PDA

Ver Versão Completa : Ajuste Turbina e Bomba - Frontier



Ric Mac
03/11/2006, 10:42
Galera,

Amanha estarei levando a Frontier para fazer uma pequena revisao, Oleo - filtros e estas coisas.
Bom, conversei com o mecanico sobre mais um ajuste na turbina, originalmente ela sai entre 0,7-0,8 bar. Hoje ela esta a 0,95 bar.
Gostaria de subir a pressao para 1,2 bar e 1/2 volta na bomba.

Alguem ja fez isto no motor MWM? Pros, contras? Vale a pena fazer?

Obrigado

Walter L. L. Casitta
03/11/2006, 12:39
Ric,

Você ta enganado. A pressão do turbo no MWM e de 1,15Kgf, igual nos motores International.
Não mexe na turbina que melhora em baixa, mas piora em alta... O melhor é ficar original mesmo...

Ric Mac
06/11/2006, 04:39
Walter,

Eu nao pude levar o carro no sabado, estou viajando e so volto na prox semana. 4 meses atras, eu coloquei um manometro e o mesmo marcava perto de 0,8 bar dai ajustei com o mecanico para 0,95 bar mas, nao mexi em nada na bomba. Deixei somente a LDA cuidar disto.
O Manometro era um usado especificamente para aferir turbinas. Bom, de qqr forma, esta semana chega o kit que comprei na Donatti. Instalo e vejo a quantas anda.

Obrigado

Ric Mac
16/11/2006, 09:58
Galera,

Na ultima 3a, levei a Frontier no mecanico.
Turbina: Aumentamos a maxima pressao para 1.3 Kgf/cm2
Bomba: Aumentamos o debito em 1/2 volta.

Resultado: A fumaca preta sumiu, o motor esta muito esperto, a turbina esta com 0.8 Kg a 2000 rpm, quanto ao consumo, posto depois pois esta semana vou colocar a mesma no "mato" para ver como ficou!

abs

josiasmaia
16/11/2006, 10:23
quando vc ver o consumo dela posta aki que eu to querendo fazer a mesma coisa na minha l200 e queria ver se vai consumir + ou vai ficar do mesmo jeito...
vlw

Ric Mac
03/01/2007, 09:02
Galera,

Dados de Consumo da Carmem:

Antes dos ajustes: Estrada 9,55 Km/l; Cidade 8,82 Km/l

Apos os ajustes media de 3 abastecimentos: Estrada 9,28 Km/l; Cidade 8,76 km/l

Sem fumaca e muuuito mais esperta!

abracos

Ric Mac
08/01/2007, 08:47
Galera,

Outros dados de consumo:

Apos 2 tanques seguidos com quase 100% de Diesel Podium:
Estrada: 10,62Km/l
Cidade: 9,71Km/l

Diferença de preco por litro: 1,999 / 1,699 = 17,66%
Dif consumo Estrada: 10,62 / 9,28 = 14,44 %
Dif consumo Cidade: 9,71 / 8,76 = 10,84 %

Resumo: Para mim o Diesel podium nao compesa pelo consumo, Vou realizar o mesmo teste com o Texaco Aditivado.

Abraco

itamar.vieira
12/01/2007, 09:33
Ricardo,

já conseguiu testar off-road ?
Estou muito tentado a fazer a mesma regulagem na minha...

[ ]s

Ric Mac
12/01/2007, 13:08
Ja sim,
Ela esta muito boa, so nao medi o consumo pq nao teria como comparar.
Ela ficou mais esperta, e posso te afirmar que virou um tratorzinho.
Agora, vale a pena instalar um manometro do turbo, voce vai controlar o acelerador muito melhor e com certeza vais economizar no diesel!

abs

wagnerf
12/01/2007, 14:03
Ja sim,
Ela esta muito boa, so nao medi o consumo pq nao teria como comparar.
Ela ficou mais esperta, e posso te afirmar que virou um tratorzinho.
Agora, vale a pena instalar um manometro do turbo, voce vai controlar o acelerador muito melhor e com certeza vais economizar no diesel!

abs

Ric boas suas informaçÕes, hoje coloquei 4 BF 33 na minha, e encomendei, o manometro da donatti, assim que chegar quero mexer no motor, 1/2 volta da bomba e colocar a pressão do turbo, em 1,2, tecnicamentesó não conheço como fazer no turbo, mas conversando com o Maucio da Rasch Motores, ( pessoa fina muito educado ) ele disse que com isto o motor vai para em torno de 160 cv, e se colocar os bicos deles a coisa melhor pois sem mexer já da os 160 cv.

Obrigado.

wagnerf
12/01/2007, 14:08
Ric,

Você ta enganado. A pressão do turbo no MWM e de 1,15Kgf, igual nos motores International.
Não mexe na turbina que melhora em baixa, mas piora em alta... O melhor é ficar original mesmo...



Walter, mas na Frontier, um aumento na baixa seria bom, pelo menos para BH, pois a primeira é longa e compricada, e aqui tem muito morro e sinal, eheheheheheeh e hoje coloquei os 33, preciso de um pouco mais de torque na baixa.

Walter L. L. Casitta
12/01/2007, 14:45
Walter, mas na Frontier, um aumento na baixa seria bom, pelo menos para BH, pois a primeira é longa e compricada, e aqui tem muito morro e sinal, eheheheheheeh e hoje coloquei os 33, preciso de um pouco mais de torque na baixa.

Experimenta pra vê o que acontece então. Na Ranger eu voltei o ajuste pra o ponto original.
Neste fim de semana, se chegarem todas as peças, pretendo trocar todas as articulações esféricas da suspensão dianteira da Ranger e estou pensando e dar um mexida na bomba ¼ só pra experimentar. Se fizer muita fumaça eu desfaço...

Ric Mac
12/01/2007, 15:35
Ric boas suas informaçÕes, hoje coloquei 4 BF 33 na minha, e encomendei, o manometro da donatti, assim que chegar quero mexer no motor, 1/2 volta da bomba e colocar a pressão do turbo, em 1,2, tecnicamentesó não conheço como fazer no turbo, mas conversando com o Maucio da Rasch Motores, ( pessoa fina muito educado ) ele disse que com isto o motor vai para em torno de 160 cv, e se colocar os bicos deles a coisa melhor pois sem mexer já da os 160 cv.

Obrigado.

Wagner,

O meu problema especifico com os bicos do Mauricio é que aqui no rio você não passa na vistoria anual. Mas o que conseguimos com os ajustes que fizemos foi uma certa redução de emissões, joguei fora o Laudo do detran mas, estava um pouco (muito pouco) melhor que o ano passado. Agora, eu não sei exatamente quanto da bomba foi aberta uma vez que ficamos eu e mecanico, fazendo pequenos ajustes durante quase um dia inteiro e nem como aumentar a pressão, ne lembro que ele mexeu na WG, mas não sei se fez algo mais, acho que não mas não tenho certeza.
Ps. Hoje eu consigo ter picos de pressão na turbina de 1,45 Kgf/cm2, e dirigindo a mesma em velocidade cruzeiro (100-120) a 1,1 mas, quando vc pisa, ela sobe o giro rapidinho.
Por isto não pretendo troca-la por um modelo eletronico tão cedo.

abraço

VICTOR RJ
09/04/2008, 16:35
Caro amigo, estou com duvidas:?: com relação a qual 4x4 eu compro, e estou pensando em uma frontier 4x4... é uma boa? tem como vc me falar os prós e os contras dela? Quero fazer trilhas leves e passeios, bem como viagens... Ouvi falar que o turbo dela quebra muito, é verdade? O custo-beneficio dela é bom? Qual modelo seria melhor do ano de 2004 pra k? Se vc puder me responder desde ja lhe agradeço!!! Abraços

DieselPower
09/04/2008, 19:36
Ric Mac,
Já possui uma Frontier (SE 2005), e com o motor original apontava 1,3 Kg/cm2, medidos comum manometro Cronomac (marca conceituada e de confiança).
Particularmente acredito que a melhor relação de potencia dirigibilidade, se da apenas aumentando o débito da BI, pois com isso, irá gerar um maior fluxo de gases no escape, e por concequencia, elevará a pressão da turbina.
Esperimenta deixar a turbina na regulagem original e apenas abrir a bomba, daí posta pra nós as diferenças.
Abraço.