PDA

Ver Versão Completa : Admissão enferrujada



Mauro B.
08/03/2004, 23:15
Olá pessoal !!! :D

Como alguns devem saber, estou reformando meu jipe Nissan Patrol 1955, e depois de 6 anos estou na fase final! :P

Pois bem, com tudo desmontado, verifiquei que os tubos do coletor de admissão dele estão enferrujados por dentro! Preciso tirar essa ferrugem, mas não tenho acesso com ferramentas "normais". O que faço? Existe algum banho que se possa dar no coletor que tire a ferrugem??? Pensei em dar jato de areia, por dentro e por fora (para tbm tirar as várias camadas de tinta), só que são sei se posso fazer isso pois o coletor é de fero-fundido. Se pudesse, será que o jato de areia conseguiria tirar a ferrugem lá de dentro??? E aí pessoal, poderiam me dar uma mão??? :roll: ?

[]'s necessitando MUITO de ajuda! :o :o :o

08/03/2004, 23:24
FALA MAURO

NAO SEI SE RETIRA FERRUGEM, MAS AS RETIFICAS DE MOTORES NORMALMENTE TEM UM BANHO QUIMICO A QUENTE QUE É UTILIZADO PARA LIMPAR OS BLOCOS DE MOTOR ANTES DE SE FAZER A RETIFICA, JA UTILIZEI PRA DAR UMA LIMPADA NA ADMISSAO DE UM MOTOR OPALA E FICOU BOM.

TENTA , QUEM SABE FUNCIONA.


ATE MAIS

Scacca
09/03/2004, 10:25
Fala Mauro, Blza?

Você pode jatear, isso não vai danificar o ferro fundido não e fica um serviço no 10.

Se a ferrugem for leve eu tentaria tirar com ferrox, mergulha ele no ferrox e depois manda tinner sem dó.

[]'s

Mauro B.
15/03/2004, 00:03
Aee Carlos e Scacca !!! :D

Obrigado pelas dicas! :D

Como o Carlos indicou, eu levei a uma retífica e eles deram um banho a quente, num produto preto...sei lá o que era! :shock: Resultado: tirou toda a tinta de fora e o grosso da ferrugem. A parte de ferrugem mais "presa" ao metal ainda permaneceu. Então agora que a ferrugem está menos "volumosa", vou seguir a dica do Scacca: acho que vou passar outro produto. Eu conheço um produto fosfatizante chamado "Ferlicon". Esse 'Ferrox' tbm é fosfatizante??? :?:

Ah, os caras cobraram R$15 pelo banho...

[]'s

Scacca
15/03/2004, 09:55
Passa Ferlicon que fica legal, esse Ferrox to passando nas peças que to reformando do meu jeep, ele é verde e quando pega na ferrugem o lugar fica branco. Depois bato um WD pra não oxidar tão rapido.

[]'s

Mauro B.
13/04/2004, 19:07
Passa Ferlicon que fica legal, esse Ferrox to passando nas peças que to reformando do meu jeep, ele é verde e quando pega na ferrugem o lugar fica branco.

É isso aí! :D O Ferlicon tbm é verde e fica branco na ferrugem! :P Passei em todo o coletor e depois parecia que tava tudo congelado!!!!! :lol: :lol: :lol:


Depois bato um WD pra não oxidar tão rapido.

Scacca, esse WD é o óleo que dá uma evaporada não é??? Se sim, como é que tu pintas as peças depois??? Tipo, não fica uma finíssima camada de óleo???

[]'s

elcio
13/04/2004, 22:41
ola:

de uma olhada nestes produtos:
http://www.quimatic.com.br/Busca/TEXTOPCF_VERSO.HTM
ou
http://ciplak.com.br/conv.htm
esses caras sao bastante utilizados em material enferrujado que esteje em mas condiçoes, onde o jato de areia ou polimento pode danificar mais ainda o material.
vc pode usar tbem o TF7, (bom , bonito e barato). eu ja o usei no meu coletor. ele transforma o oxido de ferro (ferrugem) numa pelicula e fica facil arrancar depois, basta raspar ou lixar.
mas o ideal, sem duvida, eh o jato de areia. se seu coletor ainda estiver bom o suficiente, considere esta possibilidade.o aconselhavel seria o jato com particulas de aluminio que agride menos mas eh muito caro.
e vc ainda pode dar um banho quimico onde eh feita cromagem de metais. vc pede a eles somente o banho, pra arrancar a ferrugem.
tudo depende de como vc esta de $$$$ ou como deseja o resultado final.

[]´s desenferrujados

Mauro B.
17/04/2004, 21:57
Oi Elcio !!! :D


vc pode usar tbem o TF7, (bom , bonito e barato). eu ja o usei no meu coletor. ele transforma o oxido de ferro (ferrugem) numa pelicula e fica facil arrancar depois, basta raspar ou lixar.

Já usei o TF7, por sinal, troquei o TF7 pelo Ferlicon, por este me parecer mais eficiente. :P Mas de qualquer forma, acho que todos esses produtos são bons. :D Só que não adiantaria muito pra mim usar apenas estes produtos, visto que a parte interna do coletor estava com "cascas" de ferrugem, e não tive acesso para consiguir raspá-las para depois aplicar os produtos já mencionados. Precisava então de uma solução que primeiro retirasse o grosso, para depois aplicar os produtos. E essa solução foi: (resposta abaixo)


e vc ainda pode dar um banho quimico onde eh feita cromagem de metais. vc pede a eles somente o banho, pra arrancar a ferrugem.

Foi esse banho químico (e a quente) que o pessoal da retífica deu no meu coletor. Só que segundo eles, esse banho tem a finalidade de retirar toda a tinha e resíduos oleosos, e não propriamente a ferrugem. Porém, acaba retirando a ferrugem mais grossa. E foi o que aconteceu com o meu coletor: ele "limpou" o coletor das cascas, deixando a ferrugem mais "lisa" pronta para aplicar os produtos lá acima ditos.

Enfim, gostei bastante do resultado e gastei relativamente pouco.

Só por curiosidade: essa ferrugem no meu coletor surgiu porque em seu interior ficou um "mar" de querosene, que haviam me indicado para desgrudar os pistões dos cilindros...

[]'s

elcio
19/04/2004, 09:59
ola Mauro:

vc disse q o coletor enferrujou por causa do querosene??
mas o q o querosene faz eh exatamente o contrario, protege da ferrugem!!!
provavelmente vc retirou este querosene, que desprotegido, enferrujou.
eu "desenferrujei" o meu com banho quimico.ficou otimo.
mas espero que vc tenha achado uma soluçao para o seu problema, e coloque aki pra gente. ok?

Mauro B.
19/04/2004, 19:22
Blz Elcio ! :D

Eu não cheguei a retirar o querosene: ele evaporou! E depois da evaporação, enferrujou! Eu não passei NADA para retirar o querosene.

Querosene pra mim serve só par limpar, e não para protejer. E talvez por deixar o metal limpo de impuresas, facilite a ferrugem. Altes desse "incidente" do querosene em meu coletor, limpei várias peças de minha bicicleta com querosene. Não passei NADA depois nas peças. Daí o querosene evaporou e começou a ferrugem de tais peças que eu havia limpado com querosene. E enferrujou mesmo. Mas de qualquer forma, prefiro fazer mais testes para comprovar isso realmente, depois passo aqui as experiências!

O banho que foi dado no meu coletor foi realmente muito com, isso eu não nego. O que disse é que ficou apenas a ferrugem "leve e rasteira", que com os produtos já citados resolvera.

O coletor já está pintado e montado no lugar. Talvez até tire uma foto e coloque aqui. Ficou bem legal! :D

[]'s