Ver Versão Completa : Bloqueio parcial na dianteria.
Hudson Buck
02/11/2006, 09:08
Bom dia.
Estou instalando eixos de F75 no meu CJ e ao desmontar o diferencial traseiro verificamos que este é blocante (parcial). É o modelo original que saia em algumas F75. Como já tenho um full lock fase IV para instalar no diferencial traseiro, gostaria de saber, na prática, se alguém já instalou o bloqueio parcial no diferencial dianteiro e como ficou a dirigibilidade?
Obrigado.
Abraços.
leopoldo
02/11/2006, 10:52
Olá Hudson,
Por parcial vc se refere ao powerlock/tracklock, acredito.
Veja bem:
O limited slip está sempre bloqueado e desbloqueia conforme vence-se o atrito dos discos.
O efeito na dirigibilidade é o seguinte:
Na lama, o jeep tende a correr de lado em terrenos inclinados.
Outro efeito interessante é a tendência em ir reto mesmo vc ter esterçado a direção.
Mas vc se acostumará a compensar esses efeitos, aprendendo novas maneiras de pilotar o jeep na lama.
Sómente muito cuidado nas vêzes que ele corre literalmente de lado.
José Augusto
02/11/2006, 10:56
Hudson, na rural, não senti tanta diferença ou muita dificuldade para mudar de direção, no meu caso não foi muito perceptível.
leovalle
02/11/2006, 10:57
O leopoldo bem explicou, só acrescentando que quanto mais se acelera num LSD mais ele bloqueia, desde que esteja com as 2 rodas no chão.
Vale a pena instalar sim ele na frente, mas se não estava notando é pq os discos devem estar gastos (eles que dão o atrito para bloquear) ou foi usado óleo de especificação errada). Se os discos estiverem gastos, a troca não sei se vai valer a pena. Se for só o óleo é moleza.
[]'s
Hudson Buck
02/11/2006, 13:46
Obrigado pelas respostas até o momento.
Léo Valle, como podemos saber se os discos estão gastos, com a cx de satélites na bancada? Existe algo que se possa medir?
Desde já obrigado e abraços.
leopoldo
02/11/2006, 15:01
desliga o jeep,
levanta o eixo no macaco,
solta o freio de mão,
gira o pneu e veja se a roda do outro lado gira no mesmo sentido ou fica parada.
se gira, os discos ainda tem atrito. se não, precisa de reparo
na bancada,
prenda a caixa do diferencial blocante num torno de mesa(morsa)
simplesmente ponha os semi-eixos encaixados nas planetárias e tente virar.
se os discos tem atrito, vc dificilmente consegue virar a planetária
Vinicius_4x4
02/11/2006, 17:54
Desculpem me meter, mas com bloqueio na frente e as rodas livres desligadas não se sente atuação nenhuma do bloqueio dianteiro né?!
[]´s de metido no assunto!!
leopoldo
02/11/2006, 17:59
um tanto quanto óbvio.
Vinicius_4x4
02/11/2006, 18:23
Então a dirigibilidade não atrapalha .. huahuahua
Pois na hora da trilha é que deve e vai atuar!! Isto se os discos estiverem beleza!!
Uma pergunta: um amigo meu se ofereceu para fazer o famoso bloqueio crazy lock (soldar não sei o que na dianteira). Será que não vou ter problemas com as pontas de eixo dianteiras já que o meu motor é o 250 S. Alguém usa este tipo de "bloqueio"? Na verdade seria válido para qualquer bloqueio 100%. A solda seria feita com mig!
[]´s
leopoldo
02/11/2006, 19:19
simples:
remova o diferencial, remova a coroa e solde a planetária na satélite (dentro da caixa).
você elimina o efeito diferencial e fica com bloqueio 100%.
só que esquece fazer curva, ou seja, esterçar o eixo dianteiro em terrenos que não seja pura lama, pois os semi-eixos irão romper.
EU, não faria isso e NÃO FAÇA isso com o diferencial montado no eixo.
Nilsinho
03/11/2006, 18:46
All
Diante do ressurgimento da questão gostaria do pitaco de vc´s:
Tenho um conjunto de delizamento limitado (esse de pastilhas) e como só uso o Jeep pra trilha tava querendo coloca-lo no dif dianteiro e soldar o traseiro...
Pregunto vai ficar ruim de manobrar no mato? pq aqui em Campos é só erosão e piranbeira....
Hudson Buck
03/11/2006, 20:01
Leopoldo.
Obrigado pela dica de como testar na bancada. No manual do mecânico do Jeep eles somente dizem para verificar os discos quanto a desgastes. O detalhe eque não dizem como é um disco com desgaste, portanto, sem esperiência prévia, fica um tanto quanto subjetivo determinar o que é desgaste.
A propósito, a minha dúvida é com as rodas livres acopladas, pois é óbvio que com as mesmas desacopladas a dirigibilidade não será afetada.
Abraços
leopoldo
03/11/2006, 23:04
HUDSON
então .... o que eu expliquei sobre o comportamento, é justamente com a roda livre acoplada.
NILSINHO,
soldar a planetária melhora o desempenho em situações como os rock crawling, porém as desvantagens são maiores que as ventagens:
o jeep não fará curva corretamente no asfalto, e se fizer, pode apostar na quebra dos semi-eixos.
em dias chuvosos, no asfalto ou pedregulho, o jeep tenderá a sair de traseira em toda curva, torna-se uma máquina traiçoeira.
leovalle
04/11/2006, 00:56
HUDSON
então .... o que eu expliquei sobre o comportamento, é justamente com a roda livre acoplada.
NILSINHO,
soldar a planetária melhora o desempenho em situações como os rock crawling, porém as desvantagens são maiores que as ventagens:
o jeep não fará curva corretamente no asfalto, e se fizer, pode apostar na quebra dos semi-eixos.
em dias chuvosos, no asfalto ou pedregulho, o jeep tenderá a sair de traseira em toda curva, torna-se uma máquina traiçoeira.
Pode ser que antes de quebrar os semi-eixos, desgaste os pneus em demasia.
Hudson Buck
05/11/2006, 11:05
Leopoldo,
Não tive dúvidas que a sua primeira resposta era em relação a RLs desacopladas. E a sua resposta estava clara.
Citei acima que a pergunta era em relação a RLs desacopladas somente para não deixar dúvidas para outros leitores ou participantes deste tópico.
Mais uma vez obrigado e abraços.
leopoldo
05/11/2006, 12:51
OKDOK !
sem dúvidas