores
Os MD também tinham mais torque pois tinha mais curso que os AP.
Acho difícil estes comandos serem compatíveis, pois são motores muito diferentes. Com os AP com comando no cabeçote e os CHT com comando no bloco, varetas e balancis.
Você não queria dizer MD e não CHT.
Lembrando que os MD são a geração anterior aos AP nos VW a água.

ALEX
06/03/2004, 15:45
Amigos uma foto para apreciação dos que estao adaptamdo novos motores

Abraços

Alex
E TUDO COMEÇOU EM 1957

Roberto Fazollo
06/03/2004, 20:46
boa noite;

esta foto acima é do AP 2.0 ou 1.8???

sds

Fazollo

Roberto Fazollo
06/03/2004, 20:47
boa noite;

esta foto acima é do AP 2.0 ou 1.8???

sds

Fazollo

Marcos ET
06/03/2004, 22:29
PessoALL, tou vendo que a "flange" de adaptação do AP no 3Marchas do Jeep foi feita a partir de uma caixa de VW (Gol, Santana, Parati, etc...) cortada bem onde começa a saída dos semi-eixos nao eh? alguém aih tem as medidas?? tem a foto desta parte serrada e separada do conjunto pra eu ver como fica??

Alguém tem alguma instrução (tipo passo a passo) pra cortar a carcaça de alumínio do VW pra ficar desta forma??

[]'s curiosos!

Roberto Fazollo
07/03/2004, 00:58
Boa pergunta,

Observando bem é como vc disse. capa seca original VW

Como fizeram isso !!!!

Mandem a receita..

sds

Fazollo

07/03/2004, 10:02
Eu to fazendo isso agora, adaptando um motor AP 1.8 a alcool num câmbio de Chevette 5m. So que não é num Jeep, e sim num Samurai :-)

Mas a ídeia é a mesma. Comprei uma caixa de marchas do Chevette e uma do AP 4m. O Mecanico cortou a caixa do AP uns 8 cms do encaixe com o motor e a do Chevette também. Depois "emendou" as duas caixas em um torneiro. E entao colocou o disco do Chevette e o plato do AP na embreagem, e não teve que fazer mais nada no eixo de prisma.

Fotos da adaptação já feita, pena que nao cheguei a tempo de tirar foto da caixa no chão.

proença
07/03/2004, 11:40
estou achando muito estranho esse "esquema" que estão comentando sobre cortar a capa seca do motor AP.
isso não é necessário.
basta colocar a flange na parte traseira da capa seca e encaixar no câmbio do jipe.
a única coisa que se faz na capa seca e adaptar duas tampas de metal nos locais onde saem as homocinéticas, pra evitar a entrada de barro ou água, preservando a embreagem.
não é mais fácil?
[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
07/03/2004, 19:46
DAe Fazollo, sangue bom!!

Fazem cinco meses que tenho o ap 2.0 carburado(levemente preparado em torno de 125 cv :twisted: ) no jeep, no inicio com cambio original quatro marchas e agora com clarck 4 marchas.
Fiz um raid e várias trilhas leves e pesadas com ele e até agora é so alegria :D .
Na trilha, há certas ocasiões que o negócio é acelerar! mesmo quem tem motores com bastante torque de baixa tem que embalar a viatura para vencer o obstáculo.
No ap o que vale é confiança, pode acelerar que o bicho responde e você não fica com medo de quebrar o motor.
É claro, quando dizem que o ap só anda bem de alta, não quer dizer que vai andar a 5500 rpm direto, reduzido e com a relação adequada, pelo menos eu não tenho nenhuma reclamação.

Falo mano!

´s Apzados!

Roberto Fazollo
07/03/2004, 22:50
Vinicius, como vc disse é um motorzao.

como fez para adptar o motor na caixa de marcha.

sds

Fazollo

Marcos ET
08/03/2004, 09:20
Wallace, uma vez, a muito tempo atrás, em uma edição da revista 4rodas, eles ensinaram passo a passo a troca do comando de válvulas do CHT colocando um do motor AP para que o motor aparecesse mais em Altas rotações, devido ao menor tempo de cruzamento de válvulas... pois bem, só o que pensei foi o contrário da idéia pois, se colocaram comando do AP em um CHT pra ele render mais em alta, colocando um comando do CHT no AP, ele rende mais em baixa nao?

Tenho que lembrar que é tudo teoria, nunca vi ninguem fazer (acho que "matar" um motor AP em altas rotações nao é bem o que o "povo" quer, mas para uso em jeeps.... ideal era aparecer um CHT 1.8 :twisted: pra colocar nos jeeps mas....

Proença, tou indo por este caminho pra instalar o AP no jeep CJ3A de um amigo, ontem mesmo desmontamos a carcaça do cambio, vamos fechar os buracos onde saíam os semi-eixos e a junção entre a carcaça e o câmbio (tres marchas original) vai ser por flange com os furos da carcaça e os do câmbio... duro é o eixo piloto ter d ser cortado e soldado ao eixo do VW, vai ficar enoooooorme! como o AP é mais curto que os velhos (e bons) Continental 442 "GoDevil", no fim o motor vai terminar praticamente no mesmo lugar, pois a "capa seca" (se é que podemos chamar assim um trambolho de trinta e tantos centímetros de comprimento, contra os 18,5 cm da capa seca original) maior do VW vai empurrar o AP pra frente...

Wallace, pra terminar, vc tem alguma outra idéia pra fazer o torque (e um pouco de potência) dos AP aparecerem em RPM mais baixo??

Saudações tracionadas!

Wallace
08/03/2004, 14:08
Acho que o ideal seria usar a geração anterior dos motores, os MD.

Thiago Rodeghel
08/03/2004, 17:44
DAe Fazollo, sangue bom!!

Fazem cinco meses que tenho o ap 2.0 carburado(levemente preparado em torno de 125 cv :twisted: ) no jeep, no inicio com cambio original quatro marchas e agora com clarck 4 marchas.
Fiz um raid e várias trilhas leves e pesadas com ele e até agora é so alegria :D .

Falo mano!

´s Apzados!

Fala Vinicius :D

Qual preparação vc fez nele, conta aí, pode ser muito util para quem tem AP no CJs 8) . É verdade o q vc disse, muitos falam q o AP só é bom em alta, isso é verdade, mas no Raid q fiz sábado reparei q todos pegava embalo para vencer obstáculos, tanto CJs, Toyotas, Trollers diesel, vitaras, e outros :roll: . Bom a vantagem do AP é q ele gosta de trabalhar em altos giros :D , sem se preocupar em estourar cabeçotes e coisa e tal, mas é claro q para isso todo o conjunto tem limites :P :P .

No meu AP são 145cv :twisted: sem preparação

[s]

Marcos ET
08/03/2004, 21:25
Thiago, 145CV SEM preparação? mas o AP 2.0 tem "só" 120CV (5cv a mais que os Zetec 1.8...)

Wallace, nao tou familiarizado com estes motores MD.... por isso nao sei como ficaria (MD sao os antigos Renault?)

Ah! alguém tem um desenho aproximado da flange que junta a carcaça do VW com o cambio do Jeep?? alguém tem as medidas?? tou precisando delas por aki...

[]'s com GM151 álcool e menos 1,5 mm no cabeçote...... :twisted:

Thiago Rodeghel
08/03/2004, 21:39
Thiago, 145CV SEM preparação? mas o AP 2.0 tem "só" 120CV (5cv a mais que os Zetec 1.8...)

[]'s com GM151 álcool e menos 1,5 mm no cabeçote...... :twisted:

Não lembro se foi pra vc :roll: ou outro usuário, o melhor mesmo é comprar AP 1.8 ou 2.0 do Golf antigo :wink: ... Q é meu caso, AP 2.0 cabeçote de fluxo cruzado (coletor de um lado e admissão do outro) bloco mais longo q o AP nacional e cabeçote alemão 16v :roll: , tudo da Alemanha 8) coisa boa mesmo :lol: . O mesmo AP bloco longo além do Golf, equipou o SEAT Cordoba 1.8, Polo Classic 1.8, acho q o 2.0 somente Golf mesmo :roll: . Por isso os 145cv :D

[s]

Wallace
08/03/2004, 21:48
O MD é o motor anterior da VW antes do AP. É basicamente o mesmo motor só o curso e diâmetro do pistão são diferentes.
É capaz de você achar que um MD é um AP.

HIGHLANDER
08/03/2004, 23:01
Gente sem querer criticar nem nada, não entendo patavinas de mecanica e estou aqui apenas pra aprender um pouco mais, na minha cabecinha eu nunca trocaria um "motorzão" (6 ou 8 cc) por um AP, sei lá por ignorancia minha mesmo ou por paixão a motores grandes (ja tive um Maverick Canadense e foi a venda mais dolorida que tive que fazer) o fato é que o eu queria saber se o que o meu atual mecanico me passou é real, ele disse que se eu colocar o AP 1.8 a alcool eu provavelemente vou rodar uns 7 kl por litro no alccol, isso procede???
o que qeria saber tb é:

Como ficaria o comportamento de um AP 2.0 Alcool carburado com o cambio Original de 03 marchas?
Ficaria Forte e um Pouco elastico ainda?
alguem tem noção de conssumo x torque x Velocidade final???
tenho pneus 31' e a relação de coroa e pinhão foi das ultimos anos do jeep (troquei por esta pra ganhar um pouco de elasticidade pois antes o coitado não passava de 60 por hora sem esguelar o meu BF...)
e por ultimo quanto sairia aproximadamente esta brincadeira.

Acho que é isso
:D

Beto Lacerda
09/03/2004, 00:18
Thiago, 145CV SEM preparação? mas o AP 2.0 tem "só" 120CV (5cv a mais que os Zetec 1.8...)

[]'s com GM151 álcool e menos 1,5 mm no cabeçote...... :twisted:

Não lembro se foi pra vc :roll: ou outro usuário, o melhor mesmo é comprar AP 1.8 ou 2.0 do Golf antigo :wink: ... Q é meu caso, AP 2.0 cabeçote de fluxo cruzado (coletor de um lado e admissão do outro) bloco mais longo q o AP nacional e cabeçote alemão 16v :roll: , tudo da Alemanha 8) coisa boa mesmo :lol: . O mesmo AP bloco longo além do Golf, equipou o SEAT Cordoba 1.8, Polo Classic 1.8, acho q o 2.0 somente Golf mesmo :roll: . Por isso os 145cv :D

[s]
145cv, crossflow, e bloco longo, não seria esse o AP 2.0 16v dos gol GTI 16v (bolinha e GIII) originalmente desenvolvido para equipar os Audi A4
??? ja o do golf antigo era ou 1.8 (gl) ou 2.0(glx e gti) com cabeçote crossflow mas com 8 valvulas (potencia em torno dos 120cv) o mesmo do passat alemão antigo (até 98 ), se não me engano esse motor (ap 2.0 crossflow 8 valvulas) ainda equipa os novos golf com motor 2.0 ja os 2.0 16v não sei em que carro tão usando mas os A4 novos com motor 2.0 ainda tem 145cv o que me leva a crer que provavelmente ainda é o mesmo motor.

Thiago Rodeghel
09/03/2004, 16:50
[145cv, crossflow, e bloco longo, não seria esse o AP 2.0 16v dos gol GTI 16v (bolinha e GIII) originalmente desenvolvido para equipar os Audi A4
??? ja o do golf antigo era ou 1.8 (gl) ou 2.0(glx e gti) com cabeçote crossflow mas com 8 valvulas (potencia em torno dos 120cv) o mesmo do passat alemão antigo (até 98 ), se não me engano esse motor (ap 2.0 crossflow 8 valvulas) ainda equipa os novos golf com motor 2.0 ja os 2.0 16v não sei em que carro tão usando mas os A4 novos com motor 2.0 ainda tem 145cv o que me leva a crer que provavelmente ainda é o mesmo motor.

Fala Beto :D

É esse mesmo :wink: , dos GTI bolinha com bolha no capô, isso pq o bloco mais alto junto com o cabeçote 16v, necessitou aquele toque no capô 8) , mas de resto é isso mesmo, motor é feito pela AUDI 8) . O Golf novo é isso mesmo, fluxo cruzado, mas parece q tem diferenças no bloco, aí não tenho certeza :roll: ...

[s]

FabioRivetti
10/03/2004, 03:12
Pessoalmente não gosto do AP em Jipes ou Jeeps. Na minha opnião pessoal, motor para Off-Road deve ter torque, e o Ap, é claramente fraco.
No Brasil não estamos realmente acostumado com motorzões.
Acho o Ap um bom motor, eu mesmo já tive Aps muito fortes..... em uma Saveiro.
Sou um fã incondicional de HPs e torque... o AP é um motor que até pode nos dar alguns HPs, mas quanto ao torque....


Abraço
Fabio Rivetti

Dennis Figueiredo
10/03/2004, 10:04
Eu ja tive um AP 2.0 alcool com cora pinhão 43x8, cambio clarck e pneus 31", no AP eu tinha que "dar com os dois pé" pra ele subir barranco acima. Hoje tenho um 4.1 injetado e não troco por nenhum outro... e digo mais... na trilha o 4.1 é mais economico que o APonde eu gastava 40L de alcool pra fazer uma trilha com o 4.1 na mesma trilha as vezes nem chego a gastar 20L de gasolina, com motores grandes não precisa pisar tão fundo pra vencer subidões etc.. Agora na estrada é outra história

Dennis Figueiredo
10/03/2004, 10:11
Bem que em estradões eu chego a fazer 10km/l :shock:

Epiro
13/03/2004, 14:06
... Hoje tenho um 4.1 injetado e não troco por nenhum outro... e digo mais... na trilha o 4.1 é mais economico que o APonde eu gastava 40L de alcool pra fazer uma trilha com o 4.1 na mesma trilha as vezes nem chego a gastar 20L de gasolina...

Acho que não é que o 4.1 seja mais econômico que o AP, mas é que com um motorzão destes, praticamente não é necessário usar a redutora, que realmente faz o AP, ou qualquer motor, beber bastante (tenho o AP 1.8 na minha viatura) :wink:, sem mencionar que o alcool tem uma autonomia menor que a gasolina, gasta mais rápido.

Relativamente a qual é o melhor motor, bom esta é uma discussão interminável...e já dei a minha opinião várias vezes: AP !

Epiro
13/03/2004, 14:32
...Wallace, pra terminar, vc tem alguma outra idéia pra fazer o torque (e um pouco de potência) dos AP aparecerem em RPM mais baixo??

Saudações tracionadas!

Não sou o Wallace mas acho que posso ajudar. Qualquer preparação que melhore o enchimento dos cilindros aumenta o torque e a potência, como polir os dutos do coletor de admissão (carros carburados), fazer um trabalho no cabeçote do motor (não é rebaixar) e uma preparação largamente utilizada nos motores AP, que é colocar pistões de Monza (no caso do AP 1.8, com pistões de Monza ele fica 1.9, e o 2.0 fica 2.1), ressaltando que nesta última espécie de preparação, há um aumento da taxa de compressão, que proporciona um bom aumento de torque e potência, especialmente torque. Dá também para trocar o volante do motor, colocar um volante da Saveiro nova, que é bem mais pesado que o antigo e faz com que o torque máximo do motor apareça em um giro menor, pois não deixa o virabrequim girar tanto.


Dá também para mexer na carburação, ignição, colocar turbina etc...

Dá para fazer muita coisa....

Marcos ET
13/03/2004, 14:45
Valeu Wallace, nao sabia do lance dos pistões do monza.

Fábio, cada um tem sua opinião quanto a motores realmente, mas eu, particularmente, nao concordo que o AP tenha pouco torque, comparado aos OHC, o AP 2.0 tem 1,2Kgfm A MAIS que o original (que serve muito bem pra trilhas) com cilindrada menor e 400 RPMs acima da marca original....

mas como este é um assunto muito controverso, acho melhor falarmos de religião ou futebol, pois falar de qual motor colocar no jeep vai da "corrente religiosa" de cada um! hehehehe

[]'s APzados, mas com motor GM151.... :lol:

Epiro
13/03/2004, 16:16
Valeu Wallace, nao sabia do lance dos pistões do monza...


Repito, nada contra ele, mas não sou o Wallace, sou o Everton (epiro).

E só adicionando, me esqueci de falar da caixa de marchas, que tem que ser a de quatro marchas, original do Jipe, com a prise (eixo primário) de 16 dentres, utilizada no motor OHC, que já é um motor mais girador, semelhante ao AP. Com a caixa de três marchas ou com a de quatro que era utilizada no motor BF161 (ambas tem a prise de 18 dentes), o AP vai ficar muito fraco na arrancada, pois não tem tanto torque em baixa, o que vai te obrigar a acelerar muito ele para arrancar razoavelmente bem, fato que seguramente vai proporcionar um desgate prematuro do conjunto de emgreagem. Falo por experiência própria, pois já tive a caixa de três marchas no meu Jipe com AP e ficou horrível, sendo que a sensação que eu tinha é de que estava sempre na marcha errada. Logo que coloquei a caixa de quatro marchas que falei, senti uma mudança da água para o vinho, para melhor.

Mais uma dica de preparação: balancear bielas, pistões e virabrequim. Além de fazer o motor durar mais (reduz o atrito entre as peças móveis, o que significa dizer que podes acelerar sem dó, sem muitos riscos de danos ao motor), produz uma melhora de cerca de 10% no rendimento do motor (torque e potência), e cabe dizer que bielas, pistões e virabrequim não vem balanceados nem de fábrica.

Como eu disse, dá para fazer muita coisa...

Abraços.

proença
13/03/2004, 21:27
gostei dessa dica everton
meu jipe está com motor AP 1.8 e percebia essa dificuldade que vc mencionou.
realmente na primeira marcha, a arrancada fica meio fraca, ainda mais usando pneus 750X16.
quando estava com pneus 650X16 originais, ele parecia um foguete, mas não quero voltar a usa-los, por causa da boa altura do solo que os pneus novos proporcionaram.
já comprei a caixa de câmbio 4 marchas da F-75, mais ainda não a instalei.
na verdade, estava meio na dúvida se resultaria alguma vantagem significativa, mas com o seu relato vou apressar a mudança.
valeu
[ ]´s

Thiago Rodeghel
13/03/2004, 23:34
uma preparação largamente utilizada nos motores AP, que é colocar pistões de Monza (no caso do AP 1.8, com pistões de Monza ele fica 1.9, e o 2.0 fica 2.1), ressaltando que nesta última espécie de preparação, há um aumento da taxa de compressão, que proporciona um bom aumento de torque e potência, especialmente torque. Dá também para trocar o volante do motor, colocar um volante da Saveiro nova

Dá para fazer muita coisa....

Fala Epiro :D

Antes de fazer uma modificação dessas em um AP, principalmente de 2.0 pra 2.1 ou 2.2 :roll: , tem q se levar em consideração q vc está aumentando consideravelmente a fragilidade do bloco do motor :shock: , as paredes do bloco acaba ficando menor, aumentando o risco de aparecer uma trinca :? . Normalmente é feito em carros de arrancada, pq não mergulha na água igual os CJs, é beeem diferente a aplicação. Minha recomendação é de 1.8 pra 1.9 :D no máximo, e o 2.0 não mexer nele :roll: . Já com relação ao volante, acho q não funciona :roll: , tenho um catálogo com a ficha técnica da VW, tanto o modelo Gol AP e Saveiro AP, isso 1.8 e 2.0, não teve diferença nos dados mencionados pela VW, pode ser q na relação de marchas apareça essa diferença do Gol AP e Saveiro AP.

Mas com certeza é um motor q se pode mexer muito mesmo :D

[s]APzados

Epiro
14/03/2004, 10:09
já comprei a caixa de câmbio 4 marchas da F-75, mais ainda não a instalei.
na verdade, estava meio na dúvida se resultaria alguma vantagem significativa, mas com o seu relato vou apressar a mudança.
valeu
[ ]´s

Mas tem que ser a caixa de 4m que tem a prise (eixo primário ou eixo piloto) de 16 dentes, caso contrário vai ficar a mesma coisa. :wink:

Abraços.

Epiro
14/03/2004, 11:30
uma preparação largamente utilizada nos motores AP, que é colocar pistões de Monza (no caso do AP 1.8, com pistões de Monza ele fica 1.9, e o 2.0 fica 2.1), ressaltando que nesta última espécie de preparação, há um aumento da taxa de compressão, que proporciona um bom aumento de torque e potência, especialmente torque. Dá também para trocar o volante do motor, colocar um volante da Saveiro nova

Dá para fazer muita coisa....

Fala Epiro :D

Antes de fazer uma modificação dessas em um AP, principalmente de 2.0 pra 2.1 ou 2.2 :roll: , tem q se levar em consideração q vc está aumentando consideravelmente a fragilidade do bloco do motor :shock: , as paredes do bloco acaba ficando menor, aumentando o risco de aparecer uma trinca :?

Qualquer tipo de preparação tem os seus riscos, como já disse um economista: "Não existe almoço de graça". :lol:


Normalmente é feito em carros de arrancada, pq não mergulha na água igual os CJs, é beeem diferente a aplicação.

Também é utilizado na preparação jipes que competem no jipecross, onde os mesmos andam na terra, areia, lama e água também, não apenas em carros de arrancada, portanto. 8)


Minha recomendação é de 1.8 pra 1.9 :D no máximo, e o 2.0 não mexer nele :roll: .

Concordo contigo, para mexer no 2.0 tem que conhecer bem mais. Não é a toa que os preparadores preferem o 1.8 para fuçar. :wink:


Já com relação ao volante, acho q não funciona :roll: , tenho um catálogo com a ficha técnica da VW, tanto o modelo Gol AP e Saveiro AP, isso 1.8 e 2.0, não teve diferença nos dados mencionados pela VW, pode ser q na relação de marchas apareça essa diferença do Gol AP e Saveiro AP.

Mas com certeza é um motor q se pode mexer muito mesmo :D

[s]APzados

Este é um assunto mais controvertido, mas obtive esta informação em conversa com preparadores de AP, bem como com o pessoal das concessionárias VW, mas se de fato o volante da Saveiro nova for mais pesado, a informação faz sentido e funciona sim. :wink:

E ai em Tiago, antes eramos só nós que defendiamos o AP neste fórum, e agora estamos vendo o clã dos APzeiros aumentar a cada dia que passa. Muito bom isto. :)

Abraços. :D

proença
14/03/2004, 13:07
acho muito curiosa essa discussão sobre a colocação de AP em CJ.
não querendo entrar no mérito da questão, porque acho todas as opiniões válidas e bastante polêmicas e apaixonadas, entendo que a troca de motor deve levar em consideração muitas variáveis, sendo em grande parte delas, uma opção pessoal.
vejo outras tb que merecem ser citadas: a utilização da viatura, as características da região e o poderio econômico do jipeiro.
continuo com AP e não vejo por hora, outra mudança mais interessante do ponto de vista custo-benefício.
mas é apenas um opinião.
[ ]´s

Thiago Rodeghel
14/03/2004, 14:09
Normalmente é feito em carros de arrancada, pq não mergulha na água igual os CJs, é beeem diferente a aplicação.

Também é utilizado na preparação jipes que competem no jipecross, onde os mesmos andam na terra, areia, lama e água também, não apenas em carros de arrancada, portanto. 8)

E ai em Tiago, antes eramos só nós que defendiamos o AP neste fórum, e agora estamos vendo o clã dos APzeiros aumentar a cada dia que passa. Muito bom isto. :)

Abraços. :D

Fala Epiro :D

Com certeza, qualquer mudança de um motor original de fábrica e modificá-lo corre riscos :roll: . Nisso concordo com vc totalmente :D . Só q no jipecross é diferente :roll: , tanto q conversando com o pessoal q trabalha com esse tipo de prova :) , os motores duram na média 2 a 3 fins de semana :shock: , e outra $$$ é o q não falta pra eles e normalmente são sócios de retíficas :P :P AINDA QUER ARRISCAR ???

É mesmo, antes éramos esmagados, crucificados, marginalizados :shock: , Hehehehe :lol: , agora o pessoal está gostando do custo/benefício do motor 8)

[s]

Epiro
14/03/2004, 15:07
Fala Epiro :D

Com certeza, qualquer mudança de um motor original de fábrica e modificá-lo corre riscos :roll: . Nisso concordo com vc totalmente :D . Só q no jipecross é diferente :roll: , tanto q conversando com o pessoal q trabalha com esse tipo de prova :) , os motores duram na média 2 a 3 fins de semana :shock:

Sim só que eles fazem muitas coisas além do que eu falei !


e outra $$$ é o q não falta pra eles e normalmente são sócios de retíficas :P :P AINDA QUER ARRISCAR ???

Tiago, acho que me expressei mal, não é que eu seja favorável a mexer tanto no motor assim, mas apenas citei o que é possível fazer no AP. O resto fica a critério de cada um e do preparador. Mas o meu motor tá mexido sim, mas não tanto.

Mais uma dica de preparação que tinha me esquecido: colocar o comando 049 G, que melhora muito o rendimento do AP após os 3000 giros.


É mesmo, antes éramos esmagados, crucificados, marginalizados :shock: , Hehehehe :lol:

Esta época no fórum já passou ! :D


...agora o pessoal está gostando do custo/benefício do motor 8)
[s]

Sem perder em desempenho ! :D

Abraços.

Marcos ET
14/03/2004, 15:07
Ihhh Everton, foi mal, bebi gasolina de avião dnovo....

Mesmo assim, valeu pela dica!

Galera, este negócio de AP em Jeep, particularmente, acho que é só questao de acertar motor e relação de câmbio... os câmbios usados nos CJs estao mais acertados para motores com torque em baixa, muito diferente dos APs, entao....

Aproveitando a oportunidade, alguém aih sabe como montar um CHT 1.8???? :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s curiosos como sempre

Epiro
14/03/2004, 15:36
Ihhh Everton, foi mal, bebi gasolina de avião dnovo....


Ok, sem problemas.


Aproveitando a oportunidade, alguém aih sabe como montar um CHT 1.8???? :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s curiosos como sempre

Fiz uma viagem em um Escort da empresa na qual trabalho que tinha o motor CHT 1.6, e fiquei impressionado com o desempenho do bicho. Respostas rápidas e bom torque em baixa, além de um bom desempenho na alta também. Imaginem o 1.8. Agora me parece que o motor era transversal (não tenho certeza), acho que isso atrapalha para adaptações em Jipe.

Abraços.

Thiago Rodeghel
14/03/2004, 15:57
Agora me parece que o motor era transversal (não tenho certeza), acho que isso atrapalha para adaptações em Jipe.

Abraços.

Fala Epiro :D

Pq atrapalha :shock: :roll: ??? A única diferença nesses casos é o câmbio, e não o motor :wink: No caso do motor transversal. No meu caso o AP q comprei tanto trabalha longitudinal (Gol) como transversal (Golf), e até " virado pra trás" (Kombi México). O q determina essas posições do motor realmente é o câmbio, já os suportes não são tão problemáticos :D . É claro tbm q nunca vi um CHT no CJ, acho q não deve ser bom :roll: pro Jeep :shock:

[s]

Epiro
14/03/2004, 16:35
Agora me parece que o motor era transversal (não tenho certeza), acho que isso atrapalha para adaptações em Jipe.

Abraços.

Fala Epiro :D

Pq atrapalha :shock: :roll: ??? A única diferença nesses casos é o câmbio, e não o motor :wink: No caso do motor transversal. No meu caso o AP q comprei tanto trabalha longitudinal (Gol) como transversal (Golf), e até " virado pra trás" (Kombi México). O q determina essas posições do motor realmente é o câmbio, já os suportes não são tão problemáticos :D . É claro tbm q nunca vi um CHT no CJ, acho q não deve ser bom :roll: pro Jeep :shock:

[s]

Realmente me passei, nada a ver uma coisa com a outra.

Pensei no câmbio e falei no motor. Foi mal ! :oops:

Abraços.

proença
14/03/2004, 17:25
Ihhh Everton, foi mal, bebi gasolina de avião dnovo....

Mesmo assim, valeu pela dica!

Galera, este negócio de AP em Jeep, particularmente, acho que é só questao de acertar motor e relação de câmbio... os câmbios usados nos CJs estao mais acertados para motores com torque em baixa, muito diferente dos APs, entao....

Aproveitando a oportunidade, alguém aih sabe como montar um CHT 1.8????

[]'s curiosos como sempre


Não existe CHT 1.8.
Os Escorts que andavam com motor 1.8 eram da época da Autolatina (VW + Ford) e adivinhem...esse motor era o AP 1.8 ou 2.0.
O CHT foi fabricado com cilindrada máxima de 1.600 cc.

[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
14/03/2004, 22:03
Dae pessoal do AP!

Sou mais um fã do nosso "motorzinho" aqui no fórum!

Meu jeep tá com ap 2.0 alcool com cabeçote rebaixado em 0,8 mm, escapamento 2,5", carburador 2E e um tal de comando 0.49 G com polia regulável.(Estima meu mecanico que esta entre 125 e 130 Cv)

Já que o Epiro falou neste comando, eu gostaria de saber se é o 288 ou o 272, pois o mecanico me explicou mas não entendi direito. Sei que com a polia regulável pode-se avançar ou recuar até 5 graus do comando.

Estou pensando ainda em colocar um coletor de escapamento dimensionado o "aranha" 4X1, dizem que ganha de 5 à 10 Cv.

Abraços`

`s APzados!

proença
14/03/2004, 22:48
vinicius
me explique como é esse carburador 2E e esse comando com polia variável.
qto custa esse comando? fácil de achar?
aumenta muito o consumo?
[ ]´s

Marcos ET
15/03/2004, 02:22
PessoALL, ajuda!

tow metendo as caras em adaptar um AP com a caixa seca original, apenas fixando ela do câmbio do CJ3A, mas o motor vai ficar mto pra frente, quase batendo no radiador, como o habitáculo do motor nos CJ3A é menor que nos CJ5 (nem cabe um 6 cil), alguém já viu esta adaptação? acho que a ventoinha do radiador vai ter que ficar do lado de fora, pra nao bater nas polias do AP... será que é assim mesmo? nao queria mover o cambio pra trás... :cry:

de resto, só alegria! com vontade de ver o APzinho em ação....

[]'s equipados com GM151 e outro com APzinho (todos a álcool e cabeçote rebaixado :twisted: :twisted: ....)

Epiro
15/03/2004, 10:24
Já que o Epiro falou neste comando, eu gostaria de saber se é o 288 ou o 272, pois o mecanico me explicou mas não entendi direito. Sei que com a polia regulável pode-se avançar ou recuar até 5 graus do comando.

264 º de duração na abertura das válvulas de admissão e 10,8 mm de levantamento. Fonte: Best Cars Web Site (site abaixo)

www2.uol.com.br/bestcars/cons-vgl.htm


Estou pensando ainda em colocar um coletor de escapamento dimensionado o "aranha" 4X1, dizem que ganha de 5 à 10 Cv.

Vale a pena sim ! também instalei no meu; o giro do motor sobe mais rápido, além de deixar o motor com um ronco bonito.

Marcos ET
16/03/2004, 21:25
Não existe CHT 1.8.
Os Escorts que andavam com motor 1.8 eram da época da Autolatina (VW + Ford) e adivinhem...esse motor era o AP 1.8 ou 2.0.
O CHT foi fabricado com cilindrada máxima de 1.600 cc.

[ ]´s

Proença, disso eu sei, mas é que pensei em existir "manhas" pra aumentar a cilindrada do CHT 1.6 pra 1.8, igual os kits que passam o CHT 1.0 pra 1.4.... sei lá, com camisas de outros motores e etc....

Wallace
17/03/2004, 01:37
O CHT tem 1.555 cm cúbicos.
Acho difícil passar disso pois até onde sei a Ford já chegou no limite do limite.
Tanto que acho que só existe uma medida de pistão...
Tem que trocar a camisa no caso de uma "retifica".
Esse motor originalmente era um 1.2 (acho) Renault do Gordine (acho).

proença
19/03/2004, 12:33
marcos
veja como adaptei o radiador com ventoinha no meu jipe.
[ ]´s

TRARBACH
19/03/2004, 13:51
E sobre AP diesel?
Gostaria de informações
Obrigado

Thiago Rodeghel
19/03/2004, 16:42
E sobre AP diesel?
Gostaria de informações
Obrigado

Fala TRARBACH :D

Quando a VW fez o AP, já o fez praticamente igual a todos os modelos (1.6, 1.8, 2.0 e até mesmo o 1.9 diesel) É claro q o diesel possui grandes modificações no bloco, cabeçote, coisa e tal... Mas a flange vai ser a mesma :wink: Saiu um na 4x4&rally ( :P hehehe :lol: ) um desses com motor 1.9 VW diesel e a caixa seca foi comprada na Deep Tec :wink:

Então sem problemas quanto a caixa seca :D

[s]

TRARBACH
19/03/2004, 17:11
Obrigado pela dica do flange servir,porém além disso,se não for incomodar muito:
Qual a melhor caixa?pode ser a 3M da willys(para não gastar muito de uma vez)?
A relação de 43/8 e pneus 235/75/15,como fica com ele?
É só o kit do flange e motor completo + radiador e fixação,e a t-case e demais ficam originais?

Obrigado novamente

P.S.onde encontrar uma reportagem à respeito?

Pilatti
22/03/2004, 14:11
Obrigado pela dica do flange servir,porém além disso,se não for incomodar muito:
Qual a melhor caixa?pode ser a 3M da willys(para não gastar muito de uma vez)?
A relação de 43/8 e pneus 235/75/15,como fica com ele?
É só o kit do flange e motor completo + radiador e fixação,e a t-case e demais ficam originais?

Obrigado novamente

P.S.onde encontrar uma reportagem à respeito?

Ola! Estou em vias de fazer esta mesma adaptação no meu Jeep, a flange da deeptech e feita para encaixar no cambio clarck de 5M (2210/2215) So para vc ter uma ideia aqui em Curitiba vc encontra esta caixa revisada por +/- R$ 1600,00

[]´s

Marcos ET
22/03/2004, 16:54
marcos
veja como adaptei o radiador com ventoinha no meu jipe.
[ ]´s

Beleza Proença, mas o problema que (eu acho) vamos ter é que o modelo que vc mostrou é de um CJ3B nao eh? pois o CJ3A tem menos espaço ainda, nao cabe a ventoinha tao para cima....

mas isso é um problema futuro, tamos vendo se colocamos a ventoinha do Vectra mesmo, que fica na frente do radiador....

Valeu!

Beto Lacerda
22/03/2004, 19:54
Só uma duvida :


marcos
veja como adaptei o radiador com ventoinha no meu jipe.
[ ]´s

Beleza Proença, mas o problema que (eu acho) vamos ter é que o modelo que vc mostrou é de um CJ3B nao eh? pois o CJ3A tem menos espaço ainda, nao cabe a ventoinha tao para cima....

mas isso é um problema futuro, tamos vendo se colocamos a ventoinha do Vectra mesmo, que fica na frente do radiador....

Valeu!
tava vendo a foto e não consegui entender o que impossibilita abaixar todo conjunto (radiador+ventoinha) colocando-os alinhados com a altura da grade do cj-3A ??, tenho uma saveiro e o radiador não é mais "alto" que a frente de um 51 .
[]'s

Marcos ET
22/03/2004, 20:43
Só uma duvida :

tava vendo a foto e não consegui entender o que impossibilita abaixar todo conjunto (radiador+ventoinha) colocando-os alinhados com a altura da grade do cj-3A ??, tenho uma saveiro e o radiador não é mais "alto" que a frente de um 51 .

[]'s

Blz Beto? cara, sei naum, ainda semana passada, fomos medir o radiador do Voyage (de onde tiramos o AP) e fomos colocar ele no lugar do radiador do jeep... :x a @#$!% do radiador bate na travessa que fica abaixo do quadro de radiador... fica pouco menos de um palmo acima da linha do radiador antigo... por causa disso ele nao cabe!

bom, tá certo que a "1ª vez noiz nunca isquece" e como sou marinheiro de 1ª nesta adaptação, pode ser que o óbvio ainda nao tenha passado diante de meus olhos... (profundo ne?) mas até lá, o radiador nao cabe no CJ3A, vamos ter que usar um de Jeep mesmo... (tentamos trocar pcausa do péssimo estado do radiador antigo e o excelente estado do radiador VW mas.... nao vai dar...) vamos ver se mandamos cortar a colmeia de um MB 1113 pra colocar no jeep, aih se nao couber, vamos cortar o espaço que tem no jeep, colocando o radiador "colado" na grade dianteira, com espaço somente para a ventoinha...

isso tudo pcausa da utilização da capa seca VW SEM CORTE... ela jogou o motor AP lá pra frente... vamos ver se nao vai ficar mais caro que o kit Deep Tec.... :x

[]'s refrigerados

Beto Lacerda
22/03/2004, 23:31
Marcos ,não sei ai no tocantins , mas por aqui radiador de jeep original em bom estado (leia bem usado mas sem furos :lol: ) não é tão caro , me arrisco até a chamar de barato (umas 70 latas) , qto. ao vw. caber ou não vc ja matou minha duvida qdo. disse que vai ficar no lugar original , dai tem aquela travessa do chassi que realmente deve atrapalhar , mas como o ap é curtinho pensei que dava pra recuar um pouco o conjunto deixando aquela travessa na frente do radiador, tem um cj3 com ap que vejo direto no ibira , se tiver uma chance dou uma olhada no que o cara fez pra solucionar tal dilema:wink: ,
to tentando descobrir como "enfiar" um radiador+ventoinha entre os farois, o 4.1 e a grade (que ja ta sem aquele "caixote") que de "conta do recado" :( , por enquanto a solução mais em conta que encontrei foi usar uma ventoinha no motor (como nos opalas) e mandar fazer um radiador usando as caixas originais so que mais estreito no meio , com 3 "carreiras" e com a parte de baixo mais larga na horizontal (passa por baixo do farol)e reservatorio de expansão (Lt$350,00)
[]'s

Paulo Eduardo
23/03/2004, 00:00
fala Beto...

e o teu motor ainda ta esquentando??? orra será que eu tenho muita sorte? o meu nunca nem ameaçou ferver, nem na trilha... e o radiador é o original do jeep 6cc só com as "caixas" da toyota e ventoinha elétrica de opala, eu uso aditivo... será que é só essa a diferença?
o teu motor não ta com o ponto muito adiantado não??

[]´s intrometidos

Beto Lacerda
23/03/2004, 01:42
fala Beto...

e o teu motor ainda ta esquentando??? orra será que eu tenho muita sorte? o meu nunca nem ameaçou ferver, nem na trilha... e o radiador é o original do jeep 6cc só com as "caixas" da toyota e ventoinha elétrica de opala, eu uso aditivo... será que é só essa a diferença?
o teu motor não ta com o ponto muito adiantado não??

[]´s intrometidos
E ai Paulo qto. tempo , não nem ta esquentando, ta friozinho , friozinho , ainda nem liguei :lol: :lol: :lol:,lembra meu problema sempre foi espaço , se vai ferver só daqui um tempo vou saber, mesmo seguindo a sua sugestão de cortar o "caixote" da grade (se não fosse o forum meu jeep não taria nem na metade do caminho :lol: ) ainda não consegui achar um radiador que coubesse e desse conta , (lembra que não cortei a parede corta fogo ) , é que priorisei outras peça$$ como freio (Vc's vão adorar essa, daqui umas duas semanas quando tiver com o kit na mão posto a historia dos freios, mas ja posso adiantar que é ANIMAL, só sei de um jeep com esse kit , :lol:) e suspenção , mas agora que o Brucutu ta quase pronto (pelo menos a parte mecanica), voltei a ter que pen$ar nisso , mas ja to quase decidido a fazer um radiador sob medida com um formato diferente aproveitando os espaços disponiveis , tem um cara em São João da Boa Vista (é pertinho de Pinhal)que faz e não é careiro, tem outro aqui em sp que tb. faria por um preço bom mas prefiro perto da oficina que de casa :lol: ( se bem que perto ultimamente ficou relativo)
[]'s

Paulo Eduardo
23/03/2004, 23:41
.. é Beto eu imagino que sem cortar a parede não deve ter muito espaço mesmo.... o meu tive que mexer nos dois, caixote e parede, uns 15cm :shock: , mas deu boa, ta fumegando à 4 anos sem dar pau...

boa sorte com o jeep... e.... freio?? que freio??? hehehe

[]´s na espectativa...

Marcos ET
25/03/2004, 15:06
PessoALL, radiadores a parte, tou com outro problema, PESSOAL DO AP, AJUDA!

Seguinte: cortando o eixo piloto do jeep e soldando no eixo piloto do AP, o bixo vai ficar muito comprido, podendo até flambar (entortar como uma vara de pescaria segura nas duas pontas), MAS existem dois mancais (um de rolamento e outro de bucha) entre o volante do AP e a emenda com o eixo piloto do cambio original do jeep que eram originalmente (no VW) lubrificados pelo óleo qye circulava dentro do diferencial (que foi retirado) e engrenagens do cambio VW... Agora que nao tem mais nada lá dentro, nao vai ter óleo pra lubrificar o mancal de bucha nem o rolamento, que é aberto), será que assim o piloto VW nao vai fundir com a bucha? como faço pra nao ter problemas?? encher toda a cavidade do diferencial e cambio com óleo vai dar mais de uns 10 Litros!! sen chance! alguém pode de mar uma ajuda aki?

depois que eu ver isso é que vou prestar atenção no radiador....

[]'s esperando auxílio....

Marcos ET
25/03/2004, 20:53
PessoALL,

Tow colocando um desenho aki para vcs verem quais os pontos "críticos" do meu problema....

[]'s sem saber como fazer....

proença
25/03/2004, 21:32
qto à dúvida suscitada sobre o radiador:
eu coloquei o radiador na parte superior pq realmente não cabia no cofre do motor.
um colega que tb tem AP no jipe fez o seguinte esquema e ficou muito bom.
utiliza-se o radiador original do jipe e acopla-se uma ventoinha elétrica, construindo-se um suporte.
no radiador adapta-se um cebolão e saída para o vaso expansor, que pode ser inclusive da linha VW.
não fica caro e o motor funciona muito bem.
[ ]´s

renner
12/07/2004, 11:35
Qual o consumo desse motor num CJ 5?

proença
12/07/2004, 12:29
tenho um colega que tem um CJ5 com motor AP carburado, a álcool e kit da deep tec com câmbio clark 5 marchas
tem feito mais ou menos 4km/l

Fabio Cortez
12/07/2004, 12:31
O meu está fazendo na entre cidade e estrada uns 10 Km de gasolina. É um 2.0 com cabeçote retificado a pouco tempo. Uso caixa 4m da F-75 e pneus 31".

Sds,

Thiago Rodeghel
12/07/2004, 19:39
tenho um colega que tem um CJ5 com motor AP carburado, a álcool e kit da deep tec com câmbio clark 5 marchas
tem feito mais ou menos 4km/l

Estranho hein Proença :shock:

Qual carbura ele usa??? Pneus??? Mexeu em algo no motor??? Se for 1.8 pode ser q ele esteja pisando muuito para poder andar com ele :? . Talvez se ele colocar um 2.0, acho q ele pisaria menos e consumiria menos :)

[s]

naldo.ap
28/07/2004, 18:10
É amigos,

Li todo o tópico e considerando prós e contras e ainda a peculiaridade da minha região, acho que o jeito vai ser trocar o OHC por um AP 2.0 com o kit da deeptec já que é "plug and play". À prióri ($$$) vou manter o câmbio 4 marchas original pra ver que bixu dá. Por aqui ninguém entende das adaptações potentes (4.1 silverado) e vou ter que me virar com as receitas já prontas.

[]'s

Thiago Rodeghel
28/07/2004, 21:11
Fala Naldo

Como tá o tempo aí em Macapá :D ??? Aqui "pra baixo" fica bem frio durante a noite :shock: ... Bom se vc for mesmo comprar o AP, com kit da deep tec, vai ficar muito bom :wink: . Depois mais pra frente vc troca o câmbio e coloca um Clark 5m 8) .
Agora o meu tá quase!!! Nessa foto q vou postar, ainda está sem o alternador e bomba hidráulica :roll: , mas já tá tudo colocado. O q falta agora é fazer o coletor de admissão, instalar a embreagem e motor de arranque e ligar as mangueiras no radiador :) . Demorou pq fiquei com o motor 1 ano parado aqui na garagem. :? Mas tbm fiz tudo, troquei todas as juntas, bruniu o bloco, trocou jogo de anéis e bronzinas, retífica no virabrequim, troquei as bielas comuns por bielas com lubrificação no pino típo do golf, retifica no cabeçote, troquei bomba de óleo e água, tive q trocar todas as polias, para colocar correia micro V :shock: , instalei um radiador de óleo :) ... mais um monte de coisas :D . Além é claro de pintar o bloco 8)

FLW

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/cf670c2893b70dd448256fe88bf043b0.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b90102bbacae4060a6e4e781fc07bd8b.jpg

naldo.ap
29/07/2004, 13:59
Grande Thiago,

Por aqui já acabou a época das chuvas brabas :cry: mas tô que nem agricultor: choveu, eu corro pra plantar oopss!! :!: pra lama.
Seu motor está ficando Show!

Andei pesquisando o preço do AP 2.0 (que está o mesmo preço do 1.8 ) achei de L$ 1.300,00-1.500,00 :shock: eu estava esperando por uns L$ 800 no máximo.
:roll: bom o "sete léguas" vai ter que esperar mais um pouquinho. Quero ver se guardo pra comprar à vista, pra jogar 1.000 latinhas no peito do vendedor.

[]'s

gseverog
04/04/2005, 16:35
:D Fala Thiago!

:D Ó eu descendo lenha... Bão, 2 paus pelo motor, mais turbina, chip, talvez 2 :shock: carburadores... :roll:
:D Com essas latinhas eu ponho 2 motores GM 4.1 MPFi... E te chamo pra trilha!!! :lol: :lol:
[]'s


Blz

Me parece que vc já teve um AP 2.0. Bom vc deve me dizer então melhor como ficou, paguei este preço porque o motor tava zero na caixa, outros motores quando fui em desmanches pediam na média 1200 a 1500 no AP,
não queria 6cilindros, muito beberão,mas tem quem goste. Então no desmanche nem saberia como estaria o motor. Então este apareceu e peguei. Só farei estas modificações se o motor depois de instalado ainda não render o suficiente. Além do motor veio na caixa ainda os coxins, mangueiras da direção hidráulica, bomba, catalizador, silencioso com a ponteira oval tudo em inox, mais 2 correias dentadas do motor novas, 2 pistões com bielas e anéis e mais um monte de miudezas. Tudo novo por isso não achei um investimento alto e para mim tenho facilidade de achar peças direto alguns fornecedores. :lol:

mas o seu eh o motor alemão!!! Adoro AP tb

gseverog
04/04/2005, 17:05
Oi Marcos,

Este seu CHT é o motor da Ford que era originalmente Renalt?
Se for estou achando muito estranho.
No XR-3 o comando era absolutamente bravo, se não me engano tinha 292 graus de abertura.
Tanto que foi um rolo quando a Ford colocou o carro na pista em competição multimarcas onde o limite era trocar o comando por um de no máximo 272 graus. A Ford acabou levando alguma vantagem pois simplesmente alegou que não queria trocar nada... iria usar o original...;-)))
Os outros Fords CHT usavam um comando 272 (acho).
O comando bom colocado nos VW à água era os 268 pois eram mais fáceis de acertar que os 272 usando na pista. Como pode notar o do CHT era mais bravo. O maior torque do CHT é porque é um motor muito com mais curso que diâmetro. E a Ford fez um ótimo trabalho na câmera de combustão e carburação destes motores
Os MD também tinham mais torque pois tinha mais curso que os AP.
Acho difícil estes comandos serem compatíveis, pois são motores muito diferentes. Com os AP com comando no cabeçote e os CHT com comando no bloco, varetas e balancis.
Você não queria dizer MD e não CHT.
Lembrando que os MD são a geração anterior aos AP nos VW a água.

naum mesmo, a graduação do comando do xr3 eh 267º, pode-se mandar fazer um comando em eixo bruto sob medida pra qq um dos motores mencionados!!!!

lucas.sanches
07/04/2005, 23:10
Ae galera...

o jipe aki ta com AP 2.0 turbo 0.8 e ta animal...eh claro q como ja disseram ai tem q esguelar o bixo... mais vai tranquilo.. ta com pneu 33.gg... sem o turbo ja eh bom .. mais com o turbo fica o bixo....
eh isso
abraços

Thiago Rodeghel
07/04/2005, 23:20
Ae galera...

o jipe aki ta com AP 2.0 turbo 0.8 e ta animal...eh claro q como ja disseram ai tem q esguelar o bixo... mais vai tranquilo.. ta com pneu 33.gg... sem o turbo ja eh bom .. mais com o turbo fica o bixo....
eh isso
abraços

Turbo :shock: :shock: :shock: ?!?!?!?!?

Nossa!!! Acho que vai demorar muito para mim fazer isso no meu :? ... Já dou um cacete nele na estrada, tem força, tem velocidade, putz o meu pelo menos tá beleza 8) . Tá certo que está mexido, um motor com pequena preparação (aspirado)

Mais fácil eu mandar passar ele para 2.2 e refazer todas as valvulas do cabeçote por maiores :D ... Isso daqui uns 2 anos, até lá te, chão 8)

O meu com 35" não precisa esgoelar para andar não... Dá pra rodar de boa, mesmo puxando outro CJ. O esquema é acerto mesmo, motor, câmbio e relação diferencial :wink:

[s]

lucas.sanches
07/04/2005, 23:33
Thiago...

Ja dei um pau nele.. mais... na trilha ele roda de boa... apesar q fiz so 3 com ele... ta novo..peguei ele faz 2 meses no mecanico!.. o turbo dxa ele animal ... so andando pra ver!!!
abraços

EDuarte
10/04/2005, 19:43
Caros amigos APzeiros, li em outro forum que o motor AP em aclíves acentuados falta lubrificação no motor, pois a bomba de óleo não consegue pescar o óleo; essa informação procede?
Teria como solucionar esse problema talvez com um pescador maior?

[]'s
(DU)

Thiago Rodeghel
10/04/2005, 20:09
Caros amigos APzeiros, li em outro forum que o motor AP em aclíves acentuados falta lubrificação no motor, pois a bomba de óleo não consegue pescar o óleo; essa informação procede?
Teria como solucionar esse problema talvez com um pescador maior?

[]'s
(DU)

Se o motor estiver mau instalado, tombado, fora de nível, com óleo baixo, sim ocorre :D

Ou se quizer, é simples modificar o pescador... Mas não necessário se estiver corretamente instalado :wink:

[s]

BANDIT
15/06/2005, 00:26
Thiagão

É bom saber sobre suas adaptações, principalmente quando não havia kits , eu tbm tô montando o meu com AP 2.0 16v, e câmbio Clark 5m da C20, já tinha comprado a flange Deep Tec e, hoje mesmo, comprei a Caixa Seca deles ... só alegria

estou montando meu CJ com AP 2.0 do Escort XR3 1996 no câmbio 4 marchas origi e colocando turbina .46, vi seu álbum, ficou 10, mas preciso de algumas sugestões:
Como ganhar torque em baixa sem mexer com a caixa quente da turbina?
O uso da viatura vai ser misto.
Qual a melhor suspensão para esta configuração de Jeep?

[]s cheios de dúvidas e bolso vazio.

BANDIT
15/06/2005, 00:28
OBS:
Pneus 275/75/16
Deepteck p/ piloto curto

Thiago Rodeghel
15/06/2005, 18:23
Fala Bandit :D

Bom com esse câmbio original 4m, o AP até q deve ir bem, pq possui marchas melhor escalonadas... Claro q naum vai operar milagres como se fosse um Clark :roll: , mas pelas medidas do seu pneu até q vai dar conta...

Torque em baixa o q daria pra começar a fazer, seria colocar um coletor de admissão longo, mas acho q iria bater no paralamas o carburador (se for carburado)... A turbina qto menor possível melhor, vai encher mais rápido, em baixa vai ser melhor. Agora qto a carcaça, seria melhor ver com seu preparador, o q se pode ser feito nela... Mas atenção com o câmbio!!! Vai ficar muito violento, e pode ocorrer quebras...

Na minha opnião, coloca o motor primeiro, sem o turbo... se vc não gostar depois vc coloca, no meu pensei em fazer algo gritante tbm :twisted: , mas acabei gostando do resultado.. e não vou mexer por enquanto... Outra pra uso misto, vai beber muito, rodando no alcool, na minha opnião :roll:

Se quizer algo melhor em baixa, compra um bloco de Golf (antigo) q é idêntico ao AP, só q tem bielas mais longas, isso melhora em torque...

[s]

Thiago Rodeghel
15/06/2005, 18:48
AH, qto a suspenção :)

Bom os feixes do jeep, não tem muito o q fazer para ficar macio... acho q o melhor custoxbenefíco são esses kits de feixes de toyota, acho q é o suficiente...

Na minha opnião :wink:

[s]

BANDIT
15/06/2005, 20:57
Thiago,

Valeu pela força, pensei em colocar a turbina por que ela tava parada na casa do meu irmão, e vc sabe, ela olhou pra mim... :twisted: O AP tinha I.E. LGTronic, tirei (com medo de quebras - muito antiquada, peças caras e difíceis de se achar) e estou colocando um 3E. Não queria te pegar pra Cristo, mas não existem muitos CJs APs por aqui. Com tempo te mando as fotos.
Onde compro feixes da Toyota, quais as adaptações necessárias?? (Já me desculpando pelo "aluguel")

[]s contando com tua paciência.

Thiago Rodeghel
15/06/2005, 22:02
Pelo q sei esses kits já são prontos para instalar em Cjs :wink:

Tem um pessoal no fórum q tá vendendo, outros estão usando... eles podem te falar melhor
Dá uma pesquisada pelo fórum, feixes de toyota em jeep, deve aparecer algo! :wink:

[s]

Giovani
15/06/2005, 23:15
Pelo q sei esses kits já são prontos para instalar em Cjs :wink:

Tem um pessoal no fórum q tá vendendo, outros estão usando... eles podem te falar melhor
Dá uma pesquisada pelo fórum, feixes de toyota em jeep, deve aparecer algo! :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9652&postdays=0&postorder=asc&start=0

[]'s

_ChApOLIN_
28/04/2008, 13:51
ola pessoal me desculpem pelo outro topico que não estava de acordo com as politicas do forum entao venho a abrir o mesmo com suas respectivas mudanças
bom gostaria de ajuda dos amigos do forum que possuem em suas viaturas motor ap....
comprei um motor ap 2.0 injetado 4 bicos completo .:dance::dance:
o que veio:
motor
parte de injeçao completa com modulo, chicote ,alternado, bicos, chave,kit code, etc.
ou seja veio tudo mas mesmo assim tenho algumas duvidas::putz::putz:
-qual radiados usar
-a ventuinha tem que ser acionada manualmente ou dakelas que aciona automaticamente com a temperatura do motor
-aonde colocar o modulo para que o mesmo nao fique exposto a agua com maior intensidade
-para adaptaçao com cambio de chevette qual motor de arranque usar
obrigado a todos......:lol:
ps: lembro aos amigos do site que me passaram o link da discuçao sobre aps li e reli o topico mas nenhum deles falam sobre essas expecificaçoes.....ou não consegui vizualizar a mesma .
peço desculpa ao moderado que fechou meu topico pois o mesmo nao estava de acordo, mas acho que agora esta;.;...

felipemendes
28/04/2008, 19:07
Se estou certo, a IE tem saída pro relé da ventoinha. Se estou errado, me corrijam!
A ventoinha pode ser qualquer uma elétrica que caiba no espaço. Lembre de colocá-la próxima ao radiador e girando no sentido correto.

Thiago Rodeghel
28/04/2008, 19:44
[ mas mesmo assim tenho algumas duvidas::putz::putz:
-qual radiados usar
-a ventuinha tem que ser acionada manualmente ou dakelas que aciona automaticamente com a temperatura do motor
-aonde colocar o modulo para que o mesmo nao fique exposto a agua com maior intensidade
-para adaptaçao com cambio de chevette qual motor de arranque usar
obrigado a todos......:lol:


Chapolin

O radiador pode ser o do Jeep mesmo, dá para melhorar ele se quizer, trocando as colméias, e vai precisar de uma ventoinha eletrica, eu uso a do ar condicionado do Vectra:concordo:

O módulo coloca embaixo do painel, o mais alto possível, e se quizer empacota ele, para proteger da água e pronto...:razz:

Qto ao arranque não sei, pq minha caixa seca é para cambio de C20, no meu está o original da VW mesmo8-).

[s]

JAIME MOREIRA
28/04/2008, 19:58
Aproveitando a deixa!!!rs
Tem um mecanico amigo meu, que ta montando um e me ofereceu, pois ta sem grana...
motor ap 2.0 de golf, cambio Toyota 5 marchas com reduzida, pneus 35...
acham que fica boa a relação?
ele ainda sugere colocar um turbo apesar de eu mesmo não gostar...
acham que o 2.0 empurra bem os pneus 35?

Guilhermeigs
29/04/2008, 03:29
Olá pessoal,

primeiro, sou bem novato nesse forum, então nem sei se o pessoal daqui gosta mais de abrir tópico ou aproveitar tópico velho, me desculpem a falta de jeito!

A questão é que estou com um jipe "sobrando" aqui em casa, meu pai comprou ele apenas para aproveitar algumas peças pra colocar no dele, então vou ficar com a carcaça e aos poucos (considerando meu faz-me rir no final do mês) vou colocando pra ficar do jeito que quero.

Estava acompanhando algumas discussões antigas e vi que tem muita briga sobre AP e Opala, bem como sobre transmissão, e ultimamente vi até mesmo coisas sobre diferencial e tamanho do pneu! Isso tudo deu um nó enorme na minha cabeça, então vou ser bem específico pra vocês me ajudarem, por favor!

Minha intenção é fazer nenhuma trilha! Sério mesmo, de jipe original e pronto pra tudo basta o do meu pai, eu gosto muito é do estilo, abaixar a capota e passear devagar no asfalto, de vez em quando (muito raramente) descer em alguma praia e rodar tranquilamente na areia. Acho que já deu pra sacar o que eu quero...
Pra ser sincero, eu queria mesmo era um vitara com teto de lona, mas estão uma fortuna pra mim, então vou transformar minha carcaça no meu vitara particular!

Gostaria de ouvir as sugestões de vocês, podem falar tudo, desde motor até pneu, lembrando que prefiro as coisas mais econômicas possíveis, pois eu mesmo vou manter essa máquina!

muito obrigado!

Caio Maeda
29/01/2009, 21:35
Estou estudando a aquisição de um motor instalado no Versallies - 2.0 para instalação no meu Jeep e gostaria de receber orientação nos itens abaixo:

1) É POSSIVEL FAZER A ADAPTAÇÃO? SERÁ NECESSÁRIO MEXER NO CHASSIS, FAZER SOLDAS, ETC?
2) O MOTOR DEVE ESTAR COMPLETO OU POSSO DEIXAR ALGUNS ITENS DE FORA?
3) QUAL O CAMBIO A SER ADAPTADO? POSSO UTILIZAR O 3 MARCHAS DO MEU JEEP?
4) TENHO QUE SUBSTITUIR A COROA E PINHÃO?
5) QUAL O CUSTO BENEFICIO DESSA ADAPTAÇÃO?
6) QUE TIPO DE CUIDADO TENHO QUE TOMAR NESTA AQUISIÇÃO?
7) ALGUEM PODE ME DAR UMA IDEIA DE CUSTO - INCLUINDO O MOTOR PARA AVALIAR SE COMPENSA ESSA MUDANÇA

glauber lemos
27/02/2009, 00:03
ola amigo tenho um jeep 67 com motor ap com caixa 3m fica bom, vc vai precisar da caixa seca do ap mas e um bom mecanico, nao gasta muito e fica bom so nao corre muito. mas tem força fica melhor que com um cambio de 4m.

William_NATAL
27/02/2009, 09:50
ola amigo tenho um jeep 67 com motor ap com caixa 3m fica bom, vc vai precisar da caixa seca do ap mas e um bom mecanico, nao gasta muito e fica bom so nao corre muito. mas tem força fica melhor que com um cambio de 4m.

"nao corre muito...." que isto companheiro?, a vel. final é a mesma nos dois cambios
com 3m ou 4 m

Elmer_Jeep
27/02/2009, 16:55
Estou estudando a aquisição de um motor instalado no Versallies - 2.0 para instalação no meu Jeep e gostaria de receber orientação nos itens abaixo:

1) É POSSIVEL FAZER A ADAPTAÇÃO? SERÁ NECESSÁRIO MEXER NO CHASSIS, FAZER SOLDAS, ETC?
2) O MOTOR DEVE ESTAR COMPLETO OU POSSO DEIXAR ALGUNS ITENS DE FORA?
3) QUAL O CAMBIO A SER ADAPTADO? POSSO UTILIZAR O 3 MARCHAS DO MEU JEEP?
4) TENHO QUE SUBSTITUIR A COROA E PINHÃO?
5) QUAL O CUSTO BENEFICIO DESSA ADAPTAÇÃO?
6) QUE TIPO DE CUIDADO TENHO QUE TOMAR NESTA AQUISIÇÃO?
7) ALGUEM PODE ME DAR UMA IDEIA DE CUSTO - INCLUINDO O MOTOR PARA AVALIAR SE COMPENSA ESSA MUDANÇA

movi sua mensagem para o topico que trata deste assunto, de uma olhada nas paginas anteriores que vai encontrar resposta pra varias das suas duvidas.

[]'s

harilus
03/03/2009, 22:11
ola pessoal...

tenho um cj5 e estou pensando em colocar um motor ap 1.8 de preferencia a alcool
cambio de chevete" porque me falar que ele tem 5ª sombre marcha ou seja 1 volta do eixo piloto e 1 e pouquinho do cardã" e tenho ums caixa de tração e reduzida do niva estou pensado em calocar ela com eixos de rural...
alguem ja viu algo parecido...
como ficou...

obrigado

Antonio leite
31/08/2022, 22:56
Boa noite alguém tem fotos e medidas para adaptar motor ap em um cj5 e caixa de marcha chevette