PDA

Ver Versão Completa : Acionamento do 4x4 - RANGER 98



Alexandre Costa
02/11/2006, 23:37
Amigos,

Preciso de uma ajuda com urgência !

Meu acionamento 4x4low não está funcionando, e o 4x4high, funciona com perfeição, o que será QUE ESTÁ ACONTECENDO ? as luzes do painel funcionam perfeitamente, e estou fazendo aquele processo que todos aconselham, pisar no freio e na embreagem por dois segundos simultaneamente , com o veículo parado e aí sim girar o botão...por que será que só acontece com o problema com 4x4ligh....será que tem alguma ligação com o fato de recentemente eu ter feito toda a embreagem ( será que mexeu em alguma função do 4x4 ??? )...já verifiquei todos os fusíveis....será um problema mecãnico ou elétrico ?

Aguardo retorno e peço ajuda com urgência pois necessito arrumar isto ainda nesta sexta-feira , dia 03/11
se possível direto ao meu e.mail...alexandre.costa@dpaschoal.com.br

Abçs e obrigado !!!
Boa semana a todos !
Alexandre

ojaneri
03/11/2006, 08:14
Alexandre,

Voce continua segurando a embreagem e o freio quando aciona o 4x4LOW? Ou seja, pisa no freio, pisa na embreagem até o final, gira o botão 4x4LOW, espera engatar e depois solta os pedais?

Pode ser alguma coisa com o sensor da embreagem, mas não sei se na gasolina é igual a diesel, mas ela só liga pisando na embreagem? Se ligar, indica que o sensor esta normal e o problema esta em outro lugar.

José Augusto
03/11/2006, 08:45
Alexandre, deve ser algum mal contato por falta de uso, as vezes demora mais para entrar (principlamente a LOW), tente algumas vezes se não entrar ande um pouco para frente, tente novamente se não entrar dê uma ré e tente novamente.
Importante, para acionar ou desacionar a LOW, o veículo precisa estar em ponto morto ou neutro (no caso de automático) e parado, se pisar na embreagem melhor.

murilloaquino
03/11/2006, 09:03
So corrigindo, na RAnger TEM q pisar na embreagem e no freio ao mesmo tempo q faz a mudança.Tambem axo q seja no sensor da embreagem ou do freio.

Walter L. L. Casitta
03/11/2006, 09:05
O interruptor no pedal da embreagem é a causa mais provável, ainda mais que mexeram nele a pouco tempo pra trocar o cilindro...

Edintruder
03/11/2006, 19:54
Porém, se o interruptor da embreagem estiver com problemas, não dá arranque também...

Walter L. L. Casitta
03/11/2006, 21:32
Porém, se o interruptor da embreagem estiver com problemas, não dá arranque também...

Não Edi.
Vão ao total seis fios no conector do interruptor do pedal da embreagem. Certamente existem mais de um interruptor no pedal e o que inibe a ignição deve ser separado do interruptor da tração.

murilloaquino
03/11/2006, 21:41
Ingrassado, nas 3.0 a embreagem nao corta a igniçao nao...

Alexandre Costa
03/11/2006, 22:49
Fui em um mecânico que me passou que a transmissão está 100% , que só pode ser problema no engate da roda, ele me passou que nem a reduzida estava entrando, só faz o barulho e o giro da transmissão, porém a roda nada...ele ficou de olhar para ver se a homocinética da tração não está ruim ....ou outro problema direto no engate na roda...nesta segunda passo para galera o que ele me passar .

Na verdade em nenhuma posição a roda dianteira está se movendo...na reduzida apenas dá a sensação de força...

Se alguem já tem o palpite do problema pode mandar....

lá vem paulada no bolso !!!!

Abçs

murilloaquino
03/11/2006, 23:02
Problema comum nas ranger antes 01.
Isto esta me ´´cheirando´´ problema no acionamento da roda-livre.Manda dar uma conferidinha nas roda-livre de sua ranger

Alexandre Costa
03/11/2006, 23:34
Pelo que tenho lido, acho que o proplema é a homocinética do cardã dianteiro...sem querer sofre por antecedência...o que vcs acham ?

Alguem tem idéia do preço desta peça ?


Abçs

Walter L. L. Casitta
03/11/2006, 23:58
Esse é um problema típico da roda livre que é acionada por vácuo. Normalmente uma limpeza e lubrificação resolvem. Em ultimo caso pode-se travá-la ficando sempre acionada como na Ranger mais nova.

DanOnTuba
04/11/2006, 18:17
pena que não volta ao mercado o acionamento manual por alavanca, simples e robusto...essa porcaria de vácuo deixa a desejar.

murilloaquino
04/11/2006, 18:32
Sou mais o sistema ds nova rangers.Nunca dá problema e nao temq descer nunca...
hehehe

Pequeno jr
04/11/2006, 22:12
Esse é um problema típico da roda livre que é acionada por vácuo. Normalmente uma limpeza e lubrificação resolvem. Em ultimo caso pode-se travá-la ficando sempre acionada como na Ranger mais nova.

Walter como faz isso?

Lembra-se q troquei as pastilhas e o rolamento mês passado? ao montar a roda foi colocado aquele copinho do acionamento a vacuo errado e o resultado foi q ele quebrou. Fui descobri isso da pior forma, atolado na quinta-feira. Resultado, a peça nova na autorizada custa R$ 481,00. Ainda não fui em ferro velho, mas com essa sua dica talvez faça isso.

Me relembra ai como é o sistema das 2001 e como é essa sua idéia.

[]'s

Alexandre Costa
04/11/2006, 22:46
Esse é um problema típico da roda livre que é acionada por vácuo. Normalmente uma limpeza e lubrificação resolvem. Em ultimo caso pode-se travá-la ficando sempre acionada como na Ranger mais nova.



Desculpe Walter, porém não entendi....como deixar travado e acionado...como funciona na ranger mais nova ?

Alexandre Costa
04/11/2006, 22:54
Desculpe Walter, porém não entendi....como deixar travado e acionado...como funciona na ranger mais nova ?

Walter,
Poderia me passar mais detalhes sobre este sistema de acionamento à vácuo...então existe a possibilidade de ser somente um problema de revisão e limpeza ?

Aproveitando...neste ano de Ranger ...98 , quando na parte traseira, apenas uma roda fica atolada o que deve acontecer com a outra ...parar ou rodar na mesma velocidade ? pois quando a minha atolou a roda ficou sem ação...ou seja a roda atolada girando e piorando a situação e a outra parada ...é assim mesmo ?

...lembrando que a tração nada de funcionar...luz acessa a nada de giro !

Abçs

Walter L. L. Casitta
04/11/2006, 23:17
Alexandre e Pequeno,
Como fazer para travar a RL eu não sei. Nunca fiz. Sei que é possível e tem gente aqui no fórum que fez. A 2001 não tem RL infelizmente. Todos os eixos giram o tempo todo. Uma Ranger com RL consegue economizar quase 10% de combustível mais que um Ranger sem RL como são todas a partir de 2001.

No caso da peça quebrada do Pequeno, por R$480.00 da pra comprar um par de RLs manuais da AVM. Se alguém se interessar eu tenho um par zerado por R$400,00...

Assim como na S10, a roda livre da Ranger até 2000 é acionada a vácuo. O sistema pode ser afetado não só por poeira ou lama, mas também pelos desengraxastes usados durante a lavagem nos postos. Então de tempos em tempos tem que limpar e lubrificar.
Tem que conferir a tubulação de vácuo também...

Edintruder
05/11/2006, 11:14
Continuando, se os rolamentos de roda não forem originais podem apresentar problema no acionamento do sistema a vácuo. Não sei exatamente como, mas pelo que eu entendi, se o rolamento for muito vagabundo ele deixa passar muito ar e não puxa a membrana que faz travar a roda livre.

Alexandre, em relação às rodas traseira como descrevesses, isso ocorre pois não possui bloqueio ou limitador de deslizamento no diferencial traseiro. É isso aí mesmo.

Pequeno jr
05/11/2006, 22:12
A 2001 não tem RL infelizmente. Todos os eixos giram o tempo todo. Uma Ranger com RL consegue economizar quase 10% de combustível mais que um Ranger sem RL como são todas a partir de 2001.


Walter,

agora fiquei em dúvida com o carro de vocês com essa sua frase. Quer dizer então que quando vcs engatam a High não há diferença nenhuma, pois como vc diz, andando em 4x2 ela ja esta com todos os eixos girando, correto?

Pelo que entendi, apenas a Low é que se tem diferença do carro no normal certo?

Tenho mais duas perguntas, mas deixa primeiro ter certeza que é isso.

Walter L. L. Casitta
05/11/2006, 22:25
Walter,

agora fiquei em dúvida com o carro de vocês com essa sua frase. Quer dizer então que quando vcs engatam a High não há diferença nenhuma, pois como vc diz, andando em 4x2 ela ja esta com todos os eixos girando, correto?

Pelo que entendi, apenas a Low é que se tem diferença do carro no normal certo?

Tenho mais duas perguntas, mas deixa primeiro ter certeza que é isso.
Pois é Pequeno, tem um monte de energia desperdiçada na Ranger pela falta da RL.
Em 4x4H é quase a mesma coisa. Mesmo num veiculo com diferencial central como é o caso da Cherokee Sport que também não tem RL, em 4x4H o consumo de combustível e maior que quando em 4x2. Na Cherokee também dá pra notar a diferença desempenho. Em 4x4H piora.

Alexandre Costa
05/11/2006, 23:34
Pois é Pequeno, tem um monte de energia desperdiçada na Ranger pela falta da RL.
Em 4x4H é quase a mesma coisa. Mesmo num veiculo com diferencial central como é o caso da Cherokee Sport que também não tem RL, em 4x4H o consumo de combustível e maior que quando em 4x2. Na Cherokee também dá pra notar a diferença desempenho. Em 4x4H piora.

Vou repetir o problema ...4x4H, acende a luz, porém não traciona nada , e o 4x4Low que parecia pelo barulho tracionar...foi constatado pelo mecânico que também não está tracionando nada...só dá a impressão ! segundo ele a TRANSMISSÃO FUNCIONA em ambos os casos , porém lá na roda não está engatando nada ....o que será ? vou verificar nesta segunda !
...bem pelo pouquíssimo que entendo o carro sempre trabalha com RL, só modifica quando acionado o botão 4x4h ou 4x4L...desculpe se estou confundindo tudo !

Pelo que entendi temos dois tipos básicos de 4x4....o que anda permanente em 4x4, e o que tem opção de engate nas rodas dianteiras ...certo?

Abçs

Walter L. L. Casitta
06/11/2006, 09:52
Vou repetir o problema ...4x4H, acende a luz, porém não traciona nada , e o 4x4Low que parecia pelo barulho tracionar...foi constatado pelo mecânico que também não está tracionando nada...só dá a impressão ! segundo ele a TRANSMISSÃO FUNCIONA em ambos os casos , porém lá na roda não está engatando nada ....o que será ? vou verificar nesta segunda !
...bem pelo pouquíssimo que entendo o carro sempre trabalha com RL, só modifica quando acionado o botão 4x4h ou 4x4L...desculpe se estou confundindo tudo !

Pelo que entendi temos dois tipos básicos de 4x4....o que anda permanente em 4x4, e o que tem opção de engate nas rodas dianteiras ...certo?

Abçs

É isso mesmo Alex, o problema ta relacionado com as RLs...

felippetti
06/11/2006, 20:12
Certeza que é problema no sistema de vácuo...
É um problema comum também nas Sportage e GranVitara...
Depois conta pra gente se era mesmo...

Abraço!

Alexandre Costa
06/11/2006, 20:34
... realmente amigos, o problema era o tal do RL , aquele copinho. Não sei como , porém meu mecãnico conseguiu deixar o RL acionado direto, agora os eixos rodam direto...será que dá algum problema ?

Não consegui entender é este sistema de vácuo, como tinha um RL com a trava solta...talvez fosse este que estivesse atrapalhando todo o processo. Porém alguem saberia me explicar este processo, pois com certeza não existiu nenhuma conferência, nem tão pouco a limpeza neste sistema ...na verdade nem o mecânico conseguiu me explicar como é acionado ou destravado o RL , e eu não achei nada parecido que pudesse empurra o travamento...

Com o acionamento direto ficou excelente...testamos os 4x4L e H e ficou bom !

Abçs

Pequeno jr
06/11/2006, 20:39
Pois é Pequeno, tem um monte de energia desperdiçada na Ranger pela falta da RL.
Em 4x4H é quase a mesma coisa. Mesmo num veiculo com diferencial central como é o caso da Cherokee Sport que também não tem RL, em 4x4H o consumo de combustível e maior que quando em 4x2. Na Cherokee também dá pra notar a diferença desempenho. Em 4x4H piora.

WAlter,

Qdo vc esterça todo o volante não trava as rodas? E o desgaste dos pneus, não é mais acentuado ?

Pequeno jr
06/11/2006, 20:41
... realmente amigos, o problema era o tal do RL , aquele copinho. Não sei como , porém meu mecãnico conseguiu deixar o RL acionado direto, agora os eixos rodam direto...será que dá algum problema ?

Não consegui entender é este sistema de vácuo, como tinha um RL com a trava solta...talvez fosse este que estivesse atrapalhando todo o processo. Porém alguem saberia me explicar este processo, pois com certeza não existiu nenhuma conferência, nem tão pouco a limpeza neste sistema ...na verdade nem o mecânico conseguiu me explicar como é acionado ou destravado o RL , e eu não achei nada parecido que pudesse empurra o travamento...

Com o acionamento direto ficou excelente...testamos os 4x4L e H e ficou bom !

Abçs

Alexandre,

Tem como vc descobrir como foi feito o serviço, pois muito me interessa.

murilloaquino
06/11/2006, 21:22
pequeno, nao trava ppor que como há diferença de traççao entre os eixos dianteros e traseiros, pois a traçao está desligada e ha o diferencial dianteiro, intao nao há problema

Walter L. L. Casitta
06/11/2006, 21:27
... realmente amigos, o problema era o tal do RL , aquele copinho. Não sei como , porém meu mecãnico conseguiu deixar o RL acionado direto, agora os eixos rodam direto...será que dá algum problema ?

Não consegui entender é este sistema de vácuo, como tinha um RL com a trava solta...talvez fosse este que estivesse atrapalhando todo o processo. Porém alguem saberia me explicar este processo, pois com certeza não existiu nenhuma conferência, nem tão pouco a limpeza neste sistema ...na verdade nem o mecânico conseguiu me explicar como é acionado ou destravado o RL , e eu não achei nada parecido que pudesse empurra o travamento...

Com o acionamento direto ficou excelente...testamos os 4x4L e H e ficou bom !


Alex,
Deve estar faltando alguma peça lá. O antigo dono deve ter tirado simplesmente. Aqui em BH já vi um monte de Ranger e Hilux sem o cardam dianteiro. Os proprietários simplesmente tiram por acreditar que nunca vão usar e acreditam que assim estão economizando combustível.

Walter L. L. Casitta
06/11/2006, 21:28
pequeno, nao trava ppor que como há diferença de traççao entre os eixos dianteros e traseiros, pois a traçao está desligada e ha o diferencial dianteiro, intao nao há problema

É isso. Só com a tração em 4x4 isso acontece.

Edintruder
06/11/2006, 21:43
... realmente amigos, o problema era o tal do RL , aquele copinho. Não sei como , porém meu mecãnico conseguiu deixar o RL acionado direto, agora os eixos rodam direto...será que dá algum problema ?



Nenhum problema. Apenas o consumo vai aumentar um pouco, se igualando às Rangers 2000 em diante sem RL. Porém nunca mais vai te deixar na mão.

edubelem
07/11/2006, 11:50
Nenhum problema. Apenas o consumo vai aumentar um pouco, se igualando às Rangers 2000 em diante sem RL. Porém nunca mais vai te deixar na mão.

Pode até consumir um pouco mais, porem é bem mais confiavel, só faltava ter um diferencial no centro.

IGORFROTA
07/11/2006, 15:11
Existe ainda a opção do PITUTO que deixa as Ranger anteriores a 2000 com a opção de um RL manual. Liga qnd precisar.
Tentei procurar aqui no forum, mas faz tempo que nao consigo usar essa ferramenta de busca p/ nada.
Nunca acha nada, nem mesmo os tópico mais faceis.
Alguem ta passando por isso ...
Tenta achar ai PITUTO.

Edintruder
07/11/2006, 19:20
http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/pituto.htm

M@C
07/11/2006, 20:30
Existe ainda a opção do PITUTO que deixa as Ranger anteriores a 2000 com a opção de um RL manual. Liga qnd precisar.
Tentei procurar aqui no forum, mas faz tempo que nao consigo usar essa ferramenta de busca p/ nada.
Nunca acha nada, nem mesmo os tópico mais faceis.
Alguem ta passando por isso ...
Tenta achar ai PITUTO.

Quer dizer que se eu utilizar os PITUTOs deixando as rodas dianteiras acionadas com ele, não vou ter os problemas característicos da tração ligada (pois ela vai estar desligada). É isso mesmo? O Conjunto rodas dianteiras, cardã dianteiro e diferencial dianteiro só "engata" no motor quando aciono a tração?

muito obrigado e desculpem-me a ignorância sobre o assunto.

Alexandre Costa
07/11/2006, 20:54
Alguem saber informar onde compramos aqui no brasil " os pitutos "

Alexandre Costa
07/11/2006, 21:11
http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/pituto.htm

Puxa...valeu ! consegui ententer melhor o funcionamento do RL, na verdade o mecânico que levei o carro não entendia nada de RL da ranger, ele simplismente deixou o RL travado direto , ou seja o RL em funcionamento direto , e como o sistema de vácuo ou selenoide ( aí eu não entendi direito ) não está 100%...ele vai continuar acionado, ou seja o problema não foi resolvido ainda, pode ser que fique bom para o resto da vida...ou pode desarmar quando menos esperar ( no meio do barranco !!! )

Bem , tendo em vista a situação... alguem tem algum conselho ? procurar quem definitivamente desligue este sistema de vácuo , ou até mesmo procurar pelo tal do "pituto"

...parece ser fácil travar em definito o RL...vcs concordam ? parece que é só travar as molas do RL, conforme pode ser visto nas fotos que o Edintruder enviou...será que estou certo ?

Abçs

FleckRanger
08/11/2006, 15:43
Olá a todos.

Bem, por medida de precaução levei as instruções disponíveis aqui no 4x4 para o meu sogro fazer para mim os "pitutos". Ficaram perfeitos só que ... ainda não tive coragem de meter a mão e instalar eles! Sabem como é, qualquer erro pode resultar em prejuízo.

Mas agora acho que não vai ter jeito. Fui até Mostardas e a caminhonete atolou duas vezes em morrinhos ridículos de areia. Isso nunca tinha acontecido.

Verifiquei que ela enterrava direto a frente, dando a impressão de tracionar só atrás (apesar do eixo do cardan dianteiro girar e a eletrica acusar estar com o 4x4 acionado).

Acho que este tal de vácuo deu problema e vou ter de colocar os pitutos.

Abraços a todos.

Alexandre Costa
08/11/2006, 20:20
FLECKRANGER
sugestão...

Faça igual meu mecânico...se o acionamento não está funcionando ( independente de ser vácuo ou não ) abra o RL,aperte o fundo, ele arma,vc reconecta e acaba com a RL, o eixo passa a rodar direto igual a nova ranger...
é a minha opinião, se a peça que vcs desenvolveram não está trazendo confiança...não coloque, pois pode acabar com as estrias do sistema aí vai ser só $$$$$$$$$$$

Abçs

Alexandre Costa
08/11/2006, 20:21
FLECKRANGER
sugestão...

Faça igual meu mecânico...se o acionamento não está funcionando ( independente de ser vácuo ou não ) abra o RL,aperte o fundo, ele arma,vc reconecta e acaba com a RL, o eixo passa a rodar direto igual a nova ranger...
é a minha opinião, se a peça que vcs desenvolveram não está trazendo confiança...não coloque, pois pode acabar com as estrias do sistema aí vai ser só $$$$$$$$$$$

Abçs

Edintruder
08/11/2006, 20:22
Realmente estavas com alguma RL destravada. Por pior que seja a areia solta, quando está tracionada ela sobe na areia antes de afundar, em 4x2 prega direto!

IGORFROTA
09/11/2006, 09:12
Pessoal, eu acredito que quem quer resolver problemas de RL na Ranger sem gastar muito, a melhor opção é o uso dos pitutos.

No site passado pelo edin, tem todas as especificações e vc pode mandar tornear em qualquer tornearia. Vai ser barato, pode ter certeza.

O <b>ojaneri</b> aqui do forum fez na dele e não se arrepende. Qq coisa manda uma MP p/ ele.
Ele fez a adaptação em casa mesmo, rapidinho, rapidinho..
Da uma olhada : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524&highlight=pituto
Vlw

Alexandre Costa
13/11/2006, 23:13
VC ainda tem este par de RL avm ZERADO ?

M@C
15/11/2006, 08:00
Pessoal, eu acredito que quem quer resolver problemas de RL na Ranger sem gastar muito, a melhor opção é o uso dos pitutos.

No site passado pelo edin, tem todas as especificações e vc pode mandar tornear em qualquer tornearia. Vai ser barato, pode ter certeza.

O <b>ojaneri</b> aqui do forum fez na dele e não se arrepende. Qq coisa manda uma MP p/ ele.
Ele fez a adaptação em casa mesmo, rapidinho, rapidinho..
Da uma olhada : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524&highlight=pituto
Vlw

Como vou ter que cortar aquela telinha na RL, não é perigoso entrar agua e terra e danificar algum mecanismo interno?

É aconselhável desligar o sistema de vácuo, ou posso utilizar os dois: pituto e original?

Muito obrigado.

Edintruder
15/11/2006, 13:34
Como vou ter que cortar aquela telinha na RL, não é perigoso entrar agua e terra e danificar algum mecanismo interno?

É aconselhável desligar o sistema de vácuo, ou posso utilizar os dois: pituto e original?

Muito obrigado.

Não vai entra água pois a borracha que mantém o vácuo continua intacta.
Pode usar os dois sistemas sim, uma vez que o pituto é colocado apenas na tampa externa, não interfirindo no funcionamento automático interno.