Ver Versão Completa : OHC gasolina com comando do motor álcool
Carvalho
03/11/2006, 22:57
Nunca fiquei satisfeito com o desempenho do OHC, apesar de ter "feito" completamente a uns 6 meses com o que existe de melhor no mercado. Coloquei carburador duplo e melhorou um pouco!!. Mas, faltava alguma coisa. Foi então que conversando com um Sr. que mexe com Jeep há uns 30 anos, o mesmo disse que colocando o comando e os balancins do motor álcool " era da água para o vinho". Após encontrar o tal comando e balancins, vi que eram realmentes bastante diferentes.Instalei e estou "assombrado" com a mudança!!!!
Oi Carvalho. Me interessa saber mais sobre isso. Vou abrir o meu OHC pra ver o anel. Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado? Muda alguma coisa em relação ao standard ou é só comprar um e pronto?
Abração.
(...)Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado?
Cacá,
Se não conseguir o comando original do OHC a álcool, você pode preparar o seu comando mudando o ângulo para 255º com levante de 6,5mm.
Aí vem o famoso "jaquê" :shock:
Já que tá mexendo... :-D
Aumente a taxa de compressão rebaixando o cabeçote; instale um carbura corpo duplo; coloque um coletor de descarga dimensionado...e dá-lhe jaquê!
[]´s
Aurélio, obrigado pelas dicas. Estou anotando tudo no meu caderninho de bordo, pois algumas coisas pra mim ainda são 'grego'. Na semana que vem vou atras de um meca. Rebaixar o cabeçote ja estava nos planos (1mm), agora tem mais as suas dicas e as dicas do Carvalho (sem trocadilhos...) para aquecer esse OHC tico-tico.
Novidades, postarei aqui.
Abracao a vcs, bom finds.
Carvalho
04/11/2006, 11:55
Histórico da empreitada:
“Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).
Um 2.3OHC a álcool tinha 84 cv líquidos e para o motor a gasolina não era divulgada a potência líquida, só a bruta de 91cv, mas devia estar em torno de uns 76 cv.”( Marcelo Nunes(usando catálogos Ford) – Membro do fórum 4x4 brasil)
“O comando do motor a álcool e os balancins são muito diferentes do motor a gasolina e quando colocado nesse motor melhora tudo. È tirar um e colocar o outro.” .Me mostrou um e o outro que são bastante diferentes, inclusive as válvulas e pistões .
Na conversa mudando um pouco o assunto: “Para você ver quando a Ford colocou retentor no lugar das gaxetas do vira eu já fazia isso”
Relato do Sr. Adonai (mecânico que só mexe com Jeep/F-75 há mais de 30 anos aqui em Natal). Realmente conheço bem seu Adonai, ele meio “doido” mas, é honesto.
Diante dessas informações sai à cata do comando e balancins. Após verdadeira peregrinação consegui por indicação de um colega aqui do fórum, na cidade de Maceió,na qual estava a serviço e o mesmo morava nessa.
Serviços realizados:
Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1);
Já tinha caburação dupla, mexida;
Troquei o retentor onde fica a polia do comando;
Como comprei o cabeçote completo usei também as molas do mesmo, pois vinha com defletores;
Adiantei o ponto de ignição(não sei o certo pois a marcação estava na polia estava apagada – fui adiantando até não bater pino e que desse uma boa partida). O motor a álcool começa com 13º,
Até agora, finalmente, estou muito satisfeito....
Carvalho
Boa, Carvalho, assim de mão beijada?
Assim que tiver encontrado um meca legal eu posto a minha empreitada tbém :)
Abs, bom finds.
(...) Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1)(...0
Carvalho,
Teoricamente ao rebaixar em 1mm o cabeçote do OHC a gasolina, a taxa de compressão vai de 7,81:1 para 8,43:1, conforme demonstrado no anexo.
[]´s
Carvalho
04/11/2006, 20:08
Aurelio,
Quando fiz rebaixamento do cabeçote em 1,00mm foi durante a retífica e serviço completo do motor. Realmente não medi antes dessa nova empreitada(devia ter medido) ,na dúvida, para não arriscar uma taxa muito elevada, só fiz " aplainar " . Até porque o cabeçote que tinha a álcool como correlação estava praticamente com a mesma altura deste e,sua taxa original era de 10,5/1.
Usei o cabeçote a gasolina devido as válvulas serem bem maiores e a saida para admissão para esse tipo de combustível(gasosa), quando era;agora ninguém sabe ao certo......mudam conforme coveniência do governo x usineiros....
COMANDOS 36
05/11/2006, 16:21
caro camarada , depois de rebaixar o cabeçote o motor nao ficou falhando na marcha lenta.
Carvalho
05/11/2006, 17:22
No primeiro momento sim, depois que acertou o tal ponto e mais um ajuste aqui e acolá no carbura.Dá gosto acelerar...
coveniência = conveniência !
sALVE GALERA
LENDO ESSE TOPICO ONTEM SOBRE A TROCA DO COMANDO DE VALVULOS DO GASOLINA PELO DO ALCOOL, LEMBREI QUE TENHO UM CABEÇOTE DO ALCOOL EM CASA, E ELE ESTAVA COMPLETO COM BALANCINS , ETC.
FUI ATÉ UM MECÂNICO AMIGO MEU E FALEI SOBRE A ALTERAÇÃO, ELE ME MOSTROU DOIS COMANDOS O DO GASOLINA E DO ALCOOLE FRANCAMENTE NÃO VI DIFERENÇA ALGUMA, PARECE QUE TODOS OS ANGULOS SÃO IGUAIS, A UNICA DIFERENÇA É QUE NO ALCOOLO PONTO QUE ACIONA OS BALANCINS É UM POUCO MAIS LARGO, TALVEZ PARA SUPORTAR MELHOR A MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO.
GOSTARIA DE SABER SE ISSO É CORRETO.
em meu ohc 2.3 instalei o comando da ranger 2.5 juntamente com os balancim roletado e o resultado foi muito bom ate o ruido do motor ficou bem mais suave ate o consumo ficou menor
Elmer_Jeep
05/01/2007, 12:25
Otto, onde vc conseguiu essas peças, um amigo meu tem interesse em melhorar o desempenho do OHC.
Balancins roletados são sempre bem-vindos em motores repotenciados.
[]'s
Galera, tenho um ohc gasolina na minha f-100 e ele é azul, mas tenho visto muitos ohc cinza, esses motores cinza tem algo diferente dos azuis(além da cor)?
turboroe
05/01/2007, 19:27
Eu fui numa loja comprar um comando novo pro meu OHC e o cara me falou que o comando é o mesmo para o àlcool e gasolina (nessa loja os caras entendem bastante do assunto)
turboroe
05/01/2007, 19:42
Carvalho,
Teoricamente ao rebaixar em 1mm o cabeçote do OHC a gasolina, a taxa de compressão vai de 7,81:1 para 8,43:1, conforme demonstrado no anexo.
[]´s
da uma olhada nas minhas considerações aqui e ve o q tu acha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=331221&posted=1#post331221
Edson JN
05/01/2007, 19:50
Otto, vc teve q mudar alguma coisa ou foi tira o comando original do OHC e por o comando da Ranger???
obrigado!
o comando da ranger 2.5 e so tirar um e colocar o outro mas os balancim roletado presisam de um pequeno desbaste para nao pegarem na mola da valvula q e um pouco maior no motor 2.3 mas e pouca coisa mas o resultadoe otimo eu comprei um motor de ranger 2.5semi novo num ferro velho mas faltando toda a parte eletronica ai desmontei o bicho para ver as semelhanças q tinha com o antigo ohc
turboroe
05/01/2007, 20:55
Esse motor 2.5 de ranger q vc comprou é de q ano?
É aquele cabeçote com 2 velas por cilindro?
e o motor 2.5 o ano eu nao sei mas e com duas velas por cilindro esse foi o motivo de eu nao usar o cabeçote inteiro
turboroe
06/01/2007, 12:32
mas pq nao usar? não seria melhor usar 2 velas?
Carlos Alberto da Silva
06/01/2007, 19:35
na colocaão do comando do ohc a alcool, a a nessecidade de colocar os balancis tambem
[QUOTE=turboroe;331375]mas pq nao usar? não seria melhor usar 2 velas?[/QUOno meu motor nao teria como usar as duas velas o sistema de igniçao e original e o coletor de admissao tambem nao serve no cabeçote da rangerpor isso optei por usar so o comando eos balancin roletado e os tuchos hidraulicos q sao iguais aos do ohc
Caros amigos!
Veja bem, não tenho comissão alguma, só quero ajudar!
Achei algo interessante e estou repassando a vcs
http://www.crestana.com.br/
Vá na opção "escolha a categoria", clique em "comandos de válvula" e veja o produto cod.: 003
talvez melhore a potencia.
abraços.
Kim.
turboroe
07/01/2007, 03:11
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52218798-pecas-23-ohc-maverick-jeep-f100-f75-comando-bronzina-tucho-_JM
Peças para o motor ford OHC 2.3 e outros antigos sob consulta.
PEÇAS NOVAS
Comando de válvulas gasolina/àlcool marca original FORD: R$ 140,00
Bronzina do comando de válvulas: R$ 90,00
Jogo de Tuchos hidráulicos marca original FORD: R$ 160,00
Jogo de balancins FORD: R$ 300,00
Tenho outras peças sob consulta, inclusive para outros motores!
Carvalho
07/01/2007, 19:30
O comando e os balancins para motor a gasolina é bem diferente do a àlcool.Quanto ao grau não sei informar.O torque é maior e aparece em um giro menor.Por quê?
turboroe
08/01/2007, 01:06
O torque e potência mudam com combustíveis diferentes.
Eu acredito que o comando do motor a álcool seja diferente, mas falei com alguns vendedores que vendem o comando e todos me disseram que é o mesmo para alcool e gasolina!
Quem tem o comando a álcool diferente, daonde saiu este comando?
se veio de um motor montado, qual era a cor do motor?
bah eu to tri na dúvida...:shock:
Eduardo Volpato Borrili
04/08/2011, 20:21
veja eese link no youtube o meu jeep injetado com fueltech a alcool muito forte ‪jeep 2.3 ohc injetado‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WLyx7kKoDbA)
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