PDA

Ver Versão Completa : problemas no motor arranque



Rogervet
08/03/2004, 21:11
olá a todos, após uma pane no motor de arranque do meu jeep, fiz uma revisão completa e troquei o solenóide. Percebi que o solenóide antigo era adaptado e tive que reposicionar o novo. O problema é que quando dou a partida as vezes o pinhão não acopla direito na cremalheira do volante e faz um barulho metálico. Será que esse solenóide está na posição errada, pois não é sempre que acontece isso?
um abraço a todos.

fugger
09/03/2004, 00:52
:) Olá Rogervet


Qual motor vc usa?

[]'s

Scacca
09/03/2004, 09:35
Meu irmão tava com esse problema e resolveu.

Os dentes estavão meio gastos e por isso não acoplava.

Vc viu se aparentemente ta tudo certo?

[]'s

Rogervet
09/03/2004, 09:50
olá fugger, o motor do meu jeep é o continental e me disseram que o solenóide era do jeep 6 cilindros (bf). To colocando umas fotos em anexo.

e aí scacca? Quando eu desmontei o motor de arranque vi que a engrenagem do bendix tava um pouco gasta, e encontrei várias farpas de metal dentro do compartimento do bendix, como o desgaste não era grande e o bendix estava em ordem só limpei, apliquei graxa e remontei o sistema.

um abraço a todos.

Marcelo
09/03/2004, 13:17
Pessoal,

Aproveitando o tópico aberto, vou relatar o problema que estou enfrentando com o arranque do meu BF-161.

Há alguns meses, troquei o bendix e fiz uma limpeza geral dentro de todo o motor de arranque (estava entupido de barro) e não tive problemas, estava tudo funcionando perfeitamente. 8) Porém, um belo dia ao ligá-lo o motor de arranque deu partida no motor, mas depois ficou girando feito um louco, não estava pegando na cremalheira - isso indica que o bendix voltou normalmente - e só foi parar quando desliguei a chave geral do jeep (nem o contato fez o motor de arranque parar de girar :? ). :evil:
Liguei a geral e o arranque continuou girando, mas sem dar partida no motor. :? :?
Peguei uma chave e dei umas pancadas em cima do motor de arranque (com a chave geral desligada) e, depois de umas 2 tentativas, voltou ao normal. Achei estranho e continuei usando o jeep por um bom tempo (fiz até trilha) e não deu mais problema. :lol: :lol:
Num dia desses, para minha surpresa, o problema ocorreu novamente. Adotei os mesmo procedimentos delicados das marretadas e parou. :lol: E até agora está ok. :?

Acho que tem algo em curto (isso tá fácil), mas o quê? :roll:
Alguém tem alguma luz? Pensei em levar no auto-elétrico, mas acho que o problema deve ser simples e consigo resolver. :roll: :roll:

[s] arrancados até que desligue a chave geral,

Rogervet
09/03/2004, 14:59
ola marcelo, enquanto o motor de arranque estava desmontado, o solenóide novo deu um problema e o motor de arranque não parava de girar sem acoplar o bendix como no seu caso. Resolvi abrir a tampa traseira do solenóide e vi que uma mola que faz o retorno dos contatos estava quebrada, troquei essa mola com o solenóide antigo e tudo se resolveu. Se por acaso vc abrir o solenóide cuidado para não romper dois fios que são soldados a tampa.
um abraço.

Marcelo
09/03/2004, 20:24
Olá Rogervet,

Obrigado pela dica!! :P
Assim que tiver um tempinho vou verificar e depois conto aqui :wink:

[s] agradecidos,

Mauro Darezzo
09/03/2004, 21:32
Meu motor de arranque (BF161) estava arranhando as vezes. Dava umas seis ou sete partidas normais e umas duas, três ou quatro arranhando. Tirei ele fora e fiquei testando várias partidas nele no chão. Verifiquei que a engrenagem as vezes voltava até o fim, as vezes voltava até a metade. Coloquei óleo de motor no eixo que estava seco e depois disto todas as vezes ele voltava no lugar certo. Montei o motor de arranque no lugar e o problema acabou. Talvez tenha que desmontar de novo para colocar graxa. Pelo que entendi a engrenagem arranhava porque como não voltava até o final, ele não dava o número de voltas certas para acoplar e daí arranhava.

Mauro

Rogervet
10/03/2004, 12:50
ola mauro, quando eu desmontei o motor de arranque eu lubrifiquei com bastante graxa o eixo, mas mesmo assim continua arranhando, realmente não consigo identificar o problema, se mais alguem tiver uma luz.
um abraço.

fugger
11/03/2004, 02:40
Olá Rogervet


Perguntei qual o motor vc ta usando, pois já tive (e muito) problemas assim com o motor de arranque de meu GM6cil.

Na ultima vez, troquei todas as peças possiveis. E nada de engatar direito.
Bem todas, menos o mancal dianteiro, que no caso é de alumínio e com o tempo (leia-se embuchamento feito por um retardado e não um torneiro)tinha ficado fora de centro, fazendo com que o pinhão e cremalheira não engatasem.
Resultado! Fu$%ô a cremalheira que teve de ser trocada.

Por isso sugiro que vc de uma olhada no mancal (apesar de ser de ferro e bem mais resistente que o GM) bem como na cremalheira, que as vezes engana com partes maios ou menos e outras bem ruins.

[]'s arrancados

Louback
11/03/2004, 11:48
Em primeiro lugar, um abraço para todos

Rogervet, no seu relato acima, me parece que o bendix está passando do ponto de contato com a cremalheira, aconteceu isso comigo, eu tentei recuar o automático e não deu certo, aí surgiu uma idéia, mandei fazer uma arruela com parede de 1cm, com furos de passagem do bendix e dos parafusos fixadores e afastei o arranque do motor, depois fiz o básico, uma limpeza e troquei o bendix ... Um detalhe, se vc observar a estria do bendix, verá que ela é reta e não em espiral, isso quer dizer que é mais fácil de desgastar e mais difícil de encontrar no comércio ... no meu caso ficou nota 10...

Espero ter ajudado

Rogervet
11/03/2004, 15:29
obrigado pela dica fugger!
e aí louback, eu reparei mesmo que o rolamente do bendix que fica logo atrás do pinhão está com marcas, como se fossem riscos, não sei se é normal, mas pode estar relacionado ao problema que vc comentou, vou verificar.
um abraço a todos.

matrakaum
25/09/2008, 09:09
Vcs. conhecem alguém na região de Osasco, Carapicuíba e Barueri, honesto e que seja capaz de mexer no Motor de Arranque do Caroço (BF161)?

matrakaum
28/09/2008, 17:14
Aehh...Tô feliz..eu mesmo consegui trocar o Motor de Arranque...comprei um de um kra em Sto André, paguei 80..aí arranquei o meu automático e coloquei no dele fiz isto pois achei que o meu estava melhor...
Agora vou mandar arrumar o meu...Será que eu mesmo consigo fazer o serviço??

matrakaum
30/09/2008, 09:12
Amigos estou com um problema com este motor de arranque. Agora qdo esquenta ele não pega mais.
O q pode ser isto?

Abç,